-
Pocesso Organizacional
P O D C
C- Controlar
*Divididos em momentos (final, inicial, durante);
*Antes (A priori)
*Durante (Concorrente)
*Depois (A posteriori)
*Assegura que a execução ocorra de acordo com o planejado;
*Pode restringir o comportamento;
*Pode repreender/ Corrigir;
*Processo de controle:
1ª Etapa: Definição de parâmetros de controle
2ª Etapa: Avalia o desempenho atual
3ª Etapa: Comparação
Desempenho= Esforço+Resultado
4ª Etapa: Ação corretiva: Feedback dos planos
*O controle retroalimenta os planos com informações necessárias as melhorias.
DICA: O controle está presente em todo o processo organizacional, sendo exercido em maior ou menor grau.
-
CORRETA
Níveis De Controle e Avaliação
Os níveis de controle e avaliação são conseqüências dos níveis de planejamento de uma empresa, ou seja, o executivo pode efetuar o controle em relação ao desempenho da empresa como um todo, em relação ao desempenho de cada uma das áreas funcionais e em aplicações bem mais especificas dentro de cada área funcional. As considerações básicas sobre cada um dos níveis de controle numa empresa, são:
Controle estratégico: Esse tipo de controle decorre do processo de planejamento estratégico e envolve as relações da empresa com o ambiente, controla o desempenho empresarial como um todo. Esse controle envolve decisões do tipo:
Alterações dos objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais, com reflexos em oportunidades ou ameaças para a empresa; alteração de estratégias e políticas estabelecidas, porque as ações estão sendo mal conduzidas; revisão do diagnóstico estratégico, para melhor adequação da empresa a seu ambiente.
Controle tático: Os padrões de controle e avaliação são estabelecidos a partir de objetivos setoriais departamentais para avaliar os resultados de cada área e dos sistemas administrativos. O foco do controle é o resultado global da área, mediante visão integrada de todas as operações. Esse controle pode envolver decisões do tipo:
Alteração da alocação de recursos numa área funcional da empresa, por exemplo, marketing, para melhor alcançar os objetivos da empresa; revisão dos sistemas de informações entre as grandes áreas para melhorar a eficácia da empresa.
Controle operacional: O controle e a avaliação são realizados pela execução das operações, ou seja, sobre a própria execução das tarefas. Algumas decisões podem ser:
Revisão do quadro de pessoal; alteração do sistema de controle de vendedores; alteração dos relatórios de analise de custos; determinação do processo de controle de qualidade de produção.
http://amigonerd.net/humanas/administracao/controle-e-avaliacao-do-planejamento-estrategico
-
Normalmente, envolve decisões do tipo:
· alteração dos objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais, com reflexos em oportunidades ou ameaças para a empresa;
· alteração de estratégias e políticas estabelecidas, porque as ações estão sendo mal conduzidas;
· revisão do diagnóstico estratégico, para melhor adequação da empresa ao seu ambiente.
-
O CONTROLE ESTÁ PRESENTE EM TODO O PROCESSO ORGANIZACIONAL.
PLANEJAMENTO ---> CONTROLE PRÉVIO, porque é antes da operação ---> CONTROLE DE INSUMOS
ORGANIZAÇÃO ---> CONTROLE CONCOMITANTE, porque é durante a execução ---> CONTROLE NO PROCESSO
DIREÇÃO ---> CONTROLE CONCOMITANTE, porque é durante a execução ---> CONTROLE NO PROCESSO
CONTROLE ---> CONTROLE POSTERIOR/POR FEEDBACK, porque é depois da operação ---> CONTROLE NO RESULTADO
GABARITO CERTO
-
O controle estratégico, decorrente do planejamento estratégico, serve exatamente para fornecer esse "feedback" ao planejamento. Quando
o ambiente muda, ou seja, quando os pressupostos que nortearam a construção do planejamento mudam (com o início de operação de um
concorrente, por exemplo), esse planejamento deve ser mesmo alterado, inclusive com a alteração dos objetivos estratégicos previamente definidos.
Assim, o gabarito é mesmo questão certa.
Rodrigo Rennó
-
Gabarito: CERTO
O controle estratégico, decorrente do planejamento estratégico, serve exatamente para fornecer esse "feedback" ao planejamento. Quando o ambiente muda, ou seja, quando os pressupostos que nortearam a construção do planejamento mudam (com o início de operação de um concorrente, por exemplo), esse planejamento deve ser mesmo alterado, inclusive com a alteração dos objetivos estratégicos previamente definidos.
Prof. Rodrigo Rennó
-
Pra mim nem faz sentindo, se as condições do ambiente muda, o ideal era mudar a estrategia e não o objetivo.
-
O controle estratégico, decorrente do planejamento estratégico, serve exatamente para fornecer esse "feedback" ao planejamento. Quando o ambiente muda, ou seja, quando os pressupostos que nortearam a construção do planejamento mudam (com o início de operação de um concorrente, por
exemplo), esse planejamento deve ser mesmo alterado, inclusive com a alteração dos objetivos estratégicos previamente definidos.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos