SóProvas


ID
1012333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão de processos, julgue os itens a seguir.

A atribuição de custos às atividades de um processo possibilita a identificação dos maiores consumidores de recursos, bem como das atividades que não agregam valor.

Alternativas
Comentários
  • Custeio baseado em atividades:
     (...)"A idéia básica é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhes os custos definidos. Conforme Eller (2000, p. 82), "o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades". Segundo Martins (2003, p. 96) para atribuir custos às atividades e aos produtos utilizam-se de direcionadores. Martins (2003, p. 96) ensina ainda que "há que se distinguir dois tipos de direcionador: … direcionador de custos de recursos, e os …direcionadores de custos de atividades". O citado autor continua afirmando que "o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades". Afirma ainda que "o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos". Nakagawa (2001, p. 42), conceitua atividade "como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos". (...)

    Vantagens[editar]

    Como vantagens podemos ressaltar:

    informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio; adequa-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades; menor necessidade de rateios arbitrários; atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (similar ao custeio por absorção); obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos; proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos; identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos; identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade; pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais e serviços, com ou sem fins lucrativos); pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade financeira; pode fornecer subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição; possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Custeio_baseado_em_atividades
  • contextualizando o comentário da colega...

    Nas etapas de análise e de gerenciamento de desempenho dos processos, o CBOK cita uma série de técnicas usadas para a compreensão/ controle dos processos, dentre elas, tem-se a análise de custo ou custeio baseado em atividades

    *método de análise de custeio na etapa de análise dos processos "essa análise é uma lista simples de custo por atividade totalizada para conter custos no processo... entender o custo real no processo podendo assim ser comparado com o valor real do novo processo.. O objetivo pode ser diminuir custos ou aumentar eficiência, em vez de aumento de produção comparado ao custo

    *método de análise de custeio na etapa de gerencimento de desempenho "metodologia contábil que atribui custos de atividades, em vez de produtos ou serviços. ABC não elimina ou altera custos, mas fornece dados sobre como custos são efetivamente consumidos no processo. A análise será responsável por:
    - verificar frequencia e custeio de atividade ou processo
    -identificar quais processos fornecem valor


    Fonte: CBOK 3 edição
  •  

    COMPLEMENTANDO

    CERTA

    A empresa para ser competitiva e se manter no mercado necessita se atualizar em termos de gestão e eliminar atividades que não agregam valor. As empresas são constituídas por processos e gerenciá-los consiste na identificação dos problemas e sugerir melhorias para a otimização das atividades organizacionais.

    Ressalta-se que os times de desenvolvimento de processos desafiam a forma original de um processo e procuram redesenhá-lo para reduzir as atividades que não agregam valor, proporcionando a integração entre as áreas internas (SMART; MADDERN; MAULL, 2008, p.07). 
    http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/166/Dissertacao.pdf  

    http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/166/Dissertacao.pdf
  • Complementado os colegas:

    Busca-se técnicas de aprimoramento (melhorias) do processo através do ABC e ABM:

    O custeio baseado em atividade (metodologia ABC = Activity Based Costing / não confundir com a Curva ABC de Pareto!!!) é uma metodologia de medição dos custos e do desempenho que está baseada nas atividades desenvolvidas no processo de produção.  Trata-se, em outras palavras, de identificar e alocar os custos dos processos. O gerenciamento baseado em atividade (metodologia ABM = Activity Based Management), por sua vez, está focado sobre o gerenciamento das atividades dentro dos processos utilizando as informações de custos ABC para buscar melhorar de forma contínua o valor gerado para os clientes pelos processos de negócio da organização, assim como melhorar o lucro obtido pela organização ao prover os clientes com saídas de valor.


  • Gabarito: CERTO

    Um dos princípios da Gestão de Processos é que eles são recursos que agregam valor aos clientes finais. Medir, monitorar, e analisar os processos de negócio permite criar valor consistente aos clientes. Na medida em que ocorre a valoração de cada processo diante do processo total, é possível verificar quais são os desperdícios e não conformidades, cujas consequências negativas devem ser neutralizadas por todos métodos de análise e desempenho orientadas para o contínuo aperfeiçoamento da gestão de processos.

    Bons Estudos!

  • Pessoal, "atribuir CUSTOS às atividades..."

    Nessa situação a banca colocou custos como sinônimo de valor?

  • Atribuir no sentido de identificar quais as atividades são mais caras, exigem maior investimento e, consequentemente, fazer uma melhor análise para que se possa reduzir custos possíveis, e atividades que custam, mas não agregam valor.

  • Eu poderia indicar para comentário, mas a professora não ajuda.

  • Certo.

    Ao se investir capital em um processo, é possivel identificar pontos que demandam maior, menor ou nenhum investimento. Logo, também se identifica onde podem haver desperdícios ou atividades em que os investimentos nao surtem efeitos positivos, ou seja, atividades que nao agregam valor.

  • Quanto maior o investimento em melhoria, maior aplicabilidade de recursos e tecnologias.

    C

  • Gab: Certo

     

    Q365113

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: ANCINE

    Prova: Analista Administrativo - Área 1


    Ao atribuir custos às atividades e, consequentemente, os custos das atividades aos produtos e serviços gerados, a análise de custos pode identificar os maiores consumidores de recursos e as atividades que não agregam valor ao produto. (CERTO)

  • Raciocínio lógico aplicado pela banca: os custos do processo possibilitam identificar os processo que exigem mais recursos e, consequentemente, procura-se concentrá-los nos processos prioritários - nos que entregam valor direto aos clientes.