-
Correção objetiva:
a) somente dos controles internos referentes às áreas administrativas e financeiras da empresa, com o objetivo de garantir que as demonstrações contábeis estejam adequadas.
b) dos sistemas de informações, dos processos e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, para em nome dos administradores fazer cumprir os controles internos e seus objetivos.
c) dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, para auxiliar a administração da empresa no cumprimento de seus objetivos.
d) do conjunto sistêmico de controles internos da companhia, relatando ao mercado as ineficiências encontradas e garantindo ao acionista a confiabilidade nas demonstrações contábeis apresentadas pela empresa.
e) dos processos existentes na companhia, para permitir sua revisão e crítica, determinando aos representantes dos processos a implantação de novos procedimentos e punindo em caso de não-cumprimento.
Bons estudos!
-
Gabarito C A auditoria interna tem as seguintes funções: -Assessorar a Administração da Entidade. -Acompanhar continuamente o Sistema Contábil e de Controles Internos da Entidade. (A) Errada – O trabalho de auditoria interna não visa somente os controles internos da empresa. (B) Errada- O trabalho não seria feito em nome dos administradores para fazer cumprir os controles internos e seus objetivos e sim para “auxiliar a administração” da empresa no cumprimento de seus objetivos. (D) Errada -Não é objetivo da auditoria Interna relatar ao mercado as ineficiências encontradas. Tais ineficiências devem ser relatadas à administração da entidade. (E) Errada – Também não é objetivo da auditoria Interna punir os responsáveis pelo descumprimento dos sistemas existentes na entidade.
-
Me desculpem mas onde que a questão fala se é Auditor interno ou externo ?!
Porque isso faz toda a diferença. Ao meu ver, se for auditor externo/independente, a resposta seria letra D.
Foi desleixo da banca ou estou entendendo errado ?!!
-
Rodrigo, na alternativa D esta escrito " relatando ao mercado as ineficiência" isso torna errada.
-
Apenas para esclarecer sobre o conceito de auditoria interna, conforme NBC TI 01:
12.1.1.3 – A
Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e
comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade,
adequação, eficácia, eficiência e
economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles
internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, comvistas a
assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
-
Também não enxerguei onde a questão falou em AUDITORIA INTERNA. Errei a questão porque me ative ao conceito de AUDITORIA EXTERNA/INDEPENDENTE.
-
realmente faltou especificar o tipo de auditoria, pois a afirmação fica inadequada, para a auditoria externa
sendo que em momento algum, a questão menciona se auditoria interna, ou externa...
-
a) somente (exclui interno e externo) dos controles internos referentes às áreas administrativas e financeiras da empresa, com o objetivo de garantir que as demonstrações contábeis estejam adequadas.
b) dos sistemas de informações, dos processos e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, para em nome dos administradores (tanto interno quanto externo não faz nada em nome dos administradores) fazer cumprir os controles internos e seus objetivos.
c) dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, para auxiliar a administração da empresa no cumprimento de seus objetivos.
d) do conjunto sistêmico de controles internos da companhia, relatando ao mercado as ineficiências (a meu ver, essas ineficiências estão relacionadas ao desempenho da empresa, e não, ao cumprimento de normas, assim mesmo se se considerasse o auditor externo, estaria incorreto) encontradas e garantindo ao acionista a confiabilidade nas demonstrações contábeis apresentadas pela empresa.
e) dos processos existentes na companhia, para permitir sua revisão e crítica, determinando aos representantes dos processos a implantação de novos pro-cedimentos e punindo em caso de não-cumprimento (não há falar em aplicação de punição por auditor, seja interno ou externo)
Assim, as dúvidas que pairaram nos comentários sobre se a questão queria conceito de auditoria interna ou externa cai por terra.
Avante, concurseiros.
-
Em geral, quando as bancas se referem a “Auditoria”, estão se referindo à Auditoria Independente, utilizando a expressão “Auditoria Interna” quando tratam da Auditoria Interna.
A presente questão da FCC exigiu o conhecimento da definição de Auditoria Interna de forma genérica – Auditoria. Muita atenção ao pedido, às vezes temos que interpretar o que a banca quer dizer.
Segundo a NBC TI 01, a definição de Auditoria Interna é a seguinte: “A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de
controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.”
Pela definição, a única alternativa que atende ao pedido é a letra C.
Ainda que o candidato não se lembrasse do que prescreve a NBC TI 01, poderíamos eliminar as alternativas A e D, pois a Auditoria Interna não tem como objetivo de garantir que as demonstrações contábeis estejam adequadas,
nem teria capacidade operacional para tanto.
A alternativa B está incorreta, pois quem deve fazer cumprir os controles internos é a administração da entidade, e não a Auditoria Interna, ainda que em nome daquela.
A alternativa E está incorreta, pois quem deve determinar aos representantes dos processos a implantação de novos procedimentos e fazer com que sejam cumpridos, como vimos, é a administração, e não a Auditoria
Interna.
Prof. Claudenir Brito