SóProvas


ID
1008343
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que corresponde ao resultado correto da análise

I. A departamentalização pode ser definida como o agrupamento de atividades em unidades organizacionais.

II. Os modelos de departamentalização funcional, matricial e divisional são considerados modelos tradicionais e neles a cadeia de comando define grupamentos departamentais e relações de subordinação ao longo da hierarquia.

III. As abordagens contemporâneas de departamentalização, equipes e redes, surgiram para atender às necessidades das organizações em ambiente global de baixa competitividade.

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização matricial é um tipo tradicional?!

    Abraço a todos!
  • Departamentalização: Agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

    Segundo (Robbins, 2002), os modelos mais comuns de estrutura organizacional são: A estrutura simples: Mais encontrada nos pequenos negócios, onde o proprietário é também o principal dirigente. Costuma ser caracterizada mais pelo que não é, do que pelo que é. Ela não é elaborada, possui baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada em uma única pessoa e pouca formalização. A estrutura simples é uma organização achatada: possui geralmente apenas dois ou três níveis verticais, um grupo pouco ordenado de empregados e um individuo que concentra toda a autoridade do processo decisório; A burocracia: Caracterizada por tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas através de especialização, regras e regulamentos muitos formalizados, tarefas que são agrupadas em departamentos funcionais, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório que acompanha a cadeia de comando. Quando surgem casos que não se ajustam exatamente às regras, não há espaço de manobra. A burocracia só é eficiente enquanto seus funcionários enfrentam problemas já conhecidos e para os quais regras programadas de decisão tenham sido já estabelecidas; A estrutura matricial: Encontra-se em agências de propaganda, empresas aeroespaciais, etc. Sua característica mais óbvia desta estrutura é que ela rompe com o conceito de unidade de comando. Os funcionários dessas organizações têm dois chefes – o gerente do departamento funcional e o gerente do departamento de produto.(continua)
  • Nas últimas décadas dirigentes de muitas organizações vêm trabalhando para desenvolver novas opções estruturais que possam
    ajudar suas empresas a competir mais eficazmente, são as seguintes:
    • A Estrutura de Equipe: Umas das principais características da estrutura de equipe é que ela desmonta as barreiras departamentais e descentraliza o dupla cadeia de comando. processo decisório ao nível das equipes de trabalho. Outro detalhe importante é que a estrutura de equipe também requer que os funcionários sejam tanto generalistas quanto especialistas. No caso das empresas maiores, a estrutura de equipe complementa o que seria uma típica burocracia, permitindo que toda organização obtenha a eficiência da padronização burocrática, ao mesmo tempo em que consegue a flexibilidade proporcionada pelas equipes.
    • A Organização Virtual: Também é chamado de organização em rede ou modular, onde uma organização pequena terceiriza a maior parte de suas funções de negócios. A organização virtual fica em extremo contraste com a burocracia típica, que tem diversos níveis gerenciais e onde o controle é exercido por meio da propriedade. Esse modelo de organização é orientado por um pequeno grupo de executivos, cujo trabalho é supervisionar diretamente as atividades realizadas dentro da empresa e coordenar as relações
      com os terceirizados.
    • A Organização Sem Fronteiras: A organização sem fronteiras busca eliminar a cadeia de comando, ter amplitude ilimitada de controle e substituir os departamentos por equipes autônomas. Esse modelo tem um apoio muito forte na tecnologia da informação e que muitos preferem chamar de essa estrutura de organização em forma de T ou tecnologia. Ao operacionalizar uma organização com o modelo sem fronteiras, tem-se como uma característica superar as barreiras com entidades externas (fornecedores, clientes, etc), e as barreiras criadas pela geografia, conhecida pela globalização.
  • Acredito que somente a I esteja correta, porém não tem essa opção apenas então respondi por eliminação, mesmo não concordando com a II.


  • A questão solicita avaliação de afirmativas e a seleção da alternativa que representa o resultado da análise. Os recursos apresentados requerem anulação da questão em função do erro de gabarito apontado na afirmativa II. “Os modelos de departamentalização funcional, matricial e divisional são considerados modelos tradicionais e neles, a cadeia de comando define grupamentos departamentais e relações de subordinação ao longo da hierarquia.” Segundo Chiavenato (TGA, 202, p.396), existem cinco abordagens entre tradicionais e contemporâneas são elas as abordagens funcional, matricial, divisional, equipes e rede. O conceito de tradicional refere-se ao desenho departamental, objeto de apuração de conhecimento nesta questão. São tradicionais, pois a cadeia de comando define o agrupamento das unidades em unidades organizacionais e as unidades em uma organização total. Nos modelos contemporâneos, equipes, abandona-se a estrutura de unidades organizacionais em função dos processos organizacionais em que cada equipe é responsável pelo processo como um todo e responde por ele. Na abordagem de redes, ainda segundo o autor, a organização desagrega suas funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central. Alguns dos argumentos propõem que no modelo matricial as relações de subordinação não seguem a hierarquia pois podem vir também dos gerentes de projeto. Tal argumento não procede entendendo que na organização matricial, existem as características funcional e divisional, na qual surgem os gerentes de produto. Nessas organizações, a alocação de recursos para execução dos “projetos” ainda é definida pela autoridade do gerente funcional. Na organização matricial, existem duas linhas de autoridade, nas quais a cadeia de comando pode não definir grupamentos, mas mantém relações de subordinação. A resposta está correta. 


