SóProvas



Questões de Geotecnia


ID
41467
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma sapata de base quadrada de lado 2,0 m será construída em uma escavação cuja profundidade será de 2,50 m. Em todo o perímetro haverá uma folga de 50 cm para cada lado. Sabendo que o solo possui uma taxa de empolamento de 40%, e que o reaterro consumirá, do material escavado solto, 18,50 m³, pode-se afirmar que o volume excedente dessa escavação, em m³, vale:

Alternativas
Comentários
  • Área de escavação (2m x 2m + 0,5m de folga cada lado) = 3m x 3m = 9m².

    9m² (área) x 2,5m (profundidade) = 22,5m³.

    empolamento = aumento de volume do solo devido a entrada de ar nos vazios do solo retirado = 40% (deve-se somar esse valor ao escavado).

    (22,5m³ + 40%) ou (22,5m³ + (22,5m³ x 0,4)) = 31,5m³.

    31,5m³ - 18,5m³ = 13m³.


ID
51058
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os métodos de investigação do solo, considere:

I. Na Sondagem SPT, deve-se efetuar dois furos de sondagem adicional para cada 400 m2 de área de projeção para área entre 1200 e 2400 m2

II. Na Sondagem com Amostragem em Circulação Reversa se obtém testemunhos íntegros das rochas atravessadas, diferentemente do método rotativo, situação em que as amostras são trituradas ou pulverizadas pela ferramenta cortante e recolhidas na boca do furo em ciclones. 

III. A sondagem rotopercussiva, muito utilizada em mineração, se processa por meio de um bit com botões de metal duro acoplado a um martelo especial que é impactado por ação do ar comprimido e gira acionado pela sonda através das hastes de perfuração, pulverizando as rochas atravessadas, cujas amostras são coletadas a cada metro de avanço. 

IV. Na perfuração Rotary são utilizadas hastes duplas, excêntricas e circulação invertida ou reversa, tendo o ar soprado como fluído, o que permite a obtenção de amostras compactadas e contínuas, colotedas por meio de peneiras de dispersão. É aplicada em rochas com alto grau de coesão, como aluviões e lateritas lamelares. 


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • MÉTODO DE ROTOPERCUSSÃO (AR COMPRIMIDO)

     

    O método consiste na utilização de ar comprimido que desce pelo interior das varas de perfuração, de modo que o movimento de rotação a que o martelo de fundo (hammer bit) é sujeito, desgaste e perfure as formações geológicas, transformando-as em partículas mais pequenas de modo a que possam ser transportadas até à superfície pelo ar comprimido que circula com velocidade e em sentido ascensional, permitindo assim, uma perfuração isenta de anomalias.

  • Chegando à ultima questão sobre sondagens. Agora é estudar tudo novamente, rever os erros e buscar a própria superação.


    Estuda que a vida muda!


ID
51064
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando os trabalhos de escavações, fundações e desmonte de rochas, em obras de engenharia civil, tendo em vista as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (NR18), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m deve ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para suportarem os esforços. b) CORRETA c) As escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de passarelas e coberturas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a passagem dos trabalhadores e materiais. d) Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.e) Quando houver possibilidade de infiltração ou vazamento de gás, o local deve ser devidamente ventilado e monitorado.
  • 18.6.15 Os cabos de sustentação do pilão devem ter comprimento para que haja, em qualquer posição de trabalho,
    um mínimo de 6 (seis) voltas sobre o tambor

  • Ufa, acertei. Aquela boa lida da NR-18 ajudou.

  • 18.6.9 Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida. 

     

    18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua
    estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

  • Devem ter estabilidade garantida:

     

    Taludes instáveis            ----------------------------   altura > 1,25 m

     

    Quaisquer taludes         -------------------------------  altura > 1,75 m


ID
51091
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às barragens, considere:

I. Para barragens maiores que 30 metros ou cujo colapso envolva risco de perda de vida humana (existência de habitações permanentes a jusante), a vazão de projeto dos órgãos extravasores, ou cheia de projeto, será a cheia máxima provável. 

II. Para barragens de altura inferior a 30 metros ou com reservatório menor que 50.000.000 m3 e, não havendo risco de perdas de vidas humanas (inexistência de habitações permanentes a jusante), a cheia de projeto será definida através de uma análise de risco, respeitada a recorrência mínima de 1000 anos. 

III. Para os casos de alto risco de enchentes de áreas populosas ou grandes distúrbios da ordem pública, as barragens acima ou abaixo de 30 m devem obedecer o critério de máxima vazão do período de retorno de 10.000 anos.  



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Para barragens maiores que 30m ou cujo colapso envolva risco de perdas de vidas humanas (existência de habitações permanentes a jusante), a vazão, em m³/s, de projeto dos órgãos extravasores, ou cheia de projeto, será a cheia máxima provável. Para barragens de altura inferior a 30m ou com reservatório com volume menor que 50.000.000 m3 e, não havendo risco de perdas de vidas humanas (inexistência de habitações permanentes a jusante), a cheia de projeto será definida através de uma análise de risco, respeitada a recorrência mínima de 1.000 anos. (ELETROBRÁS, 2003).

  • Valeu Dra.

  • Pegar o tempo de retorno na épova de Adão?? kkkk


ID
51103
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As principais técnicas de execução de tubulões são

Alternativas
Comentários
  • Céu aberto e a ar-comprimido


ID
57619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de solos.

O índice de plasticidade de um solo é determinado em função de sua umidade e do índice de vazios.

Alternativas
Comentários
  • Esse índice representa o intervalo de umidade em que o solo se encontra no estado plástico.
  • O IP é expresso em porcentagem e pode ser interpretado, em função da massa de uma amostra, como a quantidade máxima de água que pode lhe ser adicionada, a partir de seu Limite de plasticidade, de modo que o solo mantenha a sua consistência plástica

  • ...

    entendi o comentários dos colegas abaixo, mas permitam-me ser mais direto

    o índice de plasticidade é determinado pela granulometria. Quanto maior a quantidade de argila maior o índice de plasticidade, isso porque as argilas possuem elevados LL

     

    IP = LL - LP

  • Gabarito: ERRADO

  • IP = LL - LP

     

    Indica, de modo grosseiro, o quão plástico é o solo

     

    ELUCIDANDO:

     

    SSP - L (SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO LÍQUIDO) -> INVENTEI PARA AJUDAR NA MEMORIZAÇÃO.

     

     

    SÓLIDO   SEMISSÓLIDO   PLÁSTICO   LÍQUIDO 

    -------------//----------------------//------------------//-----------------

           (LC)           (LP)         (LL)

     

    ONDE:

     

    LC- LIMITE DE CONTRAÇÃO

    LP - LIMITE DE PLASTICIDADE

    LL - LIMITE DE LIQUIDEZ

  • ERRADO.

    IP = LL - LP

    índice determinado em função da quantidade de argila presente no solo.


ID
57622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de solos.

O ensaio de compactação do tipo Proctor normal emprega energia de compactação menor que o ensaio do tipo Proctor modificado.

Alternativas
Comentários
  •  A energia de compactação desse ensaio é de aproximadamente 6 kg · cm/cm3

     No ensaio de Proctor modificado a energia específica de compactação é  da ordem de 25 kg · cm/cm3 .

  • O Proctor normal é recomendado para a obtenção do valor da umidade ótima para obras de terra de pequeno porte e que serão compactadas por equipamentos leves. Além dele, há o ensaio Proctor modificado (para obras de terra de grande porte e que serão compactadas por equipamentos pesados).

     

    Para realizar coisas grandes, comece pequeno.

  • Atualmente, no Brasil, é reconhecido o ensaio de compactação Proctor divido conforme a energia de compactação empregada em normal, intermediário e modificado. (modificado > intermediário > normal)

    Genericamente, os resultados para umidade ótima e peso específico seco máximo obtidos na curva de compactação para o mesmo tipo de solo serão diferente conforme a energia empregada. Assim, quanto maior a energia de compactação maior será o peso específico seco máximo com uma menor umidade ótima.

    [Q75537]

    Gabarito: Certo

  • Ensaio normal de Proctor

    - desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933

    - segue a norma ABNT NBR 7182/1986 - Ensaios de Compactação

    -  Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura

    - A energia de compactação desse ensaio é de aproximadamente 5,7 kg.cm/cm³

    -Atualmente, tendo em vista o maior peso e eficiência dos equipamentos de compactação, tornou-se necessário alterar as condições do ensaio para manter a indispensável correlação com o esforço de compactação obtido no campo. Surgiram, assim, as energias Intermediária e o Modificada de Proctor (ou AASHTO Intermediário e Modificado), com energias de compactação de 12.8 e 27.1 kg.cm/cm³, respectivamente.

    Assim, em resumo:

    Proctor Normal: 5,7 kg.cm/cm³

    Proctor Intermediário: 12.8 kg.cm/cm³

    Proctor Modificado: 27.1 kg.cm/cm³

    fonte: http://www.suportesolos.com.br/blog/compactacao-de-solos-ensaios-geotecnicos-o-ensaio-e-as-energias-de-compactacao/68/

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!


ID
57625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de solos.

Para solos com baixos valores de coeficiente de permeabilidade, é indicado o ensaio de permeabilidade do tipo carga variável.

Alternativas
Comentários
  • - Ensaio de Carga Variável - Solos com baixos valores de permeabilidade, ou seja, solos finos. Ex: siltes e argilas.

    - Ensaio de Carga Constante - Solos com altos valores de permeabilidade, ou seja, solos de granulação grossa. Ex: solos arenos


    QUESTÃO CORRETA!!
  • logicamente, sim!
    Se fosse usado ensaio de carga constante em solos coesivos, o ensaio demoraria uma eternidade...

  • correto galera, inclusive a NBR preve o ensaio com carga variável apenas para argilas e o ensaio com carga constante apenas para solos granulares

  • dois métodos que são realizados comumente para determinação da permeabilidade sob carga variável descritos na NBR 14545.

    O ensaio de carga variável é indicado para solos argilosos e silto-argilosos de baixa permeabilidade.

    Alguns fatores podem influenciar a permeabilidade tais como: temperatura, estrutura, índice de vazios, homogeneidade, tamanho dos grãos e grau de saturação.

    FONTE: http://www.suportesolos.com.br/blog/ensaio-permeabilidade-do-solo-ensaio-de-carga-variavel-conheca-mais-detalhes-sobre-este-ensaio-norma-nbr-14545/193/

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!


ID
57628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de solos.

A resistência ao cisalhamento de um solo independe da pressão da água presente nos seus poros, uma vez que a resistência ao cisalhamento da água é desprezível.

Alternativas
Comentários
  • A presença de água diminui a resistência do solo ao cisalhamento, portanto depende da pressão da água.

  • Na equação de Coulomb não é usada a pressão efetiva?

  • Gabarito: ERRADO

    Depende sim da presença de água

  • a pressão de água afeta a pressão efetiva, s' = s - u.

    e é a tensão efetiva que define o parâmetro de resistência ao cisalhamento visto que este está relacionado ao contato entre partículas de solo.

  • Somente as pressões efetivas mobilizam resistência ao cisalhamento

    τtotal=τef+τágua

    τ=τ'+w

    τ'=τ-w

    Tefetiva = Tensão Total - Tensão da Água


ID
57649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras
civis.

As sapatas de concreto armado localizadas em divisas e associadas a vigas de equilíbrio só necessitam de armadura na direção vertical

Alternativas
Comentários
  • Essa afirmação é muito relativa, isso vai depender da forma da sapata, vai depender se ela for uma sapata rígida ou flexível, vai depender da carga e etc...

    questão errada

  •  taxa de armadura mínima nas duas direções.

  • A armadura horizontal suporta as tensões de tração, logo é necessário também.


ID
57652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras
civis.

O radier é um tipo de bloco de aço que liga os pilares da construção a estacas individuais, que podem ser de concreto ou de aço.

Alternativas
Comentários
  • "Elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (por exemplo: tanques, depósitos, silos, etc.)."
  • radier é de concreeto armado

    se fossem usados radier de aço não existiria mais Fe disponível na natureza

  • Atualizando o comentário do Colega Lucas Lima, de 09 de Julho de 2013, às 21h01...

     

    NBR 6122/2010

    3.4 Radier

    Elemento de fundação superficial que abrange parte ou todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos.

     

    Bom estudo.

     

     

  • Radier 

    -fundação rasa que

    - assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção.

    radiers são lajes de concreto armado 

    - contato direto com o terreno

    - recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

    - Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte.

    -  baixo custo e rapidez na execução

    - redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

    - O radier é executado quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.

    Fonte: https://www.escolaengenharia.com.br/radier/

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!


ID
57655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras
civis.

O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão.

Alternativas
Comentários
  • certo! 

    repique acontece quando o martelo quica após bater na estaca porque ela já não desce mais (quique do martelo quando a estaca num limite impenetrável)... É chamada de parcela elástica porque a estaca se alonga e volta - em questão de milésimos de segundo- , mas não há afundamento

  • O repique não se relaciona com a reflexão do martelo. Traça-se uma linha de referencia na estaca, e quando do golpe,  é possivel identificar que parte da penetração é definitiva e outra parte é elastica. A parcela elásticadenomina-se repique.

  • REPIQUE

    O repique corresponde à parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão.
    Também pode-se dizer que o repique é uma medida indireta e dinâmica da capacidade de carga da estaca, contudo é pelo deslocamento elástico do topo da estaca.

     

    NEGA

    A nega corresponde à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos).
    Pode-se dizer que a nega é uma medida indireta e dinâmica da capacidade de carga da estaca.
     


ID
57658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras
civis.

A lama bentonítica é utilizada para estabilizar as paredes de furos em terrenos não-coesivos para a execução de estacas escavadas.

Alternativas
Comentários
  • A lama betonítica tem justamente esta função, ela estabiliza o solo escavado, evitando o desmoronamento  das paredes do poço. A NBR  9061- Segurança de escavação a céu aberto traz as seguintes informações sobre as lamas de escavação:
     
    A lama de escavação é uma mistura em água de
    uma argila especial (bentonita) da família das montmorilonitas
    de sódio (alcalina).

    A lama para a escavação deve apresentar a propriedade
    da tixotrópica, ou seja, um comportamento fluido
    quando agitada, mas é capaz de formar um gel quando
    em repouso.
    A lama durante a escavação da vala deve ter as
    seguintes funções:
    a) suportar a face da escavação;
    b) formação de um selo para impedir a perda da lama
    no solo;                 
    c) deixar em suspensão partículas sólidas do solo
    escavado, evitando que elas depositem no fundo
    da escavação.
     
    A lama para a escavação é preparada numa instalação
    especial denominada “central de lama” e deve
    ter características especiais para poder ser utilizada na
    escavação.
     
