SóProvas


ID
101383
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Web Service representa um termo utilizado na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes e que possui entre suas características as possibilidades de:

I. interação de novas aplicações com as já existentes.

II. compatibilizar sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes.

III. serem codificadas em um determinado protocolo, incluindo os parâmetros de entrada/saída.

IV. aplicações enviarem e receberem dados por meio de uma linguagem em formato padronizado.

Para a construção das bases de um Web Service, por padrão a linguagem é conhecida como XML e o protocolo pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • Letra A
    O protocolo para construção das bases de um Web Services é o SOAP.
  •   SOAP (Simple Object Access Protocol)
  • SOAP: Simple Object Access Protocol é um protocolo baseado em XML para troca de informação em um ambiente distribuído e descentralizado. Produz um envelope que define um framework para descrever qual é a mensagem e como processá-la, regras de decodificação para mostrar tipos de dados definidos pela aplicação, e uma convenção para representar RPC (Remote Procedure Call) e as respostas.
    UDDI: Universal Description, Discovery, and Integration é uma especificação baseada em XML para registrar os negócios e os Serviços Web oferecidos. Produzindo as transações necessárias, isto é habilitar softwares para automaticamente descobrir os Serviços Web para integrá-los.

    WSDL: Web Services Description Language permite aos desenvolvedores expor a sintaxe de um serviço Web. Usando um formato XML, descreve serviços em rede assim como um conjunto de "endpoints" produzidos em mensagens contendo documentos ou informação orientada em procedimentos. As operações e mensagens são descritas abstratamente e então destinadas para um protocolo de rede que formata a mensagem para os "endpoints" definidos.

    XML: Extensible Markup Language tem-se tornado o padrão para definir o formato de troca de dados na Internet. É similar ao HyperText Markup Language (HTML) o qual tem usado "tags" para decodificar a informação. HTML informa ao browser como mostrar a informação e XML define valores para a informação. XML também permite que o usuário crie seus próprios "tags".