SóProvas


ID
1011712
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde ( PACS) é considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para o PSF. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, cada ACS deve ser responsável por uma microrregião com, no máximo,

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA E

    As equipes de ACS devem estar vinculadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS),  seguindo os critérios da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), visando à cobertura de um território especí?co. O número de ACS deve ser su?ciente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de até 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.   Os requisitos para o exercício da atividade do agente comunitário de saúde, de acordo com a Lei nº 11.350/2006
  • PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. (...)

    II - o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe. (...)

  • Na ESF a média recomendada da população adscrita é de 3000 pessoas, podendo chegar até 4000 pessoas. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o número de ACS dever ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, não ultrapassando 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe. Os profissionais devem cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais, com exceção do profissional médico, o qual pode dedicar-se até 8 horas do total da carga horária para atividades na rede de urgência e emergência do município, apoio matricial e especialização em saúde da família. A PNAB permite também outras modalidades de inserção, como a possibilidade do médico atuar em até 02 ESF compondo carga horária semanal de 40 horas (BRASIL, 2012).