SóProvas


ID
1006051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de comportamento organizacional é um alicerce da função de gestão de pessoas, pois, por meio dela, intenta-se compreender as relações que os indivíduos estabelecem entre si e com o contexto de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de ações preventivas que contribuem para o aumento da qualidade de vida no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo o erro desa questão. A qualidade de vida no trabalho também inclui a saúde do servidor.
  • De acordo com o Prof. Carlos Xavier:
    A qualidade de vida no trabalho (QVT), por sua vez, é um conceito bastante amplo, que se refere aos diversos aspectos da experiência que as
    pessoas têm no seu trabalho. De forma geral, busca-se principalmente tornar os cargos mais satisfatórios para os funcionários, de modo que eles se identifiquem com o conteúdo do cargo e possam, desta forma, atuarem de forma mais produtiva, aumentando a eficiência do seu trabalho e contribuindo para a obtenção de resultados positivos para a organização.

    Para Chiavenato (2010) a qualidade de vida no trabalho possui significado complexo e diferentes modelos, mas elenca alguns fatores específicos que compõem a QVT. Vejamos a relação de elementos apresentados pelo referido autor:
     
    1. A satisfação com o trabalho executado.
    2. As possibilidades de futuro na organização.
    3. O reconhecimento pelos resultados alcançados.
    4. O salário percebido.
    5. Os benefícios auferidos.
    6. O relacionamento humano dentro da equipe e da organização.
    7. O ambiente psicológico e físico de trabalho.
    8. A liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões.
    9. As possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.

    Acredito que o erro da questão esta em afirmar que as ações estão relacionadas a qualidade de vida NO TRABALHO, quando o foco da QVT é tornar os cargos mais satisfatórios para os funcionários.

    Fonte: Estratégia Concursos
  • Concordo com o ótimo comentário do Levi Duarte.

    Apenas como complemento!

    "Programas de bem-estar dos colaboradores

    São adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários.
    Componentes:
    1. Ajudar os funcionários a identificarem riscos potenciais de saúde;
    2. Educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade, dieta pobre e estresse;
    3. Encorajar os funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde."

    Fonte: Chiavenato 2010, Pág. 490.


    Bons estudos ;D
  • ATENÇÃO!

    Desconsiderem os comentários anteriores, pois não se adentrou no cerne da questão.

    Ao contrário do que foi dito, a QVT é ampla e não se restringe à quesitos referentes ao cargo de um indivíduo. São ações que buscam estimular a motivação e comprometimento dos colaboradores, de modo que a organização se torne mais competitiva.

    OK. Assim sendo, qual seria o erro da questão?

    De forma objetiva, a questão comunica formas de atividades PREVENTIVAS da QVT. Dentre as modalidades citadas, esta os programas de ANTITABAGISMO.

    "O programa antitabagismo também é uma idéia que está funcionando. Ele  envolve a conscientização e o tratamento quanto ao uso do tabaco pelos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. O tratamento oferecido pelas  empresas pode durar até um ano. Normalmente, ele começa com a identificação dos  tabagistas, depois vem o diagnóstico médico e psicológico e termina com as receitas  dos nutricionistas para aqueles que temem engordar ao largar o cigarro. "

    Ou seja, programa de antitabagismo, no âmbito da QVT, não é programa PREVENTIVO, mas uma ação de conscientização e tratamento.

    http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/168/180
  • No livro Gestão de Pessoas do CHiavenato fala:

    A QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) DO CARGO.

    Um programa de bem estar com efeito no estilo FORA do trabalho tem geralmente 3 componentes:

    - Ajudar os funcionários a identificar riscos potenciais;
    - Educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade, dieta pobre e estresse;
    - Encorajar os funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde.

