SóProvas


ID
1015594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere ao orçamento público, julgue os itens subsequentes.

O ciclo orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a apreciação final.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Elaboração da proposta > Discussão, votação, aprovação da Lei Orçamentaria > Execução Orçamentária > Controle e avaliação da execução orçamentária
  • Fases do Ciclo Orçamentário:

    - elaboração do projeto de lei;
    - apreciação, estudo e proposição de emendas
    - votração, sanção e publicação da Lei Orçamentária
    - execução da Lei Orçamentária
    - acompanhamento e avaliação da execução orçamentária.

     
  • CORRETA!!

    Ciclo orçamentário

    Sequencia de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A maioria dos autores adota como fases do ciclo orçamentário as seguintes: elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, controle e avaliação, quando, então, se inicia o ciclo seguinte. Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a avaliação final.

    http://www12.senado.gov.br/orcamento/glossario/ciclo-orcamentario

  • CERTA


    Ciclo Orçamentário no Brasil
    Pode ser definido como um processo contínuo, dinâmico e flexível, no qual se elabora, aprova, executa, controla e avalia os programas do setor público nos aspectos físicos e financeiros.
    Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde a sua concepção até a apresentação final. O processo de elaboração do orçamento público no Brasil obedece a um “ciclo” integrado ao planejamento de ações, que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, compreende o Plano Plurianual - PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.



    http://www.orcamento.org/geral/arquivos/Ciclo%20Or%C3%A7ament%C3%A1rio%20no%20Brasil.pdf

  • Fiquei na dúvida na hora de marcar porque entendi que a questão reduziu o ciclo orçamentário a elaboração e votação/aprovação... E as outras duas etapas (execução e controle)?
    Se alguém puder me esclarecer, agradeço! :)
  • Etapas do Ciclo Orçamentátio:

    - Elaboração e revisão do PPA; Esta fase é caracterizada pela formulação da proposta do plano plurianual.

    - Elaboração e revisão de outros planos; O poder público pode elaborar planos e programas nacionais, regionais e setoriais em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

    - Elaboração do projeto da LDO; O Presidente da República deve enviar o projeto anual da LDO até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro.

    - Elaboração do projeto de lei da LOA; A proposta orçamentária de todos os Poderes deverá ser compatível com o PPA, LDO e a LRF.

    - Apreciação, aprovação, sanção e publicação da LOA; A proposta orçamentária encaminhada ao CN é recebida pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

    - Execução; os órgãos realizam os programas governamentais contemplados na lei orçamentária, mediante uma série de ações que possibilitam atingir as diretrizes, objetivo, metas e prioridades estabelecidas nos instrumentos de planejamento e na LRF.

    - Controle e avaliação; a verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será prévia, concomitante e subsequente.     

  • Concordo com a Mariana. Eu também errei pelo mesmo motivo: fiquei na dúvida sobre o que a banca queria dizer com "apreciação final". Para mim, é muito diferente de execução e avaliação/controle, que são as últimas etapas do ciclo orçamentário.

    Julgo que a questão está errada ou, pelo menos, muito mal formulada.

    Aproveito para puxar a orelha dos colegas que copiam e colam a teoria de algum livro ou apostila, sem interpretar a questão. Vamos comentar a questão galera. Trazer fragmento de livro é muito fácil, difícil e realmente comentar a questão, interpretando-a à luz da teoria e do contexto.

  • Concordo com os comentários dos colegas Márcio Augusto e Mariana. Realmente o termo 'APRECIAÇÃO FINAL" da a entender que corresponde apenas até a APROVAÇÃO DAS LEIS, ficando de fora os processos de execução orçamentária e avaliação e controle. O problema é que o Cespe simplesmente copiou integralmente o conceito disposto nos portais de orçamento do governo e do Congresso Nacional. Sem dúvidas, o examinador sabia dessa subjetividade do termo, mas por possuir embasamento, simplesmente colocou a questão. Como a banca é a principal prestadora de concursos e, à medida que a concorrência aumenta com o decorrer do tempo, falta criatividade para elaboração das questões, objetivando os famosos "peguinhas" para diferenciação dos candidatos mais preparados. Em resumo: não basta mais aos candidatos efetuar relevantes gastos com materiais didáticos, além de implementar maior eficiência possível no limitado tempo de estudo. É necessário também acompanhar as mudanças da banca, sobretudo, com a inserção de questões "maldosas" como essa, obrigando o candidato a se ater a todo e qualquer tipo de informação disponível, mesmo que divergente de nossos estudos cotidianos (reafirmo que o termo apresentado acima não condiz efetivamente com todo o ciclo orçamentário apresentado pela doutrina). Não me surpreenderá o Cespe, com o tempo, elaborar questões com a integralidade da lei, assim como faz a FCC. De qualquer modo, vamos correr atrás, pois seja como for, devemos nos adaptar para que alcancemos nossos objetivos!.

