SóProvas


ID
1002691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação às políticas econômicas adotadas após o Plano Real, e considerando as transformações estruturais observadas, julgue os itens que se seguem.

Durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, o BACEN adotou o regime de câmbio fixo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     Olhei outra fonte, agora mais confiável baseada no Bresser Pereira e fala que nunca houve o regime cambial totalmente fixo no Plano Real!

    Desde o começo da década de 1990 até 2008, o Brasil apresentou diferentes estratégias em relação a sua política econômica: no período 1990-1994 a política era baseada em um regime de câmbio crawling-peg passivo, com desvalorizações nominais diárias, que levava a uma taxa de câmbio real depreciada, além de juros reais altos; tais políticas geraram superávits na balança comercial e atraíram capital de fora do país, mas a inflação doméstica se mantinha bastante elevada. O período entre julho de 1994 e janeiro de 1999, onde vigorou o Plano Real, é caracterizado pelo uso de uma âncora nominal – inicialmente uma banda assimétrica dentro do qual o Banco Central determinava na prática a taxa de câmbio dentro de uma mini-banda em um sistema a la crawling-peg ativo - para fins de estabilização de preços e pela implementação de uma política monetária bastante apertada, que resultou em uma grande sobrevalorização cambial e o conseqüente déficit comercial, financiado por entrada de capitais externos. Esse período é também caracterizado pelo contágio de crises externas, em função da alta vulnerabilidade externa do país (déficit em conta corrente chega a 4% do PIB ao final de 1998), como as ocorridas no México, na Ásia e na Rússia.

    Ou seja:
    90-94 - câmbio semi-fixo, mais especificamente crawling-peg passivo
    94-99 - câmbio semi-fixo, mais especificamente crawling-pg ativo
    99-até hoje - câmbio flutuante

    Considere essa fonte:

  • Como o colega acima citou, assim que foi implantado o Plano Real o regime de câmbio adotado foi o flutuante, depois alterou-se para fixo e posteriormente em 99, como exigência do FMI para conceder emprestimo ao Brasil - depois das perdas das reservas internacionais ocorridas pela fulga de capital ocasionado pela crise russa e asiática, alterou-se para flutuante.
    Para mim a resposta é Correta, pois o BACEN adotou o regime de câmbio fixo no primeiro governo de FHC. Se comecou sem ele ou terminou sem ele é outra estória, mas que adotou, adotou.
  • Pessoal,

    O regime adotado no primeiro governo FHC foi o de âncora cambial (durante 4 anos).

    fonte: material do concurso virtual

  • Lembre-se disso: Plano Real NUNCA teve câmbio fixo!

  • No primeiro ano de FHC, o Bacen adotou o regime de câmbio flexível para baixo. O Real poderia se apreciar, mas nunca ser desvalorizado.

     

    Resposta: ERRADO.