SóProvas



Questões de Atenção Básica e Saúde da Família


ID
71245
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, na Atenção Primária em Saúde são condições básicas que devem ser asseguradas para o atendimento do cliente com suspeita de dengue:

Alternativas
Comentários

ID
281566
Banca
FUNJAB-SC
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA, em relação à Portaria no 648/06, do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Alternativas
Comentários

  • Na minha opinião a questão tem dupla resposta A e E.

    Segundo a PNAB: No item: Especificidades da Estratégia de Saúde da Família.

    III  –  cada  equipe  de  saúde  da  família  deve  ser  responsável  por,  no máximo,  4.000
    pessoas,  sendo  a  média  recomendada  de  3.000  pessoas,  respeitando  critérios  de
    equidade  para  esta  definição. Recomenda-se que  o  número  de  pessoas  por  equipe
    considere o grau de vulnerabilidade das  famílias daquele  território, sendo que quanto  
    maior  o  grau  de  vulnerabilidade  menor  deverá  ser  a  quantidade  de  pessoas  por
    equipe; 

     E:
    O Piso de Atenção Básica – PAB Fixo se refere ao custeio de ações de atenção básica à
    saúde, cujos recursos serão transferidos mensalmente, de forma regular e automática, do
    Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios. O Piso da Atenção Básica Variável - PAB Variável é constituído por recursos financeiros
    destinado ao custeio de estratégias, realizadas no âmbito da Atenção Básica em Saúde,
    tais como:
    I - Saúde da Família;
    II - Agentes Comunitários de Saúde;
    III - Saúde Bucal;
    IV - Compensação de Especificidades Regionais;
    V - Fator de Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas;
    VI - Incentivo à Saúde no Sistema Penitenciário;
    VII - Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em conflito com a lei em
    regime de internação e internação provisória; e
    VIII - Outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo específico.

    Será que foi anulada?
  • a) A média recomendada é 3.000 habitantes por equipe, sendo o MÁXIMO 4.000, portanto a letra A está errada. 

    b) A equipe Saúde da Família deverá ter número de ACS suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com uma média de 750 pessoas por AC

    c)
    A área estratégica da Atenção Básica, para atuação em todo o território nacional é a estratégia de saúde da família. 

    d) A execução da atenção primária é responsabilidade do município

  • Segundo a Portaria 648/06 existência de equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes e composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. Ou seja, a média é de 3 mil habitantes e não 4 mil como refere a alternativa A. O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada e não 70% como coloca a alternativa B e, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família. As áreas estratégicas da Atenção Básica, para atuação em todo o território nacional são a eliminação da hanseníase, o controle da tuberculose, o controle da hipertensão arterial, o controle do diabetes mellitus, a eliminação da desnutrição infantil, a saúde da criança, a saúde da mulher, a saúde do idoso, a saúde bucal e a promoção da saúde. Os municípios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis pelo cumprimento dos princípios da Atenção Básica, pela organização e execução das ações em seu território. Ou seja, os sistemas locais não são compostos pelas secretarias estaduais. O Piso da Atenção Básica (PAB) constitui-se no componente federal para o financiamento da Atenção Básica, sendo composto de uma fração fixa e outra variável. Ele é composto de uma parte fixa (PAB fixo) destinada a todos os municípios e de uma parte variável (PAB variável) que consiste em montante de recursos financeiros destinados a estimular a implantação das seguintes estratégias nacionais de reorganização do modelo de atenção à saúde: Saúde da Família – SF; Agentes Comunitários de Saúde – ACS; Saúde Bucal – SB; Compensação de Especificidades Regionais; Saúde Indígena – SI; e Saúde no Sistema Penitenciário. Logo, a afirmação da alternativa E está correta.
    Resposta E
    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prtGM648...
  • PNAB 2017

    a) Recomenda-se 2000 a 3500 habitantes por equipe.

     

    b)Não é obrigatória mais a cobertura de 100% da população cadastrada, exceto se essa população tiver um alto grau de vulnerabilidadde, ai é obrigatório a cobertura de 100%.

     

    c) A área estratégica da AB em todo o território nacional é a estratégia de saúde da família.

     

    d)O gestor é a Secretária Municpal de Saúde.

     

    e) verdadeira


ID
365092
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Bárbara Starfield (2002), é VERDADEIRO afirmar que a Atenção Primária

Alternativas

ID
365095
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a definição elaborada em Alma-Ata sobre Atenção Primária à Saúde , é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA LETRA D


    O ENFOQUE PRINCIPAL É A PROMOÇÃO DA SAÚDE E NÃO A PREVENÇÃO!

    BONS ESTUDOS!
  • A Declaração de Alma-Ata ocorreu em 12 de setembro de 1978 reafirma enfaticamente que a saúde é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor saúde. Reafirma, também, que a promoção e proteção da saúde dos povos é essencial para o contínuo desenvolvimento econômico e social e contribui para a melhor qualidade de vida e para a paz mundial, sendo direito e dever dos povos participar individual e coletivamente no planejamento e na execução de seus cuidados de saúde.

    A declaração traz que os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e automedicação. Fazem parte integrante tanto do sistema de saúde do país, do qual constituem a função central e o foco principal, quanto do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. Representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, pelo qual os cuidados de saúde são levados o mais proximamente possível aos lugares onde pessoas vivem e trabalham, e constituem o primeiro elemento de um continuado processo de assistência à saúde. Ou seja, as alternativas A, B, C e E estão corretas.

    São cuidados básicos em saúde: educação, no tocante a problemas prevalecentes de saúde e aos métodos para sua prevenção e controle, promoção da distribuição de alimentos e da nutrição apropriada, previsão adequada de água de boa qualidade e saneamento básico, cuidados de saúde materno-infantil, inclusive planejamento familiar, imunização contra as principais doenças infecciosas, prevenção e controle de doenças localmente endêmicas, tratamento apropriado de doenças e lesões comuns e fornecimento de medicamentos essenciais.

    Logo, a alternativa D está errada porque apesar de ser garantido atenção continuada esse tipo de ação só ocorre quando já houve algum atendimento, além disso, o foco dela não é apenas a prevenção, mas também recuperação e promoção à saúde, segundo a Declaração a prevenção é voltada principalmente para doenças infectocontagiosas, endêmicas, dentre outras.

    Resposta D

    Bibliografia

    http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

  •  

    A "atenção primária em saúde" foi definida pela Organização Mundial da Saúde em 1978 como:

    Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. (Declaração de Alma-Ata)
    Não fala de prevenção como enfoque principal. (Resposta : Letra  D)

     

  • Se tratando da UPE, claro que a pegadinha tava na D


ID
365101
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as assertivas abaixo sobre a história da Atenção Primária à Saúde no Brasil e no mundo e marque a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A UPE desde de 2010 até hoje, adora falar do histórico da APS referenciado nos livros da CEBES, pra quem tem interesse:

    http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2015/02/9ATEN%C3%87%C3%83O-PRIM%C3%81RIA-%C3%80-SA%C3%9ADE.pdf

  • Muito obrigada


ID
365110
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O financiamento da Atenção Básica ocorre da seguinte forma, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os recursos para financiamento são constituídos por componentes, conforme as especificidades de suas ações e dos serviços de saúde pactuados, logo, não pe dividido igualmente o custa das ações realizadas entre estado e município conforme refere a alternativa A. A Portaria 204 de 29 de janeiro de 2007 dispõe sobre a regulamentação e o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento, com o respectivo monitoramento e controle, o artigo 11 aponta que o Componente Piso da Atenção Básica Variável - PAB Variável é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias, realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, tais como: Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde; Saúde Bucal; Fator de Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas; Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário; Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do Adolescente em conflito com a lei, em regime de internação e internação provisória; e outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo específico. De acordo com a alternativa B. A legislação traz que o Componente Piso da Atenção Básica (PAB) Fixo refere-se ao financiamento de ações de atenção básica à saúde, cujos recursos serão transferidos mensalmente, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios. De acordo com a alternativa C. Os recursos referentes a cada bloco de financiamento devem ser aplicados nas ações e serviços de saúde relacionados ao próprio bloco. O Plano de Aplicação da destinação dos recursos financeiros que serão remanejados, devem ser elaborados de acordo com a Programação Anual de Saúde. Logo, a alternativa D está correta. O Ministério da Saúde suspenderá os repasses dos incentivos referentes às equipes e aos serviços, nos casos em que forem constatadas, por meio do monitoramento e/ou da supervisão direta do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual de Saúde ou por auditoria do DENASUS ou dos órgãos de controle competentes a ausência de alimentação de dados no Sistema de Informação definidos pelo Ministério da saúde que comprovem o início de suas atividades. Altenativa E correta. Resposta A.  Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1409_10_07_2013.html http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt0204_29_01_2007.html
  • O financiamento da atenção básica é tripartite (União, estados e municípios)


ID
365113
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária (e não modelo complementar) para expansão e consolidação da atenção básica.

    b) Utiliza tecnologias de cuidado complexas (e não de baixa complexidade) e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior freqüência e relevância em seu território.

    c) A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo (e não só individual).

    d) Abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral (não é só serviços preventivos e curativos).

    e) CORRETA São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: XIII - estimular a participação popular e o controle social.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

  • Adorei a resolução


ID
365587
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A estratégia Saúde da Família visa a reorganização da atenção básica no País de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.

Constituem indicadores do Pacto da Atenção Básica 2006, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D


ID
425518
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem apresentou crise convulsiva na residência e a equipe de saúde da família foi informada. As orientações aos familiares para os cuidados durante a ocorrência de nova crise devem incluir:

Alternativas

ID
537934
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria n.º 648/2006 do Ministério da Saúde aprova a Política Nacional de Atenção Básica e estabelece a revisão de diretrizes e normas para a reorganização da Atenção Básica no Brasil. O trabalho em equipe é um dos pontos primordiais para as mudanças preconizadas na assistência integral ao usuário da Atenção Básica. Assim, o enfermeiro está inserido em uma equipe que visa atender às necessidades dos usuários desde a promoção à saúde à reabilitação, com enfoque no cuidado centrado na família e em um território determinado. Assinale a alternativa correta com base nessa portaria.

Alternativas
Comentários
  • Muito gratificante; estou relembrando questões que havia esquecido.
  • O enfermeiro tem a atribuição de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos agentes comunitários em saúde, dos membros da equipe de enfermagem porém não dos auxiliares de saúde bucal, o cirurgião dentista é responsável pela educação permanente desses funcionários. A atenção básica é a porta de entrada para o serviço de saúde nos quais a equipe trabalha em grupo e tem como ferramenta fundamental a comunicação interdisciplinar. O trabalho interdisciplinar e em equipe, integra áreas técnicas e profissionais de diferentes formações desaguando em um melhor atendimento aos usuários do SUS. A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Ou seja, não trabalha apenas com o indivíduo mas com toda a estrutura sociocultural, levando em consideração principalmente o indivíduo dentro do contexto familiar. Conforme a Portaria n.º 648/2006 do Ministério da Saúde que trata sobre a Política Nacional de Atenção Básica a realização de primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas estão entre as características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica. A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia Saúde da Família deve atuar no território, realizando diagnóstico situacional, além de encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra-referência locais. Resposta D Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/

ID
607201
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a atenção básica de saúde, analise as seguintes afirmativas.

I. A atenção básica não abrange atividades assistenciais.

II. No Brasil, o financiamento da atenção básica é feito com recursos arrecadados exclusivamente pelo governo municipal.

III. Todos os municípios devem assegurar a atenção básica a todos os seus moradores.

A análise permite concluir que

Alternativas

ID
638800
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Poço Redondo - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A composição mínima de uma Equipe de Saúde da Família, conta com os seguintes profissionais:

Alternativas
Comentários
  • Médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.


