SóProvas



Questões de WebServices


ID
5095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Suponha que as empresas parceiras X e Y necessitem trocar entre si, on-line, informações de seus bancos de dados relacionais. As empresas possuem a mesma topologia de rede: acesso à Internet, protegido por um firewall de borda, e servidores de aplicação acessando o banco de dados.

Que solução propicia maior interoperabilidade, segurança e escalabilidade, no caso de inclusão de outras empresas parceiras entre si, separadas globalmente e com servidores de aplicação heterogêneos?

Alternativas
Comentários
  • O LINK PRIVADO DIMINUIRIA A INTEROPERABILIDADE E A ESCALABILIDADE.

ID
5410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sejam as seguintes características:

I - dispor de protocolo para prover a definição de informações, baseadas em XML, que são utilizadas para troca de informações estruturadas e tipadas, em um ambiente distribuído e descentralizado;

II - dispor de uma linguagem que define uma gramática em formato XML com objetivo de descrever serviços de rede como uma coleção de pontos de comunicação, capazes de trocar mensagens entre si;

III - dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices;

IV - dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços.


Quais destas características estão associadas a Webservices?

Alternativas
Comentários
  • I - dispor de protocolo para prover a definição de informações, baseadas em XML, que são utilizadas para troca de informações estruturadas e tipadas, em um ambiente distribuído e descentralizado; (SOAP)

    II - dispor de uma linguagem que define uma gramática em formato XML com objetivo de descrever serviços de rede como uma coleção de pontos de comunicação, capazes de trocar mensagens entre si; (SOAP)

    III - dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices; (UDDI)

    IV - dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços.

    Sinceramente se ouvesse uma opção com todas as questoes certas escolheria esta, pois "dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços." pode-se levar a interpretar como função do WSDL, pois é justamente para isso que ela serve (uma linguagem para descrição do serviço)
  • ontologia 
    (onto- + -logia
    s. f.
    1. Teoria metafísica do ser.
    2. [Medicina]  Doutrina (oposta à fisiológica) que abstrai as doenças dos fenômenosregulares da vida.
  • O item III me deixou com dúvidas, pois a afirmativa "Dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices" não parece correta, já que UDDI é o método de Descoberta e SOAP o método de chamada!

    As chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas no protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol, baseado em XML). Os serviços (operações, mensagens, parâmetros, etc.) são descritos usando a linguagem WSDL (Web Services Description Language). O processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services utiliza o protocolo UDDI (Universal Description, Discovery and Integration).

    fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service
  • Em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ontologia_(ciência_da_computação)

  • c-

    A ontologia descreve um domínio de conhecimento através de conceitos e termos, enquanto a base de conhecimento usa estes termos para descrever uma realidade momentânea. Caso esta realidade se modifique, a base de conhecimento também modifica; porém, a ontologia fica mesma, enquanto o domínio for o mesmo.  É uma teoria lógica sobre o significado de um vocabulário formal com um compromisso ontológico para uma conceitualização específica do mundo real. Os modelos são restritos por este compromisso ontológico. A ontologia reflete indiretamente este compromisso pela aproximação dos modelos.


ID
27328
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A solução CGI para interatividade na WEB não é adequada para servidores muito requisitados. Para minimizar este problema, a Microsoft criou um servidor WEB que pode carregar módulos adicionais, sob a forma de ...I... que, uma vez carregadas, ficam na memória do servidor e funcionam como se fossem uma parte do software servidor WEB. A criação destes módulos é feita por meio da implementação de uma interface padrão de comunicação com o servidor, conhecido como ...II... , cujos módulos podem funcionar como scripts CGI, recebendo dados do cliente, processando-os e retornando novas paginas ...III... (ou outros tipos de documentos).
Completa correta e respectivamente as lacunas I, II e III

                                LACUNAS_________________________


 

Alternativas
Comentários
  • Bibliotecas de ligação dinâmica (DLL): programas "acionados" por outros programas (i.e. ASP.dll, "roda" no IIS);
    ISAPI: Internet Server Application Programming Interface (pt.wikipedia.org/wiki/ISAPI);
    Data manipulation language (DML): classe de comandos SQL (banco de dados: select, insert, update, delete).
    Data definition language (DDL): outra classe de comandos SQL, para criar objetos;
    HTML/XML: formato de página web retornado pelo ASP.DLL executado no IIS. A extensão pode até ser outra, mas seu conteudo será HTML (ou XML).
    Interface gráfica de usuario (GUI): próprio para uso no browser para fazer a interface do homem com a máquina;
    Enterprise Java Beans (EJB): não se aplica quando se trata de tecnologia Microsoft.
    HTTP: é um protocolo e não tem a ver com o contexto de algo que o ASP retorna. Retorna-se o HTML/XML pelo HTTP.

    Como cita a questão, o cenário está focado no servidor Web da Micrsoft (IIS), assim, a resposta deve apresentar os elementos relacionados ao servidor citado. Com as definições dadas acima, a opção A apresenta a sequência desejada.

    Os itens DDL, DML, EJB, GUI invalidam as opções onde aparecem.

ID
43621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A interoperabilidade entre aplicações nos dias atuais é fortemente baseada no uso de web services. Duas abordagens arquiteturais distintas para o projeto e implementação de web services têm-se firmado no cenário de tecnologia. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Web service é tecnologia que possibilita aplicações interagirem umas com as outras de forma independente de plataforma operacional e linguagem de programação utilizadas.Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviarem e receberemmensagens formatadas em XML. Apesar de não ser obrigatório, geralmente o HTTP éescolhido como mecanismo de transporte dessas mensagens.(A) CORRETAO termo REST se refere a um conjunto de princípios de arquitetura para web services. Um conceito importante em REST é a existência de recursos (elementos de informação), que são individualmente identicados por URIs (Identicadores Uniforme de Recurso). De acordo com essa arquitetura, diferentes componentes da rede (clientes e servidores) devem utilizar os métodos do HTTP (por exemplo, POST, GET, PUT e DELETE) para trocarem representações dos recursos existentes (os arquivos ou cheiros são recebidos e enviados).
  • Questão com um detalhe bem sutil, quando olhamos alguma questão que fala de web services vamos logo nas alternativas procurando as siglas comuns(UDDI, SOAP, WSDL, RPC, HTTP, XML) e não atentamos para detalhes da questão. Nessa questão o foco está direcionado para: (...) Duas abordagens arquiteturais distintas para o projeto e implementação (...). E em se tratando de arquitetura não seria a alternativa, provavelmente marcada pela grande maioria b) SOAP e WSDL.

    Não tirando os créditos de onde achei uma boa explicação para essa questão, temos o artigo escrito pelo Jaime Correia, no site do Walter Cunha.

    Referências:

    [1] http://waltercunha.com/blog/index.php/2008/06/19/web-services-pretrobras-processos-de-negocio-junho2008/

  • Excelente questão ! Colocaria XML-RPC como outra solução arquitetural para WS.
  • a-

    Representational State Transfer (REST) consiste em restrições aplicadas a componentes, conectores e elementos de dados dentro de um sistema distribuído, ignorando os detalhes da implementação e a sintaxe de protocolo para focar nas funcoes dos componentes, nas restrições sobre sua interação com outros componentes e na sua interpretação de elementos de dados relevantes.

     

    RPC assim como RMI sao exemplos de middleware, o qual simplifica a comunicacao das aplicacoes por inovocacao a metodos remnotos, comunicacao entre grupo de processos, notificacao de eventos, particionamento, posicionamento e recuperacao de objetos de dados compartilhados e sua replicacao e sua transmissao em tempo real. Outros middleware:

     

    CORBA - common object request broker architecture

     

    JAVA RMI - remote method invocation

     

    Web services

     

    Microsoft DCOM (distributed component object model)

     

    ISO/ITU-T RM-ODP (reference model for open distributed processing)

  • WS- * é uma abreviação para a miríade de especificações usadas para mensagens de serviço da web.

    Alguns dos serviços são:

    • WS-Security
    • WS-SecureConversation
    • WS-Federation
    • Autorização WS
    • WS-Policy
    • WS-Trust
    • WS-Privacy
    • WS-Test


ID
101383
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Web Service representa um termo utilizado na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes e que possui entre suas características as possibilidades de:

I. interação de novas aplicações com as já existentes.

II. compatibilizar sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes.

III. serem codificadas em um determinado protocolo, incluindo os parâmetros de entrada/saída.

IV. aplicações enviarem e receberem dados por meio de uma linguagem em formato padronizado.

Para a construção das bases de um Web Service, por padrão a linguagem é conhecida como XML e o protocolo pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • Letra A
    O protocolo para construção das bases de um Web Services é o SOAP.
  •   SOAP (Simple Object Access Protocol)
  • SOAP: Simple Object Access Protocol é um protocolo baseado em XML para troca de informação em um ambiente distribuído e descentralizado. Produz um envelope que define um framework para descrever qual é a mensagem e como processá-la, regras de decodificação para mostrar tipos de dados definidos pela aplicação, e uma convenção para representar RPC (Remote Procedure Call) e as respostas.
    UDDI: Universal Description, Discovery, and Integration é uma especificação baseada em XML para registrar os negócios e os Serviços Web oferecidos. Produzindo as transações necessárias, isto é habilitar softwares para automaticamente descobrir os Serviços Web para integrá-los.

    WSDL: Web Services Description Language permite aos desenvolvedores expor a sintaxe de um serviço Web. Usando um formato XML, descreve serviços em rede assim como um conjunto de "endpoints" produzidos em mensagens contendo documentos ou informação orientada em procedimentos. As operações e mensagens são descritas abstratamente e então destinadas para um protocolo de rede que formata a mensagem para os "endpoints" definidos.

    XML: Extensible Markup Language tem-se tornado o padrão para definir o formato de troca de dados na Internet. É similar ao HyperText Markup Language (HTML) o qual tem usado "tags" para decodificar a informação. HTML informa ao browser como mostrar a informação e XML define valores para a informação. XML também permite que o usuário crie seus próprios "tags".


ID
105580
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação à arquitetura de aplicações para o ambiente Internet, considere:

I. Na UDDI a estrutura de dados é composta por businessEntity, contendo informação sobre a organização; businessService, com a descrição do serviço; bindingTemplate, contendo a informação de como invocar o serviço; e tModel, que contem informação sobre especificações técnicas do serviço.

II. Na UDDI a informação de categoria Green Pages contém informação técnica sobre um Web service, geralmente incluindo um ponteiro para uma especificação externa e um endereço para invocar o serviço, que pode ser baseado em SOAP e outros.

III. WSDL define o endereço para invocar determinado Web service, por meio da identificação, da URL de acesso e da ligação com o binding já definido.

IV. O SOAP pode ser facilmente implementado em virtualmente qualquer ambiente de programação. É simples de implementar, testar e usar; é independente do sistema operacional e CPU; tanto os dados como as funções são descritas em XML, o que torna o protocolo não apenas fácil de usar como também muito robusto; atravessa firewall e roteadores, que "pensam" que é uma comunicação HTTP.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • • The UDDI Data Model. The UDDI specification defines core data types that include a description of the service's business function, information about the service's publisher, the service's technical details and API, and other metadata. These data types are defined in several XML schemas, which together form a base information model and interaction framework of UDDI registries. They include:

    •A description of a service’s business function (called the businessService)
    •Information about the organization that published the service (businessEntity)
    •The service’s technical details (bindingTemplate), including a reference to the service’s programmatic interface or API, and
    •Various other attributes or metadata such as taxonomy, transports, digital signatures, etc. (tModels)
    •Relationships among entities in the registry (publisherAssertion)
    •Standing requests to track changes to a list of entities (subscription)

    fonte: http://uddi.xml.org/uddi-101

  • Green Pages are one of the three main components of UDDI - the protocol used to discover Web Services (the other two components being White Pages and Yellow pages).

    Green pages are used to describe how to access a Web Service, with information on the service bindings. Some of the information is related to the Web Service - such as the address of the service and the parameters, and references to specifications of interfaces[1]. Other information is not related directly to the Web Service - this includes e-mail, FTP, CORBA and telephone details for the service. Because a Web Service may have multiple bindings (as defined in its WSDL description), a service may have multiple Green Pages, as each binding will need to be accessed differently.
     

    fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Green_Pages_(UDDI)

  • O Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.

    Objetos de WSDL 1.1
    Serviço - Pode ser visto como um container para conjunto de funções de sistema que foram expostos a protocolo baseado em web;
    Porta - Não é nada além da definição do endereço ou ponto de conexão para o Web Service. É representado tipicamente por uma URL simples com http;
    Binding - Especifica o tipo de porta, define o estilo de SOAP binding (RPC ou Document) e transporte (protocolo SOAP). Seções de binding também definem as operações;
    Tipo de porta - O elemento define um web service, as operações que podem ser executadas, e as mensagens trocadas para executar a operação;
    Operação - Cada operação pode ser comparada à um método ou chamada de função em uma linguagem de programação tradicional. Aqui as ações soap são definidas e o tipo de mensagem é codificado;
    Mensagem - Tipicamente, uma mensagem corresponde a uma operação. A mensagem contém as informações necessárias para executar a operação;
    Elemento - Definidos com a tag , consistem em um nome único e tipo de dado. Seu propósito é descrever um dado e definir uma tag que delimite os dados enviados;
    Arquivos XSD - Elementos podem ser definidos em um esquema XML - XSD (XML Schema Definition). Pode estar no mesmo arquivo WSDL ou em arquivo separado.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/WSDL

  • a. I, II, III e IV.

  • GABARITO : A

    Parece que a afirmativa IV foi retirada deste link : http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/38/soap-e-webservices.aspx

    ___

    O protocolo SOAP tem diversas vantagens sobre outras maneiras de chamar funções remotamente como DCOM, CORBA ou diretamente no TCP/IP:

    É simples de implementar, testar e usar.

    É um padrão da indústria, criado por um consórcio da qual a Microsoft é parte, adotado pela W3C (http://www.w3.org/TR/SOAP/) e por várias outras empresas.

    Usa os mesmos padrões da Web para quase tudo: a comunicação é feita via HTTP com pacotes virtualmente idênticos; os protocolos de autenticação e encriptação são os mesmos; a manutenção de estado é feita da mesma forma; é normalmente implementado pelo próprio servidor Web.

    Atravessa “firewalls” e roteadores, que “pensam” que é uma comunicação HTTP.

    Tanto os dados como as funções são descritas em XML, o que torna o protocolo não apenas fácil de usar como também muito robusto.

    É independente do sistema operacional e CPU.

    Pode ser usado tanto de forma anônima como com autenticação (nome/senha).


ID
114205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a web services, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) As arquiteturas de aplicação de web services são arquiteturas firmemente fracamente acopladas, nas quais as ligações entre serviços não podem mudar durante a execução.

     b) SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo com base em HTML XML, que permite troca de informações entre aplicações em um ambiente distribuído.
     c) UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é um diretório para armazenamento de informações a respeito de web sevices. Essas informações são descritas em SOAP XML.
     d) A linguagem WSDL (Web Services Description Language) é utilizada para descrever web services.(Conceito correto)
     e) Segundo o W3C (World Wide Web Consortium), web services são apropriados somente para aplicações em que componentes de um sistema distribuído são podendo até ser executados em plataformas semelhantes diferentes de um mesmo fornecedor.
  • Qual o erro da letra C? De acordo com a Wikipedia não vejo erro algum.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/UDDI
    •  a) As arquiteturas de aplicação de web services são arquiteturas firmemente acopladas, nas quais as ligações entre serviços não podem mudar durante a execução.
    • Sao fracamente acopladas.
    •  b) SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo com base em HTML que permite troca de informações entre aplicações em um ambiente distribuído.
    • Baseados em XML
    •  c) UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é um diretório para armazenamento de informações a respeito de web sevices. Essas informações são descritas em SOAP.
    • As informações de serviços que ele guarda são descritas em WSDL e nao SOAP
    •  d) A linguagem WSDL (Web Services Description Language) é utilizada para descrever web services.
    • CORRETA
    •  e) Segundo o W3C (World Wide Web Consortium), web services são apropriados somente para aplicações em que componentes de um sistema distribuído são executados em plataformas semelhantes de um mesmo fornecedor.
    • A ideia toda do SOA é ser interoperável, independente de plataforma.

     

  • Comentários:

    A) As arquiteturas de aplicação de web services são arquiteturas firmemente acopladas (Fracamente acopladas)
    B) SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo com base em HTML ( XML )
    C) Essas informações são descritas em SOAP. ( XML )
    E) Os web services não são executados somente em plataformas semelhantes ( Plataformas diferentes )

     

     

    "Aqui Jaz Pion"

    Pion erá um jovem que sonhava em ser do poder judiciário....


ID
120727
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É uma especificação de mecanismo neutro de transporte que é composto essencialmente por duas partes: uma estrutura para comunicar uma referência para um Web service endpoint e um conjunto Message Addressing Properties que associa informações de endereçamento a uma mensagem particular. Trata-se de

Alternativas
Comentários

ID
128794
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

I. WSDL é a linguagem XML utilizada pelas interfaces de serviços e pelos acordos de protocolos, entre outros, para descrever o acesso a Web Services.
II. Utilizando o método XSL, os utilizadores de Web Services podem enviar perguntas sob a forma de mensagens DOM ao ponto de registro central a fim de conhecer e se comunicar com os fornecedores de um determinado serviço.
III. SOA é uma linguagem para a conversão e representação de documentos XML que também transforma o código XML em código UDDI.

No âmbito dos Web Services, está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista que as opções b) e c) são meio absurdas a questão sai fácil por eliminação, porém, existem algumas coisas que não concordo tanto nesta primeira opção.

    a) Na minha opinião o correto seria: "WSDL ,linguagem baseada no XML, é utilizada pelas interfaces...", e se tivesse uma opção ali todas estão erradas muita gente iria marcá-la pois é um tanto estranho falar que o WSDL é uma linguagem XML.

    b) Os web services utilizam o SOAP para encapsular as requisições sob HTTP

    c) O SOA é um estilo de arquitetura de software

  • b. I, apenas.


ID
134035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a SOA e Web services, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) conceito correto para interface de web services

    b) desconheço o conceito de script de serviço relacionado a SOA e web services

    c) essa afirmação está um pouco confusa, além de falar que os serviços são oferecidos por clientes de serviços, que no caso, o normal seria os clientes consumirem os serviços

    d) esses protocolos são baseados em XML

  • Manoel, eu interpretei da mesma forma que você.  Só não entendi o motivo de relacionar Web-services com SOA no texto introdutório da questão.
  • Web services pode ser considerado como uma implementação do SOA..
  • Manoel. Concordo plenamente com vc. Acho que a Cespe equivocou ao confundir Cliente com Fornecedor. Penso se no lugar de Cliente fosse Fornecedor, a questão estaria correta.

    Abraços e bons estudos.
  • Só achei estranho ter que ler "dados" disponíveis ao invés de "serviços".

  • O que não entendi no item A foi como a interface do WebService já define os dados disponíveis. O que ele quis dizer com isso?

  • sobre a letra E, cespe adora cobrar isso

    2017

    Tanto REST quanto SOAP foram concebidos para utilizar diferentes protocolos de comunicação, além do HTTP.

    errada

     

    2013

    Uma limitação do SOAP é a exigência do uso do HTTP como transporte.

    Errada

     


ID
140944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a arquiteturas e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens de 110 a 120.

Web service é um conjunto de tecnologias utilizadas na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Para a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas, é utilizado o XML (eXtensible markup language). As chamadas às operações, incluindo-se os parâmetros de entrada e saída, são codificadas no protocolo UDDI (universal description, discovery and integration). Os serviços (operações, mensagens, parâmetros etc.) são descritos usando-se a linguagem WSDL (web services description language). O processo de publicação, pesquisa e descoberta de web services utiliza o protocolo SOAP (simple object access protocol).

Alternativas
Comentários
  • O processo de publicação, pesquisa e descoberta de web services utiliza o protocolo UDDI (universal description, discovery and integration).
  • Web Services é a tecnologia ideal para comunicação entresistemas, sendo muito usado em aplicações B2B. A comunicação entre os serviços é padronizadapossibilitando a independencia de plataforma e de linguagem de programação. Porexemplo, um sistema de reserva de passagens aéreas feito em Java e rodando emum servidor Linux pode acessar, com transparência, um serviço de reserva dehotel feito em. Net rodando em um servidor Microsoft.

