-
Primeiramente, partindo do princípio lógico e da doutrina as assertivas I e II são contestáveis. Acho que a banca poderia ter dado mais informações, contudo eu acertei a questão com base na malícia visto que a FGV foi por uma linha mais abrangente, sem pormenorizar e contestar.
Gabarito E.
-
NAO CONCORDO COM A LETRA I- pois uma sugestao de melhoria nao necessariamente é um tipo de comunicação ascendente, por exemplo, seu eu trabalhar em um mesmo departamento que o fulano x, e eu sugerir para ele um sugestao de melhoria, a nossa comunicacao, por estarmos no mesmo nivel , sera comunicação horizontal.
-
"A comunicação ascendente é aquela que parte de baixo para cima. Tem como finalidade controlar, estabelecer um fluxo que vai da base para o topo da hierarquia da empresa. Este tipo de comunicação tende a ser mais formal
Pode se apresentar em forma de sugestões de melhorias, pesquisas de clima organizacional, relatórios, etc."
Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=COMUNICAcaO-INTERNA:-os-possiveis-erros-estrategicos-e-operacionais-nas-organizacoes&idc_cad=ht3i3jm4h
Será que foi anulada pela FGV?
-
O gabarito do Qconcursos tá errado. Essa questão é a de número 60 do tipo 1, e tem como gabarito letra E. Já na prova do tipo 2, o gabarito é letra D, daí a confusão do site
-
Eu acho as afirmativas I e II muito mais corretas do que a III... Para mim, a comunicação entre departamentos, ou entre setores, é exemplo de fluxo diagonal, segundo Torquato, ou poderia até ser o fluxo transversal ou longitudinal da Margarida Kunsch, afinal. A banca não define se são funcionários do mesmo nível hierárquico, apenas diz que é interdepartamental (definição, inclusive, literal para o fluxo diagonal, segundo Torquato). Eu responderia letra c).
-
I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendenteI.
I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação descendente
I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação horizontal
Lendo-se isoladamente: resposta SIM, sim, sim ( pode ser).
-
Pois o chefe n SUGESTIONA a sua melhoria, ele a ORDENA
-
Não concordo com a resposta...
A primeira afirmativa me faz pensar que uma sugestão em lugar de uma ordem, pode sertanto ascendente como descendente.
Acho mais correta a letra D.
-
Também errei! Mas analisando melhor a primeira alternativa, acredito que essa sugestão de melhoria é a famosa "chamada de atenção" no funcionário que não fez algo certo, não necessariamente de propósito, ás vezes por não saber mesmo. Não chegaria a ser uma bronca do chefe. É um chamado de atenção com um nome mais bonito, para não parecer que está pegando no pé do funcionário ou reclamando dele, então se sugere que ele faça aquilo que tem de fazer de um modo melhor do que ele está fazendo.
E é bom que venha de cima para baixo, ou seja, do chefe/responsável/gerente, pois é mais fácil o funcionário seguir a sugestão (como se fosse uma ordem), já que se você for sugerir que um colega seu, do mesmo nível na empresa, faça a mesma coisa (ainda que você tenha a melhor das intenções em apenas ajudá-lo) a pessoa pode achar que você está dando uma de chefe dela e não vai seguir e pode até criar caso. Já aconteceu comigo isso!
É muito difícil as pessoas entenderem que uma sugestão de melhoria de um colega, do mesmo patamar, não é uma ordem!
-
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
Comunicação ascendente: tem como principal objetivo manter os dirigentes informados sobre o que se passa na chamada “linha de frente” do processo produtivo. Sua eficácia é fundamental para que as decisões emanadas da cúpula possuam coerência com as necessidades efetivas da organização e de seus clientes. Ex.: sugestão de melhoria.
Comunicação descendente: se ocupa, normalmente, da transmissão das políticas, normas e instruções de trabalho, dentre outras informações julgadas relevantes para o bom desempenho dos funcionários. Ex.: instrução de trabalho.
Comunicação horizontal: ex.: comunicação entre departamentos ou entre setores.
Comunicação Pessoal: realizada face a face ou por meio do correio ou do telefone, em que o receptor é citado diretamente ou tem a oportunidade de responder ao emissor.
Comunicação Impessoal: é a mensagem sem contato direto, realizada pela mídia impressa, televisiva, radiofônica e visual como outdoor, cartaz e pôster.