ID
711724
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sra. Rosa, Agente Comunitário de Saúde (ACS) de uma Unidade de Saúde da Família durante o preenchimento dos relatórios que compõem o Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB) detectou que nos seus registros havia uma residência constituída de três cômodos e um único corredor de acesso onde morava um casal de idosos e seus dois filhos com as esposas e netos, cujas despesas de alimentação e moradia eram custeadas pelos pais que recebiam o auxílio ao idoso. Neste caso e de acordo com os conceitos básicos sobre domicílio, a ACS Rosa deve considerar

Alternativas
Comentários
  • os três cômodos como um único domicílio


ID
711769
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em visita domiciliar a uma família de sua microárea, o ACS verificou que havia uma criança doente, 3 anos de idade, apresentando olhos fundos, irritação e ao sinal da prega a pele volta ao estado anterior lentamente. Esses sinais exibidos pela criança são sinais de alerta relacionados a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    desidratação

  • Sinais de Alerta da desidratação

    Letargia

    Irritação

    Olhos fundos

    Sinal de prega presente

    Inquietude

    Inconsciência

    ETC


ID
711781
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças diarréicas agudas podem levar ao óbito quando não tratadas adequadamente. No sentido de prevenir a desidratação a qual pode ocorrer de forma brusca, devemos considerar como diarréia aguda:

Alternativas

ID
711784
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É possível prevenir a diarréia aguda com medidas simples e que fazem parte dos hábitos diários da população, podendo ser adquiridas por qualquer individuo no âmbito do seu lar. Neste contexto marque abaixo a alternativa correta quanto à prevenção de doenças diarréicas:

Alternativas

ID
711790
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O agente comunitário de saúde deve entre outras funções fazer o acompanhamento domiciliar às gestantes, reforçando o vínculo entre as mulheres grávidas e a unidade básica de saúde. Com base neste contexto é correto afirmar que um dos sinais de risco da gravidez seria:

Alternativas
Comentários
  • No manual de pré-natal de alto risco do MS - 5ª edição - 2012 há a seguinte afirmativa:

    "Valores menores que 10 movimentos em 12 horas sugerem a presença de

    hipóxia fetal. Também neste caso, diminuição abrupta ou cessação da movimentação

    são tomadas como sinal de alarme para óbito fetal iminente."

    Logo a assertiva C além de correta ainda é mais prioritária que a assertiva A.

    Persistência e Fé.

  • Segundo o Ministério da Saúde são sinais de presunção de gravidez:

    - Atraso menstrual;

    - Manifestações clínicas (náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento da frequência urinária e sonolência);

    - Modificações anatômicas (aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar, cianose vaginal e cervical, aumento do volume abdominal).

    Vômitos frequentes podem ser uma manifestação clinica da gravidez, portanto é considerado um sinal de risco da gravidez.

    Dores de cabeça esporádicas e leves não pode ser considerado um risco de gravidez, é um sintoma muito comum com causas diversas.

    As alternativas C e D já estão afirmando uma gestação, portanto não se fala em risco.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • Concordo com vc Douglas Lima!

  • Eu tinha mar dado a C

  •  sinais de risco da gravidez seria a letra C.

    Gabarito errado.

  • Eu não acredito que a resposta certa seja a A, caso alguém me prove ao contrário. CCCCCC.

  • Gabarito A

    Alguém sabe o motivo? C ser incorreta?

  • Quando a questão fala em risco de gravidez, ela se refere a "probabilidade" de estar gravida e não a um risco na gravidez.

  • eu tinha marcado a letra C

  • Pegadinha essa questão, porque ele fala risco da garvidez no meu ponto de vista se falasse risco de gravidez ai ficava subtendido que era um sinal de probabilidade dessa paciente está grávida, mas não ficou muito claro o comando da questão o que realmente gerou dúvidas com relação a letra C, questão mal elaborada.


ID
711793
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar o cadastramento das famílias através da visita domiciliar e de acordo com a área territorial pré-estabelecida para a descrição, o agente comunitário de saúde deve identificar:

Alternativas

ID
711796
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para que ocorra o correto preenchimento das fichas e relatórios do Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB), o agente comunitário de saúde deve conhecer a sua microárea de atuação a qual é definida como:

Alternativas

ID
711799
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O programa nacional de controle do câncer do colo do útero desenvolve práticas e estratégias que reduzem a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais causadas por esta doença. Entre as atribuições do agente comunitário de saúde na prevenção do câncer de colo uterino se encontram

Alternativas

ID
711871
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A.M.S., Agente Comunitário de Saúde (ACS) de um Programa Saúde da Família (PSF) na periferia de Breves, durante uma visita domiciliar em suas microáreas identificou uma criança de 5 anos de idade, com febre alta e diarreia. O ACS a encaminhou imediatamente à consulta médica no PSF, contudo a criança não foi atendida, por não ter o médico presente naquela ocasião. Neste caso não foi atendido o princípio do SUS de

Alternativas
Comentários
  • Resposta = C

    Principios e diretrizes do SUS:

    UNIVERSALIDADE

    INTEGRALIDADE = pelo princípio da integralidade, o SUS deve se organizar de forma que garanta a oferta necessária aos indivíduos e à coletividade, independentemente das condições econômicas, da idade, do local de moradia e outros, com ações e serviços de promoção à saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. A integralidade não ocorre apenas em um único local, mas no sistema como um todo e só será alcançada como
    resultado do trabalho integrado e solidário dos gestores e trabalhadores da saúde, com seus múltiplos saberes e práticas, assim como da articulação entre os diversos serviços de saúde.

    EQUIDADE

    PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

    DESCENTRALIZACAO

    REGIONALIZAÇAO

    HIERARQUIZAÇAO

     

    BRASIL. Ministério da Saúde. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
    (Série F. Comunicação e Educação em Saúde). Disponível em:
    http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf

     

  • Principios do SUS:

    a) Universalidade 

    b) Integralidade

    c) Equidade

    Diretrizes:

    - Descentralização, com direção única em todas esferas do governo

    - Atendimento com Integralidade

    - Participação da população

     


ID
711874
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de 4 meses de idade compareceu à Unidade de Saúde, acompanhada de sua mãe, para consulta médica de rotina. Indagada sobre a dieta da criança, a mãe respondeu que a alimentação da criança era constituída de aleitamento materno e sucos de frutas. Diante do caso e quanto à classificação do aleitamento materno, é correto afirmar que se trata de um caso de aleitamento materno

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, aleitamento materno predominante. Fundamentos: classificação aleitamento:

    (1) Aleitamento materno: quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber outros alimentos; (2) Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, SEM outros líquidos ou sólidos, COM EXCEÇÃO de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos ou medicamentos. (3) Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, suco ou outros líquidos. (4) Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido para complementá-lo. (5) Aleitamento materno misto ou parcial: quando a criança recebe leite materno ou outros tipos de leite.  

     

     

    FONTE:  CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA No 23. SAÚDE DA CRIANÇA: Aleitamento materno e alimentação complementar. MS, 2015. 

     

     

     


ID
711877
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Básica conta com inúmeros sistemas de informação no sentido de acompanhar os objetivos dos serviços de saúde. Assim o Sistema de Informações de Agravos de Notificação tem, dentre outros, os objetivos de

Alternativas

ID
711886
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir da Constituição Federal de 1988, foram estabelecidos os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de promover e proteger a saúde da população. Dentre esses princípios, o da equidade se traduz por

Alternativas

ID
711889
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Agente Comunitário de Saúde possui um papel fundamental no processo de cadastramento das famílias. Através dos dados coletados de forma clara e objetiva, é possível conhecer a real situação da comunidade. Quando, por meio da visita domiciliar, o ACS identifica e registra que em uma determinada família nenhum dos membros possui renda para se alimentar minimamente, deve considerar essa informação como um dado

Alternativas

ID
711892
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As ações educativas devem permear todo o processo de trabalho da equipe de saúde dentro do programa do Agente Comunitário de Saúde, no sentido de estimular o conhecimento e o cuidado do indivíduo e de sua família, além de fortalecer o vínculo de solidariedade comunitária. Dentre as recomendações gerais para atividades educativas de atendimento a esses objetivos, é correto afirmar que

Alternativas

ID
711898
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A violência familiar vem sendo difundida de maneira gradual através da mídia, tornando-se um problema social de grandes dimensões e que afeta a todas as classes sociais. O Agente Comunitário de Saúde, dentre outras funções, pode identificar manifestações que indicam sinais de alerta nesses casos. Diante da suspeita de violência familiar, é conduta esperada desse profissional:

Alternativas

ID
736879
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São atribuições específicas da enfermeira na atenção básicalestratégia saúde da família:

I. diagnosticar e tratar precocemente os agravos/doenças, conforme orientações dos manuais e protocolos do Ministério da Saúde.

II. realizar assistência domiciliar quando necessário, realizar consulta de enfermagem e solicitar exames complementares.

III. prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal.

IV. planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS e orientar os auxiliares/técnicos de enfermagem, ACS (Agente Comunitário de Saúde)e ACE (Agente de Controle de Endemias).

V. propor e executar atividades de educação permanente para os membros da equipe quanto à prevenção, manejo do tratamento, ações de vigilância epidemiológica e controle das doenças.

Das afirmativas acima estão corretas.

Alternativas

ID
798310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que a atuação do enfermeiro na comunidade e na família deve balizar-se pelos princípios da vigilância em saúde, que possui como foco a vigilância epidemiológica e a saúde do trabalhador, julgue os itens que se seguem.

A prática do enfermeiro na comunidade deve ser pautada pela dinâmica social existente no território e na família, com atuação de forma prioritária na promoção da saúde, encaminhando os casos clínicos de doenças e agravos para referências de nível secundário, como as equipes de saúde da família.

Alternativas
Comentários
  • A equipe de saúde da família é a porta de entrada para atendimento a população, ela faz atendimento básico e de baixa complexidade. A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia Saúde da Família deve atuar no território, realizando diagnóstico situacional, além de encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra referências locais. Resposta ERRADO. Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/

ID
826057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na estratégia de saúde da família, a adscrição de clientela corresponde

Alternativas
Comentários
  • Adscrição de Clientela - registro e delimitação de famílias sob responsabilidade da UBS  e é fundamental para criação de vínculo entre a equipe de referência do PSF e as famílias.

  • Adscrever o usuário e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas.


ID
919426
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Saúde da Família (PSF) compõe uma das principais armas das Políticas Públicas de Saúde. O projeto piloto foi implementado na cidade de Quixadá, Ceará, em 1993. Assinale a alternativa que não corresponde a uma de suas características.

Alternativas
Comentários
  • QUANDO SE FALA EM ENTENDIMENTO INTEGRAL , PENSO NO PRINCIPIO DA INTEGRALIDADE !! 
    ISSO QUE DIZER ATENDER DESDE UMA SIMPLES UNHA ENCRAVADA ATÉ UMA QUIMIOTERAPIA...
    O PSF TERIA CONDIÇÃO DE FAZER ISSO???
    ACHO QUE ESTA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA JÁ QUE POSSUE DUAS RESPOSTA ERRADA.
  • Os princípios e diretrizes do SUS devem perpassar por todos os níveis hieráquicos de atendimento. O PSF foi instituído com objetivo de uma reorientação do modelo de saúde, portanto, pautado na universalidade, integralidade e equidade, bem como suas diretrizes organizativas.
    - Integralidade da assistência - entendida como um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigido para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
  • Proporciona atenção de forma parcial e integral!? Ou é parcial ou é integral! Esta errada esta questão, o SUS deve compreender todos os níveis de atenção.


  • Ao meu ver, a resposta "C" está incoerente, e a letra "A" errada, conforme gabarito.


