SóProvas


ID
1008319
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre planejamento estratégico, é correto afirmar:

( ) é um processo sistêmico, dinâmico e contínuo.

( ) é embasado essencialmente nos problemas e desafios da organização.

( ) é um processo de determinação de objetivos estratégicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Verdade!

    Gabarito correto é a letra "D".
  • Os principais autores definem o planejamento como um processo de

    definição dos principais objetivos e da forma como estes objetivos serão

    alcançados. Vejam abaixo algumas destas definições:

    ? Segundo Chiavenato2 – “Planejamento é um processo de

    estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”

    ? Segundo Djalma de Oliveira3 – “Planejamento é um processo

    desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de

    um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor

    concentração de esforços e recursos pela empresa.”





  • O planejamento estratégico é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Também pode ser chamado de Plano de Negócios. É um relevante instrumento para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir com o sucesso e a inteligência das organizações.

    Planejamento vs. Planejamento Estratégico: Iguais só no nome    
    Muitos profissionais não sabem a diferença entre um planejamento e um planejamento estratégico. Muitos os tratam como sinônimos e apenas utilizam a expressão planejamento estratégico para qualquer atividade de estabelecimento de objetivos, previsão de atividades e orçamentos.

    No entanto, o planejamento estratégico é algo muito mais complexo. Enquanto no planejamento apenas projeta-se de forma ordenada um plano de ações, no planejamento estratégico, utiliza-se de uma análise prévia ampla dos fatores mercadológicos, externos e internos a uma instituição, que contribuirão para o alcance de suas metas.

    Fonte 1: http://books.google.com.br/books/about/Planejamento_Estrat%C3%A9gico_para_Organiza.html?hl=pt-BR&id=dMy8aSbkmz4C&redir_esc=y

    Fonte 2: http://www.socialtec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68:planejamento-vs-planejamento-estrategico-iguais-so-no-nome&catid=29:blog&Itemid=5

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    Para Kotler (1975), "o planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente".

    Kotler (1992) Planejamento estratégico é definido como: O processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento.

    Kotler (1999, p.23) define planejamento estratégico como “o processo de desenvolvimento e manutenção de uma referência estratégica entre objetivos e capacidades da empresa e as mudanças de suas oportunidades no mercado”.

    Conforme Oliveira (2003, p. 47) “planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, atuando de forma inovadora e diferenciada”. É estabelecido pelos níveis mais altos de forma a estabelecer objetivos que possam determinar ações que levam em conta condições externas e internas. Este possibilita ao gestor estabelecer o rumo que a empresa deverá seguir.

    Uma outra conceituação interessante apresenta o planejamento estratégico “como um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada” (Oliveira, 2007).

    PLANEJAMENTO
    Segundo  CHIAVENATO (1999, p. 209), escreveu que "o planejamento inicia o processo administrativo. Inclui a definição dos objetivos organizacionais e a seleção das políticas, procedimentos e métodos desenhados para o alcance desses objetivos. Seu sucesso requer o reconhecimento do ambiente da organização, a estimulação da criatividade e o encorajamento de novas ideias e abordagens inovadoras aos desafios da administração.” Diz, ainda, que "o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões.”

    Conforme Robbins (1986, p.152) o “planejamento é a principal função da Administração. E nesta função são determinados os objetivos, ocorrem às tomadas das decisões, são feitas previsões e iniciadas estratégias”.

    Segundo Oliveira (2001, p. 37), “Na realidade, é difícil separar e sequenciar as funções administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento do que e como vai ser feito aparece na ponta do processo.” Como consequência, o planejamento assume uma situação de maior Importância no processo administrativo”.

  • - é embasado essencialmente nos "problemas" e desafios da organização. 

    Desafios sim, mas problemas???

    Alguém poderia me ajudar, por favor?


  • Essas provas não são feitas por pessoas que pensam de maneira prática. COMO podemos elaborar um planejamento estratégico considerando ESSENCIALMENTE em problemas e desafios????????

    O que eu faço com os pontos fortes de uma organização? Um bom capital intelectual? Uma boa marca??? Ignoro???

    Tenho certeza de que quem elabora uma questão dessas nunca esteve no mercado.


  • Errei a questão porque analisei a segunda proposição como errada. 

    Não consegui entender a correlação feita pela banca de que "o planejamento estratégico é baseado essencialmente nos problemas e desafios da organização". Os pontos fortes não são considerados para desenvolver o planejamento estratégico? 

    Se alguém puder explicar melhor, agradeço.