  • as mensagens trocadas entre cliente e servidorem uma comunicação SOAP.
    Um Web Service será publicado, e para que outras pessoas possam utilizá-lo é necessário definir como ele é, como deve ser acessado, e que valores ele retornará. Estas definições são descritas em um arquivo XML de acordo com a padronização Web Service Description Language (WSDL). Este arquivo deve ser construído para que os usuários do serviço possam entender o funcionamento do Web Service e, logicamente, será de acesso público.
    Os Web Services também podem ser utilizados para implementar arquiteturas orientadas a serviços, as Service-Oriented Architectures (SOA).

  •  CORRIGINDO: 

    Web service é um conjunto de tecnologias utilizadas na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Para a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas, é utilizado o XML (eXtensible markup language). As chamadas às operações, incluindo-se os parâmetros de entrada e saída, são codificadas no protocolo UDDI (universal description, discovery and integration) SOAP (simple object access protocol) . Os serviços (operações, mensagens, parâmetros etc.) são descritos usando-se a linguagem WSDL (web services description language). O processo de publicação, pesquisa e descoberta de web services utiliza o protocolo SOAP (simple object access protocol)  UDDI (universal description, discovery and integration).

  • Web service é um conjunto de tecnologias utilizadas na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes.

    Para a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas, é utilizado o XML (eXtensible markup language).

    As chamadas às operações, incluindo-se os parâmetros de entrada e saída, são codificadas no protocolo UDDI (universal description, discovery and integration).  (SOAP)

    Os serviços (operações, mensagens, parâmetros etc.) são descritos usando-se a linguagem WSDL (web services description language).

    O processo de publicação, pesquisa e descoberta de web services utiliza o protocolo SOAP (simple object access protocol).
    (UDDI)

    XML     ->  DADOS
    SOAP  -> OPERAÇÕES
    WSDL -> DESCRIÇÃO
    UDDI   -> DESCOBERTA
  • Web service é um conjunto de tecnologias utilizadas na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes.

     

    Para a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas, é utilizado o XML (eXtensible markup language).

     

    As chamadas às operações, incluindo-se os parâmetros de entrada e saída, são codificadas no protocolo 

    UDDI (universal description, discovery and integration) 

    SOAP (simple object access protocol) .

     

    Os serviços (operações, mensagens, parâmetros etc.) são descritos usando-se a linguagem

    WSDL (web services description language).

     

    O processo de publicação, pesquisa e descoberta de web services utiliza o protocolo 

    SOAP (simple object access protocol)  

    UDDI (universal description, discovery and integration).


ID
141211
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura de Web Services, o componente que compreende um serviço de diretórios para armazenamento de descrições de serviços é

Alternativas
Comentários
  •  Eu interpreto questões de web services que tratam de um serviço de diretórios para armazenamento de descrições como um serviço de "amostra". Analogamente a isso temos: quando abrimos um diretório em nosso computador podemos observar os arquivos e outros diretórios que estão dentro desse diretório aberto, é como se fosse uma exposição do conteúdo desse diretório e o protocolo responsável por expor o conteúdo de um web service é o UDDI(publica, descobre e efetua ligações entre web services)

    Outras opções que trariam confusão ao responder a questão:

    a) SOAP é responsável pelo encapsulamento das requisições HTTP descritas em XML

    c) o WSDL é responsável pela escrita do web service em termos de linguagem de escrita

  • UDDI: Descoberta

    WSDL: Descrição

    XML: Dados

    SOAP: Mensagens

    HTTP: Transporte

  • Gabarito: B.

     

    Termo chave para identificação da UDDI: serviço de diretórios.


ID
147442
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma vantagem que o Web Service oferece

I. em relação à empresa que desenvolve uma DLL é que não precisa distribuí-lo para todos os clientes, pois estará armazenado em um único lugar de onde será acessado.
II. é o acesso a ele sempre por meio de http, mas internamente existe uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).
III. é ser transparente para o Firewall de uma empresa, pois, como é uma string XML, é interpretado como um arquivo "texto", não precisando pedir autorização do Firewall para entrar.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  I - a dll é de uso esclusívo de uma máquina/host, para utilizá-la é preciso ter o arquivo localmente, enquanto um web service você só precisa do endereço de sua localização e pode acessá-lo remotamente

    II - mesmo o acesso sendo feito via http é preciso obedecer o encapsulamento do protocolo SOAP, que por sua vez é descrito em XML

    III - existem formas de bloquear uma mensagem SOAP de um web service, por exemplo: A presença do campo SOAPAction(usado pare definir o objetivo da requisição) definido pode ser utilizado por firewalls, para filtrar as requisições SOAP feitas usando HTTP. Por exemplo, um pacote poderia ser filtrado (bloqueado) caso a mensagem não possuísse este campo definido.

  • Discordo da questão. SEMPRE por meio de HTTP está errado. Poderá ser feito também por HTTPS.

  • A camada "Rede de Transporte" da pilha Web Service é responsável pela disponibilização dos serviços por intermédio de algum dos protocolos de transporte disponíveis na rede, como HTTP, SMTP, FTP e outros. Hoje, o HTTP é o protocolo de comunicação mais amplamente utilizado, por isso ele é recomendado como principal protocolo de rede para os Web Services na Internet. Entretanto, para os Web Services que podem ser acessados dentro de uma Intranet, pode-se utilizar tecnologias de rede alternativas, escolhidas com base em outros requisitos, incluindo a segurança, a disponibilidade, o desempenho e a confiabilidade.

    Definitivamente, não é SEMPRE que será utilizado o HTTP. Também discordo do gabarito.

  • Essa questão cabe recurso. O protocolo SOAP não é usado sempre sobre o protocolo HTTP. Uma pesquisa rápida na internet mostra que o SOAP pode tráfegar sobre outros protocolos(SMTP, FTP).
  • Tenho percebido sempre erros básicos nas questões de webservices da FCC.
    O correto seria letra C.
  • A questão foi retirada do site da microsoft

    "O acesso sempre será via http, mas internamente existe uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol). O SOAP é um padrão aberto criado pela Microsoft, Ariba e IBM para padronizar a transferência de dados em diversas aplicações, por isso, se dá em XML."

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc564893.aspx
  • Além disso, o Item II ainda diz que XML está empacotado em um protocolo SOAP. O que é falso.

    O SOAP está empacotando informações, string. Mas não o String XML..

    O SOAP é escrito utilizando o XML, dessa forma se alguém está empacotado é o SOAP pelo XML.
  • "é o acesso a ele sempre por meio de http.." 

    Isso não é verdade! sempre é uma palavra muito forte! kkk

  • Questão muito mal-elaborada.

  • Claramente temos um examinador que não entende nada de TI, mesmo para 2009 a questão e bem ruim...

  • A

    I, II e III.


ID
147445
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para uma Web Service síncrona, quem chamou a função

Alternativas
Comentários
  •  Nesta questão é necessário apenas saber o que é uma mensagem síncrona e outra assíncrona. Uma mensagem síncrona requer que as duas partes pertencentes a comunicação permaneçam ligados até o fim da comunicação, por exemplo: A envia uma mensagem síncrona para B, então A irá permanecer com o canal de comunicação aberto até B confirmar que recebeu a mensagem. Por outro lado, a mensagem assíncrona não necessita manter o canal aberto, ou seja, A enviaria a mensagem para B, fecharia o canal e continuaria suas operações, quando B recebesse a mensagem iría enviar a confirmação para A. Neste segundo cenário é preciso que o meio de comunicação estabeleça uma forma de manter as informações trocadas mesmo que os nós interessados não estejam conectados.


ID
148354
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma solução utilizada na integração de aplicações Web e que compatibiliza a comunicação entre plataformas diferentes por meio de uma linguagem de marcação estendida, padrão universal, é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • A definição de web services já responde esta questão. o Web Service é uma aplicação utilizada para o estabelecimento de comunicação entre aplicações independente de plataforma fazendo uso de xml. A resposta está na pergunta!

    LETRA A

  • Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes.

    Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.

    Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML.


ID
148837
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere dois dos fundamentos que possibilitam a comunicação entre Web services:

Protocolo que define

I. uma organização para a troca estruturada de dados entre Web services;
II. como as interfaces dos Web services podem ser representadas.

São, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.

     

    O protocolo UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é responsável pela publicação, descoberta e ligação de web services.

  • b. SOAP e WSDL.


ID
148840
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No âmbito dos Web services, é um padrão que define como as informações de descrição de serviços usadas para descobrí-los podem ser organizadas. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • O protocolo UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é responsável pela publicação, descoberta e ligação de web services.
  • UDDI (originado do acrônimo inglês Universal Description, Discovery and Integration) é um serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por serviços Web (Web Services). UDDI é ainda um framework de plataforma independente (desenvolvido na plataforma .NET) para descrever e integrar os serviços de negócios usando a internet, possibilitando assim uma exposição controlada dos serviços da empresa. A comunicação é realizada através do SOAP e as interfaces web service são descritas por WSDL

  • UDDI:

    É um serviço de diretório que permite registrar e buscar Web Services. É um padrão que define como as informações de descrição de serviços usadas para descobrí-los podem ser organizadas.

    Funciona como um registro centralizado da web services, similar a um catálogo de telefones. As interfaces da web services apresentados no diretório são descritas pela WSDL e a comunicação do serviço UDDI é feita por meio do protocolo SOAP. Existem três tipos de registros definidos na especificação UDDI, que são componentes centrais chamado UDDI Project, que manipula um registro global e público chamado de business registry:



ID
150406
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No âmbito dos Web Services, o protocolo padrão OASIS que especifica um método para descoberta de diretórios de serviços é o

Alternativas
Comentários
  • Registro dos serviços: mantém um diretório com informações sobre serviços, armazenados no padrão UDDI (Universal Description, Discovery and Integration).

     
  • O protocolo UDDI(Universal Description, Discovery and Integration) é responsável pela publicação, descoberta e ligação de web services.

  • Só achei chamar de protocolo uma forçada básica, UDDI é um método, uma especificação.

ID
155509
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para enviar uma mensagem a um determinado Web Service, o cliente acessa o documento que contém a descrição do serviço e, em seguida, constrói a mensagem, passando os tipos de dados corretos, de acordo com a definição encontrada no documento; Web Service valida a mensagem conforme as informações contidas no documento. Esse documento é o

Alternativas
Comentários
  • Correta "E"Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.
  • Quem marcou a letra (B), como eu, que se confundiu, deve ler a definição de UDDI na wikipedia em inglês, pois se tu fores ler o artigo na wiki portuguesa, vai te confudir! Parece que B e E são parecidas devido à definição, então dê uma lida em  en.wikipedia.org/wiki/Universal_Description_Discovery_and_Integration para fixar.

  • a) um framework padrão, baseado em XML, para a troca segura de informações de autenticação e autorização

    b) protocolo desenvolvido para publicação, descoberta e ligação de web services

    c) reformulação da linguagem HTML baseada em XML

    d) linguagem de marcação utilizada para descrever diversos tipos de dados

    e) linguagem de descrição dos web services

  • bastava atentar-se para o seguinte trecho: (...)o cliente acessa o documento que contém a descrição do serviço(...)

    o WSDL, como o próprio nome diz , é a "linguagem que descreve o serviço Web" ou
    WSDL (Web Service Description Language).

    simples assim!
  • A questão fala que o "cliente acessa este documento que contém a descrição do serviço e, em seguida, constrói a mensagem".

    Quem contém a descrição do serviço?
    R: WSDL

    WSDL: responsável por descrever e publicar os serviços nos registros de serviços.

    Aquele velho lembrete 
    a) Publica: WSDL
    b) Localiza: UDDI
    c) Utiliza: SOAP
    d) Transporta: HTTP
  • WSDL é um documento ou uma linguagem?

  • WSDL não é um documento. É uma linguagem utilizada para descrever serviços em formato XML. Documento foi um erro, mas a menos errada seria a E) WSDL


ID
156970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a SOA, web services, UDDI, WSDL, SOAP, XML, XSLT, e-ping, SGC, W3C e e-MAG, julgue os próximos itens.

No SOA, os web services permitem que os aplicativos se comuniquem entre si de modo independente da plataforma e da linguagem de programação. Os web services utilizam WSDL para descrever interfaces de aplicativos na linguagem XML.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. WSDL não tem nada a ver com interfaces de aplicativos.

    WSDL-Web Services Description Language — O documento que descreve exatamente o quê o web service faz e como invocá-lo

  •  Analisando a questão: 

    No SOA, os web services permitem que os aplicativos se comuniquem entre si de modo independente da plataforma e da linguagem de programação. (está correto até aqui). 

     

    Os web services utilizam WSDL para descrever interfaces de aplicativos na linguagem XML (o erro está nessa afirmativa).  

    O erro está em dizer que "utilizam WSDL" na verdade é utilizam XML e quando diz "linguaem XML" deveria ser linguagem WSDL.

    Então ficaria assim : Os web services utilizam XML para descrever interfaces de aplicativos na linguagem WSLD. =)

     

    Essas afirmativas podem ser encontradas no site e outras coisas sobre SOA pode ser encontradas no site:

    http://www-01.ibm.com/software/br/info/features/futureenterprise/

  •  Como o CESPE é criativo e genial ao elaborar suas questões.

    Troca duas palavrinhas pra deixar a assertiva incorreta.

  • Corrigindo o segundo período "Os web services utilizam WSDL para descrever interfaces de serviços web na linguagem XML." Acredito que somente trocando XML com WSDL não mudaria o sentido da afirmativa.

  • Procurando na net, achei no site da IBM um texto falando sobre SOA do mesmo jeito que foi descrito no item, somente com a alteração das palavras XML e WSDL, conforme já foi dito nos comentários.

    Segue o trecho:

    "Mantenha-o independente.
    Os Web Services permitem que os aplicativos se comuniquem entre si de modo independente da plataforma e linguagem de programação. Os Web Services utilizam XML (linguagem de marcações extensíveis) para descrever as interfaces de aplicativos em uma linguagem chamada WSDL (linguagem de definição de Web Services)
    ."

    Fonte: IBM
  • O Cespe só pode estar de brincadeira.. Questão ctrl-c, ctrl v ridícula... Eles alteram a ordem dos termos XML e WSDL tentando alterar o sentido, ou tentando deixar a afirmação errada, de modo errado. A grande maioria dos poucos que acertam uma questão desta na prova, acertam por pura sorte...
    Nem o pessoal da W3C que participou da especificação da tecnologia acerta uma questão desta...
  • Essa é o tipo da questão que só acerta quem não estudou e não sabe a matéria...
  • O Quadrupede da CESPE altera as palavras e não lê para verificar se mudou o sentido. Alterando as palavras WSDL e XML o texto continua correto.

    o Gabarito deveria ser CORRETO.
  • Ja perceberam como as questões de SOA são mal elaboradas!
    Os elaboradores nem se preocupam em adquirir um conhecimento profundo do assunto e formular uma questão inteligente!
  • O erro é tão superficial que, por estudarmos muito, achamos que a questão foi mal elaborada ou que há alguma pegadinha. 

    Na verdade houve apenas uma troca de termos na segunda parte da assertiva. O correto seria: "Os web services utilizam XML para descrever interfaces de aplicativos na linguagem WSDL."

    O WSDL é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um "contrato do serviço" (definição de interfaces).

  • Ambos, XML E WSDL sao linguagens. O sentido nao se altera invertendo essa ordem. Para mim gabarito errado.

  • Isso significa que ninguém cobrou deles para que esta questão fosse anulada, questão anulada sem conhecimento técnico, fácil de anular.

  • Perfeito Raphael Gomes, esse é o pulo do gato! Somente trocando de lugar WSDL e XML não mudaria o sentido da afirmativa. O erro está em dizer que o WSDL descreve interfaces de aplicativos. O correto seria dizer que o WSDL descreve interfaces de SERVIÇOS, como você bem informou.

  • ridícula essa questão

  • Questão extremamente subjetiva. Gostei dos comentários.

    Acho que dizer que WSDL especifica serviço, e não aplicativo, tem uma certa lógica, mas um serviço, a grosso modo, não é um aplicativo ?!

    Ou ainda, ao inverter os termos XML e WSDL, como já observado pelos colegas, a banca tentou de provocar um erro,  que acabou não ocorrendo, neste caso em particular.

    A dificuldade é saber se a questão está medindo "preciosismos" ou se está "ligeiramente imprecisa", como ocorre em boa parte das questões consideradas corretas, na área de tecnologia da informação.

    Como o Diego já disse, é o tipo de questão que só acerta quem não estudou ou não conhece o assunto. (Gabarito: Errado)

  • questão muito ridícula!


ID
156973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a SOA, web services, UDDI, WSDL, SOAP, XML, XSLT, e-ping, SGC, W3C e e-MAG, julgue os próximos itens.

Na visão do SOA, XML e WSDL são padrões abertos que permitem que os serviços se comuniquem de maneira homogênea, independentemente da plataforma de hardware, do sistema operacional e da linguagem de programação nos quais o serviço está implementado.

Alternativas
Comentários
  • Principais tecnologias para construção de Web Services: XML, SOAP, WSDL, UDDI

    Com base na descrição das principais tecnologias envolvidas no desenvolvimento de Web Services, podemos defini-lo como:

    “Web Service é um serviço de software disponibilizado na rede, descrito via WSDL, registrado via UDDI e acessado via SOAP”.

    Existem diversas razões que servem de facilitadores para a adoção de Web Services pelas empresas. Algumas delas:

    . É uma tecnologia baseada em padrões abertos;
    . A infra-estrutura para adoção está pronta (HTTP, TCP/IP);
    . Não requer grandes investimentos iniciais;
    . Oportunidade de criação de novos ativos digitais;
    . Trata-se de uma tecnologia mais adequada para projetos de EAI quando comparada as abordagens anteriores;
    . Necessidade de um ambiente homogêneo unindo as funcionalidades de aplicações já existentes.
  • Pra mim deveria ser a visão do Web Service. SOA é mais conceitual, não fala em linguagens concretas como XML ou WSDL.
    SOA pode ser implementado em Web Services, que utilizam XML e HTTP, ou por REST, que utiliza o HTTP.

ID
156976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a SOA, web services, UDDI, WSDL, SOAP, XML, XSLT, e-ping, SGC, W3C e e-MAG, julgue os próximos itens.

O UDDI é uma especificação técnica que tem como objetivo descrever, descobrir e integrar web services; é embasado na tecnologia XML, que fornece uma plataforma neutra de dados e permite descrever relações hierárquicas de modo natural.

Alternativas
Comentários
  • Quando se constrói serviços na Web, esses serviçosnecessitam serem acessados, em algum lugar na Web, por uma aplicação-cliente.Uma forma de se acessar um serviço é fazer com que a aplicação-cliente conheçaa URI do serviço, desta maneira caracterizando o modo estático de se localizare acessar um serviço. Entretanto, quando a aplicação-cliente não detém, apriori, a localização de um serviço na Web, esse, pode ser descoberto, antes deser acessado, caracterizando o modo dinâmico de se descobrir a localização deum serviço.

  • "UDDI (originado do acrônimo inglês Universal Description, Discovery and Integration) é um protocolo aprovado como padrão pela OASIS e especifica um método para publicar e descobrir diretórios de serviços em uma arquitetura orientada a serviços (SOA).

    Um serviço de registro UDDI é um Web Service que gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores de serviços podem utilizar UDDI para publicar os serviços que eles oferecem. Usuários de serviços podem usar UDDI para descobrir serviços que lhes interessem e obter os metadados necessários para utilizar esses serviços.

    A especificação UDDI define:
    * APIs SOAP utilizadas para publicar e obter informações de um registro UDDI
    * Esquemas XML do modelo de dados do registro e do formato das mensagens SOAP
    * Definições WSDL das APIs SOAP
    * Definições de registro UDDI (modelos técnicos - tModels) de diversos sistemas de identificação e categorização, que podem ser utilizados para identificar e categorizar registros UDDI"

    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/UDDI
  •  O UDDI é um arquivo XML que descreve o negócio e os serviços. O registro tem três partes: as "páginas brancas" descrevem a companhia: nome, endereço, contatos, etc. As "páginas amarelas" incluem as categorias, baseada em taxonomias padrões. As "páginas verdes" descrevem a interface para o serviço, em nível de detalhe suficiente para se escrever uma aplicação que use o Web Service.