Comunicação Formal: é aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando-se os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando-se dos canais instituídos pelas autoridades superiores.
Comunicação Informal: ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre chefes e subordinados ou entre colegas em caráter não oficial, não sistemático. Muitas vezes este tipo de comunicação fica contaminado por boatos e fofocas.
Fonte: Professora Giovanna Carranza
-
I- Se refere à comuicação de um subordinado ao seu chefe. A questão traz "SUGESTÃO", ou seja, uma sugestão para melhorar a organização. Não é obrigação do chefe cumprir.
-
A comunicação pode ser formal (padronizada pela hierarquia da empresa) ou informal (comunicação espontânea, não determinada pela estrutura da empresa). A formal pode ser: VERTICAL ou HORIZONTAL.
A comunicação VERTICAL ocorre na cadeia escalar e pode ir de baixo para cima (do operário ao estratégico) ou de cima para baixo (do estratégico ao operário). Quando vai de cima para baixo, é chamada de descendente ou top down (topo para a base). Quando vai de baixo para cima é chamada de ascendente ou bottom-up (base para o topo).
A comunicação HORIZONTAL é aquele que ocorre dentro do mesmo departamento, ou entre departamentos, ou dentro do mesmo nível hierárquico. É aquele comunicação entre colegas de trabalho ou entre gerentes. É diferente da comunicação entre chefe e subordinado, que caracteriza uma comunicação verticalizada.
Vale também destacar a comunicação DIAGONAL, que é aquela que perfaz uma diagonal, ou seja, caminha na horizontal e na vertical ao mesmo tempo. Ex: comunicação que vai do nível operacional ao nível tático, sendo que o nível tático e o operacional são de departamentos ou setores diferentes.
-----
Thiago
-
✿ Fluxos de Comunicação ✿
A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:
▪ Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.
▪ Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.
▪ Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).
▪ Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.
▪ Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.
➥ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração
-
eu primeiro entendi que a afirmativa I estaria errado, devido a existência da comunicação horizontal. Porém, na afirmativa I é dito "sugestão é um tipo de comunicação ascendente". Não foi dito que sugestão APENAS é uma comunicação ascendente.
O português foi o que pegou o pessoal
-
O complicado aqui é que nem sempre outros departamentos e setores estão no mesmo nível... rs
-
Vamos analisar cada uma das informações:
I. Correto. Em geral, sugestões de melhoria surgem de clientes e operários (pessoas que executam e lidam diretamente com os processos) e percorrem a estrutura organização de baixo para cima, ou seja, seguem um fluxo ascendente de comunicação.
“Mas sugestões de melhoria não poderiam ser realizadas de cima para baixo também?”
Sim. Nada impede que a própria alta administração proponha, aprove e implante novas melhorias. Ocorre que a banca retirou o enunciado a partir de um exemplo dado na obra de Robbins de modo que, para fins de concurso, devemos entender como “sugestões de melhoria” aquela sugestão que parte dos níveis hierárquicos mais baixos para os níveis mais altos.
II. Correto. Instrução de trabalho é a mensagem proferida pelos níveis mais altos em direção aos níveis mais baixos detalhando como uma determinada atividade deve ser realizada. Assim, trata-se de uma comunicação descendente.
III. Correto. Comunicação horizontal (lateral) é aquela que ocorre entre setores do mesmo nível organizacional.
Gabarito: E
-
I – Correta. Normalmente quando se dá uma SUGESTÃO de melhoria, é um funcionário conversando com seu chefe, pois se fosse ao contrário seria uma ordem, rsrs. Então a comunicação vem de baixo para cima, ou seja, é ascendente.
II – Correta. Quem passa ordens e orientações sobre as atividades a serem feitas? O chefe aos subordinados. Então a comunicação vem de cima para baixo, ou seja, é descendente.
III – Correta. Os setores ou departamentos estão em um mesmo nível de hierarquia, então a comunicação se dá de forma horizontal.
Gabarito: E
-
A FGV, banca tão conceituada, com uma questão duvidosa dessa. É triste isso!! Até parece que sugestão de melhoria só vem de baixo para cima. Sugestão de melhoria tem em todas as direções. De baixo para cima, de cima para baixo, lateralmente... Tanto eu posso sugerir melhoria para o trabalho do meu gestor como vice-versa.