SóProvas


ID
1005904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às abordagens da administração, da clássica à contingencial, julgue o item a seguir.

Segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente; assim, a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização.

Alternativas
Comentários
  • Abordagem sistêmica

    • Organização vista como um sistema aberto

    • Pensamento totalizante e sintético

    • Teoria geral dos sistemas

  • Visão Sistêmica - Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas. Ao considerar a organização como um sistema, passa-se a analisar o ambiente, ou seja, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento desse sistema. O conhecimento mais profundo da dinâmica dos sistemas e da interação entre as variadas forças atuantes permite que as organizações proponham ações mais eficazes, não só de curto prazo, mas também e principalmente de médio e longo prazo. A visão sistêmica está baseada no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior do que simplesmente a soma destas.
     
  • Não entendi onde está o erro da questão... não tenho familiaridade com o assunto, podem explicar? 
  • Tambem nao encontrei o erro da questao, me ajudem por favor.
  • ERRADO. 

    Segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente, mas a ênfase não é dada ao ambiente, mas sim em como o sistema funciona. A questão peca ao afirmar que a ênfase é o ambiente, quando na verdade o ambiente é um parâmetro que vai influenciar nas entradas (inputs) e saídas (outputs) desse sistema. 

    No livro Introdução à Teoria Geral da Administração, de Idalberto Chiavenato, o ambiente é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe suas entradas do ambiente, processa-as e afetua as saídas ao ambiente (em uma constante interação). Ambiente e sistema são interdependentes e para que o sistema sobreviva, ele deve considerar o ambiente a fim de adaptar-se, mudar-se e responder às exigências e demandas do ambiente externo. Quando a questão traz que as demandas do ambiente podem provocar impactos na organização, é porque o ambiente pode ser tanto uma oportunidade quanto uma ameaça (a matriz SWOT traz isso com mais consistência). Então esse trecho está correto.

    Só relembrando alguns conceitos importantes da abordagem sistêmica da administração: 

    Sistema aberto
    A organização é um sistema ABERTO! Por que? Porque a organização é um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos. Lembrando que a abordagem sistêmica se contrapõe ao sistema fechado! 

    Sistema fechado
    São sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente externo, são herméticos e não estão sujeitos às influências ambientais.

    Editando o comentário...
    Só a título de curiosidade, a questão estaria correta se estivesse escrita assim: "Segundo a visão CONTIGENCIAL, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente; assim, a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização."

    Fonte: Introdução à TGA, Idalberto Chiavenato.
  • A resposta está na página 622 deste livro.

    http://www.cotemar.com.br/biblioteca/administracao/teoria-geral-da-administracao.pdf
    (Teoria Geral da Administração, de Idablerto Chiavenato)

    A abordagem da organização varia de acordo com o ambiente apenas na Teoria da Contingência.

    Antes que seja tarde > os comentários acima estão ERRADOS quando afirmam que a visão sistêmica não tem ênfase no ambiente.
    Basta olhar o quadro comparativo deste do livro para se constatar isso. 
  • Realmente Marcos tem razão.

    No livro do Chiavenato ele diz que a ênfase da teoria dos sistemas é o ambiente.
    Então, alguém sabe dizer qual o erro da questão??? Acho que então pode ser: (acho viu gente, não tenho certeza não!)
    (...) e às demandas deste que provocam impactos na organização.

    Se alguém descobrir, me avisem, por favor!
  • ERRADO

    ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO - Ênfase no AMBIENTE e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. A ênfase passa a ser no ambiente externo e nas demandas ambientais sobre as organização.

    ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO - Ênfase na TECNOLOGIA. Características=> organizações são SISTEMAS ABERTOS; organização e sistema complexo, com partes inter-relacionadas;organização está em constante interação com o meio ambiente; compreensão acerca da interdependência (e o resto da sociedade como um todo).

    Ênfase: tecnologia - é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que busca das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

    PRINCIPAIS ENFOQUES- Administração da tecnologia (imperativo tecnológico); - Era da Informação(após 1990): Ênfase na qualidade, na produtividade, na competitividade e no cliente. Produtos altamente diferenciados e a tecnologia é uma necessidade para que as empresas sobrevivam. Ambiente em constante mudança.