     


  • A técnica de escavação de valas em solo sem a entivação é possível graças às 
    funções exercidas pelas propriedades da “lama” bentonitica. Funções essas que são 
    capazes de manter a estabilidade das paredes da vala escavada querem os terrenos 
    sejam coesivos ou não, quer haja ou não lençol freático. Isso é possível devido às 
    propriedades, tais como: grande estabilidade da suspensão de bentonita em água, que se 
    faz manter suspensos os detritos da escavação impedindo a sua deposição no fundo da 
    vala; a pressão hidrostática exercida pela lama sobre as paredes da vala devido a sua 
    maior densidade que a da água; a formação do “cake”, película impermeável de argila, 
    que atua como cortina impermeável sobre as paredes da escavação, que além de evitar 
    perdas significativas de material, cria uma cortina impermeável sobre a qual se exercerá 
    a dita pressão hidrostática pelo fluido; a tixotropia, que é a propriedade que faz a lama 
    comportar-se como fluido pouco viscoso quando sujeita a uma agitação forte, o que 
    facilita o seu bombeamento, e adquirir propriedades de certa rigidez quando deixada em 
    repouso. 
  • A lama bentonitica é auxilio para escavações ( estacas escavadas ou parede-diafragma), um dos seus auxilios é a penetração da lama nos poros do solo arenosos( nao-coesivos) para manter sua estabilidade.


ID
66874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos estudos sobre o solo, o conceito de ruptura hidráulica pode ser
entendido como a perda de resistência e estabilidade do solo, com a
conseqüente desestruturação do maciço ou da edificação construída
sobre esse solo, por efeito de percolação da água. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Em barragens construídas sobre terrenos de fundação permeáveis, é possível a ocorrência de ruptura hidráulica por levantamento.

Alternativas
Comentários
  • sim, essa ruptura irá acontecer quando a força de percolação ascendente for maior que o peso próprio do solo

    correta

  • Completando a observação do colega:

    Ruptura hidráulica (ou levantamento hidráulico): envolve uma massa de solo grande, na zona onde a percolação é ascendente. A sua ocorrência depende da relação entre o peso submerso da massa de solo (P`) e as forças de percolação (F P) que nela atuam.

  • Essa apostila tem uma material bacana sobre ruptura hidráulica. Item 1.2.2, p. 9

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOVgAG/mecanica-dos-solos-ii#


ID
66877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos estudos sobre o solo, o conceito de ruptura hidráulica pode ser
entendido como a perda de resistência e estabilidade do solo, com a
conseqüente desestruturação do maciço ou da edificação construída
sobre esse solo, por efeito de percolação da água. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Na erosão superficial, a resistência trativa à erosão independe das características granulométricas e de plasticidade do solo.

Alternativas
Comentários
  • o tamanho dos grãos tem tudo a ver!

    imaginei dois montinhos, um de areia e outro de argila, é obvio que o de areia é mais instável às intempéries do tempo

    questão errada

  • Questão muito errada. A granulometria dos solos inlfuencia em TODOS fatores erosivos.

  • É só lembrar da areia que não é plástica, sendo assim mais propensa à erosão


ID
66886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em projetos de fundações profundas, a compreensão da capacidade
resistente do solo de fundação e dos mecanismos pelos quais os
diversos componentes do sistema de fundações transmitem os
esforços é elemento importante para a análise adequada desses
projetos. Com relação a essa questão, julgue os próximos itens.

O conceito de ruptura convencional pode ser corretamente definido como a carga correspondente a uma deformação de ponta ou topo da estaca igual a uma fração do diâmetro da mesma.

Alternativas
Comentários
  • Ruptura convencional - imposição de um recalque arbitrário para caracterização de ruptura.

    Conforme NBR 6122 ponto de encontro entre a curva (P x recalque) com a reta (que está em função do P x L x A x E e Diâmetro)

     

    P: carga

    L: comprimento estaca

    A: área transversal estaca

    E: módulo de elasticidade (material da estaca)

    D: diâmetro

     

    https://www.yumpu.com/pt/document/view/12937161/provas-de-carga-em-e-engenharia-civil-uem/16

     

  •  Segundo Décourt a carga de ruptura “é definida como sendo a carga corresponde a deformação de ponta (ou do topo) da estaca correspondente ao valor de 10% de seu diâmetro, no caso de estacas de deslocamento (grande ou pequeno) e de estacas escavadas em argilas, e de 30% de seu diâmetro, no caso de estacas escavadas em solos granulares

  • A carga de ruptura pode ser determinada por provas de carga executadas de acordo com a ABNT NBR 12131.

    A determinação da carga admissível ou carga resistente de projeto deve ser feita de acordo com 6.2.1.2.2, devendo-se, contudo, observar que durante a prova de carga o atrito lateral deve ser sempre positivo, ainda que venha a ser negativo ao longo da vida útil da estaca.

    A capacidade de carga de estaca ou tubulão de prova deve ser considerada defi nida quando ocorrer ruptura nítida caracterizada por deformações continuadas sem novos acréscimos de carga.

    O comportamento de uma estaca ou tubulão, quando submetido à prova de carga , pode não apresentar ruptura nítida. Isto ocorre em duas circunstâncias:
    a) quando a capacidade de carga da estaca ou tubulão é superior à carga que se pretende aplicar (por exemplo, por limitação de reação);
    b) quando a estaca ou tubulão é carregado até apresentar recalques elevados, mas que não configurem uma ruptura nítida como descrito.

    Nessas duas circunstâncias pode-se extrapolar a curva carga-recalque para avaliar a carga de ruptura, o que deve ser feito por critérios baseados na Engenharia Geotécnica sobre uma curva cargarecalque do primeiro carregamento. Neste caso a carga de ruptura pode ser convencionada como
    aquela que corresponde, na curva carga x deslocamento – mostrada na Figura 4 – ao recalque obtido pela expressão:

     

    Δr = (P x L / E x A) + (D/30)
     

    onde
    Δr é o recalque de ruptura convencional;
    P é a carga de ruptura convencional;
    L é o comprimento da estaca;

    A é a área da seção transversal da estaca (estrutural);
    E é o módulo de elasticidade do material da estaca;
    D é o diâmetro do círculo circunscrito à estaca ou, no caso de barretes, o diâmetro do círculo de área equivalente ao da seção transversal desta.

     

    Na interpretação da prova de carga, devem ser consideradas a natureza do terreno, a velocidade de carregamento, a estabilização dos recalques etc. conforme previsto na ABNT NBR 12131. Deve-se, contudo, observar que durante a prova de carga o atrito lateral é sempre positivo, ainda que venha a ser negativo ao longo da vida útil da estaca.


    Em estruturas sujeitas a esforços cíclicos, as provas de carga devem ser programadas de modo a verifi car a infl uência deste tipo de carregamento.


ID
66889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em projetos de fundações profundas, a compreensão da capacidade
resistente do solo de fundação e dos mecanismos pelos quais os
diversos componentes do sistema de fundações transmitem os
esforços é elemento importante para a análise adequada desses
projetos. Com relação a essa questão, julgue os próximos itens.

A capacidade de carga por atrito lateral de estaca em argila depende da resistência ao cisalhamento do solo e do histórico de tensões às quais esse solo foi submetido.

Alternativas
Comentários
  • quando o examinador diz "histórico de tensões" ele se refere a tudo que o solo passou para resultar no que ele é, seja eventos de chuva, seja vazamentos hidrossanitários, seja movimentação de transeuntes, eventos que afetaria nas suas características geotécnicas

     

    questão certa

  • QUANTO MAIS CARGA ESTE SOLO ESTEVE SUBMETIDO NA SUA HISTÓRIA GEOLÓGICA, MAIS COESO ELE TENDE A SER

  • Complementando o BULLDOG:

    "QUANTO MAIS CARGA ESTE SOLO ESTEVE SUBMETIDO NA SUA HISTÓRIA GEOLÓGICA, MAIS COESO ELE TENDE A SER"...e maiores serão os atritos. Em consequência, maior capacidade suporte da fundação.

  • CORRETO

     

    Se a argila for pré adensada a coesão é maior, consequentemente maior atrito


ID
66952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A construção de um edifício é tarefa complexa, feita em etapas.
A boa execução de cada uma dessas etapas, com o
acompanhamento objetivo por parte da fiscalização, permite que
se tenha uma edificação que atenda aos critérios de segurança e
de utilização. Para tanto, cuidados especiais devem ser tomados
na execução das tarefas que compõem cada uma das etapas,
havendo um conjunto de procedimentos previstos na literatura
técnica para orientar tanto a execução quanto o acompanhamento.
Com relação a edificação e seus cuidados, julgue os seguintes
itens.

Em muros de arrimo que sirvam de base para alvenaria de elevação, os revestimentos impermeáveis devem ser feitos até, no máximo, 60 cm abaixo do nível do solo.

Alternativas
Comentários
  • Toda parte enterrada da parede deve ser tratada, tanto externamente quanto internamente. Para a parte externa existem mais opções. Mas para isso é preciso ter acesso a esse lado e nem sempre é possível. Para chegar à parte externa é necessário que haja uma contenção do solo e espaço para fazer a parede. Mesmo em uma obra nova – em construção – muitas vezes não é viável caso o solo seja ruim, caso esteja construindo no limite, ou dependendo do processo construtivo. Mas quando há essa possibilidade, as opções de impermeabilização são os materiais cimentícios como cimento polimérico – o mais prático nessa situação – ou impermeabilizações flexíveis como manta asfáltica.


ID
69916
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento de uma sapata para um pilar de 30 cm × 30 cm, com carga de 1.920 kN e tensão admissível do solo igual a 0,12 MPa, é correto afirmar que para o pilar de seção quadrada a sapata economicamente mais indicada é

Alternativas
Comentários
  • Área = P/tensão adm -> A= 1920KN / 0,012KN/cm² -> A = 160.000cm²


    1m² - 10.000cm²   logo: 160.000cm² = 16m²

    pelas opções de resposta, a letra B lados da sapata com 4 m = área de 16m²

  • Área sapata = P (carga)/tensão adm.

    A carga está em KN e a tensão admissível do solo em MPa.

    Lembrando: 1MPa = 1000KN/m².

    Então: 0,12MPa x 1000 = 120KN/m².

    Área sapata = 1920KN / 120KN/m²

    Área sapata = 16m².

    Portando, letra b.


ID
69922
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma estaca pode sofrer esforços adicionais quando atravessa uma camada de solo compressível como, por exemplo, empuxos horizontais, atrito negativo e até esforços de flexão. Dentre as causas que propiciam os esforços adicionais denominados de atrito negativo, pode-se citar

Alternativas
Comentários
  • O atrito lateral é considerado negativo no trecho em que o recalque do solo é maior que o da estaca ou tubulão. Este fenômeno ocorre no caso de o solo estar em processo de adensamento, provocado pelo peso próprio ou por sobrecargas lançadas na superfície, rebaixamento de lençol d’água, amolgamento decorrente de execução de estaqueamento, etc.

    Fonte: Estratégia 

    LETRA E
  • Se, no entanto, por qualquer motivo (por exemplo: adensamento de uma camada compressível), o movimento relativo solo-estaca é tal que o solo se desloca mais que a estaca, ocorre o chamado atrito negativo (solo sobre a estaca), o qual sobrecarrega a estaca. Isto pode ocorrer quando proveniente da carga do aterro ou ocasionado pelo aumento das pressões efetivas devidas a um rebaixamento do nível do lençol d'àgua.

     

    FONTE: Prof. M. Marangon


ID
69925
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de tubulões é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a- Bloco de capeamento é diferente de bloco de fundação

    b- Na ocorrência de apenas cargas verticais não é necessário  armadura

    c- Tubulão transfere a carga somente pela base

    d- O uso de ar comprimido não tem relação com a carga suportada

  •  Não se deve confundir bloco de capeamento com blocos de fundação. Os blocos de capeamento são os construídos sobre estacas ou tubulões, sendo os mesmos armados de modo a poder transmitir a carga dos pilares para as estacas ou os tubulões.


ID
76375
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre estacas moldadas "in loco", considere:

I. Método que consiste em cravar um tubo de aço, batendo com o maço de bate-estacas, em um tampão de concreto ou areia colocado no fundo do tubo. O tubo vai descendo forçado pelo atrito do tampão no interior deste até a profundidade desejada.

II. Consiste na cravação de um conjunto de tubos metálicos, de diâmetros consecutivos e decrescentes. A escavação é feita após a cravação de cada tubo, sucessivamente. Os tubos são retirados com a progressão da concretagem, podendo ser executada abaixo do nível da água, desde que abaixo deste haja uma camada de argila em que o tubo possa apoiar-se, permitindo o término da escava- ção antes que a água atravesse a camada de argila.

III. É um tipo confeccionado no próprio local onde será empregada. O método consiste em enterrar um tubo de aço no solo com um pequeno bate-estaca. Enterrado o tubo, este vai sendo retirado ao mesmo tempo em que se vai enchendo o orifício com concreto, o qual é batido com um pilão para melhor adensamento. As descrições apresentadas referem-se, respectivamente, às estacas

Alternativas
Comentários
  • Tubulão tipo Chicago: A escavação é feita por etapas com escoramento que vai descendo à medida que a escavação prossegue. As escoras são travadas por meio de anéis metálicos.

    Tubulão tipo Gow: Consiste na cravação de um conjunto de tubos metálicos, de diâmetros consecutivos e decrescentes. A escavação é feita após a cravação de cada tubo, sucessivamente. Os tubos são retirados com a progressão da concretagem. Tem como vantagem, sobre o tipo Chicago, pode ser executada abaixo do nível da água, desde que abaixo deste haja uma camada de argila que o tubo possa apoiar-se, permitindo o término da escavação antes que a água atravesse a camada de argila.

  • Questão perigosa, o autor faz uma prévia de execução, faltando várias etapas, para confundir o candidato.

     


ID
76384
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre contenções obtidas pela construção de gabiões, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Malha flexível. Pouco impacto ambiental (comparado com outros métodos, claro), Funcionamento imediato. vida útil longa.


ID
79408
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia. Com relação ao exposto, analise:

I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.

II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.

III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Há apenas uma pequena ressalva na opção I: geotexteis não são impermeáveis como as geomembranas, portanto, o fato de não utiliza-lo não " resulta em grande percolação de água". Sua finalidade é nao deixar que o fluxo de água carreie os finos.


ID
79417
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Zonas ribeirinhas são suscetíveis à inundações devido às freqüentes cheias promovidas pelo transbordo de rios. Em função das inundações, várias áreas sofrem erosões que acabam por comprometer ruas e áreas públicas. Com o propósito de conter as inundações, obras, como a construção de estação de bombeamento e um reservatório para armazenar a água pluvial de toda a região, deverão ser realizadas. Observa-se, em alguns casos, a existência de taludes junto às vias públicas sujeitas a deslizamento. Uma forma de tratamento, nesses casos, é promover

Alternativas
Comentários
  • As geomantas são utilizadas na proteção superficial do solo, reforçando e protegendo a vegetação, especialmente durante a fase de germinação.

