SóProvas


ID
1006627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores empregados para a análise de demonstrações financeiras, julgue os itens subsequentes.

Haverá alavancagem financeira positiva sempre que a taxa de retorno proporcionada pelos ativos em que os recursos serão investidos for maior que a taxa de retorno exigida pelos fornecedores desses recursos, o que proporciona benefícios aos acionistas da empresa

Alternativas
Comentários
  • Alavancagem financeira e riscos[editar | editar código-fonte]

    A medida do grau de alavancagem financeira (GAF) de uma empresa é um importante indicador do grau de risco a que empresa está submetida. Se existe a presença de capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa estará "alavancada", ou seja, corre risco financeiro.

    Uma das fórmulas para calcular o GAF é :

    GAF = RPL/RAT

    sendo

    RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido

    RAT= Retorno sobre o Ativo Total= Lucro antes dos juros e do imposto de renda/Ativo Total

    Se o GAF = 1,0 a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (geralmente instituições financeiras) na estrutura de capital. Se o grau de alavancagem financeira é igual a 1, o risco financeiro é baixo .

    Se o GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno do Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros.

    Se o GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável. Neste caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno está sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.9 10

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavancagem_financeira

  • Nessa questão, formulas nao ajudam muito. É mais uma questão de raciocinio lógico. 

    O GAF pode ser calculado simplesmente por meio da comparação entre as taxas de despesas financeiras e a taxa de retorno do ativo. Suponha que uma empresa consiga aplicar recursos de terceiros em ativo de forma que estas aplicações gerem um retorno de 30%. Por outro lado, a porcentagem de despesas sobre o saldo médio da dívida é de 20%. Logo, pode-se afirmar que a empresa possui uma alavancagem positiva, isto é, o efeito da aplicação dos recursos de financiamento e empréstimo sobre o patrimônio líquido é positivo.

    É aquela historia do "não tenho nada, empresto 10 pra pagar com 15, mas aplico em algo que me dará um retorno de 25." No frigir dos ovos, fiquei com 10 (25 - 15). É isso que a questão ta dizendo. 
    Gab.: CERTO.