    Estava com grande dificuldade para entender e diferenciar QVT e Programa de Bem Estar. Foi quando percebi que no Programa de Bem Estar a empresa  ORIENTA o funcionário a fazer algo, já a QVT a empresa efetivamente FAZ.
    Vale destacar que uma empresa não pode obrigar um funcionário a parar de fumar, nem a ter apoio psicológico, muito menos colocar um gordinho na academia sem o consentimento dele. :)
  • O que me confundiu foi por que eu li sobre isso no livro do Chiavenato na parte que fala sobre as prevenções, ou seja, quando ele fala sobre os "programas de bem-estar". Mesmo com os bons comentários, ainda não sei ao certo qual foi o erro.
  • Analisando em partes:

    1º parte: "Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de ações preventivas":

    Está correto, pois conforme Chiavenato (Gestão de Pessoas, pg 490) esses programas se enquadram nos PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL:

    "Os programas de bem-estar social são adotados por organizações que procuram PREVENIR problemas de saúde de seus funcionários. [...] Um programa de bem-estar tem geralmente três componentes:
    1. Ajudar os funcionários a identificarem riscos potenciais de saúde.
    2. Educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, FUMO, obesidade, dieta pobre e estresse.
    3.Encorajar os funcionários a MUDAR SEUS ESTILOS DE VIDA ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS, boa alimentação e monitoramento da saúde."


    2ª parte: "
    que contribuem para o aumento da qualidade de vida no trabalho."

    Correto também, pois "Há vários modelos de QVT, mas ela depende de vários aspectos, como a satisfação no trabalho. Daí a adoção de PROGRAMAS DE BEM-ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS." Ou seja: as ações do programa de bem-estar dos funcionários (que são ações preventivas que incluem os programas enunciados pela questão) auxilia a busca pela QVT!!!

    Impossível marcar errado para essa questão!!! Continuo pensando que a questão é CERTA. Alguém com mais contribuições?


    Mas...
  • Acredito que o erro está em: Programas antitabagistas. o certo seria ANTITABAGISMO...
    Tabagista segundo o dicionário informal é a pessoa que se viciou no tabaco.
    - Programas contra tabagista é contra a pessoa.
    - Programas contra tabagismo é contra o ato.

    O tabagista inveterado poluia todo o ambiente saudável.


    Não desista
    JESUS está contigo
  • Pessoal, me candidato a tentar colaborar para o entendimento da questão. O que ocorre é o seguinte:

    1) Temos duas teorias referentes a Qualidade de Vida no Trabalho.

    2) Primeiro, precisamos saber o conceito de Qualidade de Vida, pois bem vamos lá: É um conjunto de ações de uma organização voltadas para o diagnóstico e a implementação de melhorias e inovações gerenciais, estruturais e tecnológicas, dentro e fora do trabalho, visando proporcionar condições plenas para o desenvolvimento humano.

    3) Com relação a esse tema, existem duas abordagens:

    4) Clássica ou Assistencialista: É a mais predominante e consiste na implementação de ações de natureza compensatória. Ou seja, segundo essa teoria, os colaboradores possuem uma série de "benefícios" por conta de seu desgaste físico e psicológico oriundo de seu trabalho. Por isso, ações desse tipo tem natureza PALEATIVA  e não preventiva.

    Vejam alguns exemplos: Ginástica Laboral, Palestras diversas (como a da questão que diz sobre antitabagismo e sedentarismo), programas esportivos, festas, massagens, coral....

    5) Abordagem Contra-hegemônica: Essa teoria apresenta um viés preventivo com base na ergonomia ( área do conhecimento que estuda as condições de trabalho ligada a pessoa).

    Algumas atividades: Mapa de risco, Ergonomia, Cipa.

    6) Conclusão: Portanto, o erro da questão está em dizer que as ações possuem natureza preventiva, tendo vista que resultam de esforços PALEATIVOS ( Abordagem Clássica).


    Valeu galera, espero ter esclarecido!

  • ERRADA. O apoio psicossocial que normalmente é dado aoscolaboradores e familiares é definido como ações de tratamento e não como depromoção a saúde e prevenção de doenças. 

    Andreia Ribas

  • Não adianta procurar chifre em cabeça de cavalo. O cara que elaborou a questão deve ter cometido um equívoco e a banca cespe por orgulho não anulou ou retificou o item. Vão acostumando...Isso é cespe!

  • Creio que o erro da questão foi em afirmar que trata-se de ações preventivas.

