SóProvas


ID
1015696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

Na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), os examinadores, ao receber relatórios de gestão de uma organização, realizam consultoria, prescrevendo modos de gestão de processos à organização

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado, Examinadores não prescrevem.

    Relatório De Gestão (RG)
     
    Documento preparado pela Candidata e entregue para formalizar a candidatura ao PNQ, sendo que este descreve as suas práticas de gestão e seus resultados organizacionais, de acordo com o caderno Instruções para Candidatura fornecido pela FNQ.

    No processo do PNQ, as Candidatas podem optar por segui-lo de duas formas diferentes: 

    1. Processo Relatório da Gestão Simplificado - RGS 
    2. Processo Relatório da Gestão Clássico - RGC 

    os Relatórios da Gestão das Candidatas são analisados em consenso pelos examinadores selecionados, que atribuem pontuações consensuais para cada um dos 23 itens dos Critérios de Excelência. Essa etapa antecede a Visita às Instalações. Concluída a Análise de Consenso, o grupo de examinadores inicia o planejamento da etapa III, efetivando-se com a visita às instalações da Candidata. 

    Na etapa III, os juízes selecionam as Candidatas que serão reconhecidas como Destaque por Critério, Finalistas e Premiadas do PNQ, com base 
    na comparação de suas faixas de pontuação final e considerando também outras informações oficiais de domínio público. A pontuação final de uma Candidata é definida em visita às instalações que confirma as informações do RG e esclarece dúvidas surgidas em sua análise. São agraciadas com o PNQ as Candidatas que possam ser consideradas de “Classe Mundial”. 
     
    As pontuações de corte de anos anteriores são também consideradas pelos juízes em todas as etapas. Cada Candidata, independentemente da etapa em que deixar o processo, recebe um relatório de avaliação – RA que é preparado pelo examinador sênior – EXSR e pelo examinador relator – EXRL, com base na avaliação dos demais examinadores.

    Relatório de Avaliação (RA): Elaborado pelos examinadores relator e sênior, é aprimorado com base nas verificações da visita. Cada Candidata recebe o seu exemplar, que é precedido de informações sobre o ciclo de premiação.

    Fonte:http://www.fnq.org.br/ManualBancaEx2013.pdf

     
  • O MEG assim como o CBOK são modelos descritivos e não prescritivos de gestão. Segue citação:

    "Além disso, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) não é prescritivo quanto a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. "

    Fonte: FNQ, Critérios de Excelência 20° Edição, E-book


  • "Além disso, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo quanto a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Ele estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas, e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e desdobramentos."

    http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Lembrem-se das caracteríticas do MEG: 

    Modelo sistêmico;

    NÃO É PRESCRITIVO

    Adaptável a todo tipo de organização.

  • CARACERÍSTICAS DO MEG:

     

    Não é prescritivo:

     

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

    fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gest

  • COMPLEMENTANDO:

     

    (2013 - CESPE - ANCINE)

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    (2014 - CESPE - SUFRAMA)

    Ao prescrever aspectos da estrutura, gestão e operação de empresas, o modelo de excelência da gestão (MEG) estimula as organizações a observarem necessidades e expectativas das diferentes unidades organizacionais para melhor elaborar planejamentos estratégicos, táticos e operacionais.

    GABARITO: ERRADA.

     

     

  • O MEG não é prescritivo, não é uma receita de bolo! É adaptável a cada organização!

    Namastê