SóProvas


ID
1015642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de ocorrências em ambientes organizacionais, julgue os itens subsequentes.

A seleção de pessoas por meio de entrevista por competências possibilita, unicamente, a identificação das habilidades e atitudes do candidato, portanto os conhecimentos devem ser mensurados por meio de provas específicas.

Alternativas
Comentários
  • Competências são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam um profissional importante para sua organização e para toda e qualquer empresa (nesse caso dizemos que este profissional tem EMPREGABILIDADDE), por meio de características que atendem às necessidades do mercado como um todo.

    A Entrevista por Competência
    A técnica de entrevista apresentada é denominada Entrevista por Competência porque é baseada na premissa de que o comportamento passado do candidato pode nos dar dicas sobre seu comportamento futuro.
    Partindo desse pressuposto o entrevistador procurará, através dessa técnica de entrevista, coletar exemplos de situações vividas pelo candidato, procurando saber o que ele fez, sentiu e pensou e quais os resultados da sai ação em determinada situação.
    Para planejar a Entrevista por Competência, o selecionador deve ter em mãos o Perfil de Competências, que ajudará na elaboração de perguntas específicas para investigar cada atributo ou Competência.
    As perguntas utilizadas na Entrevista por Competência, considerando- se a premissa de que comportamento passado prediz comportamento futuro, devem ser:
    Claras e objetivas; Abertas e específicas; Com foco em competências; Usar o verbo de ação no passado; Investigar como aconteceu determinada ação;
    Coclusão: temos que os conhecimentos tanto quanto as habilidades e atitudes constituem objeto da entrevista por competências.

    gabarito: errado

    fonte:http://www.mariainesfelipe.com.br/artigos/artigos.asp?registro=49
  • Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição. Só que quanto mais se sobe na hierarquia, mais teórico e menos prático se fica. Em quase toda organização profissional quem planeja não executa e como "teoria na prática é outra" o serviço que é executado é muito diferente do que foi pensado. É necessária uma maior aproximação da equipe que planeja com a equipe que executa. Como fazer isso é a questão. Vejo isso como um problema grave organizacional e que muito pouco tem sido feito para ser corrigido ou pelo menos amenizado.

     

    Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor. Mas para que mudar o que de certa forma está dando certo? Essa atitude é necessária para ocorrer à mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.

    Conhecimento se adquire estudando e habilidade vem com a prática. O grande problema que eu vejo é a falta de atitude, algo meio místico, algo que vem no DNA da pessoa, difícil de ser adquirido, difícil de ser aprendido. Observe que eu disse difícil e não impossível. Só que para ter atitude é necessário atitude
  • ERRADO, pois a entrevista por competências é mais abrangente. 


    A entrevista por competências, ou entrevista comportamental baseada em competências, é uma das principais ferramentas utilizadas na seleção por competências. Ela busca informações sobre o comportamento passado, levando em consideração que tais comportamentos serão reaplicados  no futuro, em situações semelhantes.





  • ERRADO.

    Na entrevista por competências, o entrevistador pede que o candidato conte situações reais por que já passou, que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.

  • A analise do cargo( antecede a seleção) é feita com base no CHA dos futuros candidatos , ou seja, qualquer seleçao é feita com base no cha e na descrição do cargo.

     

  •                                                                                    MODALIDADES DE ENTREVISTAS


    • ENTREVISTA DE TRIAGEM: TÉCNICA MAIS RÁPIDA E SUPERFICIAL; SERVE PARA VERIFICAR SE O CANDIDATO DISPÕE DOS REQUISITOS E DAS QUALIFICAÇÕES ANUNCIADAS PELAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO (EX.: DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO, TRANSPORTE, FORMAÇÃO), SEM AVALIAR AS COMPETÊNCIAS.


    • ENTREVISTA TÉCNICA: TÉCNICA REALIZADA PELO GERENTE DE LINHA E ABORDA ASPECTOS TÉCNICOS RELACIONADOS AO TRABALHO.


    • ENTREVISTA DE SELEÇÃO: TÉCNICA MAIS PROFUNDA E COMPLEXA BUSCA AVALIAR A QUALIFICAÇÃO, O POTENCIAL E A MOTIVAÇÃO DO CANDIDATO PARA OCUPAR O CARGO.


    • ENTREVISTA COMPORTAMENTAL/POR COMPETÊNCIAS: QUAIS COMPORTAMENTOS O CANDIDATO TEVE NO PASSADO (CONHECIMENTOS, HABILIDAS E ATITUDES) DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE ELE VIVENCIOU. 


    • ENTREVISTA SITUACIONAL: O ANALISTA DE RH DEVERÁ DESCREVER UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA QUE PODE VIR A ACONTECER NO FUTURO.

     

     


     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADA!!!

    A seleção de pessoas por meio de entrevista por competências possibilita a identificação das habilidades, dos conhecimento, bem como das  atitudes do candidato.

    bora, bora guerros!!

     a batalha só termina quando  vencemos!!!