SóProvas


ID
1005922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.

O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.

    Não só se baseia numa análise interna ( forças e fraquezas), mas sobretudo numa análise externa, que mostra qual é o ambiente na qual a organização está inserida, suas variáveis do macroambiente e do setor de negócios ( oportunidades e ameaças). Para ilustrar:

  • COMPLEMENTANDO

    Diante disso CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 80) afirma que a finalidade do diagnostico estratégico é “identificar os indicadores de tendências, avaliar o ambiente de negócios, a evolução setorial, analisar a concorrência e entender os grupos estratégicos.

    http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/3ad61ed07d995e0bc6d41e412505f9f2.pdf

  • Outro erro que podemos apontar na questão é que a primeria fase do planejamento estratégico é a definição de objetivos.

    O diagnóstico estratégico, ou seja, verificar qual é a situação atual, é a segunda fase.

    Fonte: Administração geral e pública, Chiavenato.
  • Não concordo com a afimração do colega Vinícios, pois, sabemos que o diagnóstico não só se baseia na análise do ambiente interno mas o externo também, só que na questão ele afirma que o Diagnóstico Estratégico baseia-se numa análise interna da organização e está correto, assim como se ele falar que baseia-se na análise externa também está correta.
    Racicocínio Lógico: Condição Suficiente e Condição Necessária, e todas essas informações, da forma que estão dispostas, são condições suficientes.
    Também não concordo com o comentário da colega Lorrayne Carvalho pois segundo o próprio Chiavenato as fases são:]
    1. Definição do Negócio.
    2. Missão, Visão e Valores.
    3. Análise Externa.
    4. Análise Interna.
    5. Formulação da Estratégia.
    6. Implantação e Controle. (retornando ao nº 1 pois é um processo cíclico e contínuo)
  • Pessoal, sempre lembra que:

    P/ Chiavenato a primeira fase do planejamento se inicia na definilção do objetivo; e

    P/ Djalma a primeira fase do planejamentose inicia no diagnótico estratégico.

    *Não existe consenso entre os autores sobre qual seria a primeira fase do planejamento estratégico! Não é a primeira vez que cai em prova!

  • Também não concordo com o comentário do Vinicius. É sempre bom lembrar que, para o Cespe, questão incompleta não é questão errada.

    Ocorre que a banca adotou o posicionamento do Chiavenato em detrimento do Djalma. Assim sendo, para o Cespe, a primeira etapa do planejamento não se refere ao diagnóstico estratégico. Fiquemos esperto
  • Para esclarecer sobre qual etapa o Cespe considera como a primeira no planejamento estratégico: 

    "O cespe tem considerado corretas as questões que primeiro abordam o DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO para depois definir a Missão e a Visão. Também já localizei questão da Esaf nesse sentido."

    Augustinho Paludo - Administração Pública 3ªed, Página 288
  • O CESPE simplesmente não tem um posicionamento definido.

    O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.
    CERTO

    O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.
    ERRADO

    O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.
    ERRADO

    Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
    ERRADA
  • Na minha opinião um dos grandes problemas para nós administradores/concurseiros e também para demais concurseiros é que geralmente os autores têm posicionamentos diferentes uns dos outros.

    Segundo Djalma Oliveira, as fases básicas para a elaboração e implementação do Planejamento Estratégico podem ser as seguintes:

    Fase I -
    Diagnóstico Estratégico

    Fase II - Missão da Empresa

    Fase III -Instrumentos prescritivos e quantitativos

    Fase IV - Controle e avaliação.

  • Diagnóstico estratégico: análise do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e análise do ambiente externo (ameaças e oportunidades).

  • Concordo com Leonardo Goncalves Parrião. Devemos advinhar qual como a banca se comportará diante das divergências dos autores.

  • Segundo Djalma de Pinho, as fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser as seguintes:

    fase I - diagnóstico estratégico;

    fase II - missão da empresa;

    fase III - instrumento prescritivos e quantitativos;

    fase IV - controle e avaliação


    Fase I - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:  nesta fase, também denominada auditoria de posição deve-se determinar "como se está". Essa fase é realizada através de pessoas representativas das várias informações, que analisam e verificam todos os aspectos inerentes à realização externa e interna da empresa.

  • Gente, 

    Chiavenato:

    O primeiro passo é a fixação de metas específicas e desafiadoras:

    1- Missão, Valores, Negócios, Visão. 

    2- SWOT

    3- Objetivos

    4- Estratégia

    5- Metas

    6 - Plano de Ação

    7 - Cronograma

  • Não apenas em análise interna ( pontos fortes e pontos fracos), assim, o diagnóstico estaria deficiente de dados externos ( oportunidades e ameaças).

  • Posicionamento da própria CESPE DPF em 2014


    A primeira etapa consiste na análise da situação atual da organização para que se decida qual a estratégia a ser adotada pelo órgão. Nesse momento, é importante analisar a trajetória passada da organização, além da situação atual. Para isso, devem ser consideradas as decisões que estão sendo tomadas no momento e os projetos correntes. Nessa etapa, cabe refletir acerca dos serviços prestados pela organização, como eles se inserem na sociedade brasileira e, principalmente, como são avaliados pelos cidadãos, o que permite constatar o desempenho da organização. Deve-se avaliar, também, o uso que a organização faz dos recursos que possui. Questionamentos interessantes nessa etapa podem servir para investigar, por exemplo, em que áreas a organização tem alocado seus melhores profissionais, como são feitos os investimentos necessários etc.