  • Para mim essa questão está errada, não encontrei nenhuma fonte que diga que o UDDI tenha o objetivo de "descrever, descobrir e integrar". Para mim quem descreve é o WSDL através do uso de XML.

     

    Alguém pode dar uma luz para acabar com esse impasse?

  • Colega, a questão está correta.

    É Simples, UDDI = Universal Description, Discovery and Integration.

    Descrição, descoberta e integração.

    Você pensou que apenas a WSDL service para descrever serviços, mas como a UDDI faz pesquisas de nomes em WSDL, é lógico que descreve serviços.

    Abraço.

  • What is UDDI

    UDDI is a platform-independent framework for describing services, discovering businesses, and integrating business services by using the Internet.

    • UDDI stands for Universal Description, Discovery and Integration
    • UDDI is a directory for storing information about web services
    • UDDI is a directory of web service interfaces described by WSDL
    • UDDI communicates via SOAP
    • UDDI is built into the Microsoft .NET platform
    http://www.w3schools.com/wsdl/wsdl_uddi.asp
  • Joaquim, basta saber o significado do acronimo UDDI pra matar a questão.

    UDDI = Universal Description, Discovery and Integration, ou "Descrição, descoberta e integração."

    Vamos acordar, meu jovem???


ID
157951
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Diversos frameworks e APIs, incluindo a Java API for XML Web Services (JAX-WS), provêem suporte para uma abordagem arquitetural chamada REST (Representational State Transfer) para a criação de web services simples, que utilizam apenas o protocolo HTTP, dispensando uma camada de mensagens como o SOAP. Para tanto, cada serviço é disponibilizado na forma de um recurso associado a uma URL e os métodos do protocolo HTTP são utilizados para "comandar" ações de inclusão, atualização, exclusão e consulta de dados. Vista sob este prisma, a World Wide Web em si é um exemplo da abordagem arquitetural REST.
NÃO corresponde a um método previsto no protocolo HTTP/1.1:

Alternativas
Comentários
  • GET: O método GET significa recuperar qualquer informação (na forma de uma entidade) é identificado pelo Request-URI. Se o Request-URI se refere a um processo de produção de dados, é que os dados produzidos serão devolvidos como a entidade na resposta e não o texto fonte do processo, a menos que o texto passa a ser a saída do processo.

    POST: O método POST é usado para solicitar que o servidor de origem aceitar a entidade fechada no pedido como um novo subordinado do recurso identificado pelo Request-URI na Request-Line. (é o famoso "postar" na redes sociais hehehe)

    PUT: O PUT pedidos método que a entidade fechada ser armazenados sob fornecido Request-URI. Se o Request-URI se refere a um recurso já existente, a entidade fechada deve ser considerada como uma versão modificada do que residem em um servidor de origem. Se o Request-URI não aponta para um recurso existente, e que URI é capaz de ser definido como um novo recurso por parte do agente usuário solicitante, o servidor de origem pode criar o recurso com que a URI. Se um novo recurso é criado, o servidor de origem deve informar o agente do usuário através do 201 resposta (Criado). Se um recurso existente é modificado, ou os códigos de resposta 200 (OK) ou 204 (No Content) devem ser enviados para indicar a conclusão do pedido. Se o recurso não pôde ser criado ou modificado com o Request-URI, uma resposta de erro apropriada deve ser dada de que reflete a natureza do problema. O destinatário da entidade não deve ignorar qualquer Content-* (por exemplo, Content-Range) cabeçalhos que não entendem ou implementar e deve retornar um 501 resposta (não implementado), em tais casos.

    DELETE: DELETE pedidos método que o servidor de origem excluir o recurso identificado pelo Request-URI. Este método pode ser substituído por intervenção humana (ou outros meios) no servidor de origem. O cliente não pode ser garantido que a operação foi realizada, mesmo se o código de status retornado do servidor de origem indica que a ação foi concluída com êxito. No entanto, o servidor não deve indicar o sucesso a menos que, no momento em que a resposta é dada, que pretende excluir o recurso ou movê-lo para um local inacessível.

  • Wiki no google translator ... :)
  • Não deveria ser JAX-RS? 


ID
161596
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

NÃO é uma informação requerida para invocar um serviço de Web e encapsulada pelo WSDL na forma de um documento XML:

Alternativas
Comentários
  • Alguns detalhes interessantes disponiveis em: www.gsd.inesc-id.pt/~ler/docencia/tm0607/slides/WSDL-UDDI-PedroNunes.pdf

     

  • a) é uma das funções do WSDL
    ex: <wsdlsoap:address location="http://localhost:8080/axis/Servico.jws"/>

    b) também é uma das descrições feitas pelo WSDL
    ex: <wsdl:service name="ServicoService"> ... </wsdl:service>

    c) também é responsabilidade do wsdl definir os parâmetros para o serviço
    ex: <wsdl:operation name="soma" parameterOrder="valor1 valor2"> ... </wsdl:operation>

    d) outra função do wsdl é definir as mensagens
    ex: <wsdl:message name="somaRequest"> ... </wsdl:message>

    e) A publicação e localização do serviço é feita pelo UDDI

    Referências:
    [1] http://javafree.uol.com.br/artigo/871485/

  • Marquei D pelo "detalhes". 

     

    Pelas características de SOA, imaginei que isso não seria uma informação requerida. 


ID
161797
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um padrão especifica como os dados vindos do cliente WEB devem ser passados ao programa e como este programa deve retornar o resultado ao servidor WEB, para que este repasse as informações ao cliente. Tal padrão de comunicação entre o servidor WEB e os programas e scripts de back end é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente deves identificar as alternativas: Common Gateway Interface (CGI), Active Server Pages (ASP)....
    Common Gateway Interface é um padrão (RFC 3875) que define como o webserver pode gerar páginas web para uma aplicação baseado em texto.
  • O Common Gateway Interface especifica como os dados vindos do cliente WEB devem ser passados ao programa (script CGI) e como este programa deve retornar o resultado ao servidor WEB, para que este repasse as informações ao cliente. O script CGI pode ser escrito em qualquer linguagem de programação, desde que o código gerado possa ser executado na maquina do servidor.

    Fonte - http://www.rnp.br/newsgen/9710/n5-3.html#ng-common

ID
162892
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É uma característica inerente à tecnologia de serviços Web (Web services) o uso do

Alternativas
Comentários
  •  

    A) Não.  Demorei para encontrar na net a definição de sax, mas veja mais em: mindprod.com/project/sax.html ou www2.informatik.hu-berlin.de/~xing/Lib/Docs/jaxp/docs/tutorial/sax/index.html , www.saxproject.org/(Admito que são duas coisas diferentes, mas e daí? Quem sabe isso , de repente, caia numa prova..)

    B) Encontradors na intranet!?! Definição (..) Soa como UDDI.

    C) UDDI não serve para esse propósito, apesar de que se a palavra usuário fosse sustituida por provedores de serviço, poderia ser certa.. dependendo do ponto de vista e ambiguidade.

    D) OK!

    E) Não.

  • aqui vai um link bastante interessante sobre SAX para quem se interessar.


    http://www.loiane.com/2009/05/manipulando-arquivos-xml-em-java-com-a-api-sax-parte-i/
    • a) protocolo UDDI para permitir a localização de serviços Web disponíveis em uma rede.
    •  b) UDDI para a definição de diretórios de serviços Web, para que os mesmos sejam encontrados em uma intranet.
    •  
    •  d) XML para dar suporte à comunicação, independente de plataforma de hardware, entre aplicações. CERTA
    •  

ID
173824
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito das tecnologias relacionadas a Web Services, analise as afirmativas a seguir:
I. A UDDI é uma plataforma de arquitetura orientada a serviços assíncronos utilizada como base para suportar os Web Services.

II. A WSDL (Web Services Description Language) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC.

III. SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo, baseado em XML, para troca de informação estruturada com Web Services em redes de computadores.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo:

     I. A UDDI O SOAP é uma plataforma de arquitetura orientada a serviços assíncronos utilizada como base para suportar os Web Services. 

    II. A WSDL (Web Services Description Language)  O SOAP é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC. 

  • leiam a wiki em ingles para maiores detalhes pois a em portugues deixa dúvidas. en.wikipedia.org/wiki/SOAP

     

  • II. A WSDL (Web Services Description Language) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC.


    O WSDL, na minha opinião, serve como uma interface (ponto comum) entre as duas entidades envolvidas(cliente e servidor). É através do uso deste descritor que podemos usar o servico. Achei a questão mal elaborada e este item passivel de recurso.
  • SOAP: Simple Object Access Protocol é um protocolo baseado em XML para troca de informação em um ambiente distribuído e descentralizado. Produz um envelope que define um framework para descrever qual é a mensagem e como processá-la, regras de decodificação para mostrar tipos de dados definidos pela aplicação, e uma convenção para representar RPC (Remote Procedure Call) e as respostas.



    UDDI: Universal Description, Discovery, and Integration é uma especificação baseada em XML para registrar os negócios e os Serviços Web oferecidos. Produzindo as transações necessárias, isto é habilitar softwares para automaticamente descobrir os Serviços Web para integrá-los.



    WSDL: Web Services Description Language permite aos desenvolvedores expor a sintaxe de um serviço Web. Usando um formato XML, descreve serviços em rede assim como um conjunto de "endpoints" produzidos em mensagens contendo documentos ou informação orientada em procedimentos. As operações e mensagens são descritas abstratamente e então destinadas para um protocolo de rede que formata a mensagem para os "endpoints" definidos.



    XML: Extensible Markup Language tem-se tornado o padrão para definir o formato de troca de dados na Internet. É similar ao HyperText Markup Language (HTML) o qual tem usado "tags" para decodificar a informação. HTML informa ao browser como mostrar a informação e XML define valores para a informação. XML também permite que o usuário crie seus próprios "tags".


ID
183817
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Num documento WSDL, o elemento que define o conteúdo da mensagem, representando os parâmetros que são passados e a resposta que o serviço retorna é

Alternativas
Comentários
  • WSDL Ports

    The <portType> element is the most important WSDL element.

    It defines a web service, the operations that can be performed, and the messages that are involved.

    The port defines the connection point to a web service. It can be compared to a function library (or a module, or a class) in a traditional programming language. Each operation can be compared to a function in a traditional programming language.

  • Não concordo com a resposta dessa questão.
    Não é atoa que ta todo mundo errando ela.
    acho q essa tag nem existe no wsdl. E se existir, essa funcionalidade me parece a principal do WSDL e a única que é obrigatória, que é a tag "types".
    No ducomento da w3c "primer" de wsdl ta falando:

    The types element describes the kinds of messages that the service will send and receive.

    portanto questão no minimo "estranha".
  • NA PAGINA DO IMASTER ESTA ESTE CONCEITO




    Elemento <message>

    O elemento message define os dados a serem transmitidos. Cada elemento message recebe um ou mais elementos <part>, que formam as partes reais da mensagem. O elemento <part> define o conteúdo da mensagem representando os parâmetros que são passados e a resposta que o serviço retorna.

    <wsdl:message name=”getCidade”>
    <wsdl:part name=”cidade” type=”xsd:string” />
    </wsdl:message>
    <wsdl:message name=”getCidadeResponse”>
    <wsdl:part name=”getCidadeReturn” type=”xsd:string” />
    </wsdl:message>

  • Analisando a questão temos o seguinte:
    "elemento que define o conteúdo da mensagem"
    Isso leva a crer que é algum elemento hierarquicamente inferior a <message>
    <message name="getTermRequest">
      <part name="term" type="xs:string"/>
    </message>

    <message name="getTermResponse">
      <part name="value" type="xs:string"/>
    </message>

    <portType name="glossaryTerms">
      <operation name="getTerm">
        <input message="getTermRequest"/>
        <output message="getTermResponse"/>
      </operation>
    </portType>
     

    Comparado a programação tradicional "getTerm" seria uma função, "getTermRequest" e "getTermResponse" seriam parâmetros de entrada e saída respectivamente. E quem define é o elemento <part>

    Fonte: http://www.w3schools.com/wsdl/wsdl_documents.asp
  • Podem definir Part no lugar de Part Name?

  • Em vez de part deveria ser portTypes


ID
189250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ao estudar uma documentação sobre Web Services, um programador identifica que uma mensagem SOAP é composta basicamente dos elementos

Alternativas
Comentários
  • Estrutura do protocolo


    Envelope: Toda mensagem SOAP deve contê- lo. É o elemento raiz do documento XML. O Envelope pode conter declarações de namespaces e também atributos adicionais como o que define o estilo de codificação (encoding style).Um "encoding style" define como os dados são representados no documento XML.
     

    Header: É um cabeçalho opcional. Ele carrega informações adicionais, como por exemplo, se a mensagem deve ser processada por um determinado nó intermediário (É importante lembrar que, ao trafegar pela rede, a mensagem normalmente passa por diversos pontos intermediários, até alcançar o destino final). Quando utilizado, o Header deve ser o primeiro elemento do Envelope.
     

    Body: Este elemento é obrigatório e contém o payload, ou a informação a ser transportada para o seu destino final. O elemento Body pode conter um elemento opcional Fault, usado para carregar mensagens de status e erros retornadas pelos "nós" ao processarem a mensagem.

     

    Fonte: www.gta.ufrj.br/grad/07_2/daniel/index.html

  • Complementando o colega acima.

    Podendo ter opcionalmente o elemento Fault, que fica dentro do body, podendo aparecer uma única vez e serve para indicar mensagens de erro.
  • De acordo com o W3Schools, a estrutura da mensagem SOAP é definida em um documento XML que contém os seguintes elementos:

    <Envelope><!— Elemento raiz do SOAP e define que essa é uma mensagem SOAP-->

    <Header><!—Especifica informações especificas como autenticação (opcional)

    <Body><!—O elemento BODY contém o corpo da mensagem-->

    <Fault><!—O elemento FAULT contém os erros que podem ocorrer-->

ID
190669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Dois órgãos públicos federais trocam, na Internet, informações por meio de Web Services. Nesse contexto, que especificação foi criada para descrever, descobrir e integrar serviços?

Alternativas
Comentários
  • a) UDDI(Universal Description Discovery and Integration) - Responsável pela publicação, descoberta e ligação de serviços web

    b) WSDL(Web Services Description Language) - Linguagem utilizada para definição/excrita de um web service

    c) SMTP(Simple Mail Transfer Protocol) - Protocolo não relacionado a web services

    d) DNS(Domain Name Server) - Protocolo não relacionado a web services

    e) SOAP(Simple Object Access Protocol) - Responsável pela requisição(invocação remota) de web service

     

  • Entendo que tal questão deveria ser anulada em função de divergências conceituais do enunciado. A especificação UDDI está relacionada à publicação e descoberta de serviços em um repositório. A especificação que descreve serviços é WSDL. Quanto à integração de serviços (que pode ser feita usando orquestração ou coreografia) a especificação mais utilizada é BPEL (um exemplo de orquestrador).
  • Galera não compliquem! a prova é da CESGRANRIO!

    Olha o que ele pergunta: que especificação foi criada para descrever, descobrir e integrar serviços?

    UDDI é o que ? Universal DESCRIPTION, DISCOVER AND INTEGRATION.

    É só saber "traduzir" o conceito e linkar com o que ele pede na questão. Simples assim!

    Não fiquem "brigando" com a questão.
  • roberto araújo, não é brigar com a questão.  Eles estão certos.  Se nós, como concurseiros, temos que acertar tudo e entender conceitos com palavras apropriadas, nenhuma banca tem o direito de misturar conceitos e dizer que a assertiva está certa.  Já vi frases mudarem o sentido por causa de uma vírgula que tornou a assertiva falsa.

    Concurseiros não têm a obrigação de entender o que a banca "quer dizer".  A questão deve utilizar palavras apropriadas, estar clara, e sem ambiguidade.  Também não existe resposta mais certa.  Ou está certo ou errado.

    Realmente, no contexto de concursos, não é apropriado dizer que UDDI serve para descrever serviços web.  Isso é tarefa para WSDL.  A questão deveria ser anulada.
  • Gustavo, usando seu raciocíno (que não é errado) então seria ERRADO dizer também que o WSDL serve para "descobrir e integrar serviços".

    Quando falo em não brigar com a questão, quero dizer: ANalise qual banca esta perguntando isto: CESGRANRIO (banca famosa por questões "copia e cola") :)

    Lembre-se que o examinador provavelmente ganha menos que vc e tem tempo curto para fazer estas "belíssimas" questões.
  • Quando a banca fala de 'descrição', entendo que não seja 'descrição' de protocolo de acesso e comunicação com ao webservice, o wsdl. Entendendo que o mesmo quis dizer sobre uma 'descrição' sucinta que encontramos no UDDI a respeito dos serviços cadastrados no diretório.

    Outro detalhe é a sigla UDDI(Universal Description Discovery and Integration)
  • UDDI (originado do acrônimo inglês Universal Description, Discovery and Integration) é um serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por serviços Web (Web Services).

    A comunicação é realizada através do SOAP e as interfaces web service são descritas por WSDL,

     

    FONTE: https://www.wikiwand.com/pt/UDDI


ID
195394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma equipe de desenvolvimento de software recebeu a
incumbência de desenvolver um sistema com as características
apresentadas a seguir.

* O sistema deverá ser integrado, interoperável, portável e
seguro.
* O sistema deverá apoiar tanto o processamento online, quanto
o suporte a decisão e gestão de conteúdos.
* O sistema deverá ser embasado na plataforma JEE (Java
enterprise edition
) v.6, envolvendo servlets, JSP (Java server
pages
), Ajax, JSF (Java server faces) 2.0, Hibernate 3.5, SOA
e web services.

O líder da equipe iniciou, então, um extenso processo de
coleta de dados com o objetivo de identificar as condições
limitantes da solução a ser desenvolvida e tomar decisões
arquiteturais e tecnológicas que impactarão várias características
funcionais e não funcionais do sistema, ao longo de seu ciclo de
vida. A partir dessa coleta, o líder deverá apresentar à equipe um
conjunto de informações e de decisões.

A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver
com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os
próximos itens.

Aplicações web embasadas em SOA são, geralmente, mais vulneráveis a ataques de origem intencional que aplicações web monolíticas; por isso, deve-se adotar no projeto em tela um modelo de desenvolvimento de aplicações com segurança. Para fazer frente a essa característica, deve-se usar a TLS (transport layer sockets), pois ela possibilita obter segurança fim a fim, inclusive em contexto de federação de web services.

Alternativas
Comentários
  • Bom, um dos erros nesta questão está no significado da sigla TLS = Transport Layer Security. A questão fez confusão com sua tecnologia predecessora, o SSL = Secure Sockets Layer.

     

    Não consegui achar algum outro erro, mas este já invalidaria a questão.

  • from TIMasters:
    Questão errada. No contexto de federação de web service usa-se WS-Security, que permite entre outras coisas:
    * Criptografar partes da mensagem SOAP separadamente (header / body)
    * Assinatura digital
    * Autenticação
    * Expirar mensagens

    Livro: Service-Oriented Architecture: Concepts, Technology, and Design[1] (Thomas Erl)

    Chapter 3. Introducing SOA

    3.5. Common pitfalls of adopting SOA

    3.5.6. Not understanding Web services security

    ...
    While SSL can address many immediate security concerns, *it is not the technology of choice for SOA*. When services begin to take on greater amounts of processing responsibility, the need for message-level security begins to arise. The *WS-Security* framework establishes an accepted security model supported by a family of specifications that end up infiltrating service-oriented application and enterprise architectures on many levels.
    ...

    by Daniel Menezes
  • "WS-Security simply provides security from end to end without worrying that every step of the way is secured appropriately as well; SSL only promises security between the endpoints of the SSL tunnel."

    http://cosine.org/2007/10/25/wss-vs-ssl/

ID
209245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de aplicações web, julgue os itens a
seguir.

Com o aprimoramento de tecnologias para a Web, as novas arquiteturas chamadas de n-tier são ambientes que não precisam de infraestrutura para a intermediação entre clientes web e o servidor de aplicativos, por meio de um middleware.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Por exemplo, a arquitetura em três camadas “pura” (3-tier) é conhecida como linear - toda comunicação deve percorrer 3 camadas.

    A arquitetura 3-camadas contém:
    1) Camada de apresentação (presentation tier) - cliente, web browser com o Sistema;
    2) Camada de aplicação (middle tier) - lógica de negócio, camada de acesso aos dados
    3) Camada de dados (data tier) - banco de dados onde os dados estão armazenados.