    http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-publico-para-provimento-de-cargos-de-nivel-superior-do-plano-especial-de-cargos-do-ministerio-da-fazenda-pecfaz-1/d7-conhecimentos-especificos-ata.pdf

  • Estruturas mecanicistas: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina, ex: linear, funcional, matricial

    Estruturas orgânicas: todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico, ex: estrutura em rede, equipe.

  • Também não concordo com a II estar correta.

     

    Em primeiro lugar acredito que a banca misturou Departamentalização com estruturas organizacionais. São estruturas organizacionais: linear ou clássica, funcional, linha staff, matricial, em rede, celular, etc. São formas de departamentalização: por função, por produto, territorial, por cliente, de matriz (corresponde a estrutura matricial). Algumas formas de estrutura organizacional estão intimamente ligadas com formas de departamentalização, mas outras não: a estrutura organizacional pode ser tanto linear ou linha-staff e mesmo assim ser escolhida a departamentalização por função, por território ou por clientes. A departamentalização também costuma ser sobreposta nas organizações, numa organização de maior porte é normal uma divisão por função nos níveis mais altos, dentro das funções fazer uma divisão por territórios e ainda nos territórios fazer uma divisão por clientes.

    Em segundo lugar, a estrutura matricial costuma não ser classificada como contemporânea e não tradicional.

    Mas, como disse a colega Rafaelle Silva, com a I correta, escolher a alternativa b era a melhor opção para evitar brigar com a banca depois...

  • GENTE POR FAVOR!!!!!!!!! VAMOS SOLICITAR COMENTÁRIOS DO PROFESSOR!  não acho nenhuma questão de gestão de pessoas e adm geral com comentários! =S

  • 1. certo

    2.matricial nao é tradicional.  (????)

    3. as citadas sao estrutura.

  • Questão no mínino esquisita...

  • Matricial e unidade de comando, não entendi. Resolvi várias questões onde matricial é igual a quebra do princípio de unidade de comando.

    Questão no mínimo duvidosa,  porém, a banca deu uma colher de chá devido a não ter a alternativa:  somente a I está correta.

  • Flávio Dantas, não foi mencionado na questão UNIDADE de comando, e sim CADEIA de comando (que pode ser dual ou não), o que torna a alternativa perfeita.

  • Gabarito: B

    Resposta de recurso da banca

    Segundo Chiavenato (TGA, 202, p.396), existem cinco abordagens entre tradicionais e contemporâneas são elas as abordagens funcional, matricial, divisional, equipes e rede. O conceito de tradicional refere-se ao desenho departamental, objeto de apuração de conhecimento nesta questão. São tradicionais, pois a cadeia de comando define o agrupamento das unidades em unidades organizacionais e as unidades em uma organização total. Nos modelos contemporâneos, equipes, abandona-se a estrutura de unidades organizacionais em função dos processos organizacionais em que cada equipe é responsável pelo processo como um todo e responde por ele. Na abordagem de redes, ainda segundo o autor, a organização desagrega suas funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central. Alguns dos argumentos propõem que no modelo matricial as relações de subordinação não seguem a hierarquia pois podem vir também dos gerentes de projeto. Tal argumento não procede entendendo que na organização matricial, existem as características funcional e divisional, na qual surgem os gerentes de produto. Nessas organizações, a alocação de recursos para execução dos “projetos” ainda é definida pela autoridade do gerente funcional. Na organização matricial, existem duas linhas de autoridade, nas quais a cadeia de comando pode não definir grupamentos, mas mantém relações de subordinação. A resposta está correta

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Morri com essa resposta "Enrroleichô da  ESAF ...foram no minímo mediocres"ou seja ,até os bons erram...Pura bucha...Até misturou os conceitos passados pelo honrado ChiChi...È aquela típica questão do tipo"Deu merda,mas deixa eu tentar algo aqui para não perder o dinheira dessa!Afff

  • Não concordo que a alternativa II liste tipos tradicionais. Matricial não é tradicional.

    Olha, tem banca que ao que tudo indica está reinventando a administração por sua própria conta.

  • EITA professora RUIM Q concursos. So sabe ler a questão e explicar que é bom, nada.