ID
936043
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na organização de uma Unidade Saúde da Família (PSF), é necessário observar as diretrizes operacionais do Ministério da Saúde, dentre elas

Alternativas
Comentários
  • Adscrição da clientela
    A unidade de Saúde da Família deve trabalhar com a definição de 
    um território de abrangência, que significa a área sob sua responsabilidade.

    Cada equipe se responsabiliza por cerca de 1.000 famílias dentro da sua área geográfica (de 2.400 a 4.500 habitantes) A Atenção primária em saúde no Brasil é a porta de entrada e eixo estruturante do Sistema Público de Saúde.


ID
1011703
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Saúde da Família - PSF é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, essas equipes de saúde devem ser compostas, minimamente, por

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA B


    O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

    FONTE: 
    Departamento de Atenção Básica - DAB
  •  

    QUESTÃO DESATUALIZADA

    PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    3.4 - Tipos de Equipes:

    1 - Equipe de Saúde da Família (eSF): É a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básicano país, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

    Composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

    O número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local.

    Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.

    Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados a apenas 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente.

    2 - Equipe da Atenção Básica (eAB): esta modalidade deve atender aos princípios e diretrizes propostas para a AB. A gestão municipal poderá compor equipes de Atenção Básica (eAB) de acordo com características e necessidades do município. Como modelo prioritário é a ESF, as equipes de Atenção Básica (eAB) podem posteriormente se organizar tal qual o modelo prioritário.

    As equipes deverão ser compostas minimamente por médicos preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro preferencialmente especialista em saúde da família, auxiliares de enfermagem e ou técnicos de enfermagem. Poderão agregar outros profissionais como dentistas, auxiliares de saúde bucal e ou técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias.

    FONTE http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html


ID
1011712
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde ( PACS) é considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para o PSF. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, cada ACS deve ser responsável por uma microrregião com, no máximo,

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA E

    As equipes de ACS devem estar vinculadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS),  seguindo os critérios da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), visando à cobertura de um território especí?co. O número de ACS deve ser su?ciente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de até 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.   Os requisitos para o exercício da atividade do agente comunitário de saúde, de acordo com a Lei nº 11.350/2006
  • PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. (...)

    II - o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe. (...)

  • Na ESF a média recomendada da população adscrita é de 3000 pessoas, podendo chegar até 4000 pessoas. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o número de ACS dever ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, não ultrapassando 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe. Os profissionais devem cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais, com exceção do profissional médico, o qual pode dedicar-se até 8 horas do total da carga horária para atividades na rede de urgência e emergência do município, apoio matricial e especialização em saúde da família. A PNAB permite também outras modalidades de inserção, como a possibilidade do médico atuar em até 02 ESF compondo carga horária semanal de 40 horas (BRASIL, 2012).


ID
1017616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O programa de controle de doenças crônico-degenerativas como a hipertensão e o diabetes visa identificá-las precocemente, fazer a respectiva prevenção, reduzir suas complicações, cuidar dos doentes e desenvolver ações de promoção da saúde. Com relação à hipertensão e ao diabetes, julgue os itens subsequentes.

As unidades básicas de saúde são responsáveis pela organização de atendimento individual e em grupo dos pacientes portadores dessas doenças residentes em sua área de abrangência, assim como pelo encaminhamento dos casos que requerem atenção de média e alta complexidade.

Alternativas

ID
1045363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde e de atender a todos os que procuram os serviços mediante uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários.

Alternativas

ID
1045375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

Na estratégia de saúde da família, a consulta de enfermagem é uma das atribuições específicas do profissional de enfermagem, sendo permitido a este profissional solicitar exames complementares e prescrever medicamentos apenas na ausência do profissional médico da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Cabe ao enfermeiro como integrante da equipe de saúde:

    Art. 10 da Lei 7498/1986

    "prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde"

  • errado

     


ID
1047475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e das unidades básicas de saúde (UBS), julgue os itens subsequentes.

Em grandes centros urbanos, recomenda-se o uma UBS, se a unidade contemplar a Saúde da Família, para, no máximo, 12 mil habitantes, localizada dentro do território determinado, de modo a garantir os princípios e as diretrizes da atenção básica.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Com o intuito de facilitar os princípios do acesso, do vínculo, da continuidade do cuidado e da responsabilidade sanitária e reconhecendo que existem diversas realidades sócio epidemiológicas, diferentes necessidades de saúde e distintas maneiras de organização das UBS, recomenda-se:

    I - para Unidade Básica de Saúde (UBS) sem Saúde da Família em grandes centros urbanos, o parâmetro de uma UBS para no máximo 18 mil habitantes, localizada dentro do território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica; e

    II - para UBS com Saúde da Família em grandes centros urbanos, recomenda-se o parâmetro de uma UBS para no máximo 12 mil habitantes, localizada dentro do território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


ID
1047478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e das unidades básicas de saúde (UBS), julgue os itens subsequentes.

É atribuição específica do enfermeiro a realização do cuidado da saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde e, se necessário, no domicílio e em espaços comunitários como escolas e associações.

Alternativas
Comentários
  • NA VERDADE É ATRIBUIÇÃO COMUM A TODA EQUIPE DA TENÇÃO BASICA.

  • Erro da Questão ---> "Se necessário"

    Em todos esses espaços já é inerente a prática!


ID
1047481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e das unidades básicas de saúde (UBS), julgue os itens subsequentes.

É permitido ao agente comunitário de saúde desenvolver atividades na UBS.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem interessar, gabarito é " CERTO "

  • desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe

    cumprir com as atribuições atualmente definidas para os ACS em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue.

     

     

    NOTA: É permitido ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolver atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

     

    CERTO


ID
1061167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A especificidade da enfermagem é o cuidado com o ser humano mediante a promoção de atividades para a prevenção de doenças, bem como para a recuperação e reabilitação da saúde. Com relação à organização do trabalho em saúde e enfermagem, julgue os próximos itens.

Na organização dos serviços de saúde no Brasil, a estratégia Saúde da Família e as unidades e centros de saúde são considerados serviços de atenção primária, e os hospitais especializados, os gerais e os de reabilitação são considerados serviços de atenção secundária.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) coloca que“a Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde”. PORTANTO, o serviço de reabilitação corresponde a atenção PRIMÁRIA.


  • A Atenção Terciária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, parto de alto risco, traumato-ortopedia, neurocirurgia, diálise (para pacientes com doença renal crônica), otologia (para o tratamento de doenças no aparelho auditivo).

    http://www.saude.mg.gov.br/sus


ID
1061257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a ações e programas do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

A avaliação do desempenho das equipes de atenção básica é responsabilidade do respectivo governo estadual.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho, dentre outros fatores a serem estabelecidos pela empresa.

    Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários e necessidades de treinamento.

    Logo, avaliação de desempenho, normalmente, agrega uma autoavaliação com a avaliação da chefia direta, logo não é feita pelo governo estadual, já que o governo não teria condições de avaliar o desempenho de seus servidores, uma vez que não exerce atividade direta com esse pessoal.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br


  • Direção única em cada esfera de governo, ou seja, governo estadual gerencia o SUS no âmbito estadual, governo federal na esfera federal e governo municipal na parte municipal. 

  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho, dentre outros fatores a serem estabelecidos pela empresa.

    Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários e necessidades de treinamento.

    Logo, avaliação de desempenho, normalmente, agrega uma autoavaliação com a avaliação da chefia direta, logo não é feita pelo governo estadual, já que o governo não teria condições de avaliar o desempenho de seus servidores, uma vez que não exerce atividade direta com esse pessoal.

    FONTE: Anita Salvadori Randi, Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP, de Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermagem

  • MUNICIPAL E NÃO ESTADUAL


ID
1122082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito às equipes de saúde da família (ESF) e aos núcleos de apoio à saúde da família (NASF), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    As ESF são responsáveis por oferecer serviços de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde da comunidade.

  • Alguém poderia dizer por que a B está errada? Agradeço

  • A B está errada porque as equipes multiprofissionais não vão ser  superviosionda e sim acompanhadas pela estrategia saude da familia.

    fonte:comentario professora Tatiane Campos;

  • QUESTÃO :

    No que diz respeito às :

    EQUIPES de saúde da família (ESF) e aos NÚCLEOS de apoio à saúde da família (NASF), correto :

    GABARITO C ) : ESTRATÉGIA PARA OFERECER O MELHOR À COMUNIDADE ( BEM COMUM DE TODOS ) : VEJAMOS :

    ESF oferece serviços para :

    PROMOVER , PREVENIR , RECUPERAR ,REABILITAR e MANTER( SAÚDE da comunidade ) .

    VEJAMOS :

    ESF : UNIDADE LOCAL ESTRATÉGICO COMO ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE ou ATENÇÃO 1a À SAÚDE :

    PORTA DE entrada : 1o contato ( indivíduos, famílias e população em geral ) com o sistema de saúde .


ID
1127278
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A portaria nº 648/GM, de 28 me março de 2006, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), e estabelece as funções dos profissionais. Assinale a alternativa que não corresponde às atribuições do técnico em enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • Do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem: I - participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc); II - realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famí- lias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; e III - participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

  • E.

    4.2.2 - Técnico e/ou Auxiliar de Enfermagem:

    I - Participar das atividades de atenção à saúde realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros);

    II - Realizar procedimentos de enfermagem, como curativos, administração de medicamentos, vacinas, coleta de material para exames, lavagem, preparação e esterilização de materiais, entre outras atividades delegadas pelo enfermeiro, de acordo com sua área de atuação e regulamentação; e

    III - Exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação.

  • 4.2.1 - Médico:

    I - Realizar a atenção à saúde às pessoas e famílias sob sua responsabilidade;

    II - Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros); em conformidade com protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, bem como outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores (federal, estadual, municipal ou Distrito Federal), observadas as disposições legais da profissão;

    III - Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe;

    IV - Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito;

    V - Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento da pessoa;

    VI - Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS e ACE em conjunto com os outros membros da equipe; e

    VII - Exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação.


ID
1134091
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em âmbito municipal, a garantia da assistência ao pré-natal e puerpério, planejamento familiar e prevenção do câncer de colo uterino estão estabelecidas como ações básicas

Alternativas
Comentários
  • A Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS 2001) estabelece para os municípios a garantia das ações básicas mínimas de pré-natal e puerpério.

  • De acordo com o Caderno de atenção Básica do Ministério da Saúde (Brasil, 2012), "A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades." Dentro desse contexto, a assistência ao pré natal e puerpério, planejamento familiar e prevenção de câncer de colo de útero são estabelecidas como ações mínimas para prestação de cuidados em nível de atenção básica. 
    Para os interessados o caderno de atenção básica esta disponível em:  http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. acessado em 21/02/2015 as 12:46. 


    Resposta: C


ID
1140451
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pode ser considerado parâmetro para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização na atenção básica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D é a exceção.


ID
1213795
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está dividido em áreas estratégicas como as citadas a seguir, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • O Nasf é composto de nove áreas estratégicas, que representam os diversos capítulos da presente publicação. São elas: saúde da criança/do adolescente e do jovem; saúde mental; reabilitação/saúde integral da pessoa idosa; alimentação e nutrição; serviço social; saúde da mulher; assistência farmacêutica; atividade física/ práticas corporais; práticas integrativas e complementares. 

    RESPOSTA: LETRA B

  • O NASF é composto de 9 (nove) áreas estratégicas. 
    São elas:
    -saúde da criança/do adolescente e do jovem
    -saúde mental
    -reabilitação/saúde integral da pessoa idosa
    -alimentação e nutrição
    -serviço social
    -saúde da mulher
    -Assistência farmacêutica
    -atividade física/práticas corporais
    -práticas integrativas e complementares.

