SóProvas


ID
100306
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O impacto da política fiscal na demanda agregada gera um efeito multiplicador e um efeito deslocamento.
Esses efeitos são caracterizados por:

Alternativas
Comentários
  • A política fiscal expansionista aumenta a demanda agregada e, por sua vez, a renda, que eleva a demanda de moeda para fins de transação. Não havendo elevação na oferta de moeda, haverá aumento na taxa de juros e, consequentemente, redução dos investimentos privados, de modo a anular o efeito inicial da política fiscal sobre a demanda agregada. Chamamos esse fenômeno de efeito deslocamento (ou crowding-out). Logo, a resposta é a letra a.
  • Para resolver a questão, basta ter em mente a mecânica do modelo IS-LMIS: Renda/Demanda Agregada = Consumo + Investimento + Gastos do Governo + Setor ExternoUma política fiscal expansionista desloca a IS para a direita, aumenta a renda (e, consequentemente, a demanda agregada) e a taxa de juros. Se nada for feito no mercado monetário, a maior taxa de juros fará com que haja menos investimento, deslocando a curva IS para a esquerda, reduzindo a taxa de juros e a renda (e, consequentemente, a demanda agregada).O efeito deslocamento (crowding-out) é a troca entre gastos do governo (que terá um peso maior na demanda agregada) e investimento (que, relativamente, perderá importância). Só para complementar, nada garante que haverá troca de 1 para 1. A demanda agregada tanto pode ficar num patamar maior do que estava antes como num patamar menor (tudo dependerá da sensibilidade dos investimentos à taxa de juros).Alternativa A
  • Apenas complementando os comentários acima...
    O efeito multiplicador determina que aumentos nos gastos governamentais causam aumentos na demanda agregada e por sua vez a renda. O multiplicador tem efeito positivo sobre a renda.

    O efeito deslocamento ocorre com a política fiscal expansionista: com o aumento dos gastos do governo a curva IS desloca para a direita, a renda se eleva, a taxa de juros se eleva, o que reduz os investimentos privados. O aumento na taxa de juros e, consequentemente, redução dos investimentos privados, anula o efeito inicial da política fiscal sobre a demanda agregada e com isso a renda não cresce como poderia crescer.
    Por isso o multiplicador e o efeito deslocamento agem em direções opostas.

     


     



    :
  • valeu, samir!