SóProvas


ID
1016980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos projetos de fundações em uma obra civil e dos métodos executivos, julgue os itens a seguir.


No processo executivo de estacas do tipo hélice contínua, uma provável causa de repentinamente o concreto iniciar a pega, durante a concretagem, é a falta do uso de aditivos retardadores.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão não deixou claro que  ,no processo executivo, podem ocorrer atrasos  na concretagem, desse modo,  a pega do concreto pode iniciar. 

  • Achei esta questão muito mal elaborada.

  • Entendo esta questão como correta, visto que o enunciado diz: "Uma provável causa..."

  •     No meu ponto de Vista a responta correta seria "errado", Considerando que as estacas tipo Hélice são produzidas de modo eficiente, ou seja, rapidamente. Assim elas n precisariam de aditivos retardadores para sua execução.

  • Eu pensei a mesma coisa que o Marcelo, durante a execução pode ocorrer atrasos.

    Se a usina fica longe da obra, por exemplo, seria obrigatório o uso de aditivo retardador.

  • NBR 6122/199621

    7.8.6.2 Concretagem

    Uma vez atingida a profundidade de projeto, é iniciada a injeção de concreto pela haste central do trado, com a retirada simultânea da hélice contínua contendo o material escavado, e sem rotação. O concreto utilizado deve apresentar resistência característica fck de 20 MPa, ser bombeável e composto de cimento, areia, pedrisco e pedra 1, com consumo mínimo de cimento de 350 kg/m3, sendo facultativa a utilização de aditivos.


    7.8.9.7 Aditivos

    7.8.9.7.1 O uso de aditivos plastificantes é normalmente desnecessário e, de qualquer modo, eles só são aceitáveis se seu tempo de eficácia não for inferior ao tempo total entre a colocação do aditivo e o final da concretagem da estaca.

    7.8.9.7.2 O uso de aditivos retardadores, embora normalmente desnecessário, não tem qualquer inconveniente.



  • No meu entendimento

     , repentinamente = de modo inesperado , concreto nenhum inicia a pega de modo inesperado! 


  • Colegas, se atentem ao termo "pega repentina". É claro que o aditivo é bastante utilizado e tem razão de ser, mas a questão fala disso. O concreto fresco em seu estado natural (sem aditivos) não passa por processo de pega repentina, que deve estar associada à temperatura do ambiente, traço inadequado etc.

  • Bem galera, acho que já está claro pelo nosso amigo Saulo Campos que segunda a NBR que regulamenta não necessita de aditivos. Todavia, acho que a questão não está errada por este fato. Independentemente do uso ou não de ativos retardadores, a questão estaria ERRADA pelo seguinte trecho: "repentinamente o concreto iniciar a pega". Nossos amigos Airton e Klango estão certos! Não existe pega repentina! Esta questão ao meu ver a questão não se enquadra em Fundações e sim em Materiais de Construção Civil. Cuidado galera!

  • pega repentina?
    ela demora três dias não é mesmo?

    pega 3 dias
    cura 7 dias
    endurecimento 28 dias

  • A pega do concreto pode atrapalhar, pois na fundação por hélice contínua a armadura é inserida após a concretagem. Se a pega iniciar antes do tempo, pode atrapalhar a instalação da armadura....
    Início da pega do concreto com +/- 1 hora depois do contato da água com o aglomerante (cimento)!!!
    Acredito que se o aditivo fosse colocado, ele teria a capacidade de retardar esse período (+/- 1 hora), mas se não utilizado, a pega DEVERIA ter início em seu tempo normal, então a provável causa do problema não está diretamente ligada ao aditivo.

  • Acredito que a questão está errada por que não é obrigatório utilizar aditivos para retardar o processo da pega na concretagem de uma estaca hélice contínua desde que o tempo normal sejá respeitado que é de no máx 2h:30min a partir da saída na concreteira (a hora de finalização da mistura vem especificada em uma NF que é entregue pelo motorista do caminhão), ou seja considera - se 1h para o transporte e o restante para o lançamento. Caso o concreto entre em processo de pega não é possível fazer a concretagem por que o mangote que lança o concreto começa a ficar interrompido pois o concreto deixa de ficar fluído e mesmo assim utilizar um concreto depois do início da pega é inadequado.

  • Pega repentina por falta de aditivo??? temos que usar o bom senso também né pessoal...

  • ERRADA

     

    Aditivo não constitui um material da estaca, logo não pode ser a causa de uma pega repentina. O aditivo pode ser usado para retardar o tempo de pega.

  • Galera, o Cespe, nesta questão, está brincando com a ideia de causa e consequência.

    Segundo Danilo Parentes 2018, (...) se o aditivo retardador de pega for utilizado, ele terá a capacidade de prolongar o início da pega, mas se não utilizado, a pega DEVERÁ ter início em seu tempo normal (1h). Portanto a provável causa do problema não está diretamente ligada à ausência do uso ou não do aditivo retardador de pega. Uma provável CAUSA desse problema poderia ser a presença de cloretos, por exemplo, que aceleraria o processo da evolução das propriedades mecânicas  do concreto. Nessa perspectiva, o início precoce do início da pega seria uma consequência da presença de cloretos (CAUSA) e a aplicação do uso de aditivos retardadores de pega seria a solução para esse problema (CONSEQUÊNCIA).

  • VAMOS PEDIR COMENTÁRIOS DO PROFESSOR, GALERA !!

    Essa questão, acho que tem mais haver com o tema "concreto" do que com o de "fundações"

    Errei a questão, acho que o que deve ser analisado, realmente, é o termo "repentinamente o concreto iniciar pega".

    O concreto não inicia pega "repentinamente". Mesmo que não fosse feito o uso de aditivo, o concreto tem um prazo para iniciar a pega.

    Acredito que o erro da questão esteja ai.

    Uma das possíveis causas dessa "pega repentina" seria um erro no traço, fator agua/cimento, etc.

    Mesmo que a questão quisesse dizer que o concreto para estaca de hélice contínua tivesse que vim com aditivo, acredito que a questão estivesse errada, pois a estaca hélice se caracteriza justamente por ser altamente produtiva, ou seja, um caminhão betoneira de concreto não ficaria tanto tempo sem ser utilizado.

  • Ao meu ver, pega repentina deve-se ao fato de haver a famigerada "falsa pega". Pois, na verdade, não estaria ocorrendo a pega do cimento, mas sim, um enrijecimento da pasta devido a "pega" do sulfato de cálcio. Usar ou não aditivo retardador não funcionará para mitigar a falsa pega, uma vez que ela tá associada, na maioria das vezes, a um clinquer de má qualidade.