SóProvas


ID
1011748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi vencedora de licitação para a construção de um novo prédio no Campus da UnB. Após algum tempo, durante a realização da obra, o contrato foi rescindido unilateralmente pela UnB. Sabe-se que essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a respeito dos contratos administrativos.

Se o edital previsse que o revestimento do prédio seria composto de material importado, que sofreu aumento significativo de preço devido a aumento no imposto de importação, o que levou a UnB a rescindir o contrato por impossibilidade de execução da obra, então, nesse caso, pode-se invocar a ocorrência de fato do príncipe.

Alternativas
Comentários
  • Fato príncipe é quando acontece fatos fora do contrato que acabam afetando o "Equilíbrio econômico financeiro" do contrato. Esse equilíbrio é uma das únicas vantagens do particular nos contratos com a administração, que diz em grossas linhas que, o valor do lucro do particular não pode ser alterado. Ex: O governo assina um contrato com empresa de transporte, mas logo depois a gasolina aumenta o valor, nesse caso aconteceu algo FORA do contrato que vai atingir o lucro real da empresa.

    Fonte: Professor Marcelo Góis - Grancursos 

  • FATO DA ADMINISTRAÇÃO: É TODA AÇÃO OU OMISSÃO DO PODER PÚBLICO DIRECIONADO ESPECIFICAMENTE AO CONTRATO QUE IMPEÇA OU DIFICULTE A EXECUÇÃO DELE. AFETA DE FORMA DIRETA.

     

    FATO DO PRÍNCIPE: É TODO ATO GERAL DO PODER PÚBLICO QUE IMPEÇA OU DIFICULTE A EXECUÇÃO DO CONTRATO. AFETA DE FORMA INDIRETA, DE FORMA REFLEXA.

     

     

     

    GABARITO CERTO