    *EXCETO SAÚDE INDÍGENA


ID
1213798
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde está a de acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de

Alternativas
Comentários
  • Do Agente Comunitário de Saúde:

    I - trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

    II - cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

    III - orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

    IV - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

    V - acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;

    VI -desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

    VII - desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e

    VIII - estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.



ID
1223494
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o atendimento de uma Unidade Básica de Saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
1232629
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As instituições de saúde desenvolvem ações em diferentes níveis de atenção (primária, secundária, terciária e quaternária) e de natureza preventiva, curativa, reabilitação e intervenções de alta complexidade. A característica de ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde é o atendimento centrado:

Alternativas
Comentários

ID
1264198
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à Estratégia de Saúde da Família (ESF), analise as  afirmativas a seguir.  


I.  A  estratégia  de  Saúde  da  Família  é  considerada  pelo  Ministério da Saúde e pelos gestores estaduais e municipais  como  a  estratégia  de  expansão,  qualificação  e  consolidação  da Atenção Básica no país. 
II.  Cada profissional de saúde deve ser cadastrado em apenas 01  (uma) ESF,  com exceção do profissional médico, que poderá  atuar em no máximo 02  (duas) ESF,  com  carga horária  total  de 40 (quarenta) horas semanais. 
III.  O  número  de  ACS  deve  ser  suficiente  para  cobrir  100%  da  população  cadastrada,  com um máximo de 650 pessoas por  ACS  e  de  10  ACS  por  equipe  de  Saúde  da  Família,  não  ultrapassando o  limite máximo recomendado de pessoas por  equipe.  

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A política nacional de atenção básica fala de 01 acas para 750 pessoas e até 12 por ESF

  • eu não concordo muito com a resposta pois segundo o portal do departamento de saúde os médicos podem atuar em até duas equipes com um total de 20 a 30 horas semanais e não 40,logo eles não se enquadrariam na frase da forma que ela foi escrita.

    "A carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde cadastrados na Estratégia Saúde da Família, exceto o profissional médico que poderá atuar em, no máximo duas (02) equipes, pois poderá ser contratado por 20 ou, até, 30 horas semanais."

  • Realmente, o gabarito deveria ser letra A, porém a banca divulgou D. Discordo, devido ao exposto no item II.

  • Especificidades da equipe de saúde da família

    São itens necessários à estratégia Saúde da Família:

    II - o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe;

    III - cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para esta definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que quanto maior o grau de vulnerabilidade menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe;

    IV - cadastramento de cada profissional de saúde em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF e com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais;

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

  • De acordo com a nova PNAB somente o item I estará correto, pois ela descreve que: Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados a apenas 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente.

  • A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Portanto a primeira afirmativa está correta.

    Segundo a Portaria 2488/11 o cadastramento de cada profissional de saúde deve ser realizado em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF e com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais. A segunda afirmativa também é verdadeira.

    O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe. A terceira afirmativa está errada, já que o número máximo de ACS e de equipes estão errados.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html


  • Questão desatualizada. De acordo com a nova PNAB apenas a I estaria correta
  • desatualizada. Todos os profissionais devem ter 40h, inclusive o médico.

ID
1264729
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Iguaraçu - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São informações sobre os objetivos e características da estratégia de Saúde da Família, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D, na verdade a relação custo efetividade é positiva na ESF.


ID
1264732
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Iguaraçu - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Básica caracteriza-se por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica

    ANEXO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A ATENÇÃO BÁSICA

    DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES GERAIS DA ATENÇÃO BÁSICA

    A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes econdicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior freqüência e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento devem ser acolhidos.



ID
1268809
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Portaria do Ministério da Saúde nº 3.161/2011, que dispõe sobre a administração da penicilina nas unidades de Atenção Básica à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, o posicionamento do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) é

Alternativas
Comentários
  •  FONTE: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/coren-ba-discute-portaria-que-trata-de-administracao-da-penicilina_3665.html

    A presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, reafirmou o posicionamento do Conselho, que já se manifestou em nota técnica dando respaldo legal à categoria na administração da penicilina, amplamente divulgada e hoje disponível no site do Conselho. De acordo com ela, o compromisso social e profissional da enfermagem é configurado pela responsabilidade na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade e no pressuposto que os trabalhadores de enfermagem sejam aliados dos usuários na luta por uma assistência de livre de danos decorrentes de negligência e acessível a toda população, conforme prevê o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – Resolução Cofen n.° 311/2007. A não administração da penicilina implicará na responsabilização dos profissionais de saúde e gestores, que poderão responder por negligência perante seu Conselho de Classe e, ainda, estará passível de intervenção do Ministério Público, além de sanções administrativas de competência da instituição/Secretaria de Saúde

  • A administração de penicilina é o tratamento preconizado para doenças de relevante impacto em saúde pública, como febre reumática, sífilis, entre outras.

    A portaria do Ministério da Saúde determinou que a penicilina seja administrada em todas as unidades de Atenção Básica à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas situações em que seu uso é indicado.

    Ou seja, se é uma determinação é para ser cumprida e garante o repaldo legal à categoria na administração da penicilina.

    Resposta B

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3161_27_12_2011.html

  • A administração de penicilina é o tratamento preconizado para doenças de relevante impacto em saúde pública, como febre reumática, sífilis, entre outras.

    A portaria do Ministério da Saúde determinou que a penicilina seja administrada em todas as unidades de Atenção Básica à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas situações em que seu uso é indicado.

    Ou seja, se é uma determinação é para ser cumprida e garante o repaldo legal à categoria na administração da penicilina.

    Resposta B

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3161_27_12_2011.html


ID
1283974
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção básica tem a saúde da familia como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. O princípio fundamental deste programa é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a lei 8080/90 no Capítulo II, Dos Princípios e Diretrizes Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie; V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário; VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática; VIII - participação da comunidade; IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde; X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico; XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população; XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos. Ou seja, os princípios do SUS envolve universalidade, equidade, integralidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação social.

    Resposta C
    Bibliografia www.planalto.gov.br
  • Segundo a lei 8080/90 no Capítulo II, Dos Princípios e Diretrizes Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

  • São princípios:

    Integralidade

    Equidade

    Universalidade.


ID
1284007
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A responsabilidade mútua entre os serviços de saúde e a comunidade e o estreitamento de vínculos entre as equipes de saúde e a população são objetivos da estratégia de saúde da familia caracterizada pelo seguinte princípio

Alternativas
Comentários
  • Onde se fala sobre esse princípio da humanização?


  • No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da

    vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede

    de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

    Fonte: PNAB

  • A Política Nacional de Humanização (PNH) estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho. A Humanização no SUS é: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; -Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; -Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; -Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; -Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um. Com isso a humanização busca responsabilidade mútua entre os serviços de saúde e a comunidade e o estreitamento de vínculos entre as equipes de saúde e a população, uma vez que envolve tanto o serviço de saúde, os profissionais e a comunidade para a garantia de um melhor atendimento à saúde de forma mais eficiente. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Formação e intervenção / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Politica Nacional de Humanização – PNH. 1° edição, Brasília, 2013.
  • Olá,...artigo 196 CF88.

     

     


ID
1284010
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o enfermeiro do Programa de Saúde da Familia (PSF) calcula o número de casos conhecidos de tuberculose de uma população definida, num intervalo de um ano, está utilizando o seguinte coeficiente:

Alternativas
Comentários
  • Prevalência é o indicador utilizado para aferir a "persistência" da doença na população. É calculado pelo numero de casos novos + o números de casos já existentes (ou antigos)/ população total de um determinado local. 

  • Mortalidade: mede o risco de morte por todas as causas em uma população de um dado local e período. n.º de óbitos em dado local e período / população do mesmo local e período.

    Morbidade: comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta. Nº de casos de uma doença  /  População

     Incidência: intensidade com que acontece a morbidade em uma população.  nº de casos de uma nova doença, ocorridos em determinada comunidade, em certo período de tempo /  nº de pessoas expostas ao risco de adquirir a doença no referido período


  • MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

    Indicadores de Morbidade: A morbidade é frequentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.

    INCIDÊNCIA: A incidência de uma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a idéia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

    PREVALÊNCIA: prevalecer significa ser mais, preponderar, predominar. A prevalência indica qualidade do que prevalece, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, existentes num determinado local e período.

    MORTALIDADE: é a variável característica das comunidades de seres vivos; refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo do tempo. Representa o risco ou probabilidade que qualquer pessoa na população apresenta de poder vir a morrer ou de morrer em decorrência de uma determinada doença. Diversas vezes temos que medir a ocorrência de doenças numa população através da contagem de óbito e para estudá-las corretamente; estabelecemos uma relação com a população que está envolvida. É calculada pela taxas ou coeficientes de mortalidade. Representam o “peso” que os óbitos apresentam numa certa população. Indicadores de Mortalidade: Calculamos principalmente os coeficientes ou taxas de mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade por causa e a letalidade, apesar de haver muitos outros coeficientes de mortalidade bastante usados.


ID
1284013
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Unidade Básica de Saúde da Família, o enfermeiro tem competência para prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, como, por exemplo, os de tuberculose e hipertensão. O suporte legal para o desenvolvimento dessa competência encontra amparo na seguinte lei:

Alternativas
Comentários
  • Lei 7498/ 86, Lei do Exercício Profissional.

  • B

    Decreto nº 94.406/1987: Regulamenta a Lei nº 7.498/1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências.

    Como integrante da equipe de saúde o enfermeiro está habilitado a executar a prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e protocolos aprovados pelas instituições;

  • B- do Exercício Profissional de Enfermagem


ID
1284016
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao desenvolver uma prática educativa na Unidade de Saúde da Familia, o enfermeiro deve utilizar uma linguagem simples e clara, possibilitando o desenvolvimento dos conceitos sobre o tema num clima de tranqüilidade, respeito e harmonia. Logo, a metodologia apropriada para o desenvolvimento desta prática será por meio de:

Alternativas

ID
1342777
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na atenção básica, segundo o Ministério da Saúde (2013), no controle dos cânceres do colo do útero e da mama, são atribuições do enfermeiro, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Sem comentários...rs...

    Item incorreto: a mais absurda...letra "E"

  • Atribuições do enfermeiro 

    a. Atender as usuárias de maneira integral. 
    b. Realizar consulta de enfermagem e a coleta do exame citopatológico, de acordo com a faixa etária e quadro clínico da usuária. 
    c. Realizar consulta de enfermagem e o exame clínico das mamas, de acordo com a faixa etária e quadro clínico da usuária. 
    d. Solicitar exames de acordo com os protocolos ou normas técnicas estabelecidos pelo gestor local. 
    e. Examinar e avaliar pacientes com sinais e sintomas relacionados aos cânceres do colo do útero e de mama. 
    f. Avaliar resultados dos exames solicitados e coletados, e, de acordo com os protocolos e diretrizes clínicas, realizar o encaminhamento para os serviços de referência em diagnóstico e/ou tratamento dos cânceres de mama e do colo do útero. 
    g. Prescrever tratamento para outras doenças detectadas, como DSTs, na oportunidade do rastreamento, de acordo com os protocolos ou normas técnicas estabelecidos pelo gestor local. 
    h. Realizar cuidado paliativo, na UBS ou no domicílio, de acordo com as necessidades da usuária. 
    i. Avaliar periodicamente, e sempre que ocorrer alguma intercorrência, as pacientes acompanhadas em AD1, e, se necessário, realizar o encaminhamento para unidades de internação ou Emad. 
    j. Contribuir, realizar e participar das atividades de educação permanente de todos os membros da equipe. 
    k. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da unidade básica de saúde.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf


ID
1343662
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No contexto do Programa de Saúde da Família, o domicílio é entendido como o lugar que o indivíduo escolhe e demarca como seu território.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Ministério da Saúde os territórios são “formas, mas o território usado são objetos e ações, sinônimo de espaço humano, espaço habitado", isto é, onde de fato se expressam as ações e intenções de vida dos indivíduos.

