SóProvas


ID
1012501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os seguintes itens, a respeito de empreendedorismo governamental, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, excelência nos serviços públicos e paradigma do cliente na gestão pública.

A organização pública geralmente encontra dificuldade para avaliar as necessidades dos seus clientes, que são os cidadãos, pois não consegue captar sinais claros do mercado.

Alternativas
Comentários

  • Ajudou muito com esse comentário...

  • Que item absurdo!Não vejo explicação para ele.Apesar da Administração como um todo ser muito grande e atuar em várias áreas,tendo milhões de clientes (cidadãos), a desconcentração e a descentralização possibilitam que as organizações atuem mais especificamente.Ademais, entidades como o IBGE, IPEA, INEP, etc. Realizam pesquisas diversas, capazes sim de evidenciar diversas necessidades do cidadão ou cliente de uma organização pública. Um Ministério ou uma Agência Reguladora, por exemplo, tem plenas condições de avaliar as necessidades dos seus clientes. Concordam comigo? Alguém tem alguma fonte que possa explicar o entendimento desse item? 

  • Concordo Alex. É dificílimo para a administração pública avaliar (segundo a banca) que o cidadão necessita de transportes melhores, segurança, saúde, saneamento, educação etc.

    O erro estaria nos sinais claros do mercado? Pois não é através do mercado que buscamos tais informações. Como ter certeza?

  • Alex, essa questão vêm do conceito de cliente para o setor público. Tal dificuldade pode ser explicada da seguinte maneira: no setor privado o cliente escolhe o serviço de acordo com suas preferências, e se não gostar, irá no concorrente. Ou seja, ele é regulado pelo mercado. Imagine você, indo no cabeleireiro, pedindo um corte X. O cara atrasa meia hora, não aceita cartão, e ainda deixa seu cabelo cheio de falhas. Você não voltará lá! Mas no setor público é diferente. Imagine que você chame o corpo de bombeiros porque sua casa pegou fogo, mas eles demoram e você perde todos seus livros para concurso por causa do incêndio. Se sua casa pegar fogo novamente, você terá que ligar para os bombeiros, não tem outra opção. O mesmo ocorre com passaporte, previdência, saneamento, etc. 

     É por isso que essa questão é considerada correta, pois é muito difícil, e por vezes impossível para a administração pública captar os chamados "sinais de mercado".

     No livro de Augustinho Paludo (Administração Pública 3ª ed.), na p. 46 há uma citação sobre esse assunto: "Vejamos quais são as características fundamentais utilizadas nas comparações que diferenciam a Administração pública da administração privada: (...) Normalmente as atividades públicas são monopolistas e os usuários não podem escolher outra forma - enquanto que na iniciativa privada ele só paga pelo bem/serviço que compra ou utiliza."  Porém nesse livro não há uma discussão mais aprofundada sobre este tema. Geralmente abordam-se essa questão nas críticas ao consumerismo (uma das fases do gerencialismo, a qual considera que a administração pública deve atender à seus clientes, semelhante à iniciativa privada). Nelas, considera-se a dificuldade em definir o cliente e suas necessidades.

     As outras fundamentações tenho apenas em aulas e videoaulas, mas cuidado com o conceito: Apesar da dificuldade, o governo DEVE considerar os interesses do cliente-cidadão (é mais adequado do que apenas cliente), é o que se chama de novo paradigma do cliente na gestão pública. Se a questão falar em dificuldade em captar a demanda, ok, mas se ela disser que por tal motivo não se pode buscar o atendimento do cliente-cidadão, aí estará incorreto! Dependendo de como a questão aborda o tema, pode induzir ao erro. É uma questão multidisciplinar, temos que ficar atentos na hora da prova!!!

  • Pois bem: Mercado = Lugar público onde se compram mercadorias postas à venda.2 Ponto onde se faz o principal comércio de certos artigos. 3 Centro de comércio.4 O comércio. ---> Tá certo que as que "A organização pública geralmente encontra dificuldade para avaliar as necessidades dos seus clientes, que são os cidadãos",... mas a similaridade entre as necessidades do mercado (cujo ator principal é o CONSUMIDOR) e as necessidades da sociedade (cujo ator principal é o CIDADÃO) são tão diferentes que chegam a serem opostas.

  • Excelente comentário, Otávio!

  • CERTO. Não conseguir captar é diferente de não conseguir implementar... Considero a assertiva falsa.

  • GABARITO : CORRETO.

     

    De fato o governo deve considerar os interesses do cliente-cidadão (visão da administração gerencial - consumerism), mas não há "mercado" de atuação do governo no sentido tradicional, por isso é difícil para as instituições a compreensão exata do que o cliente quer. Por exemplo, não há competição que faça o cliente preferir um fornecedor a outro, emitindo sinais claros de que o serviço ofertado não é interessante.

     

    FONTE: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos. 

  • A questão é totalmente errada. 

    Existe uma grande diferença de Saber e Atender. 

    O Governo sabe bem o que está faltando mas não atende. 

  • É gnt, a organização pública ta perdida então, ela nem sabe o que queremos. Pensei que ela so não fazia mesmo.

  • Pena que ainda não tinha a campanha do "O Brasil que eu quero" nessa época...

  • O CESPE quando cita palavras com sentido aberto: geralmente, pode (no sentido de não ser obrigatório), às vezes, enfim, quando utiliza palavras nesse sentido a questão leva um rumo de CORREÇÃO. Além disso, a questão cita que a Organização Pública geralmente encontra dificuldades em avaliar e não identificar as necessidades. Ela até sabe quais são as necessidades, mas não sabe avaliar isso de forma exata, por isso encontra certas dificuldades, sobretudo por não haver indicadores concretos para isso.

  • CONCORDO COM ALEX questão hipocrita, totalmente fora da realidade atual

  • Questão mais genérica, mas que está correta. A gestão pública, diferentemente da gestão privada, deve ser capaz de conciliar diferentes tipos de cidadão-cliente. Muitas vezes os interesses desses clientes (cidadãos) são conflitantes o que pode tornar difícil para organização pública avaliar as necessidades desses clientes e congrega-las.

    O setor agrícola quer mais incentivos fiscais e argumenta que com esses incentivos gerará mais empregos. Os outros setores reclamam desses incentivos, pois eles diminuem a arrecadação o que afeta a qualidade dos serviços. Perceba que captar as necessidades e escolher o melhor caminho não é algo simples.

    O conceito clássico de mercado é o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Como os serviços públicos não são custeados de forma isolada pelo usuário do serviço acredito que a utilização do termo mercado foi infeliz. Melhor seria a banca substituir por sociedade.

    Gabarito: CORRETO

  • buscar interesses do cidadão no mercado ?

  • jesus kkk