-
A multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas.
De acordo com o conceito de multidisciplinaridade, recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que impede uma relação entre os vários conhecimentos.
-
A meu ver, errado: "integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina". Não: é integração de conteúdos de DIFERENTES DISCIPLINAS (por isso que se chama "multidisciplinaridade"), e não diferentes conteúdos de uma mesma disciplina. A afirmativa não tem sentido.
-
Multidisciplinar: que envolve disciplinas e pesquisas diversas. É um modelo dominante marcado por uma forte fragmentação.
-
Para mim esta questão está completamente errada, pois peço que o conceito aí exposto é o da interdisciplinariedade. Embora incompleto, uma vez que a interdisciplinariedade articula os conteúdos de diferentes disciplinas e o enunciado destaca conteúdos de uma só disciplina. Ficou sem sentido.
-
Multidisciplinar é a justaposição entre disciplinas diversas. A banca colocou "de uma mesma disciplina" pra confundir, mas analisando o que a questão diz está ok.
-
A propósito do conceito multidisciplinar, do qual surgiu o termo multiprofissional, Japiassu (1976) já afirmava que a abordagem multidisciplinar estuda um objeto sob diferentes pontos de vista, mas sem que tenha havido um acordo prévio sobre os métodos a se seguirem ou sobre os conceitos a serem utilizados. Há apenas uma justaposição de disciplinaS sem que fiquem evidentes as relações que possam existir entre elas.
Ou seja, não é de uma única disciplina. Nesse sentido, esta questão deveria ser anulada.