    Sendo assim, a Equipe de Saúde da Família, com o foco das ações em uma população adscrita, esses profissionais têm como ação essencial a de conhecer as características do seu território, entendendo que o espaço vivo apresenta-se em permanente mutação, onde ocorrem relações sociais, de poder, de cooperação, de cooptação, de interação, entre outras. Onde as pessoas moram, trabalham, constroem afetos, divertem-se, encontram-se e desencontram-se (no limite também de suas fronteiras).


    Resposta CERTO



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


ID
1345354
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a PORTARIA nº 648, de 28 de março de 2006 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, é uma atribuição comum a todos os profissionais da equipe de Saúde da Família:

Alternativas
Comentários
  • A letra b. So os profissionais

    de nivel superior faz. Então não é atribuição de todos da ubs.

    A letra c. É o enfermeiro quem faz.

    A letra d. É atribuição do agente comunitário de saúde. 

    A letra e. É o médico que faz.

    Portanto a letra A, todos os profissionais da usb podem realizar a esculta dos usuários. 

  • Só a título de atualização a PORTARIA Nº 648, DE 28 DE MARÇO DE 2006 foi Revogada pela PRt GM/MS nº 2.488 de 21.10.2011

  • PORTARIA 2.488/2011, pag: 03

    A Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes:

    III -  adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. 

  • A.

    ->"encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidades, respeitando luxos de referência e contra- referência locais." -> ?

    -> "planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde." -> MÉDICO.

    -> "cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados" -> ACS.

    ->"indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário." -> MÉDICO.


ID
1345498
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Joana, enfermeira recém-formada, inicia sua atividade profissional na Unidade Básica de Saúde em um município de pequeno porte. Pensando em suas atribuições privativas como enfermeira, faz parte de suas incumbências:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas a, b, d, e qualquer profissional faz. Agora consulta de enfermagem é privativa do enfermeiro.

  • Art. 11 inciso I, Privativo do enfermeiro realizar consulta de enfermagem

  • DECRETO No 94.406, DE 8 DE JUNHO DE 1987.

     

    Art. 8º Ao Enfermeiro incumbe:

    I - privativamente:

     

    a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    e) consulta de enfermagem;

    f) prescrição da assistência de enfermagem;

    g) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    h) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

     

    Fonte: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/d94406.htm

     


ID
1347589
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as atribuições das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para o controle da tuberculose do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os municípios do país, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não faz a triplice viral. Se faz a BCG 

  • as letras 'c' e 'd' são iguais

  • Ta pedindo a INCORRETA RAFAEL, TA CORRETO

  • Administração da prova tuberculínica

    O exame consiste na aplicação por via intradérmica (ID) da tuberculina (PPD-RT23)

    e posterior leitura da enduração provocada pela solução.

    É considerado como infectado pelo bacilo da tuberculose o paciente que

    tiver enduração ≥ 5 mm. Resultados < 5mm, considera-se como não reator.


ID
1347592
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Orientar quanto à importância da realização de uma higiene oral bem feita integra ações de prevenção na saúde básica.


São finalidades deste procedimento as apresentadas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não é tratar, é PREVENIR cáries dentárias. 

  • Higienizar a língua e os dentes é uma finalidade?



ID
1347601
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº2048/GM, de 5 de novembro de 2002, a atenção básica à saúde deve contemplar material mínimo para atendimentos de urgência e emergência.

São materiais necessários para um atendimento de urgência os apresentados a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O cateter de Swan-Ganz é um cateter flexível e fabricado em poliuretano que, introduzido através de uma veia central de adequado calibre, chega as estruturas cardíacas e pulmonares.

    É inserido para obter dados muito precisos e indicado na terapêutica para o controle do estado hemodinâmico do paciente crítico e, sobretudo, se está em estado de choque, situação em que o catéter encontra sua máxima indicação. Para obtenção de amostras de sangue venoso-misto para gasometria que, ao ser analisado juntamente com a gasometria arterial e mediante fórmulas específicas, determina a fração de extração de oxigênio do paciente.

    É utilizado para detectar falhas cardíacas, monitorar a terapia aplicada e avaliar o efeitos das drogas administradas.


  • KIT DE PRIMEIROS SOCORROS:

    • 1 MASCARILHA DESCARTÁVEL

    • 10 BANDAGENS TRIANGULARES

    • 5 ATADURAS CREPE TAMANHO 10 CM

    • 10 ATADURAS CREPE TAMANHO 20 CM 

    • 1 ROLO DE ESPARADRAPO OU FITA ADESIVA (CREPE)

    • 1 TESOURA

    • 10 TALAS MOLDÁVEIS PARA IMOBILIZAÇÃO VÁRIOS

    TAMANHOS (PARA PERNAS, BRAÇOS E DEDOS)

    • 2 FRASCOS SORO FISIOLOGICO 1000 ML –

     FICAR ATENTO PARA VALIDADE

    • 1 PACOTE DE GAZES (PACOTE COM 500 UNIDADES)

    • 8 PARES DE LUVAS DESCARTÁVEIS

    • 1 COBERTOR TÉRMICO 


    Não acreditei que fossem cobrar isso em prova... mas é sempre bom não duvidar rs


    Fonte: http://aemardf.org.br/wp-content/uploads/2011/09/primeiros-socorros-Prof.-Fabio-Gozo.pdf


ID
1347604
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a situação em que um técnico em enfermagem, ao realizar uma visita de rotina a um idoso que realiza controle da dor em domicílio, foi informado pela família que o paciente queixava constipação intestinal.

Assinale a alternativa que indica a ação imediata a ser tomada pelo técnico de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  •  A constipação é frequentemente encontrada durante a infusão contínua de sulfato de morfina, pode comumente ser monitorada pela terapia convencional.


  • SEGUNDO O CODIDO DE ´´ETICA évedado a prescrição de medicamentos.

  • A alternativa C não é o gabarito, pois o uso de medicamentos MORFÍNICOS prejudica ainda mais a constipação.

    (...) Além disto, foi verificado que a morfina atrasa o trânsito intestinal, especificamente no ceco e no cólon ascendente, sugerindo que os problemas de propulsão se iniciam no cólon proximal e culminam distalmente com a inibição da defecação. (...) *Fonte 1

    Além disso, o parecer do Coren-SP 032/2010, confere ao enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem competência para execução da lavagem instestinal, com algumas ressalvas em casos específicos. *Fonte 2

    Uma das possíveis respostas para a questão seira a alternativa A ou B.

    Sendo assim a questão deveria ser anulada.

    Fonte 1: http://www.inca.gov.br/rbc/n_48/v02/pdf/revisao2.pdf página 3.

    Fonte 2: http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/parecer_coren_sp_2010_32.pdf



  • A Resposta está correta é so prestar atenção, que fala que essas indicaçoes são usadas devido ao uso de morfina.

  • O técnico não poder.prescrever mesmo de forma oral o uso de medicamentos


ID
1376506
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A portaria do Ministério da Saúde que aprova a política Nacional de Atenção Básica para Estratégia Saúde da Família (ESF), em seu anexo I, dispõe sobre os princípios e as diretrizes gerais da atenção básica. Nessa portaria, considera-se como fundamento e diretriz de atenção básica

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria 2488, de 21 de outubro de 2011 a Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes: I - ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e Inter setoriais com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território sempre em consonância com o princípio da equidade; II -possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e cor responsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde; o estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, que parte do princípio de que a unidade de saúde deva receber e ouvir todas as pessoas que procuram os seus serviços, de modo universal e sem diferenciações excludentes. O serviço de saúde deve se organizar para assumir sua função central de acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população e/ou de minorar danos e sofrimentos desta, ou ainda se responsabilizar pela resposta, ainda que esta seja ofertada em outros pontos de atenção da rede. A proximidade e a capacidade de acolhimento, vinculação, responsabilização e resolutividade são fundamentais para a efetivação da atenção básica como contato e porta de entrada preferencial da rede de atenção; III - adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. O vínculo, por sua vez, consiste na construção de relações de afetividade e confiança entre o usuário e o trabalhador da saúde, permitindo o aprofundamento do processo de cor responsabilização pela saúde, construído ao longo do tempo, além de carregar, em si, um potencial terapêutico. A longitudinalidade do cuidado pressupõe a continuidade da relação clínica, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida dos usuários, ajustando condutas quando necessário, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da coordenação do cuidado; IV -Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades; trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe; realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando-o no conjunto da rede de atenção. A presença de diferentes formações profissionais assim como um alto grau de articulação entre os profissionais é essencial, de forma que não só as ações sejam compartilhadas, mas também tenha lugar um processo interdisciplinar no qual progressivamente os núcleos de competência profissionais específicos vão enriquecendo o campo comum de competências ampliando assim a capacidade de cuidado de toda a equipe. Essa organização pressupõe o deslocamento do processo de trabalho centrado em procedimentos, profissionais para um processo centrado no usuário, onde o cuidado do usuário é o imperativo ético-político que organiza a intervenção técnico-científica; e V -estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.

    Com relação a alternativa A, a atenção básica não é uma rede secundária e sim uma rede primária de atenção.
    Na alternativa C quando se fala em coordenar a integralidade relaciona-se a equipe multidisciplinar e o atendimento ao cliente e não a autonomia dos profissionais. A política Nacional de Atenção Básica para Estratégia Saúde da Família (ESF), em seu anexo I, tem como foco o usuário e não os profissionais.
    A alternativa D acaba sofrendo o mesmo erro da C o foco do atendimento está no usuário e não nos profissionais.

    Resposta B
    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/p...
  • a) A atenção básica estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema.

    b) CORRETA A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. O vínculo, por sua vez, consiste na construção de relações de afetividade e confiança entre o usuário e o trabalhador da saúde, permitindo o aprofundamento do processo de corresponsabilização pela saúde, construído ao longo do tempo, além de carregar, em si, um potencial terapêutico.

    c) Integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades.

    d) Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html



ID
1376551
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, a Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, reconhecida pelo Ministério da Saúde e pelos gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica (texto adaptado do Ministério da Saúde). Sobre a Estratégia Saúde da Família, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • São itens necessários à implantação das Equipes de Saúde da Família:

    I - existência de equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes e composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.


    FONTE:Política nacional de Atenção Básica

  • A- o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, observando-se o máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, e não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

    B- CORRETA

    C-O numero de pessoas por equipe é definido por maximo de 750 pessoas por acs e 12 acs por esf, um enfermeiro para até 30 acs...

    D- cadastramento de cada profissional de saúde em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais, que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF;


ID
1411573
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São competências do Agente Comunitário de Saúde, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Pra quem interessar, gabarito é " E"

  • Para atualização: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    Poderão ser consideradas, ainda, atividades do Agente Comunitário de Saúde, a serem realizadas em caráter excepcional, assistidas por profissional de saúde de nível superior, membro da equipe, após treinamento específico e fornecimento de equipamentos adequados, em sua base geográfica de atuação, encaminhando o paciente para a unidade de saúde de referência. I - aferir a pressão arterial, inclusive no domicílio, com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças e agravos; II - realizar a medição da glicemia capilar, inclusive no domicílio, para o acompanhamento dos casos diagnosticados de diabetes mellitus e segundo projeto terapêutico prescrito pelas equipes que atuam na Atenção Básica; III- aferição da temperatura axilar, durante a visita domiciliar; IV - realizar técnicas limpas de curativo, que são realizadas com material limpo, água corrente ou soro fisiológico e cobertura estéril, com uso de coberturas passivas, que somente cobre a ferida; e V - orientação e apoio, em domicílio, para a correta administração da medicação do paciente em situação de vulnerabilidade


ID
1412962
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Praia Grande - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando se fala em Atenção Primária à Saúde ou Atenção Básica, o Ministério da Saúde defi­ne a Saúde da Família como estratégia prioritá­ria e. por meio dela. a atenção à saúde é feita por uma equipe multidisciplinar composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C - O médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes de saúde. 

