SóProvas



Questões de Principios Contabeis aplicados a Custos


ID
534559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Pelo princípio do conservadorismo, o reconhecimento de uma exigibilidade independe totalmente do reconhecimento do outro lado da transação — a incorrência de uma despesa, o reconhecimento de uma perda ou o recebimento por parte da empresa de um ativo específico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A regra em tela pertence ao princípio da COMPETÊNCIA, já o princípio do conservadorismo nada mais é que o princípio da prudência, vejamos:

    Resolução 750 CFC


    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    bons estudos

  • A regra em tela pertence ao princípio da COMPETÊNCIA.

    Competência

    Refere-se basicamente ao momento do reconhecimento das despesas.

    Prudência ou Conservadorismo

    ➢ O Princípio da Prudência – ou Conservadorismo – estipula que as empresas, ao avaliarem seus estoques e darem tratamento aos custos de produção, devem fazê-lo com precaução.


ID
753349
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

De acordo com os Princípios Contábeis aplicados à Contabilidade de Custos, um contador, ao ter dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como ativo ou redução de patrimônio líquido, deve optar pela forma de maior precaução, ou seja, pela redução de patrimônio líquido. Esta ação está embasada no Princípio

Alternativas

ID
968173
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é o princípio contábil aplicado à contabilidade de custos que consiste no emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos feitos pelo Contador, os quais são necessários às estimativas em certas condições de incerteza?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    “Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.”

    (Resolução CFC nº 1.282/2010)

ID
1006708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito da utilização de sistemas de custos para fins de avaliação de estoques, julgue os itens seguintes.

De acordo com princípio da realização da receita, o reconhecimento da receita originada da venda de produtos fabricados pela empresa deve ocorrer, simultaneamente, ao reconhecimento dos respectivos custos de produção.

Alternativas
Comentários
  • Reesposta baseada no livro de Contabilidade e Análise de Custos - o Principio da Realização da Receita reza : a receita de vendas é reconhecida no momento da entrega dos produtos, mercadorias e serviços aos clientes compradores.

    Estudar até passar é o nosso lema.
  • O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA


    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.


    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm


    "...considera-se que o princípio da Realização de Receita escolhe, como ponto normal de reconhecimento e registro da receita nos livros da empresa, aquele em que produtos ou serviços são transferidos ao cliente. Este ponto é praticamente coincidente, muitas vezes, com o momento da venda. A Contabilidade assim o faz porque:

    1. a transferência do bem ou serviço normalmente se concretiza quando todo, ou praticamente todo, o esforço para obter a receita já foi desenvolvido;
    2. nesse ponto configura-se com mais objetividade e exatidão o valor de mercado (de transação) para a transferência;
    3. nesse ponto já se conhecem todos os custos de produção do produto ou serviço transferido e outras despesas ou deduções da receita diretamente associáveis ao produto ou serviço, tais como: comissões sobre vendas, despesas com consertos ou reformas parciais decorrentes de garantias concedidas etc. Os desembolsos com tais despesas podem ocorrer e até ocorrem, após a transferência, mas o montante é conhecido ou razoavelmente estimável já no ato da transferência.

    Fonte: http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/exiato.asp?File=/deli/deli029.htm

  • Os custos das mercadorias e serviços vendidos que aparecem na DRE deveriam se chamar despesas das mercadorias e serviços vendidos, pois os custos só se transformam em despesas quando correm às vendas dos bens. Embora esteja incorreta, a nomenclatura Custos das Mercadorias Vendidas (CVM) ou Custos dos Produtos Vendidos (CPV), nos demonstrativos contábeis, a forma de apresentação como custos é aceita pelos órgãos reguladores da contabilidade no Brasil

  • Gabarito Errado

     

    Acompanhe a sequência abaixo:

     

    passo 1 - compra

    A matéria prima adquirida, enquanto não utilizada pela produção, é considerada estoque (ativo circulante). Aqui ainda não tem custo de produção.

     

    passo 2 - requisição

    Quando é requisita, é consumida na produção do produto e passa a ser custo de produção.

     

    Portanto, nesse momento (requisição), já ocorre o reconhecimento do custo de produção sem termos nenhuma venda (afinal o produto não está nem pronto!)

     

    passo 3 - produto acabado

    Após o produto ficar pronto, passa novamente a ser estoque (estoque de produto acabado).

     

    passo 4 - venda

    Por ocasião da venda do produto, ocorre o reconhecimento do custo do produto vendido (CPV) no resultado.

     

    Assim, a questão está errada ao afirmar que o reconhecimento da venda do produto DEVE ocorrer simultaneamente ao reconhecimento dos respectivos custos.

  • Assim, a questão está errada ao afirmar que o reconhecimento da venda do produto DEVE ocorrer simultaneamente ao reconhecimento dos respectivos custos.

    Realização da Receita

    O reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) ocorre somente quando se realiza a receita. Isso ocorre, em regra, quando da transferência do bem ou da prestação do serviço para terceiros.


ID
1258027
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual ê o Princípio Contábil que aplicado à Contabilidade de Custos, estabelece que existindo diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas passando a utilizá-la sempre, não podendo mudar o critério em cada período?

Alternativas

ID
1421191
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Sobre os princípios contábeis aplicados a custos, considere:

I. O princípio da realização da receita determina o reconhecimento contábil do resultado apenas quando da realização da receita, o que, normalmente, ocorre quando se inicia o processo de produção em indústrias alimentícias.