  • "Apreciação Final", parece que terminou, que não existe um "ciclo" orçamentário. 

    Errei!

  • CERTA

    Ciclo Orçamentário é continuo e compreende os procedimentos a serem realizados para elaboração, aprovação, execução e controle dos instrumentos orçamentário: PPA, LDO, LOA.

    Pode-se entender que o ciclo orçamentário como initerrupto, pois enquanto o orçamento do próximo ano está sendo elaborado, o do exercício corrente esta sendo executado e controlado.

  • Ciclo Orçamentário - Sequencia de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A maioria dos autores adota como fases do ciclo orçamentário as seguintes: elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, controle e avaliação, quando, então, se inicia o ciclo seguinte. Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a avaliação final.

  • Ciclo orçamentário

    Sequencia de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. A maioria dos autores adota como fases do ciclo orçamentário as seguintes: elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, controle e avaliação, quando, então, se inicia o ciclo seguinte. Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a avaliação final.

    http://www12.senado.gov.br/orcamento/glossario/ciclo-orcamentario

  • Questão mal formulada a meu ver.

    Eles botam "apreciação final" e o candidato tem que adivinhar o que a banca quis dizer com isso.

  • Questão ambígua

    "Apreciação final" parece que está a se referir tanto à avaliação do legislativo quanto à fase de controle.

  • A duração do ciclo orçamentário é superior a um exercício financeiro, ou seja, o ciclo orçamentário ão coincide com o ano civil. Assim, percebe-se que o ciclo orçamentário não se confunde com o exercício financeiro. Aquele envolve um período muito maior, iniciando com o processo de elaboração do orçamento, passando por discussão, execução e encerrando com a avaliação (controle).

  • Questão bizarra! Vai entender. Segue o Fluxo

  • "O ciclo orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a apreciação final."

    Desde a sua concepção: primeira fase, planejamento ou elaboração.
    Até a sua apreciação final: segue a segunda fase, apreciação (votação), a terceira, execução e conclui com sua apreciação final (que é a avaliação). Lembrando que o controle ocorrerá em todas as fases, por isso não compõe somente a ultima fase.
    Quando o item colocou desde... até..., dá uma ideia de continuidade e preenchimento com outras fases, o segredo era não se prender ao termo "apreciacão", pois neste contexto significa algo mais abrangente. Gostaria de lembrar também que isto foi copia de enunciados de itens da banca.
    A paz do senhor...
  • "As atividades típicas do orçamento público podem ser divididas em: elaboração, aprovação, execução e controle/avaliação. Logo, o ciclo orçamentário compreende atividades desde a concepção (elaboração) até a apreciação final (avaliação) do orçamento. Questão correta." Prof. Anderson Ferreira 


  • Apreciação final?................. votação junto ao congresso ou apreciação final..............controle pelo congresso?


  • Apreciação final?................. votação junto ao congresso ou apreciação final..............controle pelo congresso?

  • De acordo com Sérgio Mendes, o Ciclo Orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a apreciação final. 
    CORRETA

  • E O CONTROLE? A EXECUÇÃO? QUESTÃO DUVIDOSA

  • Nara, o controle e a execução estão dentro das atividades típicas do orçamento público.

  • Não seria até a "avaliação" começado pelo planejamento?

  • Dicio diz:

    - apreciação = Avaliação; ação de avaliar para estimar o valor, a natureza de: os pedidos foram submetidos à apreciação do conselho administrativo.

    no comando, apreciação pelo P Legis, que é o fim do ciclo.

  • O difícil é adivinhar se ele incluiu o controle nessa "apreciação final"...

  • "apreciação final" é o controle

  • fora bozo.......
  • Meu Deus!