    OBS. Os profissionais de saúde bucal podem ser acrescentados a esta composição, como parte da equipe multiprofissional.

    Fonte: Política Nacional de Atenção Básica

  • Esperamos e acreditamos que o Cirurgiao Dentista será obrigatório ja em 2018 como parte integrante na melhoria do SUS e da qualidade de vida da sociedade


ID
1420813
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da Estratégia de Saúde da Família, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E : 

    a) Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas de uma determinada área, que passam a ter corresponsabilidade no cuidado com a saúde.


    b) A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB): cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.


    c)  O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por agente e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

    d) A carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde cadastrados na Estratégia Saúde da Família, exceto o profissional médico que poderá atuar em, no máximo duas (02) equipes, pois poderá ser contratado por 20 ou, até, 30 horas semanais.


  • Obrigado pelo comentário, Géssica! 

  • A quantidade de ESF da modalidade Equipe Transitória deve observar os seguintes critérios:

    1. Até 02 ESF na modalidade Equipe Transitória para municípios com até 20 mil habitantes que contem com 01, 02 ou 03 equipes de Saúde da Família;

    2. Nos municípios com até 20 mil habitantes que contem com mais de 03 ESF, até 50% por cento das equipes poderão ser implantados na modalidade Equipe Transitória;

    3. nos municípios com população entre 20 e 50 mil habitantes, até 30% das ESF poderão ser implantados na modalidade Equipe Transitória;

    4. nos municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes, até 20% das ESF poderão ser implantados na modalidade Equipe Transitória;

    5. nos municípios com população acima de 100 mil habitantes, até 10% das ESFs poderão ser implantados na modalidade Equipe Transitória.

  • Composição da ESF

    • Médico

    • Enfermeiro

    • Auxiliar e/ou Técnico de enfermagem

    • Agente Comunitário de Saúde

    Composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem agente comunitário de saúde (ACS)

    Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

    número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com base populacionalcritérios demográficosepidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local. 

    Em áreas de grande dispersão territorialáreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.

    Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados apenas 1 equipe de Saúde da Família.

    População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas.

    Equipe da Atenção Básica (eAB): esta modalidade deve atender aos princípios e diretrizes propostas para a AB. A gestão municipal poderá compor equipes de Atenção Básica (eAB) de acordo com características e necessidades do município. Como modelo prioritário é a ESF, as equipes de Atenção Básica (eAB) podem posteriormente se organizar tal qual o modelo prioritário.

    Compostas minimamente por:

    • médicos preferencialmente - medicina de família e comunidade

    • enfermeiro preferencialmente - saúde da família

    • auxiliares de enfermagem e/ou técnicos de enfermagem. 

    Poderão agregar outros profissionais como dentistas, auxiliares de saúde bucal e ou técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias.

    Note que na EAB o ACS não faz parte da composição mínima!! Diferente da ESF.

    composição da carga horária mínima por categoria profissional deverá ser de 10 horas, com no máximo de 3 profissionais por categoria, devendo somar no mínimo 40 horas/semanais.


ID
1426477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

O PSF é uma estratégia governamental de intervenção vertical e paralela que visa organizar as atividades dos serviços de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Ou é vertical ou é paralela. Questão resolvida com racioncínio lógico matemático.

  • E - Embora rotulado como programa, o PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que não é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde. Pelo contrário, caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados. Acerca desses aspectos, o Ministério da Saúde reafirma positivamente os valores que fundamentam as ações do PSF, entendendo-o como uma proposta substitutiva com dimensões técnica, política e administrativa inovadoras.


ID
1426480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Trabalhar com território de abrangência indefinido é um dos princípios básicos que devem nortear a unidade de saúde da família.

Alternativas
Comentários
  • E - Embora rotulado como programa, o PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que não é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde. Pelo contrário, caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados


ID
1426483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Entre os objetivos específicos do Programa de Saúde da Família (PSF) inclui-se a prestação de assistência integral à família na unidade de saúde e no domicílio.

Alternativas
Comentários
  • C - prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda organizada ou espontânea, com ênfase nas ações de promoção à saúde. 


ID
1426486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Entre as atribuições que o enfermeiro deve delegar ao técnico de enfermagem incluem-se consulta de enfermagem, solicitação de exames complementares, prescrição e transcrição de medicações, conforme protocolos estabelecidos em programas do Ministério da Saúde.

Alternativas
Comentários
  • E - Consulta é privativa do enfermeiro, não pode ser delegada.


ID
1436083
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os princípios e diretrizes gerais da atenção básica, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Âmbito individual e coletivo..


ID
1436086
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as responsabilidades e competências da atenção básica do sistema único de saúde, considerando o órgão responsável, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Destinar recursos Federais para compor o financiamento tripartite da atenção básica compete ao governo federal.

  • Compete ás SMS e ao DF

  • A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A única alternativa incorreta é a C, já que compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica. Mesmo porque o governo federal não pode destinar os gastos estaduais. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

ID
1436089
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São atribuições específicas do enfermeiro na atenção básica do Sistema Único de Saúde as apresentadas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São atribuições específicas do enfermeiro na atenção básica do Sistema Único de Saúde: - realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade; - conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações; - planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS; - supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem; - contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar de Enfermagem, ACD (Auxiliar de Consultório Dentário) e THD (Técnico em Higiene Dental); - participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF. Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados é atribuição específica do Agente Comunitário de Saúde ACS. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
  • Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter cadastros atualizados, é função específica do ACS.

  • Responsabilidade dos acs


ID
1436152
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os critérios de exclusão para a internação domiciliar, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. São critérios para não inclusão no SAD, em qualquer das três modalidades, a presença de pelo menos uma das seguintes situações:

    I - necessidade de monitorização contínua;

    II - necessidade de assistência contínua de enfermagem;

    III - necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para a realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequência, com urgência;

    IV -necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência; ou

    V - necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva continua.

    Parágrafo único. O descumprimento dos acordos assistenciais entre a equipe multiprofissional avaliadora e o usuário e familiares ou cuidadores poderão acarretar na exclusão do usuário do SAD, com garantia de continuidade do atendimento ao usuário em outro tipo de serviço adequado ao seu caso.


  • Xérok Houmes

  • Xérok Houmes

  • Xérok Houmes


ID
1484791
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com o passar dos anos, cada vez maior é a demanda por atendimento nos serviços de saúde, sendo a principal porta de entrada as Unidades Básicas de Atendimento, que foram construídas partindo do princípio de territorização das necessidades da população. Dessa forma, é necessária a criação de mecanismos que facilitem a inserção do usuário nesse ambiente de atendimento, facilitando o seu fluxo pelo serviço. Um desses mecanismos é determinado pelo Ministério da Saúde, sendo denominado Política Nacional de Acolhimento. Sobre esse cenário, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra b (errado) acolhimento não e tecnologia 

  • Acolhimento é uma tecnologia leve sim. O erro pode estar em "...ser considerado um serviço de triagem..."

    Vejamos este artigo do scielo: 

    ROSSI, Flávia Raquel  and  LIMA, Maria Alice Dias da Silva.Acolhimento: tecnologia leve nos processos gerenciais do enfermeiro. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.3, pp. 305-310. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000300010. 

  • de acordo com o SUS, todos podem acolher, mas nem todos podem classificar; duas coisas distintas.

  • Segundo a cartilha do PNH: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf

    ''Desse modo é que o diferenciamos de triagem, pois ele não se constitui como uma etapa do processo, mas como ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos do serviço de saúde.''

    Não é só para profissionais de enfermagem:

    • uma reorganização do serviço de saúde a partir da problematização dos processos de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional encarregada da escuta e da resolução do problema do usuário;

     

     

  • Letra B:o Acolhimento é sim uma tecnologia leve, porém, o ambiente nem sempre será repleto de conforto, e também não é um serviço de triagem nem um serviço de encaminhamento à serviços especializados.

    ...Mas não concordo que a letra D seja algo correto. As possibilidades de acolhimento são muitas e o importante é que as melhorias sejam feitas com a participação de toda a equipe que trabalha no serviço. (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/167acolhimento.html)

  • Sim. É uma tecnologia Leve.

    Conceitos de tecnologias. "(MERHY; FRANCO, 2005) de acordo com os autores, as tecnologias são classificadas em três tipos:

    As tecnologias duras que estão ligadas aos equipamentos e materiais;

    As tecnologias leve-duras, relacionadas ao conhecimento e/ou metodologia dos processos e

    As tecnologias leves, que estão ligadas às relações entre os sujeitos".

    .


ID
1538572
Banca
IBFC
Órgão
ILSL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Saúde da Família é uma das grandes políticas de Saúde no Brasil. Nesse programa atuam profissionais que são moradores da comunidade e que possuem importante conhecimento da área e de seus moradores. Eles inicialmente recolhem informações sobre cada residência e cadastram famílias. São eles os:

Alternativas
Comentários
  • Pra quem interessar, gabarito é " B'


ID
1549915
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Estratégia de Saúde da Família, uma equipe de saúde da família deve ser responsável por uma média de:

Alternativas
Comentários
  • Equipes de Saúde

    O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

    Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.

  • Conforme a Portaria 2.027 de 25 de agosto de 2011 do Ministéria da Saúde, a equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF) formada por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS), com carga populacional máxima de 4.000 (quatro mil) habitantes por equipe e média recomendada de 3.000 (três mil) habitantes. Essa questão a banca quis confundir bastante, pois a legislação traz o máximo e a média populacional e a questão quer a média que é de 3.000 pessoas. Resposta D Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/
  • no  maximo  3500 pessoas

     

  • sendo assim, a resposta adequada não seria a opção E :(

  • Questão desatualizada!

    A PNAB em sua atualização no ano de 2017, estabelece um quantitativo de 2000 a 3500 pessoas por equipe

  • PNAB 2017:

    i) - População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


ID
1552201
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O agente comunitário de saúde (ACS) deve estar sempre atualizado quanto às informações de saúde do trabalhador. Em relação à saúde do trabalhador, o ACS deverá notificar à equipe de saúde os seguintes trabalhadores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
1553680
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Atenção Básica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior freqüência e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento devem ser acolhidos.

     

    b)A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica e Atenção Primária a Saúde, nas atuais concepções, como termos equivalentes. Associa a ambos os termos: os princípios e as diretrizes definidos neste documento.

     

    c) CORRETA.

     

    d) existência de equipe multiprofissional (equipe saúde da família) composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal;  - não se refere a coordenação desenvolvida pelo médico, apenas sua existência na equipe.

     

    e) São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: VII - desenvolver, disponibilizar e implantar os sistemas de informações da Atenção Básica de acordo com suas responsabilidades;

  • A - Utiliza tecnologia de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência

    B - ATENÇÃO BÁSICA E ATENÇÃO PRIMÁRIA SÃO UTILIZADOS COMO TERMOS EQUIVALENTES CONFORME A PNAB.