    Uma regra fundamental na arquitetura 3-camadas é a de que o cliente (1) nunca comunica diretamente com a camada de dados (3). Toda a comunicação deve passar pela camada intermediária (2).

     
  • Só comentando a questão: quando se fala em "tier" é camada física e, "layer" é camada lógica.
  • Pessoal, a assertiva está errada. Pois a arquitetura em três camadas, conhecida também como (3-tier) é entendida como linear, ou seja, toda comunicação deve percorrer 3 camadas

    Resposta: Errado


ID
210280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.

Utilizando a tecnologia web service, uma aplicação web somente pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas se as duas aplicações estiverem escritas na mesma linguagem e rodando em plataformas idênticas.

Alternativas
Comentários
  •  Os web services possuem tecnologia para integrar aplicações que possuem diferentes arquiteturas, linguagens de programação, plataformas e outros, servindo como uma ponte entre as duas aplicações.

  • Isso violaria o principal princípio de um web service, interoperabilidade.
    Já que a solução baseada em web service é uma solução para integração de sistemas e comunicação entre aplicações diferentes. 
     
    Com ws é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.
     
    []s

ID
210286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.

Um componente importante da arquitetura de serviços web é formado por um serviço de diretório que armazena descrições de serviços. Esse serviço deve obedecer ao padrão UDDI (universal description, discovery and integration).

Alternativas
Comentários
  • (certo)
    Para que um serviço seja utilizado é necessário que o cliente consiga localizá-lo, e essa localização pode ser feita por meio do UDDI (Universal Description, Discovery and Integration), que é uma especificação técnica para descrever, descobrir e publicar web services.
    Uma implementação de UDDI corresponde a um registro web service, que provê um mecanismo para busca e publicação de web services. Um registro UDDI contém informações categorizadas sobre os serviços e as funcionalidades que eles oferecem, e permite a associação desses serviços com suas informações técnicas, geralmente definidas usando WSDL.
    Um arquivo UDDI guarda três tipos de informações sobre os serviços:
    1. “White pages” contém o nome e outros detalhes do serviço.
    2. “Yellow pages” contém classificação dos web services com base no tipo de serviço
    3. “Green pages” contém detalhes técnicos dos web services. 
  • O comentário do colega Adriano possui um pequeno equívoco:

    As "white pages" contêm nome e outros detalhes da empresa. Não é do serviço.

  • "Deve" ser UDDI? Não existe outro padrão?

  • ele é importante mas nem tanto assim

     

    2007

    Uma migração da arquitetura ilustrada na figura I, visando adequação da camada de serviços já existentes ao modelo de SOA e Webservices, dependerá primariamente do uso de XML, posterior uso combinado de WSDL e SOAP e, apenas secundariamente, do uso de UDDI.

    certa

     


ID
241660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de sistemas, web services e arquitetura
e-Ping, julgue os próximos itens.

A tecnologia Web Services e o uso do simple object access protocol (SOAP) são recomendados pelo e-Ping, que não recomenda o uso do HTTP (hypertext transfer protocol).

Alternativas
Comentários
  • "6.1.7. A tecnologia de Web Services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-PING. Recomenda-se a utilização do protocolo Simple Object Access Protocol (SOAP) para interconexão em arquiteturas descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte. Alternativamente, para serviços web de pequeno porte, considerase possível o desenvolvimento de projetos baseados em REST, que utiliza o protocolo HTTP."

    fonte: e-PING documento de referencia 2011.

  • Atualmente, para a versão 2013 está assim; não entra mais no detalhe de dizer que REST é para projetos pequenos,

    10.1.5 A tecnologia de Web Services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-
    PING. De maneira que, independente das tecnologias em que foram implementados, possa-se
    adotar um padrão de interoperabilidade que garanta escalabilidade, facilidade de uso, além de
    possibilitar atualização de forma simultânea e em tempo real. Recomenda-se a utilização do
    protocolo Simple Object Access Protocol (SOAP) para interconexão em arquiteturas
    descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte.
    Alternativamente, recomenda-se o desenvolvimento de projetos baseados em REST, que utiliza o
    protocolo HTTP
  • O erro da questão está em afirmar que "...e-PING, que não recomenda o uso do HTTP (hypertext transfer protocol)". Atualmente, para a versão 2013 da e-PING, tem-se: 

    "Os protocolos FTP e/ou HTTP devem ser utilizados para transferência de arquivosobservando suas funcionalidades para recuperação de interrupções e segurança, quando necessário. O HTTP deve ser priorizado para transferências de arquivos originários de páginas de sítios da Internet."

    Bons estudos!

  • No e-PING 2015 podemos utilizar SOAP ou REST (utiliza HTTP) para projetos de qualquer porte.


ID
243040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Web services é uma tecnologia utilizada para fazer a integração
de sistemas e a comunicação entre aplicações diferentes. Essa
tecnologia possibilita que novas aplicações possam interagir com
aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas
diferentes sejam compatíveis entre si. Os web services são componentes
que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML:
cada aplicação pode ter a sua própria linguagem, que é traduzida para
uma linguagem universal, o formato XML.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

A descrição de um web service é feita utilizando-se WSDL (Web Services Description Language), que é uma linguagem embasada em RPC (Remote Procedure Call) e UDDI (Universal Description Discovery and Integration), com a qual se descreve a forma de acesso dos serviços e seus parâmetros de entrada e de saída.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: WSDL é uma linguagem embasada em XML.
  • ERRADO.
    O WSDL é baseado no XML.

    O UDDI é usado para publicação do webservice, seria uma espécie de páginas amarelas.

    A questão está errada no trecho:
    A descrição de um web service é feita utilizando-se WSDL (Web Services Description Language), que é uma linguagem embasada em RPC (Remote Procedure Call) e UDDI (Universal Description Discovery and Integration), com a qual se descreve a forma de acesso dos serviços e seus parâmetros de entrada e de saída.

    grande abraço
    Marcelo

    Dê sua nota pra gente por favor.
  • O Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.

    A WSDL 1.1 define os eguintes objetos:

    Serviço
        Pode ser visto como um container para conjunto de funções de sistema que foram expostos a protocolo baseado em web;
    Porta
        Não é nada além da definição do endereço ou ponto de conexão para o Web Service. É representado tipicamente por uma URL simples com http;

    Binding
        Especifica o tipo de porta, define o estilo de SOAP binding (RPC ou Document) e transporte (protocolo SOAP). Seções de binding também definem as operações;
    Tipo de porta
        O elemento <portType> define um web service, as operações que podem ser executadas, e as mensagens trocadas para executar a operação;

    Operação
        Cada operação pode ser comparada à um método ou chamada de função em uma linguagem de programação tradicional. Aqui as ações soap são definidas e o tipo de mensagem é codificado;
    Mensagem
        Tipicamente, uma mensagem corresponde a uma operação. A mensagem contém as informações necessárias para executar a operação;

    Elemento
        Definidos com a tag <types>, consistem em um nome único e tipo de dado. Seu propósito é descrever um dado e definir uma tag que delimite os dados enviados;
    Arquivos XSD
    Elementos podem ser definidos em um esquema XML - XSD (XML Schema Definition). Pode estar no mesmo arquivo WSDL ou em arquivo separado.

ID
245248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a interoperabilidade de sistemas, SOA e web services,
arquitetura e-ping e padrões XML, julgue os itens seguintes.

Os web services são recomendados como solução de interoperabilidade da e-PING, em que, para serviços web de pequeno porte, o desenvolvimento pode ser embasado em REST, que utiliza o protocolo HTTP.

Alternativas
Comentários
  • e-PING - Interconexão

    6.1.7. -A tecnologia de Web Services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-PING. Recomenda-se a utilização do protocolo Simple Object Access Protocol (SOAP) para interconexão em arquiteturas descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte. Alternativamente, para serviços web de pequeno porte, considerase possível o desenvolvimento de projetos baseados em REST, que utiliza o protocolo HTTP 

  • Seria interessante que o colega acima colocasse a fonte de onde retirou o texto, assim a gente poderia ler amis algum detalhe e tornaria seu comentário ainda mais valioso.
  • Carlos Markennedy, eis a fonte que o colega citou.

    http://www.petefreitag.com/item/431.cfm


    REST vs SOAP Web Services

    web

    I am seeing a lot of new web services are implemented using a REST style architecture these days rather than a SOAP one. Lets step back a second and explain what REST is.

    What is a REST Web Service

    The acronym REST stands for Representational State Transfer, this basically means that each unique URL is a representation of some object. You can get the contents of that object using an HTTP GET, to delete it, you then might use a POST, PUT, or DELETE to modify the object (in practice most of the services use a POST for this).

    Who's using REST?

    All of Yahoo's web services use REST, including Flickr, del.icio.us API uses it, pubsub, bloglines, technorati, and both eBay, and Amazon have web services for both REST and SOAP.

    Who's using SOAP?

    Google seams to be consistent in implementing their web services to use SOAP, with the exception of Blogger, which uses XML-RPC. You will find SOAP web services in lots of enterprise software as well.

    REST vs SOAP

    As you may have noticed the companies I mentioned that are using REST api's haven't been around for very long, and their apis came out this year mostly. So REST is definitely the trendy way to create a web service, if creating web services could ever be trendy (lets face it you use soap to wash, and you rest when your tired). The main advantages of REST web services are:

    • Lightweight - not a lot of extra xml markup
    • Human Readable Results
    • Easy to build - no toolkits required

    SOAP also has some advantages:

    • Easy to consume - sometimes
    • Rigid - type checking, adheres to a contract
    • Development tools

    For consuming web services, its sometimes a toss up between which is easier. For instance Google's AdWords web service is really hard to consume (in CF anyways), it uses SOAP headers, and a number of other things that make it kind of difficult. On the converse, Amazon's REST web service can sometimes be tricky to parse because it can be highly nested, and the result schema can vary quite a bit based on what you search for.

    Which ever architecture you choose make sure its easy for developers to access it, and well documented.

  • A fonte é do e-Ping (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico)

    Segue link para baixar a versão 2011 do documento.
     http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade/versoes-do-documento-da-e-ping

    Verifiquem o capitulo 6, item 6.1.7 que trava do uso de Web Services como padrão de interoperabilidade da e-Ping.
  • Segundo o e-ping 2.0 (http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/documento-da-e-ping-versao-2012/)
    10.1.5  A tecnologia de  Web Services  é recomendada como solução de interoperabilidade da e-
    PING. De maneira que, independente das tecnologias em que foram implementados, possa-se
    adotar um padrão de interoperabilidade que garanta escalabilidade, facilidade de uso, além de
    possibilitar   atualização   de   forma   simultânea   e   em   tempo   real.   Recomenda-se   a   utilização   do
    protocolo    Simple   Object   Access   Protocol    (SOAP)   para   interconexão   em   arquiteturas
    descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte.
    Alternativamente, recomenda-se o desenvolvimento de projetos baseados em REST, que utiliza o
    protocolo HTTP.

ID
246928
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A linguagem utilizada para descrever os serviços de Web Services, especificando as operações ou métodos disponíveis, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • O Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.
    WSDL é utilizado para definir serviços como uma coleção de endpoints (endereços de rede), ou portas. A definição abstrata de portas e mensagens são separadas do uso concreto de instâncias, permitindo o reuso de definições. Uma porta é definida por associação a um endereço de rede com um binding reutilizável, e uma coleção de portas definidas como serviço. Mensagens são descrições abstratas dos dados a serem trocados.
  • Os serviços (operações, mensagens, parâmetros, etc.) são descritos usando a linguagem WSDL (Web Services Description Language).

  • UDDIdescoberta

    WSDLdescrição

    XMLdados

    SOAPmensagens

    HTTPtransporte


ID
252124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de SOA, de web services e do modelo de
acessibilidade do governo eletrônico, julgue os itens
subsequentes.

Web services pode ser visto como uma possível realização dos aspectos técnicos do paradigma SOA. No entanto, o uso de web services introduz alguns problemas, além de não ser capaz de resolver todos os problemas técnicos, já que suas diversas especificações ainda não são maduras o suficiente para garantir a interoperabilidade entre todos os sistemas.

Alternativas
Comentários
  • "...Web Services em si introduzem alguns problemas. Primeiro, os padrões ainda não estão suficientemente maduros para garantir a interoperabilidade. Segundo, Web Services são, por natureza, insuficientes para conseguir a qtde desejada de acoplamento fraco."

    Fonte: SOA na Prática (pg. 8)

    No gabarito definitivo, o CESPE anulou esta questão...
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  Por haver divergência na literatura da área sobre o assunto abordado no item, opta-se por sua anulação.

    Bons estudos!

ID
260242
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Especificação desenvolvida pelo World Wide Web Consortium, que permite descrever os Web Services segundo um formato XML. É extensível para permitir a descrição dos serviços e suas mensagens, independentemente dos formatos de mensagem e dos protocolos de rede utilizados. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • WSDL (Web Service Definition Language) é um padrão XML regulamentado pelo W3C. O WSDL deve descrever a estrutura em um formato padrão do web service que se está criando para disponibilização. Geralmente ao criar funções para disponibilizar em web services a própria ferramenta possui recursos para gerar o WSDL automaticamente.
    Nele deverá conter Nomes de métodos, atributos, tipos dos atributos etc.

  • UDDI (originado do acrônimo inglês Universal Description, Discovery and Integration) é um protocolo aprovado como padrão pela OASIS e especifica um método para publicar e descobrir diretórios de serviços em uma arquitetura orientada a serviços (SOA).Um serviço de registro UDDI é um Web Service que gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores de serviços podem utilizar UDDI para publicar os serviços que eles oferecem. Usuários de serviços podem usar UDDI para descobrir serviços que lhes interessem e obter os metadados necessários para utilizar esses serviços.

     

    Fonte: https://sites.google.com/site/estacioficsd/

    Força e Fé em Deus.


ID
263734
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Constitui-se de processos que aceitam conexões (sessões HTTP) solicitadas por clientes Web (Browsers) e, em resposta, fornecem informações na forma de mensagens e documentos de variados tipos, tais como, textos, imagens, som e vídeo. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Por que não JBOSS?

  • Tentando responder ao colega: Porque Jboss é um servidor de Aplicação, de código aberto baseado em J2EE. Quando a questão se refere a palavras chaves como "aceitam conexões HTTP" "clientes web" e etc, vc infere que se trata da solução mais específica, o WebServer. O Jboss é um Servidor de Aplicação que contem 2 servidores Web acoplados (Tomcat Jetty), Servidores de aplicação oferecem serviços Middleware e desenvolvimento de aplicações específicas de acordo c sua necessidade. Web server é o que diz no enunciado da questão.

  • Servidores Web são processos que aceitam conexões (ou seja, sessões HTTP) solicitadas por clientes Web (Browsers) e, em resposta, fornecem informações na forma de mensagens e documentos de variados tipos, por exemplo, textos, imagens, som, vídeo ... etc ...

     

    http://www.openbase.com.br/openbdoc/html-pb/opusweb/Ow1p2.htm


ID
271036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes à interoperabilidade de
sistemas.

No WSDL (web services definition language), é prescrito o leiaute de banco de dados com descrições de serviços, por meio das quais os clientes de web service podem procurar serviços relevantes.

Alternativas
Comentários
  • Errado,
    pois a WSDL é utilizada pra descrever Web Services (interfaces, operações, esquemas de codificação, conteúdo das mensagens, onde o serviço está disponibilizado, quais os protocolos de comunicação utilizados para comunicar com o serviço, dentre outros). Não é um "leiaute de banco de dados"
  • ERRADA

    Linguagem baseada em XML


    Utilizada para descrever Web Services
    - Descreve o serviço
    - Especifica as operações ou métodos disponíveis
    - Especifica as portas de comunicação utilizadas
    - Especifica os formatos de mensagens

    Recomendada pela W3C

    FORMATO:
    Service (serviços):     Coleção de endpoints (portas) relacionados entre si
    Port (porta):    Endpoint formado por um binding ligado a um endereço de rede
    Binding (ligação): Formato da mensagem e detalhes de protocolos para cada porta
    PortType (Tipo de porta):    Resumo da configuração das operações suportadas por um ou mais endpoints
    Operation(Operação):    Definição abstrata de um serviço provido pelo endpoint
    Types(tipos):    Definição de tipos de dados utilizados nas mensagens
    Message (mensagens):    Definições de tipos de dados sendo trafegados em uma operação
  • A questão já começou errada:

    WSDL (web services definition language)

    O correto é:

    Web Services Description Language

  • O correto é definition mesmo.
    referência:http://www.w3.org/TR/wsdl

  • É simples de achar o erro pois os clientes procuram por serviços de Web Services através do UDDI.
  • WSDL não é "Web Services Definition Language", e sim "Web Services Description Language".
    Fonte: http://www.w3.org/TR/wsdl

ID
271042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes à interoperabilidade de
sistemas.

Web services são sistemas embasados na Web que oferecem serviços gerais para aplicações remotas, não requerendo interações imediatas de usuários finais.

Alternativas
Comentários
  • Os Web Services podem ter seus serviços solicitados tanto por uma pessoa acessando através de um browser como por uma aplicação invocando os métodos descritos na interface do Web Service.

    Acho que a questão estaria mais correta se em vez do "não requerendo" estivesse "podendo não requerer". Mas acho que o Cespe tem esse entendimento de que o único solicitante de serviços é uma determinada aplicação mesmo.

  • @Yes We Can

    Eu entendo que quando você acessa um webservice através de um browser, você tem uma camada intermediária para o usuário (uma tela, um sistema), para poder acessar o serviço.

    [Usuário] → [Sistema de consulta] → [web service]
     

    Para mim sempre existe uma camada intermediária, por mais simples que seja

  • WEB SERVICES SÃO SISTEMAS???? ESTRANHO HEIN...

  • Se vc for muito cricri, vai achar erro em tudo(e não me refiro a apenas questões de concursos), e sua vida vai ficar insuportavel...vai, inclusive, ver chifre na cabeça de quem não tem(inclusive na sua). Querem um conselho? Relevem muita coisa...torna a vida + fácil.

    Quanto à questão, poderia ter sido elaborada de outra forma, mas não está errada errada!

    #DicaDoDia


ID
309781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de desenvolvimento de aplicações para Web, julgue os
próximos itens.

A Web Services Description Language Version 2.0 permite a descrição da interface dos serviços, incluindo-se o descritivo das mensagens que são trocadas entre o cliente e o provedor. Essas mensagens são descritas no nível abstrato, em que o serviço é definido como uma coleção de portas em rede, e no nível concreto, no qual são descritos detalhes de implementação.

Alternativas
Comentários
  • As mensagens são descritas também no nível concreto, no qual são decritos DETALHES DE IMPLEMENTAÇÃO? Isso está certo???
  • The operations and messages are described abstractly, and then bound to a concrete network protocol and message format to define an endpoint. Related concrete endpoints are combined into abstract endpoints (services).
    http://www.w3.org/TR/wsdl

    binding — The concrete data format specification for an endpoint. A binding element defines how the abstract messages are mapped into the concrete data format used by an endpoint. This element is where specifics such as parameter order and return values are specified.
    http://fusesource.com/docs/framework/2.1/wsdl/WSDLElements.html
  • WSDL é utilizado para definir serviços como uma coleção de endpoints (endereços de rede), ou portas. A definição abstrata de portas e mensagens são separadas do uso concreto de instâncias, permitindo o reuso de definições. Uma porta é definida por associação a um endereço de rede com um binding reutilizável, e uma coleção de portas definidas como serviço. Mensagens são descrições abstratas dos dados a serem trocados.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Services_Description_Language

  • Mano ainda bem que o ano e 2018 e empresa que se preze hoje em dia tudo usa RestFull, essa m* de SOAP/WSDL/UDDI e burocracia de mais, típico do jeito engessado de pensar da geração X...

    Boa sorte nos estudos...

  • Única questão que cobra essa besteira de parte concreta e abstrata

  • No contexto dos serviços Web, a WSDL (ou Web Services Description Language) é comumente usada para descrições de serviço. Ela separa a parte abstrata de uma descrição de serviço da parte concreta. A parte abstrata da descrição inclui um conjunto de definições (definitions) dos tipos usados pelo serviço, em particular os tipos dos valores trocados nas mensagens. Já a parte concreta especifica como e onde o serviço pode ser contatado.