    Existem vários tipos de geomantas, geralmente constituídos por uma malha geossintética leve de reforço, e, conforme a aplicação, com inclusões de fibras de origem vegetal, tais como palha e fibra de coco.

    A vegetação cresce através da geomanta, entrelaçando-se intimamente com o reforço geossintético, auxiliando, desta forma a fixação das espécies escolhidas, principais responsáveis pela proteção contra a erosão.


ID
145075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em algumas localidades, os poços artesianos constituem importantes fontes de água para abastecimento. Com relação aos poços artesianos, julgue os itens que se seguem.

O furo piloto é a perfuração efetuada com a finalidade de se obter dados preliminares a respeito das características das rochas na subsuperfície onde será cavado o poço.

Alternativas
Comentários
  • nbr 12.244

    3.6 Furo-piloto ou furo-guia Perfuração efetuada para obtenção de dados preliminares das características das rochas em subsuperfície. Em muitos casos, constitui a primeira etapa de construção de um poço.


ID
145120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na fundação em profundidade realizada com o emprego de tubulões, sempre que não for possível a efetuação de provas de carga direta no terreno ao nível de assentamento da base dos tubulões, devem ser realizados ensaios em amostras extraídas do solo, para a determinação da capacidade de carga do solo. A respeito da fundação com o emprego de tubulões e da capacidade de carga do solo, julgue os itens a seguir.

Na fundação em profundidade em solo com a presença de matacões ou lâminas de material rochoso muito duro, é preferível a utilização de estacas ao emprego de tubulões.

Alternativas
Comentários
  • estaca raiz é uma fundação que pode ser empregada nesse tipo de situação.
  • Olha, essa questão é bem ampla

     

    eu posso usar estacas metálicas cravadas sim, mas no ato da cravação eu posso danificá-la ou não. Se eu for fazer o tubulão manualmente, é inviável, então aconselha-se utilizar alguma perfuração mecanizada (como um trado mecanizado)... Mas e o alargamento do fundo do tubulão? No alargamento do fundo do tubulão, a norma também permite a execução mecanizada e depois a retirada manual de terra.

     

    após toda essa analogia, podemos concluir que o tubulão pode ser mais eficiente que a estaca metálica cravada

  • Livro Fundações Teoria e Prática - Pág. 303
    8.2.3 Vantagens dos Tubulões
    • as escavações podem atravessar solos com pedras e matacões, especialmente para grandes diâmetros, sendo possível até penetrar em vários tipos de rocha;
     

  • Mas e no caso da estaca Raiz a qual é recomendada para solos com matacoes? Concordo com o Samuel, essa questao é muito ampla...

  • Acredito que o examinador estava se referindo à estaca pré-moldada quando criou esta questão.

  • Hoje em dia, com a disponibilidade de perfuratrizes eficazes e a restrição quanto ao tipo de escavação que exige os tubulões, penso que a questão se torna muito discutível. Caso o uso do tubulão fosse comparado com as EPCAs tudo bem, pois a cravabilidade delas estaria comprometida com a presença de rochas, matacões ou mesmo solos com Nspt considerável.


ID
145123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na fundação em profundidade realizada com o emprego de tubulões, sempre que não for possível a efetuação de provas de carga direta no terreno ao nível de assentamento da base dos tubulões, devem ser realizados ensaios em amostras extraídas do solo, para a determinação da capacidade de carga do solo. A respeito da fundação com o emprego de tubulões e da capacidade de carga do solo, julgue os itens a seguir.

A capacidade máxima de carga para um solo composto por argilas duras é maior do que para um solo caracterizado por rochas laminadas, com pequenas fissuras e estratificadas.

Alternativas
Comentários
  • escala decrescente de resistência:

    rocha sã > rocha alterada > cascalho > areia > silte > argila

    mas se argila é a menos resistente então porque dados preferência para ela nas construções civis?

     

    Damos preferência para ela porque os solos argilos possuem um maior limite de liquidez, isso significa que quando se trata de água e saturação a agila sofre menos recalques, não deixa a água passar para lugares mais vulneráveis e é mais fácil para compactar.

     

    Explicando de outra forma: Imagine 2 solos compactados com mesma massa espeícifica seca sendo um argiloso e um arenoso.

    De repente chove nos dois, e os dois se saturam. A argila permanecerá paraticamente com seus dados geotécnicos intactos enquanto o solo areno (embora o grão mais resistente por si só) perderá praticamente sua estruturação deformando-se e gerando os indesejáveis recalques


ID
145219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A fotointerpretação pode ser entendida como o ato de examinar imagens com o fim de identificar objetos, áreas ou fenômenos e ajuizar o seu significado. A respeito das técnicas ou métodos de fotointerpretação frequentemente utilizados, julgue os itens a seguir.

Na análise de padrões, os elementos padrões são indicativos de condições superficiais e subterrâneas, tais como forma do terreno, drenagem, profundidade do lençol freático, granulometria do solo, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • ACREDITO QUE SUBTERRÂNEA NÃO NÉ..

    Na análise de padrões, os elementos padrões são indicativos de condições SUPERFICIAIS (OK!) e SUBTERRÂNEAS (NÃO!), tais como forma do terreno, drenagem, profundidade do lençol freático, granulometria do solo, entre outros.

  • A fotointerpretação é a técnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir sua significação. A fotointerpretação é bastante importante à elaboração de mapas temáticos (Ex.: geomorfologia, vegetação, uso do solo, etc.). 

    Na fotointerpretação visual utilizamos elementos de reconhecimento, os quais servem de fatores-guia no processo de reconhecimento e identificação dos alvos na superfície terrestre através de uma fotografia aérea ou imagem de satélite.

    Resumido: Só dá para analisar o que está em cima da superfície.

    https://docs.ufpr.br/~felipe/fotointer.pdf

  • Subterrânea só se fosse raio-x


ID
177175
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre as formas de instabilidade das paredes das escavações, é INCORRETO citar:

Alternativas
Comentários
  • Plantio de Grama de grama tem como finalidade a proteção do talude contra erosão.

  • Uma vegetação é grande aliado na estabilidade de terrenos. .


ID
177178
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às sondagens de simples reconhecimento, na fase de estudos preliminares ou de planejamento do empreendimento e obedecendo as recomendações da NBR 8036, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR 8036, item 4.1.1.3:

     Nos casos em que não houver ainda disposição em planta dos edifícios, como nos estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100 m, com um mínimo de três sondagens.

    ...
      

  • Prezados,
    indo item a item:


    a) Quando o número de sondagens for igual ou superior a três, elas podem ser dispostas ao longo do mesmo alinhamento.


    Comentário: Conforme recomenda a NBR 8036, em seu item 4.1.1.4, "b" - a localização apenas de referência, pois o mais importante é compreender o conteúdo, e não onde está escrito na referida norma:

     "As sondagens devem ser localizadas em planta e obedecer às seguintes regras gerais: quando o número de sondagens for superior a três, elas não deverão ser distribuídas ao longo de um alinhamento"

     

    b) Terrenos com menos de 200 m² dispensam a execução de sondagens.

    Comentário: Para terrenos com até 200m² de áre de projeção em planta do edifício o número mínimo de sondagens é de 2 furos. [item 4.1.1.2, "a"]

     

    c) Nesta fase, sua profundidade máxima pode ser ? 5,0 m, independentemente do tipo da construção.

    Comentário: Item 4.1.2.1 diz que "a profundidade a ser explorada pelas sondagens de simples  reconhecimento, para efeito de projeto geotécnico, é função do tipo de edifício, das características particulares de sua estrutura, de suas dimensões em planta, da forma(...)". 

    Além dele, trago ainda outro item que recomenda que a sondagem "deve ser levada até a profundidade onde o solo não seja mais significativamente solicitado pelas cargas estruturais, fixando-se (...)". [Item 4.1.2.2.]

     

    d) A distância máxima entre elas seja ? 100 m e com um mínimo de três sondagens.

    Comentáio: Correto. Item 4.1.1.3.

     

    e) Os terrenos muito arenosos dispensão a execução de sondagem.

    Comentário: A NBR 8036 não fala expressamente sobre os solos arenosos, pois ela trata basicamente sobre o número e localização das sondagens, procedimento mínimo e profundidade das sondagens. O item que mais se aproxima em, que desconsidera essa hipótese da alternativa "e", seria o item 4.1.2.7 da norma. Sabe-se, ainda, que há métodos específicos de sondagem que permitem a análise adequada do solo.


    Gab: Letra "D"


ID
177184
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às vantagens dos tubulões sobre outros tipos de fundações, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Abaixo do n.a. deve ser usado o tubulão de ar comprimido  

  • Não necessariamente

    18.6.21 Os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos: (Incluído pela Portaria MTE n.º 644, de 9 de maio de 2013).

    [...]

    f) a escavação manual só pode ser executada acima do nível d'água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no interior do tubulão.


ID
177232
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O CBR (California Bearing Ratio) ou ISC (Índice Suporte California) é uma das características mais importantes de um solo e pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    NORMA DNIT 172/2016 - ME

    O  Índice  de  Suporte  Califórnia  (ISC),  em  porcentagem, para cada corpo de prova, é obtido pela fórmula: 
                    
    ISC = (Pressão calculada ou pressão corrigida) x100 / (pressão padrão)

     

    fonte:

    http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/normas/meetodo-de-ensaio-me/dnit172_2016-me.pdf

     

    O ISC é o parâmetro de projeto mais utilizado para o dimensionamento de pavimentos rodoviários.

  • O CBR ou ISC destina-se a avaliar a capacidade de suporte do subleito. O ensaio realiza-se com o solo compactado na umidade ótima, após a submersão por 4 dias, submete-se o corpo de prova à penetração de um pistão padronizado.


ID
178312
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um método de compactação, o valor da umidade que corresponde à maior massa específica de um solo é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Umidade ótima é aquela em que o solo atinge a maior massa específica

    Este termo (umidade ótima) é muito utilizado em obras de movimentação e compactação de terra, visto que se a quantidade de água utilizada na compactação do solo for maior ou menor que a umidade ótima, o solo não atingirá o seu grau de compactação máxima.

    Portanto,
    gabarito letra E

ID
178339
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção de uma estaca cravada, decorrente da aplicação de um golpe de um martelo de cravação, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 6122:

    3.24 Repique
     
    "Parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão"

    gabarito letra E


    Cuidado pra não confundir com a definição de NEGA:
    "Penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão."
     
  • Comentaram e resolveram essa questão no video: https://youtu.be/_Pjg9DkAzJA

  • ficha: profundidade de penetração no solo considerada para fins de resistência dos esforços atuantes


ID
178351
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir:

I. A rocha com resistência mecânica igual ou superior à do granito é classificada, para efeito de escavação, como material de primeira categoria.
II. Canalizações aparentes em edificações residenciais, comerciais e industriais, destinadas ao fornecimento de gás combustível, devem ser pintadas na cor branca.
III. As fissuras por retração hidráulica do concreto em uma laje têm como causa uma cura inadequada.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. A rocha com resistência mecânica igual ou superior à do granito é classificada, para efeito de escavação, como material de TERCEIRA categoria.

     

    II. Canalizações DE AR COMPRIMIDO (PREDIAIS)/VAPOR (INDUSTRIAIS), devem ser pintadas na cor branca.

  • Tubulação destinada ao fornecimento de gás combustível, devem ser pintadas na cor amarela.

    NBR 6493/1993 ~ Emprego de cores para identificação de tubulações

    * Amarelo-Segurança: Gases não Liquefeitos: Exemplo: GLP. Também é a cor usada para indicar “cuidado! ”.

    * Alumínio: Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade, (óleo diesel, gasolina, querosene, solventes.)

    * Preto: Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, (óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto, alcatrão, piche);

    * Branco: Vapor

    * Vermelho de Segurança: Tubulações do Sistema de Combate a Incêndio;

    Obs.: Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela;

    * Azul Segurança: Ar Comprimido; Indica que a tubulação é pressurizada por ar comprimido. Desde tubos rígidos até tubos flexíveis;

    * Cinza Claro: Vácuo, Trabalha em altas temperaturas, necessitando de um isolamento térmico. As tubulações de vapor podem chegar a até 200 ºC;

    * Alaranjado-Segurança:  Produtos químicos não-gasosos, em geral;

    * Verde:  Água, exceto a destinada a combater incêndio, água usada no processo industrial.

    * Marrom-Canalização: Materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto.

    * Cinza Escuro: Eletrodutos:

    * Púrpura: Álcalis. Refinarias de petróleo podem usar para identificação de lubrificantes. (Usual. Não consta na Norma ABNT)

  • 3 Assuntos distintos em apenas uma questão. Muito Bacana.

  • Material de 1ª categoria

    Solos em geral, residual ou sedimentar, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. ( não necessita de explosivos para escavação);

    Material de 2ª categoria

    Solos de resistência ao desmonte mecânico inferior à rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação ( extração pode envolver explosivos - rochas com volume inferior a 2m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio entre 0,15 m e 1,00 m). Solo misturado de argilas com pedras e/ou matacões.

    Material de 3ª categoria

    Diâmetro médio superior a 1,00 m ou volume igual ou superior a 2m³. Extração com uso contínuo de explosivos.

  • ATUALIZAÇÃO - NOVA LEI DE LICITAÇÕES 14.133/2021

    Pela nova lei não há mais a modalidade convite, foi extinta.

    "Além das modalidades já existentes de licitação, quais sejam, concorrência, pregão, concurso, e leilão, a Lei traz uma nova modalidade, o diálogo competitivo. Além disso, a Nova Lei vai extinguir as seguintes modalidades de licitação: convite, tomada de preço e RDC."

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/nova-lei-de-licitacoes-2/


ID
178372
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A carga limite que uma sapata quadrada com lados iguais a 4,0m pode transmitir a um solo com taxa admissível de 0,25MPa é, em kN, igual a:

Alternativas
Comentários
  • Primero convertemos Mpa para Kn/m²  com regra de 3.

    0,25 MPa_________x
    1,00 MPa_________1000kn/m²      onde x= 250 Kn/m²

    Agora calcularemos a área de distribuçãod e carga da fundação:
    4,0*4,0= 16m²

    Sabemos que o solo suporta 250 kn para cada m² Logo Multiplicamos a área da fundação.