    C - ALTERNATIVA CERTA

    D - NO MÍNIMO - MEDICO, ENFERMEIRO, AUX. OU TÉC. DE ENFERMAGEM, E AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE PODENDO COMPLEMENTAR-SE COM CIRURGIÃO DENTISTA E AUX. TÉC EM SAÚDE BUCAL

    E - DESENVOLVER, DISPONIBILIZAR  E IMPLANTAR OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DA ATENÇÃO BÁSICA DE ACORDO COM SUAS RESPONSABILIDADES SÃO DE COMPETENCIAS DE TODAS AS ESFERAS - UNIAO, ESTADOS E MUNICIPIOS

  • A Política Nacional de Atenção Básica preconiza maximizar as ofertas de recursos e melhorar o cuidado, encaminhando de forma qualificada o usuário que necessite de atendimento especializado. Isso inclui o uso de diferentes tecnologias e abordagens de cuidado individual e coletivo, por meio de habilidades das equipes de saúde para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, proteção e recuperação da saúde, e redução de danos. Ou seja, a alternativa A está errada já que deve haver uma grande variabilidade.

    A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica - AB e Atenção Primária à Saúde - APS, nas atuais concepções, como termos equivalentes.

    A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Portanto a alternativa C está correta.

    O coordenador é profissional qualificado, preferencialmente com nível superior, com o papel de garantir o planejamento em saúde, de acordo com as necessidades do território e comunidade, a organização do processo de trabalho, coordenação e integração das ações. Ou seja, não há obrigatoriedade de ser um médico.

    É responsabilidade de todas as esferas de governo desenvolver, disponibilizar e implantar os Sistemas de Informação da Atenção Básica vigentes, garantindo mecanismos que assegurem o uso qualificado dessas ferramentas nas UBS, de acordo com suas responsabilidades.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html


  • QUESTÃO :

    POLÍTICA NACIONAL de ATENÇÃO BÁSICA, correto :

    GABARITO :

    C ) ELA TEM, NA SAÚDE DA FAMÍLIA, SUA ESTRATÉGIA PRIORITÁRIA PARA : expandir e CONSOLIDAR a ATENÇÃO BÁSICA = ATENÇÃO 1a ( PRIMÁRIA ) .

  • a) Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior freqüência e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento devem ser acolhidos.

     

    b)A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica e Atenção Primária a Saúde, nas atuais concepções, como termos equivalentes. Associa a ambos os termos: os princípios e as diretrizes definidos neste documento.

     

    c) CORRETA.

     

    d) existência de equipe multiprofissional (equipe saúde da família) composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal; - não se refere a coordenação desenvolvida pelo médico, apenas sua existência na equipe.

     

    e) São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: VII - desenvolver, disponibilizar e implantar os sistemas de informações da Atenção Básica de acordo com suas responsabilidades;


ID
1553743
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A depressão incide em todos os grupos etários de uma população, e sua evolução e desfecho podem ser modificados se a doença for diagnosticada precocemente. Por essa razão, o enfermeiro da Atenção Básica deve estar atento aos sinais de depressão, entre eles,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.


    Significado de CATATONIA: forma de esquizofrenia que apresenta uma alternância entre períodos de passividade e de negativismo e períodos de súbita excitação.
  • A depressão é um distúrbio afetivo que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo e perda de interesse generalizado. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

    A depressão não causa alucinações olfativas, repetição de comportamentos ritualistas (isso é comum no transtorno obsessivo compulsivo). A catatonia é um sintoma típico da esquizofrenia. A tristeza diante de perdas é uma tristeza justificável por isso não caracteriza a depressão.

    O isolamento social está intimamente relacionado com a depressão e o aumento do risco de suicídio.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Chiaverini DH et al. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/76depressao.html


  • Gaba: E

    ~> Alguns dos sintomas da depressão:

    ~> Mau humor;

    ~> Baixa autoestima;

    ~> Desânimo e tristeza;

    ~> Predominância de pensamentos negativos;

    ~> Alterações do apetite e do sono;

    ~> Falta de energia para agir;

    ~> Isolamento social;

    ~> Tendência ao uso de drogas lícitas, ilícitas e de tranquilizantes.

     (fonte:https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/distimia/)


ID
1553758
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho do enfermeiro se insere no processo de trabalho das equipes de Atenção Básica conforme disposto na Portaria n° 2.488, de 21 de outubro de 2011. Dentre as atribuições específicas desse profissional, uma deu maior visibilidade para seu saber específico e impactou diretamente sobre a sua autonomia. Essa atribuição é

Alternativas
Comentários
  • Do enfermeiro:

    I -realizar atenção a saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;

    II - realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;

    III - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

    IV - planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe;

    V - contribuir, participar, e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe; e

    VI -participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.

  • Segundo a Portaria 2488/11 são atribuições do enfermeiro:

    -realizar atenção a saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade; juntamente com outros membros da equipe

    - realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;

    - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

    - planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde em conjunto com os outros membros da equipe;

    - contribuir, participar, e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe; e

    - participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Básica de Saúde.

    A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, as demais ele entra como um membro da equipe.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html



ID
1560355
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É considerada como uma medida de prevenção secundária

Alternativas
Comentários
  • a) rastreamento de câncer de colo de útero. SECUNDÁRIA (diagnóstico assintomático)

     

     b) a educação em saúde. PRIMÁRIA ( promoção e e prevenção)

     

     c)a imunização. PRIMÁRIA

     

     d)a reabilitação para pacientes com doença sintomática tardia.QUARTERNÁRIA (reabilitação)

  • Segundo o Modelo da História Natural da Doença:

    Periodo pré patogênese - PREVENÇÃO PRIMÁRIA: promoção da saúde e proteção específica 

    Periodo patogênese - PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: diagnóstico precoce /tratamento precoce e limitação da invalidez

    Sequelas - PREVENÇÃO TERCIÁRIA: Reabilitação 

  • Reabilitação e cuidados paliativos é QUATERNÁRIA!!!!!!!!!!

    Galera toda curtindo um comentário que pode levar a erros nas próximas questões.

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA: IMUNIZAÇÃO,AÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO,ALIMENTAÇÀO,MORADIA,CONTROLE DE VETORES,LAZER,ACONSELHAMENTO GENÉTICO.

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA : DIAGNOSTICO PRECOCE,TRATAMENTO,ISOLAMENTO,EVITAR FUTURAS COMPLICAÇOES E EVITAR SEQUELAS

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA: REABILITAÇÃO ,FISIOTERAPIA,TERAPIA OCUPACIONAL.

    PREVENÇAO QUARTENÁRIA : AÇOES PARA EVITAR O USO DE PROCEDIMENTOS QUE OS PACIENTES NÃO NECESSITEM.


ID
1560358
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um Enfermeiro e um Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizam visita domiciliar a um recémnascido com 05 dias de vida. O Enfermeiro orienta o ACS que a coleta de informações acerca da identificação da criança, o tipo do parto e condições da criança ao nascer, deve ser preenchida

Alternativas
Comentários
  • * Ficha para cadastramento das famílias (Ficha A); 

         * Ficha para acompanhamento (Fichas B); 

                Ficha de gestantes (Ficha B-GES); 

                Ficha de hipertensos (Ficha B-HA); 

                Ficha de diabéticos (Ficha B-DIA); 

                Ficha de pessoas com tuberculose (Ficha B-TB); 

                Ficha de pessoas com hanseníase (Ficha B-HAN); 

         * Ficha para acompanhamento da criança – Ficha C (Cartão da Criança); 

         * Ficha para registro de atividades, procedimentos e notificações (Ficha D). 
     


ID
1560361
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para fins de operacionalização do Sistema de Informação da Atenção Básica, o espaço geográfico delimitado onde residem cerca de 400 a 750 pessoas e corresponde à área de atuação de um agente comunitário de saúde (ACS) denomina-se

Alternativas

ID
1569760
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A orientação mais importante no pós-parto imediato a ser recomendada a uma gestante portadora do vírus HIV em acompanhamento na Unidade Básica de Saúde, com vistas a evitar a transmissão vertical do vírus, é:

Alternativas
Comentários
  • Os cuidados de enfermagem de uma puérpera com diagnóstico de HIV ou AIDS no puerpério imediato são:

    - Inibir a lactação através do enfaixamento das mamas com ataduras ou comprimindo-as com um “top" e evitando, com isso, o início da lactação pela estimulação. Esta conduta deve ser mantida por um período de dez dias. Pelas dificuldades enfrentadas pela mulher, após a alta hospitalar, é recomendável que se associe a essa medida, a critério do obstetra, a supressão farmacológica da lactação com cabergolina 0,5 mg, dois comprimidos, VO, em dose única.

    - Entregar, após orientação de preparo, a fórmula infantil em quantidade suficiente para duas semanas, agendando, dentro deste período, uma consulta no serviço de referência para HIV/AIDS para acompanhamento da exposição ao HIV e na unidade de saúde de origem para puericultura. Assim como afirmado corretamente na alternativa A.

    - Não há necessidade de isolar a paciente;

    - Manter a mãe e seu recém-nascido em alojamento conjunto, sempre que possível;

    - Encaminhar a mãe para realização da consulta puerperal;

    - Orientar para o sexo seguro;

    - No caso do parceiro com situação sorológica desconhecida (quando o diagnóstico do HIV foi realizado na maternidade), aconselhar e testar o parceiro;

    - Pacientes em uso de terapia antirretroviral combinada para tratamento devem, sempre que possível, manter o uso dos anti-retrovirais no pós-parto imediato.

    - Pacientes em uso de anti-retrovirais para profilaxia da transmissão vertical devem ter os medicamentos suspensos imediatamente após o parto;

    - A equipe de saúde deverá levantar a situação familiar e social, oferecendo apoio psicológico e social, especialmente para as mulheres que tiveram seu diagnóstico de infecção pelo HIV no momento do parto.

    Resposta A.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis: manual de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2007.

  • Os cuidados de enfermagem de uma puérpera com diagnóstico de HIV ou AIDS no puerpério imediato são:

    - Inibir a lactação através do enfaixamento das mamas com ataduras ou comprimindo-as com um “top” e evitando, com isso, o início da lactação pela estimulação. Esta conduta deve ser mantida por um período de dez dias. Pelas dificuldades enfrentadas pela mulher, após a alta hospitalar, é recomendável que se associe a essa medida, a critério do obstetra, a supressão farmacológica da lactação com cabergolina 0,5 mg, dois comprimidos, VO, em dose única.

    - Entregar, após orientação de preparo, a fórmula infantil em quantidade suficiente para duas semanas, agendando, dentro deste período, uma consulta no serviço de referência para HIV/aids para acompanhamento da exposição ao HIV e na unidade de saúde de origem para puericultura. Assim como afirmado corretamente na alternativa A.

    - Não há necessidade de isolar a paciente;

    - Manter a mãe e seu recém-nascido em alojamento conjunto, sempre que possível;

    - Encaminhar a mãe para realização da consulta puerperal

    - Orientar para o sexo seguro

    - No caso do parceiro com situação sorológica desconhecida (quando o diagnóstico do HIV foi realizado na maternidade), aconselhar e testar o parceiro;

    - Pacientes em uso de terapia antirretroviral combinada para tratamento devem, sempre que possível, manter o uso dos anti-retrovirais no pós-parto imediato.

    - Pacientes em uso de anti-retrovirais para profilaxia da transmissão vertical devem ter os medicamentos suspensos imediatamente após o parto;

    - A equipe de saúde deverá levantar a situação familiar e social, oferecendo apoio psicológico e social, especialmente para as mulheres que tiveram seu diagnóstico de infecção pelo HIV no momento do parto.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis: manual de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2007.

  • GABARITO CORRETO LETRA A

    A contraindicar o aleitamento materno, orientando quanto à utilização e à disponibilidade de fórmulas lácteas pelo Sistema Único de Saúde.


ID
1578607
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os aspectos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde (APS), analise as afirmativas a seguir:



I – Na política de saúde brasileira, predomina a compreensão da APS como o primeiro nível ou o momento em que se inicia o processo da atenção em um sistema de saúde.


