-
CERTA
A Teoria Clássica tinha como preocupação básica aumentar a efciência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais.
Nesse sentido, essa corrente é inversa à abordagem da Administração Científica: de cima para baixo (da direção aos departamentos) e a sua
-
De acordo com Chiavenato (2004, p. 79-80), a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A Teoria Clássica, ao contrário Teoria Científica, partia-se de todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos, etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).
-
Teoria Clássica: Fayol = Foco na estrutura organizacional.
> Não confundir Teoria Clássica com a Abordagem Clássica.
Abordagem Clássica é um gênero que comprende:
1) Administração Clássica: Taylor = Foco na especialização do trabalho e na organização das atividades.
2) Teoria Clássica: Fayol = Foco na estrutura organizacional
-
Complementando...
Diferentemente da administração científica em que o foco era nas tarefas, a teoria clássica tinha como objetivo a melhora da produtividade e da eficiência por meio da melhor disposição dos órgãos e das relações estruturais da organização. Ou seja, o foco desta teoria é a estrutura organizacional.
CHIAVENATO: "a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, buscou a melhoria da eficiência através do foco nas estruturas organizacionais.
-
Isso é ADMINISTRAÇÃO GERAL e NÃO PÚBLICA?
-
Teoria clássica é focada na estrutura
-
A teoria clássica possui um interesse precípuo na organização estrutural.