SóProvas


ID
1008265
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da contingência reza que se deve construir um modelo de gestão flexível, apto a responder a um contexto cada vez mais complexo e instável. Tendo em mente o argumento contingencial, analise as afirmativas abaixo, classificando- as como verdadeiras( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A noção de covariação estrutural coloca em relevo a relação entre estrutura organizacional e a dinâmica do ambiente externo à organização, a partir de variáveis como tecnologia, mercado e pessoas.

( ) Os modelos de gestão mecanicistas estão aptos a responder ao contexto cada vez mais complexo e instável do mundo moderno.

( ) O conceito de covariação estrutural pode ser expandido para comportar a correlação entre estrutura organizacional e variáveis contextuais pertencentes a domínios mais sutis, tais como a psique e a cultura.

( ) Uma estrutura interna cria outra externa e vice- versa, como propõe a autopoiesis e mediante um padrão de comportamento ou interrelação não linear, como propõe a abordagem da complexidade.

Alternativas
Comentários
  • A teoria da contingência defende que a estratégia é feita com base no ambiente e a estrutura irá se moldar a estratégia, ou seja, temos uma dupla influência: o ambiente influencia a estratégia, que influencia a estrutura. Dito de outra forma: a estrutura segue a estratégia, que segue o ambiente. A isso damos o nome de covariação estrutural. Para a teoria da contingência tudo depende, é o ambiente que irá determinar em cada caso qual a estratégia a ser usada, assim como a tecnologia, os recursos humanos, etc.Não há um padrão ideal aplicável a todos os casos.a estrutura deve se adequar a estratégia. Autopoiese implica em padrão de autoreprodução organizacional na qual o ambiente passa a ser considerado parte da organização, e não esta parte do ambiente.


    Obs: A covariação se dá quando duas ou mais coisas variam simultâneamente, com maior ou menor regularidade.

  • (F) Os modelos de gestão mecanicistas estão aptos a responder ao contexto cada vez mais complexo e instável do mundo moderno.

    a gestão mecanicista é ultilizada em contexto com baixa flexibilidade, tem como caracteristicas: divisão do trabalho, especialização e  centralização das decisões.