-
A depreciação decorrente do uso de máquinas e equipamentos na produção de determinado bem deve ser reconhecida como custo do bem produzido, o que provoca redução imediata no resultado contábil da empresa.
Acredito que o erro esteja no final da frase, pois o custo da depreciação só vai provocar redução no resultado quando o bem for vendido. Princípio da competência. Confrontação das receitas e despesas.
-
Creio que a depreciação não entra como custo do bem produzido, mas como despesa operacional na apuração do resultado.
-
Concordo com a Ana Paula quanto ao que torna a assertiva errada. Olha o que diz o PT CPC 27:
Depreciação
49. A depreciação de um período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoques (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques). De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.
Logo, entendo tambem que só afetará o resultado da empresa quando houver a venda dos produtos, de acordo com o principio da competencia.
-
Em regra a depreciação dever ser reconhecida como despesa, salvo quando a entidade produz um único produto então será evidenciada como custo.
Para se ter algo que nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
-
Essa depreciação vai formar o custo do bem na produção. E para o principio da realização da receita e despesa, só pode reconhecer a despesa/custo no momento da venda do bem
-
O custo fará parte do produto e esse custo só será reconhecido no resultado mediante venda.
-
CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Impairment)
A entidade deve avaliar, no mínimo a cada exercício social, se há alguma
indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma
indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo e se esse valor for
inferior ao valor estimado de recuperação, uma provisão para ajuste ao valor de
recuperação dos ativos deve ser reconhecida em contrapartida no resultado
do exercício.
-
Gabarito ERRADO
Depreciação é reconhecida como DESPESA e não como custo.
-
Depreciação de máquinas usadas na produção são reconhecidas primeiramente como custo e após a venda do produto se tornam despesas (CMV).
O erro da questão está em dizer que o custo da depreciação das máquinas usadas na produção provocam redução imediata no resultado.
-
Despesa só na venda, como CPV.
-
A depreciaçao é uma DESPESA.
-
(Q386119) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-CE Prova: Analista Judiciário - Ciências Contábeis. (Adaptada)
Em determinadas situações, a depreciação de ativos imobilizados não é reconhecida no resultado, podendo ser incluída no custo de outros ativos. (C)
-
A depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na produção de bens é alocado ao custo do produto. Desta forma, não há apropriação imediata no resultado da entidade, que apenas será afetado quando o bem produzido for vendido (afetará o resultado como custo dos produtos vendidos).
Com isso, incorreta a afirmativa.
-
Gab: Errado
O item está incorreto. Essa lição vem da contabilidade de custos: os gastos necessário à produção, na contabilidade, são chamado de custos.
A depreciação de bens utilizados na produção não é despesa na DRE, mas sim custo, integrando o ativo imobilizado. Portanto, uma vez que não é despesa, não reduz imediatamente o resultado do exercício.
FONTE: Estratégica Concursos
Bons estudos :)
-
Quando a máquina é utilizada no processo produtivo, sua depreciação é um custo mesmo, mas estes custos ficam alocados nos estoques e só vai ao resultado quando houver a venda de tais estoques, portanto, não vai imediatamente ao resultado.
-
Depreciação de máquinas usadas na produção são reconhecidas primeiramente como custo e após a venda do produto se tornam despesas (CMV). Por isso, não provocam redução imediata no resultado.
-
O item está incorreto. Essa lição vem da contabilidade de custos: os gastos necessários à
produção, na contabilidade, são chamados de custos. A depreciação de bens utilizados na
produção não é despesa na DRE, mas sim custo, integrando o ativo imobilizado. Portanto, uma
vez que não é despesa, não reduz imediatamente o resultado do exercício.
Fonte: Estratégia Concursos
-
ERRADO
----------------------------------------------------------------------------------------------------
CPC 27;
48. A despesa de depreciação de cada período deve ser reconhecida no resultado a menos que
seja incluída no valor contábil de outro ativo.
49. A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque. De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 –Ativo Intangível
-
A depreciação decorrente do uso de máquinas e equipamentos na produção de
determinado bem deve ser reconhecida como custo do bem produzido, o que
provoca aumento no valor do referido bem. Portanto, no caso da questão, a
depreciação não provoca redução imediata no resultado contábil da empresa.
Gabarito : Errado.
-
O item está incorreto. Essa lição vem da contabilidade de custos: os gastos necessários à produção, na contabilidade, são chamados de custos. A depreciação de bens utilizados na produção não é despesa na DRE, mas sim custo, integrando o ativo imobilizado. Portanto, uma vez que não é despesa, não reduz imediatamente o resultado do exercício.
Fonte: Estratégia Concursos
-
A questão por si só responde, observe que ela mesmo fala que entra no custo do ativo produzido. uhauhauhauha
-
Se não é despesa, não provoca redução imediata no resultado contábil.
-
Se a questão mencionasse que é um INDÚSTRIA ai sim a depreciação entraria como custo, mas isso é a exceção, portanto item realmente errado.
-
A depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na produção de bens é alocado ao custo do produto. Desta forma, não há apropriação imediata no resultado da entidade, que apenas será afetado quando o bem produzido for vendido (afetará o resultado como custo dos produtos vendidos).
gabarito : errado
-
(CESPE) O seguro contra incêndio predial e de equipamentos, a amortização de softwares e a depreciação dos imobilizados utilizados na produção são exemplos de custos indiretos de fabricação. CORRETO
só pra complementar, seria um custo indireto e não será reconhecido imediatamente, só se reconhece lá na DRE na apuração do resultado com a confrontação das receitas e despesas
-
somente depois de vender e nao imediatamente