SóProvas


ID
1005940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação interdepartamental, na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA! Quando a questão fala em áreas de especialização, refere-se a departamentalização funcional. No entanto, não há facilitação em relação a cooperação entre especialistas; e a cooperação é reduzida, visto que são reunidos especialistas homogêneos em setores com um certo grau de isolamento devido à especilização.

  • Estaria correta caso a afirmação tivesse a cooperação intradepartamental.

    A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação INTRAdepartamental, na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.
  • Me arrisco a afirmar que, para que ocorra essa cooperação interdepartamental, seria necessário a adoção da estrutura matricial ou departamentalização matricial que mescla o aspecto funcional com o de projetos ou produtos, a fim de garantir essa cooperação em busca de desempenho.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO: corresponde à reunião de todos os especialistas em um único órgão. Cada departamento exerce uma função típica dos elementos que o compõe.

    É indicado para empresas que desenvolvem atividades rotineiras, onde se exige pouca flexibilidade.
    VANTAGENS
    · Menor custo;
    · Facilidade de treinamento;
    · Facilidade de coordenação;
    · Definição de competências.

    DESVANTAGENS
    · Diminuição da cooperação interdepartamental;
    · Possibilidade de priorização dos objetivos departamentais em detrimento dos objetivos globais.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO: divide a empresa em unidades de produção. Esse tipo é indicado para situações onde a flexibilidade é exigida.
    A departamentalização por produtos ou serviços é indicada para circunstâncias ambientais instáveis e mutáveis, pois induz à cooperação e coordenação entre especialistas, atividades e tarefas, para um melhor desempenho do produto ou serviço.
    VANTAGENS
    · Aloca responsabilidades do produto a  um departamento;
    · O sucesso do produto é o sucesso do  departamento;
    · Facilita a aplicação de mão de obra;
    A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço.
    · Facilita a atividade-fim e a cooperação interdepartamental.
    Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.


    DESVANTAGENS
    · Aumento do custo, na medida em que se faz necessária a presença de especialistas  da mesma área, “um por Departamento”. Cada órgão tem seu setor de Contabilidade, marketing  etc.
    Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos.

    Fonte:http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • Para CHIAVENATO (2000) departamentalização por funções consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. É o critério mais utilizado para organizar as atividades empresariais.

     A divisão do trabalho faz com que a organização se departamentalize de acordo com o critério de semelhança de funções, em atividades agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças.

    Dentre os tipos de departamentalização enumerados por CHIAVENATO (2001), está a funcional, na qual a divisão das tarefas ocorre conforme as principais funções desenvolvidas dentro da empresa.

    Segundo CLARK & WHEELWRIGHT (1993) na estrutura funcional, as pessoas são reunidas principalmente por área de conhecimento, cada uma trabalhando sob a direção do seu gerente funcional, e as tarefas são realizadas dentro de cada departamento. Ao longo do tempo, a responsabilidade sobre o projeto passa seqüencialmente de uma função à próxima. Como principal vantagem, nesse tipo de estrutura assegura-se que conhecimento especializado em questões técnicas chave seja adicionado ao processo. Já as desvantagens são a tendência a otimizar o desempenho nas áreas funcionais, ao invés do sistema como um todo, e as limitadas coordenação e integração.
  • A departamentalização funcional, dentre suas desvantangens, está a de que esse tipo de departamentalização dificulta a coordenação e a comunicação entre os departamentos.

  • errado, uma outra questão ajuda a responder:

    CESPE- TRE-GOProva:Técnico Judiciário - Área AdministrativaAcerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue o item subsequente.

    A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades. Certo


  • "No que diz respeito a comunicação entre departamentos (ou interdepartamental) a comunicação é ruim mas a comunicação intra-departamental é boa."

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL NÃO POSSUI COORDENAÇÃO ENTRE OS DEPARTAMENTOS (INTERDEPARTAMENTAL). A DEPARTAMENTALIZAÇÃO QUE ATENDE ESSA QUALIDADE É A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO/SERVIÇO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Comentário inútil.

    "...na medida que...", CESPE? O correto seria "... na medida EM que.."!

     

    Voltamos à nossa programação normal.

     

    At.te, CW.

  • COMPLEMENTANDO...

    ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO DISTINTAS ---> DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    Logo, está ERRADA pois o foco é na FUNÇÃO, não há cooperação entre os especialistas em setores diferentes. São ''EGOÍSTAS''

  • ERRADO

     

    Não há uma facilidade de cooperação entre os departamentos pois há uma dificuldade de comunicação entre eles.

  • Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    VANTAGENS

    ▪ Agrupa vários especialistas em uma mesma unidade;

    ▪ Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função específica, concentrando sua competência e habilidades técnicas; 

    ▪ Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa;

    ▪ Indicada para situações estáveis, tarefas rotineiras e para produtos ou serviços que permaneçam longos ciclos sem mudanças.

    DESVANTAGENS

    ▪ Reduz a cooperação interdepartamental (ênfase nas especialidades);

    ▪ Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança, pois dificulta a adaptação e a flexibilidade às mudanças externas;

    ▪ Foco na especialidade em detrimento do objetivo organizacional global.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • A departamentalização funcional, dentre suas desvantagens, está a de que esse tipo de departamentalização dificulta a coordenação e a comunicação entre os departamentos.

    ---> voltada mais para atividades continuadas e rotineiras;

    ---> não é indicada para atividades que levam à inovação ou à criatividade.

  • Não se pode falar em: cooperação interdepartamental, quando se tratar de departamentalização FUNCIONAL, tendo em vista q ela é uma desvantagem desse tipo de departamentalização.

  • Não se pode falar em: cooperação interdepartamental, quando se tratar de departamentalização FUNCIONAL, tendo em vista q ela é uma desvantagem desse tipo de departamentalização.

  • A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação interdepartamental, na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.

    GAB.: ERRADO

    Departamentalização funcional:

    coordenação e comunicação intradepartamental (dentro do departamento. Ex: dentro do departamento de finanças): boa

    coordenação e comunicação interdepartamental (entre departamentos. Ex: departamento de RH e departamento de finanças): péssima