SóProvas


ID
1006039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É difícil a caracterização da função da gestão de pessoas, devido à influência de teorias e modelos de diversas áreas do conhecimento, como administração, psicologia e economia. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A expressão “o homem certo no lugar certo”, que é típica do pensamento clássico gerencial, retrata a prevalência, no ambiente organizacional, das estruturas e dos processos em detrimento dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    De acordo com Chiavenato 2012, o estudo dos tempos e movimentos permitiu a racionalização dos métodos de trabalho do operário e a fixação dos tempos-padrão das tarefas, favorecendo a eliminação do desperdício de esforço humano, a racionalização da seleção e a adaptação dos operários à tarefa, distribuição uniforme do trabalho para que não haja períodos de faltas ou excesso de trabalho entre outos.
    Caso esteja errada, por favor me corrijam!
  • Achei o artigo que esclarece a questão, cujo título é "O homem crto no lugar certo":

    O homem certo no lugar certo é quase um mantra de recursos humanos. Significa detectar habilidades e distribuí-las bem pela empresa. Foi tomada como novidade na segunda metade do século XX, pois até então se acreditava que uma mente racional - entenda-se, nas entrelinhas, mais racional do que as outras – deveria dominar as demais. Muitos ambientes de trabalho foram projetados para este tipo de domínio. Amplos salões onde cada funcionário poderia ser vigiado e corrigido constantemente pelo chefe. O bom trabalho era o realizado de acordo com um padrão e seguindo à risca um protocolo, manual ou ordens sempre estritas. Se algum desavisado ousasse agir por conta própria era lembrado de que não lhe pagavam para pensar, mas apenas para obedecer. Numa empresa assim, não há homem certo para lugar certo. Qualquer um seria apto a qualquer trabalho, desde que obedecesse determinadas ordens. A única virtude do trabalhador seria a submissão irrestrita.

    Acho que só assim, para anasilar a questão, pois eu errei.

    Fonte: 
    http://www.lg.com.br/canais/rh-mais/artigos/o-homem-certo-no-lugar-certo
  • Trocando em miúdos o que foi dito pelos colegas acima:

    Essa frase (o homem certo no lugar certo) restringe a alocação do trabalhador ao local da empresa a partir da análise das habilidades que ele detém e que são consideradas necessárias para a realização do trabalho. Essa análise é baseada na estrutura (organograma) e processos (fluxograma) da empresa, pouco importando a opinião, desejos, expectativas do indivíduo. Por isso, pode-se afirmar que essa expressão retrata a prevalência das estruturas e dos processos em detrimento dos indivíduos.
  • Mas essa questão está falando de estruturas...foi Fayol, na Escola Clássica, que deu maior importância às estruturas, não foi Taylor. A questão das tarefas e do estudo dos tempos e movimentos vem de Taylor, e não de Fayol. Se a expressão "o homem certo no lugar certo" está relacionada às tarefas e tempo de produção dos indivíduos, então não está falando de estruturas. A questão teria que especificar se está falando da Escola da Administração Científica ou da Escola Clássica. As duas coisas tratam de objetos diferentes. Se a expressão está relacionada com Taylor, o gabarito deveria estar errado.

    TAYLOR = TAREFA (Escola da Administração Científica).
    FAYOL = ESTRUTURA (Escola Clássica).

    Os dois fazem parte da Era Clássica, que é composta por: Escola da Administração Científica, Escola Clássica, Escola das Relações Humanas e Escola da Burocracia.
  • "Pensamento clássico gerencial" - esse trecho da questão tornou ela complicada, pois temos a administração clássica e a gerencial com caracteristicas bem diferentes.

  • CERTO

    "O homem certo no lugar certo"

    Em outras palavras, as pessoas se adaptam à estrutura organizacional, ou seja, modelo Clássico de Fayol.
    Se a estrutura se adaptasse às pessoas seria um modelo contingencial.

    Teoria contingencial: não existe uma única maneira de alcançar a competitividade, logo os administradores devem adaptar sua organização à situação. Fatores que variam de acordo com o contexto da empresa: a tarefa, a estrutura, as pessoas, o ambiente e a tecnologia (TEPAT).
  • Que "pensamento clássico gerencial" é esse?

  • TAYLOR - ÊNFASE NA TAREFAS - CIENTÍFICA 
    FAYOL - ÊNFASE NA ESTRUTURA- CLÁSSICA

  • Não sabia que cobrava Filosofia em concursos!

  • CLÁSSICO GERENCIAL???? 

     

    ALGUÉM EXPLICA ESSA POR FAVOR?

  • O foco está no como faz, e não no quem faz.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Pensamento clássico gerencial, não deixa de ser a teoria clássica da administração, uma vez que todas as teorias tratam de gerência, administração de processos e etc....Essa pergunta tem uma pegada interpretativa... (retrata a prevalência, no ambiente organizacional, das estruturas e dos processos em detrimento dos indivíduos.)= Fayol ênfase na estrutura.

  • A expressão “o homem certo no lugar certo” foi cunhada a partir dos estudos da administração científica de Taylor. No primeiro momento de Taylor (livro Shop Management), dentre outras ideias, defendeu-se a ideia de que os empregados devem ser colocados em cargos com condições de trabalho adequadas, após serem cientificamente selecionados e treinados, para executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida.

    Nesse sentido percebe-se a forte visão mecanicista dessa teoria. Trata o indivíduo apenas como uma engrenagem que deve ser selecionada cientificamente para realizar uma tarefa específica em um sistema de produção. Disso, correto afirmar que no pensamento clássico gerencial (abordagem clássica) existia uma “prevalência, no ambiente organizacional, das estruturas e dos processos em detrimento dos indivíduos”.

    Gabarito: CERTO