II. O custo de reposição pode ser utilizado para avaliação de estoques de matéria prima quando o custo histórico for menor do que o valor realizável líquido.

III. A uniformidade determina que um tratamento mais rigoroso precisa ser utilizado para todos os itens, mesmo aqueles cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos atuais.

IV. O custeio por absorção é o método aceito para fins de divulgação de demonstração contábeis de acordo com os princípios de contabilidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Incorreta. Realmente o Princípio da Realização da Receita determina que o reconhecimento contábil do resultado ocorra apenas quando da realização da receita. No entanto, a realização da receita ocorre, normalmente, quando da transferência do bem ou do serviço.

    II. Incorreta. Os ativos são avaliados em função do custo histórico de obtenção. No caso específico dos estoques, são mensurados, após o reconhecimento, pelo menor valor entre seu custo e seu valor realizável líquido.

    III. Incorreta. A uniformidade determina que seja aplicada a mesma alternativa em relação à contabilização dos itens em diversos períodos.

    IV. Correta. O Custeio por Absorção é proveniente dos Princípios Contábeis geralmente aceitos. Consiste na apropriação aos produtos dos custos variáveis de produção e também dos custos fixos, estando contemplado pelo CPC 16 – Estoques, sendo utilizado também pelo Regulamento do Imposto de Renda.


    Gabarito: E


    FONTE: Prof. Igor Cintra - www.passeifiscal.com.br

  • Vamos às alternativas:

    I. O princípio da realização da receita determina o reconhecimento contábil do resultado apenas quando da realização da receita, o que, normalmente, ocorre quando se inicia o processo de produção em indústrias alimentícias.

    Item ERRADO. Segundo esse princípio, o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) se dá apenas quando da realização da receita, ou seja, quando da transferência do bem ou do serviço para terceiros. Assim, via de regra, as indústrias só reconhecem o resultado obtido em sua atividade no momento em que há transferência do bem elaborado para o adquirente. 

    II. O custo de reposição pode ser utilizado para avaliação de estoques de matéria prima quando o custo histórico for menor do que o valor realizável líquido.

    Item ERRADO. Segundo o CPC 16, que trata de estoques, em seu item 32:

    “32. (...) quando a diminuição no preço dos produtos acabados ou no preço dos serviços prestados indicar que o custo de elaboração desses produtos ou serviços excederá seu valor realizável líquido, os materiais e os outros bens de consumo devem ser reduzidos ao valor realizável líquido. Em tais circunstâncias, o custo de reposição dos materiais pode ser a melhor medida disponível do seu valor realizável líquido.”

    Ou seja, o custo de reposição pode ser utilizado para avaliação de estoques de matéria prima quando o custo histórico for MAIOR do que o valor realizável líquido.

    III. A uniformidade determina que um tratamento mais rigoroso precisa ser utilizado para todos os itens, mesmo aqueles cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos atuais.

    Item ERRADO. A regra contábil da materialidade ou relevância desobriga um tratamento mais rigoroso àqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais. 

    Um bom exemplo são os pequenos materiais de consumo industrial que, por consistirem em valores irrisórios, são englobados e totalmente considerados como custo no período de sua aquisição, simplificando o procedimento por se evitar seu controle e baixa por diversos períodos. Mas, na soma de diversos itens irrelevantes pode haver materialidade, e por isso um tratamento mais rigoroso precisa ser utilizado.

    A uniformidade (ou consistência) afirma que dentre as diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, a empresa deve adotar uma delas de forma consistente, ou seja, não pode mudar o critério em cada período.

    Entretanto, quando houver interesse ou necessidade dessa mudança de procedimento, deve a empresa reportar o fato e o valor da diferença no lucro com relação ao que seria obtido se não houvesse a quebra de consistência.

    IV. O custeio por absorção é o método aceito para fins de divulgação de demonstração contábeis de acordo com os princípios de contabilidade.

    Item CERTO. Veremos nas próximas aulas que o custeio por absorção é o método segundo o qual todos os custos (fixos e variáveis) integram o custo dos produtos, sendo as despesas levadas a resultado, o que está de acordo com os princípios de contabilidade, sobretudo o princípio da competência, e por isso é permitido pela legislação contábil brasileira para fins de divulgação das demonstrações financeiras.

    Gabarito: letra E.


ID
1437589
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação às variações do custo histórico previstas na Resolução CFC n.º 750/93, considerando-se o Princípio da Continuidade, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém para comentar essa? Não deveria ser se o valor justo for INFERIOR?

  • Resposta do Recurso CFC Justificando a alternativa como correta.

    o que justificaria, por exemplo um ativo ser avaliado pelo valor realizável,
    quando este for superior ao seu custo de aquisição.
    Hendriksen e Van Breda (1999) complementam que “o motivo da inclusão do
    conceito de continuidade no conjunto de fundamentos representa, pelo menos, apoio
    à teoria de avaliação com base em benefícios, ou, em alguns casos, apoio ao uso de
    custos históricos em lugar de valores de liquidação.”
    Isto posto, resta justificado a razão da inclusão do Princípio da Continuidade como
    requisito para avaliação das alternativas.
    Restando justificado essa questão, tem-se a seguinte análise individual de cada
    alternativa:
    Alternativa Correta: Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo pode sofrer
    variação decorrente da constatação de que o seu valor justo é superior ao custo de
    aquisição.
    Como disposto no item II, parágrafo 1º., do art. 7º. Resolução 750/93:
    II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes
    patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos
    seguintes fatores:
    d) Valor Justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo
    liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem
    favorecimentos;
    Como exemplo de reconhecimento do valor justo, tem-se o disposto na NBC TG 30-
    Propriedade para Investimento. O item 30 da referida norma estabelece que: “com
    as exceções indicadas nos itens 32A a 34, a entidade deve escolher como sua
    política contábil ou o método do valor justo nos itens 33 a 55 ou o método do custo
    no item 56 e deve aplicar essa política a todas as suas propriedades para
    investimento.”

