SóProvas


ID
1017544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o papel do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Na medicação endovenosa de doentes com cateter venoso periférico heparinizado, deve-se observar a seguinte sequência: injetar de 3 mL a 5 mL de soro fisiológico, administrar lentamente o medicamento, injetar de 3 mL a 5 mL de soro fisiológico e heparinizar o cateter.

Alternativas
Comentários
  • A heparinização consiste na utilização de um agente farmacológico anticoagulante, para a manutenção de uma via de acesso venoso. Mas, para a manutenção da via não basta heparinizá-la, o procedimento completo engloba três passos.

    Primeiro injecta-se10cc (10ml)  de soro fisiológico no lúmen a heparinizar para limpá-lo de perfusões anteriores ou de sangue, posteriormente, injecta-se uma monodose de heparina sódica com concentração de 20 UI/ml para preencher o lúmen com um anticoagulante e, por fim, clampa-se o lúmen e verifica-se a válvula anti retorno para prevenção da infecção e do refluxo. 


  • Ainda se usa heparina p/ manter o acesso venoso periférico????

  • A sequência não está correta não, pois primeiro retira-se a heparina do sistema, para evitar que a mesma entre em contato com a corrente sanguínea.....mas isso só ocorre em cateter de duplo lúmen, utilizado para hemodiálise. Que é um cateter de acesso central. Aí sim, neste caso se hepariniza o cateter. Além do port-a-cath. Que para quem não conhece, é um acesso permenente, que é colocado abaixo da pele, em pacientes que usam quimioterápicos endovenosos. Esse acesso também é central. Para acesso periférico não se usa realmente mais a heparina. Nem mesmo na época em que essa questão foi feita!