Resposta: CERTO
Vamos dar uma arrumada na proposição:
(sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar) => ou seja, SE um motorista passar em excesso de velocidade por um radar.
(se o radar não estiver danificado ou desligado) => o SE já foi lá pra frente, e como a outra proposição fala do radar => , E este (radar) não estiver danificado ou desligado.
o motorista levará uma multa => aqui, o finalzinho ficou igual!
Prof. PH/EVP
Fiz assim:
P: motorista passou em excesso de velocidade
Q: radar não está danificado
R: radar não está desligado
S: motorista leva uma multa
Enunciado (comando) da questão: “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”.
Ou seja: Se um motorista passar em excesso de velocidade por um radar e o radar não estiver danificado ou desligado, então o motorista levará uma multa
Logo...............[ P ^ ( Q v R ) ] --> S
Sentença proposta na questão: “se um motorista passar em excesso de velocidade por um radar e este não estiver danificado ou desligado, então o motorista levará uma multa”.
Logo...............[ P ^ ( Q v R ) ] --> S
Percebe-se que as representações de ambas as sentenças ficaram iguais, inclusive sendo compostas pelas mesmas proposições simples, tendo, portando, as mesmas tabelas-verdade, razão pela qual são equivalentes. - QUESTÃO CERTA