    A abordagem sistêmica “integra as funções universais da administração, a abordagem das funções do administrador e o planejamento estratégico, levando em conta fatores externos”(MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JR. apud ARAUJO, 2004).

    Segundo Chiavenato (1982, p. 19), “A Teoria Contingencial incumbiu-se de absorver rapidamente a preocupação com a tecnologia, ao lado da preocupação como ambiente, para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional: uma maneira mais recente de visualizar o formato e a estrutura organizacional e o seu funcionamento.”

    Para Silva (2002, p. 365): A Teoria das Contingências estabelece que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações. A referida teoria pode ser vista como um desenvolvimento da Teoria de Sistemas, pois considera variáveis ambientais para estruturas específicas de organização.

    A Abordagem Contingencial (ou Teoria da Contingência) surgiu, juntamente com a Abordagem Sistêmica, na sequência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores,nomeadamente a Escola Clássica e a Escola Comportamental. A Abordagem Contingencial apresenta como princípio base o fato de que as organizações não atuam isoladamente, estando sujeitas a diversos tipos de contingências (Contingência significa algo cuja ocorrência é incerta ou eventual sendo a sua confirmação possível apenas pela experiência e pela evidência e não pela razão). Tudo o que acontece na sua envolvente externa, quer a nível sociológico, tecnológico político ou demográfico poderá condicionar a sua atividade, a sua estrutura organizacional, a sua gestão e as decisões dos seus gestores

  • É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização: a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. "Chiavenato "

  • Pessoal, o que estamos fazendo aqui é tentar achar chifre em cabeça de cavalo. O CESPE errou o gabarito e não consertou!

    A teoria dos sistemas possui o foco no ambiente e a teoria da contigência possui foco no ambiente e tecnologia. (CHIAVENATO. Teoria Geral da Administração, 2002. v. 2 p. 527).

    A questão está certa!

  • Pessoal, acredito que o comentário que mais responde o erro da questão é o da Thais Corrêa.

    Bons estudos

  • Ao falar que a ênfase "passar a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização" a gente confirma que NÃO PRECISA FOCAR no SISTEMA (organização como um todo) e muito menos nos SUBSISTEMAS (departamentos de forma interdependente)... É aí que está o erro da questão.

    Portanto, o erro da questão é falar que a "maior ênfase é para o ambiente e os impactos do ambiente", esquecendo de focar no todo e nas partes.

  • O erro está em dizer que a ênfase está no ambiente. Na teoria dos sistemas o aspecto mais importante é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O enfoque dos sistemas - como uma série de atividades e processos fazendo parte de um todo maior - é uma maneira de olhar o mundo e nós mesmos. A idéia de sistema lembra conectividade.

    Sendo assim não se deve focar apenas no ambiente, mas em todos os elementos que possam interferir no funcionamento de uma organização.

    Fonte: Chiavenato - Adm Geral e pública

  • No caso  a questão fala sobre a teoria da contingência.

  • Na verdade a Abordagem sistêmica fala em Homem Funcional, como extraído do livro de Chiavenato:


    "O "homem funcional"
    O indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto. Nas suas ações em um conjunto de papéis, o "homem funcional" mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e procura enviar aos outros as suas expectativas de papel. Essa interação altera ou reforça o papel. As organizações são sistemas de papéis, nas quais as pessoas desempenham papéis."



    Como se vê o foco é interno, não no ambiente.



    Força

  • Visão Sistêmica é isto: a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas. Sendo assim, esta é a definição de visão sistêmica, ênfase no todo, e na questão há a definição da teoria contingencial.

  • Gab.: Errado

    Acredito que foi considerada errada porque diz que a ênfase esta no ambiente e deixou de citar que esta tambem nos individuos. Estranho, pois o CESPE não costuma considerar errado enunciado incompleto.

  • Gab.: Errado.

    Justificativa: A ênfase da análise sistêmica é dada à ORGANIZAÇÃO (definida como um sistema composto por subsistemas) através do estudo de diversos fatores: processo cíclico de importação-conversão-exportação, subsistema técnico, subsistema social, ...,  e também considera o meio que envolve externamento o sistema (ambiente) e as demandas impostas por ele. 


