SóProvas


ID
1006708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito da utilização de sistemas de custos para fins de avaliação de estoques, julgue os itens seguintes.

De acordo com princípio da realização da receita, o reconhecimento da receita originada da venda de produtos fabricados pela empresa deve ocorrer, simultaneamente, ao reconhecimento dos respectivos custos de produção.

Alternativas
Comentários
  • Reesposta baseada no livro de Contabilidade e Análise de Custos - o Principio da Realização da Receita reza : a receita de vendas é reconhecida no momento da entrega dos produtos, mercadorias e serviços aos clientes compradores.

    Estudar até passar é o nosso lema.
  • O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA


    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.


    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm


    "...considera-se que o princípio da Realização de Receita escolhe, como ponto normal de reconhecimento e registro da receita nos livros da empresa, aquele em que produtos ou serviços são transferidos ao cliente. Este ponto é praticamente coincidente, muitas vezes, com o momento da venda. A Contabilidade assim o faz porque:

    1. a transferência do bem ou serviço normalmente se concretiza quando todo, ou praticamente todo, o esforço para obter a receita já foi desenvolvido;
    2. nesse ponto configura-se com mais objetividade e exatidão o valor de mercado (de transação) para a transferência;
    3. nesse ponto já se conhecem todos os custos de produção do produto ou serviço transferido e outras despesas ou deduções da receita diretamente associáveis ao produto ou serviço, tais como: comissões sobre vendas, despesas com consertos ou reformas parciais decorrentes de garantias concedidas etc. Os desembolsos com tais despesas podem ocorrer e até ocorrem, após a transferência, mas o montante é conhecido ou razoavelmente estimável já no ato da transferência.

    Fonte: http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/exiato.asp?File=/deli/deli029.htm

  • Os custos das mercadorias e serviços vendidos que aparecem na DRE deveriam se chamar despesas das mercadorias e serviços vendidos, pois os custos só se transformam em despesas quando correm às vendas dos bens. Embora esteja incorreta, a nomenclatura Custos das Mercadorias Vendidas (CVM) ou Custos dos Produtos Vendidos (CPV), nos demonstrativos contábeis, a forma de apresentação como custos é aceita pelos órgãos reguladores da contabilidade no Brasil

  • Gabarito Errado

     

    Acompanhe a sequência abaixo:

     

    passo 1 - compra

    A matéria prima adquirida, enquanto não utilizada pela produção, é considerada estoque (ativo circulante). Aqui ainda não tem custo de produção.

     

    passo 2 - requisição

    Quando é requisita, é consumida na produção do produto e passa a ser custo de produção.

     

    Portanto, nesse momento (requisição), já ocorre o reconhecimento do custo de produção sem termos nenhuma venda (afinal o produto não está nem pronto!)

     

    passo 3 - produto acabado

    Após o produto ficar pronto, passa novamente a ser estoque (estoque de produto acabado).

     

    passo 4 - venda

    Por ocasião da venda do produto, ocorre o reconhecimento do custo do produto vendido (CPV) no resultado.

     

    Assim, a questão está errada ao afirmar que o reconhecimento da venda do produto DEVE ocorrer simultaneamente ao reconhecimento dos respectivos custos.

  • Assim, a questão está errada ao afirmar que o reconhecimento da venda do produto DEVE ocorrer simultaneamente ao reconhecimento dos respectivos custos.

    Realização da Receita

    O reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) ocorre somente quando se realiza a receita. Isso ocorre, em regra, quando da transferência do bem ou da prestação do serviço para terceiros.