    Fonte:

    [1] SD, Coulouris


ID
311872
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

De acordo com a OASIS, é um elemento central do grupo de padrões que compõem a pilha de componentes dos serviços web e que têm como objetivo descrever, descobrir e integrar tais serviços. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • "descrever, descobrir e integrar tais serviços"

    Algumas palavras-chave:

    UDDI   -> Descoberta de Webservices
    WSDL -> Descrição de Webservices
    SOAP  -> Comunicação de Mensagens
    XML    -> Dados
    HTTP  -> Transporte

    -- As outras opções --

    DHCP -> Protocolo de Aplicação para configuração dinâmica de rede
    ** A FCC as vezes considera o DHCP como um protocolo de camada de rede ( ???? )

    XSL  é uma linguagem para a transformação de dados, permite converter dados em XML para outro formato, isto é, não altera o documento, apenas a apresentação deste.

  • Bicho,

    Eu nao consegui enteder muito bem essa resposta/Resposta. Para mim a resposta seria a junçao de WSDL e UDDI.

    Aguém concorda?
  • Acho que vem do próprio nome:

    UDDI (Universal Description, Discovery and Integration)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/UDDI

    O melhor lugar para estudar para FCC é pela WIKIPEDIA.

    []s
  • Estudar pela Wikipedia eh sacanagem uahuehaeh
    FCC deve ta de brincadeira.... A resposta pra mim seria uma fusao de WSDL, UDDI, SOAP.

ID
334591
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em termos de tecnologias utilizadas em Web Services, a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas são realizadas por (I) uma linguagem específica; (II) as chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas por um protocolo específico; (III) os serviços e suas mensagens, independentemente dos formatos de mensagem e dos protocolos de rede envolvidos são descritos usando outra linguagem específica; (IV) o processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services também utiliza um protocolo específico.

Os itens I, II, III e IV, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave:

    XML -> Dados
    SOAP -> Operações
    WSDL -> Descrição
    UDDI -> Descoberta

    Sabendo isso dá para responder quase todas as questões desse tipo da FCC.
    .
  • SOAP is an XML-based protocol to exchange messages between a requester and a provider of a Web Service. The provider publishes the WSDL to UDDI and the requester can join to it using SOAP.

    The Web Services Description Language (WSDL, pronounced 'wiz-dul') is an XML-based language that is used for describing the functionality offered by a Web service.

    Universal Description, Discovery and Integration (UDDI, pronounced Yu-di?) is a platform-independent, Extensible Markup Language (XML)-based registry for businesses worldwide to list themselves on the Internet and a mechanism to register and locate web service applications.
  • Cheio de desinterpretações, mas é a FCC né.


ID
369832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um serviço web disponibiliza uma interface que permite a interação dos clientes com servidores de maneira mais geral em comparação aos navegadores web. Em relação a serviços e desenvolvimento web, julgue o item a seguir.


Em serviços web, o SOAP pode ser transportado por protocolos como REST, HTTP, SMTP e JMS.

Alternativas
Comentários
  • Outra característica do SOAP é que é independente do protocolo de transporte, ou seja, pode ser enviado com a maioria dos protocolos, por exemplo HTTP, SMTP, TCP e JMS.

  • REST e JMS são protocolos?

  • Rest - stateless. plain txt, xml, html, json etc

    SOap - xml

    No modelo de processamento SOAP, as mensagens não são coordenadas nem se correlacionam..

    REST usa um modelo centrado em recursos de serviços encapsulados, em que cada recurso fornecido pelo serviço possui uma URL e todos os recursos oferecem suporte a uma interface uniforme.

  • ✅Gabarito(Certo)

    Questão bem antiga, mas creio que não mudou em nada a definição mencionada.

    O nosso amigo @Marcus não está errado em seu questionamento, visto que em grande parte dos meus estudos, relacionados em questões, REST é tratado como um estilo de arquitetura.

    Vamos morrer tentando saber se é pegadinha ou não, esses tipos de questões.

    REST é um estilo arquitetônico para implementar web services. Fonte:Q1057711

    A arquitetura REST define um conjunto de princípios no desenvolvimento web de front-end, principalmente no que se refere à arquitetura de design. Fonte: Q1165334

    Em arquiteturas REST, nenhum contexto de cliente pode ser mantido em servidor. Q436631


ID
450022
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Web Service é definido pela W3C como um sistema de software projetado para fornecer interoperabilidade entre máquinas em uma determinada rede. Dentro do contexto dos Web Services assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA UDDI (Universal Description, Discovery, and Integration) é uma linguagem baseada em XML que descreve o que um Web Service pode fazer, onde ele reside e como chamá-lo.

    Para que um serviço seja utilizado é necessário que o cliente consiga localizá-lo, e essa localização pode ser feita por meio do UDDI (Universal Description, Discovery and Integration), que é uma especificação técnica para descrever, descobrir e publicar web services.

    Uma implementação de UDDI corresponde a um registro web service, que provê um mecanismo para busca e publicação de web services. Um registro UDDI contém informações categorizadas sobre os serviços e as funcionalidades que eles oferecem, e permite a associação desses serviços com suas informações técnicas, geralmente definidas usando WSDL.

    O UDDI possui um componente central chamado UDDI Project, que manipula um registro global e público chamado business registry. A informação oferecida pelo bussines registry consiste de três componentes: white pages, yellow pages e green pages.

    A informação fornecida por um registro UDDI pode ser comparada à uma lista telefˆonica. As páginas brancas (white pages), fornecem informações tais como nome da organização, contato e identificadores. As páginas amarelas (yellow pages) são compostas por um índice de serviços e produtos e as páginas verdes (green pages) contém informações a respeito de transações, descrições de serviço e invocação de aplicações.

    Resumindo: Quem descreve um WebService é o WSDL.

    b)   CERTA SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo, baseado em XML, para troca de informação estruturada com Web Services em redes de computadores.

    SOAP, originado do acrônimo inglês Simple Object Access Protocol, e em português Protocolo Simples de Acesso a Objetos, é um protocolo   para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída  . Ele se baseia na Linguagem de Marcação Extensível (XML) para seu formato de mensagem, e normalmente baseia-se em outros protocolos da Camada de aplicação, mais notavelmente em Chamada de Procedimento Remoto (RPC) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), para negociação e transmissão de mensagens.

    c) ERRADA A interoperabilidade entre os Web Services e aplicações é garantida devido ao uso obrigatório da linguagem Java na implementação das aplicações.

    Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML. Sendo assim, não é obrigatório o uso da linguagem Java.

  • d)ERRADA SOA (Simple Object Access) é uma plataforma de arquitetura orientada a serviços, utilizada como base para suportar os Web Services.

    Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.[1][2] Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações.

    e) ERRADA  A WSDL (Web Services Description Language) é uma especificação para publicar e localizar informações sobre Web Services.

    Trocou os conceitos de UDDI e WSDL.

    Wsdl

    É a sigla de Web Services Description Language, padrão baseado em XML para descrever o serviço como no COM, onde ele traz os métodos do Web Service. Funciona como uma espécie de "TypeLibrary" do Web Service, além de ser usado para a validação das chamadas dos métodos.

    O WSDL (Web Services Description Language) é uma especificação desenvolvida pelo W3C que permite descrever os Web Services segundo um formato XML.

    O WSDL é extensível para permitir a descrição dos serviços e suas mensagens, independentemente dos formatos de mensagem e dos protocolos de rede que sejam usados. No entanto, é comum usar-se o MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) e o HTtp://SOAP.

    O WSDL descreve os serviços disponibilizados à rede através de uma semântica XML, este providencia a documentação necessária para se chamar um sistema distribuído e o procedimento necessário para que esta comunicação se estabeleça. Enquanto que o SOAP especifica a comunicação entre um cliente e um servidor, o WSDL descreve os serviços oferecidos.

  • Muito obrigada, Silvio. Excelente explicação!
  • WSDL não e´uma espeficiação é uma linguaguem.

    UDDI nãi é baseado em xml.

    SOA não é uma plataforma

    A interoperabilidade de webservice não é garantida com a linguagem Java. O é possível implementar um cliente ou provedor de webservice ultilizando outroa linguaguem de programação enão necessariamente oa linguaguem java.

     

    Alternativa correta:SOAP


ID
456169
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Compõem os elementos da infraestrutura deWeb Services XML, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E
    http://www.macoratti.net/wbs_1.htm

    (...) por trás dos web Services existe uma infra-estrutura organizada para fazer tudo isto funcionar de forma adequada. A estrutura básica é a seguinte :
    • Web Services Directories - um diretório central onde estarão localizados os web services oferecidos pelas empresas. Ex: www.uddi.org
    • Web Services Discovery - Um mecanismo para localizar web services. Utiliza a linguagem WSDL . O Web Service possui uma especificação chamada DISCO ( DISCOvery).
    • Web Services Description - Provê uma descrição de serviços que define as interações que o web service suporta.
    • Web Service Wire Formats - Define o protocolo para comunicação com os web services.

  • http://msdn.microsoft.com/en-us/library/sd5s0c6d(v=vs.71).aspx
  • Resposta letra E
    http://www.macoratti.net/wbs_1.htm

    (...) por trás dos web Services existe uma infra-estrutura organizada para fazer tudo isto funcionar de forma adequada. A estrutura básica é a seguinte:

    Web Services Directories - um diretório central onde estarão localizados os web services oferecidos pelas empresas. Ex: www.uddi.org

    Web Services Discovery - Um mecanismo para localizar web services. Utiliza a linguagem WSDL . O Web Service possui uma especificação chamada DISCO ( DISCOvery).

    Web Services Description - Provê uma descrição de serviços que define as interações que o web service suporta.

    Web Service Wire Formats - Define o protocolo para comunicação com os web services.


ID
459325
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação a Web services, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As funções publicação, pesquisa e descoberta são providas pelo UDDI(Universal Description, Discovery and Integration).
    Um serviço de registro UDDI é um Web Service que gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores de serviços podem utilizar UDDI para publicar os serviços que eles oferecem. Usuários de serviços podem usar UDDI para descobrir serviços que lhes interessem e obter os metadados necessários para utilizar esses serviços.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/UDDI
  • O ciclo de vida de um Web Service é composto por quatro estados distintos: Publicação, Descoberta, Descrição e Invocação. Para a Publicação e a Descoberta é empregada a UDDI, para a Descrição a WSDL e para a Invocação o SOAP.
    Fonte: Ponto dos Concursos
  • Peraí , tudo bem que a alternativa E está claramente errado pois tais funçoes sao providas pelo UDDI.
    Mas não se pode dizer que b) e d) estão corretas. O que falar sobre a implementação de WebServices usando REST?!!
  • essa questao foi anulada?
    em relacao a alternativa D, webservice pode existir sem o protocolo soap
  • A alternativa de resposta é a e), e explico posteriormente o motivo.
    Em minha opinião, a afirmativa da alternativa d) está flagrantemente errada, visto que existem dois tipos de paradigmas nos WebServices, o que são WS-* e REST. Neste último modelo, ao invés de se utilizar o protocolo SOAP, utilizam-se métodos HTTP, estabelecendo uma semântica CRUD (Create, Replace, Update e Delete) a eles, de forma a viabilizar a comunicão entre os serviços. No entanto, isso é algo "novo".
    De qualquer forma, a alternativa e) está mais errada ainda, pois, desde sempre, as funções e publicação, pesquisa e descobertas são providas pelo UDDI, e não pelo WSDL, que por sua vez tem a função de descrever os serviços quanto a interface e localização. Dado o caráter atemporal deste item, vamos responder o que eles querem!
  • bem, responder o que a banca quer fica restrito ao momento da prova, estamos aqui é para estudar , entao se a letra "D" esta errada, ela esta errada e ponto final.
  • tem q "OBLITERÁ" essa banca... tinha que ter anulado... Rest não é tão novo assim... meu DEUS!
  • É a FCC amiguinhos, felizmente ela não elabora prova pra Petrobras, mas fico com pena de quem vai ter que encarar essa buxa.
  • Gente,

    webservice é uma solução que implementa os conceitos de SOA.
    REST é uma outra solução que implementa os conceitos de SOA.
    Mas REST não é webservice.
    E nesse caso, webservice não existe sem SOAP, sem XML e sem WSDL.
    Né não? Não encontrei fonte para embasar isso, mas acho que é assim.

    Alguém confirma ou desmente, please (citando alguma fonte confiável).
  • Para quem escolhe um assunto e uma banca e vem resolvendo todas as questões, pode notar que a maioria das questões da FCC sobre SOA/SOAP são, no mínimo, esquisitas.
    Acho que a dica é ler todos os itens da questão e resolver por exclusão. Sobrando mais de uma "resposta", tentar encontrar a mais errada ou a menos correta.

    Foda, mas é a realidade.
  • Layane, REST é outro modelo de web service(mais recente comparado ao mais usado atualmente). Segundo prof. Marcelo Pacote do Cathedra, "o estilo arquiteturial Rest para web tem como característica principal a utilização dos métodos HTTP(get, post, put e delete)".
  • REST (RESTful) e Web Service não têm nada a ver um com o outro. São duas maneiras diferentes de se implementar a SOA. A principal diferença é que Web Service utiliza o protocolo SOAP, o que o torna mais pesado e complexo, enquanto REST utiliza outros protocolos mais leves, como o HTTP.
    Eu, particularmente, não vi nada de errado com a questão.

  • As funções publicação, pesquisa e descoberta são providas pelo UDDI(Universal Description, Discovery and Integration).

     

  • d)O serviço Web services inexiste sem o protocolo SOAP(?!?!?).

    Letra (D) não pode estar correta. SOA não se amarra a nenhuma tecnologia ou protocolo

  • Como em trocentas questões da FCC, existem duas respostas (d,e). O melhor a fazer é marcar a que não há margem para dúvida (a mais certa, a menos errada etc)

    Infelizmente temos que desenvolver essas expertizes para poder vencer a banca, nossa maior concorrente! 


ID
607144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O principal uso da internet (www) é o acesso interativo a documentos e aplicações, na maioria dos casos, acessados por pessoas. Entretanto, cresce significantemente o uso dessa arquitetura para comunicação e interoperabilidade através do web-service. Em geral, os web-services oferecem serviços para sua descoberta e para sua descrição, representados, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • UDDI: descoberta

    WSDL: descrição

    XML: dados

    SOAP: mensagens

    HTTP: transporte


ID
622138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de sistemas, julgue os itens seguintes.

Embora não tenha publicação automática, um web service permite a utilização das regras de negócio através da rede e conecta aplicações de diferentes fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • O web service é publicado automáticamente pelo UDDI (Universal Description Discovery and Integration.
  • A publicação não pode ser automática, pois é opcional. Além disso, para ser publicado é necessário a criação de um arquivo WDSL, que é feito manualmente ou através de uma ferramenta como o SpringWS, Axis, etc.

    A disponibilização do serviço para pesquisa através da UDDI pode até ser considerada automatizada pelo software do UDDI. Mas para que ele possa disponibilizar é necessário o cadastramento anterior, para que ulteriormente ele possa disponibilizar.

    Logo a publicação NÃO é automática, E o gabarito está ERRADO.
  • Diante das incertezas das repostas dos colegas, resolvi buscar e encontrei a solução em um fórum. Abaixo a citação:

    "Algumas das vantagens de usar web services na implementação de uma
    arquitetura orientada a serviços são (SCHNEIDER, 2008):
    - Permite utilizar as regras de negócio através da rede;
    - Conecta aplicações de diferentes fornecedores;
    - Protocolo padronizado (SOAP/WSDL/UDDI);
    - Baixo custo de comunicação (Internet);
    - Publicação automática (UDDI)"

    Referência:
    [1] Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) em Sistemas Legados:
    http://im.ufba.br/pub/MATA66/AnteProjetos20091/ante-projeto_Juliana.pdf
  • Eu posso ter Web Service privativo, que não está visível na rede.
    Pois a função do UDDI é justamente essa: possibilitar uma exposição controlada dos serviços da empresa.
    Eu acredito que o que eles quiseram dizer no forum e na questão foi que a disponibilização através do UDDI pode ser feita de forma automatizada.

    Ex.: O governo federal criou um Webservice pra trocar informações sigilosas. O serviço UDDI vai "varrer" o WSDL do Webservice do governo e disponibilizar publicamente todos os seus métodos e forma de acesso??? Claro que não né!

    Concluindo, é possível publicar de forma automática, porém não é obrigatório, é opcional.

ID
642241
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Constitui uma característica de funcionalidade comum tanto em SOA quanto em web services:

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe dizer porque a letra B esta errada?
  • Com relação a letra B, o protocolo SOAP (Service Oriented Architecture Protocol) não necessariamente é utilizado em Web Services, podendo este ser do tipo RESTFUL. São servidores  que utilizam uma linguagem mais simples de comunicação. O link abaixo da oracle tenta diferenciar melhor.
    http://www.oracle.com/technetwork/articles/javase/index-137171.html
  • Discordo do gabarito.

    O SOA é um paradigma, uma proposta arquitetural abstrata, não é atrelado a uma implementação específica.

    Portanto, não é correto dizer que o SOA utiliza o XML como mecanismo de interoperabilidade.

  • Questão totalmente equivocada.
    Gabarito sem fundamento.

    Concordo com o colega Christiano Rossini, o uso de REST numa arquitetura SOA não utiliza xml.
    Tinha que ser a maravilhosa FCC, copiou de algum blog perdido na internet e colou na prova.
  • O Pessoal da nota negativa para o Cristiano e ele está totalmente correto.

    SOA é um paradigma, não tem nada a ver com tecnologia.
  • Questão totalmente sem fundamento, como todos disseram SOA é um paradigma, não tem como comparar com web services.
  • A alternativa E poderia ser resposta da questão, não?
    Alguém consegue apontar um erro nela?
  • e a confirmação de ser uma paradgma vem na questão Q207378
  • Também fui na letra "E" porque o SOa não está atrelado a tecnologias e sim a um conceito.

    Mas se tratando de FCC só nos resta aceitar e não levar esse tipo de questão a sério pois ela é uma daquelas que não agrega nada a ninguem, pelo contrário, pode atrapalhar.
  • É possível implementar um ambiente que usa SOA sem utilizar XML. Por exemplo, usando REST e JSON. Portanto, a letra D está ERRADA.

  • Segue o link de uma possível fonte da FCC para retirar itens dessa questão.

    http://www.infoq.com/br/articles/soa-sem-webservices

  • Passível de anulação!

  • O examinador quis comparar navio com deslocamento de pessoas. Aí é difícil.

  • Parafraseando o professor Ricardo Alexandre: Carlos Chagas fazendo Carlos Chagada!

  • De acordo com a fonte citada abaixo, na alternativa E o conceito descrito não possui erros, ele define visibilidade e não serviço, por este motivo, não pode ser a alternativa correta. Da perspectiva da dinâmica de serviço, há três conceitos fundamentais que são importantes no entendimento do que está envolvido na interação com serviços: a visibilidade entre provedores de serviços e consumidores, e a interação entre eles, e os efeitos no mundo real da interação com um serviço.

    Item 3.2:

    http://www.pcs.usp.br/~pcs5002/oasis/soa-rm-csbr.pdf

     

  • A alternativa E está totalmente correta em relação a SOA, pois este é altamente focado no negócio, mas a questão está pedindo uma funcionalidade comum entre SOA e WS, portanto a alternativa que mais se aproxima é a D.

  • e desde quando SOA é dependente de tecnologia? SOA é um conceito, SOA não tem nada a ver com XML.

  • Concordo com vocês essa questão deveria ser anulada.Fcc é famosa por cometer esses erros!

  • Eu entendo a revolta de vcs. Mas acho q a 'E' não está totalmente correta, pq SOA tá mais focada nas regras de negócios, e não em lógica de programação e banco de dados. Marquei a letra D, pq de fato, os serviços em geral são fornecidos em formato XML, mas não quer dizer que o REST não possa ser usado também.


ID
646144
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No tocante a arquitetura orientada a serviços, mais especificamente a serviços web (webservices), considere:

I. Estes serviços proporcionam um padrão de interoperação entre aplicações, podendo ser executados em várias plataformas.

II. Outros sistemas interagem com esse serviço por meio de mensagens no protocolo SOAP, tipicamente enviadas por HTTP.

III. O objetivo deste serviço é proporcionar alguma funcionalidade em favor de seu proprietário (pessoa ou organização).

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Estes serviços proporcionam um padrão de interoperação entre aplicações, podendo ser executados em várias plataformas. CORRETO
    SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas

    II. Outros sistemas interagem com esse serviço por meio de mensagens no protocolo SOAP, tipicamente enviadas por HTTP. CORRETO
    As bases para a construção de um Web service são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP ou HTTPS para conexões seguras (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP.