    Realmente um programa voltado aos fumantes de uma organização, por exemplo, iria melhorar a qualidade de vida no trabalho. Porém temos que lembrar que muitas pessoas já entram nas organizações com esse vício. Sendo assim não podemos usar o termo "preventivo". A não ser que a organização realizasse seus processos de seleção usando a seguinte diretiva: "Não aceitamos fumantes nesta organização"!   
  • Teoria CESPE, todas as teorias podem estar falando ao contrario, mas se colocaram como certo ou errado, não adianta tentar mudar...é pensar que eles pensam assim...CESPE FALOU, ÁGUA PAROU, OS DEUSES DOS CONCURSOS.

  • São exemplos de ações paliativas, segundo a abordagem hegemônica. As ações contra hegemônicas é que são centradas em ações preventivas, como por exemplo prevenção de risco de acidente no ambiente de trabalho.


  • Abordagens da QVT:

    1) Clássica ou Assistencialista: é a mais predominante e consiste na implementação de ações de natureza compensatória. Ou seja, segundo essa teoria, os colaboradores possuem uma série de "benefícios" por conta de seu desgaste físico e psicológico oriundo de seu trabalho. Por isso, ações desse tipo tem natureza PALIATIVA e não preventiva ou ''palEativa''.

    Exemplos: Ginástica Laboral, Palestras diversas (como a da questão que diz sobre antitabagismo e sedentarismo), programas esportivos, festas, massagens, coral.

    2) Abordagem Contra Hegemônica: essa teoria apresenta um viés preventivo com base na ergonomia (área do conhecimento que estuda as condições de trabalho ligada a pessoa).

    Exemplos: Mapa de risco, Ergonomia, CIPA.

  • Todas as práticas mencionadas não chegam a prevenir o aparecimento de problemas no trabalho. Elas buscam, em sua essência, tentar compensar o funcionário em relação aos problemas existentes, oferecendo apenas solução paliativa, e não prevenção. São práticas da abordagem hegemônica da QVT (paliativas) e não contra-hegemônicas (preventivas).

    Carlos Xavier


  • Sobre o tema, podemos observar dentre as formas de implementação de projetos para a melhoria na qualidade de vida no serviço publico, que existem métodos paliativos, em que por causa dos desgastes sofridos pela atividade laboral, o servidor recebe alguns privilégios.
    Mas também, existem ourtros métodos que são preventivos, que antes o servidor sofra com a atividade são feitas prevenções.
    Os exemplos citados não são preventivos, mas paliativos, pois o fato já ocorreu e as medidas são posteriores.
    Gabarito: Errado


  • A visão predominante, a assistencialista, tem uma percepção do trabalhador como variável de ajuste e seu principal foco é a produtividade. Nessa abordagem, destacam-se como fatores para QVT: reconhecimento salarial, aumento da motivação, da satisfação pessoal e do comprometimento, além da realização das atividades físicas, culturais e de lazer. A QVT, nessa perspectiva, deve fornecer meios para que o trabalhador se torne mais preparado para suportar as exigências do trabalho, embora estas permaneçam inflexíveis e imutáveis.

     

    A visão preventiva entende a eficiência e a eficácia organizacional como resultantes do resgate do sentido do trabalho, que pode ser considerado o diferencial que proporciona bem-estar e felicidade no trabalhador.

     

    MARTINS, Patrícia Barros. Fatores para uma boa qualidade de vida no trabalho.

  • Essas ações não garantem a prevenção,  mas ajudam (assistência) para que o problema não ocorra em alguns casos. Logo, são assistencialistas e não preventivas.

  • Só complementando o comentário do THERE IS

    Existem duas abordagens para as praticas de QVT:

    abordagem HEGEMôNICA: possui um viés assistencialista para compensar os funcionários por conta do seu desgaste físico e psicológico. As práticas hegemônicas incluem, entre outras, os programas de ginástica laboral, massagens, corais etc. Esta perspectiva tem como fundamentos principais:

    (A) os trabalhadores são as variáveis de ajustes das mudanças propostas;

    (B) as atividades dos programa de QVT são de natureza paliativa e de caráter compensatório dos desgastes vivenciados pelos trabalhadores nos ambientes de trabalho; e

    (C) a etiologia do distresse laboral e dos riscos para a saúde e a segurança no trabalho não são objeto de intervenção.

    abordagem CONTRA - HEGEMôNICA: É centrada na prevenção de problemas através da identificação das causas do bem-estar e do mal-estar dos trabalhadores com o trabalho, buscando prevenir contra uma qualidade de vida no trabalho negativa. Trata -se de assunto muito ligado ao estudo de ergonomia. Inclui práticas como a melhor ergonomia e a prevenção de riscos e acidentes.