    16 m² *250Kn/m² = 4000 Kn
  • Tensão = Força / Área <--> Força = Área x Tensão

    Força = 4m x 4m x 0,25 x10³ kN/m²

    Força = 16m² x 250kN/m² = 4.000kN

    Letra C


ID
178387
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:
I. A quebra da estrutura de um solo é denominada amalgamento.
II. O índice de plasticidade de um solo é igual à diferença entre seus limites de liquidez e plasticidade.
III. A compactação reduz o índice de vazio de um solo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Amolgamento do solo é o fenômeno da perda de resistência de um solo por efeito da destruição de sua estrutura
    II - IP = LL - LP
    III - A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do solo

     

    TODAS ESTÃO CORRETAS

  • Errei a questão porque o enunciado está "amalgamento" com espaço ainda entre am algamento. Pedi correção ao qconcurso

  • Amalgamento não existe, essa questão deve ter sido anulada, mas só me atrapalha nas minhas estatísticas das questões kkkk ô raiva


ID
192442
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a proteção de taludes contra a erosão pelo vento e pelas águas, o meio mais recomendável e mais barato é

Alternativas
Comentários
  • Plantar grama em toda superfície do talude


ID
192445
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O número mínimo de sondagens em um terreno, cuja construção ocupa uma área em planta de 2000 m2, é

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR 8036, item 4.1.1.2:

    As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para
    cada 200 m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m2 de área. Entre 1200 m2 e 2400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem de 1200 m2.

    ...
  • Até 1200m2 - uma sondagem a cada 200m2, ou seja, = 6 sondagens.

    E para área entre 1200m2 e 2400m2, uma sondagem para cada 400m2 que excedem de 1200m2 = 2 sondagens.

    GAB - 8 SONDAGENS

    NBR 8036. ITEM 4.1.1.2


ID
200257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os índices físicos são importantes para caracterização e
quantificação de diversos aspectos do comportamento geotécnico
dos solos. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

O índice de vazios de um solo é a razão entre o volume de vazios da massa de solo e o seu volume total.

Alternativas
Comentários
  • Índice de vazios do solo é a razão entre o volume de vazios do solo e o seu volume de sólidos .

    QUESTÃO ERRADA!
  • ìndice de vazios -> o volume de vazios e o volume de sólidos. 

    porosidade -> o volume de vazios e o volume total. 

    umidade -> a massa de água e a massa de sólidos. 

    massa específica -> a massa de sólidos e a massa total. 

    grau de saturação -> o volume de água e o volume de vazios.

     

    Em notação:

     

    e = vv/vs

     

    p = vv/vt

     

    u = ma/ms

     

    y = ms/mt

     

    s = va/vv

     

     

                                                       Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Questão Errada.

    CESPE gosta disso.

     

    Q325374

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Engenheiro Civil

    O índice de vazios de um solo é igual à razão entre o volume de vazios e o volume total do solo. (Errado)

     

    Bom estudo 

  • e = vv/vs ou seja volume do material sólido.

    Percebeu que fizeram uma pegadinha? Quando é relativo ao volume todo é porosidade.

  • porosidade


ID
200260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os índices físicos são importantes para caracterização e
quantificação de diversos aspectos do comportamento geotécnico
dos solos. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

O peso específico submerso de um solo é menor que o seu peso específico natural.

Alternativas
Comentários
  • Ysub = Yn - Yagua

  • é só pensar no empuxo.

  • Não entendi.

    O peso específico não considera somente a massa do solo? Estando submerso ou não, o que importa não é a massa do solo?

  • Peso específico do solo submerso: neste caso, considera-se a existência do empuxo de água no solo. Logo, o peso específico do solo submerso será equivalente ao o peso específico do solo menos o peso específico da água.

  • Ysub = (1- n)(Yg - Ya)

    n - porosidade

    Ocorre ação do empuxo hidrostático; saturação completa; alívio das tensões efetivas


ID
200263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os índices físicos são importantes para caracterização e
quantificação de diversos aspectos do comportamento geotécnico
dos solos. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

O grau de saturação de um solo é a razão entre a massa de água presente nos vazios do solo e a massa total de solo.

Alternativas
Comentários
  • Grau de Saturação (S) : Relação entre o volume de água e o volume de vazios, para um mesmo volume de solo.

    QUESTÃO ERRADA!!
  • A Umidade de um solo é a razão entre a massa de água presente nos vazios do solo e a massa total de solo.

     

    (poderia ser o peso da água / peso do solo também).

  • ìndice de vazios -> o volume de vazios e o volume de sólidos. 

    porosidade -> o volume de vazios e o volume total. 

    umidade -> a massa de água e a massa de sólidos. 

    massa específica -> a massa de sólidos e a massa total. 

    grau de saturação -> o volume de água e o volume de vazios.

     

    Em notação:

     

    e = vv/vs

     

    p = vv/vt

     

    u = ma/ms

     

    y = ms/mt

     

    s = va/vv

     

     

                                                       Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • S.e = h.Ya.Yg

    e - índice de vazios;

    h - umidade;

    Ya - Peso específico da água;

    Yg - Peso específico dos grãos.


ID
200299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos sistemas de drenagem, que são fundamentais para
o funcionamento apropriado e para a durabilidade de diversas
obras civis, julgue os itens subsequentes.

As barbacãs são componentes que podem ser utilizados para drenagem de estruturas de contenção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Barbacã: são drenos curtos cuja função é retirar a água acumulada atrás de um muro de arrimo ou de qualquer obra que esteja em contato com o solo. Em geral o barbacã tem um comprimento pouco maior do que a espessura do muro onde está instalado, e sua extremidade interna pode estar envolta por algum material poroso (areia, pedrisco, brita, cascalho, etc) que torne mais efetiva sua ação.

    Num projeto de estabilização de encosta, os drenos, em especial os barbacãs, tem um papel importante de eliminar possíveis pressões na obra, causadas pelo acúmulo da água de infiltração.

    Fonte: http://www.dicionario.pro.br/index.php/Barbacã

  • Exemplo ilustrativo:

     

    http://2.bp.blogspot.com/-L9EGeR2y-68/U-aanJXR52I/AAAAAAAAFNI/gWEa14_ay0U/s1600/MURO+CONTEN%C3%87%C3%83O+5.png

  • BARBACÃ (DRENO) Orifício ou fresta abertos em um muro de suporte ou de revestimento pelos quais se escoam as águas acumuladas no seu tardoz ou empena interna.

    Fonte: DNIT


ID
200317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à classificação e à
identificação de solos para fins de engenharia.

No sistema de classificação unificada, os solos são identificados por conjuntos de duas letras, que visam fornecer informações sobre tamanho dos grãos, graduação em termos granulométricos (bem ou mal graduado), presença ou não de matéria orgânica e nível de compressibilidade (alta ou baixa).

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

     

    - O Sistema Unificado de classificação de solos foi criado pelo engenheiro Arthur Casagrande para aplicação em obras de aeroportos, contudo seu emprego foi generalizado sendo muito utilizado atualmente pelos engenheiros geotécnicos, principalmente em barragens de terra.

    Código           Descrição

    G                Cascalho ou Seixo (Gravel)

    S                           Areia (Sand)

    M                           Silte

    C                         Argila (Clay)

    O                   Solo Orgânico (Organic)

    W                  Bem Graduado (Well)

    P                   Mal Graduado (Poor)

    H              Alta Compressibilidade (High)

    L             Baixa Compressibilidade (Low)

    Pt                           Turfas  (Peat) 

     

    Fonte: Comentário de um colega do Qconcursos na Q301470

     

    bons estudos


ID
200320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à classificação e à
identificação de solos para fins de engenharia.

O saprolito, ou solo saprolítico, é um solo que mantém a estrutura original da rocha de origem, inclusive veios intrusivos, fissuras e xistosidades, mas que perdeu a consistência da rocha.

Alternativas
Comentários
  • Correto!
    É chamado também de solo residual jovem ou solo de alteração de rocha.

  • Os solos saprolíticos (sapro, do grego: podre) são aqueles que resultam da decomposição e/ou desagregação in situ da rocha matriz pela ação das intempéries (chuvas, insolação, geadas) e mantêm, de maneira nítida, a estrutura da rocha que lhe deu origem. São genuinamente residuais, isto é, derivam de uma rocha matriz, e as partículas que o constituem permanecem no mesmo lugar em que se encontravam em estado pétreo.

     

     

    Os solos lateríticos (later, do latim: tijolo) são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultantes de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo, por processo denominado laterização.

  • Ver Q301469 ano 2004.


ID
200323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à classificação e à
identificação de solos para fins de engenharia.

Solos coluvionares são aqueles formados pelo transporte de partículas pela ação dos ventos.

Alternativas
Comentários
  • Solos coluvionares são aqueles cujo agente transportador é a gravdidade.

    QUESTÃO ERRADA!!

  • O certo seria solo éolicos e nao coluvionares(transportado pela ação da gravidade)

  • Solos COLUVIONARES são transportados pela ação  da gravidade!!!!

    ALUVIONARES = ÁGUA

  • Coluvionar = Ação da gravidade

    Aluvionar = Ação de água fluvial

    Eólico = Ação do vento

    Drifts = Ação de geleiras

  • ALUVIONARES: TRANSPORTE PELA ÁGUA DOCE; 

    - MARÍTIMOS: ÁGUA SALGADA;

    -EÓLICOS: TRANSPORTE PELO VENTO;

    COLUVIONARES / TALUS: TRANSPORTE PELA GRAVIDADE;

    GLACIAL: TRANSPORTE PELAS GELEIRAS;

     

     

     

                                                       Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
200341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que concerne aos tipos e à execução de fundações, julgue os
itens que se seguem.

A estaca do tipo broca é um tipo de fundação profunda executada por perfuração realizada com balde sonda, com uso parcial ou total de revestimento recuperável e posterior concretagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado -

    NBR 6122

    7.8.5 Estacas tipo broca
    7.8.5.1 Perfuração

    É executada com trado manual ou mecânico, sem uso de revestimento. A escavação deve prosseguir até a profundidade prevista. Quando for atingida a profundidade, faz-se a limpeza do fundo com a remoção do material desagregado eventualmente acumulado durante a escavação.

    Nota: Recomenda-se para as estacas tipo broca um diâmetro mínimo de 20 cm e máximo de 50 cm.
  • revestimento? A estaca broca é concretado diretamente no solo ela não possui camisa metálica ou camisa de concreto

  • ERRADO

     

    A QUESTÃO REFERE-SE A ESTACA STRAUSS

  • A NBR 6122/10, Item 3.16, diz que a estaca tipo STRAUSS adota o uso de revestimento TOTAL.


ID
200344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que concerne aos tipos e à execução de fundações, julgue os
itens que se seguem.

O caixão é um elemento de fundação profunda cuja base pode ser alargada ou não.

Alternativas
Comentários
  • caixão nada mais é que uma peça estrutura vazada! Eu posso cravar estacas de seção circular vazada, posso também executar um tubulão vazado

    questão correta

  • Exemplo ilustrativo

    http://blog.mepassaai.com.br/wp-content/uploads/2016/11/fundacoes-profundas-1024x303.png

  • Os caixões são o tipo de fundação profunda que possuem um formato de prisma e são concretados na superfície do terreno, e sua instalação é através de escavação interna sendo utilizado ou não o ar comprimido, havendo a possibilidade de alargar ou não a base do caixão.

  • CORRETO

     

    Ar comprimido/ou não também

  • Q301425 Na instalação de um elemento de fundação do tipo caixão, pode-se usar ou não ar comprimido, e sua base pode ser alargada ou não.

     

    CORRETO


ID
200392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando as características peculiares dos solos como materiais de construção, julgue o item seguinte.

Solos colapsíveis são caracterizados pela presença de um grande volume de vazios que formam uma estrutura porosa metaestável. Nessa estrutura, as partículas de maior granulometria são mantidas em suas posições pela presença de um vínculo que liga os grãos maiores entre si.

Alternativas
Comentários
  • correto!

    um solo colapsível é um solo enganoso, porque por mais que visualmente ele esteja intacto as suas partículas (a nível micro) estão muito dessarrumadas, essa "bangunça se dá porque os grãos mais finos não estão ocupando os espaço dos grãos maiores. Esse problema de dessarumo dos grãos pode ser garantido (dependendo do solo) com uma compactação na umidade ótima

  • Esse vínculo constituí de materiais solúveis. Por esse motivo podem ser solubilizados e eventualmente provocar abatimentos.


ID
202636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As fundações são responsáveis pela transmissão das cargas das
construções de forma segura e econômica para o solo. Com relação
a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A capacidade de carga do solo sob uma sapata depende da forma geométrica da sapata em planta.

Alternativas
Comentários
  • Sim! Encontrei a resposta  no livro de Urbano Rodriguez Alonso - Exercícios de Fundações - Cap 4 - Capacidade de carga:

    No livro menciona que existem quatro métodos para estimar a capacidade de carga de um solo, se tratando de fundações superficiais. O primeiro é a realização de prova de carga sobre placa; o segundo é empírico, pela fórmula de Terzagui ou Skempton; o terceiro é através de ensaios laboratoriais adotar como tensão admissível do solo a tensão de pré adensamento e o quarto método é com base no valor de SPT.

    A é se a capacidade de carga do solo sob uma sapata depende da forma geométrica da sapata em planta. A resposta é sim, pelo 2º método, a fórmula de Terzagui utiliza três variáveis que dependem da forma da sapata. Não dá pra escrever aqui a fórmula de Terzagui, mas dá uma olhada que dá pra ver a variável S da fórmula é relacionada com  forma da sapata: corrida, quadrada, retangular e circular.

  • tensão = força / área

    correta

  • Certo! O bulbo de tensões é função da forma geométrica da sapata (menor dimensão do elemento superficial, forma e rigidez), ou seja, para um mesmo carregamento uma sapata circular possui capacidade de carga diferente em relação a uma quadrada ou retangular.
    Lembrar sempre do coeficiente de Poisson.....

     

  • jose, o bulbo de tensoes representa apenas a area de influencia da carga transmitida ao solo.

  • Continuo descordando da afirmativa.

    A carga transmitida ao solo depende sim do formato da sapata, porém entendo como a capacidade de carga do solo toda a carga que o solo consegue suportar, grandeza esta que é obtida antes mesmo de se dimensionar a sapata

  • A capacidade de carga do solo é intrínseca a ele e leva em consideração diversas varíaveis, entre as quais a forma da sapata em planta passa longe.

    Examinador viajou

  • Capacidade de carga é a resistência máxima do sistema solo-sapata. É a tensão que provoca a ruptura do maciço do solo.O sistema solo-sapata considera tanto a sapata, elemento estrutural, como o solo que é o elemento geotécnico.

    Mesmo tendo falado na questão "capacidade de carga do solo", fica claro que é conjunto todo, afinal, a capacidade de carga depende da tensão que provoca a sua ruptura.

     E o bulbo de tensões é alterado conforme a forma da sapata, conforme os demais colegas explicaram.

      CESPE cobrou a mesma coisa : Q301427; Q301428


ID
202639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As fundações são responsáveis pela transmissão das cargas das
construções de forma segura e econômica para o solo. Com relação
a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Os perfis metálicos só podem ser utilizados como estacas em fundações profundas temporárias.

