SóProvas



Questões de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio


ID
56209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam acerca da elaboração,
da análise, da avaliação e do gerenciamento de projetos.

Escopo do projeto é sinônimo de escopo do produto, que elenca as características e funções que descrevem um produto, um serviço ou um resultado.

Alternativas
Comentários
  • Errado, segundo a WIKIPEDIA:O escopo do projeto difere-se do escopo do produto na medida em que o escopo do projeto define o trabalho necessário para fazer o produto, e o escopo do produto define os recursos (atributos e comportamentos) do produto que está sendo criado.
  • Errada
    Há dois tipos de escopo:
    1. Escopo do projeto - É a "fotografia" das tarefas a serem realizadas;
    2. Escopo do produto -É a "fotografia" do produto resultante do projeto.
  •  

    O escopo do produto refere-se às características do produto ou serviço e o escopo do projeto envolve a administração da sua

    execução.

  • Como escopo, devemos fazer referência à diferença existente entre espoco do produto e do projeto. Essa confusão ocorre com muita frequência. O escopo do produto está relacionado ao conjunto de características e funções que o produto final deve possuir. Em geral, ele é solicitado pelo cliente ou desenvolvido em conjunto com ele e registrado em um documento de requisitos do produto. Por outro lado, existe um trabalho que deve ser realizado para que seja construído um produto final com um conjunto de características e funções definidas nos requisitos. Nesse caso, falamos do projeto...

    Fonte: Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos 2ª Ed  pg 7
  • ERRADO 

     

    Escopo do PROJETO - É a "fotografia" das tarefas a serem realizadas 
    Características do produto ou serviço 


    Escopo do PRODUTO -É a "fotografia" do produto resultante do projeto. 
    Administração DO trabalho que deve ser realizado para que seja construído um produto final com um conjunto de características e funções definidas nos requisitos.

  • Gabarito: errado.


    No contexto de projeto, o termo escopo deve se referir a :

    · Escopo do produto – aspectos e funções que devam ser incluídos no produto ou serviço.

    · Escopo do projeto – o trabalho que deve ser feito com a finalidade de entregar um produto de acordo com os aspectos e as funções especificados.


    Fonte: Tradução livre do PMBOK, V 1.0, disponibilizada através da Internet pelo PMI MG em maio de 2000.

  • Escopo do projeto é sinônimo de escopo do produto, que elenca as características e funções que descrevem um produto, um serviço ou um resultado. Resposta: Errado.


ID
78442
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere que cada funcionário associado para um projeto trabalha em apenas um local para esse projeto, mas pode estar em um local diferente para um projeto diferente. Em determinado local, um funcionário trabalha em apenas um projeto. Em um local em particular, pode haver muitos funcionários associados a um determinado projeto. No modelo de dados, o tratamento adequado para esta consideração e que possa responder à questão: "quais funcionários alocados no local Lx trabalham no projeto Px?" deve projetar o uso de

Alternativas
Comentários
  • Questão de mER e não de Gestão de Projetos.
    A resposta para questão é que deverá existir apenas um único relacionamento entre a entidade "Funcionário" e a entidade associativa "Projeto - Local". Por se tratar de 3 entidades temos o grau 3 deste único relacionamento.

ID
114898
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre o tema 'elaboração de especificações técnicas e projetos básicos', assinale a afirmação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra b)Art. 7º - Os autores do Projeto Básico, sejam eles contratados ou pertencentes ao quadro técnico do órgão contratante, deverão providenciar a Anotação deResponsabilidade Técnica - ART, instituída pela Lei Federal nº 6.496, de 07 DEZ1977, e regulamentada através de Resoluções específicas do Conselho Federal deEngenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA.
  • A letra a) é controversa conforme Lei 8666 art 7 &5°§ 5o É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.
  • Estranhei não ter mais comentários.  Conforme já colocado o colega abaixo, não existe vedação ao próprio órgão, portanto, a b) não poderia ser a resposta. Na verdade não achei a resposta, pois acho que todas estão certas.

    Alguém se habilita a discordar e esclarecer? 

  • Creio que a lei 866/93 não veda, pois não trata deste assunto, ou estabelece qualquer atribuição ao CREA.

  • Um Processo licitatório é um projeto com início e fim determinados, uma das etapas iniciais é a elaboração do Projeto Básico, como saber se o empreendimento necessita de licenciamento ambiental se ainda não está definido o escopo do mesmo? Dessa forma, a errada, na minha opinião,é a letra d), apenas pelo aspecto cronológico das fases do projeto

  • A questão é: projeto básico pra quê? A cada objeto, uma vinculação ao órgão de classe, caso exista e/ou exija sua vinculação. A afirmativa faz sentido no que trata de engenharia civil, por exemplo, mas não de engenharia de software.

ID
263140
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Os projetos possuem cinco fases : Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
    A fase de Iniciação caracteriza-se como sendo a fase de decisão se um projeto deve ser iniciado ou não, é a fase das escolhas estratégicas de projetos. A fase de Iniciação é importante, pois sempre se deve partir da premissa de que as necessidades são infinitas e os recursos são finitos o que se leva sempre a tomar a decisão de qual projeto deve-se iniciar em detrimento de outro.

    Fonte: https://sites.google.com/a/biomassa.eq.ufrn.br/planejamento-e-projetos-industrials/fase-ou-estagio-de-projetos
  • 1. Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde " damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

    2. Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

    3 - Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

    4 - Fase de CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.

    5 - Fase de ENCERRAMENTO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

  • Na abordagem tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:

    1. Iniciação;
    2. Planejamento;
    3. Execução;
    4. Monitoramento e controle;
    5. Encerramento.

    A banca tentou tirar o foco da pergunta ;a banca do mal.
  • Não é muito difícil acertar essa. Imagine que numa empresa há 3, 4 projetos que precisam ser feitos. Economicamente, nunca será bom se fazer todos ao mesmo tempo. Os CEOs sentam e decidem: vai se fazer agora o projeto A3. O proximo passo poderá ser: detalhar o projeto (tudo q é necessario pra ele), recursos, tempo, cliente, mercado etc. Definir quem ficará encarregado por esse projeto...quais pessoas...equipe...
  • Grupo de processos de iniciação.

     

    Define e autoriza o projeto ou

    uma fase do projeto.
     

    Grupo de processos de planejamento.

     

    Define e refina os objetivos

    e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo

    para os quais o projeto foi realizado. Temos nesse grupo processos

    de grande importância, como ao desenvolvimento do plano de

    gerenciamento do projeto e dos planos setoriais (planejamento das

    comunicações, dos riscos, dos recursos humanos, etc.)
     

    Grupo de processos de execução.

     

    Integra pessoas e outros

    recursos para colocar em prática o plano de gerenciamento do

    projeto.
     

    Grupo de processos de monitoramento e controle.

     

    Mede e

    monitora regularmente o progresso para identificar variações em

    relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam

    ser tomadas ações corretivas quando necessário para atender aos

    objetivos do projeto.
     

    Grupo de processos de encerramento.

     

    Formaliza a aceitação do

    produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do

    projeto a um final ordenado. Assim como o grupo de iniciação, o

    grupo de encerramento possui apenas dois processos, como vemos

    na figura.

  • A expressão chave da questão é ''antes de tudo''.

    As alternativas B, C, D e E partem do pressuposto de que o projeto já foi escolhido.

    A alternativa A é a única em que o projeto ainda não foi iniciado (escolhido), dentre os vários possíveis.
  • A forma de elaboração desta questão é questionável. Este tal "antes de tudo" é um tempo muito abstrato para ser pontuado. No grupo de processos de iniciação pode haver uma atividade primeira que deve ser solucionada "antes de todo o resto". Ou o "antes de tudo" pode preceder a estapa da inicialização, a pré-inicialização: "escola do projeto".
  • A questao fala: fase de iniciação do projeto. Eu entendo que o projeto ja fora escolhido, não?
  • Essa questão se refere a análise de viabilidade, se um projeto é  inviável não tem porque ele ser feito. Segundo Augustinho Paludo (2013) o estudo de viabilidade tanto pode compor a etapa inicial do projeto como pode construir um projeto a ser gerenciado isoladamente.

  • Por exclusão é possível chegar na alternativa (A), mas o enunciado não é claro, deveria citar algo relacionado a portfólio ou viabilidade de projetos.

  • O enunciado da questão deveria ser: ´´antes da fase de iniciação, temos``: E então a resposta com coerência a pergunta do enunciado seria a letra A. Porém, quando ele diz: ´´Na fase de iniciação...antes de tudo``, ou seja, a questão afirma que já se está na fase da iniciação que é justamente quando ocorre o termo de abertura do projeto, a identificação dos stakeholders (partes interessadas). E com isso errei a questão. 

  • Mas se o projeto está na fase de iniciação ele já foi escolhido.... ou eu to maluca

  • Desisto de estudar essa matéria. 

  • a) CERTO


    b) Definição das atividades para desenvolvimento do produto trata-se do E.A.P; Apesar de estar na fase de Iniciação, é certo que, antes desse nível de detalhamento, é necessário decidir qual o Projeto prioritário;


    c) Detalhar escopo e os requisitos básicos ocorre na fase de PLANEJAMENTO; (ex: Declaração do Escopo)


    d) Elaboração detalhada do projeto ocorre na fase de PLANEJAMENTO;


    e) Escolha de Pessoas/Recursos e suas alocação ocorre na fase de PLANEJAMENTO;

  • Acertei, mas a questão é estranha e pouco clara. 

  • antes de tudo... se nao foi escolhido ainda... nao está na fase de inicialização... pensa... uma empresa quer lançar novos produtos... ela vai inicializar o projeto do produto escolhido... seria um absurdo, na primeira coisa a fazer na inicializacao do projeto decidir se o projeto escolhido será inicializado...eita

    escolhe ai... coca, pepsi, fanta, guaraná, sprite... qual garrafa você quer? ai escolho a fanta, abro a fanta, ai.. opcoes:

    a) beber o refrigerante escolhido

    b) escolher o refrigerante que vou beber

    segundo a fcc, se escolhe o refrigerante que vai beber depois de abrir o refrigerante escolhido... affs

  • A banca trouxe uma questão interessante. Veja que a banca trouxe
    uma pista do que ela queria: ela disse que “devemos, antes de tudo”. Ora,
    o que devemos, antes de tudo, fazer quando estamos falando da fase da
    iniciação, é a avaliação da viabilidade ou não do projeto.


    Sem isso, ele nem é iniciado. Pode ser que a direção da empresa
    decida por outro projeto, ou adie o início do projeto para outro momento.
    Naturalmente, as empresas devem escolher entre algumas alternativas
    entre os projetos disponíveis.


    Deverá ser escolhido o projeto que apresentar a maior expectativa
    de retorno.

     

    Prof. Rodrigo Rennó


ID
285916
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma empresa acaba de apresentar seu novo plano estratégico de cinco anos. O gerente de projetos dessa empresa recebeu uma nova solicitação de produto de um cliente que está de acordo com o plano estratégico de cinco anos anterior, mas não atende aos objetivos do novo plano. A descrição do produto parece ter um condutor comercial válido e ser um esforço de desenvolvimento direto. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor ação a ser executada pelo gerente de projetos.

Alternativas

ID
328588
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando as boas práticas e os padrões difundidos pelo PMI (Project Management Institute) para o gerenciamento de projetos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
332182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o método do caminho crítico (CPM) e a técnica de avaliação e revisão de programas (PERT), ferramentas que auxiliamo administrador a identificar pontos críticos no desenvolvimento de um projeto, julgue o  item  a seguir.


Essas ferramentas são utilizadas para a identificação da disponibilidade de recursos no desenvolvimento de determinado projeto, não sendo possível o reaproveitamento de recursos humanos no desenvolvimento de tarefas relacionadas a um mesmo projeto.

Alternativas
Comentários
  • Essas ferramentas são utilizadas para a identificação da disponibilidade de recursos no desenvolvimento de determinado projeto, não sendo possível o reaproveitamento de recursos humanos no desenvolvimento de tarefas relacionadas a um mesmo projeto. Resposta: Errado.

    As pessoas são realocadas!


ID
332185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o diagrama de uma rede de atividade de projeto, base de aplicação de CPM e PERT, e os elementos fundamentais dessa  rede — evento (nó), que se refere aos pontos de início e fim de uma  atividade; atividade, propriamente dita, que corresponde à tarefa, ou  a um elemento do projeto; tempo (prazo), que é a medida básica do  trabalho exigido em um projeto —, julgue o  item  que se segue.

A aplicação de CPM e PERT permite não apenas que o planejamento seja realizado em sequência lógica, mas também que se verifiquem as interdependências entre as operações, para o alcance de determinado objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Método PERT/CPM: PERT (Program Evaluation and Review Technique) significa “técnica de avaliação e revisão de programas” enquanto CPM (Critical Path Method) significa “técnica de análise de rede do cronograma”. Tratam-se de duas técnicas distintas que surgiram de maneira independente, mas que hoje em dia se confundem devido a sua base conceitual similar.

    Gabarito: Certo.


ID
332188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o diagrama de uma rede de atividade de projeto, base de aplicação de CPM e PERT, e os elementos fundamentais dessa  rede — evento (nó), que se refere aos pontos de início e fim de uma  atividade; atividade, propriamente dita, que corresponde à tarefa, ou  a um elemento do projeto; tempo (prazo), que é a medida básica do  trabalho exigido em um projeto —, julgue o  item  que se segue.

De acordo com o princípio do precedente imediato, na fase de definição das atividades, identificam-se as atividades que terminam imediatamente antes do início de novas atividades, o que permite a identificação de atividades que possam terminar paralelamente a outras que se iniciam (trabalho simultâneo) e de atividades que devem ser desenvolvidas em série (uma deve terminar antes do início de outra).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    O relacionamento entre essas fases podem ser sequenciais, por sobreposição ou iterativos (Princípio do precedente imediato):

    Sequenciais/cascata: a próxima fase do projeto terá início após o término da anterior.

    Sobreposto: a próxima fase do projeto terá início antes do término da anterior.

    Iterativo: a próxima fase do projeto terá início apenas com o avanço da fase atual.


ID
332191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o diagrama de uma rede de atividade de projeto, base de aplicação de CPM e PERT, e os elementos fundamentais dessa  rede — evento (nó), que se refere aos pontos de início e fim de uma  atividade; atividade, propriamente dita, que corresponde à tarefa, ou  a um elemento do projeto; tempo (prazo), que é a medida básica do  trabalho exigido em um projeto —, julgue o  item  que se segue.

Caso haja modificação no tempo de realização das atividades planejadas, haverá mudança do caminho crítico do projeto. As variações na programação de atividades e nos prazos do projeto determinarão o valor da diferença entre o novo caminho crítico e o velho.

Alternativas

ID
332194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação às diferenças entre PERT e CPM, julgue o  item  subsequente.

Entre as diferenças existentes entre as duas ferramentas, identificam-se o tratamento das estimativas e a capacidade de inclusão das atividades repetitivas ou não repetitivas.

Alternativas
Comentários
  • Entre as diferenças existentes entre as duas ferramentas, identificam-se o tratamento das estimativas e a capacidade de inclusão das atividades repetitivas ou não repetitivas. Resposta: Errado.


ID
332197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação às diferenças entre PERT e CPM, julgue o  item  subsequente.


Na aplicação do CPM, consideram-se tempos determinísticos; na da PERT, trabalha-se com tempos probabilísticos, com o emprego de três estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais provável.

Alternativas
Comentários
  • CERTO! Ótima questão diferenciar os dois.

    PERT = Probabilístico

    CPM = Certeiro, ou seja, determinístico


ID
332200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação às diferenças entre PERT e CPM, julgue o  item  subsequente.

As referidas ferramentas fundiram-se, assumindo o formato de diagrama de precedências.

Alternativas
Comentários
  • Errei...

    Gabarito: Certo.


ID
332203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação às diferenças entre PERT e CPM, julgue o  item  subsequente.


A PERT é utilizada para avaliar o programa com base nos custos, e o CPM, para avaliar o percurso crítico do projeto.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Os termos PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).

    PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.

  • A CPM utiliza a duração mais provável de cada atividade, sendo determinística sobre os prazos, enquanto a PERT utiliza o valor provável, ou seja, a média ponderada das probabilidades das diferentes durações.

    Hoje se costuma falar em técnica PERT/CPM, integrada para o cálculo do caminho crítico (sequência mais longa de atividades em um projeto, ou sequência de atividades sem folga).

     

     

     

  • Errado!

    Essa questão ajuda responder:

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Planejamento Estratégico

    Com relação às diferenças entre PERT e CPM, julgue o item subsequente. 

    Na aplicação do CPM, consideram-se tempos determinísticos; na da PERT, trabalha-se com tempos probabilísticos, com o emprego de três estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais provável.

    PERT = Probabilístico

    CPM = Certeiro, ou seja, determinístico


ID
332230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos sujeitos envolvidos no desenvolvimento de projetos e às diferentes atribuições de funções no gerenciamento de projetos, julgue o   próximo  item.

No planejamento de projetos, seja do setor público, seja do privado, deve-se priorizar o ponto de vista do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    " Questão controversa, pois em verdade o cliente juntamente com os demais stakeholders devem determinar as especificações do projeto, mas o cliente acaba por ter mais influência por ser o pagante. "

    fonte: Prof. Jorge Porcaro

    https://www.google.com.br/search?q=No+planejamento+de+projetos,+seja+do+setor+p%C3%BAblico,+seja+do+privado,+deve-se+priorizar+o+ponto+de+vista+do+cliente.&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&dcr=0&ei=9Kd8WpqAIYrGwAS88IS4CQ

  • O "deve-se" torna a questão incorreta. Se o ponto de vista do cliente for inviável, não há que se falar em priorizá-lo.


ID
332233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos sujeitos envolvidos no desenvolvimento de projetos e às diferentes atribuições de funções no gerenciamento de projetos, julgue o   próximo  item.


Ao project coordinator cabe a coordenação da comunicação vertical, na organização, podendo reportar-se aos gerentes funcionais, aos gerentes do projeto, à gerência geral e aos diretores, mas sem poder de decisão com relação ao projeto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    O project coordinator é um expedidor com algum poder de decisão, reportando-se por vezes à alta gerência e diretores. É um upgrade do expedidor.

     

    Fonte: Exame PMP, A Bíblia.

    Disponível em: 

    https://books.google.com.br/books?id=fyxsRydz7t0C&pg=PA21&lpg=PA21&dq=project+coordinator+poder+de+decis%C3%A3o&source=bl&ots=5K2ZH3nZGS&sig=vKKuJ532KNLwwtWjdrThVpp4jsU&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjR17zalsbZAhVO2FMKHcOTANEQ6AEIKDAA#v=onepage&q&f=true

  • Ao project coordinator cabe a coordenação da comunicação vertical, na organização, podendo reportar-se aos gerentes funcionais, aos gerentes do projeto, à gerência geral e aos diretores, mas sem poder de decisão com relação ao projeto. Resposta: Errado.


ID
332236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos sujeitos envolvidos no desenvolvimento de projetos e às diferentes atribuições de funções no gerenciamento de projetos, julgue o   próximo  item.


O project expeditor, que atua na função de coordenador da comunicação horizontal, deve decidir o momento a partir do qual se deve aumentar a velocidade da comunicação entre os membros da equipe do projeto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

     

    O project expeditor (facilitador) atua como assistente da equipe e coordenador da comunicação. Não tem poder de decisão.


ID
332239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos sujeitos envolvidos no desenvolvimento de projetos e às diferentes atribuições de funções no gerenciamento de projetos, julgue o   próximo  item.


Os principais interessados no planejamento de um projeto são o gerente, os membros do projeto, o cliente e o patrocinador; a comunidade e os fornecedores são considerados interessados secundários, dada a participação indireta desses elementos no processo de execução do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Os principais interessados no planejamento de um projeto são o gerente, os membros do projeto, o cliente e o patrocinador; a comunidade e os fornecedores são considerados interessados secundários, dada a participação indireta desses elementos no processo de execução do projeto. Resposta: Errado.

     

    Comentário: todos os Stakeholders são necessários.


ID
332245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando a importância do escopo de métrica de avaliação para a melhoria dos processos, julgue o item  seguinte, com base nos indicadores de desempenho contemplados no 6 sigma. 

O  processo é considerado reprodutível quando todos os inspetores, após a avaliação do mesmo item, atribuem a ele o mesmo valor.

Alternativas

ID
335623
Banca
IESES
Órgão
CRA-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação a sequência que as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços devem seguir:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Lei 8.666/93

     

    Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.


ID
337219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao projeto de produto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
337249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gerência da inovação e da gestão de projetos de desenvolvimento tecnológico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Modelo Linear x Modelo Interativo:

    Modelo linear:  o desenvolvimento, a produção e a comercialização de novas tecnologias são vistos como uma seqüência de tempo bem definida, que se origina nas atividades de pesquisa, envolvidas na fase de desenvolvimento do produto e leva à produção e, eventualmente, à comercialização.

    Pesquisa básica => Pesquisa aplicada => Desenvolvimento experimental => Produção => Comercialização.

    *Instituições de Pesquisa e Laboratórios (oferta de tecnologias) e Empresas (demanda de tecnologias).

    Modelo Interativo: procuram enfatizar o papel central do design, os efeitos de feedbacks entre as diversas fases do modelo linear e as diversas interações entre Ciência, Tecnologia & Inovação em todas as fases, superando a visão mais restrita do modelo linear sobre a dinâmica inovativa. 

    Mercado potencial <>feedback => Invenção e/ou concepção de projeto básico <>feedback => Projeto detalhado e teste <>feedback => Reprojeto e produção <>feedback =>Distribuição e comercialização <>feedback =>.

    Ciclo típico de desenvolvimento de novos produtos

    Ideia: identificar oportunidade

    Recursos: organizar recursos

    Pesquisa: investigação

    Patente: proteção da propriedade intelectual

    Design: criação de produto-piloto

    Desenvolvimento: tecnologia aprimorada

    Implementação: início de fabricação comercial

    Venda: novo produto colocado no mercado

    Serviço: relacionamento com o consumidor e feedback


ID
345073
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação ao planejamento organizacional, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
347872
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Determinado Gerente de Projetos solicitou de sua equipe que reunissem e organizassem todas as informações dos projetos concluídos, para que servissem de base de dados e conhecimento para o desenvolvimento de projetos futuros. Essa atividade corresponde a que fase da gestão de projetos?

Alternativas
Comentários
  • O Guia PMBoK 2004, orienta os gerentes de projetos a seguirem um Grupo de 44 Processos, contendo 5 (cinco) fases identificadas a seguir:

    1. Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde " damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

    2. Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

    3 - Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

    4 - Fase de CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.

    5 - Fase de ENCERRAMENTO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.


    Fonte: http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=14&canallocal=46&canalsub2=149&id=1355

    Letra E.
  • Segundo o PMBOCK, a fase de ENCERRAMENTO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado. GABARITO letra e)
  • Fase de Encerramento de Projeto => Esta fase proporciona a avaliação final (verifica se os objetivos foram cumpridos e se atendeu às expectativas dos interessados) e a identificação dos sucessos e erros que ocorreram, de modo que os primeiros sejam tratados como exemplos nos próximos projetos e, os últimos, evitados. Neste ponto, idealmente, o projeto já atingiu todas as metas previstas, entregou todos os produtos esperados e conseguiu resolver o problema proposto.

    Fonte:http://www.tenstep.com.br/br/Newsletter/AImportanciadoGerenciamentodeRisco.htm

  • Não entendi, em todas as definições que li a respeito inclusive no livro do Augustinho Paludo, fala em analisar erros e lições aprendidas no projeto em questão, ou seja, no projeto presente que foi encerrado. Não fala em juntar banco de dados dos projetos anteriores. 

  • pediu o nome da fase 

    se fosse o nome dessa ação feedback se encaixaria.

  • Lo livro de Paludo diz outra coisa O_o


ID
352453
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto aos sistemas de informações gerenciais:

Alternativas

ID
368323
Banca
FUNRIO
Órgão
ELETROBRAS-FURNAS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto,

DEVE

Balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, ele é realizado através de processos, usando todo o conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram saídas.

    Para que o projeto possa ser bem-sucedido, é preciso selecionar os processos adequados, dentro de um grupo de processo de gerenciamento e de projetos, que são necessários para atender aos objetivos do projeto.

    Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificações do produto de forma a atender aos requisitos do produto e do projeto, atender aos requisitos para satisfazer as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas e balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de ótima qualidade.



    Leia mais em: Gerenciamento de projetos: a aplicação de conhecimento http://www.devmedia.com.br/gerenciamento-de-projetos-a-aplicacao-de-conhecimento/28059#ixzz2dTOYvftE
  • O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através de processos, usando conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram saídas. 

    Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto deve: 

    • Selecionar os processos adequados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos (também conhecidos como grupos de processos) necessários para atender aos objetivos do projeto; 

    • Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificações do produto de forma a atender aos requisitos do produto e do projeto; 

    • Atender aos requisitos para satisfazer as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas; 

    • Balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco para produzir um produto de qualidade. 

    Fonte: http://www.poscivil.uff.br/sites/default/files/dissertacao_tese/microsoft_word_-_flaviodef.pdf


    A resposta é a letra "b" porque a afirmação traz apenas um dos critérios para que o projeto seja bem sucedido.

  • Eu hein...


ID
423139
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação a ciclo de vida de um projeto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. O custo de mudança é menor na fase de iniciação
    B) ERRADA. A fase seguinte pode depender de outros requisitos para ser iniciada
    C) ERRADA. A revisão deve ser realizada ao final de cada fase
    D) CERTA.
    E) ERRADA. Os custos são mais elevados na fase de execução

  • não entendi o porquê da letra E estar errada...

  • Explicando a letra E - Pra FCC custos aumentam (ACUMULAM) conforme o projeto se aproxima do fim. Não se fala do que vai gastar e sim o quanto já gastou. 

  • Ainda não consigo entender o erro da E :(

  •  

    a) O custo das mudanças e a capacidade de influência das partes interessadas aumentam com o tempo do projeto. ERRADO. O contrário: custo de mudar um projeto e de influenciá-lo é maior, logicamente, no seu início.

    b) O encerramento de uma fase autoriza o início formal da fase seguinte, procedimento que contribui para reduzir o tempo de duração do projeto. ERRADO. O ciclo de vida não é sequencial; ele é iterativo.

    c) Em geral, a revisão do trabalho realizado ocorre após a conclusão da fase final e serve para definir a aceitação dos produtos de todas as fases que compõem o projeto. ERRADO. A revisão de um projeto (onde você controlar, administrá-lo) ocorrerá na fase monitoramento e controle, fase que antecede o "encerramento" do projeto.

    d) O ciclo de vida de um projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final e é composto por uma fase inicial e outra final, além de uma ou mais fases intermediárias. CORRETA (ou melhor, a menos errada). Infelizmente até a letra "d", dada como gabarito, ao meu ver ainda apresenta incorreição, visto que o ciclo de vida é ITERATIVO, repete-se várias vezes em diversas fases do projeto; não há fases propriamente ditas e deve-se destacar que não é algo sequencial (isso invalida a letra "b"). Dizer que determinada fase é o início e outra determina o seu fim é "forçar a barra" mesmo. A menos errada é a "d".

    e) Os níveis de custos e de pessoal são elevados no início e caem gradativamente conforme o projeto avança para a fase final. ERRADA. De acordo com o livro "Administração Geral" do Rodrigo Rennó, o ciclo de vida do projeto para pessoas é assim: menor no início e fim do projeto. Então dizer que esse custo é alto no início já deixa a letra "e" como incorreta.

     

  •  

    a)O custo das mudanças e a capacidade de influência das partes interessadas aumentam com o tempo do projeto. (E)

                    ( aumenta)                                                  (diminue)

    b) O encerramento de uma fase autoriza o início formal da fase seguinte, procedimento que contribui para reduzir o tempo de duração do projeto. (E) uma fase pode começar sem o encerramento da outra.

    c) Em geral, a revisão do trabalho realizado ocorre após a conclusão da fase final e serve para definir a aceitação dos produtos de todas as fases que compõem o projeto. (E) a revisão ocorre em todas as fases.

    d) O ciclo de vida de um projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final e é composto por uma fase inicial e outra final, além de uma ou mais fases intermediárias. (C).

    e) Os níveis de custos e de pessoal são elevados no início e caem gradativamente conforme o projeto avança para a fase final. (E) (custos: qto mais avança, maiores serão)     (pessoal: Baixo no início e vai aumentando. Imagine a construção de um edíficio)

     

  • O Erro da letra "E"  está  em dizer que os Os níveis de custos e de pessoal são elevados no início , e na verdade ele são BAIXOS.

  • Rennó considerou a C e D corretas,mas vendo a análise dos colegas sobre a primeira, agora não consigo ver onde ele viu o acerto kkkk

  • O Livro do Rennó é incomplemo, me arrependi. 

     

  • a - custo da mudança aumenta durante a exeução e é menor no ínicio - errada

    b - as fases podem iniciar paralelamente -  errada

    c - a revisão deve ser feita a cada etapa realizada - errada

    d - certa

    e - os custos são mais elevados na fase de eecução

  • Um professor de concurso disse que a "C" era a correta e que a "D" estaria errada por citar uma ou mais fases, alegando que são apenas 5...

    D- O ciclo de vida de um projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final e é composto por uma fase inicial e outra final, além de uma ou mais fases intermediárias. 

    Aí eu me pergunto se um professor mega experiente em concurso ensina em vídeo, e eu assisto sem consultar aqui, como fica?

    Mesmo assim, a questão é muito confusa, meio que "holística", subjetiva...

     

    O comentário do Roberto Queiróz está equivocado, é o contrário...o custo é decrescente...


ID
456670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Risco pode ser conceituado como um evento inesperado
potencialmente causador de variação negativa em um resultado
almejado. A esse respeito, julgue os itens de 67 a 69.