  • Justificativa da Banca:


    “É embasado essencialmente nos problemas e desafios da organização.” – segundo 

    os recursos, a expressão “embasado essencialmente” torna a afirmativa equivocada, porém os 

    próprios argumentos contradizem os recursos: segundo Drucker (apud Rezende,2011, p20), o 

    planejamento estratégico é “um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior 

    conhecimento possível do futuro contido, “tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar 

    sistematicamente as atividades necessárias à execução das decisões e, por meio de uma 

    retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto 

    com as expectativas alimentadas”

    Embasamento essencial refere-se exatamente a basear-se principalmente nas questões 

    que impedem as organizações de atingirem plenamente seus objetivos (problemas= obstáculo que 

    pode significar ameaça ou oportunidade), e na tomada de decisões com o apoio dos resultados 

    medidos em relação ao confronto de expectativas (desafios), ambos gerando decisões de riscos e 

    com vistas em um futuro melhor. 

    Ainda segundo Rezende (2011, p.24), o planejamento estratégico envolve a fase de 

    execução de análises organizacionais que procuram identificar a real situação organizacional 

    destacando problemas e desafios da Organização. A fase de análise é a primeira fase do 

    planejamento estratégico e, portanto, forma a base da elaboração do planejamento estratégico. 

    Portanto, a afirmativa está correta, não havendo nenhuma contradição conceitual. 


     A afirmativa está correta. 

    Não procedem os argumentos dos recursos. A resposta correta da questão é D. 

    Questão mantida. 

    http://www.esaf.fazenda.gov.br/.../d7-conhecimentos-especificos-ata.pdf%E2%80%8E


  • Só esqueceram de dizer que o planejamento estratégico se baseia também nas forças internas da organização e nas oportunidades propiciadas pelo ambiente externo. Neste caso, não há um embasamento essencial em problemas (fraquezas internas) e desafios (ameaças externas). As bancas costumam justificar o que quiserem, sem a menor preocupação com a coerência.  

  • é um processo sistêmico, dinâmico e contínuo.  - VERDADE - Na elaboração do planejamento estratégico, leva-se em conta a organização como um todo. Ele é dinâmico, pois deve se adaptar às mudanças. Ele é contínuo, orientado para o futuro, longo prazo,  sem uma data de término fixada. 


    é embasado essencialmente nos problemas e desafios da organização. VERDADE - Uma organização, ao elaborar seu planejamento estratégico, elabora seu mapeamento ambiental, avaliação de suas forças e fraquezas, e também as variáveis externas. Mas, devemos nos lembrar que esse tipo de planejamento tem como grande desafio a INCERTEZA / IMPREVISIBILIDADE. A empresa deve ser "like water", e é essencial que os desafios e problemas que se colocam em seu caminho devam ser contornados pelo seu "jogo de cintura", com riscos de se perder muito ou tudo daquilo que foi planejado. 

    é um processo de determinação de objetivos estratégicos da organização. VERDADE - Outra função importante do planejamento é estabelecer seus objetivos organizacionais. Uma importante ferramenta nesse sentido é o estabelecimento da visão (situação futura desejável da empresa). 

  • Complementando...

     

    O planejamento estratégico apresenta cinco cararterísticas fundamentais:

     

    [...]

     

    1. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e das barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do futuro que os de hoje.

     

    2. O planejamento estrátegico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

     

    3. O planejamento estrátegico é um processo de construção de consenso. Dada a diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha a todos.

     

    4. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adpatação da organização ao context ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.

     

    5. O planejamento estratégico se assenta sobre três parâmetros: a visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos. Começa a construção do consenso sobre o futuro que se deseja: é a visão que descreve o mundo em um estado ideal. A partir daí examinam-se as condições externas do ambiente e as condições internas da organização.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. pg348 e 349.

     

    bons estudos

     

  • Letra D.

     

    Comentário:

     

    Questão mal feita, pois toma definições como exemplificações.

    Merecia ser anulada. Vejamos, sobre planejamento estratégico:

     

    ( ) é um processo sistêmico, dinâmico e contínuo.
    Certo. Sem dúvidas o planejamento estratégico é, em sua essência, sistêmico, dinâmico e contínuo.

     

    ( ) é embasado essencialmente nos problemas e desafios da organização.
    Considerado certo. Não há dúvidas que ele é embasado nos problemas e desafios da organização, mas também considera

    essencialmente suas oportunidades. Assim, não mencionar as oportunidades da organização como parte do planejamento

    estratégico poderia ser questionado...

     

    ( ) é um processo de determinação de objetivos estratégicos da organização.
    Considerado certo. Na verdade, está correto em partes. O problema é que ele diz que o planejamento é a determinação

    dos objetivos, quando ele é muito mais do que isso. Se dissesse que envolve a determinação dos objetivos, certamente

    teria uma redação mais clara.
    Esta questão merecia ter sido anulada.

     

     

     

    GABARITO: D.

     

     

    Prof. Carlos Xavier