    III. O objetivo deste serviço é proporcionar alguma funcionalidade em favor de seu proprietário (pessoa ou organização). CORRETO
    arquitetura orientada a serviços e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.

    RESPOSTA LETRA A
  • O examinador colocou o termo "proprietário" justamente para confundir:

    1. Web services implica poder ser utilizado em diferentes plataformas, ou seja, não exige um padrão fixo, e por isso é chamado de "não-proprietário";

    2. O serviço está sendo invocado, utilizado, e tem um proprietário, ou seja, o dono do serviço (quem o criou).






  • Essa terceira opção é mal formulada! O objetivo do serviço não é apenas prover uma funcionalidade em favor de seu proprietário então não poderia ser 'O' objetivo, tinha que ser 'UM DOS' objetivos.
  • Lembrando que o webService poderia ser um web Service Restful, não dependendo de SOAP para troca de mensagens.
  • Acredito que o objetivo do serviço é prover alguma funcionalidade em favor de seu consumidor também.
  • na III pensei no cliente, logo considerei errada. Em fim, é a FCC, paciência.

ID
646198
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere aos web services, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO O objetivo do WSDL é publicar e recuperar web services e suas principais partes são Registro e Descoberta.
    b )ERRADO  Podem ser publicados através de WSDL, que é um formato utilizado para seu armazenamento em repositórios disponíveis na Internet.
    c) ERRADO As mensagens trocadas são formatadas no protocolo HTTP que provê uma forma padrão para estruturar mensagens XML.
    d) ERRADO Antes que as mensagens SOAP sejam trocadas, documentos UDDI descrevem quais dados serão trocados, e como estes dados serão organizados nas mensagens HTTP.
    e) O WSDL serve para descrever o quê um web service pode fazer, onde ele está e como invocá-lo.
    •  a) O objetivo do WSDL UDDI é publicar e recuperar web services e suas principais partes são Registro e Descoberta.
      •  b) Podem ser publicados através de WSDL UDDI, que é um formato utilizado para seu armazenamento em repositórios disponíveis na Internet.
      •  c) As mensagens trocadas são formatadas no protocolo HTTP SOAP que provê uma forma padrão para estruturar mensagens XML.
      •  d) Antes que as mensagens SOAP sejam trocadas, documentos UDDI WSDL descrevem quais dados serão trocados, e como estes dados serão organizados nas mensagens HTTP.
      •  e) O WSDL serve para descrever o quê um web service pode fazer, onde ele está e como invocá-lo.
  • Analise das opções:

    a) O objetivo do WSDL é publicar e recuperar web services e suas principais partes são Registro e Descoberta. (Errado - Esse é o objetivo UDDI)

    b) Podem ser publicados através de WSDL, que é um formato utilizado para seu armazenamento em repositórios disponíveis na Internet.  (Errado - Esse é o conceito UDDI)

    c) As mensagens trocadas são formatadas no protocolo HTTP que provê uma forma padrão para estruturar mensagens XML.  (Errado - Protocolo SOAP)

    d) Antes que as mensagens SOAP sejam trocadas, documentos UDDI descrevem quais dados serão trocados, e como estes dados serão organizados nas mensagens HTTP.  (Errado - WSDL descrevem quais dados serão trocados)

    e) O WSDL serve para descrever o quê um web service pode fazer, onde ele está e como invocá-lo. (Correto)


ID
646201
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os elementos que compõem um processo BPEL são denominados atividades. A atividade utilizada para enviar uma resposta para uma fonte externa é conhecida como

Alternativas
Comentários
  •  Primitivas básicas usadas em uma composição de serviço
    PRIMITIVA SIGNIFICADO
    <invoke> Invoca um Serviço Web
    <receive> Aguarda a resposta de um cliente
    <reply> Gera resposta síncrona
    <assign> Manipula dados
    <throw> Indica faltas ou exceções
    <wait> Espera por certo tempo
    <terminate> Finaliza um processo
    <sequence> Seqüência de atividades a serem invocadas
    <flow> Usada para definir um conjunto de atividades que podem ser invocadas em paralelo
    <if> Seleção
    <while> Repetição
    <pick> Aguarda por um evento
  • Tem que pensar no conceito de Request/Response.

    Se é preciso enviar uma mensagem de resposta para uma fonte externa (consumidor do Web Service), é porque houve uma requisição. Se houve Requisição e Resposta, a resposta só pode ser Reply conforme quadro exposto acima.
  • As atividades primitivas são ações, contruções básica e tarefas comuns. Temos como atividades primitivas as seguintes: receive, assign, reply, invoke, wait, throw e terminate. Abaixo explicaremos os principais e mais utilizados.

    é como o método main de uma linguagem de programação, ele é o ponto de entrada de um processo. Ou seja, é o ponto inicial que será invocado quando uma mensagem for recebida e sua função será capturar a mensagem e armazená-la em uma variável.

    atribui e copia valores podendo criar novos dados com base em expressões.

    é o final do processo onde retorna-se uma mensagem para quem invocou o processo.


    http://www.devmedia.com.br/introduzindo-business-process-execution-language-bpel/28679#ixzz3fvDH31DO


  • invoke: invoca uma operação para um web service;


    receive: recebe a mensagem de uma fonte externa (consumidor);


    reply: envia uma resposta para uma fonte externa (consumidor);


    waiting: realiza uma pausa por um período especificado;


    assign: utilizada para copiar dados;


    throw: levantar erros na execução do processo;


    terminate: finaliza a execução de uma instância do web service;


    compensate: desfaz alterações em caso de erro;


    validate: Validar dados XML armazenados em variáveis.


ID
669589
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Conceitualmente, SOA e Web services representam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Não: letra C = orientada a OBJETOS
    letra D = orientada a SERVIÇOS
  • SOA (Service Oriented Architeture ou Arquitetura Orientada à Serviços) é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.

    Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.
  • Essa questão está longe de ser bem feita!


ID
669631
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Web Services fornece um meio padrão de interoperabilidade entre diferentes aplicações de software, executando em uma variedade de plataformas e/ou frameworks. Tem como um dos objetivos prover a conversão das aplicações na versão Web. A comunicação é realizada por meio de protocolos abertos. Por padrão, Web Services estabelece

uma linguagem projetada para transportar e armazenar dados, com foco direcionado para a essência do dado.

• um protocolo que permite aos aplicativos trocarem informações sobre HTTP.


A linguagem e o protocolo são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  XML e SOAP.

    SOAP, originado do acrônimo inglês Simple Object Access Protocol, e em português Protocolo Simples de Acesso a Objetos, é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída. Ele se baseia na Linguagem de Marcação Extensível (XML) para seu formato de mensagem, e normalmente baseia-se em outros protocolos da Camada de aplicação, mais notavelmente em Chamada de Procedimento Remoto(RPC) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), para negociação e transmissão de mensagens. SOAP pode formar a camada base de uma pilha de protocolos de web services, fornecendo um framework de mensagens básico sob o qual os serviços web podem ser construídos. Este protocolo baseado em XML consiste de três partes: um envelope, que define o que está na mensagem e como processá-la, um conjunto de regras codificadas para expressar instâncias do tipos de dados definidos na aplicação e uma convenção para representar chamadas de procedimentos e respostas.
  • Eu respondi XML e SOAP e o QCONCURSOS tá dando como errada. Não é possível! Será que tô louco?
  • Resposta - C - XML e SOUP

    As bases para a construção de um Web Service são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP ou HTTPS para conexões seguras (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOUP.


ID
701617
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O formato XML utilizado para descrever os serviços de Web services, especificando como acessá-los, e quais as operações ou métodos que estão disponíveis, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • a) XML-RPC. é um protocolo de chamada de procedimento remoto; codifica a chamada em XML e tranfere via HTTP
    b) XHTML. (eXtensible Hypertext Markup Language) é apenas uma padronização de HTML seguindo as regras de XML; melhora a acessibilidade
    c) SOAP.  (Simple Object Access Protocol) Protocolo de comunicação entre sistemas distribuidos (e.g. WebServers)
    d) HTTP. (Hypertext Transfer Protocol) Protocolo de transferência de Hipertexto comumente utilizado na Web
    e) WSDL. (Web Services Description Language) utilizado para descrever os webServices
  • Detalhando um pouco mais a alternativa correta...

    WSDL: Web Services Description Language permite aos desenvolvedores expor a sintaxe de um serviço Web. Usando um formato XML, descreve serviços em rede assim como um conjunto de "endpoints" produzidos em mensagens contendo documentos ou informação orientada em procedimentos. As operações e mensagens são descritas abstratamente e então destinadas para um protocolo de rede que formata a mensagem para os "endpoints" definidos.

ID
704335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de linguagens e tecnologias de programação.

Em web services, utiliza-se o protocolo SOAP (simple object access protocol) para a comunicação entre os serviços.

Alternativas
Comentários
  • As bases para a construção de um Web service são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP ou HTTPS para conexões seguras (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP.
  • Lembrando que podemos utilizar o protocolo HTTP e a arquitetura REST para construir WEB Services também.


ID
717361
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os web services são utilizados para conectar aplicações diretamente com outras aplicações, sem que haja necessidade de efetuar grandes customizações e usam um padrão de conexão aberto e independente de plataforma tecnológica ou linguagens de programação. Para não depender das plataformas de hardware, a representação dos dados é feita por meio da linguagem de marcação

Alternativas
Comentários
  • Web Services é com XML....

    Restful ou Rest (é a mesma coisa) é com HTTP (Get, Set, Put, Delete, exceto Insert)


ID
717364
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Quando uma aplicação-cliente não detém, em princípio, a localização de um serviço na Web, ela utiliza uma técnica para descobrir e integrar esses serviços e possibilitar aos usuários descobrir serviços que lhes interessem. Esse mecanismo para os fornecedores anunciarem a existência de seus serviços e para os consumidores localizarem os serviços de seu interesse é proporcionado pelo protocolo

Alternativas

ID
723568
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo o Web Services for Remote Portlets Specification v2.0 (WSRP), em um fluxo típico de interação entre os atores, a fase que deve ocorrer primeiro, na ordem cronológica, é aquela em que

Alternativas
Comentários
  • os passos do webservice sao, resumidamente, esses:

    The Web Services Description Language (WSDL) forms the basis for Web Services. The following figure illustrates the use of WSDL. At the left is a service provider. At the right is a service consumer. The steps involved in providing and consuming a service are:
    1. A service provider describes its service using WSDL. This definition is published to a directory of services. The directory could use Universal Description, Discovery, and Integration (UDDI). Other forms of directories can also be used.
    2. A service consumer issues one or more queries to the directory to locate a service and determine how to communicate with that service. 
    3. Part of the WSDL provided by the service provider is passed to the service consumer. This tells the service consumer what the requests and responses are for the service provider.
    4. The service consumer uses the WSDL to send a request to the service provider.
    5. The service provider provides the expected response to the service consumer.

    http://service-architecture.static-barryandassociates.com/images/web_services/web_services_basics.jpg
  • De acordo com as opções da questão a ordem certa seria:

    • 1- se estabelece a relação entre o consumidor e o produtor.
    • 2- o consumidor aprende as capacidades totais e serviços do produtor.
    • 3- se estabelece uma relação entre o consumidor e o usuário final.
    • 4- páginas agregadas são produzidas pelo produtor.
    • 5- uma página é requisitada pelo consumidor.
    • Porém antes do primeiro passo, apontado pela questão, existe ainda um passo o antecede "0 - Consumidor descobre Produtor"
    •  

  • Olha, me desculpe. mas respostas em inglês. Além de não ter uma base válida para estudar . não oferece muito conteúdo palpável para uma boa base de estudo, visto que concursos públicos são baseados em língua portuguesa, e pequenos macetes que a própria interpretação da questão manda, comentários em inglês me desculpem o comentário, são iguais a nada

  • Fluxo WSRP completo :

    1. Consumidor descobre produtor;

    2. Se estabelece a relação entre o consumidor e o produtor;

    3. Consumidor aprende as capacidades totais e serviços do produtor;

    4. Consumidor cria um proxy portlet;

    5. Se estabelece uma relação entre o consumidor e o usuário final;

    6. Consumidor agrega páginas, frequentemente com portlets, para usuários;

    7. Usuário final envia pedido de uma página para consumidor;

    8. Produtos responde com portlets marcados e/ou alguns estados dos portlets;

    9. Consumidor agrega o portlet marcado em um portal e envia o para o browser do usuário final.

    Fonte : Provas de TI - Módulo 2 de Portais Corporativos - Portlets e WRSP



ID
726727
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos oferece o seguinte serviço em seu site:

Aplicativo para cálculo de prazos e preços de encomendas em lojas virtuais e sites.
O aplicativo de cálculo remoto de preços e prazos de encomendas dos Correios é destinado aos clientes SEDEX, e-SEDEX e PAC que necessitam calcular o preço e o prazo de entrega de uma encomenda em seus websites, de forma personalizada. Os clientes que não possuem contrato de encomenda com os Correios podem usar esta ferramenta, porém os preços apresentados serão os praticados no balcão da agência.
                                                                                                                                                                 (http://www.correios.com.br)
Este aplicativo é um

Alternativas
Comentários
  • Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.

    Para as empresas, os Web services podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.

    Essencialmente, o Web Service faz com que os recursos da aplicação do software estejam disponíveis sobre a rede de uma forma normalizada. Outras tecnologias fazem a mesma coisa, como por exemplo, os browsers da Internet acedem às páginas Web disponíveis usando por norma as tecnologias da Internet, HTTP e HTML. No entanto, estas tecnologias não são bem sucedidas na comunicação e integração de aplicações. Existe uma grande motivação sobre a tecnologia Web Service pois possibilita que diferentes aplicações comuniquem entre si e utilizem recursos diferentes.

  • Web services são aplicações de envio/recebimento de informação em XML. Cada aplicação pode ter como base uma linguagem própria; com um compiler, contudo, toda a informação é manipulada usando XML, a língua franca de web services.
  • O que matou a charada foi o trecho "em seus websites, de forma personalizada", ou seja o serviço deve ser passível de implantação no website do cliente de forma a permitir personalização. Das altenativas apresentadas a única que permite tal comportamento são os WebServices.

ID
748117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Qual linguagem baseada em XML é usada para descrever serviços Web (Web services)?

Alternativas
Comentários
  • A Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.
  • a) XML Schema - é uma linguagem para descrição de esquemas XML.

    b) 
    WSDL - Correta e explicada pelo colega a cima.

    c) 
    XLink - linguagem de processamento.

    d) XPointer - linguagem de processamento.

    e) 
    SOAP - é um protocolo baseado em XML para torca de informações via HTTP.

ID
748120
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

SOA e Web services utilizam interfaces de serviço para definir o que será solicitado e o que deve ser retornado como resultado do processamento do serviço. No entanto, problemas surgem quando a SOA e os consumidores de Web services se baseiam em estruturas de dados que possuem certas discrepâncias.

Qual a tecnologia usada para resolver esse tipo de problema?

Alternativas
Comentários
  • Discrepâncias em estrutura de dados = XSLT ??.. 

    Não seria um DTD para padronizar tal estrutura?..

    Não entendi essa.

  • Pelo que entendi Leonardo as discrepâncias são resolvidas. Seria DTD para não ocorrer tais discrepâncias. Uma vez que já ocorreram, é necessário realizar a normalização. Com isso usa-se o XSLT (ele transforma um XML em outro XML ou (X)HTML). Com ele é possível alterar e corrigir possíveis alterações indesejadas e tornar isso transparente para ambas as partes.

  • XSL Transformations, ou XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation - linguagem extensível para folhas de estilo de transformações), é uma linguagem de marcação XML usada para criar documentos XSL que, por sua vez, definem a apresentação dos documentos XML nos browsers e outros aplicativos que a suportem.

    É importante observar que o documento XSL não altera o documento XML original, ou seja, não cria outro documento. Neste sentido, ele (o documento XSLT) atua como as folhas de estilos CSS: apenas determina como o browser apresenta o documento XML ao qual ele está associado ou anexado (de uma forma bem parecida à usada para associar uma folha de estilos CSS a um documento (X)HTML). 


ID
773563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações
para Internet e Web, SOA e web services.

Uma das formas de se atribuir segurança aos web services é adotar o XML encryption, que permite criptografar partes confidenciais de um documento, podendo outras partes estar legíveis sem restrição de processamento.

Alternativas
Comentários
  • This document specifies a process for encrypting data and representing the result in XML. The data may be arbitrary data (including an XML document), an XML element, or XML element content. The result of encrypting data is an XML Encryption element which contains or references the cipher data.

    Link: http://www.w3.org/TR/xmlenc-core/
  • Podemos implementar a segurança no Web Services com XML encryption.

    Resposta: Certo


ID
773566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações
para Internet e Web, SOA e web services.

O UDDI (universal description discovery and integration), que corresponde a um registro de web services, é dividido em páginas brancas, amarelas e verdes, nas quais são prestadas aos clientes informações sobre a empresa, os serviços por ela oferecidos e as especificações WSDL desses serviços.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.
    UDDI é ainda um framework de plataforma independente (desenvolvido na plataforma .NET) para descrever e integrar os serviços de negócios usando a internet, possibilitando assim uma exposição controlada dos serviços da empresa. A comunicação é realizada através do SOAP e as interfaces web service são descritas por WSDL.1

    Esses serviços podem ter três partes:

    "páginas brancas" descrevem a companhia: nome, endereço, contatos, etc. "páginas amarelas" incluem as categorias, baseada em taxonomias padrões. "páginas verdes" descrevem a interface para o serviço, em nível de detalhe suficiente para se escrever uma aplicação que use o Web service.
  • UDDI

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service#UDDI

  • Um registro UDDI consiste de 3 componentes.
     -White Pages-  Provê informações sobre a empresa que fornece o serviço.
     -Yellow Pages- Provê informações sobre a classificação do serviço ou do negócio.
     -Green pages- São usadas para descrever como acessar o serviço.

  • cespe ama isso

     

    2016

    Os diretórios UDDI são catálogos de web services que descrevem o negócio e os serviços disponíveis por meio das páginas amarelas, as quais definem as principais características da companhia, e das páginas brancas, as quais detalham a interface para o serviço.

    errada

     

    2012

    A tag no UDDI define o formato das mensagens e dos protocolos de web services e a forma de localização das páginas de negócio (yellow pages).

    Errada

     

    2013

    Nos registros de negócio UDDI, a descrição da forma de acesso aos web services é um procedimento contido nas páginas verdes (green pages).

    certa

     

     


ID
776176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à programação orientada a objetos (POO), julgue o item  subsequente.


Em Web services, o XML é utilizado para a comunicação entre as aplicações por meio de APIs (programa de aplicação de interface).

Alternativas
Comentários
  • Em Web services, o XML é utilizado para a comunicação entre as aplicações por meio de APIs (programa de aplicação de interface). (CORRETO: normalmente o XML é a linguagem de marcação utilizada no SOAP (Simple Object Access protocol) para fazer a comunicação entre as APIs. A utilização de XML denota um WebService do tipo REST. WS do tipo RestFul não necessitam do XML (SOAP e WSDL) para suportar as suas interfaces)

  • Prezados,

    Em webservices temos a troca de um arquivo XML realizado por meio de uma interface previamente combinada, é exatamente assim que funciona no SOAP. 

    Portanto a questão está correta.


  • CERTO

    • Tanto API quanto JSON, ambas são utilizadas na comunicação entre as aplicações que usam a API

ID
783568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de web services, e-ping, XML e XSLT, julgue o   item  a seguir.

Web service é uma solução lógica que oferece a possibilidade de recuperar informações remotamente por meio de cloud computing. Esse serviço utiliza a definição WSDL em um ou mais XML Schemas, que são armazenados na UDDI.

Alternativas
Comentários
  • solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformasdiferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service

  • UDDI NÃO armazena XML Schemas.

  • Os web services podem ser usados no contexto de cloud computing, porém não há a obrigação de ter uma arquitetura de nuvem para poder oferecer serviços web (isso já invalida a primeira parte da afirmação).