  • Resolução CFC n.º 750/93

    Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    § 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

    I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e

    II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

    a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

    b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das

    operações da Entidade;

    c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade;

    d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e

    e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.


ID
1455517
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o principio que desobriga um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário e pequeno dentro dos gastos totais.

Alternativas
Comentários
  • Convenção da Materialidade

    Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa eadequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade. Dessa forma, o contador não perde tempo com registros cujos controles podem se tornar mais onerosos (caros) que os próprios valores a serem registrados.

     Convençoes contábeis disponível em : <http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/convencoes.php>



ID
1551253
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir.

“... para a apropriação de inúmeros custos de industrialização, há a necessidade de adoção de critérios escolhidos entre várias alternativas diferentes. A empresa pode distribuir os custos de manutenção em função de horas-máquina, valor do equipamento, média passada etc. Todos são métodos aceitos, mas não podem ser utilizados indiscriminadamente em cada período...". (Martins, 2006).

“... esse é um dos aspectos que a auditoria independente mais procura verificar, já que tem interferência direta e às vezes relevante nas peças de sua maior preocupação: balanço e demonstração do resultado..." (Martins, 2006).

A contabilidade de custos também adere aos princípios de contabilidade geralmente aceitos em razão de sua vinculação com a contabilidade financeira.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o princípio contábil referenciado nas afirmativas acima.

Alternativas
Comentários
  • Cheguei a pensar em Prudência e Competência, mas pelo método de análise de questões por assunto, acabei marcando a correta, mas nao encontrei afirmação coerente para justificar, exceto pela seguinte afirmação "não podem ser utilizados indiscriminadamente em cada período", na primeira frase.

  • A empresa não deverá alterar as suas políticas contabilísticas, nomeadamente e a título exemplificativo, a empresa deve escolher o sistema de inventário a utilizar na sua actividade e não o alterará todos os anos ou exercícios.


    Ler mais: http://contabilista.pt/principios-da-contabilidade/#ixzz4hFmHt2s3

  • Consistência ou uniformidade.

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um

    mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos,

    deve a empresa adotar uma delas de forma consistente

  • Princípio da Prudência

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período. Quando houver interesse ou necessidade dessa mudança de procedimento, a empresa deve reportar o fato e o valor da diferença no lucro com relação ao que seria obtido se não houvesse a quebra da consistência.


ID
1551283
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Quanto aos princípios contábeis aplicados e a apropriação dos custos e apuração dos estoques, faça a adequada associação entre os princípios da COLUNA I e a descrição correspondente da COLUNA II.

COLUNA I

1. Da realização da receita.

2. Da competência ou da confrontação entre despesas e receitas.

3. Do custo histórico como base de valor.

4. Consistência ou uniformidade.

5. Conservadorismo ou prudência.

COLUNA II

( ) Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento (todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos), deve a empresa adotar uma delas de forma consistente.

( ) Os ativos são registrados contabilmente pelo seu valor original de entrada.

( ) Deve-se reconhecer contabilmente o resultado (lucro ou prejuízo), apenas quando houver transferência do bem ou do serviço para terceiros.

( ) Quando houver dúvida para tratar determinado gasto como ativo ou redução do patrimônio líquido, deve-se optar pela forma de maior precaução, ou seja, pelo reconhecimento de uma despesa.

( ) Após o reconhecimento da receita, deduzem se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    4. Consistência ou uniformidade.

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período. Quando houver interesse ou necessidade dessa mudança de procedimento, deve a empresa reportar o fato e o valor da diferença no lucro com relação ao que seria obtido se não houvesse a quebra de consistência

    3. Do custo histórico como base de valor.
    Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações

    1. Da realização da receita.

    Determina o momento em que a receita deve ser considerada como realizada para compor o resultado do exercício social. Da mesma forma, determina que a despesa que foi necessária à obtenção daquela receita seja igualmente confrontada na apuração do resultado.

    De acordo com a teoria contábil do lucro, as receitas são consideradas realizadas no momento da entrega do bem ou do serviço para o cliente e neste momento, todas as despesas que foram necessárias à realização daquelas receitas devem ser computadas na apuração do resultado. Assim, ao relacionar as despesas com as receitas, o resultado estará sendo apurado e poderá refletir o mais próximo possível a realidade da entidade

    5. Conservadorismo ou prudência
    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais

    2. Da competência ou da confrontação entre despesas e receitas.
    Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas

    bons estudos

  • Consistência ou uniformidade.

