SóProvas


ID
1012369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.

A legislação arquivística brasileira não prevê punição para aquele que eliminem indiscriminadamente documentos públicos, o que dificulta o combate a essa prática.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    LEI 8159

    Art. 25 - Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.
  • Existe outra questão que responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Legislação arquivística; 
    Consoante a legislação arquivística, estará sujeito a responsabilização penal, civil e administrativa aquele que destruir documentos de valor permanente ou que sejam considerados de interesse público e social.

    GABARITO: CERTA.

    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
  • Isabela, acho bem interessante quando vc posta outras questões sobre o mesmo assunto. :)
  • ISABELLA Obrigada por ter deixado este recado, costumo dar uma olhada nas questões que comentei para ver se meus comentários estão contribuindo, comentar questões com outras questões foi uma forma que encontrei de assimilar mais o conteúdo, e ajudar outras pessoas que também tem dificuldade como eu.
    Obrigada!!
  • Isabela Castro , realmente é legal colocar outra questão que fixa o entendimento da banca!! Vlw, continue assim, obrigado!!!

  • Bom, galera, também temos o Decreto nº6.514/2008, que dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente: Art. 72 Destruir, inutilizar e deteriorar: II- arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial: Multa de R$ 10.000,00 a R$500.000,00.
  • A Carta Maior determina, em seu art. 216, § 4º, a punição na forma da lei àqueles que danificarem e/ou ameaçarem o patrimônio cultural, no qual estão incluídos os documentos públicos (art. 216, inciso IV)

    O Código Penal, em seu art. 305, prevê a pena de reclusão, de dois a seis anos, e multa, se o documento é público, e reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é particular, para aquele que destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor.  

    Ainda, a Lei nº 8.159/91 (art. 25) e o Decreto nº 4.073/02 (art. 26) determina a sujeição às penalidades administrativa, civil e penal daquele de destruir documentos de valor permanente.

    Portanto há vários normativos legais que preveem punição àqueles que destruam de forma indevida os documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • ERRADO

     

  • Art. 25 - Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.

  • “Art. 25 - Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.“

    Resposta: errada