Para fins de gerenciamento, imediatamente após a identificação do risco, a organização deve definir o tratamento a ser dado a ele.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    SELL (1995), divide o processo de gerenciamento de riscos em quatro fases: análise e avaliação dos riscos, identificação das alternativas de ação, elaboração da política de riscos e a execução e controle das medidas de segurança adotadas. Na primeira fase procura-se reconhecer e avaliar os potenciais de perturbação dos riscos; com a identificação das alternativas de ação ocorre a decisão quanto a evitar, reduzir, transferir ou assumir os riscos identificados; na fase de elaboração da política de riscos, estabelecem-se os objetivos e programas de prevenção. asseguramento e financiamento dos riscos; a última fase trata da execução das etapas anteriores e seu controle.

    O erro da questão está em afirmar que o tratamento a ser dado ao risco deverá ser IMEDIATAMENTE a identificação do risco.
  • Muito obrigado pelos esclarecimentos Ana.
  • Acredito que a questão está errada porque após a identificação do risco  é preciso fazer uma análise qualitativa e se preciso, uma análise quantitativa dos riscos, para somente após planejar a resposta (definir o tratamento a ser dado a ele). O projeto ficaria muito caro e o tempo curto caso se optasse por planejar uma resposta para cada risco. 
  • Processos da gerência de riscos (Gerenciamento de Projetos, PMBoK 4ª Edição , Grupos de Processos- Planejar o gerenciamento de riscos)
     
    - Planejar o gerenciamento de riscos
      Decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.
    - Identificar os riscos
      Determinar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características.
    - Realizar a análise qualitativa de riscos
       Priorizar riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
    - Realizar a análise quantitativa de riscos
      Analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
    - Planejar respostas a riscos
    Desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    fonte: Material do Prof. Gledson Pompeu, disponível em www.dominandoti.com.br
  • ERRADO.

    O PMBOK nos mostra uma sequência lógica para o tratamento do risco: 
    Identificar os riscos → Realizar análise qualitativa dos riscos → Realizar análise quantitativa dos riscos → Planejar respostas aos riscos
    Então, o gerente do projeto não pode simplesmente tratar o risco imediatamente após a identificação deste.

    Fonte: PMBOK
  • os riscos devem ser pensados antes de acontecerem e determinadas as maneiras de resolve-los caso venham a acontecer.

  • Já errei várias vezes essa questão. Para mim, analisar qualitativa e quantitativamente um risco é uma forma de definir o tratamento a ser dado a ele. Tudo o que se faz com um risco é uma forma de tratá-lo.

  • Processo da gestão de riscos

     

    avaliação( identifica e analisa)

    monitora

    tratamento

    comunicação

  • Matéria com grande carga de subjetividade, tô passando mal =/

  • O processo de gestão de riscos

    I- Escopo, Contexto, Critério;

    II- Identificação de Riscos;

    III- Análise de Riscos;

    IV- Avaliação de Riscos;

    V- Tratamento de Riscos

    NBR ISO 31.000/2009

  • Errado.

    após identificar, realizar a análise qualitativa (para priorizar os riscos) e em seguida uma análise quantitativa, então só depois vem a resposta aos riscos para decidir que tratamento dará..


ID
456673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Risco pode ser conceituado como um evento inesperado
potencialmente causador de variação negativa em um resultado
almejado. A esse respeito, julgue os itens de 67 a 69.

Brainstorming e a técnica Delphi são métodos adequados para a fase de identificação de riscos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA
    Os exemplos de técnicas de coleta de informações usados na identificação de riscos podem incluir: • Brainstorming. A meta do brainstorming é obter uma lista abrangente de riscos do projeto. A equipe do projeto normalmente realiza o brainstorming, freqüentemente com um conjunto multidisciplinar de especialistas que não fazem parte da equipe. Idéias sobre o risco do projeto são geradas sob a liderança de um facilitador. • Técnica Delphi. A técnica Delphi é um meio de alcançar um consenso entre especialistas. Nesta técnica, os especialistas em riscos de projetos participam anonimamente. Um facilitador usa um questionário para solicitar idéias sobre os riscos importantes do projeto. As respostas são resumidas e então redistribuídas para os especialistas para comentários adicionais. • Entrevistas. As entrevistas com participantes experientes do projeto, partes interessadas no projeto e especialistas no assunto podem identificar os riscos. As entrevistas são uma das principais fontes de coleta de dados sobre identificação de riscos. • Identificação da causa-raiz. Esta é uma investigação das causas essenciais dos riscos de um projeto. Ela refina a definição do risco e permite o agrupamento dos riscos por causas. É possível desenvolver respostas a riscos eficazes se a causa-raiz do risco for abordada. • Análise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (SWOT). Esta técnica garante o exame do projeto de cada uma das perspectivas da análise SWOT, para aumentar a amplitude dos riscos considerados.


    Bibliografia Livro - PMBOK – PMI
  • Os exemplos de técnicas de coleta de informações usados na identificação de riscos podem incluir: • Brainstorming. A meta do brainstorming é obter uma lista abrangente de riscos do projeto.
  • Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. A técnica pode ser adaptada para uso em encontros presenciais, sendo então denominada de mini-Delphi ou Estimate-Talk-Estimate (ETE). O método Delphi tem sido largamente utilizado para previsões empresariais e tem certas vantagens sobre outras abordagens de previsões estruturadas em mercados preditivos. A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos. Mas nem todos sabem o que é como aplicar essa técnica.
  • As  principais ferramentas para a identificação dos riscos são:
    • Brainstorming
    • Técnica Delphi
    • Entrevistas
    • Técnicas de diagramas (causa-efeito, fluxogramas, influências)
    • Análise SWOT
    (Informação retirada da apostila de Administração Geral para Administrador do MS - www.estrategiaconcursos.com.br)
  • Ferramentas e Técnicas para identificação de riscos.

    Revisões da documentação.

    Técnica de coleta de informações.

        - Brainstorming

        - Técnica Delphi

        - Entrevistas.

        - Identificação da causa - raíz.

        - Análise Swot.

    Análise da lista de verificação.

    Análise das premissas.

    Técnicas com diagramas

        - diagramas de causa e efeito.

        - diagramas do sistema ou fluxogramas.

        - diagramas de influências.


  • Método Delphi éhttp://regeusp.com.br/arquivos/C12-art05.pdf

  • Decifrando o PMBOK #003 - O que é e pra que serve a Técnica Delphi?VIDEO

  • Resuminho:

    -Risco é um evento ou condição incerta que pode ter um efeito positivo, negativo ou ambos.

    -O risco ocorre de forma integrada

    -O risco tem dois componentes primários: probabilidade de ocorrência do evento e o impacto ou efeito

    -Inclui os processos de:

    Planejar o gerenciamento dos riscos - criar EAR e a matriz de probabilidade dos riscos

    Identificar os riscos -brainstorming, técnica delphi, entrevistas, analise causa-raiz, check-list, Swot, causa e efeito, fluxogramas, etc.

    Análise- qualitativa(prioriza os riscos, combinação de probabilidade de ocorrência) e quantitativa(análise numerica)

    Resposta o risco - desenvolver ações. Estratégias negativas ou ameaças (prevenir, transferir, mitigar e aceitar) Estratégias positivas ou oportunidades (explorar, compartilhar, melhorar e aceitar) Estratégias de contingência (ações corretivas, gatilhos)

    Implementar as respostas planejadas

    Monitorar os riscos - acompanhar, monitorar riscos residuais,, avaliar eficácia do processos. Ferramentas: auditoria de riscos, medição de desempenho técnico e reuniões de acompanhamento.

    espero ter ajudado.

    fonte: livro de adm geral e publica. profa. Elisabete Moreira.


ID
456679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de gestão de projetos.

Adquirir e pagar um novo equipamento, desenvolver um sistema para atender a demanda específica, melhorar a qualidade de vida do corpo funcional, especificar novo parque tecnológico e contratar novos funcionários são exemplos de objetivos de projetos.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Os itens enumerados na questão não fazem parte dos objetivos do projeto e sim são caracteristicas principais dos projetos, tais como: temporalidade, objetividade, durabilidade, singularidade, progressividade, realizado por pessoas, envolvem recursos, planejamento, execução e controle
    Projetos são iniciativas únicas, com começo e fim definidos, para se atingir alguma meta o ojetivo. Podem ser tão simples com o "projeto para o final de semana" ou tão complexos como os da Nasa para lançar um foguete espacial. A finalidade de todo projeto é alcançar o resultado positivo previamente estabelecido: o objetivo do projeto.
    Fonte: Administração Pública - Agostinho Paludo
  • Márcia, como vc fez para chegar na conclusão de que essas características do projeto se referem exatamente ao que diz a questão, pois fazendo uma interpretação lógica se vê que a questão fala de finalidades, o que para mim parece objetivos. Quais seriam os objetivos da gestão por projetos?
  • Conceito
    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. É um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros prédefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

    Características:
    •  Empreendimento não repetitivo e não rotineiro (não são operações);
    •  Finitude: temporários, tem início, meio e fim (curto ou longo prazo), resultados duradouros;
    •  Foco: abrangência e escopo definidos;
    • Singular: produto, serviço único e exclusivo (a presença de elementos repetitivos não muda a singularidade);
    •  Limites: parâmetros de custo, recursos, qualidade e tempo;
    • Incerteza: por ser único e novo (planejar e controlar);
    • Elaboração progressiva: com sequência clara e lógica de eventos, em etapas, detalhado progressivamente;
    • Interdisciplinar: envolve multiespecialidades;
    • Realizado por pessoas.
    Os Projetos (resultados) permitem o alcance dos objetivos estratégicos (plano estratégico).

    Bons Estudos!
  • " ... Os objetivos de um projeto nascem do esclarecimento das necessidades que os clientes apresentam.  O esclarecimento das necessidades permite tornar evidentes os objetivos. Aqui estão exemplos de necessidades e objetivos:
    - Necessidade: evitar o bug do milenio.  Objetivo do projeto: reprogramar todas as máquinas.
    - Necessidade: aproveitar as oportunidades criadas pela expansão do mercado.  Objetivo do projeto: construir nova unidade industrial.
    - Necessidade: atender exigência feita pela escola para obter oprovação.  Objetivo do projeto: completar trabalho de conclusão do curso. ... " Introdução à Administração, Maximiano, 2008, pág. 497.
    Acredito que : desenvolver um sistema para atender a demanda específica, especificar novo parque tecnológico,  são exemplos de necessidades e não de objetivos.
  • Agradeço aos colegas o tempo que disponibilizou para explicar a questão, mas sinceramente, eu não entendi nada! Portanto:
    Se alguma pessoa caridosa faça a gentileza de esclarecer a "bendita" questão? Na verdade estou iniciando os meus estudos nesta matéria e muitas vezes não faz sentido. E o entendimento muito menos. 
  • Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre PMI - Gestão de projetos é só entrar no site da fundação Bradesco, que eles fornecem este curso de forma gratuita. Além de outros cursos. 
  • Tb n entendi muito bem a questão, mas acredito possa ser isso:

    A questão fala de exemplos de objetivos de projeto, e para mim são considerados exemplos objetivos:
    1º Adquirir e pagar um novo equipamento
    2º desenvolver um sistema para atender a demanda específica,
    3º especificar novo parque tecnológico
    4º contratar novos funcionários

    pois todos tem um inicio e um fim determinado. No entanto, melhorar a qualidade de vida do corpo funcional, para mim, n é um projeto, pois nunca terá um fim. Sempre alguém está buscando algo novo para melhorar a qualidade de vida do corpo funcional.

    Não sei se este raciocínio seria correto. Por favor, se alguém entendeu de outra forma me corrija.

  • Fala galera!!! Essa questão não é muito difícil basta considerar a característica fundamental dos projetos. De todas as alternativas apresentadas como projetos uma delas não pode ser considerada como tal: melhorar a qualdiade de vida do corpo funcional. Isso seria uma atividade contínua. Projetos tem início, meio e fim.
  • Colegas, acredito que a questões precisa apenas de um de olhar mais simplificado. Nesse tipo de questão, o CESPE quer saber se temos a capacidade de diferenciar, no caso pratico, um projeto de um processo. Por isso, concordo em parte com a resposta anterior. Só discordo no quesito que acredito estar errado. Para mim, "contratar um funcionario novo" não representa algo INOVADOR dentro de uma empresa, pois isto acontece constantemente. Para melhorar, exemplo de processo: empresa automobilistica constroi um carro. Projeto: empresa constroi um novo modelo de carro.

    Boa sorte a todos

  • Adquirir e pagar um novo equipamento, desenvolver um sistema para atender a demanda específica, melhorar a qualidade de vida do corpo funcional, especificar novo parque tecnológico e contratar novos funcionários são exemplos de objetivos de projetos.

    Acredito que estes itens sublinhados não poderiam ser objeto de projeto, já que são atividades realizadas com frequência pela empresa. Bom, não domino muito bem essa matéria e se tiver alguma coisa errada ai, corrigam, por favor. 
  • De acordo com o Guia PMBOK1 (Project Management Body of
    Knowledge em inglês, ou Guia do Conjunto de Conhecimentos em
    Gerenciamento de Projetos), um projeto é:
    “um esforço temporário empreendido para criar
    um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
    Já Caupin2 define um projeto como:
    “um processo único, consistindo de um grupo de
    atividades coordenadas e controladas com
    datas para início e término, empreendido para
    alcance de um objetivo conforme requisitos
    específicos, incluindo limitações de tempo, custo e
    recursos.”
    Portanto, um projeto é um esforço que, por definição, não tem uma
    ideia de continuidade ou tempo indeterminado. Desta forma, é algo que
    terá um tempo determinado de duração. Ou seja, se alguém começa um
    trabalho que não tem data para acabar, não pode chamar isso de um
    projeto3.

    fonte: rodrigo Reno
  • O gerenciamento por objetivos é uma filosofia administrativa que preconiza que uma organização deve ser gerenciada por objetivos ou metas. É necessário estabelecer objetivos realistas e não ser ambíguos, avaliar periodicamente se eles estão sendo atingidos e, se necessário, tomar ações corretivas.

    É uma abordagem sistêmica muito utilizada para dirigir e controlar projetos, alinhando as metas do projeto àquelas da organização, às subatividades organizacionais e às metas individuais. Uma regra prática é definir objetivos SMART.

    SPECIFIC - Específico

    MEASURABLE - Mensurável

    ACHIEVABLE - Realizável

    RELEVANT - Relevante

    TIME-FRAMED - Dentro de um prazo

    FONTE: Gerenciamento do escopo em projetos; Editora FGV, 2010.


    Portanto, podemos concluir que nenhum dos exemplos citados na questão é objetivo de um projeto, pois nenhum deles estabelece prazos e também não são mensuráveis.

  • Um projeto tem esforço TEMPORÁRIO empreendido para obter um resultado EXCLUSIVO e atinge um objetivo PARTICULAR.

    Adquirir e pagar um novo equipamento - É um projeto, pois é temporário e exclusivo

    Desenvolver um sistema para atender a demanda específica - É um projeto, pois é temporário e exclusivo

    Melhorar a qualidade de vida do corpo funcional - Não podemos chamar de projeto porque é um ciclo contínuo, ou seja, sem fim. São chamados de OPERAÇÕES.

    Especificar novo parque tecnológico - É um projeto, pois é temporário e exclusivo

    Contratar novos funcionários  - É um projeto, pois é temporário e exclusivo

  • Adquirir e pagar um novo equipamento, desenvolver um sistema para atender a demanda específica, melhorar a qualidade de vida do corpo funcional, especificar novo parque tecnológico e contratar novos funcionários são exemplos de objetivos de projetos. Resposta: Errado.

    Isso é uma das políticas de Gestão de Pessoas (Manter Pessoas).


ID
456682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de gestão de projetos.

Se for solicitado ao gerente de um projeto a redução no prazo de entrega de seu produto final, então, nesse caso, o gerente agirá com coerência se propuser alteração no escopo ou no custo do projeto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!
    As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:

    A restrição do tempo influencia o prazo até o término do projeto. A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo designa o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão freqüentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado, uma restrição apertada de tempo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido.

    A disciplina da gerência de projeto trata de fornecer as ferramentas e as técnicas que permitem a equipe de projeto, e não apenas ao gerente de projeto, organizar seu trabalho para lidar com essas variáveis.

    Tempo

    O tempo requerido para terminar os componentes do projeto é normalmente alterado quando se pretende baixar o tempo para execução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerência de projeto, é importante dividir o trabalho em diversas partes menores, de modo que seja fácil a definição das condições de criticidade e de folgas.

    Custo

    O Custo para desenvolver um projeto depende de diversas condições iniciais disponíveis para o desenvolvimento de cada projeto tais como: taxas labor, taxas materiais, gerência de risco, planta (edifícios, máquinas, etc), equipamentos e lucro.

    Escopo

    São as exigências especificadas para o resultado fim, ou seja, o que se pretende, e o que não se pretende realizar. A qualidade do produto final pode ser tratada como um componente do escopo. Normalmente a quantidade de tempo empregada em cada tarefa é determinante para a qualidade total do projeto.

    Essas variáveis podem ser dadas por clientes externos ou internos. A definição dos valores das variáveis remanescentes fica a cargo do gerente do projeto, idealmente baseada em sólidas técnicas de estimativa. Os resultados finais devem ser acordados em um processo de negociação entre a gerência do projeto e o cliente. Geralmente, os valores em termos de tempo, custo, qualidade e escopo são definidos por contrato.

    Bons estudos!

  • Na versão atual do PMBOK, tríplice restrição foi eliminada, passando a existir restrições do projeto que são elas: Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos e Riscos. Portanto, qualquer alteração em um desses itens certamente haverá restrições em um ou mais dos demais itens.

    Isto é conhecido também como "triângulo da gerência de projeto", ou "triângulo de restrições" onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Como comentado anteriormente, alguns profissionais entendem que a variável qualidade está separada do escopo e o definem como sendo uma quarta variável, considerando a, desta forma, como parte do triângulo de restrição triplo expandido. Outros autores defendem, ainda, como sendo a terceira variável do "triângulo de restrições", classificando o âmbito (escopo), como uma das áreas do conhecimento - gestão do âmbito (PMBOK).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

  • Exato ele citou 1 das estratégias de redução de tempo:

    1- Compressão ou Crashing - Trocar tempo por custo, gastar mais com mão de obra, máquinas, etc para acelerar o projeto.

    A outra estratégia é o paralelismo ou fast tracking, não exemplificado na questão, onde vários processos que seria realizados em separados são feitos em conjunto, diminuindo o tempo mas aumentando o risco.

    2- Alteração no escopo -  Tranquilo, se quer mais rápido pode propor entregar menos produtos.
  • Poizé, Rafael! Como os colegas já comentaram em algumas questões, essa matéria é um saco!!!
    Tudo é subjetivo. O cespe já é enjoado quando ele coloca aquelas leis, mesmo secas, nisso aqui é o cabaré de cego deles. Eu acerto e não sei por quê. Eu erro, continuo na dúvida. O bom é que todo mundo acha difícil, então não estamos ficando pra trás. Desabafo. =D

ID
456685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de gestão de projetos.

A declaração de escopo do projeto, dos principais documentos de projetos, contempla a autorização formal para início do projeto, que trabalhos deverão ser realizados e quais entregas deverão ser feitas.

Alternativas
Comentários
  • Errada- NÃO contempla a autorização formal para início do projeto.
    Uma declaração do escopo do projeto inclui:
    • Objetivos do produto e do projeto
    • Características e requisitos do produto ou serviço
    • Critérios de aceitação do produto
    •  Limites do projeto
    •  Entregas e requisitos do projeto
    •  Restrições do projeto
    •  Premissas do projeto
    •  Organização inicial do projeto
    •  Riscos iniciais definidos
    •  Marcos do cronograma
    •  EAP
    •  inicial
    •  Estimativa aproximada de custos
    •  Requisitos de gerenciamento de configuração do projeto
    •  Requisitos de aprovação.

    Fonte: PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
  • O documento que contempla a autorização formal para início do projeto não é a Declaração do Escopo do Projeto, mas sim o Termo de Abertura do Projeto.
  • Termo de Abertura do Projeto: documento que autoriza formalmente um projeto e concede ao gerente a autoridade para aplicar os recursos nas atividades.
    Declarações do Escopo: descreve em detalhes as entregas e o trabalho necessário e atualiza os documentos.
  • ESCOPO é sinônimo de OBJETIVO.


  • Notem que Escopo e Termo de Abertura são feitos em etapas diferentes, não podendo, portanto, este integrar aquele.

     
  • ERRADA.

    A declaração de escopo do projeto consta na fase de planejamento do projeto e a autorização formal para início do projeto consta na fase de iniciação do projeto.Portanto dizer que a declaração de escopo do projeto contempla a autorização formal para início do projeto  está errada.

  • errado, lógico. A declaração formal para início do projeto se dá na fase nr.1 (iniciação) através do T.A.P. (termo de abertura do projeto).

    A declaração de escopo (o que deve ser incluído) vem a ocorrer na segunda fase, a fase de planejamento.

  • AS CINCO FASES DO ESCOPO EM MINHAS ANOTAÇÕES

    INICIAÇÃO: RECONHECIMENTO FORMAL DO INICIO DO PROJETO E QUE DEVEM SER ALOCADOS RECURSOS PARA SUA EXECUÇÃO. CONSIDERA A DESCRIÇÃO DO PRODUTO, PLANO ESTRATÉGICO DA EMPRESA, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO PROJETO E INFORMAÇÕES HISTÓRICAS.

    PLANEJAMENTO DO ESCOPO: DESCRIÇÃO DETALHADA DOS REQUISITOS DO PRODUTO DO PROJETO.

    DEFINIÇÃO DO ESCOPO: AS ATIVIDADES QUE, EM ÚLTIMA ESTÂNCIA, CONSTITUIRÃO O PLANO DO PROJETO

    VERIFICAÇÃO DO ESCOPO: VERIFICAÇÃO ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE MENSURAÇÃO.

    CONTROLE DE MUDANÇAS DO ESCOPO: CONTROLE DAS MODIFICAÇÕES.

  • A declaração de escopo do projeto, dos principais documentos de projetos, contempla a autorização formal para início do projeto, que trabalhos deverão ser realizados e quais entregas deverão ser feitas. Resposta: Errado.


ID
456688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de gestão de projetos.

As informações sobre o que o projeto contemplará e o que não contemplará, entre elas produtos ou serviços, unidades organizacionais e fases de um processo, são apresentadas na declaração do escopo, no documento restrições do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Restrições do projeto: lista e descreve as restrições específicas do projeto associadas ao escopo do projeto que limitam as opções da equipe, como um orçamento predefinido ou datas impostas.
    Limites do projeto:identifica o que está incluído dentro do projeto e declara o que está excluído do projeto.

    PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
  • ITEM ERRADO

    Estaria no documento "limites do projeto"

    A declaração do escopo é uma parte importante do projeto. É usada para mostrar os resultados que um projeto irá gerar, bem como as condições e termos em que o trabalho será realizado. Antes do início do projeto, todos os envolvidos nele devem concordar com as premissas e termos da declaração do escopo. Estes incluem os proprietários do projeto e a equipe do projetos.

    Itens que compõem a declaração do escopo:

    • Justificativa  - Declara como e por que o projeto se originou e o escopo do trabalho esperado. Deve adicionar informações, como os requisitos do negócio com o qual está lidando e como quaisquer atividades relacionadas irão afetar o projeto.
    • Objetivos - Este componente da declaração do escopo discute os serviços, produtos ou resultados que se espera que o projeto produza. Estes também são conhecidos como produtos, ou “deliverables”. Definir os objetivos do projeto permite que se defina o escopo global do projeto.
    • Limites - Permite que se mantenha vários elementos separados, ou seja, explicita as coisas que estão relacionadas ao projeto e aquelas que não estão no escopo.
    • Descrição do escopo do produto - Esta seção da declaração do escopo descreve as funções e as características dos serviços, produtos e / ou os resultados que o projeto deverá gerar.
    • Critérios de aceitação do produto - Estas informações na declaração do escopo apresentam as condições e os processos necessários para que o tomador de decisão (ou cliente) concorde com serviços, produtos ou resultados concluídos.
    • Restrições - Definir as restrições que limitam o que se pode realizar no projeto, como e quando se  pode terminá-lo, e quanto vai custar.
    • Premissas - Esta parte da declaração do escopo do projeto destaca como a informação é tratada uma vez que o plano de escopo é iniciado, planejado e executado.
    Fonte: http://www.projectmanagers.net/
  • A declaração do escopo é uma parte importante de seus projetos. É usada para mostrar os resultados que um projeto irá gerar, bem como as condições e termos em que o trabalho será realizado. Antes do início do projeto, todos os envolvidos nele devem concordar com as premissas e termos da declaração do escopo. Estes incluem os proprietários do projeto e a equipe do projeto.

    Termo de Abertura do Projeto (TAP) ou Project Charter é o documento que autoriza formalmente o projeto e que reconhece a existência do mesmo. Dentre alguns itens, esse documento deverá conter as premissas, restrições e riscos do projeto.

    Premissas

    Premissas são suposições externas ao projeto, e normalmente estão associadas a um risco.

    É algo que normalmente não está sob controle interno do projeto e que se assume como verdadeiro para efeitos de planejamento.


ID
539914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A técnica de gerenciamento de projetos PERT consiste em classificar as tarefas componentes como sequenciais ou simultâneas, e diagramá-las numa rede de atividades sucessivas ou em paralelo, com o objetivo básico de identificar o(a)

Alternativas
Comentários
  • 2. Gráfico de Gantt. É um tipo de plano operacional igual ao cronograma simples,
    em que as colunas são predeterminadas em semanas,, dispensando a utilização
    de calendário para a sua execução.
    3. PERT (Program Evcduation Review Technique). A técnica de avaliação e revisão de
    programas é outro modelo de planejamento operacional. É bastante utilizada em
    atividades de produção e projetos de pesquisa e desenvolvimento. O modelo básico
    de PERT é um sistema lógico baseado em cinco elementos principais, a saber: uma
    rede básica, a alocação de recursos, as considerações de tempo e de espaço, a rede
    de caminhos e o caminho crítico. A rede básica é um diagrama de passos seqüenciais
    que devem ser executados a fim de realizar um projeto ou tarefa. A rede consiste
    em três componentes: eventos, atividades e relações. Eventos representam os
    pontos de decisão ou cumprimento de alguma tarefa (são os círculos do PERT com
    números dentro deles).

     

    C)


ID
546637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A partir dos histogramas, os valores acumulados, período a período, podem ser representados de forma gráfica, resultando no que se denomina

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E — 

    Curva S (https://quartaroli.wordpress.com/curva-s/)

    O que é CURVA S ? 

           Eficiente instrumento gerencial de acompanhamento de projetos. Por sua concepção é possível identificar claramente os desvios entre o planejado e o realizado, de forma instantânea. Pelo histórico e o status atual podemos visualizar tendências, uma vez que seus resultados contemplam todo o ciclo de vida do projeto . As informacoes abaixo sao relevantes e necessarias para a elaboracao da Curva de evolucao fisica e financeira de seu projeto. Por experiencia em projetos de diversos segmentos e variada complexidade,

    A forma da Curva :

               O desempenho das atividades que compõem o projeto ou empreendimento não ocorre de forma linear. Muitos são os fatores que contribuem para estes aspectos. O objetivo do projeto; o contexto no qual o projeto está sendo desenvolvido; a quantidade de recursos; tempo, dinheiro e o próprio planejamento, são alguns dos fatores que influenciam no desempenho do projeto. O trabalho executado, distribuído em um espaço de tempo, via de regra, aumenta gradativamente até atingir um máximo (que na maioria das vezes acontece entre 50% e 60% deste período), tornando a baixar gradativamente, até o término do empreendimento. O modelo matemático que melhor representa estes fatos é a curva de Gauss. A forma gráfica do somatório destas p

  • Letra (E).

    ----------

     a) Gráfico de Gantt.

          Gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto.

     

     b) Fluxograma.

          Representação da sequência lógica dos passos de realização de um processo ou atividade.

         

     c) Distribuição de Weibull.

          Usada para descrever o tempo de vida de produtos industriais. 

     

     d) Distribuição Normal.

          Mais importante distribuição na estatística, serve de aproximação para o cálculo de outras distribuições quando o número de observações fica grande.

     

     e) Curva S. [[GABARITO]]

          Consiste em medir objetivamente o desempenho e o progresso do projeto comparando custos (real e planejado) e valor agregado.

     

    ----------

    At.te, CW.

    Fontes:

    ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA. Administração Geral e Pública. Pág. 186. Editora JusPODIVM, 2016.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Gantt

    http://www.portalaction.com.br/confiabilidade/412-distribuicao-de-weibull

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Distribuição_normal

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_de_valor_agregado

  • e-

    Curva S é uma analogia à curva acentuada, indicando a curva de progresso de um projeto, a qual inicia em ponto do grafico, inclinando-se para cima em relação ao tempo e alinha-se com eixo x novamente no final, determinando eficiencia do projeto


ID
600421
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na Gestão de Projetos, é necessário planejar o cronograma das atividades a serem desenvolvidas e dimensionar os recursos necessários. O método do Diagrama de Precedência fornece uma rede do cronograma do Projeto, usando-se caixas para representar atividades, que são conectadas por setas que mostram as dependências entre elas.

Dentre as possíveis formas de dependência, a relação de precedência término para início é representada por

Alternativas
Comentários
  • Portanto, letra C. Veja o exemplo



  • questão apenas de decoreba... nãmm!
  • Também conhecido como ANN (Atividade no Nó), o MDP é utilizado no Método do Caminho Crítico (CPM) para a construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto, utiliza a seguinte notação:

    • Quadrados ou retângulos: nós que representam as atividades;
    • Flechas/Setas: conexões que indicam as relações lógicas que existem entre os nós.

    O MDP inclui quatro tipos de dependências ou relações lógicas:

    1) Término para Início (TI): o início da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora;

    2) Término para o Término (TT): o término da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora;

    3) Início para Início (II): o início da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora;

    4) Início para Término (IT): o término da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora.

    O desenvolvimento do MDP baseia-se na Lista das Atividades. No MDP, término para início é o tipo mais usado de relação de precedência.

    A tabela 01 apresenta um modelo de Lista das Atividades.

    Fonte: http://julianakolb.com/2011/03/28/metodo-do-diagrama-de-precedencia-mdp/

  • Pouquíssimas coisas no mundo do concurso não exigem memorização. 90% é decoreba mesmo, essa é a verdade.

