-
ecrutamento e seleção de pessoas
Um dos processos mais importantes, o processo de agregar pessoas é composto pelas atividades de recrutamento e seleção. Dessa forma, necessitamos atrair aqueles que têm o perfil que a organização precisa para cada cargo, do modo mais rápido e menos dispendioso possível.
18.2.18. Recrutamento
As pessoas não nascem associadas a uma organização. Assim sendo, existe a necessidade de que “algo” as atraia para uma empresa em particular. As organizações precisam comunicar para o público externo que existe uma necessidade de pessoal e atrair pessoas que tenham o perfil desejado para a vaga.
Essa atividade inclui, naturalmente, a comunicação e a atração das pessoas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com um perfil desejado sejam atraídas para o processo seletivo, melhor desempenho teve o recrutamento.
De acordo com Marras,9 são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).
Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.
Já o recrutamento externo ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora dela. Ou seja, busca atrair pessoas no mercado de trabalho em geral. Cada tipo de recrutamento tem suas vantagens e desvantagens. Vamos ver nos quadros a seguir as principais:
Fonte: 9 Marras, 2011.
-
Realmente, a função do recrutamento no processo é de atrair candidatos. A escolha dos candidatos é responsabilidade do gerente de linha. Fonte: Andreia Ribas.
-
GABARITO: CERTO
Na verdade a questão trata da responsabilidade de linha e função de staff. O recrutamento é uma função de staff ( assessoria ) quem efetivamente ESCOLHE o candidato é a responsabilidade de linha ou gerente / chefe.
Veja o que diz Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas.
''A seleção é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, ou seja, a responsabilidade é dos gerentes assessorados pelo especialista (função de staff) de gestão de pessoas. Em suma, esta dá o apoio, realizando todo o processo de seleção, mas, no fim, não escolhe efetivamente o candidato a ser contratado, fornecendo apenas as opções ao gerente de linha que decide quem trabalhará no seu setor.''
Agora segue a assertiva
O profissional que atua no recrutamento de pessoas é responsável por atrair candidatos potencialmente qualificados para trabalhar na organização (função de staff) ; contudo, esse profissional não participa da escolha do candidato que irá ocupar a vaga em aberto (quem escolha é a responsabilidade de linha). CERTO
-
esse profissional não participa da escolha do candidato que irá ocupar a vaga em aberto. - É LÓGICO QUE PARTICIPA RECURSO
-
A TOMADA DE DECISÃO DENTRO DO PROCESSO DE SELEÇÃO É PRERROGATIVA DA AUTORIDADE DE LINHA (GERENTE), E NÃO DA AUTORIDADE FUNCIONAL (STAFF).
GABARIOTO CERTO
-
A decisão FINAL é da gerencia de linha, mas participar da escolha ele participa sim. RECURSO
-
Segundo Chiavenato (Gestão de Pessoas, Pg.137):
É responsabilidade de linha decidir sobre a aceitação ou rejeiçao dos candidatos e escolher o candidato final ao cargo. É função do staff assessorar os gerentes no processo seletivo, se necessário.
-
Bom, posso está errado, mas eu acho que não se aplica totalmete. Por quê? Ora, se a empresa é pequena e o dono toma quase todas as decisões, ele vai fazer o recrutamento e também vai fazer a seleção.
-
Ele participa da escolha, só não escolhe. Ou seja, orienta, diz quem são os verdadeiros potenciais e o porquê. Isso é participar. Já o chefe escolhe com base que o profissional do recrutamento disse ou não. Digna de recurso!
-
Quem disse que não participa? De qual autor a banca tirou esse argumento?
-
uhuaehuhasehuaes
Vou aceitar isso, mas que esta completamente errada a banca esta, ela deveria ter vergonha disso
Bora !!!
-
Mais uma loucura da cespe. Sigamos!
-
Para responder a esse tipo de questão acredito que primeiramente é fundamental separarmos PRÁTICA da TEORIA. A literatura defende, sim, que o profissional responsável por recrutar seja diferente de quem efetivamente contrata. A ideia básica é mais ou menos o seguinte: a gestão de pessoas é uma função de STAFF e especializada, encarregada de auxiliar a função de LINHA naquilo que se pode chamar de tomada de decisão. No tocante ao recrutamento e seleção, a gestão de pessoas tem o objetivo de assessorar a Organização no processo de atração de potenciais candidatos, de forma a realizar um bom processo de recrutar, no qual torne favorável, posteriormente a essa fase, a tomada de decisão do Gestor, que irá escolher dentre os candidatos selecionados pela função de STAFF o que melhor atender aos requisitos da vaga.
Para fixar tenham em mente o seguinte:
Gestão de pessoas -----> Função de STAFF ( auxilia )
Chefia/Gestor ---------> Responsabilidade de LINHA ( Administra e toma decisões )
GABARITO: correto
-
Gestão de pessoas é um exercicio para paciência