    De acordo com Chiavenato em Introdução à TGA, pág. 500, falando sobre a Teoria dos Sistemas "A ênfase é colocada nas características organizacionais e nos seus ajustamentos contínuos às demandas ambientais. Assim, a Teoria de Sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional"

    Já na mesma página, o autor fala sobre a Teoria da Contingência: "com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização: a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais."

    Assim, na Teoria dos Sistemas a ênfase não é dada ao ambiente, o ambiente é um dos parâmetros do sistema e não o principal. O ambiente é apenas mais um dos parâmetros assim como: entradas (inputs), saída (outputs), processamento e retroação.

    O trecho abaixo retirado do livro do Chiavenato de TGA deixa bem claro esse ponto:

    "As características da teoria administrativa baseada na análise sistêmica são:

    1. Ponto de vista sistêmico. A moderna teoria visualiza a organização como um sistema constituído de cinco parâmetros básicos: entrada, processo, saída, retroação e AMBIENTE. A TGS inclui todos os tipos de sistemas - biológicos, físicos e comportamentais.(...)"     Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato - pág. 489

    Posto isso, a questão se refere à Teoria da Contingência.

    Basta lembrar: Teoria dos Sistemas = ênfase nas características organizacionais e nos seus ajustamentos contínuos às demandas ambientais


    Teoria da Contingência = ênfase no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.


    Abraços e bons estudos

  • Gabarito: Errado
     
         
    Complementando, 

    ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização. (Teoria Contingencial)

    E não Sistêmica como indica à Questão. Bons Estudos !

  • Q327923 - Na abordagem da administração pelo pensamento sistêmico, a ideia de sistema refere-se a um conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes, que mantém uma espécie de relação ou interação, o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta, em que é possível o foco no todo e não apenas nos seus componentes.(CERTA).


    Veja que a questão apresentada, leva em conta apenas: " ambiente e às demandas", quando se deve ter foco no todo e não apenas nessas duas partes.



  • A questão quando afirma  "a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização", podemos perceber que a banca tende a abordar a teoria contingencial. Mas não de forma clara, pois a teoria contingencial privilegia a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas. Ou seja, as variáveis ambientais, que são independentes, condicionam as variáveis internas, que são dependentes. As duas teorias, sistêmica e contingencial, abordam as organizações como sistemas abertos em constante interação com o ambiente - disso não há dúvida. Mas a diferença é como a organização se comporta diante das influencias do ambiente. Para mim, a questão está de difícil julgamento já que não cita expressamente a característica principal da teoria contingencial que é o condicionamento das técnicas administrativas às variáveis do ambiente, mas tenta caracterizar a teoria contingencial como ênfase no ambiente e impactos na organização. A ênfase no ambiente é, sem dúvida, uma característica de uma organização contingencial, pois diz-se que uma organização adota o modelo contingencial quando ela se estrutura - estruturas orgânicas, flexíveis, em rede - para atender rapidamente às demandas geradas pelo ambiente onde está inserida. Já os impactos, aos quais a questão se refere, seriam as mudanças administrativas, estruturas na organização. Vejam como a CESPE adotou o conceito da teoria sistêmica, em uma outra questão:  "De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente". Nesse caso, o fato da organização influenciar fortemente a natureza do ambiente já descaracterizaria uma abordagem contingencial, pois esta é que influência fortemente a organização, visto que dita praticas administrativas e estruturas específicas para atendimento de demandas externas. 

  • Abordagem sistêmica --> foco no todo e não apenas nos seus componentes;

     

    Abordagem contingencial --> a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.

  • A questão está correta. Talvez ninguém tenha feito recurso ou o CESPE não acatou. 

