SóProvas


ID
1015546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as principais abordagens da administração e a evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

Na abordagem contingencialista, o ambiente e suas circunstâncias não representam ameaças à estrutura interna da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização: a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais, assim, não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar. Tudo depende (it depends) das características ambientais relevantes para a organização. As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
    http://www.portaladm.adm.br/Tga/tga89.htm
  • A Teoria da Contingência incumbiu-se de absorver rapidamente a preocupação com a tecnologia ao lado da preocupação com o ambiente para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional – uma maneira mais recente de visualizar o formato e a estrutura organizacional e o seu funcionamento.
    Teoria da Contingência Enfatiza :a importância da tecnologia e do ambiente.
  • A abordagem contingencial conclui que os fatores ambientes e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidades ou restrições que influenciam a estrutura e os processos internos da organização e que tais fatores devem ser constantemente identificados, especificados e reformulados para uma Administração equilibrada e de acordo com seu objetivo alcançado. 

    Fonte: http://www.fac.br/home/images/posgraduacao/Teoria_da_Contigencia.pdf

  • Complementando...

    RODRIGO RENNÓ diz que para a Teoria Contingencial, não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das
    organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende. Ou seja, antes que um administrador possa determinar qual é o “caminho” correto para uma empresa, é necessária uma análise ambiental. Assim, dependendo da situação da empresa, sua estratégia ou a tecnologia envolvida, o “caminho” ou modo de gerenciar será definido de uma maneira ou de outra. Os fatores principais – como o tamanho da empresa e seu ambiente – são considerados contingências, que devem ser analisadas antes de se determinar um curso de ação. 
    Portanto, não existe mais a “melhor maneira” de se administrar uma organização.