     

    por ex.: O que leva a pessoa a recorrer ao cigarro ? O estresse! Vc fazer programa antitabagista é uma abordagem hegemônica que busca dar uma assistência  ao trabalhador e não prevenir (abordagem contra - hegemônica) o problema em si que seria o caso do estresse .

  • Assistencial e paliativa.

  • Assistencialista - foco nas CONSEQUÊNCIAS do trabalho

    Preventidas - foco nas CAUSAS do trabalho.

  • ERRADO 

    QUESTÃO TRATA DO VIES PREVENÇÃO (ABORDAGEM CONTRA-HEGEMÔNICA/ PREVINIR A CAUSA)
     

    Observando cada um 

    Programas Antitabagistas -  pessoa já fuma, proteção não fumante - logo  ASSISTENCIALISTA (ABORDAGEM HEGEMÔNICA/ "TRATAR" A CONSEQUÊNCIA)

     

    Programa de Apoio Psicossocial - para pessoas que já se encontrem em situação de vulnerabilidade emocional e social. - logo  ASSISTENCIALISTA (ABORDAGEM HEGÊMONICA/ "TRATAR" A CONSEQUÊNCIA)

     

    Programa de Combate ao Sedentarismo - é a falta ou ausência de atividades físicas (se vai combater é pq já existe) - logo  ASSISTENCIALISTA (ABORDAGEM HEGÊMONICA/ "TRATAR" A CONSEQUÊNCIA)

  • Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de ações preventivas ERRADO (AÇÕES ASSISTENCIALISTAS - PALEATIVAS = CERTO) que contribuem para o aumento da qualidade de vida no trabalho. NÃO CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

  • Indo direto ao cerne da questão

    A QVT tem 2 abordagens: 1ª Assistencialista/ Hegemônica/ Clássica (medidas remediativas) //// 2ª Preventiva/ Contra-hegemônica (medidas preventivas).

    A questão trata de medidas remediativas (1ª abordagem) e não preventiva.

  • Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de ações ASSISTENCIALISTA que contribuem para o aumento da qualidade de vida no trabalho.

  • Pessoal, se as ação não atuar DIRETAMENTE sobre o contexto do trabalho e da organização, ela é assistencialista, não preventiva. Esta é a chave para responder.

  • Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de

    práticas/ações assistencialistas (práticas hegemônicas) que contribuem para o aumento da

    qualidade de vida no trabalho.

    Gabarito: errada.

  • Essa questão suscitou muita polêmica, pois contraria o senso comum e exige que o candidato conheça os conceitos técnicos de QVT. Vamos relembrar!

    Existem duas abordagens de QVT, quais sejam: abordagem assistencialista e abordagem preventiva.

    A abordagem assistencialista propõe ações compensatórias que atuam diretamente no empregado. Em outras palavras, a abordagem assistencialista

    Dentre as ações típicas de uma abordagem assistencialista, podemos destacar: ginástica laboral, massagens, cursos de dança, tai chin chuan, ioga, coral. Em outras palavras, a abordagem assistencialista, em vez de evitar o desgaste provocado pelo trabalho, cria ações para compensar o empregado pelo desgaste.

    A abordagem preventiva, por outro lado, se apoia na metodologia da ergonomia do trabalho. O foco da abordagem preventiva está em remover os problemas geradores de mal-estar no trabalho nos contextos de produção, atuando em três dimensões interdependentes: condições, organização e relações socioprofissionais de trabalho. Assim, diferentemente da abordagem assistencialista que intervém no empregado, a abordagem preventiva intervém no trabalho em si.

    As ações propostas pelo enunciado intervêm diretamente no empregado (e não do trabalho), logo são ações assistencialistas de QVT, e não ações preventivas. 

    Gabarito: Errado