SóProvas


ID
1008271
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito do sistema de organização burocrático, analise as afirmativas abaixo, classificando- as como verdadeiras ( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A crise é, efetivamente, um dos elementos distintivos de qualquer sistema de organização burocrática. Ela constitui o meio para chegar a operar os reajustes necessários.

( ) O ritmo essencial que caracteriza uma organização burocrática é, particularmente, a alternância de longos períodos de estabilidade e curtos espaços de crise e mudança.

( ) O poder de decisão, no interior de um sistema de organização burocrática, tende a situar- se, naturalmente, entre aqueles que dêem prioridade aos objetivos funcionais da organização independentemente da estabilidade do sistema político.

Alternativas
Comentários
  • O sistema burocrático se caracteriza por longos períodos de estabilidade.  A crise surge como um instrumento para operar os reajustes necessários. Desta maneira, ela é considerada elemento de diferenciação dentro deste sistema. A tendência do sistema e manter uma estabilidade até o surgimento de uma crise que será a implementadora de mudanças com o o intuito de devolver a estabilidade duradoura deste sistema.

  • A instabilidade do sistema político é uma situação de crise. Como toda situação de crise dentro do sistema burocrático, a instabilidade política implicará a implantação de mudanças no sistema. Há uma relação de dependência entre a instabilidade e o sistema burocrático.

  • Segundo os professores Rodrigo Rennó e Sérgio Mendes:

    A primeira frase está correta, pois de acordo com Crozier as crises são os grandes impulsionadores de mudanças dentro das organizações burocráticas.

    A segunda frase está também certa. Como as burocracias têm dificuldades de inovar e se adaptar aos novos desafios, acabam passando por longos períodos de estabilidade. Isso só muda quando ocorre uma crise, que precipita as mudanças.

    Finalmente, a terceira frase está errada. O poder decisório nas organizações burocráticas é centralizado na alta direção, e não distribuído "entre aqueles que deem prioridade aos objetivos funcionais da organização ”. Deste modo, o gabarito é mesmo a letra B.