  • Questão chata de fazer.

  • Uma forma interessante de entender essa questão do caminho crítico é lembrar do fluxograma dos cursos na faculdade, onde existem pré-requisitos que temos que cursar para partir para a próxima matéria, o caminho crítico é um junção de pré-requisitos, ou seja, etapa do projeto que depende que a outra tenha se encerrado para iniciar, paralelamente analisando o tempo de conclusão de cada etapa.

  • concordo com os adjetivos "chata"; "decoreba" e acrescento: "falta de criatividade"...uma questãozinha de graça

  • c-

    Método do diagrama de precedência (MDP)

    Tipos de precedência:

    Finish-to-Start (FS) ou Término para Início(TI): A ativida-de 2 não pode começar até a atividade 1 terminar.

    ativ1 -> ativ2

    Start-to-Start (SS) ou Início para Início (II): A atividade 2 não pode terminar até a atividade 1começar.

    Finish-to-Finish (FF) ou Término para Término (TT): A atividade 2 não pode terminar até a atividade 1 terminar.

    Start-to-Finish (SF) ou Início para Término (IT): A atividade 2 não pode terminar até a atividade 1 começar.


ID
604525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

O caixa gerado pela empresa é distribuído a acionistas e credores: os acionistas recebem dinheiro sob a forma de dividendos; os credores que emprestaram dinheiro para a empresa recebem juros e, quando o empréstimo original é devolvido, também recebem o pagamento do principal.

Alternativas
Comentários
  • NUNCA SERA O CAIXA QUE IRA REMUNERAR OS ACIONISTAS E SIM O LUCRO

  • Nao entendi bem essa parte destacada da questão: 

    "os credores que emprestaram dinheiro para a empresa recebem juros e, quando o empréstimo original é devolvido, também recebem o pagamento do principal."

    Alguém entendeu e se dispõe a explicar?


    valeu !
  • imagine a seguinte situação
    alguém pega 100,00 emprestado contigo
    a uma taxa de 1% ao mês
    e pagará ao fim do terceiro mês o montando total porém 
    nesse intervalo de tempo pagará somente os juros
    1º mês = 1,00 real Juros
    2º mês = 1,00 real Juros 
    3º mês = 1,00 real Juros + 100,00 montante principal 

    simples né :P
  • Apesar de ser o lucro que remunera o acionista e os credores ("contabilmente"), "operacionalmente" a contrapartida sai da conta caixa.

  • Gabarito - CERTO - Apesar de ser o lucro que remunera o acionista e os credores ("contabilmente"), "operacionalmente" a contrapartida sai da conta caixa. os acionistas recebem dinheiro sob a forma de dividendos; os credores que emprestaram dinheiro para a empresa recebem juros e, quando o empréstimo original é devolvido, também recebem o pagamento do principal.

  • A questão é confusa interpretativamente, gerando possibilidade de erro ao tentar prever se a questão é uma pegadinha ou não. "O caixa gerado pela empresa é distribuído a acionistas e credores". O caixa gerado pela empresa é utilizado não só para pagar os dividendos, como também para suas despesas operacionais, financeiras, amortizações e etc. Poderíamos então como o "FC" gerado do ponto de vista da análise de investimentos, mas mesmo neste caso, sabemos que poucas políticas dividendos têm como premissa o repasse de 100% do resultado. Questãozinha sem vergonha. Abraço

  • CORRETO. Os recursos gerados pelo negócio são distribuídos entre acionistas e credores, como visto acima.


ID
607051
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na etapa de encerramento de um projeto, o gerente deve analisar o plano de gerenciamento do projeto, as entregas aceitas e os ativos de processos organizacionais. Por meio da opinião especializada, pode(m) ser produzida(s):

I - a transição de produto, serviço ou resultado final;

II - as atualizações de ativos de processos organizacionais;

III - o registro da situação da configuração final.

O gerente deve produzir o que se apresenta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    informaçoes das saídas  mostrada na imagem que ilustra a seção 4.6 do guia PMBOK 5 ediçao

    4.6 Encerrar o projeto ou fase

    Encerrar o projeto ou fase é o processo de finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto para encerrar formalmente o projeto ou a fase. O principal benefício deste processo é o fornecimento de lições aprendidas, o encerramento formal do trabalho do projeto e a liberação dos recursos organizacionais para utilização em novos empreendimentos.

    Saídas:

    .1 Transição do produto, serviço ou resultado final

    .2 Atualizações nos ativos de processos organizacionais


ID
607087
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão de processos de negócio (BPM) exige um método sistemático e confiável de análise do impacto dos processos de negócio e de introdução de inovações.

PORQUE

O gerenciamento de um portfólio de processos de negócios, entre outros, analisa requisitos do cliente.

Analisando-se as afirmativas acima, conclui-se que

Alternativas

ID
631084
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

José Karisma, gestor de projetos da instituição pública ELEGE e sua equipe, traçou, em seu plano de gestão estratégica para o período 2011-2013, o projeto Gestão de Processos com o objetivo de estruturar o Escritório de Processos da instituição. Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • "O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto."

    Fonte:
    http://www.tenstep.com.br/br/TenStepPB/open/5.0.htm

    Não sei se foi muito elucidativo, mas acho que esse tipo de questão não possui resposta engessada num artigo de lei, por exemplo. Cabe ao candidato interpretar a situação e aplicar o conceito respectivo.

    Da passagem "Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho." pode-se inferir que, de fato, foi estabelecido praticamente todos os parâmetros necessários para que o projeto atingisse seu objetivo final, sendo concluído, portanto, com sucesso. Daí a resposta, creio, ser a alternativa A.
  • Esta matéria é muito cobrada em concursos na área de administração de empresas, o PMBOK. é um guia de gerenciamento de projetos.

    O Escopo seria a receita do bolo, onde constam todos os elementos e suas interações.

    Não é baseado em artigo de lei, mas sim no guia pmbok.

    Neste livro abaixo recomendado, é o que usualmente as bancas utilizam nesta matéria de Gestão de Projetos.

    LIVRO - Administração de Projetos - Antonio Cesar Amaru Maximiano Como transformar idéias em resultados

    5 estrelas por favor
  • O Gerenciamente de Escopo faz parte das 9 áreas do conhecimento da Gestão de Projetos. Qualquer projeto, do mais simples ao mais complexo, tem que considerar essas nove áreas para minimizar os riscos de fracasso, sendo elas:

    - Escopo
    - Custos
    - Tempo
    - Qualidade
    - Integração
    - Comunicações
    - Riscos
    - Recursos Humanos
    - Aquisições

    O Gerenciamento de escopo:  processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido. Consiste em coletar requisitos (definição da documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto), definir o escopo (descrição detalhada do projeto e do produto), criar EAP (Estrutura Analítica de Projetos, que seria uma subdivisão do projeto em componentes menores e gerenciáveis), verificar escopo (formalização da aceitação das entregas, feita pelo cliente), controlar escopo (monitoramento do progresso do escopo, feito pelo gerente do projeto)

    Espero que dê pra entender!

    Fonte: Aulas e apostila da professora Elisabete Moreira.
  • O Gerenciamento do Escopo do projeto consiste na descrição detalhada do projeto e do produto: não deve ser incluído nada além do necesário para a completa execução do projeto, e, por outro lado deve descrever com exação os processos de trabalhos que asseguram cada etapa de sua execução. Resumindo, descrevem-se todos os passos e ao mesmo tempo somente o necessário para a perfeita execução do projeto. Compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto.

    Fonte: Augustinho Vicente Paludo. Administração Pública.
  • Comentando um pouco sobre as nove áreas (Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições)  levantadas pela Polyana, elencadas pelo PMBOK, que envolve os aspectos envolvidos em um Projeto e no seu Gerenciamento:

    "Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos."

    Abs

    Fonte: PMBOK
  • De acordo com PMBOK, a Gestão do Âmbito do Projeto ou Gerenciamento do Escopo/Âmbito do Projeto  é composto dos processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso.
    Valeu.


  • LETRA A

     

    Q656819 O PMBOK é uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, que aborda áreas de conhecimento relativas a gestão de projetos, entre as quais, Gerenciamento de Escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto.

     

    Q361117 O PMBOK, uma das mais conhecidas publicações do Project Management Institute - PMI acerca da gestão por projetos, contempla nove áreas de conhecimento, entre elas: b) o gerenciamento do escopo, consistente na descrição detalhada do projeto e do produto, descrevendo os processos de trabalho que asseguram a execução do projeto.

  • Segundo o PMBoK, nenhuma das alternativas são FASES do projeto. Todas elas são áreas de conhecimento. São fases do projeto:

     

     - Início
    - Organização e preparação
    - Execução
    - Encerramento


ID
643228
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O ecossistema de gerenciamento de projetos está inserido em um contexto mais amplo, regido pelo gerenciamento de programas e de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    Questão sinistra! Conceituando

    Ecossistema- Relação entre elementos que constituem um ambiente. 

    Bem, competência é individual ou coletiva, mas intrínsica - não é relação
    Atividades- são atos 
    Processos- são partes de um método
    Propostas- São idéias

    É... portfólio até que que encaixa melhor.

    Um portfólio (português brasileiro) ou portefólio, porta-fólio (português europeu), é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa.
    O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.
    Sobre os projetos de um portfólio, espera-se algum tipo de retorno. Classes de portfólio como um conjunto de aplicações no mercado de ações (portfólio de investimentos), projetos exploratórios de empresas de petróleo (portfólio exploratório), imóveis (portfólio de bens) ou um portfólio de quadros e fotografias, são montados esperando-se um tipo de rendimento. Das três primeiras classes acima, o retorno é facilmente identificado como um retorno econômico. Já a última classe, além de venda de uma pintura ou fotografia, pode-se considerar um retorno intangível, aquele medido de forma indireta, tais como no campo social, de divulgação de uma imagem ou estilo pessoal.
  • Segundo o Professor Flavio Pompêo: 
      
        
    O termo programa caracteriza-se por ser um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Resumindo, um programa é um conjunto de projetos que se inter-relacionam.
    Já o portfólio é um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz, a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. Os projetos ou programas no portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.
  • Essa questão, apesar do tema não ser muito "disseminado" em concursos, exige conhecimento básico de Gerenciamento de Projetos.

    A questão trata do "Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos", o famoso PMBOK, editado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos-PMI, o qual formaliza diversos conceitos de Gestão (gerenciamento) de Projetos.

    Um desses conceitos é o de Gerenciamento de Programas, o qual é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do mesmo. Sendo que o PMBOK define Programa como: "um grupo de projetos relacionados, gerenciado de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente."

    Outro conceito do famigerado PMBOK rs é o Portfólio que refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos estratégicos de negócios. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser interdependentes ou diretamente relacionados.

    O gerenciamento de portfólios é o gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos estratégicos específicos de negócios.

    Gerenciamento de Programas e de Portfólios, juntos, formam um contexto mais amplo de gerenciamento de projetos chamado de Ecossistema de Gerenciamento de Projetos.

    Abs

    Fonte: PMBOK
  • Logo, de acordo com o PMBOK, o Gerenciamento de projetos compreende:
    • Gerenciamento de programas
    • Gerenciamento de Portfólios
    • Escritório de projetos

    Abraços!
  • Olá Pessoas!

    Resumidamente falando, a questão pede que o candidato tenha essa noção dos conceitos:


    Portfólios----> Conjunto de Programas ou de Projetos 

    Programas--->Conjunto de Projetos

    Projetos--->Conjunto de Subprojetos

    Sendo assim, em  sua acepção mais "AMPLA" quando se fala em projetos, ele está inserido ou no Programa ou no Portfólio.

    Para melhor visualização segue o gráfico:

     






  • Mais um comentário pertinente a questão:

    Fonte:http://gestaodeprojetos10.blogspot.com.br/2009/11/portfolio-programa-projeto-e-subprojeto.html 

     

    Portfólio, Programa, Projeto e Subprojeto

     
    Existe muita confusão com a definição dos termos portfólio, programa, projeto e subprojeto. Na sétima edição do seu livro Gerenciamento de Projetos : Estabelecendo diferenciais competitivos, Ricardo Vargas faz uma boa diferenciação e é em que me baseio para diferenciar os termos.
     
    Projetos , muitas vezes, precisam ser divididos em partes, ditos subprojetos, para facilitar o gerenciamento. Os subprojetos podem ser executados por terceiros e um arranjo deste tipo facilita o gerenciamento. Subprojetos não fazem sentido isoladamente.
     
    Programas  são grupos de projetos relacionados que são gerenciados e coordenados de modo integrado. obtendo os beneficios de um gerenciamento integrado facilitando o controle.
     
    Portfólio é um conjunto de programas e projetos e outros esforços que são agrupados para facilitar o atingimento de objetivos estratégicos. A execução dos componentes do portfólio é priorizada baseado na estratégia.
     
  • Eu desisti de estudar essa matéria (e também Gestão de Pessoas). Por mais que eu estude, sempre aparecem questões -- como essa -- das quais nem se eu tivesse 3 chances acertaria.
  • Projetos, Programas e Portfólios

    ecossistema de gerenciamento de projetos está inserido em um contexto mais amplo, regido pelo gerenciamento de programas e gerenciamento de portfólios, principalmente em organizações mais maduras em lidar com projetos. As estratégias, prioridades e o planejamento organizacional impactam a priorização de projetos com base em risco, financiamento e no plano estratégico da organização.

    O Guia PMBOK define um programa como um grupo de projetos relacionados, gerenciado de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Um programa pode incluir elementos de trabalho fora do escopo de projetos distintos nele. [PMI 2008, p. 9]

    Um projeto pode ou não fazer parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos. Enquanto projetos possuem objetivos definidos e específicos, programas possuem um escopo maior e visam benefícios mais significativos.

    O gerenciamento de programas é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do mesmo. [PMI 2008, p. 10]

    Já um portfólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos estratégicos de negócios. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser interdependentes ou diretamente relacionados. [PMI 2008, p. 8]

    gerenciamento de portfólios é o gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos estratégicos específicos de negócios. Ainda segundo o PMBOK, o gerenciamento de portfólios se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e que o gerenciamento do portfólio seja consistente e esteja alinhado às estratégias organizacionais. [PMI 2008, p. 9].


    http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html

  • O PMBOK também define padrões específicos ao Guia PMBOK. São eles:

    • Padrão para Gerenciamento de Programa - The Standard for Program Management — 2a Edição (em inglês)
    • Padrão para Gerenciamento de Portifólio - The Standard for Portfolio Management — 3a Edição (em inglês)
    • Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projetos Organizacionais - Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®) — 2a * Edição (em inglês)

  • e-

    Projetos grandes e complexos sao divididos em partes menores p/ facilitar administracao. Programas sao grupos de projetos RELACIONADOS. Podem usar mesmas tecnicas administrativas e recursos. Administracao coletiva > admnistracao individual.

    Portfolio é um conjunto de projetos ou programas com objetivos conectados, alinhamento operacoes com planejamento estrategico. 


ID
658654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir
conforme o PMBOK.

Plano de gerenciamento do escopo do projeto, declaração do escopo do projeto e estrutura analítica do projeto são ações que fazem parte da linha de base do escopo no gerenciamento do escopo do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa ERRADA

     

     

     

     

     

     

  • Gabarito: errado.

    Item indigesto, exige o conhecimento literal do PMBOK. Minha interpretação é que a banca construiu um argumento que misturou as categorias.


    Plano de gerenciamento de escopo e declaração do escopo fazem parte da categoria Planejamento do Escopo.

    Por outro lado, estrutura analítica do projeto faz parte da categoria Detalhamento do Escopo.


    Fonte: Tradução livre do PMBOK, V 1.0, disponibilizada através da Internet pelo PMI MG em maio de 2000.


ID
662128
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo Sommerville, o processo de planejamento de um sistema, dentre outras etapas, deve estabelecer os recursos a serem utilizados, efetuar a divisão dos serviços a serem executados por tais recursos e ajustar o cronograma dentro de tais fatores. Sobre a etapa de cronograma, é correto concluir:

Alternativas
Comentários
  • nao encontrei por que se o projeto usa tecnologia avançada, estimativas iniciais serão, na sua grande maioria, otimistas, mesmo que todas as eventualidades sejam consideradas.

  • Não conseguir compreender também... Gabarito: E


ID
666172
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Os processos de gestão de projetos são organizados em cinco grandes grupos:

Alternativas
Comentários
  • Os processos que compõem um projeto são: IPEME
    Iniciação
    Planejamento
    Execução
    Monitoramento e Controle/Encerramento

    RENNó

  • é o IPECE dos projetos


ID
680851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de projetos, julgue os itens
subseqüentes.

A elaboração de determinado projeto deve levantar alguns pontos fundamentais, tais como as atividades que comporão cada uma das ações, o público alvo e as estratégias de ação que serão tomadas, não se preocupando em definir uma justificativa do projeto, nem tampouco os indicadores de resultados — que devem ser definidos no momento de avaliação do projeto.

Alternativas
Comentários
  • ''A elaboração de determinado projeto deve levantar alguns pontos fundamentais, tais como as atividades que comporão cada uma das ações, o público alvo e as estratégias de ação que serão tomadas, (CORRETO) não se preocupando em definir uma justificativa do projeto, nem tampouco os indicadores de resultados — que devem ser definidos no momento de avaliação do projeto (ERRADO).''

     

     

    A DEFINIÇÃO/ESTABELECIMENTO/DECISÃO DE UMA JUSTIFICATIVA PARA A CRIAÇÃO DE UM PROJETO E O ESTABELECIMENTO DE INDICADORES DE RESULTADOS/DESEMPENHO É FEITO NA FASE DO PLANEJAMENTO, E NÃO NA FASE DA AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO/CONTROLE DO PROJETO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A elaboração de determinado projeto deve levantar alguns pontos fundamentais, tais como as atividades que comporão cada uma das ações, o público alvo e as estratégias de ação que serão tomadas, não se preocupando em definir uma justificativa do projeto, nem tampouco os indicadores de resultados — que devem ser definidos no momento de avaliação do projeto. Resposta: Errado.


ID
680854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de projetos, julgue os itens
subseqüentes.

Na elaboração de projetos, é imprescindível identificar os alvos e o público a serem alcançados e formular estudos de viabilidade. Na fase de implantação, são identificados os responsáveis pelo projeto e é definido um cronograma.

Alternativas
Comentários
  • eita que lembro dessa prova, faz tempo!!! de lá pra cá são 11 anos nessa batalha...apesar de ter conquistado meu cargo público essa luta foi de 6 anos até ser nomeado...de lá pra cá venho buscando novas aprovações...é , é assim mesmo, para quem tem trabalho de 40 com ponto digital filhos e outras obrigações, o tempo para se alcançar uma vitória é mais demorado, mas vale a pena...porque o tempo vai passar de qualquer jeito, então porque esperar o tempo passar só porque está distante? comece firme hoje. Aliás se você não começar hoje, daqui dez anos vai estar na mesma posição que hoje, e ai o tempo não passou do mesmo jeito??

  • A IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E A DEFINIÇÃO DO CRONOGRAMA É FEITO NO PLANEJAMENTO, E NÃO NA IMPLANTAÇÃO/EXECUÇÃO DO PROJETO.

     

    Na elaboração de projetos, é imprescindível identificar os alvos e o público a serem alcançados e formular estudos de viabilidade.(CORRETO) Na fase de implantação, são identificados os responsáveis pelo projeto e é definido um cronograma. (ERRADO)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Na elaboração de projetos, é imprescindível identificar os alvos e o público a serem alcançados e formular estudos de viabilidade. Na fase de implantação, são identificados os responsáveis pelo projeto e é definido um cronograma. Resposta: Errado.

    Na fase do planejamento.


ID
694291
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

São características do ciclo de vida do projeto:

I. Início do projeto; organização e preparação; execução do trabalho do projeto e encerramento do projeto.

II. Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo na fase de exe- cução e caem na fase de finalização do projeto.

III. A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores durante o início do projeto, reduzindo-se ao longo de sua vida.

IV. Os custos das mudanças e correções de erros diminuem conforme o projeto se aproxima do término.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”. De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:

    • Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos (deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais;
    • No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;
    • O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento;
    • Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos);
    • Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;
    • Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança;
    • A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança;
    • Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas, em padrões.
  • Ao descrever um ciclo de vida de um projeto, ele pode ser tanto genérico quanto bem detalhado, podendo nesse caso incluir formulários, gráficos, lista de verificações, etc. Apesar dessas particularidades, os ciclos de vida do projeto têm algumas características em comum: as fases geralmente são seqüenciais e definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega de componente técnico; Item II) os níveis de custo e pessoal no inicio são baixos, atingindo o valor máximo nas fases intermediárias, e voltam a cair conforme o projeto vai chegando ao seu final; Item III) no início, o nível de incertezas é maior, conseqüentemente os riscos de não atingir os objetivos ao qual o projeto se propôs também, as incertezas vão diminuindo conforme o projeto é desenvolvido e seu término se aproxima; no início do projeto, é mais alta a capacidade das partes interessadas influenciarem as características finais do produto e seu custo final. Conforme o projeto continua, esses valores tornam-se menores. Item IV) O que contribui para esse fenômeno é que o custo das mudanças e a correção de erros AUMENTAM conforme o projeto prossegue.Resumindo, no início há maior influencia das partes interessadas.
    Fonte http://www.oficinadanet.com.br/artigo/2197/pmbok_guia_do_conjunto_de_conhecimentos_em_gerenciamento_de_projetos_ciclo_de_vida_e_organizacao_do_projeto
  • É interessante entendermos como certas variáveis geralmente se comportam ao longo do ciclo de vida do projeto, de acordo com o PMBOK:
    níveis de custo e pessoal: são baixos no início, atingem o valor máximo durante as fases intermediárias e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado. 
    nível de incertezas: é mais alto no início do projeto, quando o risco de não atingir os objetivos é maior. A certeza de término geralmente se torna cada vez maior conforme o projeto continua.
    • A capacidade das partes interessadas de influenciarem as características finais do produto do projeto e o custo final do projeto é mais alta no início e torna-se cada vez menor conforme o projeto continua. Contribui muito para esse fenômeno o fato de que o custo das mudanças e da correção de erros geralmente aumenta conforme o projeto evolui.

    Ponto dos Concursos
    Flávio Pompeo
     
  • Ciclo de Vida de Projeto

    O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”. De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:

    • A definição de um projeto é clara quando menciona ter " um início e fim determinado".
    • Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos (deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais;
    • No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;
    • O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento;
    • Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos);
    • Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;
    • Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança;
    • A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança;
    • Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas, em padrões.
  • Não são 5 fases ? 
    - Iniciação ( = Preparação)
    - Planejamento ( = Estruturação = Organização)
    - Execução
    - Monitoramento e controle
    - Encerramento
  • Márcia, também fiz o mesmo questionamento que vc, só acertei porque tinha certeza que os itens II e III estavam certos e que o IV estava errado.
  • Para quem ficou com dúvidas na letra A

    Os projetos têm diversas fases, desde seu início até seu final. Este
    conjunto de fases é chamado de ciclo de vida do projeto. Este é composto das fases: início do projeto, organização e preparação, execução e encerramento.

    Fonte: Rodrgio Renno
  • O professor Rodrigo Rennó explica que os projetos têm diversas fases, desde seu início até seu final. Este conjunto de fases é chamado de ciclo de vida do projeto. Este é composto das fases: início do projeto, organização e preparação, execução e encerramento e geralmente são sequenciais.
    Já o gerenciamento de projetos é segmentado em cinco estágios ou grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, controle (ou monitoramento e controle ) e encerramento, de acordo com o PMBOK. E ainda completa:"Uma “pegadinha” comum nas provas é tentar confundir a sua cabeça misturando os grupos de processos ou perguntar se eles são fases do projeto. Não caia nessa! Estes processos não são, necessariamente, sequenciais. Alguns podem ocorrer ao mesmo tempo, principalmente os processos de monitoramento e controle e os processos de execução. Afinal, não
    deixamos de monitorar a execução, não é mesmo? Os processos no gerenciamento de projetos são iterativos, pois são executados diversas
    vezes e em várias etapas ou fases do projeto
    ." Deu para compreender a diferença?
    Resumindo PMBOK:
    -4 fases, em geral sequenciais (ciclo de vida do projeto):início do projeto, organização e preparação, execução e encerramento
    -5 estágios ou grupos de processo, em geral não sequenciais (do Gerenciamento do projeto):iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
    Bons estudos!
  • Gabarito: C

    De acordo com o PMBOK: 
     
    •  níveis  de  custo  e  pessoal:  são  baixos  no  início,  atingem  o  valor  máximo 
    durante  as  fases  intermediárias  e  caem  rapidamente  conforme  o  projeto  é 
    finalizado. 
    • nível de incertezas: é mais alto no início do projeto, quando o risco de não 
    atingir os objetivos é maior. A certeza de término geralmente se torna cada 
    vez maior conforme o projeto continua. 
    •  A  capacidade  das  partes  interessadas  de  influenciarem  as  características 
    finais do produto do projeto e o custo final do projeto é mais alta no início e 
    torna-se cada vez menor conforme o projeto continua. Contribui muito para 
    esse fenômeno o fato de que o custo das mudanças e da correção de erros 
    geralmente aumenta conforme o projeto evolui.
  • Ciclo de Vida dos Projetos:
    ·         Composto por 4 fases que geralmente são sequenciais, mas eventualmente podem se sobrepor. São elas:
    1. Início do Projeto;
    2.  Organização e Preparação;
    3. Execução do Trabalho do Projeto;
    4. Encerramento do Projeto.

    ·         O projeto tem início quando alguma necessidade, problema ou oportunidade é identificada. Após, passa pelo desenvolvimento da solução para estas necessidades e avança na implementação desta solução, até a finalização do projeto.
    ·         Quanto mais avançarmos numa fase, maiores são os custos acumulados. O contrário ocorre com os riscos: quanto mais avançarmos numa fase, menores são os riscos de insucesso.
    ·         A utilização das pessoas geralmente começa num nível mais baixo, vai aumentando com o passar do tempo e depois cai novamente, até o encerramento do projeto. O mesmo ocorre com os gastos.
    ·         No que diz respeito às alterações no projeto, no início o custo é baixo e a possibilidade de se alterar algum aspecto é alta.

    Tirei essas informações de um resumo que fiz da apostila de Rodrigo Rennó pro Estratégia Concursos. Espero que ajude!
  • Cara marcia regina  essas são as 5 fases do GERENCIAMENTO DE PROJETOS na gestão de projetos.

    De acordo com o PMBOK, o gerenciamento de projetos têm 5 fases (ou grupo de processos):

    Iniciação: Fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamentos e cronogramas, a equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura.Planejamento: Estudos e análises,recursos e o detalhamento do plano.Execução: Execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.Controle: Monitoramento, controle e modificações.Finalização: Aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.

    Fontes: Administração geral para Concursos - Rodrigo Rennó 

    http://blog.lellis.info/2013/03/05/as-cinco-fases-de-gerenciamento-de-projetos-segundo-o-pmbok/

  • Pelo jeito, a FCC levou em consideração um recorte feito do PMBOK. Entretando, já vi 2 professores dizendo que os custos de um projeto vão sempre aumentar. O professor Rennó diz "Quanto mais avançamos em uma fase, maiores são os custos acumulados em um projeto."

    A questão, por sua vez, fala que "Os níveis de custo são baixos no início, atingem um valor máximo na fase de execução e CAEM na fase de finalização do projeto."

    Alguém poderia explicar melhor?

    obrigado



  • IV. Os custos das mudanças e correções de erros diminuem conforme o projeto se aproxima do término. CERTA - não concordo com a banca, os custos vão diminuindo sim. A banca considerou os CUSTOS ACUMULADOS, muita maldade.
     

  • Felipe Rocha,

     

    Você está certo ao dizer que os custos acumulados são sempre maiores conforme avançamos no projeto mas entendo que a alternativa II está correta exatamente porque era possível perceber que ela estava se referindo a cada fase separadamente, e não acumuladamente.  No início o projeto costuma ter apenas um grupo menor definindo o projeto. Quando entra na fase de execução esse grupo costuma aumentar significativamente e é nessa fase que são feitas as aquisições necessárias para o projeto (equipamentos, softwares, etc), por isso os gastos são bem maiores. Na fase de finalização, novamente o grupo costuma ser reduzido e não há mais aquisições a serem feitas.

     

    Fabiana Pereira,

     

    Já em relação a alternativa IV eu concordo contigo e tenho quase certeza que já vi uma prova considerar essa afirmação como certa (só não me lembro onde para trazer aqui). Essa afirmativa de fato pode ser interpretada de duas formas e por isso é aquele tipo de maldade da banca que faz com que ela possa justificar de qualquer forma o gabarito que escolher:

     

    1. A primeira forma é considerar a tendência das mudanças que costumam ocorrer a medida que o projeto avança. No início o projeto não tem praticamente definição nenhuma, então mudanças nessa fase podem alterar completamente seu rumo e dessa forma alterar completamente seus custos também. Já a medida que o projeto avança a tendencia é que as mudanças sejam menores, apenas pequenas correções, pois o projeto já está bem definido. Nesse caso a alternativa IV estaria CERTA.

     

    2. A segunda forma é considerar mudanças radicais que, apesar da tendências das mudanças serem menores a medida que o projeto avança, eventos críticos que alteram completamente o projeto podem ocorrer em qualquer uma de suas fases. Isso pode ocorrer por um erro de avaliação que aconteceu já no início do projeto (só percebido mais adiante) ou por mudanças no cenário externo que não são controlados pela empresa. Nesse caso sim o custos seriam maiores a medida que o projeto avança pois mais dinheiro já teria sido investido e pouco seria aproveitado pelo fato da mudança ser radical. Nesse caso a alternativa IV estaria ERRADA que foi o que a banca considerou.

     

    Eu até acho que se a banca tivesse usado apenas a palavra correções na frase as pessoas tenderiam a pensar mais da primeira forma que eu coloquei (algo menor, pequenos ajustes). Já a palavra mudança lembraria mais a segunda forma (algo maior, mais radical). o problema é que a banca usou as 2 palavras na frase.

     

    Bons estudos!