Alternativas
Comentários
  • Estacas metálicas não precisam de tratamento em lençóis freáticos, em caso especiais usa-se camisa de concreto para proteção. 

    Fundações temporárias ou provisórias não podem ser usadas as estacas de madeira, caso sejam utilizadas como definitivas, devem haver proteção contra fungos e bactérias. 


  • as estacas metálicas podem sim ser utilizadas como definitivas, essa restrição que o enunciado diz é mais referente às estacas de madeira

  • @Samuel Silva 11 de Agosto de 2016, às 21h30:

    Olá,

    Estaca de madeira pode sim ser permanente. Na Igreja de São Marcos em Veneza, em 1902, verificou-se que as estacas de madeira, após mil anos de serviço, estavam em tão boas condições que foram mantidas no local para a fundação da nova torre.

    A madeira tem duração praticamente ilimitada quando mantida permanentemente submersa.

  •  

    estacas de madeira sao usadas provisioriamente, quando sem tratamento. Se tratá-las ( pintura antifungos,..) pode se usar definitivamente.


ID
202642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As fundações são responsáveis pela transmissão das cargas das
construções de forma segura e econômica para o solo. Com relação
a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se distorção angular entre dois elementos de fundação a inclinação, em graus, que uma viga ligando esses elementos faz com a horizontal.

Alternativas
Comentários
  • O conceito apresentado se refere à deformação angular.

  • refere-se à rotação relativa.

  • ERRADO

     

    Denomina-se distorção angular entre dois elementos de fundação a inclinação, em graus, que uma viga ligando esses elementos faz com a horizontal.
     

    Não é horizontal, e sim com a linha formada entre a base das fundações 

    β – rotação relativa ou distorção angular é a mesma coisa.

  • β – rotação relativa ou distorção angular é a mesma coisa. NAO É =, VIDE 6122/2010

     

     

    Se nao sabe a resposta, nao fala merda, igual eu.....


ID
202645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As fundações são responsáveis pela transmissão das cargas das
construções de forma segura e econômica para o solo. Com relação
a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Os blocos são elementos de fundação de concreto dimensionados de forma que as tensões de tração neles produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

Alternativas
Comentários
  • Os Blocos de fundações são elementos estruturais de grande rigidez, executados com concreto ciclópico ou simples, de forma que as tensões de tração neles produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

    Lembrem-se, Bloco de Fundação é diferente de Sapata Isolada.

  • 3.3 Bloco
    Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Pode ter suas faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar normalmente em planta seção quadrada ou retangular.


ID
202678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando os conceitos sobre prazo de garantia e vida útil, no
desempenho de uma edificação, julgue os itens que se seguem.

Quanto à estabilidade global e estanqueidade das fundações, o prazo de garantia mínimo para as fundações e estrutura principal é de 50 anos.

Alternativas
Comentários
  • Segurança, solidez e estabilidade global – 5 anos. 


  • Não confundir garantia com vida útil

    A garantia de qualquer estrutura são 5 anos, a vida útil é que são 50 anos.

  • Prazo prescricional pelo CDC:

    Vício -> 90 dias
    Defeito -> 5 anos


ID
205294
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de fundações rasas e profundas, considere:

I. Em uma mesma edificação, é possível encontrar mais do que dois tipos diferentes de fundações, mesmo que sejam rasas ou profundas.

II. Uma estaca Frankie, durante sua execução, faz uso de lama bentonítica e de perfuratriz rotativa tipo hélice helicoidal com injetor de argamassa coaxial.

III. Estacas pré-moldadas de concreto de seção circular podem ser adaptadas para a tração, desde que sejam preenchidas de concreto e aço em seu interior, através de injetores de argamassas sob pressão.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O que está errado na III.??

  • ALGUEM??

  • A III está errada, porque elas são pré-moldadas (prontas), como vai inserir aço e concreto em seu interior ? Não tem como

  • I. Em uma mesma edificação, é possível encontrar mais do que dois tipos diferentes de fundações, mesmo que sejam rasas ou profundas.  

    (É possível sim, desde que a estrutura e resistência do solo permita tais feitos. Usar fundações rasas, quando permitido, seria mais viável e barato que as profundas) -> CERTO



    II. Uma estaca Frankie, durante sua execução, faz uso de lama bentonítica e de perfuratriz rotativa tipo hélice helicoidal com injetor de argamassa coaxial. 

    (Existe mais de um erro na assertativa. 1 - O nome é estaca FRANKI. 2 - A característica citada faz referencia a estaca Raíz e não a Franki. 3 - Só a título de complementação, faz uso de camisa metálica e não lama bentonítica.) - ERRADO



    III. Estacas pré-moldadas de concreto de seção circular podem ser adaptadas para a tração, desde que sejam preenchidas de concreto e aço em seu interior, através de injetores de argamassas sob pressão. 

    ( Estaca pré-moldada de concreto, são utilizadas para uso à compressão predominantemente, lembremos que a resistência à tração do concreto é cerca de 10% da compressão. Se quiséssemos utilizar essa resistência à tração, deveríamos lançar mão de concreto protendido e não uma simples injeção de concreto e aço por injetores sobre pressão). - ERRADO

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!

  • Amigo Goku, sempre presente nos comentários excelentes,

    mas tenho que discordar a respeito da estaca raiz: se faz sim uso de lama bentonítica, em casos especiais.

     

    Veja>>

     

     

     

    A perfuração é executada por rotação ou roto – percussão com circulação de um fluído de circulação constituído de água ou lama bentonítica (em casos especiais) com a introdução no solo de elementos tubulares de aço rosqueáveis em cuja extremidade existe uma coroa especial com elevado poder de corte. FONTE :http://www.geofix.com.br/servico-estaca-raiz.php

  • Raul Barreto,

    A III está errada, mas não por esse motivo. As estacas pré-moldadas de concreto são vazadas no centro


ID
205297
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as características de uma sapata isolada e de um radier, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Os radieres devem, obrigatoriamente, serem construídos em uma única placa, o que pode torná-los inviáveis em função da espessura que podem alcançar, dependendo do tipo da obra.

    Eles podem ser construídos em diversas placas, não é um quesito obrigatório.

    b) Sapatas isoladas têm de oferecer maior resistência ao afundamento do que o radier, em função das suas dimensões reduzidas.

    Quando ele usa o termo "afundamento" se refere ao recalque, e para tanto deve-se considerar o solo e todas as condições da obra no aparecimento dele, os dois podem sofrer recalque, sendo que as sapatas podem ainda sofrer o recalque diferencial, que consiste na diferença de altura de deslocamento entre duas ou mais sapatas isoladas.

    c) Apenas solos muito resistentes podem suportar a disseminação de tensões ao longo de toda a superfície inferior de um radier.

    Caso seja uma obra de pequeno porte, uma casinha, não precisa ser um solo super resistente para utilizar o radier.

    d) Quando os limites de vizinhança são tais que impedem a execução de sapatas centralizadas a cada pilar é que torna-se economicamente viável o uso de um radier.

    As sapatas alavanca ou sapatas com vigas de equilíbrio respondem a essas demandas de pilares na divisa, o que torna inviável o uso sapatas é a ocupação de 2/3 ou mais da área da edificação.

    e) Tanto a sapata como o radier podem oferecer tensões de resistência ao afundamento idênticas, dependendo das tensões características de cada tipo de solo.

    Correto, os dois podem sofrer recalques, isso vai depender das características do solo.

  • Discordos de alguns pontos dessa questão.

     

    Aquela fórmula da Pressão me resumiria.

     

     


ID
205321
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a construção de barragens que fazem uso da técnica de Concreto Compactado com Rolo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O CCR mostra-se vantajoso quando há necessidade de usar grandes volmes de concreto e onde não há grandes exigências de resistência à tração e à flexão, já que, geralmente, não é armado ou protendido.

  • CONCRETO COMPACTADO A ROLO:

    Concreto muito utilizado em pavimento rígido, barragens e aeroportos, também é uma boa opção para uso como sub-base de pisos e pátios de estocagem

    também conhecido como concreto rolado ou CCR, é um concreto seco, com consistência e trabalhabilidade tal que permite sua compactação através de rolos compressores;

    utilizado como base ou sub-base para placas de concreto simples ou armado e como material para a formação do corpo de barragens.

    Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/concreto-compactado-a-rolo/

  • CONCRETO COMPACTADO A ROLO:

    Concreto muito utilizado em pavimento rígido, barragens e aeroportos, também é uma boa opção para uso como sub-base de pisos e pátios de estocagem

    também conhecido como concreto rolado ou CCR, é um concreto seco, com consistência e trabalhabilidade tal que permite sua compactação através de rolos compressores;

    utilizado como base ou sub-base para placas de concreto simples ou armado e como material para a formação do corpo de barragens.

    Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/concreto-compactado-a-rolo/


ID
205324
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de obras de contenções de taludes e aterros, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Solo Grampeado

     

    - reforço no solo;

    - estabilização rápida, temporária ou permanente de taludes naturais;

    - revestimento de concreto armado com tela de aço eletrossoldada;

    - transfere os esforços da zona instável para estável

    - barras de aço (CA-50) envolvidas em calda cimento, horizontal ou oblíqua;

    - ancoragem passiva

  • Alguém poderia explicar o erro da letra B?


ID
207235
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A construção de uma barragem se inicia pelas ombreiras deixando-se o vão central onde o rio passa por último. No semiárido é comum a existência de espessas concentrações de sedimentos transportados pelas águas (aluviões) com permeabilidade elevadas e que, portanto, necessitam ser tratados. A solução mais usual na região é o cutoff de solo compactado, cujo dimensionamento e posição em relação ao eixo da barragem apresentam sugestões práticas simples e são baseadas em aspectos importantes, como a própria segurança da obra. Assinale a item mais adequado com esse texto.

Alternativas
Comentários
  •  

    A "cut-off' deve ser posicionada sob a crista da barragem ou a montante da mesma, observando-se que: 

    - em barragens em que há um núcleo impermeável, a trincheira deverá ser construída diretamente abaixo do núcleo, independentemente de onde este núcleo se localize;  

    - em barragens homogêneas (construídas com um tipo apenas de solo), a trincheira geralmente é construída na parte central da mesma; 

    - em situações em que a configuração das camadas permeáveis do subsolo é bastante variável, por razões econômicas, deve-se procurar construir a trincheira o mais próximo possível da superfície do terreno.


ID
207238
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A barragem do Açu apresentou um escorregamento do talude de montante durante a construção. Assinale a alternativa que mais se adéqua a esse acontecimento.

Alternativas
Comentários
  • a) não é a condição mais crítica. 

     

    b, c e d) Galera, a proporção 3,5:1,0 garante relativamente uma boa segurança ao talude com relação ao deslizamento. Geralmente, os taludes são feitos 1:1 (45º). Essa relação 3,5:1 significa que a inclinação do talude é bem pequena, favorecendo uma boa estabilidade ao deslizamento

     


ID
207253
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma barragem de terra deve apresentar um índice de vazios de 0,73. De um corte são removidos 220.000 m3 de solo, com índice de vazios de 1,23. Quantos metros cúbicos poderão ser construídos nesta barragem?

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    dh=(ef-ei)*h/(1+ei)

     

    onde: d= delta; h= altura do aterro; e= índice de vazios inicial e final

     

     

  • Primeira situação, corte de 220000 m³ com e = 1,23:

    e = (Vt - Vs) / Vs

    1,23 = (220000 - Vs) / Vs

    Vs = 98655 m³ (volume de sólidos)

    Segunda situação para e = 0,73 com 98655 m³ de sólidos:

    0,73 = (Vt - 98655) / 98655

    Vt = 170673 m³ (Volume total)

     

     

  • Vb/Vc * VT = (1+ 0,73 ) / (1+1,73 ) * 220.000 m3 = 170.500 m3 ( valor próximo , sem auxílio da calculadora)

  • CORTE

    e = Vv/Vs

    1,23 = Vv/Vs

    Vv = 1,23Vs

    VT = Vv + Vs

    220000 = 1,23Vs + Vs

    Vs = 98654,70 m³

    BARRAGEM

    e = Vv/Vs

    0,73 = Vv/Vs

    Vv = 0,73Vs

    VT = Vv + Vs

    VT = 0,73Vs + Vs

    VT = 1,73Vs

    VT = 1,73*98654,70

    VT = 170672,64 m³


ID
208036
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma amostra saturada de solo tem um volume de 26 dm3 e pesa 66 kg. A massa específica dos grãos é 3 g/cm3. O índice de vazios e o teor de umidade da amostra são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • peso específico natural

    ɣ = 66g / 26cm³

    ɣ = 2,54 g/cm³

     

    ɣ = ɣs (1+ h) / (1 + e)

    2,54 = 3(1+h) / (1 + e)

     

    Substituindo pelas opções das alternativas, temos que:

    h = 10%

    e = 0,3

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Dados:

    Vt = 26dm³ = 26.000cm³ (Volume total)

    mt = 66kg = 66.000cm³ (Massa total)

    ɣs = 3g/cm³ (Massa específica dos grãos)

    ɣw = 1g/cm³ (Massa específica da água)

    Vv = Vw (<~ Solo saturado)


    ɣs = ms / Vs ~> 3 = ms / Vs ~> ms = 3*Vs

    ɣw = mw / Vw ~> 1 = mw / Vw ~> mw = Vw


    mt = ms + mw ~> 66.000 = 3*Vs + Vw

    Vt = Vs + Vw ~~~> 26.000 = Vs + Vw (-)

    40.000 = 2*Vs

    Vs = 20.000

    Vw = 6.000


    e = Vv / Vs = 6.000 / 20.000

    e = 0,3


    W = mw/ms = Vw / 3*Vs = 6.000 / 3*20.000

    W = 0,1 ~> 10%

  • Vale notar:

    Utilizando a relação:

    w=ɣw.Sr.e/ɣs

    w=1*1*e/3

    3*w=e

    Podemos concluir que o indice de vazios será 3 vezes a umidade, o que ocorre apenas na alternativa B


ID
212563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos a fundações.

O método de Van der Veen pode ser utilizado para a determinação de carga de ruptura de estacas a partir de resultados de provas de carga estáticas.

Alternativas
Comentários
  • O método de Van de Veen determina a carga última através de equações matemáticas.

     

    Tal método utiliza valores arbitrais de carga última para realizar a condição que o gráfico “-ln(1-P/Púlt) x ρ” seja uma reta, quando esta atinge uma geometria retilínea obtém-se a carga última.

     

    Partindo dos pontos (P, ρ) obtidos na prova de carga, deve-se encontrar, por tentativas, o valor de Púlt que conduz à melhor regressão linear pelos pontos do gráfico.

     

    http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17430/material/PUC-FUND-09.pdf

    http://www.geotecnia.unb.br/downloads/dissertacoes/234-2013.pdf

  • Método de Décourt e Quaresma é um método de cálculo de capacidade de carga que se utiliza apenas da caracterização do solo e do SPT.

