-
CERTA
Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. Chiavenato, na mesma obra, as define como:
Técnicas de Delegação
Delegar a tarefa inteira – O gerente deve delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividí-la entre várias pessoas. Isso dá a cada indivíduo a responsabilidade completa e aumenta sua inciativa enquanto proporciona ao gerente melhor controle sobre os resultados.
Delegar à pessoa certa – Nem todas as pessoas têm as mesmas capacidades e motivações. O gerente deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz. Deve identificar os subordinados que são independentes em suas decisões e que demonstram desejo de assumir responsabilidades.
Delegar responsabilidade e autoridade – Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa. O indivíduo deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor.
Proporcionar informação adequada – A delegação bem-sucedida inclui informação sobre o quê, por que, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados, as provisões e os recursos necessários e para quem e quando os resultados deverão ser apresentados.
Manter retroação - Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança.
Avaliar e recompensar o desempenho – Quando a tarefa é executada, o gerente deve avaliar os resultados e não os métodos. Quando os resultados não alcançam as expectativas, o gerente deve montar os erros e as consequências Quando alcançam ou ultrapassam as expectativas, o gerente deve recompensar o trabalho bem feito com orgulho, recompensas financeiras e delegação de novas atividades.
Saber como delegar autoridade em uma empresa é muito importante para que haja uma distribuição de tarefas e responsabilidades, fazendo com que cada vez mais funcionários tenham embasamento para tomar decisões e definir estratégias em suas funções.
Quanto maior a quantidade de níveis hierárquicos, maior a necessidade de delegar autoridades. Porém, muitas empresas nos dias de hoje, procuram enxugar seus níveis hierárquicos, eliminando burocracias e perda de tempo nas tomadas de decisão. E a delegação de autoridades pode ajudar muito neste processo. Além de ser um importante aliado na gestão e liderança de equipes de trabalho.
http://www.sobreadministracao.com/delegacao-de-autoridade-o-que-e-e-como-funciona/
-
Q163962
O empregado que recebe novas competências por meio de delegação passa a ser o responsável por elas perante a organização.
Gabarito: ERRADO
Pelo visto nem o CESPE se entende. =/
-
DELEGAÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE E/OU AUTORIDADE.
DESCENTRALIZAÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE, DE AUTORIDADE E DE TOMADA DE DECISÃO.
A DELEGAÇÃO PODE OCORRER EM UMA ESTRUTURA MECANICISTA E PIRAMIDAL, OU SEJA, O SUPERVISOR TEM AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE SOB O SEU SUBORDINADO, MAS A TOMADA DE DECISÃO CONTINUA NO TOPO DA ESTRUTURA DE FORMA CENTRALIZADA. NOTEI QUE O CONCEITO DE DESCENTRALIZAÇÃO FAZ REFERÊNCIA À DELEGAÇÃO, MAS O CONCEITO DE DELEGAÇÃO NÃO FAZ REFERÊNCIA À DESCENTRALIZAÇÃO. LOGO, TODA DESCENTRALIZAÇÃO É TAMBÉM UMA DELEGAÇÃO, MAS O INVERSO NEM SEMPRE SERÁ VERDADE, PORQUE A DELEGAÇÃO NÃO QUER DIZER QUE O PODER DE TOMADA DE DECISÃO FOI NECESSARIAMENTE REPASSADA.
GABARITO CERTO
-
Há questões em que o Cespe afirma que a delegação não transfere a AUTORIDADE. Em outras, ela afirma que sim. Boa sorte no dia da prova ! haha
-
SE DECIDA, CESPE!!
Q163962 Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Secretário Executivo
O empregado que recebe novas competências por meio de delegação passa a ser o responsável por elas perante a organização. (ERRADO)
-
Na delegação, devido ao caráter pessoal, o subordinado passa a ser responsável perante a o superior hierárquico.
Na descentralização, devido ao caráter institucional, o subordinado passa a ser o responsável perante a organização.
SMJ
-
Pessoal, cuidado para não confundir o vocábulo "delegação" na matéria de administração geral com o mencionado no direito administrativo.
DELEGAÇÃO (Direito Administrativo): transferência apenas da execução.
DELEGAÇÃO (Administração Geral): transferência de autoridade e responsabilidade.
-
Questão absurda!!!
Outra questão que o CESPE adotou outro entendimento.
A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação assegura a autonomia dos níveis inferiores da organização, eximindo, assim, a responsabilidade da autoridade que fez a delegação.
Gabarito: Errado
Inclusive comentei esta outra questão também, vide comentário abaixo:
Gosto de relacionar a delegação do direito administrativo com a delegação de administração. Enquanto no direito administrativo, após a delegação o delegado será responsável pelos atos, em administração o delegante ainda possuirá responsabilidade.
Direito Administrativo x Administração:
Após delegação a responsabilidade vai para o delegado.
Após delegação a responsabilidade continua no delegante
-
ainda tem isso aqui:
(CESPE/ABIN/2010/Agente Técnico de Inteligência) A descentralização atinge, geralmente, diversos níveis hierárquicos, ao passo que a delegação restringe-se a um único nível. (CERTO)
-
Questão difícil de entender o que a banca entende como delegação