    Os serviços, que utilizam o protocolo SOAP para troca de mensagens, são descritos pela WSDL, linguagem de definição de serviços web, padronizada pelo W3C, porém novamente, não há obrigatoriedade do armazenamento desta descrição em UDDI, embora haja a possibilidade (isso invalida a segunda parte). Quando uma empresa quer disponibilizar um serviço web, pode registrá-lo em um diretório UDDI, que é composto de páginas brancas (empresas), amarelas (serviços) e verdes (especificações WSDL).

    Apesar das questões de concursos sempre mencionarem o UDDI, Sommerville, no seu livro de Engenharia de Software, comenta que essa tecnologia não vingou. Tentei encontrar algum diretório público UDDI e não encontrei. Não empenhei muito tempo, mas se existir não é de fácil localização.


    No artigo http://www.service-architecture.com/articles/cloud-computing/web_services_and_cloud_computing.html   há um diagrama interessante sobre as possíveis relações entre SOA, Web Services e Cloud Computing.

  • sempre caio nessa merda

     

    cespe curte cobrar as coisas que o UDDI não armazena

     

    2016

    Os documentos técnicos e de suporte necessários a desenvolvedores que utilizem web services não são armazenados no registro do UDDI.

    Certa

     

  • Fonte?

  • Questão de português.

    Acerca de web services, e-ping, XML e XSLT, julgue o item a seguir. Web service é uma solução lógica que oferece a possibilidade de recuperar informações remotamente por meio de cloud computing. Esse serviço utiliza a definição WSDL em um ou mais XML Schemas, que são armazenados na UDDI.

    O "que" retoma "XML Schemas", ou seja,

    "XML Schemas são armazenados na UDDI", o que não é verdade.


ID
783571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de web services, e-ping, XML e XSLT, julgue o   item  a seguir.

Um web service pode ser desenvolvido, também, com o uso de REST, que utiliza o protocolo HTTP para comunicação entre emissor e destinatário, e o SOAP, para encapsular as mensagens trafegadas.

Alternativas
Comentários
  • REST é inimigo do SOAP.

  • Muito engraçado o comentário abaixo kkkkkkkk nunca mais vou me esquecer disso!!

  • e

    ou

  • e-

    REST usa um modelo centrado em recursos de serviços encapsulados, em que cada recurso fornecido pelo serviço possui uma URL e todos os recursos oferecem suporte a uma interface uniforme.


ID
783619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue o  item  que se segue.

Web service é um exemplo de arquitetura orientada a serviços que, de acordo com suas características, está mais bem adequada à arquitetura cliente/servidor do que à monolítica.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente isso.


ID
784201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item abaixo, a respeito de APS (application platform suite).

Os componentes básicos da APS, correspondente a uma infraestrutura de software que permite a entrega de serviços de missão crítica e de informação utilizando tecnologias embasadas na web, são um servidor de aplicação corporativo, um broker de integração e um portal.

Alternativas

ID
790936
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os Web Services possibilitam que aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas se comuniquem através de troca de mensagens. Os Web Services compatíveis com o SOAP

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser anulada. 

    Desde quando WSDL é o formato de troca de arquivos em SOAP????? O Formato é o XML

    WSDL é o arquivo que descreve os serviços.
  • Concordo com o colega. Acertei a questão por ser a menos errada.
    O formato dos arquivos são  XML
  • Item A - A banca mudou um pouco para tentar induzir ao erro (formato WSDL). Aqui pode-se depreender que as mensagens são trocadas entre aplicações devido a existência da descrição (formato) do serviço em WSDL que determina a interface para comunicação. (forçando porque é a resposta da questão)
    Item B - Sim, são compatívei com RPC e são livres de bloqueios por firewalls e proxy haja vista utilizarem HTTP. Acho que o erro está em dizer que recebe objetos das tecnologias DCOM e CORBA.
    Item C - Do conceito de Web Service - É um conjunto de camadas contidas em uma pilha chamados por meio de protocolos específicos (SOAP, WSDL, UDDI), mas abertos e padronizados pela  W3C que se adaptam a arquitetura específica de cada rede.
    Item D - Não utilizam servidores FTP, faz uso do HTTP.
    Item E - Sim, trocam mensagens via HTML, o erro pode ser em dizer que é qualquer tipo de aplicação. (forçando porque o item correto é A)
    Fontes: meus resumos.
    Na minha opinião, o item A até poderia ser a resposta se não tivesse o item E (B, C e D impossíveis).  O item E só estaria errado se a banca tivesse pensado em aplicações client server ou stand alone (qualquer tipo de aplicação).  Quem puder complementar com mais informações, seria ótimo
    .
    Inté+

  • Se WSDL é a Lingaguem de Descrição do Web Service que utiliza o XML e ele trafega através do SOAP, portanto não está errado em dizer que os arquivos estão no formato WSDL.

    Acho que falou intepretação de texto.

    Fonte: W3C - http://www.w3.org/TR/wsdl
  • Não é usual, mas nada impede a utilização de SOAP via FTP.
    http://stackoverflow.com/questions/16104241/java-webservice-soap-over-ftp

    Porém o objetivo não é ser compatível com os WebServices.
     
  • Uma característica marcante da FCC é exatamente esse tipo de questão.

    Nas questões dessa banca devemos procurar a mais certa ou a menos errada, ai vai de acordo com o comando da questão.

    #FicaDica
  • Esse é o tipo de questão que não se pode "brigar com a prova". A primeira alternativa está notavelmente errada, mas, ainda assim é a mais plausível.
  • Concordo com vocês deveria ser formato XML .

  • Discordo do gabarito, concordo com os comentários de grande parte.


ID
804382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue o  item  subsecutivo.


Duas características comuns à maioria dos serviços web são o uso do protocolo HTTP — para envio das solicitações, processamento e envio de resultados em HTML — e o uso de logs, também no formato HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Formato HTTP?

  • Cada barbaridade

  • kkkkkkkk as ideia


ID
804406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o  item  a seguir.

Web services são sistemas de software projetados para suportar interoperabilidade host-to-host sobre a rede.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Segundo o W3C (World Wide Web Consortium) um Web Service define-se como: um sistema de software projectado para suportar a interoperabilidade entre máquinas sobre rede.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service

     

     


ID
813019
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre Web Services, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em um web service é obrigatório utilizar xml?


ID
813442
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os web services são

Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito E de Errado só se for. O item que melhor descreve um web service é a letra B) em que os web services tem justamente essa função de integração  de sistemas heterogêneos utilizando protocolos (SOAP, WSDL e UDDI) sobre XML para troca de mensagens, descrição do serviço e registro do mesmo no catálogo respectivamente.

ID
814393
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A maior parte das implementações de arquitetura orientada a serviço se utilizam de web services. Os três mais comuns são:

Alternativas
Comentários
  • SOAP - Simple Object Access Protoco

    Ele se baseia na Linguagem XML para seu formato de mensagem, e normalmente baseia-se em outros protocolos da camada de aplicação.

    REST - Representational State Transfer 

    É uma abstração da arquitetura da World Wide Web (Web), um estilo arquitetural que consiste de um conjunto coordenado de restrições arquiteturais aplicadas a componentes, conectores e elementos de dados dentro de um sistema.

    WSDL é um a descrição em formato XML de um Web Service que utilizará SOAP / RPC como protocolo. É o acrônimo de Web Services Description Language (Linguagem de Descrição de Serviços Web)


ID
814885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um script BPM permite criar processos de negócios compostos por web services.

Em qual linguagem padrão devem ser escritos esses scripts de modo a serem executados pela maioria dos motores BPM encontrados no mercado?

Alternativas
Comentários
  • BPEL (Business Process Execution Language)

     

    BPEL tem sua origem através de um consórcio de padrões consistindo de empresas como BEA Systems, IBM e Microsoft. BPEL combina e substitui as especificações IBM's WebServices Flow Language (WSFL) e Microsoft's XLANG. O BPEL provê uma Engine de orquestração para descrever a troca de informação internamente ou externamente. Ele é uma excelente forma de implementar integração com parceiros comerciais através da Internet. BPEL fornece a capacidade de uma empresa para se adaptar ou criar novos processos de negócios de forma rápida, tanto internamente quanto para sua comunidade de parceiros de negócio.

    O BPEL é uma das possibilidades para a definição da lógica de acoplamento/fluxo entre serviços. O BPEL pode ser expresso de maneira visual através de diversas ferramentas de edição. Assim como Web Services, BPEL pode ser exposto como WSDL para que outros serviços possam utilizá-lo. BPEL também é executado no servidor.

    Portanto, o BPEL é um padrão de orquestração que usa um Web Service como base, permitindo dessa forma a criação de um serviço composto que oferece uma visão externa única. Por exemplo, um cliente poderia estar planejando uma viagem onde um serviço BPEL faria a reserva da passagem e a reserva do hotel. Cada serviço poderia estar sendo feita de forma única, porém todas essas etapas são consolidadas por um serviço de orquestração. Assim, a combinação de serviços é fracamente acoplada, permitindo reuso e substituição.

     

    FONTE: http://www.devmedia.com.br/introduzindo-business-process-execution-language-bpel/28679

     

  • PROFESSOR XAVIER: O BPEL é uma linguagem padrão OASIS executável para especificar ações de processos de negócio com web services.


ID
827947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de SOA e web services, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) UDDI não é linguagem. É repositorio ou diretorio de registro ou registro de diretorios.

    b) certa

    c)Soa possui baixo acoplamento.

    d)Rest utiliza WADL como linguagem.

    e) Soa não é aplicativo é arquitetura orientada a serviços 

  • Alguém pode explicar o que significa a última sentença do gabarito? Não entendi o que ele quis dizer com "com regras como políticas de nível de serviço acordado (SLA)". Conheço esse conceito no ITIL, mas em webservices? Realmente não entendi...

  • ------------

    Eles são usados para diferentes implementações de serviços:

    WSDL (Web Services Description Language) é usado para descrever serviços que implementam o padrão SOAP, incluindo vários protocolos conhecidos como WS-* (e.g., WS-Addressing, WS-Reliable Messaging, WS-Security, entre outros.

    WADL (Web Application Description Language) é usado para descrever "serviços web", também conhecidos como "serviços HTTP" ou ainda "serviços REST" (ainda que não sigam a especificação REST estritamente).

    De modo geral, as frameworks para a definição de serviços SOAP são mais poderosas (e mais complicadas) que aquelas que são usadas para serviços HTTP. Se você já tem um serviço e só quer descrevê-lo, você deverá usar a linguagem de descrição (WSDL ou WADL) apropriada. Se o serviço ainda vai ser desenvolvido, dependendo dos requisitos você irá escolher um modelo ou o outro.

  • Analise das questões

    a) Web service é projetado para operar dados entre máquinas, em redes de computadores, mediante a linguagem UDDI. (Errado UDDI publicar e recuperar web services e suas principais partes são Registro e Descoberta.

    b) No caso de implementação de web service, o contrato de serviço entre os agentes envolvidos na aplicação pode possuir múltiplos esquemas XML (XML schema), com regras como políticas de nível de serviço acordado (SLA). (Correto)

    c) Acoplamento forte, um princípio dos serviços do SOA, possibilita maior compatibilidade de comunicação em ambientes heterogêneos, mediante o uso de XML na troca de dados. (Errado aclopamento fraco é um princípio dos serviços do SOA)

    d) Representational state transfer (REST), que utiliza o WSDL como linguagem de descrição de serviços, é uma forma de implementação de SOA na web. (Errado Rest utiliza WADL como linguagem).

    e) SOA é um aplicativo que segue as recomendações definidas na arquitetura web service. (Errado Web services segue as recomendações definidas no SOA ).


ID
832072
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Solução atualmente utilizada para integração de sistemas e comunicação entre aplicações diferentes, possibilitando a integração entre novas aplicações e outras existentes. Está-se falando de:

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: STF Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas de Informação

     

    A respeito de arquiteturas de integração, julgue os itens a seguir.

    A solução web service proporciona a interoperabilidade das informações entre as aplicações de uma organização, mesmo quando as aplicações tenham sido desenvolvidas em diferentes linguagens.

     

    Resposta: Certa


ID
861553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente a padrão MVC (Model-View-Controller ) e Web Services.

No exemplo http://hostName/webserviceRoot/ WebServiceName.asmx?WSDL, o arquivo WSDL (Web Service Description Language) é gerado automaticamente por meio da solicitação ao ASP.NET do arquivo .asmx relativo ao WebService concatenado com ?WSDL.

Alternativas
Comentários
  • Quando for solicitado o endereço http, automaticamente o servidor transfere para o cliente (solicitante) todo o conteúdo do WSDL.

    Resposta Certa!
  • No link "http://hostName/webserviceRoot/ WebServiceName.asmx?WSDL" há um espaço, antes de WebServiceName.

    Isso não deixaria o link inválido?
  • O WSDL é gerado? Ele não fica armazenado no servidor?

  • Nem sabia que dava pra gerar um WSDL automaticamente.

  • "solicitação ao ASP.NET"  


    ou


    solicitação do ASP.NET ao webservice??

  • Transfere é diferente de gera... Mas nada impede que um software gere um WSDL, basta que para tanto as informações necessárias sejam fornecidas.

  • Bem, confesso q tbm tomei nokoo nessa questão, mas está certa. Segue uma fonte:

    Estão disponíveis ferramentas para gerar definições WSDL a partir das informações fornecidas por meio de uma interface gráfica com o usuário, eliminando a necessidade de envolvimento dos usuários com os detalhes complexos e com a estrutura da WSDL. As definições WSDL também podem ser geradas a partir de definições de interface escritas em outras linguagens, como JAX-RPC Java.

    Fonte: G. Coulouris, SD.


ID
868378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a SOA e webservices, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O WS-Security propõe uma série de extensões para aprimorar a segurança dos web services no UDDI e no WSDL. Por questão de compatibilidade, essas extensões não afetam os cabeçalhos do envelope SOAP. (WS-Security afeta os cabeçalhos SOAP)
    b) UDDI é um serviço de diretório em que é possível registrar e localizar web services. (Correta)
    c) WSDL é descrito em formato XML e tem por única função descrever os valores e formatos dos dados que serão intercambiados entre os sistemas. (Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.)
    d) SOAP é um protocolo do tipo statefull, independente de sistema operacional, embasado em troca de mensagem one-way e projetado para ser simples e extensível por meio de tecnologia XML. (SOAP é stateless)
    e) SOA é uma arquitetura de desenvolvimento cujo objetivo é criar módulos funcionais denominados serviços, fortemente acoplados e independentes de plataforma. É embasada em XML e incentiva reutilização de código e interoperabilidades entre sistemas. (SOA é fracamente acoplado)
  • Boa professor! vlw

  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) O WS-Security propõe uma série de extensões para aprimorar a segurança dos web services no UDDI e no WSDL. Por questão de compatibilidade, essas extensões não afetam os cabeçalhos do envelope SOAP.
    Alternativa errada. O WS-Security é um padrão para incluir segurança a trocas de mensagens de serviço da Web SOAP. Ele adiciona um elemento de cabeçalho de mensagem SOAP ( <wsse:Security> )para anexar as informações de segurança às mensagens, na forma de tokens , transmitindo diferentes tipos de solicitações (que podem incluir nomes, identidades, chaves, grupos, privilégios, recursos, etc.) juntamente com informações de criptografia e assinatura digital.
    b) UDDI é um serviço de diretório em que é possível registrar e localizar web services.
    Alternativa correta. De acordo com a especificação do UDDI, ele é um serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) webservices. UDDI é ainda
    c) WSDL é descrito em formato XML e tem por única função descrever os valores e formatos dos dados que serão intercambiados entre os sistemas.
    Alternativa errada. Além de descrever o serviço, o WSDL especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis
    d) SOAP é um protocolo do tipo statefull, independente de sistema operacional, embasado em troca de mensagem one-way e projetado para ser simples e extensível por meio de tecnologia XML.
    Alternativa errada. De acordo com a especificação da WSDL, fornecida pela W3C, existem quatro tipos de transmissão suportado pelo WSDL :
    One-way :O endpoint recebe a mensagem
    Request-response :O endpoint recebe a mensagem e envia a resposta correlacionada
    Solicit-response :O endpoint envia a mensagem e recebe a resposta correlacionada
    Notification :O endpoint envia a mensagem
    e) SOA é uma arquitetura de desenvolvimento cujo objetivo é criar módulos funcionais denominados serviços, fortemente acoplados e independentes de plataforma. É embasada em XML e incentiva reutilização de código e interoperabilidades entre sistemas.
    Alternativa errada, visto que a arquitetura orientada a serviços tem como um dos princípios chaves o baixo acoplamento.
    Portanto, a alternativa correta para essa questão é a letra B.
     
    Fonte :
    - https://www.oasis-open.org/committees/uddi-spec/doc/spec/v3/uddi-v3.0.2-20041019.htm
    - http://www.w3.org/TR/wsdl

ID
868750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a webservices, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a. Normalmente a SOA é implementada utilizando WebServices (INCORRETA)
    _

    b. Não. A criação de interfaces para usuários estão mais relacionadas à arquitetura MVC. (INCORRETA)
    _
    c. XML sim para utilização do protocolo SOAP, porém XLS é extensão do Excel! (INCORRETA)
    _
    d. O protocololo SOAP não é utilizado para segurança, mas para troca de mensagens entre o fornecedor e cliente de um serviço. (INCORRETA)
    _
    e. Sim. Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis. (CORRETA)

ID
879502
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise o texto abaixo:


O padrão ............. defne um Web Service como uma coleção de endpoints de rede, mais conhecidos como portas. Uma Porta permite algumas operações, e cada operação implica a troca de algumas mensagens, que são formadas por tipos de dados defnidos em um schema .................. .


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • A Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.

    Serviço Pode ser visto como um container para conjunto de funções de sistema que foram expostos a protocolo baseado em web; Porta Não é nada além da definição do endereço ou ponto de conexão para o Web Service. É representado tipicamente por uma URL simples com http; Binding Especifica a interface, define o estilo de SOAP binding (RPC ou Document) e transporte (protocolo SOAP). Seções de bindingtambém definem as operações; Tipo de porta O elemento <portType> define um web service, as operações que podem ser executadas, e as mensagens trocadas para executar a operação; Operação Cada operação pode ser comparada à um método ou chamada de função em uma linguagem de programação tradicional. Aqui as ações soap são definidas e o tipo de mensagem é codificado; Mensagem Tipicamente, uma mensagem corresponde a uma operação. A mensagem contém as informações necessárias para executar a operação;


    [http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Services_Description_Language]  
  • Ainda não havia visto tal definição para WSDL.

     

    Pensei que estivesse sempre relacionado à descrição de serviços web e informações para acesso.


ID
895198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de sistemas, julgue os itens
subsequentes.

A linguagem WSDL é utilizada para descrever web services limitadas ao tipo request-response.

Alternativas
Comentários
  • Operation Types
    The request-response type is the most common operation type, but WSDL defines four types:

     

    Type Definition One-way The operation can receive a message but will not return a response Request-response The operation can receive a request and will return a response Solicit-response The operation can send a request and will wait for a response Notification The operation can send a message but will not wait for a response
    fonte: http://www.w3schools.com/wsdl/wsdl_ports.asp
  • Prezados,

    De acordo com a especificação da WSDL, fornecida pela W3C, existem quatro tipos de transmissão suportado pelo WSDL : A questão está errada.
    One-way :O endpoint recebe a mensagem
    Request-response :O endpoint recebe a mensagem e envia a resposta correlacionada
    Solicit-response :O endpoint envia a mensagem e recebe a resposta correlacionada
    Notification :O endpoint envia a mensagem
    Portanto, a WSDL não se limita ao tipo request-response, questão errada.
     
    Fonte : http://www.w3.org/TR/wsdl
  • - Message Exchange patterns (MEPs) – é um template que estabelece um padrão para a troca de mensagens entre duas comunicações. Possui 4 combinações:

    - Inbound

            * request/response – input/output

            * one way – input (unidirecional)

    - Outbound

            * solicit/response – output/input (assíncrono)

            * notification – output (assíncrono)

  • Errado. São 4 tipos:

    Request/response – input/output:
    One way – input (unidirecional)
    Solicit/response – output/input (assíncrono)
    Notification – output (assíncrono)

    .

    Clareando os comentários:

    Pense no endpoint como o cara que fornece o serviço... onde tá rodando o serviço!!!

    .

