SóProvas


ID
1012492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à administração pública, julgue os próximos itens.

O controle dos abusos contra o patrimônio público é uma das características almejadas pela administração pública burocrática.

Alternativas
Comentários
  •  CERTO

     Na burocratização buscou-se o fim da administração pública patrimonialista, onde se confundia o bem do estado com o bem próprio e vice-versa, por parte dos governantes e tutti quanti estivessem no poder; a despeito de torná-la (a adm. pública) extremamente lenta e com excesso de formalismos.
  • A qualidade fundamental da administração publica burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a auto-referencia, a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.
    Fonte.http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&ved=0CGYQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fwww.inpe.br%2Ftwiki%2Fbin%2Fviewfile%2FMain%2FAldoAlmeida%3Frev%3D1%3Bfilename%3
    DGestaoProgramas.doc&ei=2wNTUt3-GoOVygHEoIHQBw&usg=AFQjCNGykcbJW6GYJkTRjTDnaFuG
    eJWbFg&bvm=bv.53537100,d.aWc
  • Acrescentando:

    Tem uma frase para a o patrimonialismo: " A Res Publica se confunde com a Res Principis"

    A burocracia veio corrigir essas disfunções.


  • Questão correta, outra semelhante ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - BACEN - Analista - Infraestrutura e Logística Disciplina: Administração Pública

    A implementação de uma administração pública burocrática visa o controle dos abusos contra o patrimônio público.

    GABARITO: CERTA.

  • CERTO!

    A administração pública burocrática almejou sim o controle dos abusos contra o patrimônio público, haja vista que, o modelo anterior, Patrimonialismo, não separava os bens públicos dos bens privados, sendo aqueles usados frequentemente para fins pessoais do governante!

  • Correto.  A administração patrimonialista, continha recorrente casos de corrupção e nepotismo, era uma administração que utilizava o bem de todos em prol de poucos,aqui, o objetivo era satisfazer as elites. Com a democracia e as necessidades do povo aumentando surge a administração burocrática que visa controlar tudo e garantir que o bem público ficariam sempre nas mãos do Estado.

  • Errei por interpretação de texto. Controlar os abusos contra a criança é uma das funções do ECA. Controlar os abusos contra significa dizer que o Patrimonialismo estava sofrendo abuso. Deve ter tido bastantes recursos neste sentido.

  • A administração burocrática visa superar o patrimonialismo e suas características. O patrimonialismo é marcado pelos abusos contra o patrimônio público, cometidos pelos administradores. 1+1 = 2.: de fato, a administração pública burocrática visa superar os abusos contra o patrimônio público!

  • Surgiu para combater o  patrimonialismo, mas não conseguiu por completo. Tanto é que hoje coexistem os três modelos em nossa Administração

  • A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

    Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.

  • A administração burocrática visa combater os males do patrimonialismo e implantar a distinção entre patrimônio público e privado. Portanto,
    a afirmativa está CERTA!

     

  • Bom dia,

     

    A Administração burocrática visa combater a CNC

     

    Corrupção

    Nepotismo

    Clientelismo

     

    Bons estudos

  • Sim, de fato, pois a estrutura PATRINONIALISTA ou CLÁSSICA tratava o Respublico de acordo com interesses particular.

  • CERTO

    Pois a burocracia visou combater a corrupção / nepotismo.

  • “Sua grande vantagem é a segurança que propicia e a qualidade fundamental é a efetividade no controle dos abusos e das decisões”.

     

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 73.

  • O modelo de administração pública burocrática surge na época do modelo estatal conhecido por Estado Liberal, cujos marcos caracterizadores foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Surge com o objetivo de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista, que permeavam as administrações precedentes, sobretudo as baseadas no modelo dos Estados Absolutistas.

    Segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, no plano administrativo, a administração pública burocrática surgiu conjuntamente com o Estado liberal, exatamente como uma forma de defender a coisa pública contra o patrimonialismo

    Portanto, o controle dos abusos contra o patrimônio público é uma das características almejadas pela administração pública burocrática.

  • CERTO

    CESPE 2013 - A implementação de uma administração pública burocrática visa o controle dos abusos contra o patrimônio público. (CERTO)

  • CERTO

  • CERTO