     

  • As pessoas que estão estudando há mais de um ano, podem resolver esta questão apenas fazendo um paralelo com seu PROJETO SERVIDOR PÚBLICO:

    I. Início do projeto; organização e preparação; execução do trabalho do projeto e encerramento do projeto. CERTO


    II. Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início (o concurseiro iniciante ainda nem sabe o que vem pela frente) atingem um valor máximo na fase de execução (surge a necessidade de gastos com materiais de estudo, canetas, marcadores, viagens, etc.) e caem na fase de finalização do projeto (o concurseiro já se encontra em algumas listas de aprovação e aguarda sua nomeação). CERTO.


    III. A influência das partes interessadas (família, amigos) os riscos e as incertezas são maiores durante o início do projeto, reduzindo-se ao longo de sua vida (após ficar sabendo das histórias de vida, de ler livros sobre concursos, o concurseiro reduz suas incertezas tornando-se mais consciente sobre este universo) CERTO.

    IV. Os custos das mudanças e correções de erros diminuem conforme o projeto se aproxima do término. (ERRADO - Ao contrário, imagine se, com milhares de reais gastos em passagens e materiais de estudo, resolva simplesmente mudar o foco para outro concurso. Quanto mais o projeto do concurseiro se aproxima do fim, mais "loucura" seria desperdiçar o que foi gasto e mudar de foco).

  • LETRA C

     

    Segundo Paludo (2017) “Os custos e atividades são diferentes durante o ciclo de vida: as partes interessadas influenciam mais no início do projeto; assim como as incertezas e riscos também são maiores no início; já as despesas com pessoal são maiores durante a execução; assim como em regra os demais custos também são maiores durante a execução; e na reta final as atividades e custos são reduzidos drasticamente. Alterações/mudanças não devem ser feitas na fase final, pois, além do alto custo, podem desconfigurar o projeto. 

  • A primeira afirmativa está correta. Os projetos são compostos das
    seguintes fases: início do projeto, organização e preparação, execução e
    encerramento.


    A segunda frase também está certa. Normalmente, os projetos
    começam com poucos profissionais envolvidos e com um investimento
    menor de capital. Isto vai aumentando com a execução do projeto.
    Finalmente, quando o projeto vai chegando na fase do encerramento as
    pessoas vão sendo desligadas e o “grosso” do investimento já foi feito.


    A terceira frase também está correta, pois os riscos são maiores
    quando o projeto está no seu início. A chance de um stakeholders
    influenciar também é maior, pois as mudanças não seriam tão caras.


    Por este mesmo motivo, a última frase está errada. Os custos das
    mudanças em um projeto vão aumentando com o passar do tempo, e não
    reduzindo. Assim, o gabarito é mesmo a letra C.


ID
705205
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Indique o conceito que NÃO se relaciona com técnicas clássicas de estimativas para o desenvolvimento de software em cascata.

Alternativas

ID
706708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir.


A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
    Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor.

    Portanto, deve ser vantajoso para ambos.



    Fonte:http://www.admpublica.com.br/artigos/?p=110
  • Acredito que no edital deste concurso deve ter sido explicitado o item Certificações de Qualidade, em específico as normas ISO.

    A norma ISO 9000:2000 possui 8 princípios que devem nortear a empresa.

    Notadamente no princípio 8 temos o seguinte:

    Princípio 8 - Relacionamento com fornecedores visando o benefício mútuo
    As organizações e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefício mútuo amplia para ambos a possibilidade de agregar valor.

    Fazendo um paralelo, é o princípio ganha-ganha, cunhado pelo auto do livro dos "7 hábitos das pessoas altamente eficazes"

    Ganha-Ganha é um estado de espírito que busca constantemente o benefício

    mútuo em todas as interações humanas. Todas as partes se sentem bem com a

    decisão; de fato, o objetivo final é, em geral, a melhor maneira. Se o Ganha/Ganha

    não é possível, então a alternativa é Nada Feito. Para criar estes benefícios mútuos,

    exige-se muita coragem e consideração, especialmente se a outra parte está

    pensando Ganha/Perde

  • A ISO 9000:2000 busca auxiliar os gestores na implementação de um sistema de qualidade, indicando os princípios e fundamentos deste sistema. Dentro desta ideia de gestão da qualidade, a negociação “ganha perde” com os fornecedores não é incentivada, muito pelo contrário.  
    O que é visto como ideal neste  sistema é um relacionamento “ganha-ganha” com os fornecedores, em que existe uma troca maior de informações e um relacionamento mais harmonioso e de longo prazo. 

    Deste modo, o gabarito da questão é mesmo errada.


    Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
  • O enunciado desta questão está formulado de maneira incorreta. Nenhuma organização pode ser certificada na norma ABNT NBR ISO 9000:2005 , pois a mesma descreve os fundamentos dos sistemas de gestão e a terminologia a ser usada neles.
    A norma certificável em questão é a ABNT NBR ISO 9001:2008
  • ISO 9000:1994

    Essa norma continha os termos e definições relativos à norma ISO 9001:1994. Não é uma norma certificadora, apenas explicativa, dos termos e definições da garantia da qualidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Um dos princípios básicos da norma ISO 9000:2000 é o de que o relacionamento entre a organização e seu fornecedor deve ser mutuamente benéfico, ou seja, deve ser uma relação ganha-ganha. Assim, a questão está incorreta quando afirma que a organização deve buscar uma situação mais vantajosa para si em detrimento dos fornecedores, caracterizando uma relação ganha-perde.
  • Um dos princípios básicos da norma ISO 9000:2000 é  o de que o 

    relacionamento entre a organização e seu fornecedordeve ser mutuamente 

    benéfico, ou seja, deve ser uma relação ganha-ganha. 

    Assim, a questão está incorreta quando afirma que aorganização 

    deve buscar uma situação mais vantajosa para si em  detrimento dos 

    fornecedores, caracterizando uma relação ganha-perde. 

    Fonte:

    Administração Geral e Pública para 

    Analista do Seguro Social (código ADMIN) do INSS 

    Teoria e Exercícios - Prof. Carlos Xavier – Aula 13

    www.estrategiaconcursos.com.br

  • A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores. Resposta: Errado.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó 

    Negativo. Estas normas buscam implementar sistemas de qualidade. E um dos princípios da gestão da qualidade é a parceria entre fornecedores e clientes – o que chamamos de processo “ganha-ganha”.  

    Não devemos “espremer” nossos fornecedores, pois assim eles farão o mesmo quando puderem e o resultado será uma disputa em que o cliente será sempre prejudicado.  

    Na  relação  “ganha-ganha”  existe  uma  troca  maior  de  informações  e  um  relacionamento  mais próximo e de longo prazo entre fornecedor e cliente.


ID
713209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo o PMBOK 4a edição, os 42 processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias, ou grupos de processos, e nove áreas de conhecimento.
A correspondência entre esses processos, dentre os relacionados abaixo, e os respectivos grupos de processos/ áreas de conhecimento se dá em

Alternativas
Comentários
  •  a)Desenvolver plano de gerência de projeto - Gerenciamento de Integração do Projeto.

     b)Estimar custos - Gerenciamento de Custos.

     c)Verificar escopo - Gerenciamento de Escopo do Projeto.

     d)Reportar o desempenho - Gerência de Comunicações do Projeto.

     e)Identificar as partes interessadas - Gabarito

     

    Fonte: Guia PMBOK® 4a edição

  • e-

    Identificar stakeholders tambem é o 1° processo da nova área do conhecimento: gerecimaneto de stakeholders, o que tambem inclui planejar gerenciamento de stakeholders, gerenciar as partes e controlar seu envolvimento

  • PMOK já está na sexta edição....


ID
733348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos, julgue os itens a seguir.

A avaliação de um projeto deve ocorrer em função da simetria entre o planejamento e os resultados alcançados pelo projeto.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Um projeto prevê uma entrega final, bem definida, na qual se exige um planejamento detalhado para sua efetivação. Como avaliar o sucesso de um projeto?

    A entrega final atende plenamente a todo o planejamento definido? Se sim, houve sucesso.


ID
733390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Manual de Oslo.

Os resultados do esforço de inovação sobre o desempenho geral devem ser medidos com base em dados relativos ao início e ao final de um período de dois anos, em indicadores como vendas, exportações, número de empregados e margem operacional.

Alternativas
Comentários
  • Os resultados do esforço de inovação sobre o desempenho geral devem ser medidos com base em dados relativos ao início e ao final de um período de dois anos, em indicadores como vendas, exportações, número de empregados e margem operacional. Resposta: Errado.

    Não há prazo certo porque se não o projeto estaria comprometido.


ID
733393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Manual de Oslo.

Na mensuração dos gastos com inovação, a abordagem pelo objeto inclui o gasto total com inovações tecnológicas, inclusive aqueles com projetos abortados ou em andamento.

Alternativas
Comentários
  • Na mensuração dos gastos com inovação, a abordagem pelo objeto inclui o gasto total com inovações tecnológicas, inclusive aqueles com projetos abortados ou em andamento. Resposta: Errado.


ID
764134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O método do caminho crítico, ferramenta que auxilia o gerente a realizar o seu trabalho, tem por objetivo identificar, entre as diversas fases de um projeto, a de maior desembolso financeiro.

Alternativas
Comentários
  • O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo.

    O Método do Caminho Critico (CPM - Critical Path Method) é um dos vários métodos de análise de planeamento de projectos. O CPM está directamente ligado no planejamento do tempo, com o objectivo de minimizar o tempo da duração total do projecto. As actividades ou tarefas críticas definem assim o caminho crítico, ou seja, revela a sequência de tarefas que condicionam a duração total do projecto. Com isto, fornece também informação útil para que com isso se possa elaborar um projecto atendendo aos recursos necessários em função das restrições aliadas às tarefas críticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projecto (Tavares et al., 1996, p. 109)

  • O erro estaria em dizer "maior desembolso fiananceiro"? Seria no caso "menor desembolso financeiro"?
  • Apesar do comentário anterior definir muito bem o que É o método, não trata, como disse o colega acima, do ponto nevrálgico da questão... Fiquei sem saber o que está errado também. Poderia ser, como o colega pensou, tanto a questão do dinheiro como, por exemplo, este método ter o tempo como objetivo primário... Mas seria bom algum comentário de um expert que atacasse o ponto central da questão.
  • Meninos, 

    O Mário fez um excelente comentário. A questão erra ao afirmar que o método do caminho crítico identifica as fases de maior desembolso financeiro. Isso não é verdade!
    Esse método analisa as fases que não possuem flexibilidade de mudança de data e devem ser concluidas dentro do prazo previsto inicialmente no projeto. Pois, se tal atividade atrasa, o projeto não será concluido dentro do prazo estimado inicialmente. 
    Por exemplo, se o projeto é a construção de um edifício. A fase se construção da base é crítica e não poderá atrasar, já que todas as fases seguintes dependem dessa etapa para que o projeto seja concluido dentro do cronograma estimado.
  • O método do caminho crítico é utilizado para encontrar a melhor opção, considerando os elementos de custo e tempo. Então se a questão menciona maior gasto, não pode ser considerada a melhor opção.

    Abraços 
  • Quando se trata de Projetos, deve-se pensar nos três pilares: Tempo, Custo e Escopo.
    A questão trata do Método do Caminho Crítico que é um método ao qual o Gerente percorre todos os processos do projeto, visando minimizar o tempo e, consequentemente, menor custo a ele.
    A questão está ERRADA pois, fala que o método tem por objetivo identificar a fase de maior desembolso financeiro, quando na verdade, ele tente tenta identificar a fase de menor desembolso financeiro, implementando-a, dando menor custo ao projeto.
  • Peraí,

    Acho que estão complicando demais a coisa.
    No PMBOK 2004, página 145 traz uma explicação sobre o método do caminho crítico. O que é? É um método para calcular a data provável do início e do fim das atividades do cronograma (duração da atividade, relacionamentos lógicos, atrasos, etc), não leva em consideração quaisquer LIMITAÇÕES DE RECURSO.

    Logo o método se relaciona a tempo e não a gastos.

    Abraços!
  • "entre as diversas fases de um projeto, a de maior"

    Na minha opinião, aí que está o erro da questão. O caminho crítico não é uma análise das fases de um projeto separadamente, e sim do projeto como um todo.
  • O Caminho Crítico é o caminho mais longo, por isso deve ser seguido sem variações, ele não admite folgas na execução.

  • Na administração, mais especificamente na área de gerenciamento de projetos, caminho crítico (do inglês CPM - Critical Path Method)

    Matematicamente, uma tarefa é crítica quando o tempo mais cedo da tarefa é igual ao tempo mais tarde que a tarefa pode ter sem alterar a data final do projeto. O valor do tempo mais cedo (Time Earlier) e do tempo mais tarde (Time Later) pode ser calculado através do diagrama de Rede AON (Activity on nodes).



    O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo.



    O Método do Caminho Critico (CPM - Critical Path Method) é um dos vários métodos de análise de planeamento de projectos. O CPM está directamente ligado no planejamento do tempo, com o objectivo de minimizar o tempo da duração total do projecto. As actividades ou tarefas críticas definem assim o caminho crítico, ou seja, revela a sequência de tarefas que condicionam a duração total do projecto. Com isto, fornece também informação útil para que com isso se possa elaborar um projecto atendendo aos recursos necessários em função das restrições aliadas às tarefas críticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projecto (Tavares et al., 1996, p. 109).1

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_cr%C3%ADtico

  • O X da questão está bem no que o colega Moisés falou ai nos comentários, sem rodeios e sem inventar demais.

  • Caminho crítico tem a ver com prazo e não custo.

  • O método do caminho crítico (MCC) é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos.

    O método da corrente crítica (CCM) é um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas do projeto. Ele é desenvolvido a partir da abordagem do método de caminho crítico e considera os efeitos da alocação de recursos, otimização de recursos, nivelamento de recursos, e incertezas na duração de qualquer atividade do caminho crítico determinados usando o método de caminho crítico.

    Fonte PMBOK 2015 paginas 117 e 118

  • O método do caminho crítico é uma técnica usada no desenvolvimento do cronograma. Conforme descreve o PMBOK em sua sexta edição: O método do caminho crítico é usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo de cronograma. Essa técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início mais cedo, término mais cedo, início mais tarde e término mais tarde de todas as atividades sem considerar quaisquer limitações de recursos.O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do mesmo. O método do caminho crítico é usado para calcular os caminhos críticos e a quantidade total de folga livre ou de flexibilidade do cronograma nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo de cronograma.


ID
789709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência
gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

A fase de iniciação do projeto tem como um de seus produtos esperados a definição do escopo do produto e do escopo do projeto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA,

    VEJAM O QUE ESTÁ RELACIONADO AO PROCESSO DE INICIAÇÃO. DEFINIÇÃO DO ESCOPO FAZ PARTE DO PLANEJAMENTO.

  • É no processo de iniciação que será analisado se o projeto é promissor, se a organização terá recursos necessários, se os custos são adequados, se os prazos são factíveis. É onde ocorre a autorização do projeto e desenvolve-se o termo de abertura do projeto e identificação dos Stakeholdres.

    Definição do escopo é na fase de planejamento.
  • Grupo de processo é diferente de fases do projeto.


    Esta estrutura genérica de ciclo de vida é frequentemente referenciada na comunicação com a alta administração ou outras entidades menos familiarizadas com os detalhes do projeto. Ela não deve ser confundida com os grupos de processos de gerenciamento de projeto porque os processos de um grupo de processos consistem de atividades que podem ser executadas e ocorrer novamente em cada fase de um projeto assim como para o projeto como um todo.

    Fonte: PMBOK 5a Edicao em Portugues-BR


    Assim, o uso indevido da nomenclatura torna a questão ERRADA, pois a Iniciação não é uma fase, mas um grupo de processos que permeia todas as fases do ciclo de vida do projeto.

    Espero ter ajudado !


  • Pessoal o comentário do "Agente Vamos" contém equívoco. Com todo respeito ao colega, mas a Iniciação é SIM uma fase. Segundo Paludo (2º edição), o ciclo de vida do projeto contempla cinco fases, são elas:

    Iniciação: envolve os processos responsáveis por identificar/ reconhecer as necessidades e oportunidades e a sua formatação em problema solução de forma estruturada, a ser estruturado e gerenciado em forma de projeto. A iniciação define e autoriza o projeto: compreende o termo de abertura, o escopo preliminar com definição de restrições , os pré-requisitos e agrupamento de informações necessárias as etapas seguintes de planejamento e execução.

    Planejamento (...) definição final do escopo , definição da estrutura analítica , definição do tempo, elaboração do cronograma, estimativa de custos, planejamento da qualidade, seleção de equipe, da comunicação análise gerenciamento de riscos, e planejamento de suprimentos.

    Execução

    Controle e monitoramento

    Encerramento

    Fonte: Augustinho Paludo - Administração Pública. Pg 356-357

    O que torna a assertiva incorreta é dizer a definição do escopo do produto ocorre na fase da iniciação, quando na verdade, ocorre na etapa do planejamento. 

  • Comentário:

    FASE DE INICIAÇÃO
     Envolve os processos responsáveis por identificar/reconhecer as necessidades e/ou oportunidades e a sua formatação em problema/solução de forma estruturada.

     Define e autoriza o projeto: compreende o termo de abertura, o escopo preliminar com definição de restrições, os pré-requisitos e agrupamento de informações necessárias as etapas seguintes de planejamento e execução.


    Com os conceitos acima podemos observar que há dois erros na questão: primeiro na fase de iniciação é produzido o escopo preliminar, sendo o escopo final resultante da fase de planejamento; o segundo erro referese ao escopo do produto que não está ligado à fase de iniciação do projeto.

    Cabe lembrar a diferença entre escopo do produto e escopo do projeto:

    Escopo do produto ≠ Escopo do projeto


     Escopo do produto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado


     Escopo do projeto. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

  • A fase de iniciação do projeto tem como um de seus produtos esperados a definição PRELIMINAR do escopo com definição de restrições, os pré-requisitos e agrupamento de informações necessárias as etapas seguintes de planejamento e execução.

     

    Já a fase do  planejamento  compreende  um  conjunto  de  processos,   que  resultam  num  plano  de gerenciamento,  definição final do escopo,  definição da estrutura analítica do projeto,  definição de tempo,   elaboração  de  cronograma,   estimativa  de  custos,   planejamento  da  qualidade,   seleção  da equipe,  da  comunicação,   análise  e  gerenciamento de  riscos,   e planejamento de  suprimentos.

     

    PALUDO Administração pública. 3 ed.

  • Processo de Planejamento do Escopo

    5.3 Definir o escopo
    Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do projeto, serviços ou resultados ao definir quais dos requisitos coletados serão incluídos e quais serão excluídos do escopo do projeto. As entradas, ferramentas e técnicas, e saídas desse processo são ilustradas na Figura 5-7. A Figura 5-8 ilustra o diagrama de fluxo de processos.

     

    PMBOK 5 ED.

  • e-

    Escopo faz parte do planejamento, porque trata de requisitos e limites do projeto. Logo, nao se pode iniciar um projeto sem saber o que deve ser feito

  • A fase de iniciação do projeto tem como um de seus produtos esperados a definição do escopo do produto e do escopo do projeto. Resposta: Errado.


ID
789712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência
gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

Em uma organização privada que, na condução de seus projetos, adota uma estrutura de matriz fraca, tanto o gerente como as equipes dos projetos desenvolvem trabalhos paralelos a suas áreas funcionais concomitantemente à atuação no projeto para o qual estão alocados, ou seja, não há alocação exclusiva desse pessoal para as atividades de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, diz respeito a estrutura matricial, é importante diferenciar primeiro a estrutua projetizada da matricial, vamos lá...

    Organização projetizada
     : a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.

    Organização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada.

    A primeira estrutura matricial é a Matricial Fraca. Esta estrutura, possui características mais próximas da estrutura funcional. A função do gerente de projeto, realizada pelos membros da equipe, é mais parecida com a de um coordenador ou facilitador do que com a de um gerente de projeto propriamente dita. Os projetos, neste tipo de estrutura, não conseguem alocar os recursos de forma exclusiva, uma vez que as pessoas fazem parte da equipe funcional ao mesmo tempo que fazem parte da equipe do projeto. Cada membro da equipe responde ao seu gerente funcional.


    A estrutura Matricial Balanceada está no meio termo entre as estruturas funcional e projetizada. Nesta estrutura, há a efetivação de um gerente de projeto que não é o gerente funcional, ou seja, é um membro da equipe. Este gerente passa a trabalhar no projeto em tempo integral, porém a equipe do projeto continua abaixo dos gerentes funcionais, trabalhando em tempo parcial no projeto. Apesar de acontecer em todas as estruturas matriciais, é nesta estrutura, em específico, que o conflito de dupla cadeia de comando acontece com mais evidência. Os membros da equipe acabam por ter dois “chefes”, o gerente de projeto e o gerente funcional. Dependendo da importância do projeto, do chefe funcional e das regras da empresa, os membros acabam privilegiando um em detrimento do outro. 


    Por fim, na estrutura Matricial Forte, que se assemelha mais com a estrutura projetizada, os gerentes de projetos passam a ser apenas gerentes de projetos e não mais um membro de uma área funcional que interpreta este papel durante um determinado tempo. Como há, normalmente, a institucionalização de uma área onde estão os gerentes de projetos, a empresa passa a entender que os recursos devem ser alocados mais nos projetos do que nas atividades funcionais, isto significa dizer que o gerente de projeto possui maior poder. Exemplo deste poder está no orçamento do projeto e na capacidade de alocar recursos. Nesta estrutura, o orçamento do projeto é controlado pelo gerente do projeto e não mais pelo gerente funcional como acontece na Matricial Fraca nem por um misto entre o gerente funcional e o gerente de projeto com acontece na estrutura Matricial Balanceada. 

    http://tiinteligente.blogspot.com.br/2010/05/pmbok-introducao-parte-4-estruturas.html
  • Matriz Fraca:o poder é do gerente funcional, papel do gerente de projetos é comparado a de um facilitador ou coordenador:

    - Facilitador: atua como um assistente de pessoal e coordenador de comunicações. Não tem poder de decisão.

    - Coordenador: Igual ao facilitador, mas com algum poder de decisão.

    Matriz forte: autoridade do gerente de projetos

    Matriz balanceada: poder compartilhado entre o gerente funcional e de projetos



  • É justamente por isso que é fraca. Atenção dividida.


ID
794584
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um projeto exige coordenação das atividades, compreendendo momentos de análise crítica e de validação das soluções, sem com isso inviabilizar o trabalho dos especialistas envolvidos. É preciso reconhecer que o projeto é

Alternativas
Comentários
  • E)CORRETO
    Comentário: Precisa de interpretação. Um projeto tem algumas características especificas, é temporário, planejado e executado por pessoas o que o caracteriza como interativo e coletivo.

    SITE(EVP)
  • Digas-me o gabarito que te darei a resolução!!!
  • PROJETO é um conjunto de ações executada de maneira coordenada por uma equipe, ou seja, é um empreendimento não repetitivo, interativo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzidos por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. O projeto, por sua vez, tem como principais características: a finitude, o foco, singularidade, limites, incerteza, elaboração progressiva e interdisplinariedade.

    Bons estudos a todos!!!
  • GABARITO: E

    Questão bem interpretativa porém de fácil resolução, a meu ver. Vamos analisar as alternativas:

    a) Errado. Em termos conceituais o projeto e a tomada de decisão são duas coisas distintas, mas em termos processuais (ou seja, o seu processo de funcionamento) o seu funcionamento é similar, pois a gestão de projetos também exige tomada de decisões ao longo do seu funcionamento.

    b) Errado. Essa veio do além. Não tem nada a ver dizer que projetos possuem processos “não humanos”...

    c) Errado. Em termos de seus processos, eles são avaliados pelos seus resultados obtidos,e não pelos erros...

    d) Errado. Os projetos são elaborados e conduzidos por várias pessoas m conjunto, por isso não se pode dizer que eles são individualizados.

    e) Certo. Os projetos e sua gestão são caracterizados por vários processos que atuam de maneira interativa ao longo de seu funcionamento. Além disso, ele não é individual, mas sim coletivo!

  • Projeto eh igual a processo? Em qual planeta? Questao mt mal elaborada.

  • Projeto eh igual a processo? Em qual planeta? Questao mt mal elaborada.

  • Projeto eh igual a processo? Em qual planeta? Questao mt mal elaborada.

  • E eu reclamava das questões elaboradas pelo CESPE.

    Tava no bem-bom e não sabia. =/

  • projeto e tomada de decisão não são processualmente iguais! que afirmação bizarra!

  • gestão por projetos: características

    * temporalidade

    *objetividade

    *durabilidade

    *singularidade

    *progressividade

    *realizado por pessoas

    *envolvem recursos humanos

    *planejamento, execução e controle

  • Sim, projeto e processo são coisas diferentes. 

    Quando eu faço um projeto de um carro, por exemplo, ele não se finaliza no mesmo instante que começo a fazer. Ele exige tempo, envolvimento de pessoas, processos diferentes para a concepção deste produto. Várias pessoas participam, cada uma na sua área de especialização. Por isso posso afirmar que é sim, um processo interativo e coletivo. Sei que a palavra "processo" confunde com a definição de processos de fabricação, algo contínuo, mas não podemos decorar as palavras sem entender o conteúdo.


ID
814231
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A entidade ou corpo organizacional denominado _______________ possui inúmeras responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio, sua principal função é dar suporte aos gerentes de projeto. Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D



    Os Escritórios de Projetos ou Project Management Office “PMO” é uma entidade criada dentro ou fora das organizações caracterizada como uma central de gerenciamento de projetos, podendo-se dizer, o quartel general dos projetos.


    Tem como objetivo a melhoria nos processos de planejamento e gerenciamento dos projetos, garantir a qualidade dos produtos e serviços e aumentar a produtividade dos processos.


    Fonte: Meu caderno. O/

                                        "Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te" - Is. 41:6
  • O escritório de gerenciamento de projetos pode ser a própria área/departamento responsável pela supervisão de todas as atividades relacionadas à gestão/gerenciamento de projetos - ou pode compreender uma estrutura mais simples em organizações/instituições de médio porte. Deve ser um centro de excelência a irradiar por toda a organização conhecimentos e melhores práticas em assuntos relacionados a projetos.

    Fonte: Livro Administração Geral e Pública - Autor: Augustinho Paludo - 2ª  ed. - pág. 26

ID
831892
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma empresa do setor automobilístico pretende lançar, dentro de três anos, um novo automóvel que revolucionará o mercado automotivo. Ciente de que o ambiente em que atua é altamente competitivo, ela constituiu uma equipe para trabalhar nesse projeto.

Com base no contexto em que atua, ao optar pela estrutura de projeto para o desenvolvimento do novo automóvel, a empresa aposta nas características da gestão por projetos, que é

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da D?

  • O erro da D é a concentração no nível estratégico... e sinceramente iria logo na C mesmo porque não dá margem a dúvidas.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a gestão de projetos. Neste caso, marquemos a alternativa que indica corretamente uma característica da gestão por projetos.

    Segundo o Guia PMBOK, Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo. Temporário não significa necessariamente de curta duração.

    Dito isso, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
831994
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Muito se tem discutido sobre o papel do gerente de projeto no âmbito empresarial. Sua tarefa é complexa, e sua responsabilidade em garantir a conclusão do projeto dentro do prazo, do orçamento e do escopo é muito grande.
Projetos podem ser gerenciados de formas distintas. Para se obter sucesso e atingir os objetivos, é necessário um conjunto de habilidades do gerente de projeto.

Associe as competências necessárias ao Gerente de Projetos apresentadas abaixo com as suas respectivas características básicas.

            I - Estratégica            P - Empreendedorismo e criatividade
           II - Interpessoal          Q - Preocupação com o cliente e capacidade de integração
          III - Técnica                 R - Liderança e gestão de conflitos
                                              S - Conhecimento das ferramentas e técnicas relacionadas

Estão corretas as associações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    S - Conhecimento das ferramentas e técnicas relacionadas - trata-se claramente de uma habilidade técnica: III - S

    R - Liderança e gestão de conflitos - necessidade de habilidade interpessoal, saber lidar com pessoas: II - R.

    Só por essa análise já chegamos ao nosso gabarito, analisando as demais:

     P - Empreendedorismo e criatividade - são voltados para uma visão estratégica

     Q - Preocupação com o cliente e capacidade de integração - aqui pode haver algumas divergências, mas se encaixa num visão estratégica (perceber as necessidades dos clientes, busca de integração da organização para o alcance dos resultados, reorientação da estratégia).


    Bons estudos!


ID
837772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de gestão de projetos.

A estimativa paramétrica estima a duração do projeto na hipótese de haver poucas informações acerca de um projeto que se encontra em fases iniciais.

Alternativas
Comentários
  • A estimativa paramétrica precisa de dados históricos. 

    Do Glosário do PMBoK 5ª Edição:

    Estimativa paramétrica / Parametric Estimating. Uma técnica de estimativa em que um algoritmo é usado para calcular o custo e duração com base em dados históricos e parâmetros do projeto.


  • e-

    Estimativa Paramétrica usa relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em históricos

  • A estimativa paramétrica estima a duração do projeto na hipótese de haver poucas informações acerca de um projeto que se encontra em fases iniciais. Resposta: Errado.

    Paramétrica = dados históricos # poucas informações.


ID
837778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a custos, otimização em redes de projetos,
cronograma físico-financeiro e atividades de projetos em empresas,
julgue os itens subsequentes.

Caso se pretenda elaborar uma estimativa mais precisa e embasada em análise detalhada, o gerente de projetos deverá utilizar a estimativa análoga.

Alternativas
Comentários

ID
837784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a custos, otimização em redes de projetos,
cronograma físico-financeiro e atividades de projetos em empresas,
julgue os itens subsequentes.

Na gestão de projetos, um business case fornece as lições aprendidas, obtidas ao final do projeto, e caracteriza o encerramento do projeto em execução.

Alternativas
Comentários
  • Um business case, em português caso de negócio, capta o raciocínio para a iniciação de um projeto ou tarefa. (fonte: Wikipédia).

    Ou seja, business case está relacionado ao início de um projeto, e não ao seu fim.