     

    Este método avalia a capacidade de carga por meio da quantidade de golpes para descer os 30 centímetros finais da sondagem, denominado por N1 e a caracterização que a própria sondagem fornece.

    A tensão limite de ponta neste método é obtida conforme a Equação

    qp = K x N1

    *K depende do tipo de solo, sendo maior para areia.

     

    Imagem detalhada

    https://image.slidesharecdn.com/enc-calculodacapacidadedecargadefundacoesemestacaspelospt-150526124403-lva1-app6891/95/clculo-da-capacidade-de-carga-de-fundaes-em-estacas-pelo-spt-8-638.jpg?cb=1435850768

  • acho que eu posso acrescentar um pouquinho mais o meu colega.

    Gente, esse método ele calcula a resistência da estaca a partir de uma relação carga x recalque

  • No Brasil, a função matemática mais utilizada para a extrapolação da curva carga-recalque é aquela proposta por Van Der Veen (1953), que, de acordo com Aoki (1997), é um método válido quando o valor da carga de ruptura extrapolada for menor que o dobro da carga máxima aplicada

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000100004#:~:text=No%20Brasil%2C%20a%20fun%C3%A7%C3%A3o%20matem%C3%A1tica,dobro%20da%20carga%20m%C3%A1xima%20aplicada.


ID
212566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As estacas prensadas, do tipo Mega, não podem ser utilizadas em obras de reforço de fundações existentes.

Alternativas
Comentários
  • errado!

    ela pode ser usada para aumentar  a descarga indireta das fundações já existentes

  • Também conhecida como estaca cravada à reação ou estaca prensada, a estaca mega é cravada em segmentos de concreto pré-moldado com o auxílio de um macaco hidráulico. São comumente utilizadas em reforço à fundação já existente ou para correção de patologias, como um recalque diferencial da estrutura. Tem como principal vantagem o fato de dispensar demolições durante a execução.


ID
212569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A solicitação atuante em uma estaca conhecida como efeito Tschebotarioff origina-se de deslocamento vertical relativo entre estaca e solo vizinho, provocado por aumento de atrito negativo resultante do adensamento de solos finos saturados.

Alternativas
Comentários
  • Efeito Tschebotarioff  é" o empuxo lateral nas estacas, resultado da carga assimétrica do aterro. "
  • Explicando melhor o Lucas Lima

    quando uma estaca recebe um esforço imprevisto, seja ele lateral por exemplo, o solo do outro lado da estaca aplica o mesmo esforço como reação. O efeito Tschebotarioff traduz na capacidade de que o solo possui de equilibrar situações (forças) inesperadas que ocorrem numa fundação

  • Um caso bem comum do efeito Tschebotarioff acontece nas estacas dos pilares de encontro de um viaduto/ponte.

     

    É bem comum executar encontros de viadutos com aterros delimitados por algum tipo de contenção. Caso este aterro seja executado sobre camada de um solo compressível, há uma grande chance de ocorrer o deslocamento do solo (dentre eles o deslocamento lateral), causando esforços laterais em estacas que podem ser prejudiciais no desempenho estrutural.

     

    A imagem do link representa bem o que estou falando:

    http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/124/imagens/124_fundacoes4.jpg

     

    Uma das soluções para este problema é fazer o carregamento prévio do solo e deixar o adensamento acontecer. Só depois disso você executa as estacas.

     

    *Já vi soluções aumentando o diâmetro/reforçando a estaca para resistir aos esforços horizontais (possibilitando executar estaca raiz antes de ocorrer o adensamento da região do encontro). Entretanto, essa solução ainda é muito polêmica e questionável. É necessário um monitoramento rigoroso com inclinômetro...

  • O único erro da questão é falar que esse efeito Tschebotarioff é resultante de solos saturados. Este efeito é tipico de SOLOS MOLES, acontece muito tambem quando há o rebaixamento do lencol freatico.

    Portanto, ela se origina de um DESLOCAMENTO VERTICAL entre solo e estaca. Solo sempre recalca mais que a estaca, por isso que se diz NEGATIVO. E por fim, resultando o AMOLGAMENTO do solo, o que ocasiona EMPUXO LATERAL por causa do deslocamento horizontal do solo em consequencia da distribuicao ASSIMETRICA da carga do aterro.

     

  • O deslocamento é lateral (horizontal) e não vertical.

  • ERRADO


    A questão está errada porque o fenômeno é decorrente de tensões horizontais, e não de deslocamento vertical resultante de atrito negativo.



    O “Efeito Tschebotarioff” refere-se ao empuxo lateral. A estaca é empurrada horizontalmente, devido ao carregamento em um terreno vizinho. Quanto maior for a plasticidade do solo submetido a um carregamento, maior será a relação entre as tensões horizontais e verticais. A relação entre as tensões horizontais e verticais é denominada coeficiente de empuxo em repouso (K0).


    No caso do atrito negativo, o que leva ao carregamento da estaca é o recalque da camada compressível (que sofre compressão e diminui de volume). Geralmente transmite esforços axiais (normais, ao longo do comprimento), ou seja, na vertical ou, no caso de estacas cravadas inclinadas no terreno, pode gerar também o esforço de flexão.


    ___________________________

    Queria deixar um dúvida:

    solo FINO saturado = solo mole = solo compreensível, não ?

  • ERRADO

    Corrigindo:

    A solicitação atuante em uma estaca conhecida como efeito Tschebotarioff origina-se de deslocamento lateral (horizontalmente) relativo entre estaca e solo vizinho, provocado por aumento de atrito negativo resultante do adensamento de solos finos saturados.

  • Aqui descreve esse efeito:

    Aqui descreve esse efeito

    engcivconcurseiro.blogspot.com/2020/04/tschebotarioff-e-questoes-de-concursos

  • Efeito Tschebotarioff  -> é o empuxo lateral nas estacas


ID
212584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre os sistemas de captação de água em cursos de água, o sistema de captação com tubo de tomada no fundo do rio e próximo à margem é o mais indicado no caso de rios que transportem argila ou lodo.

Alternativas
Comentários
  • Está errado por afirmar que é indicado a captação com tubo de tomada no fundo do rio.

  • permita-me te completar caro Thiago:
    pior ainda se for na curva interna

  • Tubo de tomada trata-se da captação com tubos perfurados, apoiados em pilares. Sendo realizada em leitos ROCHOSOS em cursos d'água de pequena vazão e grande oscilação de nível.

    Os pilares também garantem a declividade adequada para captação, vencendo leitos irregulares.

    Assim, a captação em rios que transportem qualquer material prejudicial ao tratamento ou às instalações, no fundo do leito, deve evitar o uso desta técnica.


ID
213622
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Muitas cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados à deflagração de escorregamentos em encostas, principalmente em períodos de elevados índices pluviométricos. O tipo de solo que se caracteriza por ser um material muito fofo, contendo blocos de rochas, alto teor de umidade e, em geral, encontra-se depositado próximo ao pé das encostas é denominado solo

Alternativas
Comentários
  • Os solos Coluviais são aqueles cujo agente transportador é a gravidade, que faz cair massas de solo e rochas ao longo dos taludes. Também são conhecidos por depósitos de talus. Ocorrem via de regra ao pé de escavações e encostas. Sua composição depende do tipo de rocha existente nas partes mais elevadas. Estes solos normalmente são desaconselháveis para projetos de engenharia, pois são materiais inconsolidados, permeáveis e sujeitos a escorregamentos. (DNER, 1996).

     

    Letra C.

  • SOLOS COLUVIAIS (ou depósito de tálus) ·

    O transporte se deve exclusivamente à gravidade e o solo formado possui grande heterogeneidade;

    São de ocorrência localizada, geralmente ao pé de elevações e encostas, provenientes de antigos escorregamentos; ·

    Apresentam boa resistência, porém elevada permeabilidade;

    Sua composição depende do tipo de rocha existente nas partes elevadas;

    Colúvio: material predominantemente fino;

    Tálus: material predominantemente grosseiro.


ID
215224
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os fatores naturais de ordem geológica que atuam isolada ou conjuntamente durante o processo de formação de um talude natural e que respondem pela estrutura característica deste maciços são

Alternativas
Comentários
  • Litologia -  O termo litologia pode se referir à ciência que estuda os processos de litificação, ou às categorizações referentes a esses mesmos processos e aos tempos geológicos em que ocorreram. Litologia está relacionada a rocha que irá formar o solo.

    Estruturação - A estruturação se caracteriza pela natureza das rochas e pela forma como estão dispostas.

    Geomorfologia -   É um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre. Para isso, tende a identificar, descrever e analisar tais formas, entendidas aqui como relevos, assim como todos seus aspectos genéticos, cronológicos, morfológicos, morfométricos e dinâmicos, tanto pretéritos como atuais e naturais ou antropogênico.


  • São vários os fatores naturais que atuam isolada ou conjuntamente durante o processo de formação de um talude natural e que respondem pela estrutura característica deste maciços.

     

    Estes fatores podem ser agrupados em duas categorias:

     

    ∗Fatores Geológicos    :                                                                ∗Fatores Ambientais

    - litologia                                                                                              - clima

    - estruturação                                                                                      - topografia 

    - geomorfologia                                                                                      - vegetação

     

    http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/togot_Unid04EstabilidadeTaludes01.pdf


ID
215251
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio de sondagem a percussão ou Standard Penetration Test permite o conhecimento do tipo de solo, para conhecer o comportamento esperado deste ao receber as cargas. Para decidir sobre o tipo adequado de fundação a ser adotado é preciso saber ainda, dentre outros elementos,

Alternativas
Comentários
  • Beleza, mas o ensaio SPT ele diz sobre a assertiva A.

  • O enunciado pede os outros

    itens necessários para a escolha

    da fundação mais adequada.

    Gabarito letra A.


ID
215266
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um muro de arrimo ciclópico é

Alternativas
Comentários
  • B= MURO GABIAO

    C= MURO FOGUEIRA/CRIB WALL

    D=MURO FLEXÃO

    E=?

  • Resposta letra A, pois:

    letra b: Os muros de gabião são constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de 2m e seção transversal quadrada com 1m de aresta.

    letra c“Crib Walls” são estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado, madeira ou aço, que são montados no local, em forma de “fogueiras” justapostas e interligadas longitudinalmente, cujo espaço interno é preenchido com material granular graúdo. São capazes de se acomodarem a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade.

    letra dMuros de Flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apóia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, são construídos em concreto armado, tornando-se anti-econômicos para alturas acima de 5 a 7m. A laje de base em geral apresenta largura entre 50 e 70% da altura do muro.

    letra e: Muros Engradados

     

    Outros tipos:

    Os muros de pneus são construídos a partir do lançamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam como vantagens o reuso de pneus descartados e a flexibilidade.  Combina a elevada resistência mecânica do material com o baixo custo, comparativamente aos materiais convencionais. Sendo um muro de peso, os muros de solo-pneus estão limitados a alturas inferiores a 5m e à disponibilidade de espaço para a construção de uma base com largura da ordem de 40 a 60% da altura do muro.

    Muros de sacos de solo-cimento  são constituídos por camadas formadas por sacos de poliéster ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume).  Um muro com altura entre 2 e 5 metros tem custo da ordem de 60% do custo de um muro de igual altura executado em concreto armado (Marangon, 1992). Como vantagens adicionais, pode-se citar a facilidade de execução do muro com forma curva (adaptada à topografia local) e a adequabilidade do uso de solos residuais.

    Os muros de alvenaria de pedra são os mais antigos e numerosos. Atualmente, devido ao custo elevado, o emprego da alvenaria é menos freqüente, principalmente em muros com maior altura. Devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2m. A base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0m e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato muro-fundação. Quanto a taludes de maior altura (cerca de uns 3m), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras. Neste caso, podem ser utilizados blocos de dimensões variadas.


ID
215272
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

          Um pilar com seção 20 × 20 cm2 de uma edificação unifamiliar de padrão popular receberá, da superestrutura, uma carga de 50 toneladas. Este pilar lançará sobre uma sapata de 2,0 m2 tal carga que, por sua vez, lançará em um solo de tensão admissível de fs = 5 kgf/cm2 (de acordo com tabela ABNT). Todas as peças estruturais são de concreto armado com resistência característica à compressão acima de 25 MPa, de acordo com os ensaios tecnológicos executados. O solo local e do entorno foi caracterizado como pedregulhos compactos e mistura de areia e pedregulho.

Segundo os dados acima,

Alternativas
Comentários
  • P= 50t

    Asapata= 2m²

    fs= 5kgf/cm²

    tensao = 50000/20000cm²= 2,5kgf/cm² OK



ID
216157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma fundação do tipo radier exige que determinadas condições devam ser observadas. A respeito das condicionantes desse tipo de fundação, julgue os seguintes itens.

Esse tipo de fundação pode ser construída em concreto ou concreto armado.

Alternativas
Comentários
  • O radier é executado em concreto armado, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e ocasionalmente a pressões do lençol freático (necessidade de armadura negativa).

  • Somente em concreto armado

  • ERRADO

     

    Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo

  • Só para complementar os comentários dos colegas, o radier também pode ser executado em concreto protendido.

  • O radier é executado em concreto armado ou protendido

  • O radier é executado em concreto armado ou protendido, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e, ocasionalmente, a pressões do lençol freático.


ID
216163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma fundação do tipo radier exige que determinadas condições devam ser observadas. A respeito das condicionantes desse tipo de fundação, julgue os seguintes itens.

Nos casos em que possam existir pressões devido à presença de lençóis freáticos, a fundação do tipo radier não é recomendável.

Alternativas
Comentários
  • Na existência de lençol freático, a pressão neutra é combatida com o uso de armadura negativa no radier.

  • Uma das execuções de radier épara reduzir o recalque diferencial...

  • ERRADO

     

    Ele é executado em concreto armado, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e ocasionalmente a pressões do lençol freático (necessidade de armadura negativa)


ID
216166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma fundação do tipo radier exige que determinadas condições devam ser observadas. A respeito das condicionantes desse tipo de fundação, julgue os seguintes itens.

Pelo fato de ser uma estrutura esbelta, a fundação do tipo Raider normalmente apresenta baixa rigidez estrutural, o que limita sua aplicação.

Alternativas
Comentários
  • os radiers mais comuns (de casas) possui até 10 ou 20 cm, existe radiers para edifícios de até 15 andares, logicamente essa fundação teria uma maior espessura ... Cada caso é um caso

     

    esbelta ela pode até ser, mas que é rígida é ,e muito

  • ERRADO

     

    O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, o que muitas vezes evita grandes recalques diferenciais

  • Raider --> errado

    radier --> certo

     

    kkk

  • Radier é o oposto de esbelto kkkkk


ID
216313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos estudos das propriedades dos solos, o emprego de algumas relações entre características dos constituintes do solo é decisivo. A respeito dessas relações e das características por elas representadas, julgue os itens subsequentes.

