SóProvas


ID
1003696
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a diversidade cultural, NÃO podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Mas “diversificar é preciso”: a diversidade cultural é, em certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver. A cultura é a “natureza” do homem. A diversidade cultural pode ser vista, por conseguinte, como a nossa “biodiversidade” -- aquela que deveríamos preservar, se não quisermos estiolar em um mundo globalizado que seria desprovido dos conteúdos, valores, símbolos e identidades que nos dizem intimamente respeito. 


    Hoje vivemos em um mundo que estimula a autonomia do econômico – o que implica privilegiar considerações comerciais em vez de outros aspectos sociais (como a emergência internacional da AIDS), enquanto, por sinal, promessas não cumpridas em favor do livre-comércio se empilham, já que nunca se contempla a produção dos países em desenvolvimento... 


    O fato é que, obviamente, as produções de natureza cultural não são meros serviços remuneráveis, oferecidos à sociedade por pessoas talentosas ou de sucesso. A cultura não apenas agrada, esclarece ou diverte com produtos que podem ser internacionalmente comercializados, como também provém e faz parte da própria trama das sociedades – inclusive ajudando-as a sustentar-se através de atributos que pertencem ao âmago de cada um, isto tanto nas sociedades modernas quanto nas tradicionais. Os produtos culturais no sentido mais lato são a verdadeira teia que mantém as sociedades coerentes e vivas: deixar perecer, sutil ou grosseiramente, a produção cultural endógena de um povo, substituindo-a por outra totalmente estranha, por melhor e mais cintilante que possa ser, é empobrecer este povo em sua própria identidade. 


    FONTE:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/diversidade-cultural/44483

  • A diversidade cultural varia de contexto para contexto. Nem sempre aquilo q é diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação nas outras sociedades. O modo de ser e de interpretar o mundo também varia. Por isso, a diversidade precisa ser entendida em uma perspectiva relacional.

  • Gab.: E