SóProvas


ID
1009561
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2008), para que as organizações públicas ou privadas consigam acompanhar as constantes mudanças e evolução do mundo moderno, elas precisam equiparar talentos e competências. O autor afirma, ainda, que a excelência na prestação de serviços públicos ou privados não depende apenas de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, mas depende também, principalmente, de

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    A Gestão de Pessoas trabalha os objetivos organizacionais, contextualizando as pessoas como seres humanos, através de seus talentos, desempenho, competência e motivação. Esse moderno conceito vê as pessoas como ativadores de outros recursos tais como financeiros, tecnológicos, mercadológicos e produtivos. As pessoas se sentem como parceiros da organização e não apenas como um recurso qualquer utilizável e descartável. 
    Assim sendo, percebe-se o quão é importante o conceito da Gestão de Pessoas para as organizações de sucessos, uma vez que, de acordo com o autor supracitado, são as pessoas que movem todo o processo organizacional, interno e externamente. Sem as pessoas, fica difícil gerir um sistema, um empreendimento. Portanto, há a necessidade das organizações de se tornarem mais conscientes e atentas para seus colaboradores, não os tratando como quaisquer funcionários. 
    Chiavenato (2008) expõe que, as organizações, públicas ou privadas, precisam equiparar talentos e competências para poder acompanhar a forte mudança e evolução do mundo moderno. Segundo ele, a excelência na prestação de serviços públicos ou privados, não depende apenas de conquistar, reter, aplicar, desenvolver, motivar e recompensar talentos, mas, principalmente, de gerir competência e alcançar resultados significativos por meio delas.
  • Bem, para quem não conhecia a afirmação de Chiavenato, mas estudou a matéria, a alternativa que poderia, na sua mente, realmente disputar com a "a" é a letra "e". Porém, no enunciado é citado todos os processos da Gestão de Pessoas: 1 - agregar pessoas; 2 - aplicar pessoas; 3 - desenvolver pessoas; 4 - recompensar pessoas; 5 - manter pessoas; 6 - monitorar pessoas. Assim, é possível entender que "condições ambientais e psicológicas favoráveis" são estabelecidas principalmente nos processos 5 e 6. Já a gerência de competências é um processo à parte. 

  • "Saber alcançar a excelência na prestação dos serviços públicos não depende apenas  de  conquistar,  reter,  aplicar,  desenvolver,  motivar  e  recompensar  talentos, mas,  principalmente,  de  gerir competência  e  alcançar resultados  significativos por meio delas."

    Chiavenato, Administração Geral e Pública, pag. 129.