SóProvas


ID
1005964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens a seguir.

As áreas de aplicação de projetos são geralmente definidas em termos de departamentos funcionais e disciplinas de apoio, como departamento jurídico, gerenciamento de produção e estoque, marketing, logística e pessoal

Alternativas
Comentários
  • Áreas de aplicação são categorias de projetos que possuem elementos comuns significativos nesses projetos, mas que não são necessárias ou estão presentes em todos os projetos. As áreas de aplicação são geralmente definidas em termos de:
    - Departamentos funcionais e disciplinas de apoio, como departamento jurídico, gerenciamento de produção e estoque, marketing, logística e pessoal
    - Elementos técnicos, como desenvolvimento ou engenharia de software e, ocasionalmente, um tipo específico de engenharia, como engenharia de recursos hídricos, engenharia de saneamento ou engenharia civil
    - Especializações em gerenciamento, como contratações governamentais, desenvolvimento comunitário e desenvolvimento de novos produtos
    - Setores, como automotivo, químico, agricultura e serviços financeiros.

    Certa.

    Fonte: 
    http://aitibrasil.blogspot.com.br/2012/06/pmi-pmbok-3-edicao.html
  • O guia PMBOK possui as  Áreas de Especialização: São 5 as áreas de especialização que uma equipe de gerenciamento de projetos precisa entender e ter boa habilidade: conjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos, conhecimento, normas e regulamentos da área de aplicação, entendimento do ambiente do projeto, conhecimento e habilidade de gerenciamento em geral e habilidades interpessoais.

    1.2. Conhecimento, normas e regulamento da área de aplicação: são as categorias de projetos que possuem elementos comuns significativos, no entanto, não é necessário estarem presentes em todos os projetos. Geralmente são definidas em termos de: departamentos funcionais e disciplinas de apoio (departamento jurídico, gerência de produto/estoque, marketing, logística, etc); elementos técnicos (desenvolvimento ou engenharia de software); especializações em gerenciamento (contratações governamentais, desenvolvimento comunitário, de novos produtos, etc); setores (automotivo, químico, financeiro...). Para cada área de aplicação, há um conjunto de normas e regulamentos aceitos, onde a ISO faz uma distinção entre eles.
     
  • Alguém por gentileza saberia explicar o ítem em negrito? ou tudo ou nada? ou nao são necessárias ou estao em tudo? poxa...algum exemplo prático disso?

    Áreas de aplicação são categorias de projetos que possuem elementos comuns significativos nesses projetos, mas que não são necessárias ou estão presentes em todos os projetos
  • são nove as áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos: integração, escopo, tempo,
    custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições

  • As áreas de aplicação de projetos são geralmente definidas em termos de departamentos funcionais e disciplinas de apoio, como departamento jurídico, gerenciamento de produção e estoque, marketing, logística e pessoal.

    O que ele quer dizer e que, geralmente os projetos são aplicados em departamentos funcionais, o que justifica a estrutura matricial, que é a junção da estrutura FUNCIONAL + divisional. 
  • Como o gerenciamento de um projeto pode ocorrer no plano operacional (conforme questão abaixo, dada como Certa) e a aplicação ocorre no plano departamental (ou tático), a questão que estamos discutindo??


    Prova: CESPE - 2013 - ANCINE - Analista Administrativo - Área 1


    Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos.

    Em uma organização, o gerenciamento de projetos ocorre no plano operacional, com vistas à garantia da execução propriamente dita.

  • Essa disciplina consegue ser pior que gestão por competências...

  • Complementando...

     

    A estrutura organizacional pode afetar e influenciar na maneira como o projeto é conduzido. Dessa forma, existem três estruturas organizacionais mais comuns, quais sejam, funcional, por projetos e estruturas matriciais.

     


    CORRETA

  • Nunca que eu tinha pensando nisso...