SóProvas


ID
1013593
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Administração de Recursos Humanos – ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. Ao longo do século XX, são visualizadas três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.

Dentre as mudanças que estão ocorrendo na área de Gestão de Pessoas, a partir da Era da Informação, e que estão provocando uma profunda transformação nas características da área, estão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Enfase nos controles operacionais

  • Letra D.

     As novas características da ARH são:

    - Gerenciamento de processos,
    - Enxugamento e downsizing,
    - Benchmarking e extroversão,
    - Consultoria e visão estratégica,
    - Inovação e mudança cultural,
    - Ênfase nos objetivos e resultados,
    - Busca da eficácia organizacional,
    - Visão voltada para o futuro e para o destino,
    - Assessorar na gestão com pessoas,
    - Ajudar gerentes e equipes,
    - Ênfase na liberdade e participação.

  • D

    Podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.

    Era da Industrialização Clássica - A eficiência era a preocupação básica e para alcançá-la eram necessárias medidas de padronização e simplificação, bem como especialização da mão-de-obra para permitir escalas de produção maiores e a custos menores. O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico da lógica do sistema fechado.

    Era da Industrialização Neoclássica - As transações comerciais passaram da amplitude local para regional, e de regional para internacional, tornando-se cada vez mais intensas e menos previsíveis, acentuando a competição entre as empresas. A Teoria Clássica foi substituída pela Teoria Neoclássica da Administração e o Modelo Burocrático foi redimensionado pela Teoria Estruturalista. A Teoria das Relações Humanas foi substituída pela Teoria Comportamental. Ao longo do período, surge a Teoria de Sistemas e no seu final, a Teoria da Contingência. 

    Era da Informação - A tecnologia da informação – integrando a televisão, o telefone e o computador – trouxe desdobramentos imprevisíveis e transformou o mundo em uma verdadeira aldeia global. Um impacto comparável ao da Revolução Industrial em sua época. A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundos. A tecnologia da informação forneceu as condições básicas para o surgimento da globalização da economia: a economia internacional transformou-se em economia mundial e global. A competitividade tornou-se intensa e complexa entre as organizações. O volátil mercado de capitais passou a migrar de um continente para outro em segundos, à procura de novas oportunidades de investimentos, ainda que transitórias. Em uma época em que todos dispõem da informação em tempo real, são mais bem-sucedidas as organizações capazes de tomar a informação e transformá-la rapidamente em uma oportunidade de novo produto ou serviço, antes que outras o façam. O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento. Mais importante do que o dinheiro é o conhecimento, como usá-lo e aplicá-lo de maneira rentável. Nessas circunstâncias, os fatores tradicionais de produção- terra, mão-de-obra e capital – produzem retornos cada vez menores em uma escala de rendimentos decrescentes. É a vez do conhecimento, do capital humano e o capital intelectual. O conhecimento torna-se básico, e o maior desafio passa a ser a produtividade do conhecimento. Tornar o conhecimento útil e produtivo tornou-se a maior responsabilidade gerencial. 

  • A busca da eficiência é característica da era industrial.

    Gabarito:D

  • A era da INFORMAÇÃO (após 1990): iniciou na década de 1990 e é a que vivemos atualmente. A tecnologia da informação e comunicação evoluiu rapidamente e trouxe diversos desdobramentos para o mundo organizacional.

    a) As mudanças se tornaram ainda mais rápidas, imprevistas, turbulentas e radicais.

    b) A complexidade do ambiente se tornou muito maior, demandando maior agilidade da organização.

    c) O desenho ORGÂNICO e HORIZONTAL da estrutura, que possibilita maior flexibilidade, melhor comunicação e interação interna e externa, e maior capacidade de adaptação.

    d) Surge a abordagem denominada de “GESTÃO DE PESSOAS” , mais integrada,

    e) Pessoas como seres dotados de conhecimento, inteligência, personalidade, aspirações, etc. Pessoas como PARCEIROS da organização.

    f) Uso da evolução tecnológica para reduzir o trabalho braçal do departamento de pessoal, podendo até realizar o outsourcing (terceirização integral) desse trabalho.

    g) A Cultura Organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e inovação.

    h) O Capital Financeiro deixou de ser o recurso mais importante, nessa era, o Capital Intelectual (conhecimento) é o mais relevante.