    A segunda etapa consiste na análise do ambiente no qual se insere a organização. Apesar de não ter concorrentes, a organização certamente é impactada por forças ambientais. Por isso, cabe analisar as ameaças e as oportunidades para a organização. No tocante ao ambiente, a oferta de novas tecnologias que possam se tornar disponíveis e úteis para a organização é algo que deve ser considerado, assim como os limites de ação e controle do Estado sobre a organização. A conjuntura econômica e as tendências sociais também devem fazer parte da análise nessa etapa, pois revelam aspectos que deverão ser considerados pela organização para que ela se adapte às mudanças que serão demandadas pelos cidadãos em relação aos serviços públicos prestados.

    A terceira etapa consiste na análise interna, na qual se deve considerar a identificação dos pontos fortes e fracos da organização. Elementos como arranjo físico, estrutura, métodos de trabalho, qualidade dos equipamentos, capacidade de prestação de serviços e desempenho junto à sociedade são exemplos de itens que podem ser considerados pontos fortes ou fracos, naturalmente, a depender da situação da organização em questão.

    Por fim, na última etapa, devem-se considerar os planos estratégicos a serem desenvolvidos a fim de que a organização alcance os objetivos estratégicos delimitados na primeira etapa, considerando-se as variáveis ambientais e internas analisadas nas etapas de número dois e três. Nos planos estratégicos, é importante considerar os objetivos da organização e os recursos disponíveis.


  • Segundo REBOUÇAS, O diagnóstico estratégico é a primeira fase da elaboração do planejamento estratégico, onde deve estar a visão, valores, análise interna, análise externa e a análise dos concorrentes.

    A questão está errada porque só menciona a análise interna.

  • Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa

    (Administração Geral para concursos, Rodrigo Rennó)

    A assertiva somente citou o ambiente interno. Logo, está incorreta.
  • Por exemplo, a análise SWOT (realizada pelo setor estratégico / institucional) baseia-se num estudo interno e externo, a fim de identificar as fortalezas, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças.

  • A questão se equivoca ao considerar o Diagnóstico estratégico como primeira fase do Planejamento: Visto que ( não há um consenso entre a doutrina administrativa acerca de tal assunto); Também erra, ao restringir essa etapa como sendo apenas interna - sendo que, abarca o senário concorrente ou externo.

  • ERRADA.

    Djalma Santos - considera como fases do planejamento:

    Fase 1 - Diagnóstico estratégico

    Fase 2 - Missão da empresa

    Fase 3 - Instrumentos Prescritivos e quantitativos

    Fase 4  - Controle a valiação

    Entretanto, não há consenso na doutrina, e pelo visto, o CESPE segue esta linha.

  • Não há um consenso entre a doutrina administrativa acerca de tal assunto

  • De acordo com Chiavenato as principais fases do planejamento estratégico são:

    1. Definição do negócio (área de atuação e atividades atuais)

    2. Missão (razão de ser da empresa e o seu papel na sociedade) e Visão (onde a empresa quer chegar daqui há certo tempo)

    3. Análise interna (forças e fraquezas da empresa)

    4. Análise externa (ameaças e oportunidades)

    5. Formulação da estratégia

    6. Implantação e controle


    obs: lembrar que não há consenso entre os autores sobre a ordem dessas fases.

  • ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

     - Definição da missão, da visão e dos valores(PODE SER 1ª ou 2ª)

     - Diagnóstico institucional/estratégico(PODE SER 1ª ou 2ª)

     - Definição de questões, objetivos e estratégias;

     - Desmembramento dos planos;

     - Implementação;

     - Avaliação.

    OBS: Essas etapas não constituem uma série sequência rígida, mas um processo didático para compreensão.

  • O diagnóstico estratégico é feito pela analise interna e análise externa. 

  • Erro 1O diagnóstico estratégico baseia-se em uma análise interna e externa da organização


    Erro 2: Não existe consenso na doutrina a respeito da ordem das fases no planejamento. Quando o Cespe diz isso a questão sempre estará errada.


    Gabarito: ERRADO


    Bons estudos!

  • O planejamento estratégico inicia-se com o diagnóstico (análise detalhada dos ambientes internos e externos). ¹

    Embora não haja consenso entre os autores, esse é o posicionamento do CESPE/UnB...

    ¹Rodrigo RENNÓ

  • Phillipe, assim que encontrar uma questão em que o Cespe considera o diagnóstico como a primeira fase, comente ela aqui, para nos auxiliar. Até hoje, todas as questões que vi nesse assunto, quando cobram a ordem do planejamento, estão erradas. Mas todo conhecimento é bem vindo.

  • Erro da questão: não ter citado a análise externa como parte do diagnóstico estratégico.

