SóProvas


ID
1005901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às abordagens da administração, da clássica à contingencial, julgue os itens a seguir.

A Teoria das Relações Humanas é marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que seu foco são as pessoas, e não as tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

    Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:

    • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.
    • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
    • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.

    A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

    Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_rela%C3%A7%C3%B5es_humanas

  • Correta
    Com a abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência antes colocada na tarefa ( pela Administração  Científica) e na estrutura organizacional ( pela Teoria Clássica) para ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. A Abordagem Humanística faz com a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e preocupação com a organização formal e os princípios da Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais – dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.
    A Abordagem Humanística aparece com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho.

    Administração Geral e Pública, Idaberto Chiavenato, 3ª Ediação, p. 15
  • CORRETA


  • Na Teoria X o trabalhador é visto como uma máquina. É preguiçoso; não gosta do que faz, é motivado unicamente pelo dinheiro (Homo Economicus) e pelo terror ou pressão.

    Já na Teoria Y McGregor trás outro conceito completamente oposto, agora trabalhar é tão natural quanto brincar ou mesmo descansar. O trabalhador gosta de responsabilidades; a criatividade do colaborador é fundamental para o sucesso da Organização.

    FONTE: 
    http://www.foconoconhecimento.com/2013/09/teoria-behaveorista.html
  • A Teoria da Relações Humanas é, marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que o foco são as pessoas, e não as tarefas. Assim, aspectos como integração social dos indivíduos, suas emoções, opiniões e satisfação no trabalho acabam se tornando variáveis fundamentais para a busca da melhora do desempenho do trabalhador.

    Fonte:http://www.passeidireto.com/arquivo/2258022/teorias-da-administracao-ii/12

  • A abordagem humanística faz com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios da Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais - dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. 

  • A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação  e oposição à Teoria Clássica da Administração.

    O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalizaçãoi, princípios gerais de Administração etc. passam a ser contestados ou deixados de lado. Subitamente, explora-se o reverso da medalha. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homo economicus cede o lugar para o homem social. Essa revolução da Administração o correu nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.

  • Com a abordagem humanística, a Teoria Administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.


    Chiavenato - Adm Geral e Pública

  • A teoria das relações humanas surgiu em resposta às abordagens clássicas da administração (Científica, Clássica e burocrática) e tem foco nas relações pessoais, esquecidas nessas outras teorias, em que o foco era processos e estruturas.

  • A teoria das relações humanas  buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial as pessoas. A noção básica era que os gestores deveriam entender seus funcionários e adaptar as organizações aos seus empregados. com isso, alcançariam melhores resultados. com isso a teoria das relações humanas surgiu em respostas às abordagens clássicas da administração (Científica, Clássica e burocrática) .


  • A Abordagem Humanística da Administração começou no segundo período de Taylor, porém a Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surge em contraposição , com relação à Teoria Clássica da Administração, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne (Elton Mayo e colaboradores).

    Fonte: Chiavenato , Adm.Geral e Pública , Editora Elsevier.

  • Com a abordagem humanística, a Teoria Administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações ( GRUPOS SOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO)

    Chiavenato - Adm Geral e Pública

  • Complementando...

    De acordo com RENNÓ, a teoria das relações humanas buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial às pessoas.

    A Teoria das Relações Humanas trouxe para o debate a necessidade de se criar um ambiente de trabalho mais desafiador e de se compreender a influência da motivação e dos aspectos de liderança na produtividade das organizações. (Robbins e Coulter, 1998)

  • Em suma: necessidade de humanizar e democratizar a Administração e o desenvolvimento das ciências humanas.

  •  

    [CERTO]

     

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS é a corrente administrativa iniciada com a Experiência de Hawthorne e que enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal em contraposição aos pressupostos formais da Teoria Clássica.

     

    Fonte: IDALBERTO, Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, pág. 113.

  • GABARITO: CERTO

     

     

    *A teoria das Relações Humanas-> FOCO NAS PESSOAS

  • A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.

     

    A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:

    1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento voltado para a democratização dos conceitos administrativos.

     

    2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

     

    3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental.

     

    4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

  • Gabarito: CERTO

     

    A teoria das Relações Humanas veio com uma visão mais humanística para a ciência da Administração. O foco saiu das tarefas e atividades para as pessoas.

  • A escola de relações humanas, também chamada de escola humanística da administração, representa uma reação à teoria clássica da administração.

     

    São os seguintes aspectos dessa escola, em que Elton Mayo foi um grande colaborador:

     

    Ø     necessidade de humanizar e democratizar a Administração;

     

    Ø     desenvolvimento das ciências humanas, como a psicologia;

     

    Ø     foco na motivação, na liderança, na comunicação;

     

    Ø     observância da organização informal, da dinâmica de grupo.

     

    by neto..

  • Gab: CERTO

    O foco é nas pessoas justamente para melhorar as tarefas, objetivos e atingir resultados organizacionais.