II – Além do primeiro nível de atenção do sistema de saúde, a APS, que passa a ser denominada Atenção Básica de Saúde (ABS), embora não tenha perdido o seu significado na sua essência, é também compreendida como uma estratégia fundamental para a reorientação do modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).


III – A grande alteração na implantação da APS ficou evidenciada após a edição da Norma Operacional Básica (NOB) SUS nº 01/96, quando se instituiu o Piso da Atenção Básica (PAB). Aos municípios seria repassado um valor específico por meio do fundo municipal de saúde, cujo cálculo seria de base per capita, para incentivar a organização da rede básica de saúde no nível local, dando ênfase ao Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) e ao Programa Saúde da Família (PSF).


IV – Conforme a atual política nacional de atenção básica, a ABS não se pauta nos princípios do SUS, sendo caracterizada como um dispositivo do sistema de saúde brasileiro que não garante principalmente a universalidade, a integralidade e participação popular.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • II – Além do primeiro nível de atenção do sistema de saúde, a APS, que passa a ser denominada Atenção Básica de Saúde (ABS), embora não tenha perdido o seu significado na sua essência, é também compreendida como uma estratégia fundamental para a reorientação do modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Trecho retirado da NOB 96

    Essencialmente, o novo modelo de atenção deve resultar na ampliação do enfoque do modelo atual, alcançando-se, assim, a efetiva integralidade das ações. Essa ampliação é representada pela incorporação, ao modelo clínico dominante (centrado na doença), do modelo epidemiológico, o qual requer o estabelecimento de vínculos e processos mais abrangentes.

    Ué, não parece meio contraditório o item II com a NOB 96? Se alguém puder me explicar ficarei grato!

  • Wanderer, o enunciado não fala nada sobre NOB 96, pra você querer relacionar o item 2 com ela.

ID
1578610
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), instituído pela Portaria de nº 1.654 GM/MS, de 19 de julho de 2011, foi produto de um importante processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS, em que o Ministério da Saúde contou com os gestores municipais e estaduais, representados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Com base no enunciado, sãoconsiderados objetivos do PMAQ:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra E 

    portaria 1654/11 revogada 

    Em vigencia portaria 1645/15 

    objetivo de induzir a ampliação do acesso e mehoria de qualidade atenção basicia (nacional ,regional e localmente com transparencia e efetividade as acoes governamentais da atençao basica 

  • Ø  Organiza-se em 4 fases: e é um ciclo continuo

        ü  ADESÃO E CONTRATUALIZAÇÃO

              v  É uma etapa formal de compromissos e indicadores

              v  entre as (eAB) com os gestores M e MS

              v  processo de pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

       ü  DESENVOLVIMENTO

              v  São ações a serem empreendidas

              v  A fim de promover os movimentos de mudança e produção da melhoria

              v  Constituir em quatro dimensões: Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; Apoio Institucional.

       ü  AVALIAÇÃO EXTERNA

              v  Ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade dos participantes do Programa.

       ü  RECONTRATUALIZAÇÃO

              v  são uma pactuação singular

              v  no incremento de novos padrões e indicadores de qualidade

              v  estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

    RESUMO: O programa eleva o recurso do incentivo federal para melhor o padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e agora, em 2015, inicia seu 3º ciclo com a participação de todas da PNAB – (eSF) Etc...

     

    - veja que só quer algo positivo e não negativo.

  • Ampliar o impacto da AB sobre as condições de saúde da população e sobre asatisfação dos seus usuários, por meio de estratégias de facilitação do acesso emelhoria da qualidade dos serviços e ações da AB.

  • Atenção, questão desatualizada!

    Essa portaria foi revogada pela PORTARIA Nº 1.645, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015.

  • Art. 2º O PMAQ-AB tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde


ID
1578613
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem se apresentando como um novo modelo de reorientação da AB a partir do trabalho de equipes, constituídas por profissionais de saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com a finalidade de executar as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Dentro das Ações de Vigilância à Saúde,compreendendo o planejamento e as tomadas de decisões na vigilância sanitária eepidemiológica, são consideradas ações do enfermeiro:

Alternativas

ID
1578625
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Faça a associação entre os atributos específicos da Atenção Primária em Saúde (APS) e seus respectivos significados:



1 – Primeiro contato

2 – Continuidade

3 – Integralidade

4 – Coordenação


( ) Implica acessibilidade e uso do serviço a cada novo problema ou novo episódio de um problema que fazem com que as pessoas busquem atenção à saúde.


( ) Significa garantir alguma forma de continuidade do cuidado que possa ocorrer, nos diferentes níveis de atenção, de forma a reconhecer os problemas que necessitam de segmento consecutivo. Significa manter-se responsável por acompanhar o usuário vinculado ao serviço de APS, ainda que ele esteja temporariamente sob os cuidados de outro serviço.


( ) Corresponde aos arranjos que devem ser feitos pelas Unidades de Atenção Primária para que o usuário receba todos os tipos de serviços de acordo com suas necessidades, sendo alguns ofertados dentro do serviço de APS ou em outros serviços que compõem o sistema de saúde. Isso inclui o encaminhamento para serviços nos diferentes níveis de atenção, dentro ou fora do sistema de saúde.


( ) Pressupõe a existência de uma fonte regular de atenção e seu uso ao longo do tempo, exigindo a delimitação da população às equipes de atenção primária.


A associação CORRETA é:


Alternativas
Comentários
  • A Atenção Primaria a Saúde tem como atributos essenciais a atenção no primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação, e como atributos derivados a orientação familiar e comunitária e a competência cultural.

    A Atenção Primaria a Saúde deve ser o primeiro contato e o ponto de cuidado preferencial das pessoas e famílias com o sistema de saúde ao longo de suas vidas, sem restrição de acesso às ações e serviços de saúde, independente de gênero, condições socioculturais e problemas de saúde; com abrangência e integralidade das ações individuais e coletivas; além de continuidade (longitudinalidade) e coordenação do cuidado ao longo do tempo, tanto no plano individual quanto no coletivo, mesmo quando houver necessidade de se referenciar (encaminhar) as pessoas para outros níveis e equipamentos de atenção do sistema de saúde. Deve ser idealmente praticada e orientada para o contexto familiar e comunitário, entendidos em sua estrutura e conjuntura socioeconômica e cultural

    Portanto:

    Primeiro contato - Implica acessibilidade e uso do serviço a cada novo problema ou novo episódio de um problema que fazem com que as pessoas busquem atenção à saúde. O primeiro contato pode ser definido como porta de entrada dos serviços de saúde.

    Continuidade - Pressupõe a existência de uma fonte regular de atenção e seu uso ao longo do tempo, exigindo a delimitação da população às equipes de atenção primária.

    Integralidade - Corresponde aos arranjos que devem ser feitos pelas Unidades de Atenção Primária para que o usuário receba todos os tipos de serviços de acordo com suas necessidades, sendo alguns ofertados dentro do serviço de APS ou em outros serviços que compõem o sistema de saúde. Isso inclui o encaminhamento para serviços nos diferentes níveis de atenção, dentro ou fora do sistema de saúde.

    Coordenação - Significa garantir alguma forma de continuidade do cuidado que possa ocorrer, nos diferentes níveis de atenção, de forma a reconhecer os problemas que necessitam de segmento consecutivo. Significa manter-se responsável por acompanhar o usuário vinculado ao serviço de APS, ainda que ele esteja temporariamente sob os cuidados de outro serviço.


    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Oliveira MAC, Pereira IC. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm.66(esp):158-64, 2013.

    http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pa...
  • Nos últimos anos, principalmente no Brasil, a definição operacional da APS

    sistematizada por Starfield (1992) vem sendo muito utilizada, inclusive pelo MS. A

    partir desta, segue a definição de cada um deles segundo Starfield, Xu e Shi (2001).

    - Primeiro contato: acessibilidade e utilização dos serviços pelos usuários,

    para cada problema novo ou para cada novo episódio do mesmo problema. 

    - Continuidade (Longitudinalidade): a existência de uma fonte continuada de

    atenção, assim como sua utilização ao longo do tempo. 

    - Integralidade: a atenção Primária deve organizar-se de forma tal que o

    paciente tenha todos os serviços de saúde necessários isto implica a referência à

    atenção secundária ou terciária. 

    - Coordenação: exige a existência de algum tipo de continuidade (seja por

    meio dos médicos, dos prontuários/registros ou ambos), assim como a identificação

    de problemas abordados em outro serviço e a integração deste cuidado no cuidado

    global do paciente. 

    - Atenção centrada na família (orientação familiar): conhecimento dos fatores

    familiares relacionados à origem e ao cuidado das doenças.

    - Orientação comunitária: refere-se ao conhecimento do profissional sobre as

    necessidades da comunidade por meio de dados epidemiológicos e do contato

    direto com a comunidade; sua relação com ela, assim como o planejamento e a

    avaliação conjunta dos serviços. 

    - Competência cultural: refere-se à adaptação do profissional de saúde para

    facilitar a relação com a população com características culturais especiais.


ID
1585525
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a portaria 648/GM de março de 2006, o número máximo de Equipes de Saúde da Família, pelas quais os municípios e o Distrito Federal podem fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, será calculado pela fórmula

Alternativas
Comentários
  • ange-newline"> bucal – o número máximo de eSF com ou sem os profisionais
    de saúde bucal pelas quais o município e o Distrito Federal
    podem fazer jus ao recebimento de recursos fianceiros
    específios será calculado pela fórmula: população/2.400.
     

  • Desatualizada

    Pela PNAB de 2017 é população/2000

  • Cálculo atualizado em 2017 pela: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    iii) - Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2.000.

    iv) - Em municípios ou territórios com menos de 2.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população;

  • Desatualizada

    Pela PNAB de 2017 é população/2000

    Cálculo atualizado em 2017 pela: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    iii) - Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2.000.

    iv) - Em municípios ou territórios com menos de 2.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população;


ID
1585528
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica e Equipes de Saúde da Família, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D


ID
1585534
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à atribuição dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s).


I. É uma atribuição do Enfermeiro supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de sua funções.

II. É uma atribuição do Enfermeiro cadastrar as famílias de sua área de abrangência juntamente com o Agente Comunitário de Saúde, efetuando o mapeamento da área de abrangência da Equipe .

III. É atribuição do Auxiliar de Enfermagem realizar busca ativa de casos, como tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico.

IV. Não consta nas atribuições do médico da Estratégia Saúde da Família indicar internação hospitalar, assim como verificar e atestar óbito.

Alternativas
Comentários
  • Atribuições dos membros das equipes: 

    Médico: 
    atende a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe, ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. 

    Enfermeiro: 
    supervisiona o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de saúde, bem como assiste às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio. 

    Auxiliar de enfermagem: realiza procedimentos de enfermagem na unidade básica de saúde, no domicílio e executa ações de orientação sanitária. 

    Agente Comunitário de Saúde: 
    faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio pelo menos um vez por mês; realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade para práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida. 
     


ID
1591600
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das práticas em Saúde Mental na Atenção Básica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta encontrada no Caderno de Atenção Básica, nº 34 - Saúde Mental.

    Entendemos que as práticas em saúde mental na Atenção Básica podem e devem ser realizadas por todos os profissionais de Saúde. (correta letra E) O que unifica o objetivo dos profissionais para o cuidado em saúde mental devem ser o entendimento do território e a relação de vínculo da equipe de Saúde com os usuários, mais do que a escolha entre uma das diferentes compreensões sobre a saúde mental que uma equipe venha a se identificar.


ID
1591606
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na abordagem familiar, considera-se que a saúde da família vai além da soma da saúde dos indivíduos; sendo assim, espera-se que a equipe de Atenção Básica à Saúde seja capaz de identificar e desenvolver a seguinte especificidade:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO// B