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um

    mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos,

    deve a empresa adotar uma delas de forma consistente


ID
1642441
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Eliseu Martins (2010), com relação aos princípios contábeis aplicados à contabilidade de custos, se um estoque, avaliado pelo custo de aquisição (mercadoria) ou de fabricação (produto), estiver ativado por um valor que exceda seu valor de venda, deve ser reduzido ao montante deste último, considerando o menor valor de custo ou de mercado. Essa regra se refere a qual Princípio contábil?

Alternativas
Comentários
  • Obs: É conceito da contabilidade geral,  mas me ajudou a responder a questão.

     

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

    O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.


ID
1719247
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é o Princípio Contábil, de extrema importância para Custos, que desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais ?

Alternativas
Comentários
  • Exemplo: para construir uma cadeira, você gasta: madeira, pregos e cola. A madeira e o prego são de fácil apropriação ao produto, porém quanto ao pouco de cola usada, não é o caso de se medir a quantidade que foi gasta na cadeira construída para apropriar ao custo do produto, já que é usada em várias cadeiras, um pouquinho em cada uma. Princípio da materialidade ou relevância. 

  • Mas "relevância e materialidade" não é princípio e sim característica fundamental
  • Questão simples, mas que pode induzir ao erro se o candidato não estiver atento. 

    O princípio em questão é o da Materialidade, Relevância ou Objetividade, que tem por enunciado justamente o que a questão apresentou: dispensa um tratamento mais rigoroso aqueles itens que possuem um valor monetário pequeno ou irrelevante dentro dos gastos totais.

    Gabarito: item A.
  • QUESTÃO ANULÁVEL!

    Materialidade ou relevância é "CONVENÇÃO"

    Lembrando que Temos: Postulados,Convenções e Princípios. 

    Convenções

    Conceitos para servirem como um guia para o profissional da área contábil, normatizando padrões de conduta na hora de escriturar os fatos contábeis, tais como:

     - Objetividade

     - Conservadorismo

     - Materialidade

     - Evidenciação


ID
1767334
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Leia o texto abaixo.

"Esta convenção reza que, a fim de evitar desperdício de tempo e de dinheiro, devem-se registrar na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna". (IUDÍCIBUS, MARTINS e KANITZ, 2010).

O conceito descrito acima se refere a uma das convenções contábeis. Assinale a opção que apresenta essa convenção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    CPC 00
     

    Materialidade
     

    QC11. A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular

    bons estudos


ID
1767343
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere aos conceitos atinentes aos postulados, princípios e convenções contábeis, assinale a opção que apresenta uma convenção (restrições que norteiam a conduta do profissional contábil, limitando seu campo de ação). 

Alternativas
Comentários
  • Consistência

    A convenção da consistência diz-nos que, uma vez adotado determinado processo, entre os vários possíveis que podem atender a um mesmo princípio geral, ele não deverá ser mudado com demasiada frequência, pois assim estaria sendo prejudicada a comparabilidade dos relatórios contábeis

     Se, por exemplo, for adotado o método PEPS para avaliação de estoques., em lugar do UEPS (ambos atendem ao mesmo princípio geral, isto é, "Custo Como Base de Valor”), deverá ser usado sempre o mesmo método nos òutros períodos.

    E, se houver a necessidade inadiável de se adotar outro critério, essa adoção e seus efeitos no resultado devem ser declarados como nota explicativa dos relatórios de maneira a cientificar o leitor.

  • Convenções contábeis: MATO CON CONSERVADORISMO

    MATerial

    Objetiva

    CONsistente

    CONSERVADORA


ID
1914208
Banca
CONSULTEC
Órgão
Prefeitura de Ilhéus - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A regra contábil que desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno, dentro dos gastos totais, é conhecida como Princípio

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    o CPC 00
    Estabelece que:

    30. Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção. Assim, materialidade proporciona um patamar ou ponto de corte ao invés de ser uma característica qualitativa primária que a informação necessita ter para ser útil

    bons estudos

  • GABARITO A

    Princípio da Materialidade ou Relevância

    O princípio da Materialidade desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujos valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.

    Alguns gastos com materiais diretos aplicados no processo de fabricação que, por razões de materialidade, devem ser tratados juntamente com os custos indiretos.

    Exemplo: Na indústria de móveis de madeira, os gastos com pregos, colas, parafusos, fechos, dobradiças e vernizes, embora esses materiais integrem os produtos fabricados, caracterizando a condição de custos diretos, pelo pequeno valor que representam em relação ao custo total, ficam tão onerosos que é preferível classifica-los entre os custos indiretos.


ID
1917004
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é o princípio contábil aplicado à contabilidade de custos que consiste no emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos feitos pelo Contador, os quais são necessários às estimativas em certas condições de incerteza?

Alternativas

ID
1947514
Banca
SEPROD
Órgão
Câmara de Estância - SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional. (Por: Júlio César Zanluca. Os Princípios de Contabilidade. 06.06.2013.)


Analise as proposições seguintes:


I. Todos os custos e despesas relacionados com receitas reconhecidas devem ser com elas confrontados, dentro do período a que se referem.


II. Os custos, despesas e prejuízos devem ser reconhecidos contabilmente quando são realizados ou incorridos, independente de terem sido desembolsados.


III. As receitas e lucros somente devem ser contabilizados como tais quando estiverem efetivamente realizados, mesmo que o recebimento já tenha ocorrido de forma antecipada.