O peso específico aparente de um tipo de solo pode ser determinado em campo com o emprego do processo do frasco de areia.

Alternativas
Comentários
  • Frasco de areia determina a massa específica aparente “in situ”


     

  • peso específico aparente = peso específico natural

    No campo se determina numericamente o peso específico aparente com o método do frasco de areia ou outro, todavia deve-se controlar o peso específico aparente seco ou simplesmente peso específico seco, e a umidade.


ID
216316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos estudos das propriedades dos solos, o emprego de algumas relações entre características dos constituintes do solo é decisivo. A respeito dessas relações e das características por elas representadas, julgue os itens subsequentes.

A porosidade de um solo é a razão entre o volume de vazios e o volume total de uma amostra de solo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. A POROSIDADE (N) É EXRESSA EM % E É A RELAÇÃO ENTRE O VOLUME DE VAZIOS (Vv) E O VOLUME TOTAL (Vt).

  • ìndice de vazios -> o volume de vazios e o volume de sólidos. 

    porosidade -> o volume de vazios e o volume total. 

    umidade -> a massa de água e a massa de sólidos. 

    massa específica -> a massa de sólidos e a massa total. 

     

    Em notação:

     

    e = vv/vs

     

    p = vv/vt

     

    u = ma/ms

     

    y = ms/mt

     

     

     

                                                       Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Saturação = Va/Vv

    ou

    S.e = w. Ya . Yg

    n = e/(1+e)

    n=Vv/Vt

    e = Vv/Vg

    W = Mw/Ms


ID
218632
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as seguintes etapas executivas de uma fundação:

I. escavação;

II. colocação de um lastro de concreto magro de 5 a 10 cm de espessura;

III. posicionamento das fôrmas, quando o solo assim o exigir;

IV. colocação das armaduras;

V. concretagem;

VI. execução de cinta de concreto armado;

VII. aplicação de camada impermeabilizante.

A sequência apresentada refere-se às etapas de execução de uma fundação do tipo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Devido ao item VI, utilizado em fundação corrida, sobraram apenas a Sapata Corrida e talvez alicerce; porém, neste não há armadura (item IV). Se armadura tivesse, sapata corrida seria. Assim sendo, dentre as opções fornecidas, somente sapata corrida pode ter os itens IV e VI cumulativamente.

  • GABARITO: alt. D

    Vamos à execução de cada item mencionado como alternativa

     

    a) blocos e alicerces

    1. executar a abertura da vala;
    2. promover a compactação da camada do solo resistente, apiloando o fundo;
    3. colocação de um lastro de concreto magro (90 kgf/cm2) de 5 a 10 cm de espessura;
    4. execução do embasamento, que pode ser de concreto, alvenaria ou pedra;
    5. construir uma cinta de amarração que tem a finalidade de absorver esforços não previstos, suportar pequenos recalques, distribuir o carregamento e combater esforços horizontais;
    6. fazer a impermeabilização para evitar a percolação capilar, utilizando uma argamassa “impermeável” (com aditivo) ou ainda, uma chapa de cobre, de alumínio ou ardósia.

     

    b) sapata isolada

    1. fôrma para o rodapé, com folga de 5 cm para execução do concreto “magro”;
    2. posicionamento das fôrmas, de acordo com a marcação executada no gabarito de locação;
    3. preparo da superfície de apoio;

    4. colocação da armadura;
    5. posicionamento do pilar em relação à caixa com as armações;
    6. colocação das guias de arame, para acompanhamento da declividade das superfícies do concreto;
    7. concretagem: a base poderá ser vibrada normalmente, porém para o concreto inclinado deverá ser feita uma vibração manual, isto é, sem o uso do vibrador.

     

    c) tubulçao a céu aberto

    1. A partir do gabarito, faz-se a marcação do eixo da peça utilizando um piquete de madeira. Depois, com um arame e um prego, marca-se no terreno a circunferência que delimita o tubulão, cujo diâmetro mínimo é de 70cm.
    2. Inicia-se a escavação do poço até a cota especificada em projeto. No caso de escavação manual usa-se vanga, balde e um sarrilho para a retirada de terra. Nas obras com perfuração mecânica o aparelho rotativo acoplado a um caminhão retira a terra.
    Na fase de escavação pode ocorrer a presença de água. Nestas casos, a execução da perfuração manual se fará com um bombeamento simultâneo da água acumulada no poço.
    Poderá ocorrer, ainda, que alguma camada do solo não resista à perfuração e desmorone (no caso de solos arenosos). Então, será necessário o encamisamento da peça ao longo dessas camadas. Isto poderá ser feito através de tubos de concreto com o diâmetro interno igual ao diâmetro do fuste do tubulão.
    3. Faz-se o alargamento da base de acordo com as dimensões do projeto.
    4. Verificação das dimensões do poço, como: profundidade, alargamento da base, e ainda o tipo de solo na base. Certifica-se, também, se os poços estão limpos.
    5. Colocação da armadura.

    6. A concretagem é feita lançando-se o concreto da superfície (diretamente do caminhão betoneira, em caso de utilização do concreto usinado) através de um funil (tremonha), com o comprimento da ordem de 5 vezes seu diâmetro, de modo a evitar que o concreto bata nas paredes do tubulão e se misture com a terra, prejudicando a concretagem (ALONSO,1979).

     

  • d) sapata corrida

    1. escavação;
    2. colocação de um lastro de concreto magro de 5 a 10 cm de espessura;
    3. posicionamento das fôrmas, quando o solo assim o exigir;
    4. colocação das armaduras;
    5. concretagem;
    6. cinta de concreto armado: sua finalidade é a maior distribuição das cargas, evitando também deslocamentos indesejáveis, pelo travamento que confere à fundação; muitas vezes, é usado o próprio tijolo como fôrma lateral;
    7. camada impermeabilizante: sua função é evitar a subida da umidade por capilaridade para a alvenaria de elevação; sua execução deve evitar descontinuidades que poderão comprometer seu funcionamento e nunca devem ser feitas nos cantos ou nas junções das paredes; esta camada deverá ser executada com argamassa com adição de impermeabilizante e deverá se estender pelo menos 10 cm para revestimento da alvenaria de embasamento; para evitar retrações prejudiciais, deverá receber uma cura apropriada (água, sacos de cimento molhados, etc.), sendo depois pintada com emulsão asfáltica em duas demãos, uma após a secagem completa da outra (FABIANI, s.d.).

     

    e) radier

    Ainda nao encontrei um legal para colar aqui

     

    Fonte: Apostila de Fundações da DECC/EPUSP (MELHADO, SOUZA, BARROS), Março 2002.


ID
218635
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Recomendado unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2 m, tendo a base do muro largura mínima de 0,5 a 1,0 m que deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato murofundação. As características apresentadas referem-se a muro de arrimo

Alternativas
Comentários
  • pouca informação para distinguir um do outro....

  • Deduzi através dos seguintes pontos:

    - muro a flexão vai de 5 a 7 metros;

    - de gabião não é recomendado para cortes e aterros de altura elevada (2 metros ja é alto para uma estrutura desse tipo);

    - concreto ciclópico vai até 4 metros;

    - muro de pedra vai até 3 metros. ----------------------->o mais baixo que admite essa altura.


ID
218638
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando a influência da argila e suas propriedades físicas na constituição do solo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O solo laterítico cuja fração argilosa tem uma relação molecular  SiO2/Fe2O3 menor ou igual a 2, e apresenta baixa expansibilidade.
    São solos avermelhados, ricos em ferro e alumínio na fração argilosa.
  • Palavras chave p/ solo laterítico : Ferro, alumínio e jovem maduro.


ID
218680
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na concepção de uma barragem de terra, devem ser considerados os seguintes elementos constituintes:

Alternativas
Comentários
  • e) maciço, crista, talude de montante e talude de jusante
  • http://www.ebanataw.com.br/talude/dimensionamento.htm

  • Concepção.


ID
218683
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à natureza dos solos e à sua forma de escavação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) De acordo com o manual de pavimentação do DNIT, o solo arenoso apresenta granulação grossa, constuituídos principlamente de quartzo (sílica pura). Seu comportamento geral pouco varia com a quantidade de água que envolve os grãos. São solos praticamente desprovidos de coesão, ou seja, sua resistência à deformação depende fundamentalmente de entrosamento e atrito entre grãos e da pressão normal que atua sobre o solo.

     

    b)o manual de obras de saneamento Sanepar define como terra compacta todo material coeso, constituído de argila rija, com ou sem ocorrência de matéria orgânica, pedregulhos, grãos minerais, saibros. Escavados com picaretas, pás, enxadões, alavancas, cortadeiras.

     

    c) o manual da Sanepar define a rocha branda como todo material com agregação natural de grãos minerais, ligados mediante forças coesivas permanentes, apresentando grande resistência à escavação manual, copnstituído de rocha alterada, "pedras-bola" com diâmetro acima de 25cm, matacões. Escavado com rompedores, picaretas, explosivos, etc.

     

    d)O Sanepar define solo de rocha dura como: material altamente coesivo, constituído de todos os tipos de rocha viva como granito, basalto,
    gnaisse etc. Escavado normalmente com uso de explosivos.

     

    e)o Sanepar define solo de moledo ou cascalho como: material que apresenta alguma resistência ao desagregamento, constituído de arenitos compactos, rocha em adiantado estado de decomposição ,seixo rolado ou irregular, matacões, "pedras-bola" até 25 cm.
    Escavado com picaretas, cunhas, alavancas.

     

    As definições D e E estão trocadas


ID
218839
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio de sondagem a percussão tem por objetivo determinar, de forma direta, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Objetivos da sondagem a percussão:

    a) a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência;

    b) a posição do nível-d’água; e

    c) os índices de resistência à penetração (N) a cada metro.

  • Cuidado, o que mede o N é o Spt e não o ensaio de sondagem a percussão.

  • ENSAIO A PERCURSÃO É O ENSAIO SPT!!!

    http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/180/sondagem-a-percussao-ensaio-de-penetracao-padronizado-exige-atencao-286894-1.aspx


ID
218872
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Qual o tipo de fundação adequado quando o lençol freático é raso ou quando a obra se localiza dentro de rio, lagoa ou mar?

Alternativas
Comentários
  • Tubulão a ar comprimido: Utilizado em terrenos que apresentam dificuldade de empregar escavação mecânica ou cravação de estacas, como
    em áreas com alta densidade de matacões, lençóis d´água elevados ou cotas insuficiente entre o terreno e o apoio da fundação. Nesse tipo de fundação, pode-se utilizar uma camisa metálica, de concreto ou de concreto moldado in loco, sendo empregada uma pressão máxima de 3,4
    atm, limitando, dessa forma, a profundidade do tubulão a 34 m abaixo do nível d´água.

    Fonte: Associação Brasileira de Cimento Portland
     


ID
218893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O coeficiente de uniformidade de um solo que apresenta curva granulométrica mais próxima da vertical é

Alternativas
Comentários
  • o CU ou CNU (ver questao Q74067) é a divisao do diametro pelo qual passa 60% pelo diametro pelo qual passa 10% do material. Sendo assim, em uma curva quase vertical a relação se aproxima de 1, contudo, ao ser menor que 1, tem-se que o diametro pelo qual passa 60% é menor que o diametro que passa 10%, uma incoerencia, uma vez que onde passa mais material é o diametro maior. Onde me engano?

  • Estamos acostumados a analisar solos com 10% de finos, 60% de material mediano e 30% de material  grosseiro (pedegrulho), mas se invertermos teremos: um diâmetro grande retendo somente 10% e um diâmentro pequeno retendo 60%, desta forma se ele não falasse que a curva se aproxima do eixo vertical a resposta seria A), mas como há está observação a resposta é letra E).

    A sacada é que a banca é do Rio de Janeiro (praia), imagine verificar a areia da praia, pedras e pedregulhos são poucos, ficam na peneira de diâmetro maior, enquanto a areia grande maioria fica na peneira menor.


ID
218911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A resistência ao cisalhamento de um solo é

Alternativas
Comentários
  • S = c + σ . tg φ
    Assim, a resistência ao cisalhamento é igual ao valor da sua coesão, quando o ângulo de atrito é nulo, pois a tangente de 0 é 0.
  • Acredito que precisa se lembrar do Círculo de Mohr, em 45° temos o valor máximo da tensão cisalhante


ID
218923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Qual dos seguintes tipos de fundação NÃO gera recalques diferenciais?

Alternativas
Comentários
  • A fundação tipo Radier abrange todos os pilares, logo não gera recalque diferencial.

  • Discordo!

    "Os problemas de suporte e recalque que podem ocorrer nos perfis de solos problemáticos são os que geram dificuldades arquitetônicas, funcionais ou mesmo estruturais e estão relacionados aos recalques, principalmente os diferenciais. Nesse sentido, há concordância de que o radier atue na sua uniformização e, como consequência, reduza os recalques a VALORES ACEITÁVEIS quando avaliados a partir do recalque diferencial específico (RDE-NBR6122/1996)", explica.  

     

    http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/164/radier-reforcado-especialista-desenvolve-solucao-tecnica-para-construcao-de-285833-1.aspx

  • Gera recalques uniformes


ID
220402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativos à mecânica dos solos.

No CBR (california bearing ratio) ou índice de suporte califórnia, o valor da resistência à penetração de determinado material é computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente à penetração em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactação a 100% do proctor normal, adotado como padrão de referência.

Alternativas
Comentários
  • No CBR (california bearing ratio) ou índice de suporte califórnia, o valor da resistência à penetração de determinado material é computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente à penetração em uma amostra do mesmo material de brita graduada, obtido no ensaio de compactação a 100% do proctor normal, adotado como padrão de referência.
  • No CBR (california bearing ratio) ou índice de suporte califórnia, o valor da resistência à penetração de determinado material é computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente à pressão de penetração em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactação a 100% do proctor normal, adotado como padrão de referência.

     

    Ou seja, você não compara a penetração e sim a pressão para uma determinada penetração (2,54cm ou 5,08cm)

  • a questão está errada porque o ensaio CBR não tem nada a ver com o ensaio de proctor nomal

    o ensaio CBR afere a capacidade de suporte de uma amostra de agregados, mistura, ou solo a um material de referência, que, por sinal, segundo as normas do DNIT é uma "mistura padrão de brita", mais no final existe tambpem o ensaio de expansão (que não foi cobrado pela questão);

    o ensaio proctor normal serve para responder a pergunta: qual umidade o meu solo deverá ter para que, pós-compactação, eu atinja a maior massa específica seca?

  • Samuel,

    Concordo com as suas argumentações. De fato, CBR não tem uma relação "direta" com o Proctor. O erro essencial da assertiva está no último trecho que fala da semelhança entre os parâmetros obtidos no ensaio CBR e no ensaio de compactação.

