-
CORRETO.
Hoje, a educação corporativa vai muito além do treinamento. As empresas que buscam por vantagem competitiva, precisam levantar informações acerca do ambiente externo e do seu próprio ambiente, influenciando, necessariamente, as políticas de gestão de pessoas.
Hoje, o processo DESENVOLVER PESSOAS, o qual contempla TREINAMENTO e DESENVOLVIMENTO, está pautado em atitude proativa, visão de longo prazo, um ambiente instável e de constantes mudanças, em que deve prevalecer a inovação e a criatividade, para que a organização alcance seus objetivos, e consequentemente, materialize a sua missão de maneira diferenciada. Isso só é possível através das pessoas da organização.
Não se concebe, hoje, nas grandes organizações, o treinamento reativo (quando existe um problema), mas um modelo proativo, que alavanca a organização no mercado.
Fonte: meu material de estudo, baseado nas aulas da Andreia Ribas, Renato Lacerda, Ponto dos Concursos, e no livro Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato.
Desenho elaborado por mim, baseado nos estratos de desenvolvimento de Chiavenato.
-
Gabarito: certo
A educação corporativa é um modelo mais proativo de desenvolvimento pessoal uma vez que consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios e promove a gestão do conhecimento organizacional por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua, o que difere do treinamento e desenvolvimento.
Treinamento: visa atender a demanda atual mais urgente, ou seja, capacitar a pessoa para desempenhar a atividade que ela faz no momento.
Desenvolvimento: capacitar pessoas com conhecimento a fim de que elas possam estar preparadas para um futuro cargo que poderá assumir.
-
Alguém sabe dizer o que a cespe entende por capacitação? Se leva em consideração aquela diferenciação que treinamento é para corrigir deficiências, com foco em atividades já desempenhadas pelo colaborador e capacitação para o ensino de novas competências?
-
Reativo: esperar a bom explodir para depois tomar providências;
Proativo: tomar providências antes da bomba explodir; prevenção.
--
Gabarito: certo
-
CERTO
Atitudes em relação ao futuro: podem ser proativas (orientadas para longo prazo) – impulsionadas para as mudanças de objetivos e na mobilização dos recursos. ou reativas (orientadas para o curto prazo) – impulsionadas para preservar a estabilidade, a manutenção do status quo.
-
T&D
Competências individuais; Treinar competências individuais; Programas pontuais; Ações reativas.
Educação Corporativa
Competências essenciais; Habilidades estratégicas; Programas contínuos; Ações proativas
-
Chiavenato afirma que as organizações caminham gradativamente do treinamento e desenvolvimento para a educação corporativa, em migração paulatina e definitiva. A diferença entre esses conceitos é que a T&D é quase sempre local, tópico, reativo, microorientado e agregador. Já a educação corporativa é vantajosa por ser holística, sistêmica, proativa e sinérgica.
Fonte: Recursos Humanos: o capital humano das organizações