    _____________________

    Segundo ALMEIDA; ROCHA (1997), as teorias administrativas enfatizam pelo menos cinco concepções ou variáveis:

    - Ênfase nas tarefas, valorizando os aspectos de racionalização do trabalho - Teoria Científica;

    - Ênfase na estrutura, evidenciando-se os princípios da gerência e da racionalidade organizacional - Teoria Clássica, Neoclássica e da Burocracia;

    - Ênfase nas pessoas, que pode ser chamada da reação humanista na administração, com enfoque para os aspectos de motivação, liderança, organização informal do trabalho - Teoria das Relações Humanas e Comportamental;

    - Ênfase no ambiente - Teoria dos Sistemas;

    - Ênfase no ambiente e na tecnologia, com a aceitação da existência de indeterminação (contingência) - Teoria Contingencial;

    http://www.ufjf.br/admenf/files/2010/03/Evolu%C3%A7%C3%A3o-do-Pensamento-Administrativo-e-a-Enfermagem.pdf

  • Gente, a verdade é uma só: Chiavenato fuma pedra. Em alguns livros ele fuma mais, em outros menos. Ele muda de conceitos de acordo com a fumaça...

    O CESPE também é tipo o Quentin Tarantino... só no pó...

    Dai junta os dois e dá isso: questões como essa.

  • Achei que só eu estava tendo dificuldades ao estudar pelo livro de Chiavenato...o cara é lazarento de confuso. Sem dúvidas é um grande autor, mas para entender as coisas você deve ficar filosofando por muito tempo o que ele quis dizer com aquilo. 
    CESPE e Chiavenato formam o par perfeito para saírem questões bizarras

  • Item errado.

     

    "Segundo a visão sistêmica (CONTINGENCIAL) as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente; assim, a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização."

     

    O item aborda as características da visão contingencial. Isso porque, apesar de o ambiente ser uma fator externo na concepção sistêmica, a ênfase nesse modelo é o próprio sistema em que a organização está inseridaO ambiente e suas influências diretas na organização, de fato, é o que enfatiza a abordagem contingencial.

     

    Finalizando, a visão sistêmica é a compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas, o que inclui o ambiente. No entanto, afirmar que esse é a ênfase da teoria torna o item incorreto.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • ...ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos...

    Dizer que isso está certo é o mesmo que viver apagando fogo. Trata-se de contingências!
    Uma visão sistêmica não vive de fogueiras!

  • errado, o ambiente nada mais é do que um dio elementos a ser analisado na visao do todo e seus ralacionamentos com os demais elementos....

  • Abordagem Sistêmica:  HOMEM FUNCIONAL --> FOCO NO SISTEMA COMO UM TODO, NA INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES.
    Abordagem Contingencial: HOMEM COMPLEXO --> FOCO NO AMBIENTE.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • teoria geral dos sistemas esta voltado para integração, para o todo, relação de interdependencia , já a contingencial trata da influencia do ambiente, o foco ´o ambiente externo e sua interferencia no ambiente interno

  • ERRADA. Há mais de um erro na questão! Trata-se da teoria geral dos sitemas. Nessa teoria, a ênfase é no sistema como um todo. Quem dá ênfase ao ambiente é a teoria contingencial. Outro erro está nesse enunciado: "...demandas deste que provocam impactos na organização". A teoria geral dos sistemas é aversa a ideia de fragmentação.

  • Apesar de influneciada e interagir com o ambiente as org baseadas na T dos Sistemas, não ênfase ao ambiente e sim ao próprio sistema.

    A ênfase não é no ambiente.

  • Eu dei errado por outros motivos, achei que , na verdade, o conceito dado à organização era o conceito de instituição, nem cheguei a ler o final da questão, tenterei fundamentar.

    Organização: è m sistema formal de regras e objetivos, com instrumento técnico para mobilizar energias humanas e não humanas.

    Instituição: è produto natural de pressões e necessidade sociais.

    Porem, concordo sim na perte de sistemas com as fundamentações dadas.

  • *ênfase no ambiente e na organização (tenho os dois a mesma relevancia)--> Abordagem sistêmica
    *enfase só no ambiente seria abordagem contigencial.

  • A abordagem sistêmica associa as organizações com sistemas ABERTOS, ou seja, que ficam trocando energia com o ambiente, ou que recebem inputs/entradas (matéria-prima, informações) e devolvem outputs/saídas (produtos e serviços).