     

    Mas cuidado. Creio que cabe uma ressalva em dizer que "CBR não tem nada a ver com o ensaio de proctor nomaljá que para realização do ensaio CBR é necessário moldar o CP de acordo com o método Proctor (não sei se cabe aqui ficar entrando no mérito da diferença entre ensaio de compactação Proctor e moldagem do CP conforme método Proctor....) 

     

    Por exemplo, veja trecho abaixo que fala sobre a preparação do CP:

    "Compactação do corpo de prova: é realizada a compactação com energia padrão (Proctor), atentando-se ao número correto de golpes e camadas, correspondentes à energia desejada, normal ou modificada. É comum moldar no mínimo 5 corpos de prova, variando o teor de umidade para que seja possível caracterizar a curva do CBR"

    http://lpe.tempsite.ws/blog/index.php/ensaio-de-indice-de-suporte-california-cbr/

    #publi: Se me permite, vou fazer um marketing dessa empresa LPE Engenharia (:P). Recomendo a qualidade do serviço dessa galera. Já me salvou muito no projeto e execução de pavimento rígido.

     

    Outra fonte de argumentação quanto a relação entre CBR e Proctor:

    "...compactação do corpo de prova: são compactados com cinco teores de umidade uma amostra, segundo o método Proctor."

    http://www.latersolo.com.br/wp-content/uploads/2015/02/4-CAPACIDADE-DE-SUPORTE-CBR.pdf

     

    Ah sim...Inclusive, a compactação da amostra para o ensaio CBR, geralmente é feita na umidade ótima.

     

     

    Resumindo

    A assertiva tem, no meu ponto de vista, 2 erros.

    Erro 1: A análise do ensaio CBR é feita de acordo com a pressão necessária para produzir determinadas penetrações na amostra. Ou seja, você compara pressão de penetração na amostra com pressão de penetração na amostra padrão (brita graduada).

    Erro 2: O valor do parâmetro a ser adotado na comparação é obtido pela penetração e não pelo ensaio proctor normal (que nos fornece umidade ótima & massa específica seca), conforme último trecho da assertiva.

     

    Veja se você(s) concorda(m)...

  • No ensaio de CBR, é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada segundo o método Proctor. Para essa finalidade, uma pistão com seção transversal de 3 pol² penetra na amostra à uma velocidade de 0,05 pol/min. O valor da resistência à penetração é computado em porcentagem, sendo que 100% é o valor correspondente à penetração em uma amostra de brita graduada de elevada qualidade que foi adotada como padrão de referência.

  • Aumentando-se a energia de compactação serão obtidos valores diferentes para a umidade ótima (hot) e para a densidade máxima aparente seca (Vs,max). Ao crescer o esforço de compactação o densidade máxima aparente seca aumenta e a umidade ótima decresce ligeiramente.

    http://www.suportesolos.com.br/blog/compactacao-de-solos-ensaios-geotecnicos-o-ensaio-e-as-energias-de-compactacao/68/


ID
220405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativos à mecânica dos solos.

O índice de suporte (IS) é a média aritmética de três outros índices, derivados, respectivamente, do CBR, do índice de grupo (IG) e do tráfego.

Alternativas
Comentários
  • Índice de Suporte (I.S.) é um CBR corrigido em função do Índice de Grupo (IG):

    IS = (ISCBR+ ISIG) / 2

    QUESTÃO ERRADA!!
  • Complementando, com o valor mínimo do própio CBR.

  • Índice de Suporte (I.S.) -> é um CBR corrigido 


ID
220411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de projetos civis e projetos complementares, julgue os itens a seguir.

Para o projeto de fundações, o SPT (standarrd penetration test) é um dos ensaios mais usados e mais econômicos para obter informações relativas a solos de fundações.

Alternativas
Comentários
  • na verdade eu nunca vi ensaio tão simples e lógico como esse

  • O ensaio SPT consiste em cravar no terreno um amostrador com dimensões e energia de cravação normalizadas (pilão com 63,5 kg de massa e altura de queda de 760mm). O ensaio é realizado em três fases com penetrações de 15cm, respectivamente. Devido à perturbação do terreno provocada pelos trabalhos de furação, desprezam-se os resultados obtidos na primeira fase.

    O número de pancadas necessárias para atingir a penetração de 30cm (segunda e terceira fase) define o valor de N (SPT).
    O ensaio é utilizado principalmente para a determinação das propriedades mecânicas dos solos arenosos.

    Trata-se de um ensaio expedito e pouco dispendioso e, por isso, é talvez o ensaio mais utilizado na prática para o reconhecimento das condições do terreno.


ID
220471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de pavimentação urbana, julgue os próximos itens.

Pode-se usar aditivo químico em solo para melhorar seu comportamento como fundação de um pavimento, podendo aumentar expressivamente o CBR inicial do solo, após a mistura do solo com o aditivo.

Alternativas
Comentários
  • correto!
    esse é o maecanismo de um pavimento semi-rígido
    onde os materiais da base e da sub-base tem em seus traços a acrescentação de
    cal ou cimento 

  • Quando as características dos solos locais não apresentam, total ou parcialmente, os requisitos exigidos, o engenheiro terá que adotar uma das seguintes atitudes (MEDINA, 1987):

     

    • Evitar ou contornar o terreno ruim;

    • Remover o solo ruim e substituí-lo por outro de qualidade superior;

    • Projetar a obra para situação de terreno ruim de fundação (conviver com a situação difícil);

    • Estabilizar o solo existente.

    A estabilização de um solo pode ser definida como sendo a alteração de qualquer uma de suas propriedades, de forma a melhorar seu comportamento sob o ponto de vista da engenharia, melhorando seu comportamento como fundação de um pavimento, por exemplo.

     

    “A estabilização química consiste na adição de uma determinada substância química ao solo, de modo a provocar mudanças que influenciam as propriedades de resistência mecânica, permeabilidade e deformabilidade deste, atingindo-se, então o objetivo de estabilizá-lo (SANTOS et al, 1995).

     

    Na estabilização química, como o nome indica, há uma reação química do aditivo com os minerais do solo (fração coloidal) ou com a constituição de recheio dos poros pelo produto de reação química do aditivo com a água.

     

    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16327/16327_3.PDF

     

     

                              Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
222214
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que indique a relação entre o limite de liquidez (LL), o de plasticidade (LP) e o de contração (LC) de um solo.

Alternativas
Comentários
  • São 4 os estados (SÓLIDO, SEMI-SÓLIDO, PLÁSTICO e LÍQUIDO) e 3 os limites.

    Esquematicamente, neste sentido (↑), temos:

    Lim. de Contração (LC) => limite entre o estado SÓLIDO e SEMI-SÓLIDO

    Lim. de Plasticidade (LP) => limite entre o estado SEMI-SÓLIDO e PLÁSTICO

    e Lim. de Liquidez (LL) => limite entre o estado PLÁSTICO e LÍQUIDO

    Logo, LC < LP < LL =>
    gabarito, letra B



    Bons estudos!
  • Relação com base em qual parâmetro? Essa inequação pode ser invertida dependendo do parâmetro analisado.


ID
222217
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os limites de plasticidade e liquidez de um solo são, respectivamente, iguais a 40% e 60%.
O índice de plasticidade deste solo vale:

Alternativas
Comentários
  • Índice de Plasticidade (IP) = Lim. de Liquidez (LL) - Lim. de Plasticidade (LP):

    IP = LL - LP

    Logo, IP = 60 (Liquidez) - 40 (Plasticidade) => IP = 20

    gabarito, letra C

ID
222229
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que indique o tipo de fundação que impede a ocorrência de recalque diferencial.

Alternativas
Comentários
  • É o bom e velho Radier! Ele transforma as cargas pontuais dos pilares em cargas distribuídas antes de transmitir par o solo, fazendo com que a edificação não afunde mais de uma lado do que do outro (recalque diferencial), mesmo quando um pilar é mais carregado que o outro.

  • Impede é uma palavra forte.


ID
225802
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um canal trapezoidal possui inclinação dos taludes com ângulo de 45o e altura igual à largura do fundo b. Em plena vazão, o seu raio hidráulico será igual a

Alternativas

ID
225808
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção de uma estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão ou martelo de cravação, é denominada

Alternativas
Comentários
  • NEGA:  é a penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de pilão. Em geral é medido para uma série de 10 golpes. Ao ser fixada ou fornecida deve ser informada a altura de queda e a massa do pilão (energia de cravação). 

  • Verdade, mas a questão esta perguntando sobre o deslocamento elástico da estaca, e este é o REPIQUE.

    Lembrando que tanto a NEGA como REPIQUE são medidas de resistencia INDIRETAS.
  • RESUMIDAMENTE:

     

    NEGA: Penetração de uma estaca por uma série de 10 golpes
    REPIQUE: Parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca na aplicação de 1 golpe
    ARRASAMENTO: Nível que deve ser deixado o topo da fundação

  • Lembrem-se:

    PARCELA ELASTICA -----> REPIQUE

    DESLOCAMENTO ou PENETRAÇAO ----> NEGA

     


ID
226540
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tubulações hidrossanitárias devem ter a distância conveniente de qualquer fundação, a fim de prevenir a ação de eventuais recalques. Para as emendas e juntas, é recomendado, em local de tráfego leve, o cobrimento mínimo de tubulações enterradas no solo de:

Alternativas
Comentários
  • Cobrimento mínimo de tubulações enterradas no solo:

    •0,30m em local sem tráfego de veículo

    • 0,50m em local com tráfego leve

    • 0,70m em local com tráfego pesado

  • Alguém sabe a fonte utilizada pela questão? A norma citada abaixo indica um mínimo de recobrimento de 0,90 em via de tráfego. Alguém sabe explicar melhor essa questão?

    NBR 9649 - PROJETO DE REDES COLETORAS DE ESGOTO SANITÁRIO

    5.2.8 O recobrimento não deve ser inferior a 0,90 m para coletor assentado no leito da via de tráfego, ou a 0,65 m para coletor assentado no passeio. Recobrimento menor deve ser justificado


ID
226546
Banca
ESAF
Órgão
UFF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Esta prática é sem dúvida, a técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas, como também a extração de boas amostras. O seu emprego, no entanto, encontra-se, na prática, limitado pelo seu elevado custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamentos de água, quando a prospecção desce abaixo do nível freático. Essa prática de prospecção é chamada:

Alternativas
Comentários
  • letra e)

     

  • a.1) Abertura de poços de exploração

     

    - Técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas como, também, a extração de boas amostras.

    - Seu emprego está limitado ao custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d’água, quando a prospecção precisa descer abaixo do nível d’água.

     

    Fonte: www.ct.ufpb.br/~celso/solos/material/Solos%20-%20Cap%2013%20&%2014.ppt

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • Poços 

    Os poços são escavados com , picareta, balde e sarrilho, e destinam-se ao exame das camadas do subsolo ao longo de suas paredes, possibilitando a coleta de amostras deformadas ou indeformadas. Apesar da vantagem de se obter amostras indeformadas com maior facilidade, o seu emprego encontra limitação no seu elevado custo, pois exige onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d'água quando a prospecção descer abaixo do lençol freático.

    Alternativa e


ID
226552
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Fundações indiretas ou profundas são fundações que têm o comprimento preponderante sobre a seção: são as estacas e os tubulões. Para a cravação das estacas, o processo mais usual é o emprego dos bate-estacas, os quais podem ser divididos, de acordo com o martelo usado. Existe um bate-estaca no qual o martelo se desloca ao longo de um embalo fixo à estrutura do bate-estaca e é levantado pela ação de gases sob pressão, caindo só pelo próprio peso, sendo a altura de queda função da quantidade de gases da câmara. Este bate-estaca por gravidade é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Prevalecendo o comprimento sobre a seção essas estruturas de fundações são indicadas para 

    solos argilosos e representadas pelas estacas e tubulões. ( ) Para a cravação das estacas o processo 

    mais usado emprega bate-estacas, os quais podem ser divididos de acordo com o martelo, nos 

    seguintes grupos: bate-estacas de gravidade, de simples efeito e de duplo efeito. 

     Bate-estaca de gravidade – A energia para cravação da estaca é transmitida pela queda livre 

    de um peso a uma altura pré-determinada. ( ) O peso é denominado martelo ou macaco e sua 

    queda é orientada através de duas guias laterais. ( ) A cabeça das estacas deve ser protegida por 

    um cabeçote de ferro ou madeira, cuja finalidade é permitir uma distribuição uniforme das tensões 

    dinâmicas, transmitidas pelo martelo. O máximo de eficiência desse tipo de bate-estacas é da ordem 

    de 10 pancadas por minuto. ( ) O inconveniente desse bate-estaca é que a obtenção da nega fica a 

    critério do operador e de sua experiência na operação de queda do martelo. 

    Bate-estacas de simples efeito – Nesse tipo o martelo desloca-se ao longo de um embolo 

    fixo à estrutura do bate-estaca sendo levantado pela ação dos gases sob pressão e caindo pelo próprio 

    peso. ( ) A altura de queda depende da quantidade de gases da câmara, obtendo um ritmo de 40 

    a 50 pancadas por minuto. 

    Bate-estacas de duplo efeito – É uma variante aperfeiçoada do tipo anterior. Os gases sob 

    pressão são injetados no cilindro, tanto para a operação de levantamento como para a operação de 

    queda. ( ) Nesse caso, não há queda livre e a freqüência de cravação é muito maior, da ordem de 

    250 a 300 pancadas por minuto. 



ID
226555
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Suponha um aterro construído sobre uma camada de argila mole, abaixo do qual existe uma camada resistente. A carga do aterro provocará o recalque da camada mole e uma estaca cravada nesse terreno será arrastada com o solo, ficando desse modo sujeita a uma carga superior à prevista no projeto. O que ocasiona o aumento da carga da estaca é o atrito do solo contra a superfície lateral da mesma, fato que ocorre comumente em pisos de fábrica e galpões. Esse fenômeno é denominado de atrito:

Alternativas
Comentários
  • A capacidade de carga última Pu de uma fundação profunda do tipo estaca (em tubulões despreza-se frequentemente o atrito lateral) se compõe de duas parcelas: A resistência de atrito lateral (Psu) e a resistência de ponta (Pbu ) Pu = Psu + Pbu

    No caso em que o deslocamento (recalque) do fuste de uma fundação profunda, ou de parte dele, é inferior ao recalque do terreno adjacente, desenvolvem-se forças de atrito negativo na fundação.

    Principais Causas

     Adensamento de uma camada de solo devido a aplicação de uma sobrecarga (Aterro)

     Rebaixamento do lençol freático, bombeamento

     Adensamento (amolgamento) da camada de argila devido a cravação de estacas. (neste caso o atrito negativo tem valores reduzidos).

     

  • Atrito negativo - alternativa a

    Definição retirada do livro "O edifício até sua cobertura", Azeredo (1997).