SóProvas


ID
1009138
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Departamentalização é o agrupamento dos cargos de forma que as tarefas comuns possam ser coordenadas. Historicamente, um dos modos mais difundidos de agrupar atividades é pela função desempenhada. (ROBBINS, 2000,173) Sobre departamentalização é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante. A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próxima à cúpula.

    As vantagens da estrutura funcional são a excelente coordenação intradepartamental, especialidade técnica e os baixos custos administrativos. Porém existem limitações nessa estrutura que podem comprometer muitas organizações que a utilizar.Esses limites são: Visão de especialistas,ou seja, os departamentos são muito dependentes uns dos outros, Limitação dos administradores, falta de coordenação interdepartamental.


  • Funcional

    características: agrupamento por atividades ou funções principais. Divisão do trabalho interna por especialidade. Auto-orientação, introversão.

    vantagens: maior utilização de pessoas especializadas e recursos. Adequada para atividades continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo 

    desvantagens: pequena cooperação interdepartamental. Contra indicada para circunstâncias ambientais imprevisíveis e mutáveis.

  • Para que a questão em apreço seja respondida como se pede, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização das atividades da organização. Dentre as opções, vejamos qual é a correta.

    A departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:

    • Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
    • Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional.
    • Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
    • Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal.
    • É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    • É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
    • Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização. 

    Sabendo que o critério de departamentalização segundo as funções, isto é, segundo as especializações, sejam quais fores, concluímos que é perfeitamente aceitável o que a alternativa "A" propõe. Quanto às demais alternativas, elas apenas colocam o nome de outros tipos de departamentalização ao que seria característica da modelo citado acima.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.