     

    A CESPE considera o Diagnóstico Estratégico como primeira etapa SIM:

     

    ◦  Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. ERRADO

     

    ◦ O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico. ERRADO

     

     

    E esta é de 2015:

     

    Q560997  - Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação. CERTO

     

     

     

  • Lourina, o erro da questão não está em dizer que o DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO é a 1ª etapa ou não do Planejamento estratégico. O problema central está no fato do CESPE ter negligenciado a análise ambiental externa, também. 

  • Não há consenso na doutrina sobre a primeira etapa do Planejamento Estratégico, mas há um consenso de que o Cespe é uma bosta!

  • Além de não existir consenso quanto à sequência das etapas do planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico analisará a organização interna e externamente. 

  • Cabe recurso pois a banca não disse exclusivamente análise interna.

  • O planejamento é um processo constituído de uma sequência e seis passos, a saber:
    Definir os objetivos: O primeiro passo do planejamento é estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base tanto aos objetivos departamentais quanto àqueles das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais em que se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
    Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivo. Em contraposição aos objetivos desejados, deve-se avaliar a situação atual; verificar onde se está e oque precisa ser feito.
    Desenvolver premissa quanto às condições futuras: Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operações. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estivem atuando na elaboração e na compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas, pois está relacionado com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
    Analisar alternativas de ação. O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos e fazer um plano para alcançá-los.
    Escolher um curso de ação entre várias alternativas. O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão em que se escolhe uma alternativa e abandona-se as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
    Implementar o plano e avaliar os resultados. Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir pelo que foi planejado e as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.

    Adminsitraçao Geral e Pública, Idaberto Chiavenato, 3ª Edição, p. 339.

  • A banca nao mencionou qual doutrina ela esta se baseando, não ha consenso na primeira fase do planejamento, fiquei sem saber o que fazer com esta questão sinceramente se nao diz o doutrinador não tenho bolinha de cristal pra advinhar, bosta de CESPE.

  • ERRADO

     

     

     

    O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase (questionável) de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna e externa da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades, além de suas oportunidades e ameaças

     

     

    Muitos autores consideram que a definição de objetivos organizacionais, como a missão e a visão, precedem o próprio diagnóstico. Como outros autores consideram que o diagnóstico vem antes da definição de objetivos, não dá pra dizer que essa primeira parte falsea a questão. Esse segundo posicionamento me parece mais lógico, já que não é algo inteligente definir o que será a organização e suas ambições sem ter "se situado" antes

     

    A segunda parte da sentença, por sua vez, está inequivocadamente errada. Afinal, a análise externa é, no mínimo, tão importante quanto a interna; colocar uma organização em funcionamento, sem ter estudado anteriormente as condições do ambiente, é dar tiro no escuro. Ou seja, mais ou tão importante quanto identificar  deficiências e qualidades é perceber as ameaças e oportunidades

  • Item errado!


    Antes de tudo:
    "O planejamento estratégico é diferente e mais amplo do que o planejamento de longo prazo."


    Planejamento
        - Estratégico
            -- Olha para o futuro.
        - Longo prazo
            -- Olha para o futuro baseando-se no passado.


    Quanto às estapas do Planejamento Estratégico, nenhum autor se decide, mas o CESPE --adora-- usar os livros do Augustinho Paludo como referência (há questões que são verdadeiros copia-e-cola), logo as etapas seriam:


        1. Definição da missão, da visão e dos valores
        2. Diagnóstico institucional/estratégico
        3. Definição de questões, objetivos e estratégias
        4. Desmembramento dos planos
        5. Implementação
        6. Avaliação


    At.te, CW.
    AUGUSTINHO PALUDO. Administração Pública. 5ª edição. Editora Método, 2016.

  • A maioria das questões abaixo utiliza a seguinte sequência:

    01. Formulação dos objetivos organizacionais (metas específicas).

    02. Análise Externa do ambiente.

    03. Análise interna da empresa/organização.

    04. Formulação das alternativas estratégicas (Plano Estratégico) e escolha da estratégia a ser utilizada.

    05. Desenvolvimento do planos táticos e operacionalização da estratégia.

    - O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização. CERTO.

    - A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões. ERRADOO plano é posterior.

    - O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna (e externa) da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades. ERRADO.

    - Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. ERRADOAs políticas e estratégias são depois.

    - O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico. ERRADOAs políticas e estratégias são depois.

    - Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação. CERTO. Nessa questão utiliza as etapas de Djalma de Oliveira.

  • Aí o pessoal que bitola que para o Cespe incompleto não é errado se f#!%@!

    Se não falou o principal ou parte muito importante sobre o conceito está errado!

  • Diagnóstico estratégico 

    Basta lembrar da análise swot

    ---> fatores internos: forças e fraquezas

    ---> fatores externos: oportunidades e ameaças

  • Não há consenso de que o diagnóstico estratégico é a primeira fase do planejamento estratégico e ele se baseia na analise interna e externa da organização.

    Dois erros na minha percepção.

  • Na análise SWOT (em que analisamos fatores internos e externos) o objetivo é obter o diagnóstico estratégico. Logo, não cabe limitar tal diagnóstico a aspectos puramente internos.

    Resposta: errada.