Está (ão) corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Competência

     Confronto dos custos e despesas com as receitas e com os períodos contábeis

    - Todas os custos e despesas relacionados com receitas reconhecidas devem ser com elas confrontados, dentro do período a que se referem
    - Os custos, despesas e prejuízos devem ser reconhecidos contabilmente quando são realizados ou incorridos, independente de terem sido desembolsados
    - As receitas e lucros somente devem ser contabilizados como tais quando estiverem efetivamente realizados, mesmo que o recebimento já tenha ocorrido de forma antecipada

    http://www.unifra.br/professores/arquivos/16518/93005/Normas%20Brasileiras%20e%20Internacionais.pdf.
    bons estudos


ID
1952851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O evento contábil que deve ser classificado como custo de produção do período em que tenha ocorrido é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) a perda normal de matéria-prima durante o processo produtivo.

    CERTO: A perda normal é considera custo da produção. A perda anormal é despesa na DRE.

    B) o gasto com entrega dos produtos fabricados aos clientes por ocasião de sua venda.
    Frete sobre compra = Custo
    Frete sobre venda = Despesa

    C) o juro incidente sobre os recursos obtidos em bancos para o financiamento da produção.
    Incorreto. Os juros vão para despesa, conforme o regime de competência.

    D) a aquisição de matéria-prima para utilização futura no processo de produção.
    Incorreto. Enquanto não forem utilizadas na produção, não vão para o custo de produção do período.

    E) a depreciação de máquinas utilizadas no setor de contabilidade.
    A depreciação das máquinas utilizadas na contabilidade é despesa do período. A depreciação das máquinas utilizadas na produção é custo.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • A) Custo

    B) Despesa

    C) Despesa

    D) Investimento

    E) Despesa

  • Gabarito: letra A.

    Comentário: 

    Como mencionei na aula de hoje, as perdas são gastos não intencionais decorrentes de fatores externos, fortuitos (perdas anormais) ou da atividade normal da empresa (perdas normais). As perdas normais durante o processo produtivo, por serem previstas, são apropriadas aos produtos em elaboração e se constituem em custos de produção. Já as perdas anormais, por serem ocasionais e imprevisíveis, são despesas, apropriadas diretamente ao resultado do exercício. 

    Vamos analisar as demais alternativas e encontrar o erro em cada uma delas, já que a letra A está correta.

    b)        o gasto com entrega dos produtos fabricados aos clientes por ocasião de sua venda.

    Item ERRADO. O item 16 do CPC 16 (Estoques) elenca alguns exemplos de itens não incluídos no custo dos estoques e reconhecidos como despesa do período em que são incorridos, dentre eles o gasto com entrega dos produtos fabricados aos clientes por ocasião de sua venda (despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes).

    c)          o juro incidente sobre os recursos obtidos em bancos para o financiamento da produção.

    Item ERRADO. Os juros que incidem sobre financiamentos relativos à produção são contabilizados como despesa; o principal a ser amortizado nessa operação é contabilizado como custo da produção. 

    Atenção aqui à classificação dos juros sobre o capital próprio, que tem “juro” no nome, mas é, do ponto de vista operacional, uma forma específica (simplificada) de contemplar o custo de oportunidade.

    d)        a aquisição de matéria-prima para utilização futura no processo de produção.

    Item ERRADO. O esquema a seguir elucida todo o processo, desde a aquisição da matéria prima até a venda do produto acabado:

    e)         a depreciação de maquinas utilizadas no setor de contabilidade

    Item ERRADO. Como estamos falando de depreciação de máquina que NÃO participa do processo produtivo (setor de contabilidade não faz parte desse processo), a depreciação, nesse caso, é contabilizado diretamente como despesa, na demonstração do resultado.

  • A utilização de matéria-prima para utilização futura (letra d) não seria investimento, ao invés de custo?

    Entendo que ainda não foi utilizada no processo de produção e, portanto, fica no estoque, como investimento.

  • O item D tá parecendo mais Custo de Estoques do que Investimento.

    CPC28 (Propriedades para Investimento)

     5. Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário como ativo de direito de uso) para auferir ALUGUEL ou para valorização do capital ou para ambas, e NÃO para:

     (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas;  (IMOBILIZADO)

     (b) venda no curso ordinário do negócio.  (AC- ESTOQUES)

    CPC16 (Estoques),

     6. Os seguintes termos são usados neste Pronunciamento, com os significados especificados:

      Estoques são ativos:

       (a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;

       (b) em processo de produção para venda; ou

       (c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.

     8. Os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda.

    Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais, aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo.

  • Perdas normais de produção: CUSTO

    Perdas anormais ou no produto acabado: DESPESA

  • O evento contábil que deve ser classificado como custo de produção do período em que tenha ocorrido é

    Alternativas

    A)a perda normal de matéria-prima durante o processo produtivo. certo

    Bendito serás!!


ID
2030083
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O mais antigo e discutido princípio de contabilidade é considerado por grande parte dos estudiosos de teoria da contabilidade como consequência direta do postulado da continuidade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse princípio.

Alternativas
Comentários
  • "Custo como base de valor" é um dos princípios da contabilidde ?

  • 4.1 O PRINCÍPIO DO CUSTO COMO BASE DE VALOR

     

    O mais antigo e discutido princípio da contabilidade é considerado por grande parte dos estudiosos como consequência direta do Postulado da Continuidade, isto porque não interessa valores de realização, mas o custo de aquisição ou fabricação.