  • Um business case é um documento que relaciona as informações, do ponto de vista do negócio, usadas na análise de custo / benefício de um projeto, a fim de verificar se o potencial projeto justifica ou não seu investimento.


    De acordo com o PMBOK, 5ª edição, capítulo 4, temos:


    4.1.1.2 Business case
    O business case, ou documento semelhante, descreve as informações necessárias do ponto de vista de negócios, para determinar se o projeto justifica ou não o seu investimento. Ele é comumente usado no processo decisório pelos gerentes ou executivos acima do nível do projeto. Normalmente, a necessidade de negócios e a análise de custo benefício estão contidas no business case para justificar o projeto e estabelecer os seus limites, e tal análise é normalmente executada por um analista de negócios usando diversas informações das partes interessadas. O patrocinador necessita concordar com o escopo e as limitações do business case.

  • errado- business case inclui informacoes de negocio para justificar o projeto, definindo os criterios de selecao para o projeto. e´ por isso que ele é parte do termo de abertura do projeto, abordando que resultados o projeto visa

  • Lembrando que o business case é feito DURANTE o ciclo do projeto para analisar a viabilidade, custos, resultados...


ID
850885
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para definir com precisão o produto, é preciso saber que necessidades serão atendidas. Contudo, “necessidade é uma palavra genérica que indica todos os tipos de situações das quais os projetos podem originar-se” (Maximiano, 2004: 386). Conceitualmente, na gestão de projetos, as necessidades são também chamadas de:

Alternativas

ID
853585
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Os grupos de processos do Gerenciamento de Portfólio são

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil! Com bom senso e algum conhecimento pode ser respondida sem embaraço.


    ALINHAMENTO

    Identificação, Categorização, Avaliação, Seleção, Priorização, Balanceamento do Portfólio, Autorização.


    MONITORAMENTO E CONTROLE

    Revisão e Relato de Portfólio, e Mudança Estratégica


    Documento Fonte: http://www.pmtech.com.br/Programas/OficinaPortfolio.pdf



ID
864553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando a importância da gestão dos projetos nas
organizações, julgue os itens a seguir.

O método do diagrama de precedência (MDP), no qual se evita o uso de nós para representar as atividades e de flechas para conectá-las, opõe-se ao método do caminho crítico (MCC).

Alternativas
Comentários
  • O MDP é um método de construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto que usa caixas ou retângulos, chamados de nós, para representar atividades e os conecta por setas que mostram as dependências. A próxima figura mostra um diagrama de rede do cronograma do projeto simples desenhado usando o MDP. Esta técnica também é chamada de atividade no nó (ANN) e é o método usado pela maioria dos pacotes de software de gerenciamento de projetos. 
  • Os métodos não se opõem, pelo contrário, são complementares. Vejamos:
    Método do diagrama de precedências (MDP)
    Este método para construir o diagrama de rede do projeto usa vários nós com o objetivo de representar as atividades, e setas que as liguem, mostrando 
    as suas dependências. Esta técnica é também  chamada de Atividade nos Nós e é o método utilizado pela maioria dos softwares de gerenciamento de projetos.
     Método do caminho crítico (MCC) é usado na determinação do tempo que o projeto demora a ser concluído e se utiliza de construções gráficas simples como flechas, círculos numerados e linhas tracejadas/setas, que constituem, respectivamente:
    · o diagrama de flechas;
    · a atividade fantasma;
    · o ou evento.
  • O método do diagrama de precedência (MDP) é usado para representar graficamente todas atividades de seu projeto, com suas respectivas dependências.

    Dependência é um relacionamento entre o (começo ou) término de uma atividade e o (término ou) começo de uma outra atividade e reflete o relacionamento de causa-efeito entre duas atividades.

    Pense no predecessor como a atividade independente que direciona (direcionador) e no sucessor como a atividade dirigida dependente (seguidor).
    A fim encontrar o predecessor, a pergunta para fazer é "Qual atividade dirige a outra atividade?".
    A rede inteira das dependências é chamada também lógica da rede.
    A palavra lógica fornece uma referência muito melhor que o caráter de causa-efeito das dependências.

    Tipos de dependências

    Você usará na maior parte as FS-dependências que funcionam do término (Finish/Término) do direcionador ao começo (Start/Início) do seguidor.

    A tarefa do direcionador (predecessor) pode ser ligada de seu começo ou de seu término.

    A tarefa do seguidor (sucessor) pode ser ligada a seu começo ou a seu término.

      .   Finish-to-Start (FS) ou Término para Início(TI) : Mais comum. Ex: Passar no exames - Retirar o certificado.

      .  Start-to-Start (SS) ou Início para Início (II): Ex: Assistir jogo de futebol – Jogo iniciar.

      .  Finish-to-Finish (FF) ou Término para Término (TT): Ex: Treinar usuários – Instalar software. (Para terminar o treinamento dos usuários, a instalação de todos os softwares deve estar concluída).

      .  Start-to-Finish (SF) ou Início para Término (IT): Ex: Fazer o exame – Preparar para o exame (O início do exame forçará a preparação do exame terminar, se você estiver pronto ou não).

    O MDP também é usado para determinar o caminho crítico do projeto.


  • apesar de meus parcos e precários conhecimentos sobre esse assunto, ouso afirmar que é difícl um método ser oposto a outro

  • O método do diagrama de precedência (MDP), no qual se evita o uso de nós para representar as atividades e de flechas para conectá-las, opõe-se ao método do caminho crítico (MCC). Resposta: Errado.


ID
864556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando a importância da gestão dos projetos nas
organizações, julgue os itens a seguir.

No que diz respeito ao gerenciamento dos riscos de um projeto, a matriz de probabilidade e impacto possibilita a avaliação de cada risco de acordo com sua probabilidade de ocorrência e impacto em algum objetivo do projeto, mas não permite a distinção dos riscos em função dos limites de tolerância da organização.

Alternativas
Comentários
  • Resposta errada!
    Matriz de Probabilidade e Impacto
    Risco é um evento ou uma condição incerta, que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto. (PMBOK, 2008)
    Cada risco é classificado de acordo com sua probabilidade de ocorrência e com seu impacto em um objetivo do projeto, caso realmente ocorra. Os limites  definidos pela organização são mostrados na matriz e determinam a classificação do risco como baixo, moderado ou alto em relação a esse objetivo.
    As definições dos níveis de probabilidade e impacto podem ser adaptadas a cada projeto de acordo com o ambiente organizacional
    Fonte: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) Terceira edição. ©2004 Project Management Institute.
    bons estudos e boa sorte!
  • A questão está incorreta, pois a matriz de probabilidade e impacto
    não deixa de considerar a tolerância aos riscos na priorização dos riscos.
    Assim, o gabarito é questão errada.

    Prof. Rodrigo Rennó. Estratégia concursos

  • Uma das ferramentas para análise e avaliação de riscos é a Matriz de Probabilidade e Impacto que pode ser utilizada para posicionar e avaliar as combinações de probabilidade e impacto.

     

    A Matriz de Probabilidade e Impacto também pode ser utilizada para demonstrar visualmente os níveis de tolerância da organização a riscos, utilizando para isto o conceito de apetite de risco.

     

    Apetite de riscos é a quantidade de risco julgada aceitável pela organização. Representa o montante de riscos que uma organização está preparada para aceitar, tolerar ou estar exposta.

     

    Dessa forma, questão errada.

     

    Fonte: GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS - GESPUBLICA

    http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/p_vii_risco_oportunidade.pdf


ID
864559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando a importância da gestão dos projetos nas
organizações, julgue os itens a seguir.

Um programa pode ser caracterizado como um grupo de projetos relacionados.

Alternativas
Comentários
  • Programa Articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização  de  um objetivo comum preestabelecido.
    Projeto: é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de 
    operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação governamental. 

    ou seja, os projetos estão englobados pelo programa, e existe para que os fins do programa seja alcançado

    Certo
  • O PMBOK define um programa como um grupo de projetos relacionados, gerenciado de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
    Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 

    A definição de PROGRAMA e PROJETO da colega acima, está relacionada ao ORÇAMENTO PROGRAMA e não de GESTAO DE PROJETOS.

     




  • Exato. Ao contrário de um portfólio, um programa envolve necessariamente um conjunto de projetos relacionados entre si. Desta
    maneira, o gabarito é questão correta.

    Prof. Rodrigo Rennó. Estratégia concursos

  • GABARITO CERTO

     

    IMPORTANTE:

     

    -PORTIFÓLIO ---> CONJUNTO DE PROGRAMAS OU PROJETOS  ---> NÃO É NECESSÁRIO  --->  RELACIONADOS ENTRE SI.

     

     

    -PROGRAMA  ---> CONJUNTO DE PROJETOS ------------------------------> RELACIONADOS ENTRE SI

     

     

    -SUBPROJETO-----> SUBDIVISÃO DE UM PROJETO MAIOR.

  • Exato. Ao contrário de um portfólio, um programa envolve necessariamente um conjunto de projetos relacionados entre si. Desta maneira, o gabarito é questão correta.


ID
864562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando a importância da gestão dos projetos nas
organizações, julgue os itens a seguir.

De acordo com a abordagem adotada pelo PMI (Project Management Institute), um projeto possui objetivo definido, e seu escopo é elaborado progressivamente durante o seu ciclo de vida.

Alternativas
Comentários
  • Definição do escopo do projeto

    Atualizado em 23.12.2011

    O escopo de um projeto descreve todos os seus produtos, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados. Descreve também o que é preciso fazer para que alcance seus objetivos com os recursos e funções especificados.
    ... 
    O escopo de um projeto se divide em escopo do produto, que descreve as características do produto final, e escopo do projeto, que descreve o trabalho necessário para que seja entregue com as características especificadas... Embora avaliado continuamente, o escopo é examinado em momentos definidos:

    • Na iniciação do projeto, quando é registrada uma declaração preliminar, com as primeiras impressões do cliente ou patrocinador sobre o projeto, principais produtos, serviços relacionados.
    • No final de cada etapa ou sprint (método Scrum), quando a definição de escopo é atualizada para estabelecer a estratégia de realização do produto.

    O consenso inicial sobre o escopo do projeto se estabelece entre pessoas, organizações, departamentos. Uma pessoa, empresa ou departamento é o cliente, ou dono do produto, e outra pessoa é a mediadora entre o dono do produto e a equipe designada para realizá-lo.
    ... Ao longo do projeto, é necessário detalhar o escopo 


    Leia mais: http://www.avellareduarte.com.br/projeto/planejamento/planejamento/planejamento.htm#ixzz2JcCO3yDs
  • Correta.

    O PMBOK 4ª edição define escopo do produto (características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado) e o escopo do projeto (trabalho que precisa ser realizado para a entrega do produto com as funções e características especificadas).
     O PMBOK tbm afirma que a linha de base do escopo é monitorada, verificada e controlada no ciclo de vida do projeto.

    A palavra 'elaborado' pode causar certa polêmica no item.
    Contudo, apesar do PMBOK não usar a palavra elaborada, a elaboração do escopo não tem como ser feita fora de ciclo de vida do projeto.
  • Oi Guilherme, como vai?

    Escuta, pelas questões do CESPE que venho resolvendo, vi que vem sendo adotado mais o PMBOK 3ª edição de 2004 (com exceção de umas 2 questões da ANAC que cobrou um assunto abordado exclusivamente na 4ª edição) , e lá fala da elaboração progressiva do escopo.
    O projeto se iniciar com uma descrição genérica do escopo que progressivamente vai ficando mais explícito e detalhado.

    Abraços!
  • UM GUIA DO CONHECIMENTO

    EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    (GUIA PMBOK®) — Quinta Edição


    Gerenciamento de projeto organizacional

    O escopo é elaborado progressivamente durante o ciclo de vida do projeto.


  • De acordo com o PMBOK 5a edição, o término do projeto é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projedo é encerrado porque seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixa de existir. Um projeto também pode ser encerrado se o cliente desejar encerrá-lo.

    Ademais, segundo o PMBOK: a análise do desempenho do escopo do projeto pode resultar numa solicitação de mudança da linha de base do escopo ou de outros componentes do plano de gerenciamento do projeto.


ID
872500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

A estimativa de custos de um projeto elaborada com base na visão bottom-up requer uma estrutura analítica do projeto (EAP) bem detalhada.

Alternativas
Comentários
  • Correta. 
     EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).
    A EAP não é criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.
  • Estimativa "bottom- up"
    Um método para estimar um componente do trabalho. O trabalho é decomposto em partes mais detalhadas. É preparada uma estimativa do que é necessário para atender aos requisitos de cada uma das partes inferiores e mais detalhadas do trabalho e, em seguida, essas estimativas são agregadas em uma quantidade total para o componente do trabalho. A exatidão da estimativa "bottom-up" é determinada pelo tamanho e a complexidade do trabalho identificado nos níveis inferiores.

    Estrutura analítica do projeto (EAP)
    Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.
  • ITEM CERTO7.1.2 Estimar os custos: ferramentas e técnicas 4 Estimativa “bottom-up”A estimativa bottom-up é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de pacotes de trabalho individuais ou atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificado. O custo detalhado é então resumido nos níveis mais altos e utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a precisão da estimativa de custos bottom-up geralmente são influenciados pelo tamanho ou complexidade da atividade individual ou pacote de trabalho. Fonte: pmbok-4a-edicao
  • Modelo 
    Top down: os administadores apenas executam o que já foi formulado. 
    Botton up: ao invés de de se comportarem de acordo com os procedimentos técnicos e administrativos previstos, podem utilizá-lo discricionariamente até convertê-lo em suporte do seu próprio poder interno frente aos seus chefes, subordinados e clientela. Na base da execução se desenvolve uma vida complexa, o que é feita de jogos de influência e de negociações em torno da aplicação de normas e procedimentos, que pouco têm a ver com a racionalidade dos decisores. 


  • A questão fala do vínculo dos projetos com a estratégia da empresa no contexto de gerenciamento de portfólio. Esse vínculo se dá sob duas abordagens:

    Top-down: utilizando a visão, metas e planos estratégicos da organização para um plano de ataque com definição de prioridades de alocação de recursos para programas e projetos;

    Bottom-up: indutivo (parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas) e distribuído na organização por meio da proposição individual de projetos: indicadores de alinhamento na avaliação individual dos projetos.

    Dessa forma, raciocinei que a estimativa de custos de um projeto realizada na visão bottom-up requer uma EAP mais detalhada, pois estaremos vinculando o projeto à estratégia organizacional, a partir de estimativas de custo individuais, portanto requerendo mais informações em relação uma abordagem top-down. 

  • Administração e essa criatividade para colocar nome em tudo.. aff, toda hora tem um nome novo ¬__¬

  • Estimativa “bottom-up” é um método de estimativa da duração ou custo do projeto pela agregação das estimativas dos componentes de nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP). Quando a duração de uma atividade não pode ser estimada com um grau razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade é decomposto em mais detalhes. As durações são, então, estimadas. Essas estimativas são então agregadas numa quantidade total para cada uma das durações das atividades. As atividades podem ou não ter dependências entre si que podem afetar a aplicação e o uso dos recursos. Se existirem dependências, este padrão de utilização de recursos é refletido e documentado nos requisitos estimados da atividade.

    Fonte: PMBOK 6ª edição.

  • Estimativa Bottom-up

    1- Decomposição em mais detalhes.

    2- Estimativa das necessidades dos recursos.


ID
872506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

De acordo com a estrutura analítica do projeto (EAP), divide-se o escopo do projeto em partes menores e mais gerenciáveis, no intuito de facilitar a gestão.

Alternativas
Comentários
  • Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é uma ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.
    O objetivo de uma EAP é identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados a serem feitos em um projeto). Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).
  • A EAP (estrutura analítica do projeto) é uma ferramenta de gerenciamente de escopo do projeto. Fundamenta-se na decomposição das entregas e trabalho do projeto em componentes considerados mais adequados para o planejamento e controle.
    A criação de uma EAP ajuda a: fornecer uma lista detalhada do escopo do projeto, minimizaar a possibilidade de esquecimento de atividades, monitorar o progresso, criar estimativas precisas de custos e cronogramas, montar equipes de projeto.

    Fonte: Fundamentos do gerenciamento de projetos, FGV - 2007.
  • Estrutura analítica do projeto (EAP)
    Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.
  • MODELO DE EAP

ID
872512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

O caminho crítico para execução de um projeto é o caminho com duração mais longa. Ele auxilia o gerente de projeto a determinar as atividades que requerem mais atenção.

Alternativas
Comentários
  • Método do Caminho crítico (CPM)

    CPM na prática com MS Project

    Vamos agora entender como o método do Caminho Crítico funciona na prática. Considere o seguinte diagrama de rede do projeto abaixo.

    CPMFig01

    Vamos identificar o caminho crítico do projeto seguindo alguns passos.

    1º Passo: Identifique todos os caminhos possíveis no diagrama. Observando a rede acima, temos 3 caminhos possíveis:

    - Caminho 01: Início-D-E-G-H-C-Término 
    - Caminho 02: Início-D-F-B-Término 
    - Caminho 03: Início-A-F-B-Término

    2º Passo: Some as durações parciais das atividades em cada caminho possível:

    - Caminho 01: Início-D-E-G-H-C-Término = 0d+4d+8d+5d+7d+8d+0d = 32 dias 
    - Caminho 02: Início-D-F-B-Término = 0d+4d+7d+5d+0d = 16 dias 
    - Caminho 03: Início-A-F-B-Término = 0d+6d+7d+5d+0d = 18 dias

    O caminho crítico é aquele que possui a maior soma dentre os caminhos possíveis. Sendo assim, o caminho crítico é representado pelas atividades críticas em vermelho.

    CPMFig02

    Qualquer mudança de prazo nessas atividades impacta a data de término do projeto.

    http://gerentedeprojeto.net.br/?p=584

  • Certo
    Método do Caminho Crítico (CPM - Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.
    É importante entender a seqüência do caminho crítico e não crítico para saber onde você possui e aonde você não possui esta flexibilização em seu projeto.
  • Destacando o conceito de Caminho Crítico:
    Caminho Crítico (Critical Path) -   Geralmente, mas não sempre, a sequência de atividades do cronograma que determina a duração do projeto. É o caminho mais longo através do projeto. 

    Guia PMBOK
  • Caminho crítico ou caminho mais demorado é o que tem o prazo mais longo.

  • Existe uma relação entre a duração do caminho crítico e a duração do projeto.

     

    Como o caminho crítico é a sequência de atividades mais demorada, a duração do caminho crítico é, em regra, igual à do projeto.

     

    Assim, caso ocorram atrasos nas atividades previstas dentro do caminho crítico, é provável que haja atrasos também na duração do projeto.

     

    Algumas técnicas podem ser utilizadas para mitigar esses atrasos no projeto.

     

     As principais técnicas, segundo o PMBOK, são o paralelismo (“fast tracking”), que significa realizar, de forma simultânea, fases previstas para ocorrer de forma sequencial;

     

    e a compressão, que consiste em utilizar mais recursos para reduzir o prazo de execução de uma atividade.

     

    Ressalta-se que o uso de técnicas para reduzir os atrasos no projeto implica, via de regra, aumento dos custos e dos riscos.

     

    Dessa forma, o gerente de projetos deve avaliar, segundo os interesses das partes de um projeto (“stakeholders”), a viabilidade ou não de adotar esses mecanismos.

     

    by neto..

  • CERTO

    Caminho crítico / Critical Path.

    A sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível.

    PMBOK V.6 (2017)

    Página 701


ID
872515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

A taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL) são variáveis financeiras essenciais para a análise de projetos, pois propiciam a seleção de projetos de maior rentabilidade para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • O Valor Presente Líquido (NPV) e a Taxa Interna de Retorno (IRR) são utilizados na análise de operações de investimentos ou financiamentos.


    FONTE: http://hp12cparainiciantes.wordpress.com/valor-presente-liquido-e-taxa-interna-de-retorno/
  • TIR - é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.

    VPL - é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Se for igual a zero o investimento é indiferente, se for maior que zero o investimento terá alguma rentabilidade.
  • Para fixar, TIR é a taxa que, ao descontar um fluxo de recebimentos de um projeto, faz com que VPL = 0.


ID
877504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.

Assim que a estrutura analítica do projeto é determinada, pode-se elaborar a sua declaração e o seu detalhamento.

Alternativas
Comentários
  • Existem fases para a estrutura analítica do processo? E o que seria declaração exatamente? Se alguém puder ajudar com algum material, agradeço. ABraços.
  • Olá pessoal, segue um trecho do Manual do PMBOK da PMI , para complementar nossos estudos:

    Segundo o PMBOK,
    " A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, com cada nível descendente da EAP representando uma definição gradualmente mais detalhada do trabalho do projeto. É finalizada pela determinação de contas de controle. Esse identificadores produzem uma estrutura para sumarização hierárquica de custos, cronograma e informações sobre recursos."
     

    Espero ter contribuído..

     
  • A declaração vem antes da estruturação, segundo o PMBOK.
  • A declaração existe antes da EAP e a EAP é o próprio detalhamento, por isso a questão está errada.
  • E o que é a declaração?!
  • Declaração é:

    "... processo que visa elaborar e documentar, progressivamente,  todo o escopo do projeto para atingir seus objetivos"

    Contém:

    a) JUSTIFICATIVA da criação do projeto.
    b) OBJETIVOS  do projeto.
    c) PRODUTO do projeto.


    Fonte:
    livro fundamentos em gestão de projetos. Autor: marly monteiro de carvalho. ed. atlas 
  • Estrutura Analítica do Projeto – EAP - É a  Estrutura Analítica do Projeto ou Work Breakdown Structure (WBS) é a decomposição do trabalho planejado em partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender aos objetivos do projeto e criar as entregas (deliverables) necessárias.
    A EAP facilita o detalhamento dos processos (sendo o prórpio detalhamento) e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do projeto.

  • São entradas do processo “Criar EAP”:
    a)    ativos dos processosorganizacionais;
    b)   declaração de escopo do projeto;
    c)    plano de gerenciamento de escopo;
    d)   solicitações de mudanças aprovadas.

    Nota-se que a Declaração de Escopo é uma entrada da EAP, ou seja, é elaborada antes da EAP
  • Definição do escopo 
    Este é o processo necessário para desenvolver uma declaração do escopo detalhada do projeto como base para futuras decisões do projeto. 

    A formalização do escopo de todos os trabalhos a serem desenvolvidos no projeto é feita através da Declaração do Escopo.

     
    Criar EAP 
    Este é o processo necessário para subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. 

    A EAP normalmente é concebida após o Termo de abertura do projeto - TAP, na fase de Planejamento. Pode ser incluída na Declaração de Escopo.

    Suas principais utilidades são:

    Delimitar e elicitar o Escopo do Projeto;
    Facilitar a Identificação das Fases do Projeto;

    Facilitar a identificação dos responsáveis;
    Orientar a identificação e descrição detalhada das entregas do projeto;
    Identificação as atividades do projeto;
    Facilitar a Estimativa do Esforço, Duração e Custo
    Facilitar a Identificação de Riscos.

    A EAP pode ser construída de diversas formas conforme o propósito e tipo de projeto.
    As formas mais comuns de montagen da EAP são:

    Por Fases
    Por Entregas
    Por Equipes.
     
     
    Bons estudos!!!!
  • O Escopo (mira,alvo) do projeto é dividido da seguinte forma:
    1º Planejamento: É aqui que verificaremos formalmente o detalhamento de diversos fatores do projeto, como a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) versará sobre a criação e definição do supracitado projeto;
    2º Definição: É o que a questão informou quando citou "declaração", visto que corresponde a um documento formal sobre a respectiva etapa de desenvolvimento;
    3º Criar EAP: aqui criaremos a estrutura analítica do projeto;
    4º Verificação: aceitação do projeto (ver se a resposta será sim ou não)
    5º Controle: Monitorar as mudanças do projeto na fase da execução.

    PORTANTO, TEREMOS A DECLARAÇÃO ANTES DA CRIAÇÃO DA EAP.

    Questão errada.

  • Gab.: Errada

    Vejam a divisão dos processos de um escopo: PLANEJAMENTO > DEFINIÇÃO > CRIAÇÃO DA EAP > VERIFICAÇÃO > CONTROLE. A declaração formal e o detalhamento do escopo são feitos na DEFINIÇÃO, então, ao contrario do que foi afirmado a EAP sucede a declaração.

  • Errado. Segundo o PMBOK - guia de conhecimento e de boas práticas para gerenciamento de projetos - os projetos apresentam tipicamente cinco grupos de processos, ao longo de sua trajetória.

    De forma super resumida, podemos identificar que os Grupos de Processos formadores nos Projetos, segundo o PMBOK são:

    - Iniciação (identificação interessados, discussão da viabilidade)

    - Planejamento (definição de custos, prazos, requisitos, escopo)

    - Execução (formação e amadurecimento das equipes)

    - Avaliação e Controle (mensuração das entregas

    - Encerramento (avaliação e contabilização das aquisições e entregas realizadas)

    A Estrutura Analítica do Projeto - EAP - é desenvolvida durante o Planejamento. Já a declaração e detalhamento, em sentido amplo, será tratada na Iniciação. Portanto, o comando da questão inverteu a ordem de acontecimento dos elementos.

    Dica:

    Importante observar que os GRUPOS DE PROCESSOS NÃO SÃO FASES do Projeto, pois os Grupos de Processos podem acumular-se e sobreporem-se, em determinados momentos.

    Já as Fases, também conhecidas como ciclo de vida do projeto, são sequenciais e caracterizam-se por entregas entre as transições de uma Fase para outra.


    Fonte: facebook.com/admfederal

  • ô materiazinha dotada de subjetividade. Consegue ser pior que informática. 

  • GABARITO: ERRADO

    Luan Botelho,aconselho você a se apaixonar pela matéria,caso queira a sua aprovação em concursos públicos,em se tratando de informática também.

    A declaração e o detalhamento são elaborados NO MOMENTO DA EAP e não depois que ela é determinada.

    A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias,esta organiza e define o escopo total do projeto, subdivide o trabalho em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição mais detalhada do trabalho do projeto.

    Abraços.

  • Assim que a estrutura analítica do projeto é determinada, pode-se elaborar a sua declaração e o seu detalhamento. Resposta: Errado.


ID
877507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.

A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Gespública (2011) Gestão de processos "é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios, dentro e entre organizações".
    Para Huntress (2006) é "documentar, desenvolver, implementar, monitorar e otimizar múltiplos tipos de aplicações de automação de processo integrando sistemas e pessoas".
    Em outras palavras, não é sequência de atividades, mas a identificação, mapeamento, planejamento, tratamento, melhora e modo de aplicar essas atividades. É basicamente um estudo detalhado do que fazer e como fazer cada vez melhor.
  • "A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção."

    GAB: ERRADO

    Para mim, o que está sublinhado é o que faz a questão caracterizar um projeto, o restante se aplica tanto a projetos quanto a processos. O que está sublinhado sugere que a sequência de atividades busca um objetivo específico, um resultado que produza alguma mudança, alguma inovação (característica dos projetos),

    Já os processos, que também são atividades sequencialmente programadas ou conjunto de passos para a realização de uma tarefa, não tem esse foco específico de trazer uma mudança ou algo novo. É simplesmente uma ordenação específica de atividades de trabalho no tempo e espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim uma estrutura para ação.
     


    Mas o restante da questão tbm caberia no conceito de processo visto que:
     
    "Processo é uma ordenação específica de atividades, em determinado tempo e espaço, com começo, desenvolvimento e fim. São portanto, tarefas interligadas logicamente, utilizando recursos ou insumos (inputs) para gerar resultados (outputs), de forma a apoiar os objetivos organizacionais, agregando valor ao produto ou serviço final com atendimento constante das necessidades dos clientes."
  • Olá pessoal, para complementar os estudos, segundo o Manual da PMBOK, segue resumo:

    PROCESSOS X PROJETOS

    PROCESSO: pode ser definido como uma sequência de atividades dinâmicas e contínuas, logicamente relacionadas, executadas para obter um resultado bem definido. Outra definição descreve o processo como uma sequência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas em uma saída. Um processo é contínuo e repetitivo.

    PROJETO: empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Tem início, meio e fim. O projeto é normalmente autorizado como resultado de uma ou mais considerações estratégicas: pode ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal. Veja as principais características dos projetos: (1) são temporários, possuem um início e um fim definidos; (2) são planejados, executados e controlados; (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos; (4) são realizados por pessoas; e (5) são realizados com recursos limitados.
    Diante do exposto, percebemos que os processos estão relacionados ao dia-a-dia das empresas ( ROTINEIROS), enquanto os projetos estão mais relacionados à inovação ou novos produtos e serviços.

    Espero ter contribuído.

  • Processo é uma série de ações que geram um resultado.

    Projeto é um conjunto de etapas, que permitem que evolua do conceito até o produto ou serviço final.
     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Processos_da_ger%C3%AAncia_de_projetos
  • Sílvia,

    A explicação é boa, mas com certeza não foi extraída do PMBOK.

    Abraços,

    Moisés Oliveira
  • Essa questão tem duas partes que a torna errada: um resultado e produzir mudança. Isso é Projeto. O processo é contínuo, portanto, não necessariamente resulta em UM resultado e nem produz mudança. Uma empresa pode ter processos de rotina com o objetivo apenas de mantê-la competitiva, sem produzir nada novo.
  • Algumas definições mais comuns para PROJETO:
     Projeto: empreendimento intencionalmente orientado para um objetivo.
     Projeto: sequência de atividades programadas, com compromisso de fornecer um resultado que produz mudança.
     Projeto:
    · empreendimento ou esforço planejado, que deve entregar um resultado singular
    · orientado para uma mudança benéfica
    · definido por objetivos de ordem quantitativa e qualitatitiva
    · dentro de restrições de prazo e custo
     Projeto: sequência de atividades finitas, com começo, meio e fim programados.

    Dessa forma a questão está abordando a definição de projetos e não processos.
    Essa definicão foi retirada do material de Gestão e Ferramentas de Projetos – Profª. Edna Wojciechowski
    http://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdf .http://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdfhttp://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdfhttp://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdf 

  • O pior de tudo é comentar a questão, como fiz aí encima, e depois fazer de novo e errar!!!!kkkkkkkk
  • Ainda nao intendi direito. e muito facil de confundir !