    - Inbound
            * request/response – input/output:
        -> Aqui o cliente faz o pedido - request - e o servidor responde - response;
        -> Ou de maneira análoga: O endpoint recebe a mensagem e envia a resposta correlacionada.

    .

            * one way – input (unidirecional)
        -> Aqui o servidor recebe a mensagem, sem responder nada.
        -> Ou de maneira análoga: O endpoint recebe a mensagem.

    .

    - Outbound
            * solicit/response – output/input (assíncrono)
        -> Aqui o servidor faz o pedido - solicit - e o cliente responde - response;
        -> Ou de maneira análoga: O endpoint envia a mensagem e recebe a resposta correlacionada

    .

            * notification – output (assíncrono)
        -> Aqui o servidor envia a mensagem, sem esperar resposta, mas apenas notifica.
        -> Ou de maneira análoga: O endpoint envia a mensagem.

     


ID
895204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de sistemas, julgue os itens
subsequentes.

Nos registros de negócio UDDI, a descrição da forma de acesso aos web services é um procedimento contido nas páginas verdes (green pages).

Alternativas
Comentários
  • Um registro UDDI consiste de 3 componentes.
     -White Pages-  Provê informações sobre a empresa que fornece o serviço.
     -Yellow Pages- Provê informações sobre a classificação do serviço ou do negócio.
     -Green pages- São usadas para descrever como acessar o serviço.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Description_Discovery_and_Integration
  • Prezados,

    Na UDDI, o registro de informações pode ser trazido em 3 grupos , as White , yellow e green pages. A questão está correta.
    As White Pages representam as informações básicas da empresa, como o nome, a descrição do tipo de negócio e contatos.
    As Yellow pages contem informações que estendem sua habilidade de encontrar o negócio ou serviço nos registros, através do suporte de vários sistemas de categorização e classificação.
    AsGreen Pages contem informações associadas aos serviços e fornecem referências as especificações técnicas desses serviços, assim como fornecem links para vários arquivos e mecanismos de descoberta baseados em URL
     
    Fonte : http://www.ibm.com/developerworks/webservices/library/ws-featuddi/
     
  • Um registro UDDI consiste de 3 componentes.
     

    - White Pages:  Provê informações sobre a empresa que fornece o serviço.
    - Yellow Pages: Provê informações sobre a classificação do serviço ou do negócio.
    - Green pages: São usadas para descrever como acessar o serviço.

  • As páginas verdes contêm descrições técnicas sobre as formas de acesso aos web services. Elas

    são utilizadas para indicar os serviços oferecidos por cada negócio, incluindo todas as

    informações técnicas envolvidas na interação e acesso ao serviço. Em geral, essas informações

    incluem uma referência para uma especificação externa e um endereço para invocar o serviço


ID
901186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos de tecnologias web,
como webservices, Ajax, XML, DHTML, CSS.

Uma das formas de comunicação para encapsular dados transferidos no formato XML para aplicações serviço web (webservice) é o SOAP (simple object access protocol).

Alternativas
Comentários
  • Geralmente servidores SOAP são implementados utilizando-se servidores HTTP, embora isto não seja uma restrição para funcionamento do protocolo. As mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo órgão W3C.
  • SOAP é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída. Ele se baseia na Linguagem de Marcação Extensível (XML) para seu formato de mensagem, e normalmente baseia-se em outros protocolos da Camada de aplicação, mais notavelmente em Chamada de Procedimento Remoto (RPC) e Protocolo de Transferência de Hipertexto(HTTP), para negociação e transmissão de mensagens. SOAP pode formar a camada base de uma pilha de protocolos de web services, fornecendo um frameworkde mensagens básico sob o qual os serviços web podem ser construídos. Este protocolo baseado em XML consiste de três partes: um envelope, que define o que está na mensagem e como processá-la, um conjunto de regras codificadas para expressar instâncias do tipos de dados definidos na aplicação e uma convenção para representar chamadas de procedimentos e respostas.

    O SOAP tem:

    • mecanismo para definir a unidade de comunicação,
    • mecanismo para lidar com erros,
    • mecanismo de extensão que permite evolução,
    • mecanismo entre as mensagens SOAP e o HTTP, que permite representar tipos de dados em XML.
    Fonte: Wikipédia
  • No meu ver, quem encapsula os dados transferidos via XML é o HTTP. 


ID
913789
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

SOAP, UDDI e WSDL são componentes de uma plataforma de web services. Sobre WSDL é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Mais uma da wikipedia com adaptações

    A Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.

    link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Services_Description_Language
  • Sobre a Letra B.

    "envelope, header e body" é do SOAP.

    WSDL é composto por:

      <type> xschema types

      <message>  …

      <portType> a set of operations

      <binding> communication protocols

      <service> a list of binding and ports


  • a É uma linguagem de uso livre baseada em XML que, apesar de ser utilizada para descrever serviços web, não é uma recomendação da W3C.    [ É recomendada pela W3C]                             

    b Um documento WSDL descreve um serviço web usando os elementos:  envelope, header, body, types, message, portType, binding e fault.  [Os elementos do WSDL são: Types , Message, Operation, PortType, Binding, Port, Service. Os elementos envelope, header e body fazem parte a especificação SOAP.

    c É uma linguagem baseada em XML para descrever web services, porém, não especifica como acessá-los.   [ Existem os elementos abstratos e os elementos concretos. Os elementos concretos especificam como acessá-los]

    d É um protocolo baseado em XML que é utilizado para acessar um web service, permitindo a troca de informações entre aplicações na web utilizando HTTP.  [ O item faz referência a SOAP e não a WSDL]

    e Um documento WSDL especifica a localização do serviço e as operações (ou métodos) que o serviço expõe. Item Correto

  • Adicionando informação à alternativa correta:

    A primeira vista a alternativa e) pode parecer incorreta, uma vez q o WSDL é usado para descobrirmos os tipos de dados, formatos da mensagem e servicos disponibilizados pelo ws.
    entretanto, os clientes podem procurar ws tambem desta maneira(tendo acesso direto ao wsdl). outra forma seria por meio do uddi, especie de repositorio onde todos os serviços são registrados para pesquisa pelos clientes.
    Ou seja, se eu tiver acesso direito ao wsdl de determinado servicço, alem das informações especificas desse serviço, posso saber tambem onde ele esta localizado e acessa-lo. Caso contrario, posso fazer pesquisa no 'repositorio' uddi.

  • WSDL is a document written in XML. The document describes a Web service. It specifies the location of the service and the operations (or methods) the service exposes.

    A WSDL document describes a web service using these major elements:
    Element           Description
    <types>         A container for data type definitions used by the web service
    <message>  A typed definition of the data being communicated
    <portType>   A set of operations supported by one or more endpoints
    <binding>     A protocol and data format specification for a particular port type

    http://www.w3schools.com/webservices/ws_wsdl_documents.asp

ID
931447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes ao desenvolvimento de um sistema embasado em uma arquitetura orientada a serviços.

Caso a implementação do sistema seja embasada em web services, as mensagens trocadas entre os serviços serão baseadas no formato XML e nos protocolos http e SOAP. Ambos os protocolos suportam a troca de mensagens síncronas e assíncronas.

Alternativas

ID
947005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca dos componentes da arquitetura orientada a serviços, julgue os itens subsecutivos.

Um web service pode ocorrer sobre o HTTP (hypertext transfer protocol), utilizando-se os serviços RESTfull (representational state transfer).

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe pq foi anulada?
  • o nome seria RESTful, sem o ultimo L, tirando esta consideração, ao meu ver esse item estaria correto.

    No wikipedia diz: O termo REST se referia, originalmente, a um conjunto de princípios de arquitectura (descritos mais abaixo), na actualidade se usa no sentido mais amplo para descrever qualquer interface web simples que utiliza XML e HTTP (ou YAMLJSON, ou texto puro), sem as abstrações adicionais dos protocolos baseados em padrões de trocas de mensagem como o protocolo de serviços web SOAP.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/REST
  • A justificativa divulgada foi:

    "Houve prejuízo do julgamento objetivo do item, pois, onde se lê “RESTfull” deveria ler-se “RESTful”. Dessa forma,opta-se pela anulação do item."

    fonte; http://www.cespe.unb.br/concursos/SERPRO_13/arquivos/SERPRO_2013_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

  • Mas o Rest não é stateless??

  • Minha nossa, que motivo tosco de anulação


ID
957937
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para responder à questão considere o texto a seguir:

          A equipe de TI da empresa A necessita de um módulo de software que pesquise a situação fiscal de seus clientes. Como a entrega do projeto está atrasada, decidiu-se utilizar um web service de uma empresa B.
          Para saber se o serviço atende às necessidades da empresa, a equipe de TI fez uma busca em um serviço de diretório no qual a empresa B publicou a descrição. Nessa descrição foram disponibilizadas informações como, por exemplo, as funções que o serviço possui, as informações de entrada necessárias para que o serviço possa ser executado e os tipos de resultados que o serviço disponibiliza. Para publicar essas informações, a empresa B utilizou uma linguagem baseada no padrão XML.
          Após buscar no serviço de diretório e constatar que o serviço atendia às necessidades da empresa, a equipe de TI contratou o serviço.
          Desenvolveu-se, então, um módulo de software que troca mensagens entre a aplicação e o web service utilizando o pro- tocolo SOAP, baseado em XML. As mensagens são transmitidas utilizando-se o protocolo HTTP em conjunto com outros padrões web.


O serviço de diretório citado no texto e a linguagem utilizada para publicar a descrição do serviço são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é um serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por serviços Web (Web Services). UDDI é ainda um framework de plataforma independente (desenvolvido na plataforma .NET) para descrever e integrar os serviços de negócios usando a internet, possibilitando assim uma exposição controlada dos serviços da empresa. A comunicação é realizada através do SOAP e as interfaces web service são descritas por WSDL.

    WSDL (Web Services Description Language) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.


ID
957940
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para responder à questão considere o texto a seguir: 

         A equipe de TI da empresa A necessita de um módulo de software que pesquise a situação fiscal de seus clientes. Como a entrega do projeto está atrasada, decidiu-se utilizar um web service de uma empresa B.
          Para saber se o serviço atende às necessidades da empresa, a equipe de TI fez uma busca em um serviço de diretório no qual a empresa B publicou a descrição. Nessa descrição foram disponibilizadas informações como, por exemplo, as funções que o serviço possui, as informações de entrada necessárias para que o serviço possa ser executado e os tipos de resultados que o serviço disponibiliza. Para publicar essas informações, a empresa B utilizou uma linguagem baseada no padrão XML. 
          Após buscar no serviço de diretório e constatar que o serviço atendia às necessidades da empresa, a equipe de TI contratou o serviço.
          Desenvolveu-se, então, um módulo de software que troca mensagens entre a aplicação e o web service utilizando o pro- tocolo SOAP, baseado em XML. As mensagens são transmitidas utilizando-se o protocolo HTTP em conjunto com outros padrões web. 



Segundo o texto, a troca de mensagens entre a aplicação e o web service utiliza o protocolo SOAP. Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter diversos elementos. Sobre esses elementos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro elemento é o Envelope e é obrigatório (elemento raiz).

    O elemento Fault é opcional e se encontra dentro do elemento obrigatório Body.

    O elemento Fault é único e dentro dele, quando ele é utilizado, existem sub-elementos que descrevem as mais variadas mensagens de erro.

  • O Fault é o filho único e opcional do Body


ID
1007077
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

WSRP (Web Services for Remote Portlets) define um conjunto de interfaces que todo WSRP Producer deve implementar e que todo WSRP Consumer utiliza para interagir com os portlets remotos. O grande benefício de se padronizar estas interfaces é a possibilidade de criar portlets genéricos. Assim, todo fornecedor de portal que queira suportar WSRP deve seguir a sua especificação. A especificação WSRP 2.0 propõe 4 interfaces cujas definições estão apresentadas abaixo. Assinale a interface que não existe na especificação WSRP 2.0.

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi porque isso ta aqui em redes, mas tudo bem, abaixo a resposta:

    WSRP is a web services protocol that is used to bring together content and interactive web applications from remote sources. WSRP incorporates standards such as XML, Simple Object Access Protocol (SOAP), and Web Service Description Language (WSDL) to serve as a foundation, while allowing for the implementation of evolving standards.

    WSRP Interfaces and Operations

    A producer must implement the following WSRP interfaces:

    Service Description Interface: Provides metadata of itself and the list of portlets that it offers. The consumer invokes the getServiceDescription operation of this interface to obtain the metadata.

    Markup Interface: Generates markup and processes interaction requests. The consumer invokes the getMarkup operation of this interface to obtain the portlets markup. These portlets then invoke theperformBlockingInteraction operation to process users' interactions to the producer.

    WSRP also specifies the following optional interfaces:

    Registration Interface: Provides an in-band mechanism for a consumer to register with a producer. It enables the producer to customize its behavior for each consumer based on registration information. WSRP also allows out-of-band registrations and no registration.

    Portlet Management Interface: Enables consumers to clone or destroy portlets as well as customize portlets by changing any associated properties.

    Note. The registration interface and portlet management interfaces are not used by the PeopleSoft producer. Consumers are therefore not required to register with the PeopleSoft producer.

    fonte: http://docs.oracle.com/cd/E18083_01/pt851pbr0/eng/psbooks/tprt/chapter.htm?File=tprt/htm/tprt22.htm

  • O comentário do Testing123 foi útil, mas a FDP da FCC, assim como outras bancas, nem sempre utiliza fontes conceituadas (livros, especialistas, publicações reconhecidas etc.). O conteúdo desta questão foi extraído aleatoriamente de uma monografia que está à disposição na internet... A descrição das interfaces está no link abaixo, na página 29 da monografia, ou 45 da ferramenta para visualização online. E não, a FCC não utilizou o material documentado do site da Oracle. Vejam que a tradução não bate com a descrição de cada alternativa...

    Fonte: http://docslide.com.br/documents/monografia-estudo-e-avaliacao-entre-dois-frameworks-para-desenvolvimento-de-portais-corporativos.html

     

    *No link abaixo tem o PL 6004/2013 - que obviamente está parado na Câmara... Acredito ser do interesse de todos nós não só exigir que ele seja aprovado, mas também "melhorado". Dêem uma conferida no Art. 38 sobre indicação bibliográfica, que pasmem, não é obrigatória...

     

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=585601

     


ID
1029919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de service-oriented architeture, julgue os itens subsequentes, considerando que SOAP corresponde a simple object access protocol e WSDL corresponde a web services description language.

O WSDL descreve um web service utilizando a sintaxe XML. Está correta a sintaxe mostrada a seguir para o elemento <portType> , que define o protocolo e a porta de comunicação para troca de mensagens do web services.

<portType> 

<portType protocol = "HTTP"> 

<porType port = "80">

</portType>



Alternativas
Comentários
  • no WSDL, portType define as operações que podem ser executadas e as mensagens que serão trocadas. Um exemplo de sintaxe:
    <portType name="glossaryTerms">
      <operation name="setTerm">
      <input name="newTerm" message="newTermValues"/>
      </operation>
    </portType >
    Fonte: http://www.w3schools.com/webservices/ws_wsdl_ports.asp

  • E, também no WSDL, o elemento que especifica o protocolo de comunicações utilizando o RCP/HTTP é o <binding>.


    Fonte: http://www.w3schools.com/webservices/ws_wsdl_ports.asp


ID
1035502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a interoperabilidade de sistemas e web services, julgue os itens seguintes.

A UDDI, que usa a linguagem XML Schema e sua terminologia, como “sequence” e “choice” para descrever formalmente suas estruturas de dados, tem como um de seus objetivos a definição de um conjunto de métodos para descrição e descoberta de serviços e provedores de Web Services.

Alternativas
Comentários
  • Boa questão! Não sabia que o UDDI usava o XML Schema para descrever suas estruturas de dados. O examinador deve ter pegado a questão do trabalho abaixo, ou ambos de alguma referência que não encontrei nesse momento. Vejamos o que sustenta a quetão:

    "Baseado em um conjunto de padrões comuns da indústria, incluindo HTTP, XML,  XML Schema e SOAP, o UDDI provê uma infraestrutura interoperável e fundacional  para ambientes de software baseados em web services. O padrão UDDI está na sua  terceira versão. UDDI usa a linguagem XML Schema e sua terminologia, tais como  “sequence” e “choice” para formalmente descrever suas estruturas de dados. O UDDI  é disponibilizado, ele mesmo, como um conjunto de web services. O comitê técnico da  especificação de UDDI da OASIS de tempos em tempos publica “melhores práticas” e “notas técnicas” a respeito do padrão, os quais podem ser obtidos a partir de [OASIS,  2009a] e [OASIS, 2009b], respectivamente."
    Ref: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.seer.unirio.br%2Findex.php%2Fmonografiasppgi%2Farticle%2Fdownload%2F964%2F737&ei=TPkmVKiyE6j9sASmioHABA&usg=AFQjCNFSo6fZxObwfLwUtTjG88qCmn3wOg&sig2=s3tmhtmAAn0iT94kl8-U7A&bvm=bv.76247554,d.cWc&cad=rja
    Nessa referência gostei de saber também que "O UDDI  é disponibilizado como um conjunto de web services"! Legal.
    Bons estudos!

ID
1035508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a interoperabilidade de sistemas e web services, julgue os itens seguintes.

Web services é um tipo de arquitetura de sistema distribuído que se caracteriza pela disponibilidade de serviços abstratos na Logical View, que se orienta pela troca de mensagens entre requisitantes e provedores, independentemente das suas plataformas de trabalho via XML.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Alguém sabe dizer qual o erro?

  • O protocolo de comunicação não é via XML é via SOAP.

    XML não é um protocolo de comunicação, mas uma linguagem de marcação

  • Se não me engano Web Services não é arquitetura como SOA, web Services disponibiliza os SERVIÇOS.

  • Web services é um tipo de arquitetura de sistema (INCORRETO, Web Service é uma implementação/tecnologia de uma arquitetura de sistemas que utiliza os princípios do SOA) distribuído que se caracteriza pela disponibilidade de serviços abstratos na Logical View(INCORRETO: essa tal de Logical View se refere ao conjunto de interfaces e atributos de um serviço mas se refere à SOA e não á WebServices), que se orienta pela troca de mensagens entre requisitantes e provedores, independentemente das suas plataformas de trabalho via XML. (CORRETO: pode ser utilizado XML, mas em WebServices também é comum a utilização de JSON)

  • As partes em verde respondem à questão!!!

    A arquitetura orientada a serviços(SOA) é um conjunto de princípios de projeto por meio do qual os sistemas distribuídos são desenvolvidos usando-se conjuntos de serviços pouco acoplados que podem ser descobertos dinamicamente e, então, comunicar-se uns com os outros, ou que são coordenados por meio de coreografia para fornecer serviços aprimorados. O modelo de arquitetura orientada a serviços é um conceito abstrato que pode ser implementado usando-se uma variedade de tecnologias. Contudo, a principal maneira de concretizar a arquitetura orientada a serviços é por meio do uso de serviços Web – é possível que uma organização use CORBA e outra use .NET, mas que então ambas exponham interfaces usando serviços Web, estimulando, assim, a interoperabilidade global.

    Fonte: SD, G Coulouris


ID
1043836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a linguagens e tecnologias de programação, julgue os seguintes itens.


Web services é um método de comunicação entre serviços na Web que aderem estritamente ao XML, como é o caso de serviços cuja comunicação é baseada na interface da arquitetura REST.

Alternativas
Comentários
  • Como assim REST baseado em SOAP?


    REST não tem nada de SOAP, a ideia do REST é justamente se basear nos métodos HTTP e retirar a burocracia do SOAP!


    REST não está restrito a XML, pode usar outras formas como JSOn

  • REST é um padrão arquitetural; SOAP é um protocolo. Para efeito de comparação, algumas pessoas simplificam e colocam ambos como protocolo. O que interessa aqui é que a especificação do SOAP exige que o formato da mensagem seja em XML, o que não ocorre em REST onde podemos transmitir mensagens em JSON, texto puro e até o próprio XML.

  • REST - HTML, JSON, XML, YAML, TXT, ou outros formatos dependendo da requisição do cliente.

  • O REST não adere estritamente o XML, mas SOAP, sim!


ID
1049476
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Web Services são aplicações modulares que podem ser acessadas por meio de uma rede, em geral, a World Wide Web. A arquitetura dos Web Services descrevem três papéis: service provider, service requester e service broker, e três operações básicas:

Alternativas
Comentários