    Os registros contábeis, de acordo com Marion (2003, pg. 138), ?são efetuados com base no valor de aquisição do bem ou pelo preço de fabricação (incluindo todos os gastos necessários para colocar o bem em condições de gerar benefícios para a empresa)?. Dessa forma, os lançamentos dos mesmos eventos não irão ser divergentes na mensuração do fato contábil.

    FONTE: https://phmp.com.br/principios-fundamentais-de-contabilidade


ID
2030098
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

A. Materialidade ou relevância

B. Consistência ou uniformidade

C. Princípio da realização da receita

D. Princípio da competência

E. Conservadorismo ou prudência


( ) Quando houver dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como ativo ou redução de patrimônio líquido, deve optar pela forma de maior precaução.

( ) Desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.

( ) Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente.

( ) Este princípio determina o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) apenas quando, em regra, da transferência do bem ou do serviço para terceiros.

Alternativas

ID
2063737
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as alternativas a seguir acerca dos conceitos de Contabilidade de Custos e assinale a alternativa correta.

I. Os Princípios Contábeis hoje aceitos não admitem o uso de Demonstrações de Resultados e de Balanços avaliados à base do Custeio Variável.

II. Além de serem classificados em Diretos e Indiretos, os custos podem ser classificados em Fixos e Variáveis.

III. As despesas assim como os custos podem ser classificadas em diretas e indiretas e fixas e variáveis.

IV. De forma geral a despesa pode ser conceituada como bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I - Correta - Gerencialmente, o custeio variável é um método muito utilizado, mas, fiscal e legalmente ele não é aceito. A banca considerou que esse método fere princípios de contabilidade, e esse é um tema bastante debatido no campo da ciência contábil. Há uma pequena exposição a esse respeito neste link https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100426104747AAbiDj5

     

    II - Correta - os custos são classificados em Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos, podendo ser ainda Totais e Unitários.

     

    III - Errada - Diferentemente dos custos, as despesas sõa classificadas apenas em Fixas e Variáveis, Unitárias ou Totais.

     

    IV - Correta - Despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração etc. As comissões de vendedores são despesas por não estarem diretamente ligados a produção, entretanto, o salário de um operário da fábrica, por exemplo, é custo.

     

    Gabarito A


ID
2120017
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O Princípio da Realização da Receita determina o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) apenas quando da realização da receita. Em regra, ocorre a realização da receita quando:

Alternativas

ID
2120119
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o princípio contábil que determina que o critério adotado, dentre os diversos existentes, para o registro contábil de um mesmo evento, deve ser utilizado sempre, não podendo a entidade modificá-lo a cada período.

Alternativas

ID
2123878
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os principais conceitos de custos nos órgãos públicos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial. Qual é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos?

Alternativas
Comentários
  • Objeto de Custos:

     

    É a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Determinados com base nas necessidades dos diferentes níveis gerenciais e definidos pela organização. Exemplos: unidade organizacional, produto/serviço, programa (projeto/atividade) etc.

    Os objetos de custo, aplicados ao setor público, qualificam o que será medido e a forma como será estruturada, acumulada e gerada a informação de custo, em conformidade com as necessidades estratégicas da gestão.

     

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/558059/Custos+Instrumento+de+Governan%C3%A7a.pdf/141bd325-6bbb-46cd-ad64-50cbd65af089


ID
2130316
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa adquiriu um veículo por R$ 30.000,00 e o registrou exatamente por este valor. Um dos membros do Conselho Fiscal questionou o contador da empresa sobre o motivo que o levou a não contabilizar o veículo pelo seu valor de mercado, que era de R$ 40.000,00 (Preço de Venda). Como resposta, o contador alegou que se baseou no princípio

Alternativas

ID
2172427
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com base ,_________________ a Contabilidade de Custos pode se desobrigar a um tratamento mais rigoroso de itens cujo valor monetário é __________________ dentro dos gastos totais de uma organização.
Qual das opções abaixo complementa corretamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • gab E, materialidade, pois a informação contábil deve ser relevante e ser positiva na relação custo benefício da sua divulgação.


ID
2172463
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual das opções abaixo traduz o conceito de custo?

Alternativas

ID
2172520
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Como são denominados os itens cuja venda é esporádica e realizada por valor não previsível na data em que surgem na produção, não recebendo custos e não contribuindo para a diminuição dos custos de produção por meio de sua eventual receita?

Alternativas
Comentários
  • sucata

  • As sucatas e os subprodutos são as sobras, pedaços, resíduos, aparas e outros materiais derivados da atividade industrial que têm como característica nascerem do processo da produção. 

    A diferença entre um e outro reside no fato de que a sucata não tem um mercado garantido de comercialização e os preços bastante incertos enquanto os subprodutos têm condições de demanda e de preços bons.


ID
2186593
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Observaram-se, na análise das demonstrações contábeis de uma determinada empresa, as seguintes situações:

I - Constantes mudanças nos critérios de rateio dos custos indiretos de fabricação, sem qualquer informação adicional sobre a mudança ou impacto da adoção de diferentes critérios.
II - O Custo dos Produtos Vendidos estavam calculados com base no Custo de reposição dos produtos na data da venda, aplicando o percentual de 5% de variação em relação ao real custo de fabricação dos produtos.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os princípios contábeis aplicados a custos NÃO observados por essa empresa nas situações apresentadas acima.

