SóProvas


ID
1015705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os próximos itens.

O PRINCE2 consiste em uma metodologia de gestão de projetos flexível que se adapta a diversos tipos de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Apenas complementando o ótimo comentário do colega acima.

    Business Case é uma forma profissional de justificar o investimento para aprovar um projeto estratégico que agrega valor ao negócio da empresa .
  • PRojects IN Controlled Environments (PRINCE) é um método não-proprietário verdadeiramente genérico, a ponto de poder ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura.

    Isso é possível porque o PRINCE2 isola o gerenciamento do projeto (ex.: aspectos ligados ao escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, benefícios, tolerâncias, etc.) das contribuições especializadas (o esforço para realizar o produto, ex: design, construção, etc.). Assim, os métodos de produção dos aspectos especializados são facilmente integrados com o método PRINCE2, formando um frameworkcompleto para o projeto.

    Como o PRINCE2 é genérico e baseia-se em princípios comprovados, as organizações que adotam o método como padrão podem melhorar substancialmente sua capacidade organizacional e maturidade em diversas áreas de atividade. Tem flexibilidade bastante interessante que permite a ligação com outras abordagens de condução de projetos como o SCRUM para projetos Ágeis.
     

    A estrutura PRINCE2

    O método PRINCE2 aborda o gerenciamento de projeto com quatro elementos integrados: princípios, temas, processos e ambiente do projeto. Além disso, foca-se no controle de seis objetivos principais do projeto: escopo, tempo, custo, qualidade, riscos e benefícios.
     

    Princípios

    Os princípios são orientações obrigatórias e boas práticas que determinam se o projeto está sendo genuinamente gerenciado de acordo com o método PRINCE2. São sete princípios:

    • Justificativa contínua do Negócio (Business Case).
    • Aprender com a experiência.
    • Papéis e responsabilidades definidos.
    • Gerenciamento por estágios.
    • Gerenciamento por exceção.
    • Foco no produto.
    • Adequação ao ambiente do projeto.

    Sem a aplicação de qualquer dos princípios, o projeto não estará utilizando o PRINCE2.

    Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/PRINCE2

  • O PRINCE2™, ou Project In a Controlled Environment, é um método não proprietário para gerenciamento de projetos. É adaptável a qualquer tipo ou tamanho de projeto e cobre seu ge­renciamento, controle e organização. Um projeto PRINCE2™ possui as seguintes características:

    ·Controle e organização do início ao fim;

    ·Regular revisão de progressos baseada nos planos e no business case;

    ·Pontos de decisão flexíveis;

    ·Gerenciamento efetivo de qual­quer desvio do plano;

    ·Envolvimento da gerência e das partes interessadas em momentos-chave durante toda a execução do projeto;

    ·Um bom canal de comunicação entre o time do projeto e o res­tante da organização.

    Fonte: Revista Mundo Project Management

  • Vale lembrar que o PMBOK não é uma metodologia - diferente do que o CESPE afirmou para o PRINCE2 (eminentemente orientado para as exceções).


    CESPE - Apesar de concentrar um conjunto de boas práticas, o PMBOK não é considerado uma metodologia, pois define os processos de gestão de projetos em alto nível sem detalhar como devem ser implantados.

    CERTO.

  • CORRETA!

    O método Prince2 é uma metodologia de gerenciamento de projetos que oferece técnicas mais práticas para o funcionamento do mesmo, estruturando claramente o planejamento do projeto, a estrutura da organização e sua relação com o projeto, a divisão do projeto em estágios e o estabelecimento de checkpoints, etc.

    Neste sentido, o Prince2 se coloca como um complemento mais detalhado ao modelo do PMBOK (mais geral, especificando as melhores práticas) para o gerenciamento dos projetos na organização. É possível dizer que os referidos modelos são complementares, pois enquanto o PMBOK é descritivo sobre as melhores práticas, o Prince2 é prescritivo sobre como utilizar diferentes técnicas de gestão de projetos.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • GABARITO: CERTO 

     

    O PRINCE2 é uma metodologia genérica e flexível (um framework) que pode ser aplicada a qualquer tipo de projeto. Assim, se o projeto envolver diferentes empresas, é possível adaptar as atividades da metodologia PRINCE2 à metodologia utilizada por outra empresa.

  • Complementando...

     

    Conforme ÂNGELO (2008), apud CARLOS XAVIER, o método PRINCE2 possui as seguintes características:

     

    a) Controle e organização do início ao fim;
    b) Regular revisão de progressos baseada nos planos e no business case;
    c) Pontos de decisão flexíveis;
    d) Gerenciamento efetivo de qualquer desvio do plano;
    e) Envolvimento da gerência e das partes interessadas em momentos-chave durante toda a execução do projeto;
    f) Um bom canal de comunicação entre o time do projeto e o restante da organização.