  • Processos: tarefas e atividades que possuem entrada e saída. É um processo contínuo e repetitivo.

    Projetos: possui em prazo para acabar. Tem início, meio e fim ou seja ele é PROGRAMADO E muitas vezes pode terminar sem ter alcançado o seu objetivo.

    Então quando a questão diz:: sequência de atividades programadas... está se referindo a projetos e não processo.
  • ERRADO
    Dicas de Gestão Pública - Diferença Projeto e Processo

    Confira no quadro abaixo as diferenças entre "projeto" e "processo" na gestão pública. Matéria que está caindo em todos os concursos públicos.
     
     
     
  • Quando fizeres prova da CESPE, atente para todas as palavras.
    Resutado que produza mudança.
    Neste caso, mudança quer dizer uma alteração do resultado, do objetivo.
    Um processo não é uma sequência com o compromisso de produzir mudanças.
    Imagine um processo de recebimento de materiais.
    O resultado é o mesmo sempre: dar entrada nos insumos para uso da organização.
  • ERRADO

    Calma ai galera, limitar o pensamento de que resultado é unicamente de projeto pode fazer errar uma questão preciosa. 
    Tanto projeto quanto processo podem levar a algum resultado, a diferença é que um projeto propôe uma mudança no estado quo, já o processo produz o mesmo resultado constantemente

    Perceberam que resultado cabe tanto a projeto quanto a processo?
  • Pessoal, Por favor alguém me indica material para os estudos de Gestão de Processos, pelo o que estou vendo, meu material não está completo, muita coisa eu não vi, e meu material é do Ponto.

    Não estou entendendo?!?!!?!?
  • A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de reengenharia, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção.
  • GABARITO: ERRADO

    Os processos são rotineiros, não buscam a mudança! O que busca a mudança são os projetos!

  • Este é o conceito de projeto.

    Segundo Caupin, projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos incluindo limitações no tempo, custo e recursos.

  • Pessoal mesmo se estivesse falando de processos, o conjunto de atividades = subprocesso.

  • Acho essa questão sem sentido. Mudança de que, ou em quê? Entendi que o sentido foi dizer que no processo há sempre entrega dos mesmos resultados, enquanto no projeto cria-se algo novo, mas o termo mudança ficou vago, porque, dependendo da perspectiva, o processo gera mudanças sim. Exemplo: em relação aos insumos. O processo vai pegar um insumo na entrada e entregar um produto com valor agregado na saída. Isso não é mudança? Porém, em relação ao resultado que já vinha entregando, ele não vai ter mudanças. Então, essa é uma pergunta incompleta, que não fornece os subsídios adequados para respondermos em base lógica. Requer que o candidato entre na cabeça da banca, o que é impossível. O processo pode não ocasionar mudanças no contexto macro (organizacional), mas no micro (processamento de insumos) ele gerará uma mudança padronizada.

  • A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção. Resposta: Errado.

  • Errado. O item tentou confundir processo com projeto. Conforme o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um resultado exclusivo que provocará uma mudança na organização. O projeto pode ser dividido em etapas com encadeamento lógico. Percebam que o processo, apesar de possuir uma sequência de atividades programadas, apresentará sempre o mesmo resultado ao final de sua execução, sem provocar uma mudança na organização. Busque associar com o processo de montagem de um carro: ao final da sequência de atividades programadas, haverá sempre o mesmo montado. Diferente de um projeto de desenvolvimento de um novo carro que voa: ao final do projeto haverá um resultado exclusivo provocando uma mudança organizacional.


ID
877516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.

Necessidades e objetivos mal definidos são exemplos de problemas comuns na gestão de projetos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO


    Na gestão de projetos é fundamental ter conhecimento das necessidades organizacionais e dos objetivos que se quer alcançar. Caso esses 2 elementos estejam mal definidos, haverá um problema na gestão de projetos.
  • Problemas Comuns [editar]

    A observância de complicações dentro do projeto facilita a visualização dos riscos do projeto. Segue exemplos de problemas comumente enfrentados na administração de projetos

    Necessidades e Objetivos Mal Definidos [editar]

    A nebulosidade a respeito dos objetivos causam atrasos no projeto. Quando não há uma meta a ser alcançada o trabalho fica indefinido. Os objetivos de um projeto precisam ser claramente definidos para que as necessidades sejam entendidas corretamente e para que o gerente e a equipe do projeto não façam suposições incorretas sobre o produto.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):RicardoMendesJr_/Gest%C3%A3o_de_projetos#Necessidades_e_Objetivos_Mal_Definidos

  • São considerados problemas peculiares à gestão de projetos:

    - Complexidade do Projeto;
    - Gerenciamento ineficiente ou amador;
    - Excesso de conflitos entre membros da equipe de projeto;
    - Falta de planejamento ou planejamento deficiente;
    - Necessidades e objetivos mal definidos;
    - Excesso de alteração de escopo;
    - Incertezas e riscos;
    - Mudanças tecnológicas;
    - Estimativas de prazo e custo mal elaboradas; e
    - Falta de controle ou controle ineficiente.
  • Comic Sans MS é a fonte. (desculpem-me, mas não aguentei). Tive que falar essa piadinha sem graça pra dizer: SE TÁ DUVIDANDO DO QUE TÃO POSTANDO, VAI ATRÁÁÁS, TE INFORMA, NÃO ESPERA PELOS OUTROS!!!!!!!!!!

    Que maniazinha que enxe o saco.
  • A fonte é essa:

    http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/problemas-tipicos-em-gerenciamento-de-projetos-por-marcio-eduardo/20772/

ID
880573
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia o trecho a seguir:

As etapas do Ciclo de Vida de um projeto podem ser representadas por suas principais atividades, quais sejam: a) Fase Conceitual; b) Fase de Planejamento; c) Fase de Execução; e d) Fase de Conclusão.

Estas fases são compostas por um conjunto de atividades:

I. identificação de necessidades e/ou oportunidades.

II. tradução dessas necessidades e/ou oportunida- des em um problema.

III. equacionamento e definição do problema; e análise do ambiente de problema.

IV. determinação dos objetivos e metas a serem alcançados.

V. decisão quanto à execução do projeto.

As atividades enumeradas anteriormente representam a seguinte fase do Ciclo de Vida do projeto:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida: fases do projeto

    • Iniciação/concepção/conceitual: identifica-se a demanda e a necessidade do projeto, com a definição do objetivo e a elaboração de planos preliminares.

    • Planejamento: detalha-se o que será realizado, com cronogramas,interdependências entre atividades, recursos envolvidos, custos.

    • Desenvolvimento e Implementação: as atividades previstas são efetivamente executadas.

    • Controle e monitoramento: pode ocorrer em paralelo com a fase de desenvolvimento, na qual se corrige os desvios.

    • Finalização ou encerramento: o produto final é entregue e aceito e a estrutura é desmobilizada


  • Alguma fonte para essas afirmações, tanto da banca, quanto da colega Ana Paula?

  • Iniciação: envolve os processos responsáveis por identificar/ reconhecer as necessidades e/ ou oportunidades e a sua formatação em problema/ solução de forma estruturada – a ser autorizado e gerenciado em forma de projeto.

    Fonte: Administração Pública - 3a edição - Augustinho Paludo

  • Ponto chave na resolução: Quando fala em "Traduçaõ" (tradução dessas necessidades.....) é a fase conceitual....nem precisa analisar as outras alternativas.

    1. Ciclo de vida: fases do projeto
    • Iniciação/concepção/conceitual: identifica-se a demanda e a necessidade do projeto, com a definição do objetivo e a elaboração de planos preliminares.
    • Planejamento: detalha-se o que será realizado, com cronogramas,interdependências entre atividades, recursos envolvidos, custos.
    • Desenvolvimento e Implementação: execução
    • Controle e monitoramento: pode ocorrer em paralelo com a fase de desenvolvimento, na qual se corrige os desvios.
    • Finalização ou encerramento:

ID
892024
Banca
IBFC
Órgão
INEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Podemos afirmar que:
(I) Projeto e processo tem o mesmo conceito.
(II) Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo porque segue os procedimentos existentes de uma organização.
(III)Um projeto tem início, meio e fim.

Alternativas
Comentários
  • Quem soubesse a alternativa II ou III poderia matar a assertiva I que erra conceitualmente sobre processo e projeto.

    Gabarito D.
  • Gabarito Letra D.

     

    II- Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo porque segue os procedimentos existentes de uma organização. Por outro lado, devido à natureza exclusiva dos projetos, pode haver incertezas quantos aos produtos, serviços ou resultados criados pelo projeto. As tarefas podem ser novas para a equipe do projeto, o que demanda planejamento mais dedicado do que outro trabalho rotineiro. Além disso, os projetos são empreendidos em todos os níveis organizacionais. Um projeto pode envolver uma única pessoa, uma única ou múltiplas unidades organizacionais.

     

    III- Todo projeto tem como característica principal ser executado apenas uma vez, ou seja, ser único, singular. Ao contrário de grande parte das atividades de uma empresa, um projeto tem início, meio e fim, tem que ter seu objetivo claro. Qualquer conjunto de atividades únicas, com objetivo bem definido e finito é um projeto.

     

    Fontes: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/74

    http://www.tenstep.com.br/br/Newsletter/Reposta2805.html


ID
892027
Banca
IBFC
Órgão
INEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Pelo PMBOK representa a decomposição hierárquica é orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C.

     

    O desenvolvimento do plano de gerenciamento do escopo do projeto e o detalhamento desse escopo se iniciam pela análise das informações contidas no termo de abertura do projeto, pela declaração do escopo preliminar, pela última versão aprovada do plano de gerenciamento do projeto, pelas informações históricas contidas nos ativos de processos organizacionais e por quaisquer fatores ambientais relevantes para a empresa:

    Como por exemplo: coletar requisitos, definição do escopo, criar EAP, verificação do escopo, controle do escopo.

     

    Na criação da EAP - Estrutura Analítica do Projeto (GABARITO): é criada a subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Os componentes que compõem a EAP auxiliam as partes interessadas a visualizar as entregas do projeto.

     

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/o-gerenciamento-do-escopo-do-projeto/28418

     


ID
892834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue
os itens subsequentes.

O nível estratégico da gestão de projetos revela o modo como a maturidade organizacional é monitorada pelos dirigentes.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    A maturidade consiste na capacidade de estabelecerem objetivos, na capacidade de exercer as responsabilidades para as tarefas e decisões em questão.
  • As questões 2 e 12 são iguais. Na 2 o gabarito é C e na 12 é E. Alguém pode me ajudar a entender a questão? Isso tem que se corrigido no site
  • Pessoal verifiquem esta situação por favor.
    A questão 2 e 12 (são iguais) e estão com resultados de gabarito diferentes.
    Grata
  • Gabarito preliminar:: ERRADO.
    O monitoramento da maturidade organizacional é revelada pelo nível tático/operacional da gestão de projetos.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • Bem-vindos ao universo paralelo do CESPE!!!
    Notem que uma questão é para Analista Judiciário (formados em direito) e a outra é
    para Analista Judiciário Cargos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    Quando digo que a banca é bipolar, tem gente que acha que exagero, mas olhem como ela está cada vez pior!! No mesmo concurso, respostas diferentes para a mesma questão. Tks, tks, tks Quando vão "internar" o Cespe no manicômio?

    Como bem dizem, para fazer as provas do Cespe além de nos matar de estudar, precisamos ver no dia do certame a posição dos astros, polir nossa bola de cristal, verificar se o examinador não tomou Gardenal vencido e contar com a sorte.

    Enfim, vamos a resolução
    Pelo gabarito preliminar da banca para essa questão, nesses cargos: ERRADO
    O monitoramento da maturidade organizacional é revelada pelo nível tático/operacional da gestão de projetos.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • Gabarito preliminar:: ERRADO.

    O monitoramento da maturidade organizacional é revelada pelo nível tático/operacional da gestão de projetos.

    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • Essa mesma questão se resolvida na prova de AJ - análise de sistemas está como "Errada"!!!

     

  • Seria melhor se o Questões de Concursos esperasse o gabarito definitivo da banca para publicar as questões. Fica a sugestão!
  • O Nível estratégico / alto escalão.
  • Qual é o verdadeiro gabarito dessa questão?
  • Bom, não encontrei nenhuma teoria falando exatamente sobre o monitoramento da maturidade organizacional. Entretanto, encontrei algo sobre o monitoramento da maturidade em projetos, que me pareceu ser o que a banca queria cobrar. Transcrevo a seguir o que encontrei no livro de Augustinho Paludo: Administração Pública, 2ª edição.

    "A maturidade no gerenciamento de projetos é mais aplicada quando os projetos são repetitivos, ou quando a organização/entidade executa projetos reiteradamente. O aprendizado oriundo de projetos anteriores e a implantação de inovações sugerem a melhoria das práticas e a sua padronização - evidências de maturidade que asseguram alta probabilidade de sucesso na implementação de futuros projetos".

    "A gestão de projetos apresenta-se como uma área/departamento especializado da administração que, após a decisão (da gestão/ administração superior), planeja, apoia e monitora a execução do projeto, padroniza as melhores práticas, e, fornece relatórios e subsidia a cúpula da gestão/administração em assuntos ligados aos projetos".

    Dessa forma, entendo que a área de gestão de projetos, responsável por monitorar e trabalhar a maturidade da gestão, seria um departamento tático, e não um departamento estratégico.
  • Gabarito oficial deu a questão como errada.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/CNJ_12/arquivos/Gab_definitivo_CNJ13_CBNS4_01.PDF
  • Galera, o gabarito definitivo dessa questão é ERRADO. Questão 50:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/CNJ_12/arquivos/CNJ13_CBNS3_01.pdf
    http://www.cespe.unb.br/concursos/CNJ_12/arquivos/Gab_definitivo_CNJ13_CBNS3_01.PDF
  • Guilherme,
    Se você está falando da questão repetida para Analista Judiciário e para os outros Analistas o gabarito oficial foi 
    "Certo"!
    O Link que você enviou é da prova de Analista Judiciário - Análise de Sistemas questão 44. Tem que baixar a prova para verificar. 
    O Gabarito definitivo é "Certo"!!!
  • Charles
    Caderno de questões - Tipo I
    Conhecimentos Básicos para os cargos de Analista Judiciário - exceto para as áreas: administrativa, judiciária e análise de sistemas
    Questão 50 - O nível estratégico da gestão de projetos revela o modo comoa maturidade organizacional é monitorada pelos dirigentes.
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_prova/29550/cespe-2013-cnj-analista-judiciario-conhecimentos-basicos-prova.pdf
    Gabarito - E
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_gabarito/29550/cespe-2013-cnj-analista-judiciario-conhecimentos-basicos-gabarito.pdf
  • Quanto mais madura a organização = maior o controle e o monitoramento integrado de projetos por meio de programas e portfólios (CERTO)
    Nível estratégico da gestão - portfólio = monitoramento da MATURIDADE ORGANIZACIONAL (ERRADO) - Informação não procede.

    O nível estratégico da gestão de projetos, na verdade, revela a maturidade organizacional. O gerenciamento em nível operacional é o de projetos, em nível tático, de programas e projetos e, em nível estratégico, de portfólios. Estes são conjuntos de programas e projetos. A questão está errada porque diz que no gerenciamento de portfólios a maturidade é monitorada pelos dirigentes. O que são monitorados são os portfólios, com seus programas e projetos, de maneira integrada, em consonância com os objetivos estratégicos. Ainda que o gerenciamento de portfólios no nível estratégico evidencie o grau máximo de maturidade na gestão de projetos, não tem relação com "monitorar" o grau de maturidade da organização.
     
    Segundo o PMBOK/PMI, 4ª edição, página 13: "Em organizações de gerenciamento de projetos maduras, o gerenciamento de projetos existe em um contexto mais amplo regido pelo gerenciamento de programas e gerenciamento de portfólios." 
  • Essa questão é esquisita. Maturidade organizacional se monitora? A meu ver, monitora-se o cumprimento de prazos, a entrega de produtos, o alcance de objetivos.

  • O que é maturidade em gerenciamento de projetos organizacionais?
    As organizações modernas tendem a crescer em escopo e metas – pedindo que as equipes de projetos entreguem
    projetos ainda mais complicados. Porém, a empresa freqüentemente não fez os mesmos progressos nas práticas
    de gerenciamento de projetos. Um problema comum é continuar a se concentrar em projetos isolados e ignorar a
    saúde do portfólio ou o espectro total dos projetos dentro da empresa. Muitos projetos continuam mesmo após o
    término da sua relevância para a estratégia geral.
    A capacidade de uma organização de coordenar esses esforços – entregar projetos ao
    mesmo tempo em que direciona sua estratégia – define sua maturidade em gerenciamento de
    projetos organizacionais

    Fonte:PMI.org.br
  • O nível estratégico da gestão de portfólios revela o modo como a maturidade organizacional é monitorada pelos dirigentes. Não se fala no nível estratégico quando abordamos gestão de projetos, visto que esta faz parte do nível operacional.

  • O monitoramento da maturidade organizacional é revelada pelo nível tático/operacional da gestão de projetos.

  • Falou em projetos , falou em nível operacional.

  •  

     Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Analista Administrativo - Área 1

    Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos. 

    Em uma organização, o gerenciamento de projetos ocorre no plano operacional, com vistas à garantia da execução propriamente dita.

    Certo

  • "O nível estratégico da gestão de projetos revela o modo como a maturidade organizacional é monitorada pelos dirigentes."

     

    O correto seria:

     

    "O nível tático/operacional da gestão de projetos revela o modo como a maturidade organizacional é monitorada pelos dirigentes."

     

    É o que é submetido a você que revela o quanto você é um bom líder.

     

    É a educação dos seus filhos que revela o quanto você é um bom pai.

  • Ainda que o gerenciamento de outras áreas ocorra no nível tático, a Gestão de
    Projetos ocorre no nível operacional, a fim de garantir a adequada execução
    de um projeto.

  • O ITEM II ESTÁ CORRETO!

  • Considerando as peculiaridades da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, temos que ela foi adotada pela Organização dos Estados Americanos em 22/11/1969, entrou em vigor, em âmbito internacional, em 18/07/1978 e só foi ratificada pelo Brasil em 25/09/1992 (observe que apenas neste momento este tratado passa a ser exigível do Estado brasileiro). Esta Convenção estabelece obrigações positivas e negativas (ações e omissões) que devem ser atendidas pelos Estados signatários e, em caso de descumprimento, tanto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos quanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos podem atuar, por mecanismos próprios, visando a responsabilização do Estado em questão. 

    Por fim, na data da questão, tem-se que, de fato, eram 25 os Estados signatários deste tratado. Assim, temos que as afirmativas I e III estão erradas e apenas a II está correta.

    Resposta correta: letra D.

  • Considerando as peculiaridades da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, temos que ela foi adotada pela Organização dos Estados Americanos em 22/11/1969, entrou em vigor, em âmbito internacional, em 18/07/1978 e só foi ratificada pelo Brasil em 25/09/1992 (observe que apenas neste momento este tratado passa a ser exigível do Estado brasileiro). Esta Convenção estabelece obrigações positivas e negativas (ações e omissões) que devem ser atendidas pelos Estados signatários e, em caso de descumprimento, tanto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos quanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos podem atuar, por mecanismos próprios, visando a responsabilização do Estado em questão. 

    Por fim, na data da questão, tem-se que, de fato, eram 25 os Estados signatários deste tratado. Assim, temos que as afirmativas I e III estão erradas e apenas a II está correta.

    Resposta correta: letra D.


ID
893122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de gestão de projetos e de processos, julgue os itens que
se seguem.

O gráfico de Gantt é uma ferramenta muito eficaz para o controle do progresso de projetos, pois permite visualizar o avanço de cada etapa da estrutura analítica do projeto sob controle.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.
    O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto.
  • Exemplo de um Gráfico de Gantt:
    Gráficos de Gantt criado no Excel.
  • Como uma disciplina, a gerência de projeto foi desenvolvida de diversos campos de aplicação diferentes, incluindo a construção, a engenharia mecânica, projetos militares, etc. Nos Estados Unidos, o "pai" da gerência de projeto é Henry Gantt, chamado o pai de técnicas do planejamento e do controle, que é conhecido pelo uso do gráfico de barras como uma ferramenta de gerência do projeto, para ser um associado as teorias de Frederick Winslow Taylor da administração científica, e para seu estudo do trabalho e da gerência do edifício do navio da marinha. Seu trabalho é o precursor a muitas ferramentas de gerência modernas do projeto, tais como a WBS (Work Breakdown Structure) ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) de recurso que avalia o trabalho..
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  •  O Cronograma de Barras, criado por Gantt, é uma forma de apresentar atividades com suas precedências e distribuídas em um intervalo de tempo. O gráfico de Gantt, é um gráfico que apresenta as "atividades" em uma coluna, indicando as respectivas durações por barras horizontais. Ou seja, é um recurso que permite a visualização direta das datas de início e término das atividades previstas.
  • visualizando fica  melhor de entender: http://www.arrudaconsult.com.br/2014/10/grafico-de-gantt-aprenda-usar-e-baixe.html


  • Resumindo, puxando do excelente link da Ge Nobrega!!

    Usar o gráfico de Gantt pode ajudar a ajustar o cronograma de qualquer projeto e ajuda em muitas tarefas gerais de planejamento, tais como: gestão de tempo, organização, análise das etapas, comparativo de tempos de execução das atividades e auxilio no mapeamento do caminho critico do projeto. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades.

    GAB CERTO


ID
894142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de noções de administração, julgue os itens de 41 a 45.

Critérios técnicos de seleção de projetos tais como a disponibilidade de capital e de matérias-primas e a competência gerencial permitem que a exequibilidade do projeto seja determinada em relação aos objetivos propostos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: certo
    Deve realmente ser avaliado a grana e disponibilidade de matérias-primas entre outros fatores, além da competência dos gestores para sabermos se é viável a execução de um projeto.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • A título de complemento...

    A questão pode ter deixado alguns candidatos com dúvida na interpretação da palavra exequibilidade. Porém, vejam que o seu significado não trás prejuízo algum, notem:

     Exequibilidade = executar com equilíbrio

    Reescritura da questão: Critérios técnicos de seleção de projetos tais como a disponibilidade de capital e de matérias-primas e a competência gerencial permitem que o equilíbrio do projeto seja determinado em relação aos objetivos propostos.


  • A dispinibilidade de capital não seria um critério econômico-financeiro?! Haja vista as Análises Técnica, Estratégica e Economico-financeira que devem passar os projetos... 
  • A grande dificuldade da questão é não ser enrolado pela banca sobre se a competência gerencial pode ser considerada como critério técnico.
  • Questão: Critérios técnicos de seleção de projetos tais como a disponibilidade de capital e de matérias-primas e a competência gerencial permitem que a exequibilidade do projeto seja determinada em relação aos objetivos propostos.

    `Permitem que a exequibilidade do projeto seja determinada em relação aos objetivos propostos? 

    As ações descritas na questão se inserem na fase de Iniciação do projeto. Elas permitem que a exequibilidade do projeto seja determinada em relação à viabilidade do projeto, não? Os objetivos serão propostos somente na fase de planejamento, certo?

  • Questão bastante interpretativa. Não há dúvidas de que alguns pontos devem ser analisados para

    que se possa saber se o projeto poderá ser executável ou não (exequibilidade) em relação aos seus

    objetivos. Entre estes pontos, a banca fala em:

    • Disponibilidade de capital

    • Disponibilidade de materiais-primas

    • Competência gerencial

    Todos estes fatores realmente podem ser utilizados para se verificar tecnicamente se o projeto pode

    ou não ser executado, facilitando a seleção dos que podem avançar.

    GABARITO: Certo.

    Fonte: Professor Carlos Xavier

  • Critérios técnicos de seleção de projetos tais como a disponibilidade de capital e de matérias-primas e a competência gerencial permitem que a exequibilidade do projeto seja determinada em relação aos objetivos propostos.

    Traduzindo: Só é possível determinar quanto tempo vai levar pra cumprir os objetivos e terminar o projeto depois de saber quanto dinheiro tem para dispor nele, quanto material também, e o nível de competência do gerente.

    Correto.

  • RESPOSTA C

    7 sinônimos de exequibilidade para 1 sentido da palavra exequibilidade: Aquilo que é exequível, que pode ser feito: 1 viabilidade, possibilidade, probabilidade, praticabilidade, efetividade, factibilidade, disponibilidade.

    #SEFAZ-AL


ID
895813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

As especificidades funcionais do projeto determinam as características e o desempenho esperado do produto, o que caracteriza a vontade do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Quem define as caracteristicas e o desempenho esperado é o cliente
  • A questão está errada, pois "desempenho esperado" é requisito NÃO FUNCIONAL.
    Especificidades funcionais são requisitos do escopo do projeto.
    Exemplo: Em um projeto de site de video locadora.
    As FUNCIONALIDADES são: 

    - Cadastrar clientes;
    - Cadastrar filmes;
    - Consultar filmes cadastrados;
    - Consultar filmes alugados, etc..
    Os NÃO funcionais:
    - Desempenho (1 segundo de resposta ao clicar);
    - Cor do site (cores pasteis entre azul e verde);
    - Acessibilidade (configurável para deficientes visuais);
    - Disponibilidade (ficar no ar 24 horas, sem interrupções).
  • Especificar um requisito implica em compreender exatamente oque deve ser feito e que se espera receber como resultado. O requisito é umacondição cuja exigência deve ser satisfeita. Se a condição é produzir algo,diz-se que o requisito é funcional. Requisitos funcionais estão relacionadoscom o comportamento de um determinado produto do projeto, ou seja, é tudoaquilo que descreve o que o produto do projeto deve fazer à listagem de todasas coisas que o sistema deve fazer;

     Se a condição écaracterizar algo (propriedade, comportamento, restrição, etc,...), diz-se queo requisito é não-funcional. Requisitos não funcionais são restrições e qualidadesque se colocam sobre como o projeto deve realizar seus requisitos funcionais esão classificados em:

    · Usabilidade: requisitos que selecionam ou afetama usabilidade do projeto;

    · Confiabilidade: Tratamento de falhas,possibilidade de previsão;

    · Desempenho: Velocidade, eficiência, precisão,tempo de recuperação, uso de recurso;

    · Portabilidade: restrições sobre os projetos nasquais o sistema será implantado;

    · Segurança: Permissões gerais do projeto.

  • As especificidades funcionais do projeto determinam as características e o desempenho esperado do produto, o que caracteriza a vontade do cliente.

    As especificidades funcionais são do produto e não do projeto.

    Projeto: É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

    Escopo do Projeto: Trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas;

    Escopo do Produto: Características ou funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.

    PMBOK - 4a. Edição - pág.11

  • Os fatores que comumente estão presentes na avaliação da qualidade pelo consumidor são: aparência ou imagem que se tem do produto, desempenho funcional e serviços associados a ele. 

    Fonte:http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/1/TDE-2005-03-04T06:23:11Z-529/Publico/DissLSL.pdf

  • ERRADA. Acredito que seja mais um jogo de palavras trocadas do CESPE. O correto seria: ''As especificidades funcionais do PRODUTO determinam as características e o desempenho esperado do PROJETO, o que caracteriza a vontade do cliente.''

  • No contexto do projeto, o termo escopo pode se referir ao:

    • Escopo do produto. As características e funções que caracterizam um produto, serviço ou resultado;

    e/ou

    • Escopo do projeto. O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. O termo escopo do projeto às vezes é visto como incluindo o escopo do produto.

    Fonte: PMBOK, 5ª Edicao em Portugues-BR


    Resumindo, as funcionalidades são inerentes ao produto, não ao projeto.  

  • O escopo é aquilo que deve ser feito/entregue/criado. O escopo de um produto é a descrição do que se espera que o produto seja. O escopo do projeto é a descrição do que se espera que o projeto faça (normalmente, que entregue o escopo do produto!).

    E os requisitos? Os requisitos definem os detalhes relativos ao escopo. São os requisitos que determinam o caminho a ser tomado, as especificidades de qualidade e desempenho, as funcionalidades e apetrechos, os detalhes e as loucuras que devem (ou não) estar presentes no produto final.
  • Gestão de projeto: a preocupação é com o processo e com tudo o que o cerca, ou seja, se está no prazo, se tem os recursos necessários e se está sendo feito conforme esperado (qualidade e escopo).

    Gestão de um produto: a maior preocupação é, ou pelo menos deveria ser, garantir que produto resolve um problema do cliente a quem esse produto é destinado e atende aos objetivos da empresa.

    Desse modo, entendo que a assertiva seria correta caso reescrita assim :As especificidades funcionais do "produto" determinam as características e o desempenho esperado do "projeto", o que caracteriza a vontade do cliente.

    http://www.guiadastartup.com.br/qual-a-diferenca-entre-gestao-de-projetos-e-gestao-de-produtos/


ID
895816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

O problema que o projeto procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, agora acredito que o problema que o projeto procura resolver é cumprir os prazos para satisfazer o cliente, projetos e recursos bem definidos e concentrados.  
  • Posso estar viajando, mas eu acredito que o erro da afirmação está em dizer que o "problema" é a "utilidade do produto". Bom, eu acredito que a utilidade do produto para o cliente é a possibilidade de resolução do problema que o projeto apresenta.
    Um projeto não será útil para você se ele te der problema, mas sim se resovê-lo.

    Abs.
  • Discordo do gabarito,

    O projeto é realizado justamente para atender a necessidade do cliente ou encontrar uma solução para algum problema. Logo o produto desse projeto tem utilidade para o cliente.