Alternativas
Comentários
  • Contabilidade de Custos


    Questão: Os princípios contábeis aplicados a custos NÃO observados por essa empresa


    Consistência ou uniformidade

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período.


    Princípio do custo histórico como base de valor

    Os ativos são registrados contabilmente por seu valor original de entrada, ou seja, histórico.


    Gabarito: E

    Livro: Contabilidade de Custos - Eliseu Martins


ID
2220169
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere aos princípios aplicados à contabilidade de custos, assinale a opção que apresenta o princípio que desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.

Alternativas
Comentários
  • As informações contábeis para estarem nas demonstrações contábeis devem possuir materialidade.


ID
2398327
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação as características qualitativas das informações-contábeis financeiras temos o seguinte conceito: Refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Estamos falando da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    CPC 00 Estrutura conceitual


    QC22. Consistência, embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo

    bons estudos


ID
2407381
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Existindo diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, assinale abaixo a terminologia adotada pela Contabilidade de Custos que orienta a empresa a adotar uma dessas alternativas de forma consistente.

Alternativas
Comentários
  • Uniformidade. GAB D


ID
2661643
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

“Esta regra contábil é de extrema importância para Custos. Ela desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais”.


De qual conceito em Custos estamos falando?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: A

    O princípio da materialidade ou relevância pressupõe que não se deve preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Por isso, valores monetários muito pequenos são irrelevantes comparados com os gastos totais.

  • Boa tarde.
    Questão que poderia também ser classificada como Contabilidade Geral, mas trata-se de Princípios de Custos. Por este motivo a questão foi classificada como Contabilidade de Custos.
    Obrigado pela colaboração.
    Bons estudos.



ID
2854771
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Martins (2010), a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Departamento é a unidade mínima administrativa para a contabilidade de custos, representada por homens e máquinas (na maioria dos casos), desenvolve atividades homogêneas. Diz-se unidade mínima administrativa porque sempre há um responsável para cada departamento ou, pelo menos, deve haver. Desta forma, propicia uma maneira de uso da contabilidade de custos como forma de controle.

    Gab: A

  • o conceito de departamento é diferente do conceito de centro de custos:

    Departamento: a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas;

    Centro de custos: unidade mínima de acumulação de cif's.


ID
3401635
Banca
FAFIPA
Órgão
Fundação Cultural Foz do Iguaçu
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A contabilidade de custos, quando bem aplicada, gera um significativo volume de informações aos usuários, permitindo-lhes uma análise técnica e objetiva, dando substratos para a melhor tomada de decisão pelos gestores. Neste sentido, diante da necessidade de se proceder a avaliação dos estoques, exsurge um de seus principais princípios, que determina que os ativos serão registrados contabilmente por seu valor original de entrada. Trata-se do Princípio do:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Custo Histórico:

    Ativos: Registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.

    Passivos: Registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Custo histórico princípio?????

    Não seria registro pelo valor original!?

  • Custo histórico princípio?????

    Não seria registro pelo valor original!?

  • A contabilidade de custos, quando bem aplicada, gera um significativo volume de informações aos usuários, permitindo-lhes uma análise técnica e objetiva, dando substratos para a melhor tomada de decisão pelos gestores. Neste sentido, diante da necessidade de se proceder a avaliação dos estoques, exsurge um de seus principais princípios, que determina que os ativos serão registrados contabilmente por seu valor original de entrada. Trata-se do Princípio do: Custo histórico.


ID
3612370
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O princípio contábil do Custo Histórico nos afirma que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    B) Custo Corrente

    C) Valor Realizável

    D) Valor Presente

    E) Valor Justo

  • resolução 750/93 que trata dos princípios contábeis.

    OBS: apesar desta resolução estar revogada, ela foi cobrada no edital deste concurso.

    Art. 7º. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. 

    I Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na DATA DA AQUISIÇÃO (GABARITO)

    a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


ID
3622426
Banca
SEPROD
Órgão
Câmara de Estância - SE
Ano
2013
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional.

(Por: Júlio César Zanluca. Os Princípios de Contabilidade. 06.06.2013.)

Analise as proposições seguintes:

I. Todos os custos e despesas relacionados com receitas reconhecidas devem ser com elas confrontados, dentro do período a que se referem.

II. Os custos, despesas e prejuízos devem ser reconhecidos contabilmente quando são realizados ou incorridos, independente de terem sido desembolsados.

III. As receitas e lucros somente devem ser contabilizados como tais quando estiverem efetivamente realizados, mesmo que o recebimento já tenha ocorrido de forma antecipada.

Está (ão) corretas:

Alternativas

ID
3758443
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados. Com base nas informações a seguir, qual é o custo unitário de produção do produto XYZ?

