SóProvas


ID
1016413
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A entrevista motivacional é uma técnica que foi difundida pelo mundo e, mais recentemente, no Brasil. Assim sendo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Rollnick e Miller, EM(Entrevista Motivacional) é "um estilo de aconselhamento diretivo, centrado no cliente, que visa estimular a mudança do comportamento, ajudando os clientes a explorar e resolver sua ambivalência". A EM engloba técnicas de várias abordagens, tais como psicoterapias breves, terapia centrada no cliente, terapia cognitiva, terapia sistêmica e até a psicologia social de persuasão. Neste sentido, a EM envolve componentes diretivos e não diretivos. 

  • A) "O objetivo principal é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência." 

    PSICODIAGNÓSTICO V, p. 88

    B) "Basicamente, foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos." 

    PSICODIAGNÓSTICO V, p. 88

    C) "Ambivalência, no contexto da EM, é o primeiro princípio norteador do processo de mudança.

    PSICODIAGNÓSTICO V, p. 89

    D) "A motivação pode ser entendida, numa visão abrangente, não como algo que a pessoa “tem ou não tem”, mas como algo que a pessoa deve fazer." 

    PSICODIAGNÓSTICO V, p. 89

    E) "O modelo transteórico está baseado na premissa de que a mudança comportamental é um processo e que as pessoas têm diversos níveis de motivação, de prontidão para mudar." 

     PSICODIAGNÓSTICO V, p. 90

  • Primeira vez na minha vida que ouço da utilização da EM, eminentemente clinica, no trabalho.

  • De acordo com Cunha (2003), a EM possui dois princípios norteadores: 1° trabalhar a ambivalência; 2° modelo transteórico, o qual esquematiza os processo de mudança do comportamento humano.

    Em resumo, a Entrevista Motivacional foi criada para trabalhar a ambivalência motivacional em pacientes com comportamento aditivos (ex.: abuso de álcool e drogas). Também é considerada uma TÉCNICA BREVE, sendo realizada em 1 único encontro, ou desenvolvida de 4 a 5 encontros.

    Ela é embasada teoricamento na Abordagem Centrada da Pessoa (Carl Rogers), TCC (Beck) e Teoria Sistêmica, combinando elementos diretivos e não-diretivos.