    Ah não ser que a questão esteja extremamente restrita ao fato de como falado acima o problema não ser uma utilidade, porém geralmente para CESPE incompleto é dado como certo.
  • Não sei quanto a vcs, mas detesto estudar Administração Geral. Parece que tudo é subjetivo e temos que adivinhar o que a banca quer dizer, diferente das outras disciplinas em que vc erra e depois sabe por que errou....
  • Achei errada a questão por ser limitada demais. Existem vários "problemas" que o projeto tenta "resolver". A utilidade para o cliente pode ser um dos escopos(objeitvo) dele. Quanto ao amigo Felipe, cuidado ao dizer que o produto faz parte do projeto. Não sei em que sentido vc quis dizer, mas nas provas o Projeto é que faz parte do produto, por exemplo: Leite condensado "leite moça" é o produto e a nestle (acho que é nestle) elabora um projeto para mudar a embalagem deste produto.
  • Projeto procura resolver problema?
  • Porra, eu tinha entendido "problema" como necessidade do cliente! Não é justamente isso o que a gestão de projetos busca? Concordo com o colega aí, o Orlando. Em Administração Geral tudo se parece, inclusive. É dose errar uma porrada de questão e nem saber o porquê depois!
  • Segundo Antônio César Maximiano, “projeto é atividade ou empreendimento, dentro de um macroprojeto/programa, que tem começo e fim programados, e que deve resultar num produto final singular, o qual procura resolver um problema específico”;
  • Questão complicada do Cespe. Procurei na internet, mas não encontrei uma informação que justificasse um erro no item. Eu marquei errado somente porque achei a afirmativa muito estranha. Creio que este é mais um caso em que o Cespe testa mais nossa capacidade de compreensão do enunciado do que o conhecimento específico sobre a matéria. Em outras palavras, parece ser mais um teste de "português" do que de "gestão de projetos".

    Acho que a frase original devia ser: "A utilidade do produto para o cliente ilustra o problema que o projeto procura resolver". Assim parece que a afirmação está correta, não? Vocês concordam? Creio que o examinador apenas inverteu o sujeito e o objeto, colocando um no lugar do outro, o que fez com que a frase perdesse seu sentido original. Ou seja, é a "utilidade do produto para o cliente" que serve de guia para o projeto resolver problemas, e não o contrário. O primeira é a causa; o segundo, a consequência.

    Dentro do ciclo de vida de um produto pode haver mais de um projeto. Pense, por exemplo, que, devido às novas exigências dos consumidores, a Fiat resolveu remodelar um de seus produtos mais conhecidos: o Uno. Este produto, que já existe, passou por um novo projeto para se adequar às novas demandas do mercado: ganhou design mais moderno, câmbio mais eficiente, rádio de fábrica, motor flex e mais econômico etc. Não sei se o novo Uno tem tudo isso, rs. Mas acredito que este é um caso em que "a utilidade do produto para o cliente ilustra o problema que o projeto procura resolver".

    Posso estar viajando, mas pensei nisso para encontrar algum sentido nesta questão proposta pelo Cespe. Em suma, é mais um item que não mede o conhecimento de ninguém e serve apenas para derrubar candidato.

    Leiam o que está escrito na página 7 do PMBOK 3a edição:

    Os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro 
    dos limites operacionais normais da organização. Os projetos são, portanto, 
    freqüentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma 
    organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um 
    prestador de serviços contratado. 
    Os projetos são normalmente autorizados como um resultado de uma ou mais 
    das seguintes considerações estratégicas: 
    Uma demanda de mercado (por exemplo, uma companhia de petróleo autoriza um 
    projeto para construir uma nova refinaria em resposta a um problema crônico de 
    falta de gasolina) 
    • Uma necessidade organizacional (por exemplo, uma empresa de treinamento 
    autoriza um projeto para criar um novo curso para aumentar sua receita) 
    Uma solicitação de um cliente (por exemplo, uma companhia de energia elétrica 
    autoriza um projeto de construção de uma nova subestação para atender a um novo 
    parque industrial) 
    • Um avanço tecnológico (por exemplo, uma empresa de software autoriza um novo 
    projeto para desenvolver uma nova geração de video games após o lançamento de 
    um novo equipamento para jogos por empresas de produtos eletrônicos) 
    • Um requisito legal (por exemplo, um fabricante de tintas autoriza um projeto para 
    estabelecer diretrizes para o manuseio de um novo material tóxico).

    http://www.pm.am.gov.br/opms/members/tmp/pm6/pmbok/PMBOK3rdPortuguese.pdf
  • Errado

    A necessidade é o problema que o projeto procura resolver. O produto é o que resolve o problema. O objetivo é a utilidade que o produto tem para o cliente e a sua contribuição para resolver o problema.

    Portanto, o objetivo do projeto ilustra a utilidade do produto para o cliente
  • problema que o projeto procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente. 

    Inicialmente,
     quando o assunto é gestão de projetos devemos considerar que dentro dela existem cinco processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Cada uma com suas devidas peculiaridades. O fato é que, em sentido amplo, não é qualquer fase do processo que a resolução de problemas de um projeto ilustra a utilidade para um cliente que, por sua vez, pode influenciar o projeto negativa ou positivamente. 

    cliente para a gestão de projetos é um stakeholders (parte interessada) e sua influência sobre o projeto, conforme a evolução do ciclo de vida do processo tende a cair. Ou seja, dependendo da fase (encerramento, por exemplo) a resolução do problema pode até ser útil para o cliente, mas não é mais para o projeto. Vejamos o que diz o PMBOK: 

    Características do ciclo de vida do projeto:
    influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores no início e caem ao longo da vida do projeto




    Fonte: PMBOK 4ª edição + vídeo aulas Prof.ª Elisabete Moreira + minha interpretação :)  
    Gabarito: Errado
  • > O problema que o projeto procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.

          Um exemplo de projeto citado no PMBOK, 4ª Ed., Fl.11 é a construção de um Monumento Nacional, que por sua característica criará um resultado que deve durar séculos. 

          Tomando esse exemplo, é possível identificar o problema (criação do monumento), mas, para o projeto, não importa se o produto vai ser útil ou não para o cliente.

          Concluindo, o projeto tenta entregar aquilo que o cliente deseja, precisa, mas não questiona, não sabe se o seu produto vai ser realmente util ou não para o cliente.

          Para saber se um projeto vai ser útil ou não é preciso realizar um estudo de viabilidade antes.


    Exemplo. Questão (Q303985) - CESPE - 2013 - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Administrativo

          O estudo do valor agregado é uma técnica que auxilia a avaliação da viabilidade de um projeto.

          R.: CERTO


  • O problema que o projeto procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.

    Utilidade é requisito não funcional do produto, logo ela deve estar inserida no Escopo do Produto.

    O problema que o projeto procura resolver é o objetivo do projeto, ou seja criar um produto, serviço ou resultado exclusivo através de um esforço temporário.

    PMBOK - 4a. Edição - pág.11


  • "Eu capaz..." eu entendo o significado das palavras do seu comentário, mas colocadas juntas, não entendi nada kkk

  • Questão de raciocínio lógico rsrsrsrsrs

  • O problema que o PRODUTO procura resolver ilustra a utilidade do produto para o cliente.

  • Orlando Jr, tenho a mesma impressão com Gestão de Pessoas...rs

  • ORLANDO Jr é exatamente isso!! ¬¬
    Achei que eu fosse a única nesse barco... ^^

  • Questões de Administração extraídas do inferno!kkkk

  • Gestão de projeto: a preocupação é com o processo e com tudo o que o cerca, ou seja, se está no prazo, se tem os recursos necessários e se está sendo feito conforme esperado (qualidade e escopo).

    Gestão de um produto: a maior preocupação é, ou pelo menos deveria ser, garantir que produto resolve um problema do cliente a quem esse produto é destinado e atende aos objetivos da empresa.

    Desse modo, entendo que a assertiva seria correta caso reescrita assim : O problema que o "produto" procura resolver ilustra a utilidade do "projeto" para o cliente.

    http://www.guiadastartup.com.br/qual-a-diferenca-entre-gestao-de-projetos-e-gestao-de-produtos/

  • Risus, concordo com você Iraci Brandão.

  • Não sou capaz de opinar...

  • A utilidade do produto para o cliente é requisito não funcional do produto, logo ela deve estar inserida no escopo (objetivo) do produto. No entanto, o problema que o projeto procura resolver é o objetivo do projeto, que é criar um produto, serviço ou resultado exclusivo através de um esforço temporário.

  • Não sou capaz de opinar...2

  • Depois de ler os comentários, chego a conclusão em que a questão está errada! O produto tem varias ramificações, e pode ser avaliado de várias maneiras, em partes do projeto e escopo.


ID
895819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

O esclarecimento das expectativas ou requisitos do cliente caracteriza uma etapa importante da gestão de projetos, pois a consulta aos stakeholders ajuda a clarificar os entregáveis.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Stakeholder significa público estratégico. Pode ser uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e que tem papel direto ou indireto na gestão de resultados dessa mesma organização, ifluencia no desempenho e nas atitudes dela. Stakeholder são partes interessadas. De alguma forma a organização tem que trazer algum benefício para as partes interessadas, ou seja os Stakeholders. Podemos chamar também de acionistas, mais simples assim, um outro nome também utilizado é o shareholders. 
  • O esclarecimento das expectativas ou requisitos do cliente caracteriza uma etapa importante da gestão de projetos, pois a consulta aos stakeholders ajuda a clarificar os entregáveis.
    Reescrevendo p/tentar entender melhor: 
    O esclarecimento das expectativas ou requisitos do cliente caracteriza uma etapa importante da gestão de projetos, portanto, logo a consulta aos 
    stakeholders (clientes) ajuda a clarificar os entregáveis (= que se pode fornecer = produto = objetivo).
    A frase só faz sentido se stakeholder for igual a cliente.
    " ... 
    Assim, a empresa deve transformar o valor investido pelo proprietário (ou pelos acionistas) em insumos (terrenos, instalações, equipamentos, processos tecnológicos, matéria-prima e trabalho) e com eles criar produtos (bens ou serviços) que possam ser vendidos no mercado para seus clientes de uma maneira tal que ocorra desse processo um retorno financeiro para os investidores. Isto é, a economia neoclássica considera que os fornecedores desses insumos também são "stakeholders", tão importantes quanto os proprietários, na tomada de decisão. Portanto, para a teoria neoclássica, os "stakeholders" já são de quatro tipos: os investidores (os proprietários), os fornecedores (de terra, de instalações, de equipamentos, de matéria-prima, de tecnologia, etc) os trabalhadores e os consumidores ( = clientes). Todos esses agentes econômicos devem ser levados em consideração nas tomadas de decisão da empresa.... " Wikipedia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_stakeholder
  • Stakeholders são as partes envolvidas no projéto. São as pessoas ou grupos interessados no projeto, que são impactadas por ele de alguma forma.
    Um bom gerente de projetos deve mapear quais são seus stakeholders, pois estes podem influenciar no andamento do projeto.
  • O questinamento da assertiva é sobre o ciclo de vida dos projetos (etapas da gestão de projetos), mais especificamente na definição do ciclo. Vejamos o que diz o PMBOK:
     
    O ciclo de vida do projeto define
    Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase;
    Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega é revisada, verificada e validada;
    Quem está envolvido em cada fase; 
    Como aprovar e controlar cada fase;
    É muito importante identificar os diferentes stakeholders, suas necessidades, expectativas e gerenciar sua influência nos requisitos.

    Gabarito: Certo
  • Planejamento do escopo do projeto

    O planejamento do escopo do projeto é feito através do processo chamado ‘‘plano de gerenciamento do escopo’’.

    Para determinar qual é o escopo do projeto, existe muito planejamento do escopo. Para isso, tanto o gerente quanto a equipe precisam ter uma visão unificada sobre quais são os componentes do projeto, dos seus requisitos, da expectativa dos stakeholders do projeto, e de onde o projeto se encaixa nas necessidade de negócio destes stakeholders.

    Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAC9kAJ/gerenciamento-projeto

  • O conceito de Stakeholders é bem abrangente e para uma compreensão mais dinâmica, pode-se traduzir como "INTERESSADOS NO PROJETO". Asssim, compreende os acionistas, os patrocinadores, os clientes, os fornecedores, os operadores, etc.

     

    Gabrito: Certo

    Bons Estudos!

  • O esclarecimento das expectativas ou requisitos do cliente caracteriza uma etapa importante da gestão de projetos, pois a consulta aos stakeholders ajuda a clarificar os entregáveis.

    Correto.

    Saber o que os stakeholders ( partes interessadas) querem do projeto desde o início até o final dele ajudam a esclarecer o que se espera entregar ao fim do projeto.


ID
895822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

A especificação design for assembly ilustra a facilidade de fabricação de um produto, sendo, também, uma dimensão de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Operações de monstagens são relativamente caras e não vejo facilidade de fabricação. Temos que levar em consideração que as empresasr visam o lucro e querem sempre fazer muito mais com muito menos. 
  • O erro da questão está em falar que o DFA ilustra a facilidade de fabricação do produto, o que não é bem verdade. O DFA é um processo que tem em mente que o design dos produtos tem que ser feito de forma que ele seja mais simples de ser montado e fabricado. 

    http://en.wikipedia.org/wiki/Design_for_assembly

  • Acho que o erro está em afirmar que a "facilidade de fabricação de um produto é também uma dimensão de qualidade." ;)

    Para mim qualidade é foco no cliente, pouco importa se a fabricação do produto é simples ou complexa.
  • DFA (Design for Assembly ) é uma metodologia de análise que fornece ao projetista uma estrutura de raciocínio ou orientações para que o produto seja desenvolvido de forma a facilitar o processo de montagem.
    Fonte:
    http://www.leansolutions.com.br/

    Segundo Salustri e Chan (2005), o objetivo do projeto para montagem (DFA) é simplificar o produto para que o custo de montagem seja reduzido. Entretanto, como consequência da aplicação do DFA, normalmente tem-se melhor qualidade e confiabilidade, e uma redução do inventário na produção de peças e equipamentos.
    Salustri e Chan (2005, p.1) definem DFA como sendo “um processo para aprimorar o projeto do produto, para obter uma montagem fácil e de baixo custo, focando-se na funcionalidade e na facilidade de montagem simultaneamente.”

    Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000721395&loc=2009&l=9945184a01731118

    Logo, o que entendo é que a especificação design for assembly NÃO ilustra E SIM PROMOVE a facilidade de fabricação de um produto, sendo, também, uma dimensão de qualidade. Ela não é uma dimensão (importância, tamanho) de qualidade e sim pode vir a oferecer/agregar/fornecer qualidade ao produto.
  • Complementando o que a ICA disse, baseado na mesma fonte:

    - O erro da questão está em afirmar que a especificação Design for Assembly ilustra a facilidade de fabricação de um produto, pois ilustra a sua facilidade de montagem.

    Bons estudos!
  • O desing for assembly é uma ferramenta que busca diminuir o tempo e os custos de fabricação de um produto por meio de um processo de montagem mais fácil. A ideia é reduzir o número de peças e componentes que constituem um produto, de modo a encurtar o processo de montagem e ganhar economia de escala.

    O erro da questão está em afirmar que o design for assembly é também uma dimensão de qualidade. Facilidade de montagem não quer dizer, necessariamente, melhor qualidade. A qualidade de um produto deve ser avaliada por meio de outras ferramentas, como o ciclo PDCA, o histograma, o gráfico de controle etc.

    Para quem quiser pesquisar mais:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Design_for_assembly
  • Tenho a impressão que administração é a matéria que os concurseiros mais conjecturam e você não consegue ter "certeza" de nada. É discussão do sexo dos anjos isso.

  • Já passei de mil questões de Adm. e continua aparecendo coisa que eu nunca tinha visto.

  • Pessoal,

    Foi só eu que interpretei assim: o pessoa até conseguiu trazer o conceito do item da questão, mas explicar de uma forma convincente o motivo de o item estar errado ninguém conseguiu, pois cada um deu um motivo diferente para o erro do item... :/

  • E R R A D O  - TEM A VER COM CUSTO E NÃO QUALIDADE!!!!!!!

    Projeto para montagem (DFA) é um processo pelo qual os produtos são projetados com facilidade de montagem em mente. Se um produto contém menos peças que vai demorar menos tempo para montar, reduzindo assim os custos de montagem. Além disso, se as partes estão equipados com características que o tornam mais fácil de entender, mover, orientar e inseri-los, isso irá também reduzir o tempo de montagem e os custos de montagem. A redução do número de partes de uma montagem tem a vantagem adicional de reduzir geralmente o custo total das partes na montagem. Isso geralmente é onde ocorrem os principais benefícios de custo da aplicação do projeto para a montagem.

  • o mais complexo é que você fica lendo os comentários, e parece cego em tiroteio, é cada um dizendo uma coisa distinta... tem gente que buscou a mesma fonte de dados e entendeu coisa diferente... deixa eu beber um pouco d´água aqui...

  • Adm publica pra mim é a pior materia. Vc nao um material bom pra estudar. Sempre cai algo que vc nunca ouviu falar. É UMA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO SEM TEXTO.  

  • Varias são as discussão à respeito do tema, o qual ainda não vi citado em nenhum livro ou apostila de concurso... mas deve ter. O assunto é interessante e envolve outros "nomes esquisitos", como  DFE (Design for Excellence), DFM (Design for Manufacturability), etc. Recomendo a leitura do artigo abaixo.

    Armazenamento de conhecimento explícito referente ao DFA (Design for Assembly ) utilizando regras baseadas em casos

    Antonio Francisco Savia,*, Eduardo Vila Gonçalves Filhob, Erika Monteiro de Souza e Savic .

    http://www.scielo.br/pdf/prod/v20n1/aop_200612131.pdf


  • administração é matematica sem formula,ate as aulas dos professores são confusas,gente eu pesquiso a internet todinha em busca de uma aula dinamica,compreensivel,so vejo frases sem contexto.ate raciocinio logico é mais facil,mas não desisto nunca vou gabaritar nem que seja no chute

  • design for o que??????? WTTTTTF!!!!

    Pulo e vou à próxima pqp!! 

    "Usar o gráfico de Gantt pode ajudar a ajustar o cronograma de qualquer projeto e ajuda em muitas tarefas gerais de planejamento, tais como: gestão de tempo, organização, análise das etapas, comparativo de tempos de execução das atividades e auxilio no mapeamento do caminho critico do projeto. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades."
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17630/000721395.pdf?sequence=1

    GAB ERRADO, não necessariamente qualidade, mas sim, um projeto para aprimorar o produto, para obter uma montagem fácil e de baixo custo.

  • E olha que essa questão é para técnico administrativo, onde exige-se apenas o conhecimento de nível médio

  • Será que é isso:

    design for assembly = projeto para a montagem

    A especificação do projeto para a montagem ilustra a facilidade de fabricação de um produto? Sim.

    O simples fato de especificar o projeto para a montagem ilustra uma dimensão de qualidade? Não.


    Dimensões da Qualidade:

    Qualidade Intrínseca

    Custo

    Atendimento

    Segurança

    Moral

    entre outras! O Garvin disse que são 8!

    Agora, especificação do design for assembly?

    Foquei na "especificação", claro que, depois de ter errado.



    ERRADA.

  • odeio essa matéria e quanto mais odeio menos aprendo!!!! prontodesabafei!!!

  • Quando me deparo com questões como essa, consigo ver a cara de sacana que a fez. Acho que nem ele mesmo entende o que está perguntando.

  • Marcelo...o processo de montagem não integra o processo de fabricação de um produto? 

    o erro da questão, ao meu ver, está atrelado a afirmação de que "design for assembly ilustra, também, uma dimensão de qualidade".

  • Resposta: Errado.

    E lá vamos nós para mais uma questão de Adivinhação Geral!

  • Muitos comentários reclamando da questão...Vá direto ao comentário do Thiago Loureiro, ele explicou de forma resumida e simples esta questão. 
    A especificação design for assembly ilustra a facilidade de fabricação de um produto, sendo, também, uma dimensão de qualidade. 
    O erro da questão está na parte grifada, o design for assembly é usado para facilitar a fabricação do produto( com menores custos, menor tempo) mas isso não reflete em maior qualidade no produto final. 


    Avante galera!
  • Pessoal, o erro da questão não está na afirmaçao da qualidade. Isso está correto. O erro é a palavra "fabricação"! O correto seria: 

    A especificação design for assembly ilustra a facilidade de MONTAGEM de um produto, sendo, também, uma dimensão de qualidade.

  • RIDÍCULA!


ID
895825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

Quando a complexidade técnica e a relacional são elevadas, as dificuldades e os riscos são maiores, podendo dificultar a execução do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Para acertar essa questão pensei num caso concreto.
    Para a implantação da tecncologia 4G durante a Copa do Mundo nos Estados requer mão de obra especializada das empresas de Telecom., provavelmente vinda de outro país. As dificuldades são elevadas, pois o risco de dar errada a execução do projeto é alto. 
  • Pensei no porteiro do meu prédio tentando programar em Java..rs
  • Questão um tanto óbvia!! 

  • Tão óbvia que fiquei procurando pega. Afff

  • Achei a questão bem tranquila por se tratar da Cespe, mas confesso que tive medo de responder. 

     

    Gab. C

  • Se o cenário como um todo é dificultoso, assim será o projeto.

    Certo


ID
895828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior for a maturidade dos processos relacionados ao projeto, menor será a dificuldade e os riscos de executá-lo.

Alternativas
Comentários
  • O termo "maturidade dos processos" é o mesmo que dizer que os envolvidos no projeto têm um maior know how (saber como "fazer") para realizar os processos do projeto e, obviamente, quanto melhor você sabe fazer uma coisa, menor será a dificuldade e riscos de executá-la.
  • E como a organização adquire maturidade?

    Acontece como consequencia do uso de modelos de gerenciamento de projetos (aplicação de técnicas, ferramentas, conhecimentos e habilidades sobre os projetos e seus processos). 

    Vantagens:


    Diminuição  de custos
    Otimização de recursos

    Prazos mais previsíveis
    Maior produtividade

    Gabarito: Certo 


  • Quanto mais maduros os processos, mais fácil ficarão de ser executados, não é?! Então... A

    dificuldade e os riscos diminuem!


    FONTE: Professor Carlos Xavier


    Estratégia Concurso

  • Quanto maior for a maturidade dos processos relacionados ao projeto, menor será a dificuldade e os riscos de executá-lo. Resposta: Certo.


ID
908308
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No processo de planejamento de um projeto, caso seja impossível estimar com precisão o prazo de realização de algumas tarefas, tais tarefas

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Calcular o tempo mínimo para executar o projeto: é o trajeto mais longo da rede do projeto (PERT) do começo do projeto até a sua extremidade. Este trajeto é chamado de caminho crítico. As outras tarefas podem ser feitas em paralelo ao caminho crítico, mas qualquer atraso nas tarefas do caminho crítico resultará automaticamente num atraso do prazo total para finalizar o projeto, a menos que se faça uma correspondente redução na duração das atividade sucessoras a atividade que atrasou. Geralmente esta redução implica em aumento do custo do projeto. Para as tarefas as quais seja impossível estimar o prazo com precisão, deverão estas serem colocadas fora do caminho crítico e fazer o planejamento separado com outro membro da equipe, especializado no assunto.

    Só a título de complementação da resposta: PERT: Tanto o PERT (Programm Evaluation Review Technique), como o CPM (Criticai Path Method) são diagramas de flechas que identificam o caminho crítico estabelecendo uma relação direta entre os fatores de tempo e custo, indicando o "ótimo econômico" de um projeto. Esse "ótimo econômico" é alcançado por meio de uma certa seqüência das operações de um projeto que permita o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis em um prazo otimizado.
     
  • Oii,
    Onde posso ver mais sobre isso?
    Grata.
  • Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.
  • http://pt.slideshare.net/paulohrcunha/mtodo-do-caminho-crtico

    vale a pena

  • CPM Critical Path Method - método do caminho crítico. É uma metodologia utilizada no planejamento de projetos, relacionado com o planejamento do tempo do projeto. Uma vez definidas as atividades críticas e estabelecido o período total de tempo, esse tempo representa o prazo máximo aceito para a realização do projeto.Utiliza o caminho crítico, cujas atividades não podem sofrer atrasos sem que se reflita em atraso na duração do tempo total do projeto. É determinístico!

    PERT Program Evaluation and Review Technique. É tb utilizada no planejamento do tempo estimado do projeto. é probabilístico
                        Fonte: Administração Pública - 3a edição - Augustinho Paludo
  • Questão para ser resolvida com interpretação.
    Vamos lá: se uma tarefa não tem como ser programada com
    precisão, o que você faz?
    A) exclui do planejamento? Então se não tem precisão é melhor fingir
    que não existe e deixar a coisa acontecer por mero acaso? Claro que não...
    B) coloca para o final? Então... você quer deixar o imprevisível para o
    final... Assim você se complica completamente na hora de entregar o
    resultado! Claro que não dá certo.
    C) Fazer um planejamento em separado e tirar do caminho crítico?
    Boa saída! De verdade! Você pega a tarefa que não tem informações precisas e
    faz um planejamento mais detalhado para ela! Além disso, você a tira do
    caminho crítico, por não saber como ela afetará o projeto como um todo.
    D) Para o projeto? Claro que não! Imagine se tivéssemos que parar
    todos os projetos toda vez que algo fosse impreciso... Não haveria nada feito
    pelo ser humano no mundo!
    E) Claro que alteram o cronograma, então não dá para introduzir no
    caminho crítico, afinal de contas, você não sabe quanto tempo a tarefa vai
    durar!
     

    Comentários do Prof. Carlos Xavier 


ID
908320
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um problema importante associado à aplicação prática da análise de sensibilidade em análise de risco é que

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Análise de risco, ou “simulação probabilística” baseada na técnica de simulação de Monte Carlo é a metodologia pela qual a incerteza envolvendo as principais variáveis projetadas num modelo de previsão é processada para estimar o impacto do risco sobre os resultados projetados. É uma técnica pela qual um modelo matemático é submetido a várias simulações, geralmente com a ajuda de um computador. Durante o processo de simulação, cenários sucessivos são construídos usando valores de entrada para as variáveis incertas principais do projeto que foram selecionadas das distribuições de probabilidades de valores múltiplos.
    O processo de análise de risco pode ser desdobrado nos seguintes estágios:
    Modelo de previsão  --> Variáveis de risco --> Distribuições de probabilidade (1) --> Distribuições de probabilidade (2) --> Condições de correlação --> Rodar a simulação --> Análise dos resultados.

    Sintetizando:

    Modelo de previsão: preparação de um modelo capaz de predizer a realidade.
    Variáveis de risco: colocarei o conceito logo abaixo, para explicar mais detalhamente, aqui está a resposta da questão.
    Distribuições de probabilidade (1): Definição dos limites de intervalo para os possíveis valores da variável.
    Distribuições de probabilidade (2): Alocação de pesos-probabilidades para os valores do intervalo.
    Condições de correlação: configurar as relações para as variáveis correlacionadas.
    Rodar a simulação: Geração de números aleatórios baseados no conjunto de hipóteses.
    Análise dos resultados: análises estastísticas das saídas da simulação.

    Continua (não coloquei tudo aqui pq não coube!)

     
  • Bom, voltando ao conceito que mais nos interessa na questão:
    O segundo estágio exige a seleção das “Variáveis de risco” do modelo. Uma variável de risco é definida como aquela que é crítica à viabilidade do projeto no sentido de que um pequeno desvio do seu valor projetado is ambos, provável e potencialmente, perigoso ao valor do projeto. Para selecionar as variáveis de risco aplicamos as análises de sensibilidade e incerteza. 
    Análise de sensibilidade é usada nas análises de risco para identificar as variáveis mais importantes num modelo de avaliação de projeto. Ela mede a correspondência do resultado do projeto vis-à-vis a uma variação (geralmente um desvio porcentual fixo) no valor de uma dada variável do projeto. 
    O problema com a análise de sensibilidade quando ela é aplicada na prática é que não existem regras tão abrangentes nas quais uma variação no valor de uma variável é testada pelo seu impacto no resultado projetado. Por exemplo, um acréscimo de 10% nos custos do trabalho pode ser muito provável ocorrer enquanto um acréscimo de 10% na receita de vendas pode ser muito improvável. O teste de sensibilidade aplicado uniformemente sobre várias variáveis do projeto não leva em conta quão realístico ou não realístico é a variação projetada no valor de uma variável de projeto testada. 
    Para que a análise de sensibilidade conduza a resultados significativos, o impacto da incerteza deverá ser incorporado no teste. A análise da incerteza é uma realização de algum entendimento do tipo e da magnitude da incerteza envolvendo as variáveis a serem testadas, e usando-os para selecionar as variáveis de risco.


    Fonte: http://www.bertolo.pro.br/AdminFin/AnalInvest/AnaliseDeRiscoNaAvaliacaoDeInvestimentos.pdf  (ótimo arquivo para leitura)
  • Achei muito interessante e útil os comentários da Lorrayne. Mas considerando-os como corretos - ou melhor dizendo, considerando correta a fonte -, percebe-se haver uma discrepância significativa e fundamental entre o texto e o item de resposta "E".

    Segundo a fonte: "Para que a análise de sensibilidade conduza a resultados significativos, o impacto da incerteza deverá ser incorporado no teste. A análise da INCERTEZA é uma realização de algum entendimento do tipo e da magnitude da incerteza envolvendo as variáveis a serem testadas..." Item de resposta E fala em "análise de SENSIBILIDADE". Pelo que pude entender, a análise de incerteza é uma etapa implícita à analise de sensibilidade, mas com ela não se confunde. Se alguém puder me ajudar a entender o assunto ou o que significa exatamente o item de resposta E, agradeço.
  • Acertar uma questão dessas na prova?

    Impossível!

  • A análise de sensibildade é aplicada em pesquisa operacional em programação linear com funções que variam de acordo com coeficientes. Não há como medir resultados incertos mas sim um comportamento quando se varia um dado em função do modelo adotado.


ID
911956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens consecutivos.

A organização que adota o modelo ZOPP de gestão de projetos transforma os problemas em uma hierarquia de objetivos, buscando criar uma lógica de meios e fins.

Alternativas
Comentários
  • Certo,

    ZOPP é uma sigla alemã que significa>

    Z-ZIEL OBJETIVOS
    O-ORIENTIERTE
    P-PROJEKT
    P-PLANUNG PLANEJAMENTO
     
    ORIENTADOP-PLANUNG PLANEJAMENTO
     ou seja: Planejamento de projeto orientado por objetivos

    Fase de Análise 
     
    • Análise da situação (envolve pessoas, grupos ou instituições envolvidos com o projeto) 
    • Análise dos envolvidos (Caracteristicas, interesses, motivos, atitudes e potenciais dos envolvidos) 
       
    • Conclusões para o planejamento do projeto
       
    • Levantamento de problemas ( pode utilizar técnica brainstorming / brainwriting ). 
       
