SóProvas


ID
1012375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

A verificação dos prazos de guarda de um documento de arquivo é feita considerando-se o instrumento de descrição estabelecido na Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

Alternativas
Comentários
  • O item confunde as atividades de descrição e destinação e seus respectivos instrumentos de trabalho.

    A verificação dos prazos de guarda e da destinação dos documentos – transferência, guarda permanente ou eliminação - é objeto da atividade de destinação. Esta ocorre apenas nos arquivos correntes e intermediários e apoia-se na tabela de temporalidade.

    Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa constitui a atividade de descrição. Esta é realizada em arquivos permanentes considerando instrumento de descrição estabelecido na Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
     
    Assim, temos que o procedimento em questão – verificação dos prazos de guarda – nos remete a atividade de destinação que utiliza-se da tabela de temporalidade e não de instrumento de descrição. 

    gabarito: errado
    Fontes: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística e http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/nobrade.pdf
  • ERRADO

     A tabela de temporalidade será elaborada pela CPAD - Comissão Permanente de Avaliação de Documentos ou Comissão de Análise de documentos.
  • Outra questão responde:

    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Tabela de temporalidade; 
    A tabela de temporalidade é instrumento que possibilita a eliminação segura e responsável dos documentos de arquivo, visto que nela se especificam os prazos de guarda desses documentos bem como sua destinação final.
    GABARITO: CERTA

    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
  • reler os comentários.

  • A descrição refere-se à elaboração de instrumentos de pesquisa como guias, inventários, catálogos e índices. Trata-se ainda de uma atividade realizada nos arquivos permanentes.

    Os prazos de guarda de um documento são definidos na tabela de temporalidade e baseiam-se na legislação vigente e nas necessidades administrativas. A tabela de temporalidade é uma ferramente de gestão de documentos relacionada com a destinação dos mesmos.

    A questão misturou e confundiu os conceitos, bem malandra..

  • Eu creio que os TCs são orgão auxiliares do poder legislativo. 

    Segundo a Lcp 101/200, Art. 1, § 3o, a : 

            Art. 1oEsta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

    § 3o Nas referências:

      I - à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, estão compreendidos:

      a)o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público;

      b)as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes;


  • TRATA-SE DE TABELA DA TEMPORALIDADE.

  • ERRADO

     

     

    A verificação dos prazos de guarda de um documento de arquivo é feita considerando-se o instrumento tabela de temporalidade

     

    A  elaboração de instrumento de pesquisa referente a um documento é feita considerando-se o instrumento de descrição estabelecido na Norma Brasileira de Descrição Arquivística

  • Os prazos de guarda de documentos são determinados pela tabela de temporalidade, instrumento da gestão de documentos elaborado pela atividade de avaliação. Vale ressaltar que os prazos de guarda de documentos somente são aplicados nas fases corrente e intermediária. Na Administração Pública Federal deve ser aplicada a tabela constante da Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo, aprovada pela Resolução CONARQ nº 14.

    A NOBRADE é a norma brasileira de orienta a atividade de descrição de documentos. A descrição é atividade típica da fase permanente (podendo também ser realizada nas fases corrente e intermediária), e tem a função de revelar o conteúdo informacional do documento para facilitar a busca e recuperação do usuário.

    Portanto a descrição de documentos não tem relação com definição de prazos de guarda. De fato, a descrição é uma atividade típica dos arquivos permanentes, os documentos não possuem prazos de guarda, mas devem ser mantidos indefinidamente.

    Gabarito do professor: Errado
  • Errado. Pela tabela de temporalidade.

  • GAB. ERRADO 

    FEITO PELA TABELA DE TEMPORALIDADE.

  • Uma questão dessa pega o candidato desatento que leu o item correndo... Na verdade ela é simples, pois os conceitos são distintos. Vamos lá:

    Tabela de temporalidade --> documento onde se verifica os prazos de guarda. Ligada à função avaliação.

    Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) --> orientações para descrição de documentos; auxilia na confecção de instrumentos de pesquisa. Ligada à função descrição.