     

    Importante destacar que o interior do sistema é considerado uma "caixa-preta": não interessa o que tem dentro do sistema, o que importa é o que esse sistema recebe e o que ele devolve para o ambiente.

     

    Gabarito: errado.

  • Comentários que afirmam que o erro é a ênfase no ambiente acredito que não. tem no livro e olhem esta outra questão. (obs: ainda não consegui encontrar o erro)

    Q578296 UNIFAP 2013

    A evolução histórica da Administração tem relação direta com o desenvolvimento das suas principais teorias. Identifique a alternativa que representa, em sequência, a Teoria Administrativa com sua respectiva ênfase.

    I- Administração Científica de Taylor 

    II- Teoria da Burocracia de Max Weber

    III- Teoria dos Sistemas 

    IV- Desenvolvimento Organizacional (DO)  

    I-Tarefa; II-Estrutura; III-Ambiente; IV- Pessoas. GABARITO

     

  • Segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente; (CERTO) assim, a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização. ERRADO ( VISÃO SITEMICA É VOLTADA MUITO MAIS PARA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DO QUE A ÊNFASE DADA AO SISTEMA, POIS O SISTEMA É COMPOSTO DE ELEMENTOS INTERDEPENDENTES. A TEORIA QUE GERA GRANDE ÊNFASE NO SISTEMA É A TEORIA CONTIGENCIAL, A QUAL AVALIA O AMBIENTE E É BASTANTE INFLUENCIADA POR ELE.

  • Voltei do futuro para dizer que no MPU 2018 vai cair uma questão sobre uma desses dois focos , podem copiar: (Palavras do Professor X -avenato)

     

    Foco da teoria CONTINGENCIAL: "a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial, são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. "

     

    Foco da teoria DOS SISTEMAS: ."A ênfase é colocada nas características organizacionais e nos seus ajustamentos contínuos às demandas ambientais."

     

    CESPE já cobrou a pegadinha dizendo que o foco da contingencial seria o foco da teoria dos sistemas , agora ela vai fazer o oposto! kkkk

  • KKKKKKKKKKKKKK voltei do futuro foi boa

  • Chamem o Heron Lemos QC, Para comentar as questões, O Melhor Professor de Administração!

  • Enfâse no ambiente é a Contingencial

  • A organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes entre si e em contínua interação com o ambiente. Tem-se como foco o próprio sistema (organização), seus subsistemas interdependentes e a interação com o ambiente.

    A questão está errada quando leva a entender que o foco é apenas a ênfase dada ao ambiente e as demandas deste.

  • A afirmativa de que, na visão sistêmica, é dado um enfoque especial ao ambiente é contraditória em relação ao entendimento de que essa visão é compreensiva, abrangente holística. Como os sistemas passam a ser vistos de forma global, incluindo não somente as partes que o compõem, mas também as interações entre elas, não podemos falar em um enfoque especial a nenhum dos elementos que fazem parte do conceito.

  • O erro dessa questão é o fato de ela existir

  • •A teoria geral começou com ênfase nas tarefas (Taylor).

    A seguir passou para a ênfase na estrutura (FayoleWeber).

    A reação humanista surgiu pela Teoria Comportamental.

    • A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas.

    Pesquisei só pra garantir se eu q tava vacilando ou se os colegas estão equacionalizando o gabarito

    fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/382033/mod_resource/content/1/sistemas.pdf

  • Errado.

    Holismo - O sistema é um todo. Mudança em uma parte afeta as outras partes.

    O foco é no todo, e não apenas no ambiente.

  • ☠️ GABARITO ERRADO ☠️

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente. Contudo, a ênfase da Teoria de Sistemas é o sistema como um todo, e não apenas o ambiente. É a Teoria da Contingência que dá ênfase ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização

  • A primeira parte da assertiva está correta. De fato, segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente. Contudo, a ênfase da Teoria de Sistemas é o sistema como um todo, e não apenas o ambiente.

    É a Teoria da Contingência que dá ênfase ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização.

  • A TGA começou com ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração Científica, de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura, com a Teoria Clássica, de Fayol, e com a Teoria da Burocracia, de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanista surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência, que, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia.

    TGA, Chiavenato, pág. 20.