• Matérias-primas transferidas para produção: R$ 25.000,00
• Juros sobre capital próprio: R$ 8.000,00.
• Custo da Mão de Obra da Produção apurada no mês: R$ 10.000,00.
• Despesas com manutenção de veículos da diretoria: R$ 1.500,00.
• Gastos gerais de produção apurados no mês: R$8.000,00.
• Unidades produzidas no mês: 5.000.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver esta Questão Utilizar a Formula:

    CPP=MD+MOD+CIF

    CPP=CUSTO DE PRODUÇÃO DO PERÍODO

    MD=MATERIAL DIRETO

    MOD=MÃO DE OBRA DIRETA E

    CIF=CUSTO INDIRETO DE FABRICAÇÃO

    Agora basta separar os custos conforme cada variável da formula

    CPP=25000+10000+8000

    CPP=43000

    Custo unitário=cpp/unidade produzida mes

    custo unitário=43000/5000

    custo unitário=R$ 8,60

    gabarito C


ID
3764890
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Como se sabe, consoante a teoria da contabilidade, o princípio da realização da receita e da confrontação com a despesa se dá pela observância de três situações, dentre elas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003, p. 61), ?considera-se que o Princípio da Realização da Receita escolhe como ponto normal de reconhecimento e registro da receita nos livros da empresa, aquele em que produtos ou serviços são transferidos aos clientes?. Este ponto, normalmente coincide com o momento da venda, e a contabilidade assim o faz por vários motivos, conforme relata Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003):

    1-A transferência dos bens ou dos serviços normalmente se concretizam quando todos os esforços para obtenção da receita foram desenvolvidos; GABARITO

    2-O valor de mercado, ou seja, de transação, para a transferência do bem é mais objetivo e se tem maior exatidão;

    3-No momento do registro da transferência de bens ou de serviços, já se tem conhecimento dos custos de produção e

    outras despesas ou deduções da receita, diretamente associados ao produto, como: comissão sobre as vendas, mão de obra, etc

    Comentário retirado da questão Q971684

  • GABARITO: ALTERNATIVA A

    A questão versa sobre o Princípio da Realização da Receita

    A receita é considerada realizada e, portanto, passível de registro pela Contabilidade, quando produtos ou serviços produzidos ou prestados pela Entidade são transferidos para outra Entidade ou pessoa física com a anuência destas e mediante pagamento ou compromisso de pagamento especificado perante a Entidade produtora.

    As três situações são:

    a) a transferência do bem ou serviço normalmente se concretiza quando todo, ou praticamente todo, o esforço para obter a receita já foi desenvolvido;

    b) nesse ponto configura-se com mais objetividade e exatidão o valor de mercado (de transação) para a transferência;

    c) nesse ponto já se conhecem todos os custos de produção do produto ou serviço transferido e outras despesas ou deduções da receita diretamente associáveis ao produto ou serviço, tais como: comissões sobre vendas, despesas com consertos ou reformas parciais decorrentes de garantias concedidas etc. Os desembolsos com tais despesas podem ocorrer e até ocorrem, após a transferência, mas o montante é conhecido ou razoavelmente estimável já no ato da transferência.

    Perceba que, por esse princípio, para toda receita deve existir um sacrifício (despesa) correspondente. As receitas e a despesas devem ser confrontadas no mesmo exercício a que competirem.


ID
4934989
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A regra contábil que desobriga de um tratamento mais rigoroso, aqueles itens cujo valor monetário é pequeno, dentro dos gastos totais, é conhecida como Princípio:

Alternativas

ID
4934995
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:


I. O princípio da realização da receita determina o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) apenas quando da realização da receita.

II. O princípio da competência ou da confrontação entre despesas e receitas é de extrema importância e diz respeito basicamente ao momento do reconhecimento das despesas.

III. A consistência ou uniformidade é quase uma regra comportamental, obriga a adoção de um espírito de precaução por parte do Contador.

IV. O princípio do custo histórico como base de valor determina que os ativos são registrados contabilmente por seu valor original de entrada, ou seja, histórico.


Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • III: significa que todos os critérios utilizados contabilmente em determinado período contábil devem ser mantidos ao longo do tempo para que as demonstrações contábeis dos diversos períodos e das diversas datas seqüenciais sejam comparáveis entre si,

    GAB C


ID
5046589
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Por definição sabemos que custos variáveis são aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida na mesma proporção, já os custos fixos são os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida, uma vez que os custos fixos fazem parte da estrutura da empresa. Trata-se de custo variável o (a):

Alternativas
Comentários
  • Custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas

    Custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

    Em geral, os custos fixos são gastos como o aluguel do imóvel ou os planos fechados de telefonia e internet. Esses itens possuem valores que se mantêm estáveis todos os meses, independentemente do fato de a empresa produzir ou vender mais ou menos. Também são exemplos de custos fixos os gastos com limpeza, segurança e manutenção de máquinas.

    Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.


ID
5381413
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Um dos Princípios Contábeis mais relevantes trata da "Realização da Receita e da Confrontação das Despesas (Competência)". Com relação a este princípio, marque a única resposta verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Realização da Receita e da Confrontação das Despesas (Competência)

    Esses dois princípios estão intimamente ligados pelo fato do reconhecimento da receita ser a exigência para apropriação das despesas. Despesas devem estar vinculadas, direta ou indiretamente, ao reconhecimento da receita, quando ocorre a transferência do bem ou serviço ao cliente, em determinado período.

    Embora, conforme IUDÍCIBUS(1997), a compra de fatores utilizados no esforço de produzir receita antecede à própria receita, os esforços da produção para gerar receitas e seus gastos devem ficar acumulados nos estoques até a realização da receita. Sendo assim, os gastos diretamente relacionados à fabricação ficam truncados a um

    produto estocado até o momento de sua venda, passando a ser uma despesa direta. Já as despesas indiretas, que não estão diretamente atreladas ao processo de produção, são lançadas no resultado independente da venda ou não do produto.

    As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.