    • Análise de Objetivos (Consiste na de situação futura). Essa ação faz com que se transforme problemas em objetivos com meios claros para chegar ao objetivo fim 
       
    • Avaliação de Alternativas (Matriz de decisão com critérios próprios e definidos conforme prioridades)
  • A gente se matando de estudar e o CESPE tirando questão da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/ZOPP#Etapas
  • Guilherme,
    estudo há um ano pra concurso e sou administradora e NUNCA tinha ouvido falar nisso, logo pensei; AFFF não sei nada de Administração!!!!!! kkkkkkkkkk 
  • A abordagem ZOPP oferece uma estrutura sistemática para identificação, planejamento e gestão de novos projetos desenvolvidos em ambiente de oficina com os principais grupos de interesse. O produto é uma matriz de planejamento - o quadro do projeto lógico - que resume e estruturas principais elementos de um projeto e destaca as ligações lógicas entre as proposições apresentadas, as atividades planejadas e os resultados esperados. A abordagem ZOPP é usada para praticamente todos os projectos financiados por alemães e é um pré-requisito para a aprovação do financiamento.

    COMO A COLEGA ACIMA DISSE EU TAMBEM NAO OUVI FALAR NESSA PALAVRA
  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO):

    Vejam esta questão:


    Ministério das Comunicações/Administração/2008
    "Entre os diversos métodos e ferramentas para gerenciamento e projetos, consta o
    método ZOPP ou método de planejamento de projeto por objetivos, que foi desenvolvido a partir da experiência do governo federal alemão em  projetos de cooperação técnica.' ( GABARITO CORRETO).


    Vejam que embora a questão seja difícil, já foi cobrada em 2008.

  • Putz cada hora surge algo novo em projeto e processo...ow materiazinha complicada e extensa...
    Ainda bem que no Cespe dá pra deixar em branco hehehe
  • Etapas:

    Fase de Análise

    a) Análise da participação - são identificados e descritos os envolvidos no contexto analisado.

    b) Análise dos problemas – são identificados os problemas que cercam determinada situação e analisadas as suas causas e efeitos.

    c) Análise dos objetivos - os problemas são transformados em uma hierarquia de objetivos, em uma lógica de meios e fins, decorrentes de uma estrutura de causa – efeito.

    d) Análise de alternativas - são identificadas as possíveis soluções para o cenário analisado, os caminhos ou estratégias mais favoráveis para se atingir determinado objetivo.

  • Sou formado em administração e já trabalhei muito em projetos e metodologias, mas NUNCA tinha ouvido falar nisso.
    CESPE inventando moda!
  • E só para constar que precisamos saber, a FUNRIO cobrou sobre este método ZOPP na prova de administração do INSS deste ano (2013).


    Gabarito B.
  • Acerca deste assunto, também já foi questão da prova do STJ (Analis.Adm - 2008 - CESPE):

    "Existe uma variedade de modelos e ferramentas que poderão ser utilizados para elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos. Entre eles, destacam-se o modelo ZOPP (planejamento de projeto orientado por objetivo), as ferramentas análise da situação e matriz de planejamento de projeto (quadro lógico) e o Guia de Conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos — Project Management Body of Knowledge/Project Management Institute (PMBOK/PMI)." 

    Gabarito: Certo

  • Q184573 Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência – Área de Serviço Social


    Considerando que, no cotidiano da vida profissional, a intervenção na área social pressupõe o conhecimento da realidade, julgue os itens de 97 a 105, referentes ao estudo de situações, processos, instrumentos e técnicas de gerenciamento.


    A responsabilidade sobre a condução do método de planejamento de projetos orientado para objetivos (ZOOP) é do gerente da instituição executora, com a participação dos servidores ligados diretamente a ele. ERRADO

    ______________________________________________

    Q485852  Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa


    Com relação a gestão de projetos e processos, julgue o item subsequente.



    A identificação de problemas reais é uma das subetapas da análise, que, por sua vez, é uma das fases do modelo ZOPP de gestão de projetos. CERTO

    _________________________________________________

    Q255417 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Administração


    Julgue os itens a seguir, que tratam de gestão de projetos.


    Na gestão de projetos, uma das desvantagens da utilização do método ZOPP é a de que ele não privilegia a participação de todos os envolvidos no projeto e prevê que o planejamento seja um papel restrito ao gerente do projeto. ERRADO

    _______________________________________________

    Q393573 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF Prova: Analista de Administração Pública - Serviços


    A respeito da gestão de projetos, julgue o item.A organização interessada em adotar um modelo de gestão de projetos que fomente um enfoque participativo ao longo de todo o projeto poderá adotar o modelo ZOPP. CERTO

    _________________________________________________

    Q18733 Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa


    Julgue os seguintes itens, que versam acerca da elaboração,
    da análise, da avaliação e do gerenciamento de projetos. 


    Existe uma variedade de modelos e ferramentas que poderão ser utilizados para elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos. Entre eles, destacam-se o modelo ZOPP (planejamento de projeto orientado por objetivo), as ferramentas análise da situação e matriz de planejamento de projeto (quadro lógico) e o Guia de Conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos - Project Management Body of Knowledge/Project Management Institute (PMBOK/PMI). CERTO

  • Um contexto mais abrangente do tal método:

    O método ZOPP de planejamento e avaliação de projetos por objetivos (Ziel-Orientierte Projekt Planung) é utilizado para o planejamento participativo de projetos nas mais deversas áreas.

    O ZOPP foi criado pela Cooperação Técnica Alemã – GTZ há mais de 25 anos, sendo fundamental nas fases de identificação, planejamento e gerenciamento de projetos financiados pelos órgãos de cooperação da Alemanha e de outros países, assim como por instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Européia.



  • O ZOPP é um método abrangente e sofisticado, que pode interagir com outras técnicas de gerenciamento e monitoramento de projetos.

    ZOPP utiliza-se de 3 princípios básicos:

    1. Consenso entre as partes interessadas em função dos objetivos formulados claramente;
    2. Foco na causa raiz dos problemas, analisando suas causas e efeitos e, formulando objetivos factíveis e efetivos;
    3. Participação de pessoas, grupos e instituições afetadas no planejamento.

  • O  método  ZOPP  busca  planejar  o  projeto  com  base  no  Quadro  Lógico  para sintetizar os  vários  níveis  hierárquicos  dos  objetivos  de  um  projeto. 

  • No ZOPP, é feita uma árvore de problemas, que consiste na criação de uma árvore na forma de um organograma, em que as caixinhas são problemas que causam outros problemas.

     

    A partir dessa árvore, planos de ação são estabelecidos para combater os problemas.

     

    by neto..


ID
911959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens consecutivos.

O gerente responsável pela administração de um portfólio conduz uma parte menor de um projeto da empresa.

Alternativas
Comentários
  • O gerente responsável pela administração de um portfólio conduz uma parte menor de um projeto da empresa (ERRADO) !

    "Um portfólio é um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos..."

    Esse trecho foi retirado do Guia PMBOK - vale a pena dar uma conferida!

    http://www.pm.am.gov.br/opms/members/tmp/pm6/pmbok/PMBOK3rdPortuguese.pdf


  • ERRADO, pois o Portfólio de Projetos de uma organização é um conjunto de projetos e programas que visa atingir as estratégias da empresa.

  • Errado. O gerente de Poitifólio é responsável por vários projetos, ele deve decidir qual projeto deve ser priorizado.
  • Olá pessoal ( GABARITO ERRADO). Vejam a definição de Gerenciamento de Portfólio segundo o PMBOK pag. 87:

    GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO ( PORTFÓLIO MANAGEMENT)
    Conceito: "Gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos de negócios estratégicos"

    Espero ter ajudado pessoal...

  • Portfólio - projetos não precisam ser de assuntos relacionados
    Programa - normalmente os projetos que o integram são relacionados
  • Portfólio = conjunto de projetos.
    Assim, a parte desse gerente será maior.

    Bons Estudos!
  • Vale acerscentar que os gerentes de portfólios são responsáveis pela governança de ALTO NÍVEL de um conjunto de projetos ou programas, que PODEM ou NÃO ser interdependentes.
  • Existem: Projetos, Programas e Portfólio.

    Projetos está em nível operacional, enquanto que programas (Conjunto de Projetos) está em nível gerencial, nível tático, e Portifólio (Conjunto de Programas ou Projetos - estes que podem estar não relacionados entre si.) está em nível estratégico.

    De uma visão sistêmica, o Gerente responsável pela administração de um portfólio conduz uma parte MAIOR que se consubstancia em vários projetos.

  • PROGRAMA - é composto por um grupo de projetos que são relacionados

    PORTFÓLIO - é um conjunto de programas ou projetos que são agrupados em busca do atingimento dos objetivos estratégicos.

    Enquanto um gerente de projetos se preocupa com o funcionamento do "seu" processo, o gerente de portfólio deve decidir qual projeto dever ser priorizado ou adiado.

    Logo o gerente responsável pela administração de um portfólio conduz uma parte MAIOR de um projeto da empresa.

    Rodrigo Rennó.

  • Gerenciamento de Portfólios 
    Um portfólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos. 


    Gerenciamento de Programas 
    Um programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se fosse gerenciados individualmente. 

    Gerenciamento de Projetos 
    O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

    Fonte: http://www.trf5.jus.br/downloads/Projetos,%20Programas%20e%20Portfolios.pdf
  • PROJETO - É UM PROJETO ESPECIFICO

    PROGRAMA - SÃO VÁRIOS PROJETOS
    PORTA FÓLIOS - SÃO VÁRIOS PROGRAMAS
  • Portfólio-  Estratégico

    Programa - Tático

    Projetos - Operacional

  • Esqueminha que peguei de outro colega aqui no QC:

     

    Portfólio-  Estratégico

    Programa - Tático

    Projetos - Operacional

     

    Projeto (apenas um) Programa (conjunto de projetos) Portfólio ( conjunto de programas)

  • Um portfólio é um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos.

    Gerenciamento de portfólio / Portfolio Management. O gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios para alcançar os objetivos estratégicos.

  • Um portfólio refere-se a projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para atingir objetivos estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

     

    PMBOK 5ed.

  • Gerente de portfólio = pica das galaxias... não tem como ser pequeno


ID
911962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens consecutivos.

O estudo do valor agregado é uma técnica que auxilia a avaliação da viabilidade de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • A técnica do valor agregado mede o desempenho do projeto conforme ele se move da iniciação do projeto para o encerramento do projeto. A metodologia de gerenciamento de valor agregado também fornece um meio de prever o desempenho futuro com base no desempenho passado.
    http://wpm.wikidot.com/tecnica:tecnica-do-valor-agregado
  • Pessoal, novamente trecho retirado do Guia PMBOK cujo site é: http://www.pm.am.gov.br/opms/members/tmp/pm6/pmbok/PMBOK3rdPortuguese.pdf

    Te?cnica do valor agregado

    A te?cnica do valor agregado mede o desempenho do projeto conforme ele se move da iniciac?a?o do projeto para o encerramento do projeto. A metodologia de gerenciamento de valor agregado tambe?m fornece um meio de prever o desempenho futuro com base no desempenho passado. 

     

  • Assertiva correta.

    Apenas complementando as colocações dos colegas, o estudo a viabilidade visa tanto a tomada de decisão como a sugestão de possíveis alternativas de solução. 


    Ninguém ou nenhuma organização deseja investir tempo e esforço (inclui-se aí os recursos humanos e máquinas e equipamentos) com projetos que não apresentem viabilidade. Por esse motivo, os projetos passam por um estudo ou análise de viabilidade, que pode ser técnica, estratégica e econômica-financeira.   1.1. Viabilidade técnica Na viabilidade técnica observa-se se o projeto atende aos requisitos técnicos, tais como: • existência de conhecimento e tecnologia necessários para a realização do projeto. • adequação às leis e normas, tanto do estado e país onde o projeto será realizado, como às normas internas da própria organização.   1.2. Viabilidade estratégica Na viabilidade estratégica observa-se se o projeto atende aos requisitos estratégicos, tais como: • adequação ou contribuição aos objetivos estratégicos traçados no planejamento estratégico da organização, se o projeto for corporativo; • adequação ou contribuição aos objetivos estratégicos da área ou unidade de negócio, se o projeto for tático ou operacional; • adequação ou contribuição aos objetivos pessoais de médio e longo prazo, quando o projeto é pessoal.   1.3. Viabilidade econômica-financeira Na viabilidade econômica-financeira observa-se se o projeto atende aos requisitos econômico e financeiros, tais como: • existência de fontes de financiamento disponíveis e acessíveis no mercado, para assegurar os recursos financeiros necessários para a realização do projeto. • disponibilidade de recursos financeiros suficientes para realizar o projeto e manter o produto/serviço do projeto operando. • o fluxo de desembolso do projeto é factível. o retorno esperado com o produto/serviço do projeto é adequado ao investimento realizado no projeto.
    As sentenças grifadas representam o estudo do valor agregado pelo projeto.
    Espero ter ajudado!


     
  • A técnica do valor agregado (EVM – Earned Value Management em inglês) é um método que integra as medidas de escopo, custos e cronograma para auxiliar a equipe de gerenciamento a avaliar e medir o desempenho e progresso do projeto (GUIA PMBoK®, 2008). Valor Agregado tem foco na relação entre os custos reais incorridos e o trabalho realizado no projeto dentro de determinado período de tempo. O foco está no desempenho obtido em comparação com o que foi gasto para obtê-lo (FLEMING & KOPPELMAN, 1999).


    A técnica do valor agregado é um sistema de avisos que permite a identificação de tendências e desvios do planejamento de forma precoce. Desta forma, permite tempo suficiente para que correções possam ser realizadas (tradução livre de KERZNER, HAROLD, 2009).


    Conforme constatado por VARGAS, RICARDO VIANA (2003), a aplicação da técnica do valor agregado pode ser considerada com maior possibilidade de sucesso em projetos com objetivos claros e tangíveis, com um detalhamento de escopo simples e direto, uma vez que, sem o planejamento estabelecido, os dados de desempenho não podem ser determinados. Um escopo tangível, controlável e detalhado permite maior especificação do trabalho a ser realizado, facilitando o processo de medição dos valores reais e agregados.

    http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1165


ID
911965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens consecutivos.

De acordo com o PMI (Project Management Institute), a identificação das partes interessadas no projeto e a elaboração do termo de abertura ocorrem na fase da iniciação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certa
    As Fases do Gerenciamento de Projetos
    O Guia PMBoK 2004, orienta os gerentes de projetos a seguirem um Grupo de 44 Processos, contendo 5 (cinco) fases:

    1. Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde " damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

    2. Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

    3 - Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

    4 - Fase de CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.


    5 - Fase de ENCERRAMENTO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

    Em minha opinião, não existe uma etapa mais importante que outra, e sim, na conjuntura rotineira na qual preciso gerenciar meus projetos, a fase de iniciação realmente comporta o início do projeto conjuntamente com o contrato, e, as três fases seguintes, Planejamento, Execução e Controle, acontecem "quase" que simultaneamente, finalizando o gerenciamento realmente com a fase de Encerramento.

    Resumindo, diria que para mim, exitem 3 fases de gerenciamento: Iniciação – Planejamento/Execução/Controle – Encerramento.

  • Iniciação: é o momento em que uma determinada necessidade é detectada, uma ideia surge. Nessa etapa, além da identificação e do envolvimento dos stakeholders, tem-se o Termo de Abertura de Projeto (TAP), que tem a função de autorizar de maneira formal o projeto.
  • Lembrando que o PMI (Project Management Institute) é a instituição que publicou e elaborou o PMBOK guide.

  • GRUPOS DE PROCESSOS:

    - INICIAÇÃO

     > desenvolve o termos de abertura do projeto 

      > Identifica as partes interessadas (stakeholders)

     

    - PLANEJAMENTO

    > desenvolve o plano de gerenciamento

    > coleta os requisitos

    > estima recursos

    > estima a duração das atividades 

    > desenvolve o cronograma  (entre outros)

     

    - EXECUÇÃO 

     

    - MONITORAMENTO E CONTROLE 

     

    - ENCERRAMENTO


ID
911968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens consecutivos.

Das metodologias americanas de gestão de projetos, tanto a proposta do PMI (Project Management Institute), descrita no guia PMBOK, como a Prince2 dependem da afinidade dos gestores para serem utilizadas conjuntamente, pois ambas são focadas no modo como fazer projetos.

Alternativas
Comentários
  • o PMBOK é um guia de Gerenciamento de Projetos que descreve um conjunto de melhores práticas e o PRINCE2 é uma metodologia que prescreve as ferramentas e técnicas incluídas no guia, portanto são complementares e se alinham”.
     “o PMBOK é descritivo e flexível quanto à escolha e uso das melhores práticas de gerenciamento de projetos. O PRINCE2 é prescritivo, cheio de ferramentas prontas e processos obrigatórios. Podemos dizer que o Guia PMBOK é uma enciclopédia enquanto o PRINCE2 é um manual para uso especializado”.
    Fonte: http://www.pmisp.org.br/noticias/gest%C3%A3o-de-projetos-e-prince2-s%C3%A3o-temas-de-confer%C3%AAncia-em-s%C3%A3o-paulo
  • Das metodologias americanas de gestão de projetos, tanto a proposta do PMI (Project Management Institute), descrita no guia PMBOK, como a Prince2 dependem da afinidade dos gestores para serem utilizadas conjuntamente, pois ambas são focadas no modo como fazer projetos. 

    PRINCE2 (an acronym for projects in controlled environments, version 2) is a project management methodology. It was developed by the UK government agency Office of Government Commerce (OGC) and is used extensively within the UK government as the de facto project management standard for its public projects.

    A questão fala que ele é americano, mas na verdade é inglês. Aí derruba...

    Fonte? Sim, de novo: 
    http://en.wikipedia.org/wiki/PRINCE2. Mas também tem o site deles: http://www.prince2.com/default.asp
  • Olá pessoal ( GABARITO ERRADO), achei esta questão difícil, pois jamais tinha sequer  ouvido falar sobre o PRINCE2, então resolvi pesquisar sobre o assunto, já que foi cobrado recentemente na prova da ANS/2013:

    O Project IN Controlled Enviroment (PRINCE2) é uma metodologia para o gerenciamento de projetos. Este método é bastante difundido na Europa e está começando a ser utilizado, de forma mais expressiva, aqui no Brasil. PRINCE2 é uma marca registrada do OGC (The Office Government Commerce) e teve seu primeiro lançamento em 1996.
    A diferença básica entre PMBOK Guide e PRINCE2 é que enquanto o primeiro é uma base de conhecimentos e boas práticas de gerenciamento de projetos, o segundo é uma abordagem estruturada, com processos, papéis e responsabilidades bem definidos, que orienta o gerente e time do projeto na condução do projeto. O PMBOK Guide mostra “o que” é necessário fazer e o PRINCE2 mostra “como” fazer.

    Vejam a questão que foi cobrada na PROVA DA ANS/2013/ ANALISTA ADMINISTRATIVO:
    "A organização que pretenda se estruturar para a gestão de projetos a partir de uma metodologia prescritiva poderá se basear no PRINCE2."( GABARITO CORRETO )

    Espero ter ajudado pessoal..


  • òtimo comentario!! agora não erro mais... rsrs
  • Mais informações para ajudar:

    Qual a relação entre o PRINCE2 e o Guia PMBOK?

    Não existe comparação já que PRINCE2 e Guia PMBOK são complementares. Enquanto oGuia PMBOK  é uma base de conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos, sendo a fonte de informação para o gerente, o PRINCE2 é um método de Gerenciamento de Projetos baseado em processos, descrevendo exatamente o que o gerente deve saber e fazer.

    O PRINCE2 e o Guia PMBOK  conversam entre si e tem total compatibilidade o que significa que o uso de um não dispensa o outro. Isso porque o Guia PMBOK constitui uma ampla base de conhecimentos em gerenciamento de projetos. O PRINCE2 materializa as boas práticas sugeridas pelo PMI, aumentando as chances de sucesso do projeto.

    Os conceitos de PRINCE2 são exclusivos ou complementares aos do Guia PMBOK?
    O PRINCE2 não é exclusivo, vindo a complementar o Guia PMBOK.  Não há razões para que o Guia PMBOK e a metodologia PRINCE2 não possam ser colocadas em uso efetivo no mesmo projeto. Na verdade, um número cada vez maior de gerentes de projeto está fazendo exatamente isso, e mostrando o valor de se utilizar o Guia PMBOK e o PRINCE2 para complementar um ao outro.

    A chave para fazer metodologias flexíveis como o PRINCE2 e boas práticas como as apresentadas no Guia PMBOK funcionarem juntos é ser flexível e escolher o que vai agregar mais valor ao projeto.


    Fonte: http://www.pmtech.com.br/prince2.html.

  • Prince2: o Projects In Controlled Enviroments (Projetos em Ambientes Controlados) também é uma metodologia de gerenciamento de projetos. As suas práticas auxiliam no cumprimento de prazos e na obtenção dos resultados esperados do projeto.

  • Galera, o erro da questão num é o fato de ter citado que o PMI é uma metodologia não?!
  • Dica:

    O PMBOK é o que fazer e o PRINCE2 como fazer.

    Bons estudos.


    ;)

  • Pessoal, o erro da questão está em afirmar que o Prince2 é americano? 

  • O erro se deve ao fato do Prince ser uma metodologia britânica e não americana, como o item afirma...

    Bons estudos!

  • Considerado o método de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo, o PRINCE2 vem sendo adotado como padrão para todos os projetos governamentais no Reino Unido e amplamente utilizado por instituições públicas e privadas na Europa, Ásia, Oceania e agora de forma crescente nas Américas

  • O erro da questão está em afirmar que tanto o PMBOK quanto o PRINCE2 são metodologias americanas. o PRINCE2 é uma metodolgia britânica.

  • o erro esta também no fato de  PMBOK não ser uma metodologia, pois não distingue os diferentes tipos de projeto. 

  • PMBOK - é um guia e teve origem nos Estados Unidos

    Pince 2  -  é considerado uma metodologia e teve origem na Inglaterra

  • Eu fiz um compêndio de erros que os colegas comentaram e foram:


    Das metodologias americanas de gestão de projetos, tanto a proposta do PMI (Project Management Institute), descrita no guia PMBOK, como a Prince2 dependem da afinidade dos gestores para serem utilizadas conjuntamente, pois ambas são focadas no modo como fazer projetos. 


    1. PMI não é metodologia

    2. Prince 2 é inglesa

    3. Elas não dependem de afinidade dos gestores


    Ao todo foram achados 3 erros.


  • Eu também vejo 3 erros:

    1. PMI não é uma metodologia. É um guia de boas práticas;

    2.O Prince 2 tem origem inglesa;

    3. Só o Prince 2 é focado no modo como fazer projetos. O PMBOK mostra, basicamente,só o que deve ser feito.

  • GABARITO ATÉ CERTO PONTO CONFUSO,PELO FATO DESSA PALAVRA "FAZER" NA QUESTÃO. POIS:  O PMBOK Guide mostra “o que” é necessário fazer e o PRINCE2 mostra “como” fazer. 

  • GABARITO: ERRADO 

    A metodologia de gerenciamento de projetos PRINCE2 (Projects In a Controlled Environment) toi desenvolvida pelo Governo do Reino Unido ao final da década de 1980, sendo atualmente utilizado no mundo inteiro, principalmente na Europa.

  • GABARITO: ERRADO

     

    "O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos que visa disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo, fomentando o debate sobre o tema por meio de publicações, eventos e reuniões"

     

    Fonte: www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/conhecimentos/o-que-e-pmi

  • - ERRADA - 

     

    Segundo o Prof. Carlos Xavier, do Estratégia Concursos, ambas metodologias são complementares, "uma vez que a do PMBOK é mais descritiva sobre as melhores práticas e a do Prince2 é mais focada nas técnicas que podem ser utilizadas". A banca não foi muito coerente nesse enunciado, quando mencionou afinidade.

     

    Avante!

  • cespe curte bastante essa questao

     

    2013

    A organização que pretenda se estruturar para a gestão de projetos a partir de uma metodologia prescritiva poderá se basear no PRINCE2.

    Certa

     

  • Das metodologias americanas de gestão de projetos, tanto a proposta do PMI (Project Management Institute), descrita no guia PMBOK, como a Prince2 dependem da afinidade dos gestores para serem utilizadas conjuntamente, pois ambas são focadas no modo como fazer projetos. Resposta: Errado.

    Comentário: vide comentário do Bruno Braga!


ID
924097
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação à gestão por projetos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E. Stakeholder significa público estratégico. Em inglês stakesignifica interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholdertambém significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas. O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

    O erro da questão está em dizer que não há a necessidade de preocupação imediata com as diferentes expectativas dos stakeholders; já que há sim essa necessidade, t
    oda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que  possam cercar e adentrar numa empresa.

    Bons estudos!
  • Um sistema regular de informações contribui para o alcance de maior eficiência na alocação de recursos, de eficácia e qualidade dos serviços prestados à população e produz bases sustentáveis para a tomada de decisões.

    Fonte:http://www.fundap.sp.gov.br/debatesfundap/pdf/Gestao_de_Poi%C3%ADticas_Publicas/INDICADORES_PARA_MONITORAMENTO_DE_PROGRAMAS_E_PROJETOS.pdf

  • Um sistema de informações gerenciais adequado, visando à produção de bases sustentáveis para a tomada de decisões, deve ser especificado e implantado, observando-se as necessidades da organização, sem a preocupação imediata com as diferentes expectativas dos stakeholders.

    Stakeholders- Pessoas que afetam ou são afetadas de alguma forma pelas políticas da empresa.

    Dividem-se em: -Diretos: Acionistas, fornecedores, empregados e clientes.

                                 -Indiretos: Governo, mídia e sociedade


    Portanto não se pode falar em gerenciamento sem a preocupação com as expectativas daqueles que influenciam a organização.


    Gabarito: E

  • Os stakholders, ou partes interessadas, são todas as pessoas ou grupos de pessoas que são influenciadas pelo desenvolvindo do projeto, ou do SIG, e, portanto, fundamentais no desenvolvimento de um SIG, podendo ainda influenciar no seu andamento. Assim, a preocupação com esses elementos é fundamental. Letra E INCORRETA

  • Letra (E).

    ----------

     

    Complementando as diversas informações já citadas pelos colegas, não haveria lógica gerenciar um projeto que não se importe com os stakeholders.

     

    Stakeholders são as partes interessadas em um projeto, eles podem ser divididos em:

          Stakeholders primárias: possuem obrigação contratual ou legal com o projeto.

                                Ex. gerentes funcionais, diretores, equipe, clientes, empregados...

     

          Stakeholders secundários: não têm nenhuma relação formal com o projeto, mas podem exercer poder, através de ações legais, pressões políticas e sociais.

                                Ex. organizações sociais, políticas, concorrentes, comunidade local, mídia, escolas...

     

    ----------

    At.te, CW.

    Fonte:

    ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA. Administração Geral e Pública. Pág. 208. Editora JusPODIVM, 2016.

  • essa era a fácil, a unica que remetia a falta de alguma coisa, era SEM a preocupação


ID
930721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerência de projetos, julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de um projeto inclui a identificação de necessidades, o estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis, o balanceamento de demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo. A análise de requisitos de comunicação resulta na soma das necessidades de informação das partes interessadas no projeto.

Alternativas
Comentários
  • c-

    gerencia de projeto designa iniciacao, planejamento, controle, monitoramento e fechamento do projeto dentro de procedimentos padroes e estabelecidos por guias de melhores praticas.


ID
930724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerência de projetos, julgue os itens a seguir.

Para o controle de fatores que criam mudanças no projeto, é necessário realizar o processo de controle integrado de mudanças, o qual ocorre nas fases intermediárias e finais do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Para o controle de fatores que criam mudanças no projeto, é necessário realizar o processo de controle integrado de mudanças, o qual ocorre nas fases intermediárias e finais do projeto. Resposta: Errado.

    Ocorre desde o início do projeto.

  • Cara mas para contravenção penal só precisa de ação ou omissão voluntária.

  • O processo de controle integrado de mudanças é realizado durante todo o projeto.


ID
930730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerência de projetos, julgue os itens a seguir.

o incorporar o custo de cada escolha, a probabilidade de cada cenário possível e as implicações de cada caminho lógico alternativo, os diagramas de árvore de decisão representam uma situação que está sendo considerada e as respectivas conseqüências de cada uma das escolhas disponíveis e cenários possíveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Correta

    Complementando a questão:

    FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE CENÁRIO INTERNO E EXTERNO •

    A avaliação do ambiente da empresa é um dos fatores mais importantes para a definição de sua estratégia. • Para essa avaliação, podem ser utilizadas algumas ferramentas. Dentre elas estão: 1. Análise SWOT. 2. Balanced Scorecard (BSC).

    Análise SWOT • É uma ferramenta utilizada para criar análises de cenário e também como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. • Auxilia no posicionamento e na verificação da posição estratégica da empresa no ambiente analisado. •

    O termo SWOT é um acrônimo, proveniente do idioma inglês, de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). 


ID
941383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão de projetos.

A forma de estimativas de custos, bem como a de controle e a de ligação ao fator tempo são pontos excludentes na gestão de projetos.

Alternativas
Comentários
  • Tempo, Custo e Qualidade são considerados os PILARES da gestão então NÃO SÃO PONTOS EXCLUDENTES na gestão de projetos.
  • O triângulo das restrições de gerenciamento de projetos, ou então restrição tripla, é composta por TEMPO, ESCOPO E CUSTO (TEC para lembrar). A QUALIDADE pode ser vista como uma quarta variável. Lembro que este é o entendimento encontrado na 3ª versão do PMBOK, que hoje já se encontra na sua 5ª versão, apesar de ainda ser cobrado nas provas atuais.
  • GABARITO: ERRADO
  • Na verdade, a questão está completamente incorreta. Isso se deve à existência do processo Estimar recursos das atividades. Nesse ponto, no planejamento do gerenciamento do tempo, está explícita a ligação de ambos. Isso também implica que, no controle de tempo, esses recursos serão controlados. Portanto, assertiva errada.